terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Bandeirantes comemora seu jubileu de diamante em maio

Anote aí em sua agenda: a Rádio Bandeirantes, uma das mais populares emissoras paulistas comemora 75 anos em 2012.

Foi num dia 6 de maio de 1937, que a emissora entrou no ar e seus primeiro locutores foram Joaquim Carlos Nobre, Tito Lívio Fleury Martins, Mário de Carvalho Araújo e Plínio Freire Campello.

Inicialmente ela foi controlada por Paulo Machado de Carvalho, o "Marechal da Vitória", antigo dono da Rádio Record e pai de Tuta Carvalho, diretor-presidente da Rádio Jovem Pan. Na década de 1950, a emissora foi vendida a Adhemar de Barros, ex-governador de São Paulo, que a entregou a seu genro, João Jorge Saad para administrá-la, já que este havia tido sucesso no comando da CMTC - Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos de São Paulo -, antecessora da SP Trans.

Pouco tempo depois, Saad assume o controle acionário da Bandeirantes, saneando suas finanças, organizando o departamento comercial e iniciando a expansão do que seria o futuro Grupo Bandeirantes de Comunicação, que inclui tatambém a Rede Bandeirantes de Televisão (Band), a Band News TV e Rede Band News FM, além de diversas outras emissoras de rádio e tv por assinatura, sites e jornais.

---------------------------------
Estou tentando imaginar o que a Bandeirantes vai preparar para comemorar seu Jubileu de Diamante. Lembro-me que, em 1987, quando comemorou 50 anos, a rádio teve uma grande ideia: fez uma programação inteira noticiando os fatos do dia 6 de maio....de 1937. Sim, 1937. O setorista Amorim Filho deu notícias do aeroporto do Campo de Marte, Baía Filho dava as últimas do governo Adhemar de Barros direto do Palácio Campos Elíseos, sede estadual de então, Geraldo pedrosa falava direto do Palácio do Catete, na Capital Federal, o Rio de Janeiro, e assim por diante. Foi uma ideia bem sacada e de muita imaginação da Equipe Bandeirantes de Jornalismo, comandada por José Paulo de Andrade.

Nenhum comentário: