sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Showlivre, na TV Cultura, mostra primeiros sons de astros do pop

O programa, apresentado por Clemente Nascimento e João Vicente Seno, vai ao ar neste sábado (29/8), a partir das 23h (Jair Magri/Divulgação)
Pitty, Criolo, Marcelo Jeneci, Tulipa Ruiz, Tiê, NX Zero e Scalene são algumas das atrações do Showlivre.com, que será levado ao ar neste sábado, dia 29 de agosto, às 23h, e que irá prestigiar nomes já aplaudidos pelo grande público.
Curiosamente, o programa leva ao ar apresentações desses artistas no Showlivre.com, na fase inicial de suas carreiras – um registro possível graças aos 15 anos de história e patrimônio cultural do canal de música pioneiro na internet, descobridor e responsável pela revelação e divulgação de talentos artísticos de vários estilos, na web desde o ano 2000, que agora se tornou multitela na TV Cultura.

A primeira transmissão ao vivo do Showlivre.com, feita em 2004 com a então iniciante cantora Pitty, abre o programa. Além da interpretação de Semana que vem, hit do primeiro disco da cantora, Admirável Chip Novo, o quadro traz ainda uma pocket entrevista com a roqueira baiana. A evolução da intérprete está clara numa segunda apresentação em 2007, e num terceiro registro, em 2014 – todas feitas nos estúdios da Showlivre.com e exibidas no programa.

Quando ainda começava a conquistar o mundo esteve nos estúdios do Showlivre.com Tulipa Ruiz, cantora santista filha do guitarrista Luiz Chagas, intérprete de alguns hits de telenovelas, como Só Sei Dançar com Você. Tulipa aparece em apresentação da fase em que trabalhava no seu primeiro disco, Efêmera, de 2010. O Showlivre.com foi também responsável pela produção do primeiro clipe do NX Zero, Apenas Um Olhar, de 2006, exibido no programa. Merece registro outra visita do grupo aos estúdios em 2011, em apresentação acústica.

A cantora Tiê, na fase da produção de seu primeiro disco, Sweet Jardim, de 2009, traz para o programa a voz que encantou o compositor e cantor Toquinho - que a incluiu em sua banda de apoio por dois anos e promoveu a guinada em sua carreira.

Também na fase de produção de seu primeiro álbum, Nó na Orelha, visitou os estúdios da Showlivre, em 2011, o Criolo. O rapper, que já atuava desde 1989 como Criolo Doido, alçou sucesso nacional justamente após essa fase da carreira, cujo registro será exibido no quarto episódio na televisão.

Criolo está devendo nova visita, mas há quem já seja “de casa” no cenário da MPB. É o caso de Vanguart, grupo de indie rock de Cuiabá, que já esteve no Showlivre.com em 2007, 2009, 2010 e 2013. O lançamento do disco Muito Mais que o Amor, na última aparição da banda nos estúdios, será destacado no programa neste sábado.

O terceiro bloco do programa contará com a participação da banda capixaba Dead Fish (na última das várias visitas ao Showlivre.com, já nesse ano) e com a melodia suave de Marcelo Jeneci, ex-sanfoneiro de Chico César, indicado ao Grammy Latino de Melhor Álbum de Música Popular Brasileira em 2014 - nos estúdios antes de lançar seu primeiro disco, em 2009.

O programa ainda traz o rapper Emicida, que esteve no Showlivre em várias fases da carreira, incluindo duas vezes em 2011, uma delas quando ainda não tinha lançado o primeiro álbum, O Glorioso Retorno de Quem Nunca Esteve Aqui. Esse lançamento, aliás, rendeu segunda visita aos estúdios. As duas apresentações serão exibidas nesse quarto episódio na TV Cultura. Já que o assunto é rapper, tem também apresentação de Projota.

Algumas revelações do concurso de bandas ShowlivreDay também terão voz no programa na TV Cultura. É o caso de Alaídenegão, banda manauara influenciada por vários ritmos como brega, rock, samba, carimbo, salsa, manguebeat, cumbia, com letras carregadas de referências do cotidiano de Manaus. Vencedora da escolha em 2012, a banda retornou aos estúdios recentemente, já em 2015, para o lançamento de seu primeiro álbum, Senoide Sensual. Destaque também para Maneva, banda paulistana influenciada pelo reggae, MPB, rock, jazz, dub e soul, que visitou o Showlivre.com pela última vez em 2014.

Por falar em bandas destacadas em concursos, o programa traz também a Scalene, banda de Brasília vice-campeã da última edição do global SuperStar, em visita ao Showlivre.com em 2013; e ParanoiKa, grupo paranaense que ganhou notoriedade no ShowlivreDay de  2011 e também chegou à final de um concurso de uma das maiores gravadoras do mundo.

Há ainda a apresentação da paulistana Ana Cañas, cujas músicas já foram várias vezes trilha sonora de novelas, como Esconderijo e L´Amour. Há espaço também para a divulgação do conteúdo audiovisual que está sendo produzido, como as Roots Sessions do estúdio Cambuci Roots. E, para chamar a atenção para o ShowlivreBUZZ, porta de entrada do canal para novos artistas, o resgate do clipe da cantora e compositora Luiza Caspary, que usa recursos como audiodescrição, legendas e língua brasileira de sinais em suas interpretações.

Nenhum comentário: