domingo, 18 de março de 2012

Ouça agora o Leitura de Domingo (obaaa!!)

Bom Dia, Brasil. Domingo lindo aqui pelos lados de Piratininga. São 10 horas e alguma coisa. No ar, pela Estadão ESPN, Leitura de Domingo. Trata-se um programa, criado por Marcelo Parada na época em que era diretor da Rádio Eldorado nos anos 90. O esquema é simples: em esquema de revezamento, dois repórteres da casa leêm os jornais do dia e as revistas da semana. Parece meio bobo, mas sempre acaba incitando o ouvinte a ir á banca para comprá-los. Quiçá, comprá-los antes da atração começar. O único problema é que, dependendo de quem está apresentando, o enfoque muda. Se for um jornalista que gosta de política, então, política será um dos carros-chefes do dia. Se for, economia, dá-lhe noticiário econômico. E assim por diante. Curioso mesmo é quando os dois apresentadores são homens. Aí dá-se um jeito de se falar de futebol. Claro, a rádio quase não fala de futebol (será que eu preciso colocar uma interjeição para afirmar que é uma ironia, ou será que todo mundo entendeu, caro leitor?). Imagina se falasse...

O fato é o programa não é original. Na década de 60, Vicente Leporace, entre outros cometaristas políticos se valiam deste expediente. Curiosamente esse apresentador da Rádio Bandeirantes só citou o jornal que lia - Diário Popular - em seu último programa, que foi ao ar num sábado, dia de sua morte. Um de seus sucessores neste horário, Salomão Esper, segue a tradição do amigo e mestre. E dá pra perceber que o seu favorito é o Estadão, por motivos óbvios, creio eu.

O Leitura de Domingo pode até parecer um programa que faz com que o ouvinte deixe de ler o jornal de domingo porque já o ouviu no rádio. Mas creio ser o oposto. Não dá pra ler de cabo a rabo todas as publicações em um programa de duas horas. Dá um gostinho de "quero mais". Chega de falar. Vamos ouvir os jornais. Corre que ainda dá tempo!

Um comentário:

GILSO H OLIVEIRA disse...

MUITO BOA A APRESENTAÇAO DE HOJE. PARABENS P APRESENTADORES