terça-feira, 29 de março de 2011

Radiografia da Coluna: CBN exibe versões de músicas do U2

U2 como você nunca ouviu
O programa Sala de Música, apresentado por João Carlos Santana na CBN apresentará neste sábado uma edição especial com bandas brasileiras fazendo versões inusitadas das músicas do U2.

A fina flor da música pop
A atração contará com novos e antigos nome do rock nacional como Marcela Mangabeira, André Jung (baterista do Ira!), o rapper Kamau, Erica Martins, Izzy Gordon e seu irmão Tony Gordon, Irmandade do Blues e Theo Werneck, Tita Lima, Planta e Raiz e Joe Welch. Também estarão presentes a banda Zero, que gravou uma versão jazz para "New Years Day", o grupo de música erudita Musiccata, a banda Violeta de Outono, representada pelo tecladista.

Música de verdade nar rádios certas
Se você nunca ouviu qualquer uma dessas bandas, esta é um ótima oportunidade para ouvir o prograam do João e conhecer uma pequena parte da produção musical brasileira dos dias de hoje, que você só ouve nas rádios universitárias, educativas, públicas ou, no caso, na CBN.

Oficina de quem?
Olha, não conheço todas as bandas, mas já vi que vai ser sensacional. A única coisa que não gostei foi a convocação da banda "gospel" Oficina G3. Desculpem-me a franqueza, mas não consigo enxergar onde bandas desse estilo tem alguma coisa a ver com U2 ou os demais artistas acima citados. O produtor se justifica dizendo que, "já fazia muito tempo que eu esperava uma oportunidade para inserir um representante do gênero gospel no programa devido ao grande número de pedidos".

Chama o padre Marcelo
Legal, cada um tem sem critério. E de repente o João até curte essa banda e também outras "gospeis"(sic). Mas insisto que ela distoa totalmente do perfil dos demais convidados. Se é pelo fato do U2 ser irlandês, cristão e católico, deveria ter chamado o Padre Marcelo. Ué, o sacerdote não canta também?

Um mero detalhe
Mas isso é um minúsculo detalhe que não vai manchar a beleza de todo o restante do programa que irá ao ar. Pelo menos os fãs dos "mecânicos" da G3 vão curtir a performance deles.

Cuidado com a Alavanca
Sempre achei legal a CBN ter um prograna de música, para quebrar a aridez de tanta notícia. Só acho que o "Sala de Mùsica" deveria ser diário. Na finada Eldorado AM, havia um programa diário, nos anos 70, às 18h chamado "Um Piano Ao Cair Da Tarde", só clássicos executados nesse chique instrumento. Anos mais tarde, Os Irmãos Bambulha fizeram uma deliciosa sátira, que virou quadro em seu programa semanal, o "Não Tranca Que Lá Vem Alavanca" na Rádio USP. O quadro tinha o sugetivo nome de "Uma Alavanca Ao Cair da Tarde".

Nããããããão perca!
Então anote aí na sua agenda, Sábado 21h30, "Sala de Música", na CBN.

Morre José Alencar
"O ex-vice-presidente da República José Alencar morreu às 14h41 desta terça-feira, aos 79 anos, no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, vítima de câncer. Ele foi internado ontem com quadro de suboclusão intestinal"(Folha.com)

Quem deu a notícia primeiro?
Em época de internet é ABSOULTAMENTE IMPOSSÍVEL quem deu a notícia primeiro. Nem interessa. O que importa isso agora? Mesmo entristecido, quero avaliar quem fez a melhor cobertura até agora.

O repórter de rádio sempre lá
De um modo geral as 5 redes de rádio dedicadas ao jornalismo sediadas em São Paulo fizeram uma cobertura correta dos tristes fatos, mas a Jovem Pan tinha repórteres lá no hospital, desde manhã, como se soubera ou pressentira que o pior estava por vir. As outras prefiram esperar as más notícias ou não. No entanto, no fim da tarde a Band News recuperou o espaço perdido. Afinal que tem Boris Casoy e Dora Kramer em seu time não fica "vendido" numa hora dessas.

O exemplo que tem de ficar
No final, ponto para todo mundo. Nessas horas, tudo fica zerado. Alencar se foi, mas o exemplo de garra, perseverança e honestidade fica para a classe política e para todos o brasileiros. E é isso que o rádio tem de retratar numa hora dessas. E ponto final.

Nenhum comentário: