quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Rádios piratas colocam em risco dois milhões de passageiros aéreos no Rio

Do Portal R7

Dois milhões de passageiros que circulam pelos aeroportos do Rio de Janeiro estão sendo prejudicados. São as ondas criminosas das rádios piratas que atrapalham a comunicação. Os pilotos têm dificuldade de falar com as torres de comando por causa da interferência. E é justamente na hora de pousar e de decolar que o contato com é mais importante.

A equipe da TV Record fez o teste, durante um sobrevoo pela cidade o piloto encontra dificuldade de comunicação com a torre de comando. O problema é a interferência do sinal das rádios piratas.

A repressão às rádios clandestinos tem sido um desafio para a Polícia Federal e aos fiscais da Anatel (agência nacional de telecomunicações). Em novembro do ano passado, uma megaoperação conseguiu descobrir equipamentos de quatro rádios clandestinas, em Duque de Caxias, na baixada fluminense. O sinal delas estava interferindo no tráfego aéreo entre as torres de comando e o aeroporto internacional Tom Jobim.

O problema de comunicação da torre de controle com os pilotos ganhou dimensão nos últimos cinco anos com o aumento no número de voos. Em muitos casos, a aeronáutica é obrigada a abandonar a frequência principal e utilizar a reserva para conseguir fazer contato com a aeronave. E, mesmo assim, às vezes ainda é necessário usar frequências alternativas para passar orientações.

Em Janeiro, mais de 20 mil aviões embarcaram e desembarcaram nos dois principais aeroportos do Rio. A operação das rádios piratas pôs em risco a segurança de quase dois milhões de passageiros.

Nenhum comentário: