Nei Duclós, Ficção a serviço da História

Novo romance de Nei Duclós é um ensaio literário sobre bastidores das guerras brasileiras (Foto: Divulgação)
O lançamento do livro "Tudo o que pisa deixa rastro" acontece dia 5 de setembro de 2015 às 17 horas na 17ª Bienal do Livro do Rio de Janeiro.
Em estante próprio, o C18 do Pavilhão Laranja, dos Autores Independentes, Nei Duclós estará autografando seus livros para o público nessa data oficial (5 de setembro às 17 horas) e também ao longo de todo o evento, de 3 a 13 de setembro.

Programação/Esquina do Escritor Nei Duclos
(estande  C18 do Pavilhão Laranja, dos Autores Independentes)

"Quero um sorriso que dure uma quadra e dobre a esquina a iluminar-me" (Duclós, em "Outubro").

Dia 5 de setembro – sábado – ás 17 horas:
Lançamento e Seção de Autógrafos:
"Tudo que Pisa Deixa Rastro", o mais recente livro de Nei Duclós já nasceu vencedor. Foi um dos 17 projetos selecionados entre 1.452 inscritos no Programa Petrobras Cultural/2012. A edição feita pelo autor garantiu uma obra literária de extrema qualidade, onde o leitor é contemplado duplamente, pela leitura envolvente e pela excelência da edição. 
O livro resgata os bastidores dos conflitos que fizeram parte da formação do Brasil. O autor pesquisou o assunto por mais de 20 anos, seguindo as pistas de dois séculos de lutas, principalmente nas memórias dos combatentes. A narrativa é o depoimento imaginado dos Imperadores que aprendem os segredos dos degredados, do escravo que se liberta no front e do casal que se apaixona na cidade bombardeada.

Dia 7 de setembro – segunda feira - às 16 horas:
Abordagem Literária da Guerra da Independência – Um debate sobre a Guerra da Independência abordada no romance que está sendo lançado na Bienal do Livro,"Tudo que Pisa Deixa Rastro", de Nei Duclós. O autor estará expondo, para debate,  em linhas gerais como compôs o primeiro capítulo, “Uma aula de esgrima” a partir das fontes sobre os bastidores da ruptura com Portugal.

Dia 8 de setembro – terça-feira – às 16 horas:
Oficina do Autor – Uma conversa informal com o escritor Nei Duclós. Escrever e editar o próprio livro, um desafio para iniciantes e veteranos, uma tendência internacional cada vez mais presente no mundo dos livros.  A importância do foco, do hábito, das parcerias baseadas na experiência do autor que está lançando seu novo romance "Tudo que Pisa Deixa Rastro". A experiência com editoras em 40 anos de literatura.
.
Dia 9 de setembro – quarta-feira – às 16 horas:
Dominó Literário – Os nove primeiros leitores que comparecerem no estande e tiverem interesse receberão de graça um exemplar do livro de contos e crônicas de Nei Duclós, “O Refúgio do Príncipe, Histórias Sopradas pelo vento”.  O único compromisso é que o livro seja depois repassado para outros leitores ou bibliotecas. O conto principal revela os vestígios de um  reino ancestral e mágico dos gigantes no nosso litoral. 

Comentários