quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Metropolitana FM contrata produtor musical como consultor

A Metropolitana FM (98,5 MHz) prepara uma série de mudanças para a chegada da segunda década do século 21. Alinhada com as tendências internacionais do meio rádio e com as novidades musicais e tecnológicas, a emissora passará por uma gradativa mudança em sua plástica. Para realizar este projeto, a rádio Metropolitana contratou a Mix Master Music, empresa comandada pelo produtor musical Lampadinha. Vencedor de dois Grammy, Lampadinha já trabalhou com bandas como Titãs, NX Zero e Charlie Brown Jr., entre outras. Esta será a primeira vez no rádio brasileiro em que um produtor musical atua como consultor artístico de uma emissora.

Os ouvintes já podem sentir a nova fase da sonoridade da rádio. A primeira ação de Lampadinha na Metropolitana FM foi preparar o tema de final de ano da emissora, que está no ar desde o dia 26 de novembro. A partir daí, as vinhetas, remixes e todos os elementos que fazem parte da plástica da rádio (que é, basicamente, a sonoridade da emissora para o ouvinte) serão modificados gradativamente. “Vamos fazer um update, uma atualização, trazendo essa sonoridade da música atual, junto com a minha experiência como produtor, para a rádio”, explica Lampadinha.

A nova plástica, no entanto, não representará uma ruptura. De acordo com o diretor-geral Jayr Sanzone Jr., a rádio continuará sendo o local das novidades musicais e das tendências entre o público jovem. “Na realidade, nós queremos manter o nosso frescor de novidade junto ao ouvinte. Por isso estamos realizando uma série de ações desde 2008 que ajudam a manter esta sensação e a nossa evolução. Tudo isto faz parte do nosso DNA”, explica.

Por conta da busca pela inovação, a Metropolitana FM buscou a consultoria artística de Lampadinha e de seu estúdio. É a primeira vez que um produtor de bandas de sucesso atua como consultor de uma rádio, o que garantirá que as produções de músicas exclusivas e a plástica para a rádio Metropolitana estejam de acordo com o que há de mais atual no mercado musical.

-------------------------------------------

Produtores musicais e músicos que dirigirem emissoras de rádio não é tão novidade assim. Nas décadas de 1970 e 1980 o compositor e músico Carlinhos Vergueiro era diretor artístico das rádios Eldorado. Fernando Brant, eterno parceiro de Milton Nascimento, foi diretor da lendária Rádio Inconfidência, também nos anos 80. Kid Vinil dirigiu a ex-Brasil 2000 FM há cerca de 10 anos. E mais recentemente Bruno Levinson, criador do conceituado festival "Humaitá Pra Peixe", assumiu a direção da MPB FM, do Rio. Sem falar no primeiro e maior DJ que se aventurou pelas ondas do rádio: Big Boy, criador e diretor da Eldo Pop FM, hoje Beat 98, do Rio. Claro, não há dúvidas de que esse pessoal todo entendia muito de música, o que é primordial para quem quer trabalhar numa rádio deste gênero, não é mesmo? Afinal, o importante é conteúdo. O resto, parafraseando Millôr Fernandes, é armazém de secos e molhados.

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Programa debate parceria de rádios comunitárias com a EBC

Nesta semana, o “Rádio em Debate”, programa da Ouvidoria da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), tem como tema a parceria entre EBC e rádios comunitárias atuantes em Brasília, Rio de Janeiro e Amazônia. Para isso, entrevistamos José Sóter, Coordenador Executivo da Associação Brasileira de Rádiodifusão Comunitária (ABRAÇO), Batista Filho, Presidente da Rádio Comunitária Utopia FM, Pedro Osório, Secretário Executivo do Forúm Nacional pela Democratização da Comunicação, Bráulio Ribeiro, assessor da superintendência de rádio da EBC, e Liara Avellar, responsável pela Rádio MEC AM.

Na edição especial do “Rádio em Debate” realizada para a MEC FM e MEC Brasília, o programa apresenta e aborda novidades na programação nas próximas semanas a partir de entrevista com Marcelo Brissac, responsável pela MEC FM.

O "Rádio em Debate" também dá espaço a críticas, sugestões e elogios à programação das emissoras da EBC: MEC AM, MEC FM, MEC Brasília, Nacional do Rio, Nacional de Brasília, Nacional FM Brasília, Nacional da Amazônia e Nacional do Alto Solimões.

Produzido pela Ouvidoria da EBC, o programa é transmitido às sextas, com reprise aos sábados, nos horários abaixo. Emissoras da EBC também podem ser escutadas pelo portal: www.ebc.com.br

Rio de Janeiro:

Nacional do Rio de Janeiro (1130 Khz) sexta às 20h04 e sábado às 7h50
MEC AM (800 Khz) sexta às 20h e sábado às 7h50
MEC FM (98,9 MHz) sexta e sábado às 11h45

Brasília:

MEC Brasília (800 Khz) sexta e sábado às 11h45
Nacional de Brasília (980 Khz) sextas às 13h e sábados às 8h30
Nacional FM Brasília (96,1 Khz) sextas às 13h e sábados às 14h

Amazônia:

Nacional da Amazônia (OC 11.780 Khz): sexta às 10h45 e 16h45, sábado às 9h45.
Nacional do Alto Solimões (FM 96,1 MHz e AM 670 Khz): sexta às 9h45

http://www.ebc.com.br

O melhor das rádios públicas - Seresta Viva - Rádio Mec AM

Seresta Viva apresenta para as novas gerações e relembra para as anteriores, a antiga tradição de cantoria popular das cidades: a serenata, rebatizada no século XX de seresta. O programa resgata a música, os cantores e compositores deste gênero musical, além de apresentar uma agenda dos principais eventos de serestas.

Seresta Viva
Sextas-feiras, 23h
Horário alternativo: quarta, às 2h
Produção e apresentação: João Carlos Carino
Rádio Mec AM - 800 KHz - Rio de Janeiro
http://www.radiomec.com.br

O melhor das rádios públicas - Orelha Extra - UFSCar FM

O programa Orelha Extra é produzido, em Coimbra, pelo radialista português Fernando Cabrita e tem o propósito de divulgar músicas de todas parte do mundo, surpreendendo e, às vezes, até assustando os ouvintes. A atração inclui diversos estilos já que é possível encontrar produção musical de qualidade em todos eles.

O programa é semanal e faz parte da grade de programação da Rádio Universitária do Algarve 102.7 FM; da Rádio Universidade de Coimbra 107.9 FM; e da Rádio Castrense (Baixo-Alentejo), em Portugal.

Para conhecer mais sobre o programa, acesse o site http://www.orelhaextra.com/
Na Rádio UFSCar, o Orelha Extra vai ao ar todas as sextas-feiras, a partir das 23h00.

Rádio UFSCar contrata para área de produção

Até o dia 3 de janeiro a Rádio UFSCar, da Universidade Federal de São Carlos (UFScar), recebe inscrições para vagas na equipe de produção da emissora. Pode participar da seleção qualquer profissional com experiência ou formação nas áreas de Radialismo, Produção Audiovisual, Produção Cultural, Música, Jornalismo, Comunicação e Artes em geral. Os contratados trabalharão com coordenação de programação, programação musical, acervo e produção de programas. A seleção também servirá de cadastro para reserva de vagas.

Para inscrição, o candidato deve enviar o currículo atualizado e uma carta de intenções com os motivos do interesse em trabalhar na emissora. O envio deve ser realizado até 3 de janeiro para o e-mail radio@ufscar.br, com o assunto "Vaga para produção radiofônica". As entrevistas serão realizadas nos dias 6 e 7 de janeiro. A seleção acontece para contratação imediata, com carga horária de 40 horas semanais e no regime CLT.
É desejável que o candidato tenha o registro profissional no Ministério do Trabalho na área de Comunicação, emitido pela Delegacia Regional de Trabalho (DRT), ou estar apto a obtê-lo. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail radio@ufscar.br.

O melhor das rádios públicas - Via Sampa - Rede USP FM


Lançamentos, artes, espetáculos, cinema, teatro, dança, música, livros, dicas de passeios e o universo cultural infantil estão entre os assuntos do VIA SAMPA que traz uma agenda completa com o melhor da programação cultural da cidade. Veiculado de segunda à sexta-feira, do meio-dia à uma da tarde, o programa mantém o público antenado sobre as diversas tendências do mundo das artes através de informações e música da melhor qualidade.

Ficha Técnica:
Apresentação: Ademir Budóia
Produção: Heloisa Granito
Sonoplastia: Cido Tavares e José Silvestre de Camargo
Coordenador Musical: Ricardo Sanches
Discoteca: Mary Mitiko
Internet: Rita de Cássia C. Castro
Boletins Culturais:
Dominguinhos e Paulinho Rosa, Laert Sarrumour, Luciano Ramos, Priscilla Brunetti, Régis Tadeu, jornalista Sandra Capomaccio, além de dicas culturais produzidas por Luiz Ribeiro da Rádio USP FM Ribeiräo Preto.
Diretora de Programação: Silvana Pires
Direção da Rádio USP: Celso Santos Filho

O melhor das rádios públicas - Megafone - Rádio UFSCar FM

O programa Megafone, que vai ao ar ao vivo nas manhãs de segunda a sexta-feira, tem a proposta de estabelecer um diálogo direto com a população, participando ativamente do cotidiano da cidade de São Carlos. Debates e campanhas de interesse público, política, cultura, cidadania e mobilização social estarão em pauta no programa, que contará com a constante presença de convidados para discutir os assuntos.

Além das discussões, a seleção musical, diversificada mas coesa, trará desde a música instrumental brasileira, passando pelo regional, clássicos da MPB e figuras contemporâneas da nossa música, se estendendo até a música latina e as matrizes da nossa cultura: indígena, africana e, porque não, europeia. Escute e faça diferença!

Programa Megafone
De segunda a sexta, das 10 horas da manhã ao meio dia,
Apresentação de Lucas Ferreira
Rádio UFSCar FM - 95,3 MHz
São Carlos - SP
http://www.radio.ufscar.br/

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Paulinho, o do Blog, dá entrevista para a Rádio Metropolitana de Mogi das Cruzes

Juca Kfouri é seu amigo. José trajano é seu fã de carteirinha. Jorge Kajuru, então, só lhe dedica os maiores elogios. A recíproca aos seus admiradores é verdadeira. Há algumas pessoas ligadas ao futebol que não gostam muito dele nem de seus amigos citados acima.

Este é o editor do famoso "Blog do Paulinho", a publicação virtual que mais mexe na ferida da corrupção no nosso esporte bretão, coisa que muita gente que se diz amante do ludopédio não tem lá muita coragem de fazer.

"No futebol você pode contar nos dedos os dirigentes que você pode chamar realmente de honesto", diz ele, entre outras revelações bombásticas, nessa entrevista que ele concedeu ao programa "Esporte e Ação", da minha querida Rádio Metropolitana de Mogi das Cruzes, onde este que vos escreve começou a carreira radiofônica, há muuuito tempo.

Quem realmente gosta de futebol precisa ouvir essa entrevista. Quem não gosta, também.

Toninho Espessoto morre em São Paulo aos 52 anos


Do Laboratório Pop

Criador do blog Acordes e apresentador de programas de rádio como o "Papo de Músico", na USP FM, o jornalista Toninho Spessoto, 52, morreu nesta quinta (23) em São Paulo, às 8h, de infecção generalizada. A notícia foi confirmada por Daniella Alcarpe, amiga de Spessoto, no blog do jornalista. Ele estava internado há duas semanas no Hospital do Mandaqui, no Carandiru, também em São Paulo, por causa de uma infecção no joelho - que se alastrou para a parte renal, e chegou a colocá-lo em coma induzido. Antes, vinha se aplicando numa dieta, visando fazer operação de reduçao de estômago.

Além de jornalista, Spessoto era tradutor e intérprete, e colaborou com publicações como as revistas Bizz, Sucesso e Rolling Stone, além do Jornal do Brasil. Fez inúmeras críticas e entrevistas internacionais - por duas vezes, conversou com um de seus grandes ídolos, o maestro e compositor americano Burt Bacharach, para publicações nacionais. Em mais de 30 anos de profissão, foi também editor de jornalismo das rádios Pool FM e Bandeirantes FM de São Paulo, correspondente na capital paulista das rádios Alvorada AM e FM de Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Juiz de Fora, e produtor/locutor das rádios Educadora AM e FM de Piracicaba (SP). Atuou, ainda, como assessor de imprensa e produtor nas gravadoras Bompastor e ABW. Toninho Spessoto era solteiro e não deixa filhos.

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Vocalista da banda Garotos Podres precisa de sangue

Amigos da Rádio Base,

O Mao, vocalista dos Garotos Podres, irá passar por uma cirurgia na próxima
semana e sua família pede aos amigos que ajudem doando sangue ao Banco de Sangue Paulista, localizado à Rua Dr. Alceu de Campos Rodrigues, 46 - 14° andar, V. Nova
Conceição. Telefone: (11) 3048-8969. Lá a doação deve ser destinada a José Rodrigues Máo Júnior e ao Hospital Cruz Azul de São Paulo.

Desde já, agradecemos a colaboração. Se não puder doar, ajude-nos divulgando esse apelo.

Macarrão e Edwirges
Banda Menstruação Anarkika

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Juca Kfouri deixa o CBN Esporte Clube

Do site Bastidores do Rádio

O programa "CBN Esporte Clube", apresentado por Juca Kfouri (foto), sai do ar depois de dez anos. O jornalista tomou a decisão em nome de sua "qualidade de vida".

Kfouri, no entanto, permanece na CBN participando de outras atrações da emissora, como o "Momento do Esporte", que já vai ao ar no "Jornal da CBN", às 6h55, e que também terá uma edição às 18h40. O jornalista mantém, ainda, sua coluna no "CBN São Paulo" às segundas e quintas-feiras, no bloco de esportes do fim da manhã.

A partir de dez de janeiro, o "CBN Esporte Clube" será substituído pelo "Quatro em Campo", apresentado por Adalberto Piotto, Carlos Eduardo Éboli, Marcos Guiotti e André Sanches.

Ao Portal IMPRENSA, Kfouri disse que "juntou a fome com a vontade de comer", e que o fim do programa foi acertado com a diretora-executiva da CBN, Mariza Tavares.

"Vou participar mais por telefone, sem ter que vir à redação, sem ter que vir a Rádio", contou. "Dez anos de programa? A família agradece (risos)", brincou. "Eu vou melhorar a minha qualidade de vida aos sessenta anos, certo?".

Além de trabalhar na CBN, Kfouri atua pelo canal por assinatura ESPN e como articulista do jornal Folha de S.Paulo.

-------------------------------

Na verdade, a manchete correta seria: "CBN Esporte Clube sai do ar". Afinal, Juca Kfouri era essência, a alma, a "Santíssima Trindade" do programa, que fazia com que a saudosa Dona Nadir tomasse seu remédio na hora certa. E agora? Será que o tão necessário chuveiro vai continuar na atração que substituirá o CBN EC?

Mas, na "tradicional mídia eletrônica", se é que podemos chamar o rádio e Tv assim, os programas vêm, marcam época, duram anos e vão embora. Ou ficam no ar eternamente. Ao menos resta o consolo de que a atração ao fim chegou por decisão do próprio Juca, até onde nós sabemos. Pior seria se tivesse sido pelo fato de ter um ganho um prêmio da APCA por sua postura e constante questionamento ético do esporte, sobretudo do futebol,e consequentemente, tivesse desagradado algum diretor do Sistema Globo de Rádio, sabe-se lá por qual motivo. Mas não é isso. O prêmio veio quase uma semana depois de sua decisão.

Proposta de lei proíbe rádios comunitárias de usar sufixo FM

Da Agência Senado - 15 / 12 / 2010

As emissoras de Serviço de Radiodifusão Comunitária podem ficar proibidas de usar a sigla "FM" em suas denominações. É o que prevê proposta aprovada nesta quarta-feira (15), em decisão terminativa - É aquela tomada por uma comissão, com valor de uma decisão do Senado. Quando tramita terminativamente, o projeto não vai a Plenário: dependendo do tipo de matéria e do resultado da votação, ele é enviado diretamente à Câmara dos Deputados, encaminhado à sanção, promulgado ou arquivado. Ele somente será votado pelo Plenário do Senado se recurso com esse objetivo, assinado por pelo menos nove senadores, for apresentado à Mesa. Após a votação do parecer da comissão, o prazo para a interposição de recurso para a apreciação da matéria no Plenário do Senado é de cinco dias úteis. , pela Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT). O texto segue para a análise da Câmara.

O projeto (PLS 500/09), que acrescenta a determinação na legislação que institui o Serviço de Radiodifusão Comunitária (Lei 9.612/98), prevê que as emissoras que adotam a sigla "FM" adaptem-se às regras até a renovação de sua autorização, sob pena de não terem seus pedidos aprovados.

Esse tema foi discutido pela CCT durante todo o ano, sempre que uma proposta de exploração de serviço de radiodifusão comunitária de empresa que tinha a sigla "FM" em seu nome era apreciada. O assunto foi discutido inclusive em audiência pública, no dia 26 de agosto de 2009.

O autor da proposta, o senador Roberto Cavalcanti (PRB-PB) explica, em sua justificativa, que a sigla "FM", que sintetiza a emissão de ondas em frequência modulada, traz ideia de exploração comercial do canal. Segundo ele, essa prática vem trazendo prejuízo às emissoras comerciais, que pagam pelo uso da frequência modulada, ao contrário do que ocorre com as rádios comunitárias.

Para ele, essa situação está produzindo sérios danos às receitas operacionais das FMs, como perda de clientes e de contratos, "tudo carreado para as pretensas rádios comunitárias, que vêm sendo confundidas com empresas comerciais".

Relator
Esse não foi o entendimento do relator, senador Renato Casagrande (PSB-ES), que havia apresentado parecer pela rejeição da proposta. Para ele, a retirada da sigla dos nomes das rádios comunitárias surtirá pouco efeito prático, já que a própria Lei 9.612/98 já estabelece a proibição de venda de espaço publicitário ou comercial em sua programação.

Para ele, as empresas sabem a diferença entre rádios FM e rádios comunitárias e, para evitar a venda de espaço publicitário em rádios comunitárias, talvez a melhor alternativa seria a utilização criação de "aparelhos de fiscalização, controle e repressão ao alcance do Ministério das Comunicações".

Mas a explicação do relator, no entanto, não convenceu a maioria dos membros da CCT, que votaram pela aprovação da proposta. Antônio Carlos Junior (DEM-BA), que elaborou o voto do vencido, afirmou que a aprovação da matéria era importante para proibir que rádios comunitárias sejam tratadas como comerciais. Acir Gurgacz (PDT - RO) disse considerar o projeto fundamental para diferenciar rádios comunitárias das FMs. Já Flávio Arns (PSDB-PR) lembrou que o assunto já foi debatido inúmeras vezes pela comissão.

Na reunião desta quarta, a CCT aprovou também 82 projetos de decreto legislativo para a exploração de serviço de radiodifusão em diversas cidades brasileiras.

Valéria Castanho / Agência Senado


---------------------------------------------

Acho que o ouvinte é inteligente o suficiente para saber quando uma rádio é comercial, estatal, educativa ou comunitária. Não em parece ser necessário o Estado ter de tutelar esse por menor tão ricídulo. Rádio comunitária leva o sufixo FM porque opera na faixa de frequência modulada, pombas! Parece papo de radiodifusor que morre de medo de emissoras comunitárias porque essa pode "roubar" a sua audiência, o que jamais acontecerá se ela fizer uma programação de qualidade.

O prezado senador deveria sim se preocupar com as rádios piratas, "comunitárias" de araque, que começam a se espalhar pelo país afora. Essas é que são as verdadeiras pragas que prejudicam rádios comerciais, públicas, comunitárias e principalmente o direito de escolha do ouvinte. (Valéria Castanho/Agência Senado)

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

APCA escolhe os melhores da categoria Rádio em 2010

Na noite desta segunda-feira, 13 de dezembro, a APCA, Associação Paulista dos Críticos de Artes, realizou a reunião para definir os melhores trabalhos e artistas de 2010 em 11 categorias. A grande novidade foi a volta da categoria "Arquitetura", que contou com a presença de sete jurados.

Saiba quem ganhou o prêmio APCA 2010, que deverão receber seus prêmios no mês de março em cerimônia a ser realizada no Sesc São Paulo.

Grande Prêmio da Crítica
CBN Esporte Clube, pelos 10 anos em defesa da ética no esporte, CBN

Melhor Cobertura Jornalística
Eldorado ESPN, pela cobertura na Copa do Mundo na África do Sul

Programa infantil
Assobio 49, USP FM

Internet
Momento Maia, Rádio UOL

Revelação
Segunda-feira Sem Lei, Transamérica POP

Humor
Jackson Five, Mix FM

Prêmio Especial do Juri
Tenho Uma Banda, Rádio UFSCAR

Votaram na categoria rádio os críticos Marcos Lauro, Marcos Ribeiro e Silvio di Nardo.