segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Rádio Internacional da China completa 70 anos


Foi realizada neste sábado (3), em Beijing, uma assembleia solene por ocasião do 70º aniversário de fundação da Rádio Internacional da China (CRI, na sigla em inglês).
Resultado de um desenvolvimento de sete décadas, a CRI transmite hoje em 61 idiomas o noticiário e a cultura da China a todo o mundo, através das mídias rádio, TV, jornal, internet e celular. A CRI é o veículo de comunicação internacional com o maior número de línguas de transmissão do mundo.


Em carta de congratulação, o membro permanente do Birô Político do Partido Comunista da China, Li Changchun, disse esperar que a CRI reforce a pontualidade, atrativos e precisão na comunicação internacional, além de intensificar o caráter original e pioneiro na divulgação de notícias, para que ela figure entre os grandes veículos de comunicação do mundo.

O alto funcionário chinês responsável pela divulgação de informações, Liu Yunshan, disse em seu discurso que, na condição de principal força da China na radiodifusão ao exterior, a CRI tem o dever de transmitir ao mundo o desenvolvimento socioeconômico e a vida da população da China, mostrar quão profunda e encantadora é a cultura chinesa e promover o conhecimento da comunidade internacional sobre o cenário atual e o caminho de desenvolvimento trilhado pelo país. O objetivo dessa missão há 70 executada pela CRI é desempenhar um papel de ponte para intensificar o entendimento mútuo entre chineses e estrangeiros, finalizou Liu Yunshan.


O presidente da CRI, Wang Gengnian, esclareceu que, nos últimos anos, a rádio chinesa vem buscando um caminho de desenvolvimento adequado às suas características no que diz respeito ao estabelecimento de subestações no exterior, à utilização de novas mídias e na consolidação de uma plataforma comum a toda indústria de radiofusão. Ele garantiu que a CRI vai promover o desenvolvimento da capacidade e do conteúdo de comunicação internacional.

Alguns chefes de Estado e de Governo estrangeiros enviaram mensagens de congratulação à rádio, incluindo os presidente de Laos, Choummaly Sayasone, de Paquistão, Asif Ali Zardari, de Moçambique, Armando Guebuza, o presidente da Bolívia, Evo Morales, e o presidente da Itália, Giorgio Napolitano.


A Rádio Internacional da China fez sua primeira transmissão em língua estrangeira, em japonês, no dia 3 de dezembro de 1941, fato que marca o nascimento da causa chinesa de radiodifusão ao exterior. A CRI possui hoje 70 subestações pelo mundo, 180 rádios cooperativas, 18 rádios globais por internet, 24 estúdios de programas ultramarinos, 15 Salas de Aula Confúcio via rádio e 40 escritórios de correspondência. Em todo o ano de 2011, a CRI transmite diariamente 3.000 horas de programação.

Nenhum comentário: