terça-feira, 26 de abril de 2011

Programação da Cultura FM passa por modificações

A Rádio Cultura FM está atualizando sua grade de programação a partir desta semana, incluindo Começando o Dia, com Alexandre Machado; Interlúdio - Encontros e passagens musicais, com Cynthia Gusmão; Música Barroca, produção de Ralf Schwartz – sábado, 8h; e Claritas: O Universo da Música Antiga, produção de Cynhtia Gusmão – domingo, 8h.

A grade terá ainda uma mudança importante a partir de 23 de maio, quando passará a apresentar, de 2ª a 6ª, das 11h ao meio-dia, o programa Ideias Musicais. A cada seis meses, cinco profissionais ocuparão um dia da semana para desenvolver uma reflexão sobre uma faceta da música clássica. Esses profissionais serão compositores, musicólogos, intérpretes, críticos e demais especialistas, com marcante atuação na vida musical brasileira e, terminadas suas respectivas séries, outros serão convidados para o mesmo desafio. Desta maneira, a Rádio Cultura FM continua a cumprir sua missão de abrir espaços para novas ideias a respeito do que acontece hoje na vida musical do País. Ao mesmo tempo, dá voz a profissionais de grande importância para a música brasileira e que não têm acesso aos meios de comunicação de massa. A exemplo das maiores rádios públicas do mundo, a emissora pretende proporcionar diferentes pontos-de-vista sobre a música clássica e sua escuta.

Ideias Musicais seguirá a tradição do horário, iniciada pelo maestro Júlio Medaglia, que levou ao público, todos os dias, das 11h às 12h, temas essenciais para a música, no programa TEMA E VARIAÇÕES. Pelo reconhecido e inconteste papel desempenhado pelo maestro Medaglia em prol da divulgação da música clássica no Brasil, foram oferecidas a ele algumas alternativas, mas a conclusão das conversas foi pela não renovação do contrato.


--------------------------------------
A ideia do "Ideias Musicais" é assaz interessante. Porém, acho que seria altamente inovador colocar esses cinco convidados debataendo ao mesmo tempo e ao vivo com a participação dos internautas.

domingo, 24 de abril de 2011

Esse Chico Perez....

Atenção, meninos e meninas: vocês que estão afoitos em ingressar numa grande redação de uma dessas grandes emissoras de rádio por aí, precisam ler o blog do professor Celso Antonio de Freitas, ex-diretor de jornalismo do Sistema Globo de Rádio, da Rádio Capital e professor de um monte de faculdades por aí. Atualmente ele trabalha na produtora Rádio 2 e já vaia ganhar plaquinah de patrimônio do Elvio Mencarini.

E para começar a ler, veja um perfil completo de Chico Perez, o cara.

sábado, 16 de abril de 2011

Vamos para a Virada?

Hoje, excepcionalmente, não escrevei a costumeira coluna de sábado de quase todas as semanas (semana sim, semana não, semana não de novo, hehe). Vamos todos para a Virada Cultural assistir aos espetáculos de Luta Livre no Anhangabaú. Por volta da meia noite, ou vamos para o Palco do Arouche para ver Ritchie e Marina Lima, ou para ver o Big Boy Cover, Gerson King Combo e Banda Black Rio no Sesc Santana. Às 3 da matina, eu e o colega João Carlos Santana, da CBN, colaremos no Sesc Belenzinho para ver Thaide e Funk Como Le Gusta.

Tem coisa para caramba para se ver, não sei se vai dar pra olhar tudo. Vou fazer como certos jogadores futebol pernas de pau: chutar para onde o nariz apontar. Você também, caro leitor da grande São Paulo, não fique em casa assistindo ao "Zorra Total", não. Pega o Metrô ou o trem - que vão rodar a noite toda - e vamos pra Virada, né, meu? É tudo de graça, menos o busão, mas dizem que tem uns bilhetes que vc só paga uma passagem e tal.....

Programação da Virada no site do Uol

terça-feira, 12 de abril de 2011

Serginho leite no Jô Soares Onze e meia

Morreu Serginho Leite

Triste, muito triste. Acabei de saber do falecimento do meu amigo Sergio Leite, com quem convivi no Show de Rádio da Jovem Pan e em outras emissoras. Boa praça, ótimo caráter, deixa história bonita no rádio. Serginho era um grande parceiro e nosso último encontro foi no Bar do Elias, perto do Palmeiras.

Músico, radialista, humorista. Suas paródias, teciam inteligentes e agudas críticas, outras vezes considerações elogiosas a todo tipo de situação e gente. Durante três décadas no rádio, o paulistano Serginho Leite conquistou um espaço que poucos apresentadores conseguem no Brasil: um programa onde o repertório não é escolhido pelas gravadoras de capital estrangeiro, e outros que comandam o rádio por aqui, para poder fazer rádio do jeito que gosta: futebol misturado com boa música e entrevistas.

Sergio Souza Leite morreu aos 55 anos de idade, vítima de infarto. Passou mal ontem e foi levado ao hospital das Clínicas de São Paulo. Pedro, seu filho, contou ao repórter Rogério Gama, da Rádio Capital, que ele começou a sentir fortes dores no peito, foi ficando com o corpo frio e faleceu.

Serginho era casado com Tânia Leite e o casal tinha dois filhos: Pedro e João.

Foi um dos grandes nome do Show de Rádio, idealizado por Estevan Sangirardi na Jovem Pan, onde fazia imitações de Pelé, Maguila e tantos outros, ao lado de Odair Baptista com a Rádio Camanducaia, Nelson Tatá Alexandre e Weber Laganá Pinfari.

Uma das histórias contadas por Sergio no programa do Jô aconteceu quando eu apresentava o Show da Manhã, na Jovem Pan.

Colocamos no ar, por telefone, a apresentadora Xuxa, para falar de seus projetos ou algo parecido. Serginho entrou no estúdio imitando Pelé e eles conversaram por mais de cinco minutos, sem que a loira percebesse, tal a perfeição na imitação. Os principais parceiros de Serginho, até este último instante de sua vida foram Weber Laganá Pinfari, Luiz Romagnoli e Alaor Coutinho.

Saudades: Serginho Leite na Praça é Nossa 2008

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Rádio equatoriana é assaltada durante programa ao vivo

Do portal Terra

A emissora de rádio equatoriana Radio Rumba, de Guayaquil, foi assaltada nesta quarta-feira por cinco pessoas armadas durante a transmissão ao vivo de uma entrevista sobre política. Os assaltantes, quatro homens e uma mulher, roubaram cinco computadores portáteis, um equipamento de transmissão e US$ 130 em dinheiro, informou à Agência Efe o gerente da Rumba, Freddy Moreno. "Entre 7h15 e 7h20 hora local (9h15 e 9h20 de Brasília), cinco pessoas ameaçaram o segurança do edifício com armas, entraram na rádio e assustaram as pessoas", explicou Moreno, que no momento não estava na emissora. O gerente esclareceu que as sete pessoas presentes no local sofreram "agressões leves".

Curiosamente, disse, foram os próprios ouvintes que chamaram a Polícia, já que o locutor que estava ao vivo teve tempo de avisar sobre o assalto antes de ser obrigado a cortar a transmissão. "Os próprios ouvintes chamaram a polícia e quando eu consegui telefonar os policiais disseram que já tinham recebido outras 20 chamadas", assinalou o gerente da "Radio Rumba". Por volta das 9h30, a polícia prendeu Jonathan Q, acusado de participar do roubo, assinalaram fontes jornalísticas. A Radio Rumba reiniciou sua programação por volta das oito da manhã, 45 minutos depois do assalto.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Rádio cearense mostra seu estúdio ao vivo na internet

É a Rádio Tupinambá AM, de Sobral, no sertão do Ceará, terra de Renato Aragão.

Assista ao vídeo da Rádio Tupinambá na Justin.tv

Rádio Record News chega em maio

Marcelo Gripa, do Adnews

A Record bem que tentou tratar o assunto em sigilo, mas a Rádio Record News FM está se preparando para nascer, de acordo com apuração do Adnews. A informação já havia sido especulada em fevereiro. O grupo comandado por Edir Macedo acertou a compra da Rede Transamérica e, a partir de maio, entra no segmento de notícias, chamado de "all news", para concorrer com CBN, BandNews FM e Eldorado/ESPN. Ao que tudo indica, a nova emissora será sintonizada, em São Paulo, no mesmo dial da Transamérica, o 100,1MHz em FM.

Em fevereiro, a Record News havia sido pauta do mercado por contratar o jornalista Heródoto Barbeiro para ser âncora do canal de TV. Ex-apresentador da TV Cultura, Heródoto tem larga experiência e intimidade com o meio radiofônico. Era gerente de Jornalismo e apresentador da CBN. Ao Adnews, a rádio Transamérica negou o acordo, e a Record News não quis comentar o assunto.

Mercado em ebulição - Recentemente o meio radiofônico tem experimentado novidades que agitaram o mercado. Além do casamento entre 89 FM e a linha FAST, da Neslté, para conteúdo customizado, o Grupo Estado e ESPN criaram a Rádio Estadão ESPN, hospedada no 92,9FM. Sob tutela editorial do Grupo Estado, a nova rádio tem formato "all news"; a parceira ESPN entra com o conteúdo relacionado a esporte.


---------------------------------------------
Agora é aguardar cenas dos próximos capítulos.

sábado, 2 de abril de 2011

Rádio Base Urgente no ar pela USP FM

O programa Rádio Base Urgente, pela USP FM 93,7 MHz, está entrando no ar. E também está rolando o programa na USP FM Ribeirão Preto 107, 9MHz. Você também pode entrar em contato conosco no Facebook, e por MSN: radiobaseurgente@hotmail.com

Abril, vem aí mais novidades.

O lendário homem lobo Wolfman Jack

Este é um trecho de um documentário do canal Film and Arts, que foi colocado na internet pelo site "Peças Raras", de Marcelo Abud. Ele fala de Wolfman Jack, o primeiro dj a fazer sucesso no rádio e que serviu de fonte de inspiração para o também lendário Big Boy.