sábado, 20 de junho de 2015

Especial de "Provocações" traz bate-papo sobre carreira de Abujamra


Nesta terça-feira, dia 23 de junho, às 23h30, a TV Cultura leva ao ar um especial inédito do Provocações intitulado Pós-Provocações – Antônio Abujamra visto por profissionais. O tributo traz uma franca conversa sobre Abu gravada no estúdio do programa. 


Dela participam a atriz Vera Holtz; o cineasta Ugo Giorgetti; a escritora Ida Vicenzia, que está produzindo uma biografia do apresentador; o crítico de teatro Jefferson Del Rios; o diretor do Provocações, Gregório Bacic; e André Abujamra, músico e filho de Abu. A edição é a primeira de três especiais.

O programa discute afirmações de Antônio Abujamra em uma entrevista concedida à TV PUC, em 2002, quando ele comentava sua decisão de, após 40 anos como diretor de teatro, transformar-se em ator. Para ele, o diretor era uma figura absolutamente indispensável, incapaz de entrar “numa zona escura do palco, que pertence apenas ao ator”. 

Em depoimento gravado à parte, a atriz e diretora Clarisse Abujamra discorda do tio com veemência. Diretora de Abu em seu primeiro trabalho como ator, em O Contrabaixo, ela não acredita que a experiência que ele acumulou dirigindo não tivesse significado.

Não é o que pensa Ugo Giorgetti, que dispara o tema no estúdio. Para ele, o diretor de teatro não tem a mesma importância do diretor de cinema. O cineasta acredita que Abu desenvolveu uma personalidade de direção própria ao conquistar seu espaço num palco habitado por grandes atores. Já Ida Vicenzia aprofunda a questão relatando passagens da vida de Abu.

Durante o programa, a escritora é questionada por Gregório Bacic sobre o fato de Abu sempre ter se negado a ser biografado. Ela conta, então, quando e como começou a pesquisar a vida dele. Já Jefferson Del Rios, que havia tentado biografá-lo sem sucesso, aponta algumas razões para que Ida tivesse sido mais feliz nisso.

André Abujamra fala de sua relação com o pai e da reação da família quando esse anunciou que passaria a ser ator. Vera Holtz, Jefferson Del Rios e Gregório Bacic discutem o ator Abujamra.

Como sintonizar:
Na Grande São Paulo: Canal 6 (digital) e canal 516 (NET digital), canal 302 HD (Sky), canal 402 (Claro TV), canal 251 (Vivo TV) e canal 322 (GVT)

Em outras praças, consulte: http://cmais.com.br/fpa/como-sintonizar

Para ver pela internet acesse: http://tvcultura.cmais.com.br/aovivo

Nenhum comentário: