sábado, 31 de outubro de 2015

Espetáculo infantil de Recife chega a SP

Cena da peça "De Íris ao Arco-Íris", que estará em cartaz no Teatro MuBe Nova Cultural, em SP (Foto: Angélica Gouveia / Divulgação)

O público da capital poderá se divertir e, ao mesmo tempo, se emocionar com o espetáculo infantil “De Íris ao Arco-íris”, de Recife (PE). 



A peça integra o projeto "No Rastro das Sete Cores: De Íris ao Arco-Íris", que prevê a apresentação do espetáculo por diversas cidades, entre elas São Paulo, Rio de Janeiro, Angra e Santos, e também a realização da oficina para crianças surdas "Brincando com Sombras". O projeto acontece gratuitamente no Teatro Mube Nova Cultural, dias 25 e 26 de novembro.

O espetáculo é uma adaptação do conto de fadas homônimo escrito por Jorge de Paula, que também assina a direção da encenação, e conta a lúdica história da lagarta Íris, que faz de tudo para chegar ao reino encantado. 

Certo dia, ao se transformar em uma borboleta de cores exuberantes, Íris aparece de surpresa na festa de aniversário do rei do Jardim Sereno de Manhãzinha, Muito Calor à Tardinha e, por não se submeter aos caprichos desse truculento soberano, é expulsa do jardim. Mesmo assim, ela não desistirá de chegar ao reino que tanto deseja. 

A encenação de Jorge de Paula foi desenvolvida para que crianças surdas também possam fruir do espetáculo teatral. A peça não possui falas e se caracteriza como teatro de sombras e bonecos. 

O universo das crianças, cotidianamente estimuladas por desenhos animados e histórias em quadrinhos, foi a inspiração do artista gráfico pernambucano Luciano Félix, responsável por desenvolver as silhuetas utilizadas na encenação. 

A obra é uma criação coletiva que dá voz à inquietação artística e pessoal de jovens criadores, graduados em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Pernambuco –UFPE, que motivados pelo interesse em investigar o Teatro para Infância e Juventude e o Teatro de Formas Animadas, se juntaram a fim de pesquisar estas linguagens e construir uma encenação que tem como público alvo crianças surdas.

"No Rastro das Sete Cores: De Íris ao Arco-Íris"
Dia 25/11 e 26/11 - às 15h
Teatro MuBE Nova Cultural (SP)
Av. Europa, 218 - Jardim Europa - Telefones para contato: (11) 4301 7521

Nenhum comentário: