segunda-feira, 27 de junho de 2011

O Bandeirante Otávio Gabus Mendes e o "Exame de Consciência" de Zé Paulo de Andrade‏

A partir de hoje, em edições quinzenais, no blog Peças Raras (www.pecasraras.blogspot.com) você acompanha um Exame de Consciência com alguns dos principais nomes que integram a equipe da Rádio Bandeirantes. A série tem início com José Paulo de Andrade. Mas para entender melhor do que estamos falando, é preciso voltarmos ao final dos anos 30.

Naquele tempo,Otávio Gabus Mendes foi um nome de fundamental importância para que a Bandeirantes se tornasse a mais popular emissora paulista. Contratado no final de 1938 para a direção artística da rádio, ele lança diversas atrações criativas.

Uma das metas parece ter sido estimular a aproximação entre os ouvintes e os profissionais da casa. A interatividade passa a ser a palavra-chave desta relação. No Bandeirante Repórter, os ouvintes concorriam a prêmios, ao enviar informações sobre fatos curiosos à emissora.

Em Às Quartas-feiras com o Tio Juca, Otávio Gabus Mendes vira um Dr. Sabe Tudo e responde a perguntas inusitadas. Bem Que Vi se propõe a radiofonizar as reclamações enviadas à Rádio Bandeirantes. Ainda no começo de 1939, no Teatro para Você (destaque da próxima Interferência, no próximo sábado, no "Você é Curioso?"), o radialista destina o final do programa para a leitura da correspondência enviada pelos fãs ao elenco do radioteatro, que tem a oportunidade de agradecer, de viva-voz, os ouvintes.

Em 10 de julho daquele ano de 39, mais uma novidade estreia na Rádio Bandeirantes. Apresentada às segundas-feiras, quinzenalmente, a atração recebe o nome de Exame de Consciência. Idealizado e apresentado por Otávio Gabus Mendes, o programa reúne os integrantes do elenco da emissora que fazem, ao microfone, uma autocrítica. É um momento destinado para que os comunicadores falem sobre o papel que desempenham na equipe e comentem a produção da emissora como um todo.

Em 6 de maio deste ano, quando a Bandeirantes completou 74 anos no ar, eu estive na transmissão feita diretamente da Pinacoteca do Estado de São Paulo. Lá, propus aos atuais profissionais da emissora que fizessem um Exame de Consciência. A partir de hoje, em edições quinzenais, você vai acompanhar depoimentos em que eles analisam o que representam para a Bandeirantes e o que a Bandeirantes proporciona à vida deles.

Para inaugurar esta série de Exames de Consciência, você fica com a palavra de José Paulo de Andrade, que já está no ar pelo blog Peças Raras.

Marcelo Abud
Blog Peças Raras

Nenhum comentário: