quarta-feira, 25 de março de 2015

Downton Abbey estreia na TV Cultura no dia 1º de abril



Antes exclusiva na TV por assinatura, a série Downton Abbey chega à  televisão aberta a partir de 1º de abril (quarta-feira). A responsável pela estreia é a TV Cultura, que adquiriu o direito de exibição de quatro temporadas do programa. Vai ao ar de quarta a sexta-feira, às 22h, logo após o Jornal da Cultura. O drama de época se passa no início do século XX, na propriedade rural Downton Abbey, onde vivem a família aristocrática britânica Crawley e seus criados. 

Após a morte de um parente que estava a bordo do Titanic, Robert Crawley (Hugh Bonneville) descobre que o novo herdeiro da mansão é um primo distante, Matthew Crawley (Dan Stevens). A partir de então começa a luta dos Crawley para manter o legado de Downton Abbey.

Entre as várias tramas da série está a relação entre os moradores da mansão e os empregados, que mantêm suas diferenças por pertencerem a dois grupos sociais antagônicos. Acontecimentos como o naufrágio do Titanic, o início da Primeira Guerra Mundial e a pandemia de gripe espanhola costuram o enredo. Exibida no Reino Unido, a série recebeu elogios da crítica e ganhou inúmeros prêmios, incluindo três Globos de Ouro, três Bafta's e 11 Emmys. Foi reconhecida pelo Guinness World Records como a série de língua inglesa mais aclamada pela crítica.

Além de Bonneville e Stevens, estão entre os atores do elenco Laura Carmichael, Jim Carter, Brendan Coyle, Michelle Dockery, Joanne Froggatt e Maggie Smith. A criação de Downton Abbey tem assinatura do produtor, roteirista e ator Julian Fellowes. 

Nenhum comentário: