segunda-feira, 19 de março de 2012

Vem aí mais uma rádio customizada


O Bradesco vai virar rádio

Do Radar Online, da Veja.com

Em breve, no dial de Rio de Janeiro e São Paulo, uma rádio que transmitirá 24 horas de programação esportiva. Será a Rádio Bradesco Esportes, uma associação do banco com a Band, nos mesmos moldes da emissora Sul América/Band, cuja programação é 100% dedicada ao (encrencado) trânsito paulistano. A ideia é cobrir todos os esportes, incluindo, claro, futebol.
(Por Lauro Jardim)

-------------------------------------------------------------
Já está no ar pelos 94,1 MHz de São Paulo, uma vinheta na voz de Walker Blaz dando a entender que ali surgirá uma uma emissora voltada para o esporte. A peça ainda diz que é mais uma iniciativa do Grupo Bandeirantes de Comunicação e do Grupo Bel. Em uma outra vinheta - a de identificação da estação - informa que ela é a ZYU 650, Rádio Atual Ltda - que, segundo a Anatel e o Ministério das Comunicações, pertence à José Masci de Abreu e família.

A primeira coisa a se questionar é qual seria a frequência a ser ocupada no aparentemente disputadíssimo mercado radiofônico da capital fluminense, uma vez que a outrora Oi FM - pertencente à Lucia Nascimento Brito, também proprietária da JB FM(dados da Anatel)- já fora arrendada para a rede paulista Jovem Pan.

De acordo com o site Donos da Mídia, o grupo Bel possui oficialmente apenas duas emissoras: Rádio Terra Ltda, em Belo Horizonte e Rádio Oi FM, em Brumadinho, ambas em Minas Gerais. Logo, as demais emissoras teriam sido arrendadas na época da extinta Rede Oi FM.

Não será fácil juntar os interesses de 3 grupo diferentes e um patrocinador para se fazer uma rádio. É de se supor que - caso o projeto venha a se concretizar - a Bandeirantes forncerá o conteúdo, a Rádio Sociedade Marconi, o canal paulistano e o Bradesco, o patrocínio. O que fará o grupo Bel já que não possui canais nem em São Paulo, nem no Rio? Sublocará a emissora carioca de algum concessionário? Ou cederá suas estação em Belo Horizonte?

É fato que o mercado radiofônico de Rio e São Paulo já comporta uma emissora de esportes 24 horas por dia. Difícil é saber se, no caso do Grupo Bandeirantes se, cada rádio (Bandeirantes e Band News FM) continuará a ter sua própria equipe de esportes. Há sempre aquele tentação de "reengenharia", de se fazer mais com menos gente. Porém, no caso da Band, ao menos, não se ganharia nada, já que ambas possuem uma boa audiência e patrocinadores próprios e sólidos.

Outra questão a se pensar: recentemente a Rede Globo adquiriu os direitos de transmissão da Copa do Mundo, e quer repassar às demais emissoras por mais de 800 mil dólares, segundo relato da Jovem Pan. Se isto vier mesmo a ocorrer, o Bradesco teria mesmo disposição de pagar esse montante só para poder transmitir a Copa? Ou será que na pretensa rádio esportiva não transmitirá justamente o principal atrativo, as partidas de futebol?

É sabido que, quando estas grandes empresas entram neste mercado do Rádio, não estão dispostas, geralmente, a gastar o que for preciso para investir neste meio adequadamente porque o consideram um veículo de baixo custo, o que dirá adquirir o direito a transmitir um evento.

Se esta rádio esportiva vier, será bem recebida em boa hora, certamente. No entanto, é preciso saber se o financiador desta empreitada terá a paciência suficiente para colher os frutos - ainda que não sejam financeiros - que demoram a surgir neste meio, mas que são duradouros. É bom lembrar ao Bradesco que ele será responsável pelos ouvintes e admiradores que vier a conquistar, sob pena de ter a imagem da instituição arranhada, caso desista da empreitada.

Iguatemi Prime - Por sua vez, a ex-Mitsubishi FM paulistana - pertencente à Rede Mundial de Comunicações, de Paulo Masci de Abreu - agora se chama Iguatemi Prime, com programação parecida com a sua antecessora, porém com um pouco menos de brilho. Considerando-se de que é uma emissora bem menor e com estrutura menor, talvez não vá tão longe assim. Se não vingar, certamente será arrendada por mais alguma denominação religiosa, ávida em angariar mais fiéis pelo rádio.

Nenhum comentário: