quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Mateus Sartori apresenta seu álbum "Franciscos"

O cantor Mateus Sartori apresenta show de lançamento seu terceiro álbum, Franciscos, dia 10 de dezembro, no Teatro FECAP (Av. Liberdade, 532 - www.teatrofecap.com.br ). O disco traz repertório exclusivo de compositores com o nome de Francisco, que atuaram desde a década de 30 até músicos mais contemporâneos, como Chico Buarque, Chico César e Chico Anysio. Além desses, dois homenageados participarão da celebração também no palco: Chico Saraiva e Chico Pinheiro estarão ao lado de Mateus, unindo seus talentos para tornar a noite ainda mais especial.

Produzido pelo pianista Tiago Costa, e lançado em fevereiro desse ano, o álbum Franciscos tem sonoridade camerística, em que o conjunto piano, baixo acústico, bateria, violão e percussão encontram a unidade de timbres do álbum, ressaltando a riqueza da diversidade de ritmos presente no trabalho.

No repertório de Franciscos, um leque variado de canções, desde Pandeiro é meu nome, de Francisco Ferreira da Silva, sucesso de Alcione, aqui totalmente repaginado por Mateus; Cantando no Toró, Morro Dois Irmãos, Mambembe, e Quem te viu, quem te vê, de Chico Buarque; uma parceria rara entre Chico César e de Itamar Assumpção Dúvida Cruel e a bela valsa Eu sonhei que tu estavas tão linda, de Francisco Mattoso e Lamartine Babo. Completam o show, ainda, as canções Nicanor Belas Artes (João Nogueira / Chico Anysio); Boca De Siri (Chico Pinheiro); Lembrança Boa (Zezo Ribeiro / Chico César); Eu Sonhei... (Francisco Mattoso); Rosa Morena (Dorival Caymmi); A Flor E O Espinho (Nelson Cavaquinho); Babassuê (Chico Saraiva); Canto Pra Aurora (Chico Saraiva); Doce Sereia (João Bosco / Francisco Mucci); A Virada Da Costeira (Chico Saraiva); Só Louco (Dorival Caymmi).

Mateus Sartori lançou dois álbuns, Todos os Cantos (2006) e Dois de Fevereiro (2008), este último dedicado à parte da obra de Dorival Caymmi e alvo de felizes críticas da imprensa. Nascido em Franca, Mateus reside em Mogi das Cruzes, cidade do interior paulista. Arquiteto de formação, ele canta desde os 13 anos, tendo passado por corais de igreja e festivais de música, até compreender que realmente o canto falava mais alto do que sua formação. Seu primeiro trabalho foi o disco Todos os Cantos, que tem participação de Guinga, Renato Braz e Nailor Proveta. Atuou em shows ao lado de Ivan Lins, Guilherme Arantes, Danilo Caymmi e Flávio Venturinni. Entre suas influências estão Ney Matogrosso, Mônica Salmaso, Nana Caymmi e Elis Regina.

Nenhum comentário: