segunda-feira, 30 de abril de 2012

Filósofo "inaugura" Academia CBN


O filósofo e educador Mario Sergio Cortella estreia na CBN, em maio, em dose dupla. No boletim Academia CBN, vai tratar de educação em seu sentido mais amplo, abordando assuntos ligados a ética, conhecimento e conscientização política. O quadro, um espaço para "exercitar" o cérebro, irá ao ar a partir de 7 de maio, de segunda a sexta-feira, às 6h32min, dentro do Jornal da CBN.

No CBN São Paulo, Cortella fará duas participações por semana e vai falar sobre educação e sua importância para a prática da cidadania: Escola da Vida começará em 8 de maio e será transmitido às terças e quintas, às 10h15min.

Mario Sergio Cortella é filósofo, doutor em educação e professor titular da PUC-SP com docência e pesquisa no Departamento de Fundamentos da Educação. Também atuou por 32 anos no Departamento de Teologia e Ciências da Religião e foi secretário municipal de Educação de São Paulo (1991-1992). É autor, entre outras obras, de A escola e o conhecimento (Cortez); Não nascemos prontos! (Vozes); Sobre a esperança: diálogo (Papirus), com Frei Betto; e Política: para não ser idiota (Papirus), com Renato Janine Ribeiro.

domingo, 29 de abril de 2012

Programa Rádio Base Urgente está no ar pela USP FM

Corre que ainda dá tempo de ouvir.
Rádio Base entrando agora no ar, pelas ondas da USP FM:

1. DESERDADOS - 1977 (1:53)
2. SOCIAL CHAOS - DEPOIS DO FIM O COMECO (1:04)
3. FDS - MUNDO DESUMANO (TRIBUTO AO DZK) (2:37)
4. DZK - DESESPERO (2:48)
5. VELOCÍMETRO - NOITE (2:25)
6. RPM - MUITO TUDO (3:24)
7. MAX SUPERSTAR - LISTA VIP (1:54)
8. FEITOS DE BARRO (ITAPIPOCA - CE) - PRECISO ME ENCONTRAR (5:21)
9. O TEATRO MÁGICO - TRANSIÇÃO (3:47)
10. GAROTAS SUECAS - ALMA (3:50)
11. ORIENTE (RIO DE JANEIRO) - ABRE ALAS (3:18)
12. AEROMOÇAS E TENISTAS RUSSAS - KADMIRRA (3:45)
13. LIPSTICK - JUST LIKE THAT (3:21)
14. KSIS - SHADOW BOY (2:58)
15. LURDEZ DA LUZ (SÃO PAULO - SP) - SAUDADE (3:25)
16. CANSEI DE SER SEXY - PARTY ANIMAL (2:27)
17. GRETCHEN - CONGA CONGA (3:21)

Para ouvir acesse - www.radio.usp.br ou www.programaradiobase.com

domingo, 22 de abril de 2012

Baú da Tupi, com Jimmy Raw. Ouça agora

Para quem conhecer os maiores sucessos de todos os tempos nas noites de sábado, a dica é ficar ligado no "Baú da Tupi", com Jimmy Raw. Agora, na Super Rádio Tupi. http://www.tupi.am/

quinta-feira, 19 de abril de 2012

CBN abre inscrições para projeto de jornalismo universitário

A Rede CBN abriu as inscrições para a nova edição do concurso "Prêmio CBN de Jornalismo Universitário". Em seu quarto ano, o projeto visa estimular e divulgar reportagens de rádio produzidas por estudantes sobre temas da atualidade. As inscrições podem ser feitas até o dia 29 de junho, pelo site da CBN. Buscando novos talentos e uma maior aproximação dos estudantes com o Rádio, a emissora pede a produção de reportagens sobre os seguintes assuntos: "a importância das redes sociais" ou "o desafio da sustentabilidade para o futuro da humanidade". Criatividade, imaginação e clareza serão pontos essenciais para a escolha do vencedor ou vencedores, segundo a organização do concurso. O conteúdo pode ser feito em grupo ou individualmente. Os três melhores serão premiados. O vencedor ou vencedores receberão um troféu, um tablet e uma visita supervisionada para acompanhar o funcionamento da CBN em São Paulo, com as despesas de passagem e hospedagem pagas, além de um certificado de participação. A reportagem premiada será veiculada na programação da emissora. O resultado final sairá no dia 1º de outubro deste ano.


  -----------------------------------------


Eu gostaria de propor ao Sistema Globo de Rádio que também concedesse um estágio de 1 um ano ao(s) ganhador(es). Mais do que troféus, aparelhos eletrônicos e outros prêmios, que é muito legal de receber, o que o estudante de jornalismo mais quer é aplicar um pouco que seja do que aprendeu no curso numa redação de verdade, não é mesmo?

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Rádio Globo coloca programação no Facebook


Já foi o tempo em que a Rádio Globo só estava presente no dial, nas freqüências AM e FM. Hoje ela pode ser encontrada em multiplataformas: nos aplicativos para iPhone, iPod e iPad, no canal de áudio da TV paga e na internet. Além do site, onde é possível ouvir e ‘ver’ a Rádio Globo, a partir de hoje toda a programação está também disponível em tempo real na página do Facebook da emissora - facebook.com/radioglobobrasil. Para ouvir, basta clicar no ícone “ouça a Rádio Globo” e conferir todos os programas.

------------------------------------------------------

Cada vez mais as novas formas de comunicação disponíveis na internet vão fortalecendo a importância do rádio em nosso dia-a-dia. Aliás, o rádio só está mais vivo do que nunca graças à internet. O velho paradigama de que uma forma de comunicação enterra a outra foi pro espaço.

O Cinema não enterrou a Fotografia, por exemplo. O que foi enterrado foi o meio físico - filme, negativo, pael de ampliação, etc - pelo qual as fotos eram suportada. Hoje há a supremacia da Fotografia Digital. Paradoxalmente, o Cinema encontra grande qualidade de exibição por meio do velho dos velhos fotogramas em rolos de filme.

É preciso sempre ver todos os aspectos dessas mudanças. Há quem aposte que o jornal impresso vá sumir de vez em pouco tempo. É fato que a distribuição de uma publicação periódica diária ou semanal é muito mais rápida e barata pelos meios virtuais. No entanto, para acessar a edição de hoje do seu jornal na internet há uma cadeia enorme de processos para que ele chegue até seu computador, tablet ou celular. São tão "frágeis" quanto a distribuição física do jornal em papel. Imagine se acontece uma pane geral em sua operadora de celular ou provedor de internet. Ou que tenha algum problema no servidor do site do seu jornal. A distribuição deste conteúdo é muito frágil. Basta apena que você tenha a conta de internet ou deixe de pagar a fatura do seu celular, ou que não consiga configurar seu aparelho corretamente para que não receba o seu jornal.

Não quero dizer que seja ruim consumir jornais e tevês por meio de internet. Só quero demonstrar que a cadeia de distribuição na web é tão tênue quanto no mundo real. Desta forma, o Rádio ainda é o mais flexível, o mais robusto, o mais dinâmico, o mais barato, o mais instantâneo,  o mais impactante e o mais eficiente. A internet só veio a ressaltar estas qualidades.

sábado, 7 de abril de 2012

As melhores histórias dos irmãos Bambulha, agora, na internet

Quem nunca ouviu, ouça agora!!! Quem já ouviu, ouça de novo. Um dos melhores programas de humor de todos os tempos, o programa "Não Tranca Que Lá Vem Alavanca", era o que havia de melhor nas ondas da FM nos meados dos anos 1980. Depois de mais de 25 anos desaparecidas, finalmente as gravações da principais edições que foram ao ar pela Rádio USP FM, pode ser ouvidas pela internet.


 Ouça aqui o episódio "Stevie Numas no País das Maravilhas", da temporada de 1984. 



 Ouça aqui o episódio "Faroeste à Parmegiana", da temporada de 1984. 

Veja (e ouça) mais sobre o sexteto mais engraçado do rádio dos anos 80 na página de Marcos Carvalho no You Tube

Vira e Mexe, com Dominguinhos e Paulinho Rosa, na USP FM


O grande sanfoneiro, cantor e compositor Dominguinhos e o produtor cultural Paulinho Rosa, se encontram para contar um pouco da história do forró. Na bagagem musical dessa dupla está um acervo fantástico de xotes, baiões, arrastapés e xaxados com seus principais personagens como Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro. As novas caras também tem espaço garantido no programa, elas tem feito o forró sempre e cada vez mais atual. O Vira E Mexe terá sempre convidados especiais para um bate-papo descontraído sobre histórias deste gênero musical divertido e alegre que fará você, cantar, se emocionar e até .....dançar!!

Sábados, das 11h00 às 12h00

Ouça agora a história dos Beatles no programa Memória


A Beatlemania está de volta nas ondas da USP FM. Ouça agora o especial em 4 episódios da banda que revolucionou a música do planeta Terra. The Beatles é tema do programa Memória, da USP FM, produzido e apresentado por Milton Parron. Ouça a série completa nos arquivos da Rádio USP, acessando aqui.

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Papo de Craque - primeira edição, agora, na Transamérica


Em duas edições, os experientes comentaristas a equipe de esportes da Transamérica FM analisa os principais fatos do dia no mundo do futebol, com maestria e sabendo o que fala.

Papo de Craque, 1ªedição - Transamérica FM 1001,1 - São Paulo

De segunda à sexta, das 11h às 13h

domingo, 1 de abril de 2012

Muita ginga e swing da Black Music Nacional, agora, na Rádio Base Urgente, da USP FM


Lincoln Tornado & Tony Tornado, Wellington Berê, Toni Vizarro, Mandala Soul, Lady Zu, Tim Maia, Sandra de Sá, US Blacks, Ed Motta e outros bambas da Soul Music Nacional são os convidados do programa Rádio Base Urgente, o pop rock levado a sério, na USP FM, que acabou de começar.

Acesse agora ou ouça pela USP FM 93,7 MHz

Fluminense X Botafogo, daqui a pouco, na Super Rádio Tupi



Ouça logo mais às 18h30min pela Super Rádio Tupi mais uma partida pelo campeonato estadual do Rio de Janeiro. Fluminense X Botafogo é o destaque da roda, com a equipe comandada por Luís Penido.

Clique aqui e ouça pela Super Rádio Tupi

Flamengo X Bangu, agora, na Super Rádio Tupi



Ouça agora pela Super Rádio Tupi mais uma partida pelo campeonato estadual do Rio de Janeiro. Flamengo X Bangu é o destaque da roda, com a equipe comandada por Luís Penido.

Clique aqui e ouça pela Super Rádio Tupi

O Sul em Cima traz a música do Sul na USP FM, daqui a pouco



O sul do Brasil engloba não só o prolífico grupo de artistas do Rio Grande do Sul, como também aqueles que se originam de regiões próximas a esse estado e que conjugam o mesmo dialeto cultural, os mesmos costumes e cultivam atitudes sócio-culturais semelhantes ou complementares. Podemos destacar os estados de Santa Catarina, Paraná e os países vizinhos Argentina e Uruguai.

São apresentados durante uma hora de programa, músicas, textos, entrevistas e outros elementos que tragam ao grande público as maravilhosas criações artísticas do sul.

A seleção de repertório será eclética, passando por vários estilos, tendências e épocas da música popular e instrumental indicando uma ampla região de cultura multifacetada mas com elementos comuns, onde são encontradas influências da cultura portuguesa, afro, espanhola, italiana, alemã entre outras. Hoje o caldeirão criativo do sul ferve, sem perder o “sotaque”, somando suas origens às influências da música de todo planeta.

Site referencial:
Kleiton Ramil - www.kleitonekledir.com.br

Domingo, 15h


Ouça este programa pela USP FM 93,7 MHz

Portuguesa X Santos, à partir de agora, na rede Jovem Pan

Já está no ar pela Jovem Pan, mais uma Jornada Esportiva. Desta vez entra no ar o clássico Portuguesa X Santos, direto do Canindé, em São Paulo. O jogo é válido pelo Campeonato Paulista de 2012. A locução é de Nilson César, comentários de Flávio Prado e as reportagens são de Wanderley Nogueira, Luis Carlos Quartarolo e Fred Jr.

Ouça agora, clicando aqui, pela Jovem Pan AM

Ou

Ouça agora, clicando aqui, pela Jovem Pan FM