sábado, 31 de março de 2012

As dezenas de vinhetas de rádio que o Roupa Nova fez


Ah, essas vinhetas, estas pequenas gravações que identificam uma emissora de rádio, são sempre marcantes, não? E se elas forem musicadas, melhor ainda. As grandes emissoras de rádio FM das décadas de 1970, 1980 e 1990 usavam e abusavam deste recurso. A maioria os gravava no estúdio Jam, em Dallas, Texas. Mas havia a produção nacional também.

Muitos grupos pop brasileiros se dedicaram à atividade. Golden Boys, Trio Esperança, The Fevers eram os mais conhecidos "vinheteiros". O que pouca gente sabe é que o Roupa Nova também fazia parte deste time. Suas "microcanções" foram veiculadas em diversas emissoras de segmentos diferentes por todo o Brasil como, por exemplo, Antena 1, Cidade, Jovem Pan, Manchete, Atlântida, Nativa e Transamérica. Como se ouve, sua presença era quase onisciente no dial.

Vinhetas criadas pelo grupo Roupa Nova para várias emissoras

sexta-feira, 30 de março de 2012

Esta era a RedeTransamérica, duas décadas atrás

Goulart de Andrade na Transamérica - parte 1


Quem nunca viu, veja agora. Quem já viu, veja de novo. Muito antes de sua premiadíssima equipe de esportes entrar em campo, muito antes do surgimento das 3 redes de rádio (Pop, Hits e Light), essa era a Rede Transamérica, que rivalizava com a Jovem Pan no segmento jovem da audiência. Se a qualidade do conteúdo não era lá essas coisas, pelo menos a pretensão, a ousadia e a cara-de-pau eram enormes e agradavam ao público alvo. Hoje, seu caminho é trilhado e copiado por outras emissoras, como a Rede Mix FM, por exemplo.

Goulart de Andrade na Transamérica - parte 2


É claro que há de se notar que naquela era pré-internet a influência sobre a audiência era infinitamente maior do que hoje. Trata-se de um capítulo à parte na história do rádio brasileiro.

Goulart de Andrade na transamérica - parte 3


Veja a reportagem de Goulart de Andrade sobre a Rede Transamérica FM, em 1993. O "anfitrião' desta tour é Ricardo Henrique Raimundo que era o
diretor à época da gravação. Hoje, ele dirige a Super Rádio Tupi, no Rio de Janeiro.

CBN estreia programas sobre gestão e bem estar

Em abril a CBN ganha um novo comentarista: o palestrante, escritor e professor Carlos Júlio estreia o quadro "Gestão descomplicada", que vai tratar do mundo corporativo do ponto de vista das empresas – o que elas devem fazer para se manter na trilha da inovação e, assim, garantir sua sobrevivência e, principalmente, longevidade. "Gestão descomplicada" irá ao ar a partir de 2 de abril, de segunda a sexta, às 17h25min, dentro do Jornal da CBN 2ª Edição.

Aos domingos, Mara Luquet e Mariza Tavares vão comandar o "50+CBN", cinco programas mostrando como chegar (e passar) dos 50 anos com saúde, de bem com a vida e com dinheiro no bolso. Alexandre Kalache, Márcio Atalla, Flávio Gikovate, Álvaro Dias e Eduardo Giannetti são os convidados desta série que será transmitida, em áudio e vídeo, entre 1º e 29 de abril, sempre aos domingos, depois do Repórter CBN das 8h.

Sala de Música, da CBN, comemora 7 anos

Na terça-feira, 3 de abril, às 20h, a CBN celebra o 7º aniversário do programa Sala de Música com show no Sesc Consolação. A festa é comandada pelo âncora João Carlos Santana, que recebe os grupos Secos e Molhados e 5 a Seco e a cantora Marina de La Riva. O evento é aberto ao público e os ingressos serão distribuídos com uma hora de antecedência.

Conheça cada um dos convidados - O grupo Secos e Molhados, que ganhou destaque nos anos 1970 com sucessos como “Rosa de Hiroshima”, “O vira” e “Sangue latino”, lançou em 2011 o disco “Chato-Boy”. Atualmente é formado pelo compositor e vocalista João Ricardo, da composição original, e pelo guitarrista Daniel Iasbeck.

A banda 5 a seco é formada pelos violonistas Leo Bianchini, Pedro Altério, Pedro Viáfora, Tó Brandileone e Vinicius Calderoni – que também se revezam no vocal, no baixo, na bateria e na percussão. O som mistura referências tradicionais com influências diversas, como rock, rap e ritmos caribenhos.

De família cubana, a carioca Marina de La Riva lançou seu primeiro disco em 2007. Em seu trabalho, une a sonoridade de músicos cubanos das décadas de 1930, 40, 50 e 60 e influências brasileiras.

quinta-feira, 29 de março de 2012

A Kiss, que era pra ser classic rock (ou não foi?)

A Kiss FM é uma emissora da Rede Mundial de Comunicação. Foi fundade em junho de 2001, por seu idealizador Adhemar Altieri, que na década de oitenta trabalhou no comando da Rádio Eldorado AM e posteriormente no SBT.

A ideia original era tocar classic rock de 1965 a 1985. Cá pra nós, uma ideia meio de jerico hoje em dia, mas na época fazia sentido tal segmentação. Vamos ver uma reportagem do Vitrine, da TV Cultura, em 2001, a respeito do início da Kiss FM.


PS.: Por falar nisso, por onde anda Adhemar Altieri?

quarta-feira, 28 de março de 2012

Rádio Base Extra - Criolo

Ouça estes e outros artistas você pode ouvir todo domingo, às 19h, no programa Rádio Base Urgente, na USP FM Nesta postagem o rapper Criolo
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Do Dicionário MPB
Começou a carreira de rapper no ano de 1989. Logo depois, criou o evento "Rinha de MCs" na periferia da cidade de São Paulo. Em 2006 lançou o CD 2006 "Ainda há tempo", nessa época assinando-se com o pseudônimo Criolo Doido, o que causava certa confusão com o sambista carioca homônimo.

No ano de 2011 lançou o segundo disco intitulado "Nó na orelha", produzido por Marcelo Cabral e Daniel Ganjaman, do qual se destacaram as faixas "Freguês da meia-noite", "Bogotá", "Subirusdoiztiozin", "Não existe amor em SP", "Grajauex", "Braxploitation", "Lion man", "Samba sambei", "Linha de frente" e "Mariô", a única faixa em que compôs com o parceiro Kiko Dinucci. O disco foi lançado no Sesc Vila Mariana, em São Paulo.


Logo depois o rapper seguiu em turnê de lançamentos pelas capitais do Rio de Janeiro e outros estados. Neste mesmo ano foi um dos principais consagrados no VMB (Video Music Brasil 2011 - MTV) quando foi indicado em cinco categoria, vencendo em três dela: "Artista Revelação do Ano", "Melhor Disco" com o CD "Nó na orelha" e "Melhor Música", com a composição "Não existe amor em SP", dividindo a interpretação da música com Caetano Veloso, que lhe entregou do prêmio.

A convite de Plínio Profeta, foi uma das principais atrações do "Festival Faro MPB", evento da casa de shows Studio RJ, casa de shows do Rio de Janeiro. Ainda em 2011Chico Buarque incluiu em seus shows parte da letra (paródia) feita por Criolo para sua composição "Cálice" (Chico Buarque e Gilberto Gil).


No ano de 2012 foi eleito no setor "Música" para a premiação do jornal O Globo, ao lado de vários outros artistas. Entre seus intérpretes destacam-se Gui Amabis, banda 3NaMassa e a cantora Márcia Castro.

Ouça Criolo em sua página oficial no Sound Cloud

Rádio Base Extra - Azymuth

Saiba mais sobre os grupos e artistas que rolam todo domingò, às 19h, no programa Rádio Base Urgente, o pop rock levado a sério, na USP FM - 93,7 MHz - São Paulo
Neste post a banda
Azymuth


Grupo integrado por José Roberto Bertrami (teclados), Alexandre Malheiros (baixo), e Ivan Conti "Mamão" (bateria).

Ouça aqui a música "Maracanã".

O histórico do grupo remonta a 1972, quando o trio se apresentava com os nomes de Grupo Seleção e Alan and His Orchestra, com um repertório de covers. Os integrantes atuavam como músicos de estúdio na Phonogram, participando de discos de vários artistas, como Raul Seixas, Rita Lee, Elis Regina e Odair José, entre outros.

No ano seguinte, já com o nome de Azymuth, o trio gravou a trilha sonora do filme "O fabuloso Fittipaldi", lançada em disco pela Philips.

Em 1975, gravou seu primeiro LP, "Azymuth", lançado pela Som Livre. No ano seguinte, gravou um compacto simples contendo "Melô da cuíca", êxito na trilha sonora da novela "Pecado capital" (Rede Globo). Fez sucesso também com "Linha do horizonte".


Em 1977, gravou o LP "Águia não come mosca", lançado pela Warner. No final da década de 1970, o trio de músicos se transferiu para os Estados Unidos, onde gravou, em 1979, o LP "Light as a feather", lançado pela gravadora Milestone, chegando a atingir o 19º lugar nas paradas de sucesso com a música "Jazz carnival", em 1980, ano em que lançou, pela mesma gravadora, o LP "October".


Ainda na década de 1980, gravou os LPs "Telecommunication" (1982), "Cascades" (1982), "Rapid transit" (1983), "Flame" (1984), "Tightrope walker" (1986), "Crazy rhythm" (1988) e "Carioca" (1989), todos lançados pela gravadora Milestone.

Na década de 1990, gravou os CDs "Tudo bem" (1990) e "Curumim" (1991), ambos pela Enigma Records, "Carnival" (1995), pela Far Out Records, "Azymuth 21 anos" (1996), disco comemorativo dos 21 anos de carreira do grupo, lançado pela gravadora Spotlight, "Misturada 2 - Azymuth Remix" (1997), "Woodland warrior" (1998) e "Pieces of Ipanema" (1999), todos pela Far Out Records.

Gravou, em 2000, o CD "Before we forget" e, em 2002, o CD "Partido novo", este último também lançado em vinil. (Dicionário MPB)

Site oficial
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Veja um vídeo da banda Azymuth em ação

Gramofone Virtual: Futuros Lançamentos Brasileiros em 2012

Gramofone Virtual: Futuros Lançamentos Brasileiros em 2012: O ano não passa do terceiro mês e já tivemos grandes discos lançados até aqui. Mas o que vimos não é nem 10% do que este 2012 nos reserv...

sábado, 24 de março de 2012

O que um banco tem de entender antes de colocar sua emissora de rádio no ar

Bradesco consolida ações de marketing em vista dos Jogos Olímpicos

Do Portal Jornal do Brasil

O Projeto Olimpíadas do Bradesco, ação de marketing do banco, que visa o grande evento esportivo em 2016, será administrado pela agência WMcCann, que venceu a concorrência pela conta da instituição. Também foram ouvidas propostas da AlmapBBDO, que atende a conta da Bradesco Seguros; da Neogama/BBH, até então principal agência da marca; da Y&R, que cuida de uma menor fatia da verba do banco; e da Ogilvy. A disputa foi intermediada pela consultoria SPGA, com apresentações realizadas nestas segunda, 19, e terça, 20.

Além de nova agência de publicidade, o Bradesco anuncia o lançamento da Rádio Bradesco Esportes FM, primeira rádio do País com programação voltada para divulgação de todas as modalidades esportivas. A instituição bancária é a empresa que apóia a maior quantidade esportes olímpicos no pais, sendo responsável por patrocinar as equipes brasileiras das modalidades de desportos aquáticos, remo, basquete, judô, vela e rugbi.

“A proposta da Rádio Bradesco, que é um projeto em conjunto com o Sistema Bandeirantes de Rádio, é ser um espaço voltado para a divulgação de múltiplos esportes, com foco especial nas modalidades olímpicas”, comenta Jorge Nasser, diretor de marketing do Bradesco.

As rádios entrarão no ar em breve, no dial 94,1, em São Paulo e 91,1, no Rio de Janeiro. Além de eventos esportivos de modalidades como Boxe, Vôlei, Corrida, Basquete, Natação, Tênis, Automobilismo, Remo, Vela e Futebol e debates sobre assuntos da área, a programação será mesclada com matérias sobre qualidade de vida, programas de humor e uma seleção de músicas inseridas na programação.

“A rádio Bradesco Esportes estará preparada para fazer a cobertura dos grandes eventos esportivos, como as Olimpíadas e Paralimpíadas, Copa do Mundo de Futebol, Jogos Panamericanos e muitos outros”, garante Nasser.

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O texto acima deu a entender que a Rádio Bradesco Esportes FM durará apenas até o fim da Olimpíada do Rio de Janeiro, daqui a 5 anos. Não me parece que será um projeto permanente. A exemplo dos antecessores, essa rádio vai ser usada como mídia de aluguel de um projeto de marketing maior, como se fora um veículo popular qualquer. Poderá se inaugurar aí a nova era do "arrendamento radiofônico". Porém, desta vez, em vez de ceder seu horário para igrejas e denominações religiosas diversas, essas rádios customizadas terão inquilinos mais chiques, mais organizados, com mais "know-how" e mais endinheirados.

Sem dúvida, é uma grande saída para os concessionários que não querem investir na sua emissora de rádio e, ainda por cima, vão ganhar o dinheiro do aluguel sem esforço algum. Mas este é um aspecto que peço licença ao leitor para discutir em outra oportunidade.

Ninguém duvida que a "formatação" será a perfeita, espera-se também que o salário de quem for trabalhar lá estará acima de que o mercado oferece. Afinal, é um banco. E por mais que ele gaste com tudo o que for necessário para equipar a nova estação, será uma pequena parte do gasto total com este projeto.

A principal questão é se o fato do Bradesco ser a "proprietária" da emissora vai tirar a liberdade de ação do seu corpo editorial? Os jornalistas - supondo que o projeto preveja uma redação de jornalismo que esteja à sua altura - poderão criticar eventuais parceiros da instituição que lhes paga o salário? Poderão apontar falhas dos organizadores das Olimpíadas ou ainda questionar a falta de apoio do governo aos atletas? Esta aí outro tema de discussão a ser debatido oportunamente.

Eu suponho que os idealizadores do projeto na agência W/Mcann tenham pensado nesta emissora não só como uma "ferramenta de apoio" a todo esquema de marketing sugerido, mas também como uma rádio que disputará ouvintes dentro do radiojornalismo esportivo com emissoras de peso e tradição, inclusive da própria parceira, Bandeirantes. Precisa contar ainda com uma programação musical de qualidade, condizente com a proposta.

Apesar das incongruências e incoerências, o mercado de rádio em São Paulo e no Rio de Janeiro está repleto de empresas e profissionais altamente competentes e competitivos, que não vão deixar a nova emissora conquistar seu espaço. A guerra pela audiência será mais feroz ainda. Rádio não é uma mídia para amadores. O ouvinte não é mero espectador do espetáculo.

A grande contribuição que a Rádio Bradesco Esportes FM poderá trazer é acirrar ainda mais a disputa pelos corações e mentes dos ouvintes, que não são meros espectadores. Do contrário, apenas ocupará um precioso espaço no dial. Os exemplos anteriores e os atuais estão aí para serem observados. Só errará mais uma vez quem quiser.

Até tu, BBC?

BBC trabalha com 12 mil freelancers

Do Meio e Mensagem

A British Broadcasting Corporation (BBC), emissora pública de rádio e TV do Reino Unido, tem 12 mil funcionários em regime de freelancer (autônomo), dos quais 3 mil trabalham sem o respectivo recolhimento de imposto de renda. Desses, 41 recebem mais de 100 mil libras por ano (US$ 63 mil) e cinco têm rendimento superior a 150 mil libras (US$ 94,5 mil). A informação é do jornal britânico The Guardian. A empresa tem cerca de 27 mil funcionários em todo o mundo, inclusive os freelancers.

Segundo o veículo, os mais de 3 mil freelancers que não recolhem imposto de renda e contribuições para a segurança nacional do Reino Unido ganharam milhões de libra por meio de empresas de prestação de serviços pessoais. Pelo menos os 41 freelancers que ganharam mais de 100 mil libras e os cinco que ganharam acima de 150 mil libras não pagaram impostos no ano passado. E 318 pessoas que ganharam mais de 50 mil libras também não recolheram imposto de renda na fonte. A própria BBC admite o fato em reposta a pedido de informação de um deputado britânico. A emissora disse que, entre esses freelancers, não estão inclusos os nomes mais famosos de apresentadores. Os freelancers seriam formados pelo pessoal técnico e de apoio.

A despeito de não haver evidências de ilegalidade, a crítica à BBC é que a emissora deveria recolher os impostos na fonte, principalmente porque os valores envolvidos são altos e a empresa é financiada por dinheiro público. O não-pagamento de impostos é considerado por algumas pessoas como forma de minimizar as contribuições fiscais. Em resumo, é quase o mesmo que sonegar.

A BBC informa que emprega 20 mil funcionários que recolhem imposto de renda na fonte e que apenas 1.363 dos 12 mil freelancers ganham acima de 26 mil libras, o que sugere que muitos trabalham em outras empresas, além da própria BBC. Ainda, a rede diz que essas pessoas não recolhem impostos porque a maior parte dos freelancers é contratada para trabalhos específicos por determinado período de tempo. A emissora nota que está inteiramente de acordo com as normas do Her Majesty´s Revenue and Customs (HMRC), que é um departamento não-ministerial do governo britânico, responsável pela coleta de taxas.

Armanigate - A BBC tem um histórico em relação à situação fiscal. Em 1993, foi protagonista do “Armanigate”, quando se revelou que o então diretor geral da emissora, John Birt, era empregado em regime freelancer por meio de sua própria companhia, a John Birt Productions. Dessa forma, o executivo pagava menos impostos e poderia até mesmo usar despesas pessoais - como os seus ternos Armani, que deram origem ao nome do escândalo - para descontar do imposto de renda. Mais recentemente, a rede foi alvo de críticas por fazer ofertas milionárias a apresentadores - Jonathan Ross ganharia 5,6 milhões de libras por ano, por exemplo.

Ao publicar o relatório anual, a emissora revelou que 19 estrelas da casa ganharam entre 500 mil libras e 5 milhões de libras no exercício fiscal 2010-2011. Ainda, 274 apresentadores ganharam mais de 100 mil libras. No ano passado, a BBC atingiu e ultrapassou a meta de reduzir a remuneração do gestores do topo em 25%.

Por que a Mitsubishi FM fracassou e saiu do ar

Música e informação é o foco da Iguatemi PrimeDo Meio e Mensagem

Com a saída da montadora Mitsubishi como patrocinadora da rádio Mit FM, no 92,5, no último dia 6 de março, a emissora voltou aos direitos da Rede Mundial, que logo colocou no ar a Iguatemi Prime, com o slogan “A rádio do seu tempo”. Desde o início percebe-se a mudança do perfil da emissora, antes a Mit, apesar de não se auto-intitular assim, tinha o rock como música predominante. Hoje, a Iguatemi Prime aposta em músicas flashback e mais atuais para atrair outro público.

“Mudamos o estilo da rádio, é outra rádio”, explica Cíntia Alvarenga, diretora-geral da emissora. Segundo ela, a rádio, que ainda está sendo construída, foca o público adulto com mais de 25 anos. “Sentimos falta no mercado de uma rádio que mescle entretenimento com informação de qualidade, e é isso que vamos fazer”, complementa. De acordo com o diretor comercial Eduardo Alvarenga a contratação de uma pessoa importante do meio jornalístico (de rádio e televisão), para comandar o conteúdo da emissora, deve ser anunciada em breve.

“Não adianta o locutor ler as informações para o ouvinte. Informação tem em qualquer lugar, nosso foco é a informação com qualidade. O jornalista vai apresentar os fatos, dar opiniões, fazer questionamentos...”, conta Alvarenga. Durante a programação musical serão inseridos programetes de serviço como dicas de viagem, situação da economia e outros.

Um programa que, muito provavelmente será transmitido na parte da manhã, terá entrevistados com destaque na mídia para debater assuntos que não serão necessariamente da sua área de atuação. “Quando as pessoas estão indo trabalhar de manhã tem que optar ou por uma rádio que só passe informação, ou uma que só tenha entretenimento. Vamos preencher esse espaço com informação, opinião e debate, e com músicas durante o programa”, conta. O conteúdo jornalístico deve estrear na rádio em até dois meses.

Publicidade - Segundo o diretor comercial, apesar de o projeto da rádio ainda ser novo já existem marcas sendo cogitadas para patrocinar a emissora. Mas nega a possibilidade de uma rádio customizada ou naming rights. “Não vamos mudar o perfil da rádio por um patrocinador, mas o patrocínio máster é sempre importante”.

A medição no Ibope começa do zero, mas a emissora já trabalha com tabelas de preço para comercialização de espaços publicitários, assim como mídia kit e desenvolvimento de projetos especiais. A rádio prepara também o lançamento de seu logotipo, site, aplicativos para iPad, iPhone e Android para daqui um mês.

A Rede Muncial é composta pelas rádios Tupi FM (104,1) e AM (1150), Rádio Mundial FM (95,7) e AM (660), Terra FM (98,1) e AM (1330), Iguatemi AM (1370), Kiss FM (102,1) e Scalla, que está inoperante no momento.

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A nova emissora da Rede Mundial nasce com o mesmo problema da antiga rádio da montadora japonesa: falta de qualidade na programação musical. Mas, calma, vou explicar aqui qual o conceito de "qualidade", que aplicaremos a seguir. Afinal, não dá pra se analisar um véiculo como rádio apenas sob um aspecto. Então, observaremos os fatos sob a ótica donteúdo, que é basicamente que interessa ao caro leitor.

A ex-Mit FM tocava um playlist composto de "hits" do rádio dos anos 80 o que, cá pra nós, era simplesmente a "música de mercado" de então, mas de qualidade apenas razoável. Portanto, se este cancioneiro era de qualidade questionável - pra não dizer de gosto duvidoso - nos anos em que foi lançado originalmente porque haveria de ser considerada "música de qualidade" para um público adulto mais refinado de hoje em dia?

Era óbvio que a finada estação arrebanhava milhares de ouvintes saudosos do "hit parade" de outras eras, a exemplo de Alpha FM, JB FM e emissoras afins. Mas era apenas "música de mercado", repito. Não se ouvia na Mitsubishi FM lançamentos, novidades realmente marcantes, que mudariam os rumos da música pop internacional, ainda mais na área da música pop.

A ideia da Mit FM era, no papel, era com certeza muito interessante. O que não funcionou foi a realização. No que salve os programas semanais - sempre eles - o conteúdo era bom, subindo o nível de "qualidade" da emissora de um modo geral.

Houve também uma certo "estelionato radiofônico" por parte da Mit FM. Ela prometia ser uma rádio com conotação de uma "aventura automobilística" pelas ondas do rádio, como se o ouvinte estivesse em um enduro a bordo de um dos seus veículos.

Pode ser que para os usuários da Mitsubishi isso fosse verdade. Mas, e para os detentores de autos de outras marcas marca? E a audiência que possui moto, bicicleta, ou que andam apenas de transporte coletivo? A maioria deles não se identificou com o mote proposto. Afinal, se a programação prometia "aventura", "ousadia", "irreverência", entregava apenas hits mornos de priscas eras em sua "cortina musical", que em nada refletia a proposta. Talvez tenha faltado pessoas que realmente entendessem de materializar este conceito.

Outra falha que saltava aos olhos era de que não havia, pelo menos não me recordo, uma divulgação da marca na programação de forma efetiva, na prática, fora dos estúdios. Por Exemplo: A Mitsubishi promove um dos campeonatos automobilísticos mais concorridos do país. Não existia uma divulgação efetiva por parte da emissora. Teria sido legal que uma equipe de esportes que acompanhasse par e passo tudo que acontecesse nessa categoria, inclusive com transmissões das provas e programas especiais ao vivo. Se isto ocorreu, não houve uma percepção do público em geral.

Com tudo isso, o ouvinte teve uma ideia "equivocada" da rádio. Achou que era algo parecido com as estações "adultas contemporâneas" do dial e embarcou e começou a tratá-la assim. Falha da execução do projeto.

Por este motivo não houve grandiosas manifestações por parte da audiência cativa tentando impedir que a rádio saísse do ar. Faltou cumplicidade entre a rádio e seu ouvinte. Se a crise foi o carga da bomba que detonou a Mit FM, a situação da rádio perante os "clientes" foi o detonador. Melhor sorte da próxima vez.

Agora, com a Mitsubishi FM finalmente sepultada, os 94,1 trabalha com os restos mortais de sua antecessora. A princípio, este analista achou que talvez eles trabalhassem com uma determinada marca "Prime", possivelmente do Bradesco, o que não seria má ideia. Possivelmente, se eles conseguissem "vender" o conceito de que o ouvinte também possa ser um cliente "prime" da hipotética empresa mantenedora, teria reais chances de dar certo, a exemeplo do que ocorre com a Sulamérica Trânsito FM. Ao menos seria um bom argumento para se investir de verdade na qualidade da programação.

De qualquer maneira, acho cedo para dizer que as rádios customizadas não deram certo. A ideia, em tese, é boa, inclusive comercialmente. A forma como é concebida e executada é que é o problema. Mas deixo esta análise para outra ocasião.

Espero que, com naming rights ou com programação própria, a Rádio "Prime" seja bem sucedida. Se isto não vier a ocorrer, temo que os 92,5 MHz acabe virando mais uma rádio de aluguel para alguma denominação religiosa de reputação não tão ilibada. Aí sim, será o pior do mundos no Rádio.

quarta-feira, 21 de março de 2012

Samuel Gonçalves assume direção da Rádio Tupi

Do site Bastidores do Rádio.com

O experiente radialista e comunicador, Samuel Gonçalves (foto), foi convidado à assumir a direção da Super Rádio Tupi (AM 1.150 kHz e FM 97,3 MHz - São Paulo/SP).

Pertencente a Rede Mundial de Comunicação - do empresário Paulo Abreu, a emissora chegou a aparecer entre as 5 rádios AM mais ouvidas na Grande SP. Atualmente ocupa a 10ª colocação. Recentemente a Super Rádio Tupi (SP) foi perdendo seus comunicadores, mudando suas características, e muitos dizem que a emissora acabou perdendo sua identidade, com a chegada do FM 97,3 MHz.

Torcemos para que Samuel Gonçalves consiga realizar um bom trabalho na emissora.

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Endosso o que foi falado e faço votos de que o grande Samuel acerte na direção da rádio. Como diria Jonas Rosa: "Esse é do ramo". Boa sorte, Samuel.

CBN promove debate sobre a geração Beat na próxima segunda


Na segunda-feira, 26 de março, às 20h, o CBN na Travessa promove um bate-papo sobre a Geração Beat e sua presença na literatura. Os convidados são o jornalista Arthur Dapiève e o poeta Chacal, que vão falar sobre o movimento, seus representantes e as obras mais influentes.

O encontro, mediado pela jornalista Simone Magno, integra a série “CBN na Travessa”, que se realiza sempre na última segunda-feira de cada mês. O evento é aberto ao público e a plateia é convidada a participar com perguntas.

Arthur Dapieve é jornalista, escritor e crítico musical. É autor da biografia Renato Russo - O trovador solitário, de BRock - O rock brasileiro dos anos 80 e do romance Black music. Atualmente trabalha na editora Objetiva e tem uma coluna semanal no jornal O Globo.

Ricardo de Carvalho Duarte, o Chacal, é representante da geração mimeógrafo e da Poesia Marginal, que proliferou no Rio de Janeiro nos anos 1970, marcada pela redescoberta dos versos apresentados de forma oral. Há 21 anos criou o Centro de Experimentação Poética - Cep 20.000. É autor de 14 livros, entre eles Belvedere, com o qual ganhou o Prêmio APCA 2008.

Simone Magno é jornalista, escritora e responsável pelo boletim “Tempo de letras” da Rádio CBN.

terça-feira, 20 de março de 2012

Banda brasileira faz turnê com os recursos do "crowdfunding"



O Copacabana Club é uma banda independente que está na estrada há 5 anos. Durante esse tempo lançamos um EP, um single, um album e fizemos uma turne pelos Estados Unidos, tudo com recursos da própria banda. No ano passado, lançamos nosso disco Tropical Splash aqui no Brasil. E agora ele será lançado mundialmente pelo selo digital PIAS.

Com esse lançamento, o Copacabana Club recebeu um convite para se apresentar em algumas casas noturnas em Londres. Até agora temos 6 datas confirmadas, e mais 3 a serem confirmadas. Seriam 9 shows em 10 dias. O único problema é que os cachês oferecidos por essas casas noturnas são simbólicos. Não ajudam a pagar nem 5% dos custos totais da viagem. Nós conseguimos juntar uma parte do dinheiro, mas ainda falta metade. Um amigo muito querido nos convidou pra ficar na casa dele. O que já dispensa custos de estadia. Nesse ponto precisamos da ajuda dos fãs e amigos do Copa para que a gente possa pagar o resto dos custos de transportes aéreo e local e alimentação.

Por isso aqui estamos! No Catarse! Um site que faz a ponte entre o projeto e o apoiador! E a ideia é: VOCÊ DOA, MAS TAMBÉM GANHA!! O Copa fez uma lista de recompensas para cada tipo de doação.

Entre CDs, Camisetas, Ecobags, Adesivos, Buttons, temos prêmios especiais como O SEU NOME NOS AGRADECIMENTOS NO CARTAZ DA TURNÊ! E SEU NOME NOS CRÉDITOS DO DOCUMENTÁRIO que faremos por lá!

Aliás!! Alguns de vocês já viram os clipes incríveis do Copacabana Club… Quem não viu dá uma olhada porque eles são demais! O pessoal da BANZAI STUDIO, responsável pela produção desses clipes, vai nos acompanhar nessa viagem para fazer um super video oficial da turnê. Legal, né?! Se você ainda não conhece o trabalho deles, dá uma olhada aqui: http://www.banzaistudio.com.br

Bom, é isso!

Contamos com a sua ajuda!


Banda Copacaba Club

segunda-feira, 19 de março de 2012

Daisy Lucidi está entrando no ar pela Rádio Nacional. Ouça Agora!!!!

Ela é uma das mais tradicionais comunicadoras do rádio brasileiro, além de talentosíssima atriz. E você pode ouvi-la aqui, pela Rádio Nacional do Rio de Janeiro, agora. Estou falando de Daisy Lucidi.

Alô, Daisy!! - De segunda a sexta - 11h - Rádio Nacional AM 1130 KHz - Rio de Janeiro

Ouça agora: Alô, Rio, com Hilton Abi-Rhian, na Rádio Nacional

Um dos mais experientes e mais bem humorados radialistas cariocas comenta as principais notícias do dia, entrevista personalidades do Rio e toca a melhor música brasileira.

"Alô, Rio", com Hilton Abi-Rhian, Rádio Nacional AM 1130 kHz - Rio de Janeiro

No ar: "Começando o Dia", com Alexandre Machado, Cultura FM


Começando o dia é um programa que mistura música clássica com notícias de política, economia, cultura, sustentabilidade e comportamento. Vai ao ar de segunda a sexta-feira, ao vivo, a partir das 8h. O comando é do jornalista Alexandre Machado.

A proposta é comentar os principais fatos do dia. E para dar cabo à missão, Alexandre também entrevista personalidades de destaque. Na estreia, conversa com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, a professora de dança Helena Katz e o cientista político Reginaldo Nasser.

Embora a estrutura temática tenha um quê de revista, com discussões mais aprofundadas, a atração não deixa de lado o hard news, noticiando o que acontece no trânsito e no clima.

Vem aí mais uma rádio customizada


O Bradesco vai virar rádio

Do Radar Online, da Veja.com

Em breve, no dial de Rio de Janeiro e São Paulo, uma rádio que transmitirá 24 horas de programação esportiva. Será a Rádio Bradesco Esportes, uma associação do banco com a Band, nos mesmos moldes da emissora Sul América/Band, cuja programação é 100% dedicada ao (encrencado) trânsito paulistano. A ideia é cobrir todos os esportes, incluindo, claro, futebol.
(Por Lauro Jardim)

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Já está no ar pelos 94,1 MHz de São Paulo, uma vinheta na voz de Walker Blaz dando a entender que ali surgirá uma uma emissora voltada para o esporte. A peça ainda diz que é mais uma iniciativa do Grupo Bandeirantes de Comunicação e do Grupo Bel. Em uma outra vinheta - a de identificação da estação - informa que ela é a ZYU 650, Rádio Atual Ltda - que, segundo a Anatel e o Ministério das Comunicações, pertence à José Masci de Abreu e família.

A primeira coisa a se questionar é qual seria a frequência a ser ocupada no aparentemente disputadíssimo mercado radiofônico da capital fluminense, uma vez que a outrora Oi FM - pertencente à Lucia Nascimento Brito, também proprietária da JB FM(dados da Anatel)- já fora arrendada para a rede paulista Jovem Pan.

De acordo com o site Donos da Mídia, o grupo Bel possui oficialmente apenas duas emissoras: Rádio Terra Ltda, em Belo Horizonte e Rádio Oi FM, em Brumadinho, ambas em Minas Gerais. Logo, as demais emissoras teriam sido arrendadas na época da extinta Rede Oi FM.

Não será fácil juntar os interesses de 3 grupo diferentes e um patrocinador para se fazer uma rádio. É de se supor que - caso o projeto venha a se concretizar - a Bandeirantes forncerá o conteúdo, a Rádio Sociedade Marconi, o canal paulistano e o Bradesco, o patrocínio. O que fará o grupo Bel já que não possui canais nem em São Paulo, nem no Rio? Sublocará a emissora carioca de algum concessionário? Ou cederá suas estação em Belo Horizonte?

É fato que o mercado radiofônico de Rio e São Paulo já comporta uma emissora de esportes 24 horas por dia. Difícil é saber se, no caso do Grupo Bandeirantes se, cada rádio (Bandeirantes e Band News FM) continuará a ter sua própria equipe de esportes. Há sempre aquele tentação de "reengenharia", de se fazer mais com menos gente. Porém, no caso da Band, ao menos, não se ganharia nada, já que ambas possuem uma boa audiência e patrocinadores próprios e sólidos.

Outra questão a se pensar: recentemente a Rede Globo adquiriu os direitos de transmissão da Copa do Mundo, e quer repassar às demais emissoras por mais de 800 mil dólares, segundo relato da Jovem Pan. Se isto vier mesmo a ocorrer, o Bradesco teria mesmo disposição de pagar esse montante só para poder transmitir a Copa? Ou será que na pretensa rádio esportiva não transmitirá justamente o principal atrativo, as partidas de futebol?

É sabido que, quando estas grandes empresas entram neste mercado do Rádio, não estão dispostas, geralmente, a gastar o que for preciso para investir neste meio adequadamente porque o consideram um veículo de baixo custo, o que dirá adquirir o direito a transmitir um evento.

Se esta rádio esportiva vier, será bem recebida em boa hora, certamente. No entanto, é preciso saber se o financiador desta empreitada terá a paciência suficiente para colher os frutos - ainda que não sejam financeiros - que demoram a surgir neste meio, mas que são duradouros. É bom lembrar ao Bradesco que ele será responsável pelos ouvintes e admiradores que vier a conquistar, sob pena de ter a imagem da instituição arranhada, caso desista da empreitada.

Iguatemi Prime - Por sua vez, a ex-Mitsubishi FM paulistana - pertencente à Rede Mundial de Comunicações, de Paulo Masci de Abreu - agora se chama Iguatemi Prime, com programação parecida com a sua antecessora, porém com um pouco menos de brilho. Considerando-se de que é uma emissora bem menor e com estrutura menor, talvez não vá tão longe assim. Se não vingar, certamente será arrendada por mais alguma denominação religiosa, ávida em angariar mais fiéis pelo rádio.

domingo, 18 de março de 2012

Ouça agora o Leitura de Domingo (obaaa!!)

Bom Dia, Brasil. Domingo lindo aqui pelos lados de Piratininga. São 10 horas e alguma coisa. No ar, pela Estadão ESPN, Leitura de Domingo. Trata-se um programa, criado por Marcelo Parada na época em que era diretor da Rádio Eldorado nos anos 90. O esquema é simples: em esquema de revezamento, dois repórteres da casa leêm os jornais do dia e as revistas da semana. Parece meio bobo, mas sempre acaba incitando o ouvinte a ir á banca para comprá-los. Quiçá, comprá-los antes da atração começar. O único problema é que, dependendo de quem está apresentando, o enfoque muda. Se for um jornalista que gosta de política, então, política será um dos carros-chefes do dia. Se for, economia, dá-lhe noticiário econômico. E assim por diante. Curioso mesmo é quando os dois apresentadores são homens. Aí dá-se um jeito de se falar de futebol. Claro, a rádio quase não fala de futebol (será que eu preciso colocar uma interjeição para afirmar que é uma ironia, ou será que todo mundo entendeu, caro leitor?). Imagina se falasse...

O fato é o programa não é original. Na década de 60, Vicente Leporace, entre outros cometaristas políticos se valiam deste expediente. Curiosamente esse apresentador da Rádio Bandeirantes só citou o jornal que lia - Diário Popular - em seu último programa, que foi ao ar num sábado, dia de sua morte. Um de seus sucessores neste horário, Salomão Esper, segue a tradição do amigo e mestre. E dá pra perceber que o seu favorito é o Estadão, por motivos óbvios, creio eu.

O Leitura de Domingo pode até parecer um programa que faz com que o ouvinte deixe de ler o jornal de domingo porque já o ouviu no rádio. Mas creio ser o oposto. Não dá pra ler de cabo a rabo todas as publicações em um programa de duas horas. Dá um gostinho de "quero mais". Chega de falar. Vamos ouvir os jornais. Corre que ainda dá tempo!

terça-feira, 13 de março de 2012

Globo Esportivo na Universidade abre as comemorações dos 60 anos da Rádio Globo


No dia 16 de março, a Rádio Globo irá realizar o primeiro Globo Esportivo na Universidade de 2012. Nessa data, os programas Globo Esportivo e Esporte@Globo serão apresentados diretamente do auditório da Faculdade FIAM/FAAM, campus Morumbi, na Avenida Morumbi, 501, zona sul da capital paulista. Esse será o primeiro evento em comemoração aos 60 anos da rádio em São Paulo.

Diariamente o Globo Esportivo traz, entre às 17h e às 19h, as últimas notícias do esporte, um balanço do que acontece nos times de São Paulo. É um dos programas mais tradicionais da Rádio Globo que entrou no ar na década de 70 tendo como âncora Osmar Santos e acompanhou o progresso da emissora em São Paulo.

O Globo Esportivo será conduzido pelo comunicador Oscar Ulisses e contará com as presenças dos comentaristas Osvaldo Pascoal, Zé Elias - ex jogador do Corinthians, da Inter de Milão, do Santos e da Seleção Brasileira e também da Juliana Cabral - ex zagueira e capitã da Seleção Brasileira Feminina de Futebol. O programa contará ainda com o cantor Quirino Filho que apresentará um flashback de músicas internacionais.

A partir das 19h, Doni Vieira comandará o programa Esporte@Globo, que vai ao ar no site da Rádio Globo. Dinamismo, descontração, informação e a participação direta do ouvinte são os princípios básicos do Esporte@Globo SP.

Festa de premiação da APCA acontece hoje no Sesc Pinheiros

Equipe de Esportes da Transamérica FM, de São Paulo, sob o comando de Eder Luiz (no centro, à frente): prêmio APCA de Melhor Programa Esportivo de 2011, na categoria Rádio, para o programa  Papo de Craque (foto: site Rancho do Tonicão - 2010)

A Associação Paulista dos Críticos de Artes premia, nesta terça-feira, os melhores de 2011 em diversas categorias, como Arquitetura, Artes Visuais, Cinema, Dança, Literatura, Música Popular, Música Erudita, Rádio, Teatro, Teatro Infantil e Televisão.

O evento acontece no Teatro Paulo Autran, no Sesc Pinheiros, em São Paulo.  Relembre quem fora os premiados na categoria Rádio.

Grande Prêmio da Crítica - CBN, 20 anos no ar.
A rádio que toca notícia. O slogan que acompanha a CBN (Central Brasileira de Notícias) traduz à perfeição um conceito que, até 1º de outubro de 1991, quando foi criada a emissora, não existia no Brasil. O modelo all news da Rede CBN foi pioneiro e, atualmente, está presente nas principais cidades brasileiras, com quatro emissoras próprias (São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte) e 26 afiliadas.

Informação correta, isenta, com espaço para a pluralidade de opiniões e análise crítica do que está por trás dos fatos: este é o conceito do jornalismo praticado pela CBN. São cerca de 200 jornalistas, entre repórteres, produtores, editores, âncoras e comentaristas. A CBN também mantém parcerias com a BBC Brasil, que abastece a rede com material exclusivo para os ouvintes; com a RFI Português, seção brasileira da Radio France; e a Rádio ONU – sempre com o objetivo de ter acesso ao noticiário internacional através de fontes que compartilham os mesmos valores jornalísticos de qualidade e isenção. (do site da CBN)


Prêmio Especial do Júri - Dois diretores em cena - Rádio Jovem Pan AM
Todos os dias ao longo da programação, Tuta Carvalho e Nilton Travesso relembram os melhores momentos do rádio e da TV. Trata-se de um verdadeiro mergulho na memória desses dois diretores, que participaram dos mais importantes momentos da mídia eletrônica nos últimos 50 anos.

Melhor programa esportivo - Papo de Craque - Transamérica FM
Todo dia, em duas edições diárias, a equipe de comentaristas mais da Transamérica analisa os principais fatos do mundo esportivo, com muita irreverência, sinceridade e precisão.

Melhor programa musical - O Sul em Cima - USP FM
Todas as semanas, o músico Kleyton Ramil, da dupla Kleyton e Kledyr, apresenta um panorama geral da música produzida no sul do Brasil e em países vizinhos. O apresentador também conta um pouco da história da música dos Pampas.




Melhor programa de humor - O Palhacinho - Energia 97
Enfim, um programa de humor politicamente incorreto, em que um palhaço tenta contar as melhores e, principalmente, as piores piadas do mundo, com a ajuda insólita dos ouvintes.

Melhor programa de variedades - Gira Brasil Especial - Rádio Estadão/ESPN
A equipe de esportes da Estadão/ESPN viaja pelo país trazendo histórias incríveis sobre o maravilhoso mundo do esporte brasileiro.

Melhor programação na Internet - web Rádio Faap

A Rádio FAAP foi inaugurada em março de 2005 em fase de testes , e em setembro daquele ano, a emissora on-line passou a contar com uma programação variada que está no ar 24 horas por dia e é produzida por sua própria equipe.

Criada juntamente com a TV FAAP para ser uma emissora corporativa que integra alunos, professores e funcionários da Fundação Armando Alvares Penteado, a Rádio FAAP tem ainda a missão de ser uma opção via Internet em cultura, educação e entretenimento.

Daisy Lucidi está entrando no ar pela Rádio Nacional. Ouça Agora!!!!

Ela é uma das mais tradicionais comunicadoras do rádio brasileiro, além de talentosíssima atriz. E você pode ouvi-la aqui, pela Rádio Nacional do Rio de Janeiro, agora. Estou falando de Daisy Lucidi.

Alô, Daisy!! - Rádio Nacional AM 1130 KHz - Rio de Janeiro

Não deixe de assistir a participação especial de Osmar Santos no programa Esporte na Rede, da UPTV


Se não viu, veja agora. Se viu, veja de novo a participação que muito nos honrou do colega e ídolo Osmar Santos, que esteve nos estúdios da UPTV para divulgar a campanha "Gorduchinha 2014", que fara´com que a sua expressão "Gorduchinha" seja o nome da bola oficial da Copa do Mundo do Brasil. Convido o caro leitor para nos juntar a nós nesta campanha, que é uma homenagem merecida a um dos maiores comunicadores que o Brasil já conheceu.

Clique aqui e assista ao programa Esporte na Rede Especial, com Osmar Santos, na UPTV.

segunda-feira, 12 de março de 2012

Osmar Santos participa de programa de webtv sobre a campanha da "Gorduchinha 2014"


O radialista Osmar Santos participa do programa Esporte na Rede , na UPTV,nesta segunda feira. O tema principal será a campanha Gorduchinha 2014, que tem como objetivo batizar a bola da Copa de 2014 de Gorduchinha, nome eternizado pelo locutor.

A campanha é uma criação da agências de comunicação Full House e da TK 10 publicidade.

O programa Esporte na Rede é produzido e apresentado por Leandro Martins e Luciane Bruno, com a participação de Marco Antonio Joares, Reinaldo Leiva, Paulo Arnaldo Lima, Douglas Soares, José Moreno, Vanessa Rivas, Marco Antonio Ribeiro e Alexandre Aníbal.

A atração vai ao ar, às 18h45min, na UPTV. Para assistir ao vivo e gratuitamente, acesse www.uptv.com.br

Mais informações sobre a campanha da Gorduchinha estão no site: www.gorduchinha2014.com. Participe você também.

Veja um dos vídeos da campanha. Abaixo, o técnico do Palmeiras Felipão apoia iniciativa e abraça a campanha.


O ex-craque do Flamengo e da Seleção Brasileira de 82, Zico, também participa desta campanha.

domingo, 11 de março de 2012

Ouça daqui a pouco, na íntegra, São Paulo X Portuguesa, pela Jovem Pan

A Rádio Jovem Pan transmite logo mais, a partir das 16h, Portuguesa X São Paulo, partida válida pela 13ª rodada do Campoenato Paulista de 2012. A narração é de Nilson César, as reportagens, de Luís Carlos Quartarollo (São Paulo) e Marcio Spimpolo (Portuguesa). Os comentários serão de Flávio Prado. O Intervalo e o Fim de Jogo serão apresentados por Nelo Rodolfo; o Plantão Esportivo é com Vander Luiz.

Rádio Jovem Pan AM 620 KHz - são Paulo

Pela internet - www.jp.com.br

sábado, 10 de março de 2012

Rádio Bandeirantes de São Paulo passa a retransmitir programa humorístico da Band TV. Mais um factoide?

A partir desta segunda, o programa humorístico CQC volta ao ar pela BAND TV. A grande "novidade" para este é que ele passará a ser retransmitido também pela Rádio Bandeirantes de São Paulo.

Este expediente de se levar o som da tv para o rádio pura e simplesmente já está se tornando comum nas emissoras de rádio. Além de "retransmitir" os telejornais da TV,a Band News FM - que também é do grupo - "pirateia" o áudio do programa de entrevistas Canal Livre.

A CBN, concorrente mais próxima destas emissoras, também "copia o áudio" da TV Globo, quando esta leva ao ar o Programa do Jô.

Quem já teve a "fascinante experiência" de ouvir algum destes programas no rádio, sabe que não é a mesma coisa que vê-lo na tv. Pode até quebrar o galho de quem no momento da exibição não está em frente de um televisor, mas é apenas um...paliativo.

Se fosse tão simples assim, bastaria dispensar as equipes esportivas das emissoras de rádio e ligar o áudio do televisor na hora das partidas de futebol, o que por si só já seria uma idiotice atroz, não é mesmo? Certamente, o "gênio" que teve esta ideia deve achar que rádio é "televisão sem imagem".

O que é mais lamentável é o desprezo que se tem pelo conteúdo de meio Rádio. Afinal, por que uma Rádio Bandeirantes precisaria restransmitir o áudio da Band TV? Será que um programa como o CQC tem uma audiência tão baixa que precise da audiência - e do prestígio - de uma emissora de rádio pra ser "ouvido"?

Infelizmente, reina no meio empresarial de comunicação no Brasil aquela mentalidade terceiro-mundista do século XX de se faturar mais, investindo o mínimo possível. E que investir, que apostar em um projeto promissor, é sinônimo de gastar. Querem que o CQC vá para as ondas do Rádio? Ótimo!!! então faça a lição de casa: montem uma equipe para fazer o programa CQC para o Rádio. Quiçá até contrate apresentadores diferentes somente para o Rádio. Assim, ganha o mercado de trabalho dos profissionais de rádio. E se os profissionais de Rádio ganham com isso, os ouvintes também ganham. E se os ouvintes tem programas de qualidade no ar, é lógico que o faturamento aumenta e quem ganha é o dono da rádio, não é mesmo?

Vejam o exemplo da Estadão / ESPN. Apesar de retransmitir alguns pouquíssimos programas da emissora da tv a cabo de mesmo nome - o que até se compreende, porque 80% dos ouvintes não têm acesso a ela, mas não se justifica - eles tiveram o bom senso de criar uma programação própria, com linguagem adequada ao Rádio e à tradição informativa de seus parceiros do Grupo Estado e à sua própria tradição de jornalismo esportivo.

Atentem também para o programa Pânico na TV - que por acaso fará parte da grade da Band este ano. Há quase 20 anos, ele existe como programa diário de humor e entrevistas na Jovem Pan FM. Em 2003 eles foram para a Rede TV!. Logo no início, seus criadores perceberam que não poderiam fazer o programa de Rádio numa televisão e mudaram radicalmente o formato. Desta forma, criaram uma atração totalmente nova e diferente do que se fazia na FM.

É bem verdade que o Pânico na TV conseguiu ao longo do tempo bater vários recordes negativos de qualidade, indo na direção diametralmente oposta do que foi seu ex-"arquirrival" e agora "companheiro de emissora" CQC (UIA!). Mas a qualidade deste não é o objeto de nossa análise aqui, neste momomento. Mesmo assim, seu exemplo quanto à adaptação de linguagem entre os meios de comunicação é válido.

Apostar no "contrabando" do som do programa da tv para o Rádio é ir de encontro a tudo que os fundadores do Grupo Bandeirantes sempre acreditou. Dá-se a impressão de que eles não acreditam na competência e talento de quem trabalha em suas emissoras de rádio, talvez achando que eles não sejam capazes de produzir um show radiofônico à altura do CQC ou de seus telejornais. Como ouvinte, eu digo que eles são, sim, não dentro das proporções de um programa de Tv transmitido para o Brasil todo. Porém, dentro do que é possível para uma emissora de Rádio com tantos anos de tradição é altamente viável.

Está na hora dos executivos e profissionais das empresas de comunicação perceberma que esta falada "sinergia" entre os diversos meios de comunicação é fato real. No entanto, há de respeitar as características intrínsecas de cada um, diante do momento histórico. Do contrário, "notícias" como estas não passaram de meros factoides.

terça-feira, 6 de março de 2012

MIT FM vira webradio do Grupo Bandeirantes

A exemplo do que já acontecera com a Globo FM e as emissoras OI FM, a MIT FM, fora do ar desde a madrugada de hoje, agora foi transformada em uma webrádio do Grupo Bandeirantes de Comunicação. O site que trazia todo o conteúdo e informações sobre a emissora ainda está no ar no mesmo endereço - http://www.mitfm.com.br/sobre.asp, para a alegria dos antigos ouvintes dos 92,5 MHz. A programação musical continua a mesma. Mas não há locução ou vinhetas que a identifiquem, nem se sabe se os programas que faziam parte da versão "off-line", por enquanto.

Em seu lugar no dial, está agora a Rádio Iguatemi Prime FM, ainda em fase experimental, aparentemente operada pela própria Rede Mundial de Comunicação, sua proprietária (não confundir com a igrejas pentecostais homônimas). A programação é composta de hits nacionais e internacionais dos anos 70, 80 e 90, bem ao gosto das chamadas emissoras "adulto contemporâneas", como a Antena 1, a Alpha, a Kiss FM, a JB FM, entre outras. No entanto, a nova emissora não pode ser sintonizada ainda na internet.

domingo, 4 de março de 2012

Programa especial da webradio Mooca FM relembra os 16 anos da morte do grupo Mamonas Assassinas




Não perca hoje, às 14, a reprise de uma entrevista que o locutor Seginho Café fez com o grupo Mamonas Assassinas, cuja morte de seus componentes completou 16 anos no último dia 2. O encontro aconteceu na Rádio Gazeta AM, de São Paulo, em 1995.

O grupo morreu em março de 1996, quando um jato particular, que os trazia de Brasília após um show, bateu em um morro da Serra da Cantareira, na Zona Norte de São Paulo. No acidente aéreo também morreram o piloto e mais três ocupantes.

Os Mamonas Assassinas foram os maiores vendedores de discos de 1995, com 1,75 milhão de cópias vendidas do primeiro álbum. Na época do acidente, a banda estava se preparando para lançar o segundo disco e naquela semana iria fazer sua primeira turnê internacional, indo para Portugal.

Ouça o especial da Web Rádio Mooca FM, clicando abaixo.
www.radiomoocafm.com.br

Para matar saudades, veja o clipe acima do maior sucesso do conjunto, Pelados em Santos.

Futebol Show, da Rádio Globo, traz Santos X Corinthians

A Rádio Globo de São Paulo traz Santos x Corinthians, mais um clássico do Campeonato Paulista, direto da Vila Belmiro, em Santos, a partir das 15h30min. Logo depois, às 18h15, O 15 de Novembro de Piracicaba enfrenta o São Paulo, no Barão de Serra Negra.

http://www.radioglobo.com.br

sábado, 3 de março de 2012

A seguir: Choros, Chorinhos e Chorões - 19h - Roquette Pinto FM

Gosta de Pixinguinha?, Waldir Azevedo?, Jacob do Bandolim? Então você não pode deixar de ouvir, "Choros, Chorinhos e Chorões" com Clarice Azevedo.

Rádio Roquette Pinto FM 94,1 MHz - Rio de Janeiro

A seguir: Blues Power, o melhor do blues de todos os tempos - USP FM


O ouvinte do Blues Power tem o privilégio de ouvir o melhor do blues de todos os tempos. O programa passa por toda a história do Blues, permitindo ao ouvinte conhecer todas as fases desse estilo, bem como conhecer artistas de todos os lugares do mundo.

Há 17 anos no ar, com acervo próprio do nosso produtor, tanto no Brasil como no exterior, o programa tornou-se referência obrigatória para os apreciadores desse gênero musical.

Sábados, 19h, USP FM - 93,7 MHz - São Paulo

www.radio.usp.br

Wando no programa Garagem, em 1999


Wando morreu. Para homenageá-lo buscamos no arquivo a edição do Garagem em que ele participou ao vivo em 8/11/1999, ainda na época da Brasil 2000 FM. Foi um show de simpatia de um artista que sabia o significado verdadeiro da palavra "popular". Com seu violão, Wando fez um dueto de "Fogo e Paixão" com uma ouvinte que participou por telefone, contos histórias ótimas e ainda autografou a calcinha da Espetacular Larissa! No playlist do programa, só covers!

Wando talvez não soubesse, mas personificava como poucos o espírito do Garagem! Deixa saudade.

DOWNLOAD:

Parte 1: http://audio.uol.com.br/uolmusica/garagem/2012/02/garagem_brasil2000_081199_p1.mp3

Parte 2: http://audio.uol.com.br/uolmusica/garagem/2012/02/garagem_brasil2000_081199_p2.mp3

No ar, Rádio Matraca, na USP FM


Programa de humor, música e informação, a Rádio Matraca nasceu nos shows do Língua de Trapo, na forma de esquetes humorísticos. Em março de 1985, a convite de André Barbosa Filho, o programa entrou no ar, através da USP FM, São Paulo.

Com uma hora de duração, a Rádio Matraca apresenta, na primeira parte, seções variadas como “patronos” (artistas que se dedicaram ao humor musical), “coincidência” (Apresentando músicas parecidas entre si. Ou seja, plágios), “curiosidades curiosas” e muitas outras. Na segunda meia-hora, a cada semana um mini-especial, como “blues brasileiro”, “funk brasileiro”, “ruas e bairros de são paulo”, “rockabilly”, “jingles, temas de seriados e desenhos animados” e por aí vai.

Destaque para os programas especiais, com platéia, onde muitos artistas se apresentaram ao vivo, como Tom Zé, Jorge Mautner, Patife Band, Walter Franco, Tetê Espíndola (acompanhada pelo Duo Fel, numa interpretação comovente da música “Rosa”, do Pixinguinha, muito antes da gravação da Mariza Monte) e a banda Inocentes (numa versão “desplugada” de “Rotina”). Nos últimos anos, a presença de convidados foi constante. Só para citar alguns, podemos destacar: As Galvão, Arrigo Barnabé, Demônios da Garoa, Premê, Falcão, Maria Alcina, José Vasconcellos e muitos outros.

Agora, na USP FM - www.radio.usp.br

A seguir - Geleia Moderna recebe Delia Fischer ao vivo - 17h - Roquette Pinto FM


O programa Geléia Moderna apresenta entrevistas, trilhas sonoras, novidades e grandes atrações musicais. Hoje, às 17h, Brant e Jorge L.Z., recebem Delia Fischer, ao vivo, no auditório da Roquette Pinto FM.

Roquette Pinto FM 94,1 MHz - Rio de Janeiro

No ar: Acorde relembra a carreira de Raul Seixas - 16h - Roquette Pinto FM

Programa jornalístico-musical que resume as notícias "roqueiras" da semana, apresentando jornalistas e artístas de expressão como convidados e muito som. No programa de hoje um especial sobre a obra de Raul Seixas. Produção e Apresentação: Leandro Souto Maior.

Rádio Roquette Pinto FM 94,1 MHz - Rio
www.fm94.rj.gov.br

Veja onde fica:

Exibir mapa ampliado

A seguir: O escritor Garcia Lorca é destaque no programa Biblioteca Sonora - USP FM


Nessa edição do programa Biblioteca Sonora o convidado é Reto Melchior, autor do livro Viaje a La Luna: umabiografia em projeção, análise de um roteiro de Federico Garcia Lorca, publicado pela Editora Perspectiva. O autor irá comentar a relação de Lorca com o cinema, além da sua ruptura com seus antigos amigos, Salvador Dali e Luis Buñuel. Também revisitaremos a obra poética lorquiana, interpretada por Ana Belén, Berta Riaza e Teresa Berganza. A produção a presentação é de Marcelo Bittencourt.

Daqui a pouco, 16h, na USP FM 93,7 MHz - São Paulo

Rádio USP FM - São Paulo

CBN comemora aniversário da cidade do Rio com programa especial

Na quinta-feira, 1º de março, a CBN comemorou o aniversário de 447 anos da cidade do Rio de Janeiro com uma programação especial.


O CBN Rio foi apresentado diretamente da Praça Saens Peña, na Tijuca, por Lucia Hippolito e Maurício Martins. Participaram também profissionais que fazem a programação da rádio: Álvaro Oliveira Filho, Berenice Seara, Ermelinda Rita, Genílson Araújo, Marcos Antônio de Jesus, Octavio Guedes, Sergio Besserman e Silvana Maciel.

A seguir - Futebol Show na Rádio Globo - 15h

Neste sábado, a Rádio Globo de São Paulo transmite Portuguesa x Linense, direto do Estádio do Canindé, em São Paulo, a partir das 17h30; A Globo do Rio leva ao ar Olaria x Vasco, direto de Moça Bonita, às 16h. Depois tem Fluminense X Nova Iguaçu, no Estádio Raulino de Oliveira às 18h30; A Rádio Globo de Belo Horizonte irradia Cruzeiro X América de Teófilo Otoni, direto da Arena do Jacaré, às 16h.

Ouça estes jogos pelo site da Rádio Globo - www.radioglobo.com.br

A seguir: Rock Brazuca, com Régis Tadeu - USP FM - 15h

Este é o programa da conceituada Rádio USP FM. Com produção e apresentação de Regis Tadeu, é o espaço reservado ao que de melhor existe dentro do cenário do rock brasileiro em todas as épocas. Das bandas mais recentes aos grandes nomes do passado, tudo é devidamente esmiuçado e analisado por Regis Tadeu, que ainda conta histórias e detalhes a respeito de cada artista, sempre com um olhar bem humorado e esclarecedor.

Rádio USP FM 93,7 MHz - São Paulo - www.radio.usp.br

No ar: Esporte Notícia Internacional, com Claudio Zaidan

As estrelas do futebol brasileiro deixaram o país, mas você pode acompanhar tudo sobre Kaká, Ronaldinho, Adriano, Luiz Felipe Scolari e outros persongens importantes no Esporte Notícia Internacional.

Todos os sábados, Sérgio Patrick e colaboradores analisam os principais campeonatos do mundo. Entrevistas e curiosidades sobre as diferentes culturas são o destaque do programa.

Ouça agora: Rádio Bandeirantes AM 840 / FM 90,9 - São Paulo

Rádio Cultura transmite maratona de concertos por mais de 25 horas


A parceria entre a Rádio Cultura FM (103,3) e a BBC 3, de Londres, já começa a render frutos. O primeiro deles é a transmissão do Music Nation, evento que inicia a contagem regressiva para o London Festival 2012 e para a Olimpíada Cultural, entre os dias 2 e 4 de março. A transmissão começa às 16h da sexta-feira (2), com apresentação de Gioconda Bordon, e termina no domingo (4), às 21h. Durante o fim de semana, apresentadores da casa, como Pérola Paes, Roberta Martinelli, Gilson Monteiro, João Marcos Coelho e o maestro João Maurício Galindo seguem com a programação do evento. Na largada, o ouvinte confere uma introdução sobre o que é o Music Nation e uma obra inédita que faz menção às Olimpíadas.

Serão mais de 25 horas de transmissão de espetáculos de música clássica, jazz e world music. Uma maratona não apenas para grandes nomes da música, pois haverá talentos de comunidades que ainda não foram divulgados pela mídia. “Mais do que os grandes representantes da música, são os pequenos conjuntos; grandes músicos que não têm espaço normalmente na mídia”, explica Alexandre Tondella, gerente das rádios Cultura FM e Cultura Brasil.



“É um programa que vai mobilizar cerca de 100 conjuntos”, explica a colunista Claudia Toni. Haverá apresentações de orquestras de câmara como a Northern Chamber Orchestra, em Shewsbury, o Scottish Ensemble, em Cockermouth e Hull, e a Aurora Orchestra, em Bristol. O London Mozart Players, direto de Basingstoke (Inglaterra), a Orquestra Sinfônica da BBC da Escócia, direto de Glasgow (Escócia), a Ulster Orchestra e a RTÉ Concert Orchestra, direto de Belfast (Irlanda do Norte), a Orquestra da BBC do País de Gales, o coro BBC Singers e a Orquestra Sinfônica da BBC, ao vivo de Londres, são outras atrações.

Para Gioconda, o evento é uma estratégia para chamar a atenção do mundo para a música clássica no Reino Unido em um momento no qual a Olimpíada é o centro das atenções. “E para a Rádio Cultura FM é um marco importante. Nunca houve uma transmissão massiva de uma rádio tão importante quanto a BBC 3.”

“O Music Nation é um projeto da BBC de Londres e que foi incorporado à nossa programação. Na verdade, é uma programação de todo o Reino Unido, com várias orquestras, vários conjuntos, que vão se apresentar. E nós embarcamos nessa grande maratona musical que terá mais de 25 horas de programação”, diz Tondella.

Ele ressalta que esses três dias de transmissão não são apenas para os conhecedores de música erudita. “Tem muita gente que vai gostar, porque tem músicas famosas, músicas que a gente conhece de filme”. O compositor norte-americano John Williams ("Star Wars", "Indiana Jones", "A Lista de Schindler") terá suas trilhas tocadas em apresentações no sábado (3).

A parceria entre a Cultura FM e a BBC começou após integração na União Europeia de Radiodifusão (EBU), que congrega 75 emissoras que distribuem conteúdo pelo mundo todo. “Nós somos a única rádio brasileira que pertence à EBU”, enfatiza Tondella. O objetivo é fazer com que concertos internacionais façam parte da programação da rádio e também levar concertos nacionais para emissoras de outros países. Para ele, é apenas o início de muitas novidades que devem surgir nos próximos meses. "Posso garantir que só tem coisa boa!” Tondella revelou também que a Rádio Cultura FM e a TV Cultura foram convidadas para participarem da transmissão do concerto das Olimpíadas.

Ouça pela Cultura FM - www.culturafm.com.br

A seguir: Blim Blem Blom - MEC FM

O programa deste sábado marca o início da segunda temporada de Blim-blem-blom.

Quarteto Villa-Lobos é destaque neste sábado no programa Blim Blem Blom, da MEC FM

A partir desta edição, o programa recebe, a cada semana, um novo convidado no estúdio. O primeiro deles é o Quarteto Radamés Gnatalli, com interpretações do mestre Villa-Lobos.

A segunda temporada de A Casa Bem-Assombrada, a radionovela do programa, também traz novidades. Neste episódio, as crianças mal voltam às aulas e já querem perturbar Seu Caxias no velho casarão.

Seleção musical
Quarteto de cordas nº 7, de Heitor Villa-Lobos
Interpretação do Quarteto Radamés Gnatalli

Sábado, 12h, Rádio MEC FM 98,9 MHz - Rio de Janeiro.

Ouça a seguir: Vira e Mexe, com Dominguinhos e Paulinho Rosa - USP FM

O grande sanfoneiro, cantor e compositor Dominguinhos e o produtor cultural Paulinho Rosa, se encontram para contar um pouco da história do forró. Na bagagem musical dessa dupla está um acervo fantástico de xotes, baiões, arrastapés e xaxados com seus principais personagens como Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro. As novas caras também tem espaço garantido no programa, elas tem feito o forró sempre e cada vez mais atual. O Vira E Mexe terá sempre convidados especiais para um bate-papo descontraído sobre histórias deste gênero musical divertido e alegre que fará você, cantar, se emocionar e até .....dançar!!

Rádio USP FM 93,7 MHz - São Paulo

Ouça a seguir: Rádio Maluca - Rádio MEC AM - Rio

Sol com chuva, casamento de viúva
Programa fala sobre o clima
No programa deste sábado, a brincadeira é com o clima. Rádio Maluca promove um debate com a garotada sobre as nuances do tempo: calor, frio, temperança, sol, chuva, neve, vento e tempestade.

Uma das atrações do programa é o elenco do espetáculo Estrela da Vida Inteira, em cartaz no Oi Futuro, do Flamengo. Formado por músicos e atores, o grupo apresenta, ao vivo, músicas da peça inspirada em obras de Manuel Bandeira. E não acaba por aí! Para contar a história do dia, o programa recebe a atriz e contadora de histórias, Sil de Paula, do grupo Cantar e Contar.

Sábado, 11h, Rádio MEC AM 800 KHz - Rio de Janeiro