sábado, 5 de setembro de 2015

Exposição comemora 40 anos de personagem dos quadrinhos

Público poderá conferir esta e muitas outras tirinhas na mostra Cubinho: 40 anos da tirinha de Mario Mastrotti (Reprodução)
O cão Cubinho, o contestador pacifista, é um personagem do cartunista sul-são-caetanense Mario Mastrotti, publicado desde 1975. Para comemorar a sua trajetória de 40 anos nos quadrinhos e homenagear o trabalho deste artista local, a Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul abre, na próxima terça-feira, 8 de setembro, às 20h, no Espaço Cultural - Casa de Vidro (Praça do Professor – altura da Av. Goiás, n° 1.111), a mostra "Cubinho: 40 anos da tirinha de Mario Mastrotti".


A exposição apresenta uma retrospectiva da produção da tirinha no decorrer de suas quatro décadas de publicação em diversos periódicos brasileiros. Abordando temas como filosofia, política, meio ambiente, direitos humanos e sociais, Cubinho já tratou de assuntos polêmicos como a ditadura militar e a redemocratização do país na década de 1980, mas sempre com toques de leveza e bom humor.

A visitação da mostra é gratuita e segue até o dia 2 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h. O agendamento de visitas pode ser feito pelo telefone 4223-4780.

O artista – Os cartuns, tiras e charges de Mario Mastrotti já foram publicados em jornais e revistas como Diário do Grande ABC, Folha de S.Paulo, Jornal de Brasília, O pasquim 21, Jornal Enfim, Gazeta de Vitória, entre outros. Participou de diversos Salões de Humor em países como Polônia, França, Portugal, Irã, Itália, entre outros, tendo sido premiado na Turquia (1° lugar) e no Irã (menção honrosa). Organizou e publicou mais de 20 livros de humor gráfico pela Editora Virgo. Leciona nos cursos de comunicação na Universidade Metodista de São Paulo e atua em eventos corporativos e sociais com caricaturas ao vivo e visual meeting.

Encontro – No dia 12 de setembro (sábado), a partir das 14h, a Fundação Pró-Memória vai promover um encontro com o cartunista Mario Mastrotti, que falará sobre sua trajetória e a do personagem Cubinho. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo email eventos@fpm.org.br ou pelo telefone 4223-4780.

MIS – Simultaneamente à mostra Cubinho: 40 anos da tirinha de Mario Mastrotti, o Espaço Cultural – Casa de Vidro recebe a exposição São Paulo Neo Noir, de autoria do fotógrafo paulistano Jorge Sato, e que faz parte do Programa Nova Fotografia 2013, do Museu da Imagem e do Som (MIS). 

Nenhum comentário: