domingo, 24 de fevereiro de 2013

EBC busca recursos para financiar suas atividades


Do Comunique-se

A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) - que administra a Tv Brasil as Rádios MEC AM e FM e as emissoras da Rádio Nacional no Rio de Janeiro e em Brasília - vai buscar recursos de apoio institucional e cultural para financiar suas atividades. O anúncio foi feito pelo diretor-geral da empresa, Eduardo Castro, em debate sobre as televisões públicas no mundo, realizado nessa quinta-feira, 21, durante a programação do Rio Content Market, conforme relatou a Agência Brasil.

O objetivo da empresa neste ano é captar recursos com mais regularidade, afirmou Castro.  “A gente vai à rua em busca de maior apoio e incentivo, tudo dentro da lei evidentemente. Nós não vamos fazer comerciais, mas a gente coloca a nossa programação à disposição da chancela e do apoio de instituições que acreditam na comunicação pública, instituições que queiram reunir a sua mensagem ou a sua imagem àquela que nós temos de propagadora da cidadania, de difusora de conhecimento, e de todas as missões que nós temos como marcas da TV e da rádio públicas”.

Empresas privadas também podem, em tese, oferecer apoio, garantiu o executivo da EBC. “Dentro da lei e da lógica da comunicação pública todo mundo que quer associar a sua marca ou o seu nome é bem-vindo”, declarou.

TV Brasil em busca de mercado - Veículo da EBC, a TV Brasil está buscando espaço no mercado interno e maior projeção no internacional. A meta é fazer com que a TV Brasil Internacional transmita conteúdo nacional em mais de 80 países. Atualmente, ela alcança 68 nações. Outro objetivo é transmitir seu conteúdo em inglês e espanhol. “Não tem data ainda para ocorrer. Mas o desafio internamente já começou a existir”, disse Castro.

sábado, 16 de fevereiro de 2013

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Prosseguem investigações sobre rádios irregulares de SP

Bruno Marinoni - Observatório do Direito à Comunicação

O Ministério das Comunicações (MiniCom) informa que deve comunicar o resultado da fiscalização sobre irregularidades no funcionamento de emissoras de rádio no município de São Paulo assim que receber o parecer da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), previsto para meados de fevereiro. A declaração do Ministério foi entregue ao Ministério Público Federal de São Paulo que havia recomendado em 2012 a verificação das condições em que operavam rádios comerciais e educativas na capital do estado.

De acordo com a apuração feita pelo Fórum Interinstitucional pelo Direito à Comunicação (Findac), e encaminhada pelo MPF-SP ao MiniCom, de 39 emissoras FM com operação na cidade de São Paulo ao menos 16 têm licença de funcionamento apenas para outros municípios do estado. Conforme a investigação realizada, haveria também um caso de “duplicidade de outorga”, em que o Grupo CBS teria extrapolado o limite de concessões permitidas. O Findac, fórum que articula procuradores federais, entidades da sociedade civil e institutos de pesquisa, recebeu a resposta do Governo Federal por meio do MPF-SP em reunião realizada em janeiro.

O MiniCom informa que tomou alguns encaminhamentos junto à Anatel com o objetivo de “avaliar os aspectos de ordem técnica que motivaram as alterações nas instalações de estações retransmissoras em municípios diversos da outorga”. Declara também que sua consultoria jurídica está avaliando o caso do Grupo CBS, suspeito de ultrapassar o limite permitido de outorgas.

Conforme publicado em matéria anterior do Observatório do Direito à Comunicação , o MPF-SP recomendou que o MiniCom e a Anatel realizem em até 6 meses um Plano de Ação para verificar a situação das seguintes rádios: Sulamérica Trânsito, Vida FM, Sê tu uma benção, Scalla FM, Tupi FM, 89 FM, Bandeirantes, Nativa, Terra FM, Energia 97, Rede Aleluia de Rádio, Alpha 105 FM, 106 LOVE FM, Rádio Mix, Expressão FM e Tropical.

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Bandeirantes homenageia José Paulo de Andrade pelos seus 50 anos de casa com peça publicitária


Já está em todos os principais jornais de São Paulo uma peça publicitária em homenagem ao jornalista José Paulo de Andrade, da Rádio Bandeirantes. O anúncio, encomendado pela emissora, homenageia o titular apresentador dos programas "O Pulo do Gato" e "Jornal Gente" pelos seus cinquenta anos de atividade profissional dentro do Grupo Bandeirantes.

Ao longo de meio século, Zé Paulo exerceu várias funções começando como rádio escuta, repórter esportivo, narrador, diretor de jornalismo e apresentador de vários jornalísticos na TV Bandeirantes, além de influenciar várias gerações de radialistas e jornalistas, entre eles, este que vos escreve. Parabéns, Zé.