domingo, 4 de outubro de 2015

Duelo de Rabeca contra Violino acontece dia 12 em SP

O projeto armorial conduzido pelo Mestre Maciel Salú e pelo Maestro Isarel França inclui espetáculos e aulas com alunos de projetos sociais e escolas públicas de graça no dia 12 de outubro no Espaço Promon (Foto: Laís Rodrigues/Divulgação)

O projeto "O Duelo da Rabeca com o Violino – Uma Peleja de Amor à Música!" faz uma única apresentação em São Paulo. A capital recebe o espetáculo de música armorial que leva aos palcos o erudito e o popular através de uma mistura poética entre música, dança e artes visuais. 


Além do espetáculo, o projeto contempla uma contrapartida social: uma aula conduzida pelo Mestre Maciel Salú e pelo Maestro Israel França em instituições que estimulam a arte para crianças, jovens e adultos. As duas atividades são gratuitas. O projeto é uma homenagem à Ariano Suassuna e dedicado ao jornalista e amigo in memoriam Carlos Augusto Percol. A apresentação acontece no dia 12 de outubro, às 18h, no Espaço Promon.

O espetáculo é a união entre o erudito e o popular, é o sentimento que resulta do encontro entre esses dois grandes músicos da tradição cultural pernambucana, entre a Rabeca e Violino. Entre as músicas clássicas executadas está A Primavera das Quatro Estações, de Vivaldi, que ganha  uma nova roupagem com a introdução do som da Rabeca. A troca entre os dois instrumentos acontece também em composições populares que serão tocadas com a inclusão do Violino.  

Para tornar a apresentação ainda mais inédita, os músicos recebem a bailarina e coreógrafa Maria Paula Costa Rêgo, que fundou junto com Ariano Suassuna o Grupo Grial de Dança, e que além de estar no palco assina a direção artística do espetáculo.

Sobre a aula - Com duração prevista de uma hora a aula espetáculo com os protagonistas do projeto, Maestro Israel França e Mestre Maciel Salú, mostra a potência transformadora da arte a partir da apresentação dos instrumentos Rabeca e o Violino, além de promover uma conversa entre os estudantes e os músicos sobre a importância da perseverança nos seus trabalhos.

Durante a atividade os mestres contam suas trajetórias de vida. Maciel Salú pertencente ao clã da Família Salustiano, desde bebê acompanhava o pai Mestre Salustiano nos shows e muitas vezes sua mamadeira era aquecida na bateria do carro. Já o maestro Israel França teve sua história contada no programa “Caso Verdade” da Rede Globo Nordeste. Quando criança vinha correndo com o seu violino pelas ruas do Recife e a polícia o prendeu acusado de roubo. Na delegacia, para provar que o instrumento era seu, tocou, mesmo naquela aflição, Jesus Alegria dos Homens composição de Johann Sebastian Bach. Para a idealizadora do projeto, a produtora cultural Margot Rodrigues, esse é um momento único para mostrar “como dois instrumentos podem mudar uma vida para melhor e para sempre”.

Serviço:
"O Duelo da Rabeca com o Violino – Uma Peleja de Amor à Música!"
Dia 12 de outubro, a partir das 18h
Teatro Espaço Promon 
Av Presidente Juscelino Kubitschek, 1830 - Itaim Bibi
Aula – 18h
Espetáculo – 20h
Acesso gratuito
Fanpage: fb.com/oduelodarabecacomoviolino
Instagram: @duelodarabecacomoviolino

Nenhum comentário: