quinta-feira, 24 de junho de 2010

Cinco hipóteses para o destino dos 91,3 MHz

Como já é sabido, a frequência dos 91,3 MHz, no dial de São Paulo, agora é concessão da Rádio Itapema de Porto Alegre, emissora do grupo RBS. Especula-se por aí que ela provavelmente se transformará numa "franquia" da "Rádio Disney" americana. De acordo com informações veiculadas pela internet, a Disney Inc. teria 30% das ações da emissora, porcentagem permitida pela legislação, e assumiria a direção de conteúdo. Há ainda muito mistério e chute sobre o que realmente acontecerá com a futura rádio, mas podemos traçar algumas hipóteses:

Itapema FM - A emissora, que já pertenceu a falecida Rádio e Televisão Manchete e ao grupo ligado a um ex-governador paulista, virará mesmo Itapema FM paulistana, seguindo o modelo da original gaúcha de fazer uma programação voltada para um público adulto, acima de 25 anos, baseado em "flash blacks", mpb, jazz, etc. Talvez o objetivo seja entrar no mercado disputado por Alpha FM, Antena 1, Nova Brasil, Mitsubishi FM, Eldorado FM e afins. Há a possibilidade também de transformá-la em "cabeça-de-rede", a fim de expandir a cadeia e chegar mais facilmente ao mercado publicitário sediado em São Paulo. Esse parece ser a hipótese mais provável, embora os indícios atuais apontem o contrário.

Atlântida FM - A emissora seria transformada em mais uma filiada da rede Atlântida, voltada para o segmento jovem, também da RBS. Dessa forma, semelhante ao que ocorreria na hipótese "Itapema", ela expandiria seu alcanece, hoje restrito ao Rio Grande do Sul e Santa Catarina. No entanto, ela teria como concorrentes diretas, não apenas emissoras locais, como é o caso das "adulto-contemporâneas" paulistanas, mas outras redes de rádio, como a Jovem Pan, Transamérica e Mix, além de 97 e Metropolitana. Se a opção for o segmento "popular", ela poderia virar "Rádio Cidade", a exemplo da homônima gaúcha.

Disney FM - A Disney a transformará em emissora com a marca do grupo, que veiculará uma programação musical que atingirá os ouvintes de 12 a 24 anos, público alvo da empresa e no qual o conglomerado possui diversos produtos com esse "target". Segundo alguns sites, é o que iria acontecer, uma vez que a emissora já está veiculando este tipo de música, ainda que em caráter experimental.

ESPN Radio - Os 91,3 MHz poderia ser transformado em uma "ESPN Radio", nos moldes da emissora americana especializada em esportes, pertencente também à Disney. Há uma probabilidade forte pois nem no mercado paulistano, nem no brasileiro, não existe nenhuma rádio voltada para este setor 24 horas por dia. A criação de tal veículo cristalizaria a tendência de "customização" e "segmentação" das FMs barsileiras, além de haver a possibilidade de abrir dezenas de postos de trabalho para radialistas, jornalistas, publicitários, técnicos e demais profissionais do ramo. Entretanto, se isso se confirmasse, não se sabe o que acontecira com a atual parceria da ESPN Brasil (TV) com a Rádio Eldorado de São Paulo, Rádio Manchete do Rio e outras afiliadas. Seria extinta a parceria?

Uma rádio no formato "Talk and News" - A hipótese menos improvável seria fazer dela uma espécie de "Rádio Gaúcha" paulistana, ou seja, uma emissora no formato "Talk and News", concorrendo com Jovem Pan AM, Eldorado AM, CBN, Bandeirantes e Band News FM. Também seria muito benvinda ao mercado, mas creio que haveria dúvidas quanto ao êxito, pois a Rádio Gaúcha é uma marca forte e altamente indentificada com o Sul do país. Teria de haver um profundo trabalho de adaptação de linguagem e adequação ao meio radiofônico no sudeste do país, para que a nova rádio fosse bem sucedida. Se esse modelo fosse ao ar, a RBs poderia entrar em conflito com o Sistema Globo de Rádio, na qual possui três afiliadas (Rádio Globo e CBN) em Porto Alegre e Florianópolis.

Com tantas opções do que fazer com a recém-adquirida concessão, ainda não dá para compreender o por quê da demora em colocar uma programação definitiva no ar. Talvez a suposta sociedade entre RBS e a Disney esteja enfrentando problemas legais, uma vez que a legislação aprovada recentemente (sob pressão de alguns conglomerados nacionais de comunicação) limita a atuação e a participação societária de grupos estrangeiros nas emissoras de rádio e tv. Ou talvez haja divergência entre os "sócios" sobre qual melhor caminho a seguir. Por ora, não há muito o que fazer, além de esperar para ver e ouvir um pronunciamento oficial do "dono" - ou "donos" - dos 91,3 MHz.

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Torcedores na Antártida acompanharão o Mundial por rádio via internet

SYDNEY — Os torcedores australianos poderão "ver" o Mundial da África do Sul-2010 apenas por rádio através da internet em um dos pontos mais distantes do planeta, a Antártida.

Um grupo de torcedores, usando a camisa dos 'Socceroos', se reuniu na última sexta-feira na estação australiana de Casey, varrida por ventos polares e longe de tudo, para ouvir os comentários da partida de abertura da Copa entre a África do Sul e o México.

"Hoje não está tão duro assim, está fazendo menos dez graus", comentou por telefone Mark Baker, eletricista da estação. "Com um pouco de sorte, vamos poder acompanhar toda a competição". (AFP)

Denunciados três suspeitos de matar delegado durante entrevista

O Ministério Público da Bahia denunciou por latrocínio (roubo seguido de morte) três suspeitos de matar o delegado de Camaçari Clayton Leão. O policial foi atingido por três tiros enquanto concedia entrevista à uma rádio da cidade, no dia 26 de maio. As informações são da rádio Jovem Pan.

Foram denunciados Rinaldo Valença de Lima, Edson dos Santos Cortes e Magno Menezes dos Santos. De acordo com o MP, eles procuravam um veículo para assaltar, na estrada da Via Cascalheira, em Cajazeira de Abrantes, quando encontraram o delegado. O policial percebeu a aproximação dos três enquanto falava à emissora e tentou abrir o vidro do carro, mas foi atingido por três tiros. (Portal Terra)

Universidade Metodista inaugura novo complexo de comunicação

A Faculdade de comunicação da Universidade Metodista de São Paulo, realiza hoje, às 19h30, a inauguração do novo complexo de Comunicação, que engloba a Agência Integrada de Comunicação, a Redação Multimídia, a Rádio Sônica e a Revista Binária (o mais novo veículo interativo da instituição).

O evento vai apresentar a estrutura das novas unidades, os trabalhos concebidos e os futuros projetos que ali serão desenvolvidos no contexto da integração de todas as áreas da Comunicação, em todas as suas habilitações.

A solenidade contará com a presença de autoridades, representantes das associações e entidades das diversas áreas envolvidas. O endereço da metodista é Rua Alfeu Tavares, 149, Rudge Ramos, São Bernardo do Campo, SP. mais informações:(11)4366-5980.





http://www.metodista.br/sonica

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Pensata: O futebol no rádio em tempos de Copa

Sem dúvida alguma, para quem cobre a área de esportes - sobre tudo o futebol - o principal evento do setor é a Copa do Mundo. Mesmo com os reclamos daqueles ouvintes que não gostam do ludopédio - e que merecem ter suas preferências respeitadas - não dá para negar que as emissoras com programação esportiva substantiva vão transmitir todos os jogos do torneio. Curiosamente em São Paulo, onde estão as sedes das maiores redes de rádio do país, apenas a Jovem Pan e a Eldorado/ESPN honraram esse compromisso para com seus anunciantes e, principalmente, com seus ouvintes.

Vale ressaltar que ambas assim o fizeram sem prejuízo do noticiário diário "hard news" ou de sua programação normal, dentro do possível. As demais, curiosamente, apenas cobriram "à distância" - por meio de flashes - a maioria dos jogos que provavalmente consideraram "desinteressantes" até o dia de hoje. Em se tratando de um evento em que todos os resultados são importantes, isso é um erro. Mas não vamos discorrer sobre esse aspecto aqui. Deixemos isso para quem realmente entenda do assunto.

O atento leitor ouvinte já notou que duas dessas grandes redes, ao contrário da Eldorado e da Jovem Pan, possuem mais de uma frequência de transmissão na capital paulista na qual emitem a mesma programação. E ainda não deu para entender por qual motivo eles não usaram uma dessas frequências para transmitir uma programação especial da Copa e em outra, a normal. Seria falta de confiança no sistema AM digital que ambas instalaram a título experimental e que já revelou ser um verdadeiro fiasco? Seria por falta de pessoal para tocar mais de uma programação, ainda que temporariamente? Seria por força contratual com os organizadores da Copa, que cederam os direitos de transmissão? Ou seria mesmo falta de usar a imaginação e arriscar algo diferente e usar os recursos à mão? Bom, só eles sabem.

Felizmente, apesar de hoje em dia as emissoras de rádio também terem de comprar direitos de transmissão, não há exclusividade para tal, como ocorre em televisão. Portanto, o negócio mesmo é ouvir a transmissão por quem cobre a copa integralmente. Ponto para a Jovem Pan e Eldorado/ESPN.

sábado, 12 de junho de 2010

Segundo aniversário do programa Contracultura


Segundo Aniversário do programa "Contracultura", da Rádio Trianon AM
Show com as bandas DZK, Colisão Social, Juventude Maldita e Invasores de Cérebros
Local: Estúdio Noise Terror
Endereço: Avenida Engenheiro Armando de Arruda Pereira, 1415 - São Paulo
A 150 metros do Metrô Conceição
Horário: 16h
Entrada: R$ 8,00

terça-feira, 8 de junho de 2010

O rádio "all news" e a internet são temas de estudo acadêmico

A pesquisadora Aline Silva, da Universidade Mackenzie, de São Paulo, desenvolveu um estudo sobre a relação entre as emissoras de notícias 24 horas e a internet. Neste trabalho, ela explica como o modelo de rádio "all news" se adaptou às ferramentas de relacionamento disponíveis na web com o ouvinte. De acordo com Alinne, o agora chamado "ouvinte-internauta" redescobre o veículo e mostra como ele utiliza os recursos da web para interagir com as emissoras e seu conteúdo. " O ouvinte é um agente ativo participante da produção das notícias. Deste modo, apesar de apregoarem seu fim, o rádio revive seus anos dourados por meio da web", informa a pesquisadora.

O artigo foi apresentado duramte o terceiro simpósio nacional da ABCiber - Associação Brasileira dos Pesquisadores em Cibercultura -, em novembro de 2009.

Leia aqui na íntegra. O arquivo está no formato PDF.

domingo, 6 de junho de 2010

Não aguenta ouvir mais falar sobre esta Copa do Mundo? Ruy Balla, também não

Obrigado a todos que assistiram e comentaram, vejam o primeiro vídeo de meu Vlog http://migre.me/M1nK espero que gostem,tô me acertando ainda (@ruyballa)



A Copa do Mundo da África do Sul nem começou e você já não aguenta mais ouvir falar dela? Se a resposta for não, deleite-se com as dezenas de transmissões de rádio e tv e blá blá blá....

Se a resposta for sim, você não está sozinho. O radialista Ruy Balla, da Rádio Jovem Pan, também não aguenta mais e postou esse vídeo na internet. Será que ele disse apenas o que muita gente está pensando?

sábado, 5 de junho de 2010

Nazi lança novo disco no Garagem



Duas horas de muita risada e boa música. O roqueiro volta ao Garagem para mostrar seu novo trabalho: “Vivo Na Cena”, CD/LP/DVD gravado à “moda antiga”. De quebra, Nasi entra no papo dos nossos assuntos preferidos: rock e futebol. No playlist: músicas ligadas à Copa do Mundo e ao futebol e rock de garagem africano da década de 60.
Ouça aqui
Parte1

Parte2


DOWNLOAD:
Parte 1:
Parte 2:

PODCAST:
http://rss.musica.uol.com.br/garagempodcast.xml
RÁDIO UOL: Ouça aqui
MAIS FOTOS: veja aqui

PERGUNTA:
O GARAGEM QUER SABER: QUAL O NOME AFRICANO DO PRÓXIMO DISCO DO CARLINHOS BROWN?
PRÊMIO: CD “Livro de Mesa “PELÉ 70”
E-MAILS PARA: programagaragem@uol.com.br

FURADEIRA:
Ana Maria Broca reencontra Emmerson Nogueira e seu CD de clássicos “revisitados” do rock...

MÚSICAS:
1. OS ROCKS – “Wish I May” (Angola, 1966)
2. LES KRAKMEN – “Krakmen Twist!” (Congo)
3. NASI – “Carne e Osso” (cover Picassos Falsos)
4. KYLESA – “Unknown Awereness”
5. LIGHTNING SEEDS – “Three Lions (Football’s Coming Home)”
6. SULTANS OF PING – “Football Hooligan” (live)
7. THE CURE – “To The Sky” (B-Side)
8. NASI – “Aqui Não é Meu Lugar”
9. JONSI BIRGINSSON – “Boy Lilikoi”
10. JAY REATARD – “I’m Watching You”
11. ROY ORBINSON - “In Dreams”
12. NASI – “Rockixe” (cover Raul Seixas)
13. THE CLASH – “Long Time Jerk”
14. A-CADS – “Down The Road” (África do Sul)
15. ODAIR JOSÉ – “Revista Proibida”

http://programagaragem.zip.net/

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Metropolitana FM realiza shows na torcida pelo Brasil na Copa do Mundo 2010

Nos dias dos jogos da seleção brasileira na Copa do Mundo da África do Sul, os jovens já têm um lugar para se reunir e torcer. Durante o mundial acontece a Arena Coca-Cola no Playcenter, onde se espera reunir cerca de 7 mil pessoas para acompanhar os jogos do Brasil, se divertir nos brinquedos do parque e acompanhar shows de bandas como Jota Quest, Hori, Jammil e Uma Noites, e dos músicos Marcelo D2 e Pitty, entre outros. O evento conta com promoção e co-organização da Metropolitana FM (98,5 mhz), que fará a distribuição de vale-ingressos nos pits stops da emissora.

“A rádio Metropolitana de São Paulo é reconhecida por sempre trazer grandes shows aos seus ouvintes, além dos eventos no Playcenter que apoia. Por isso, nada mais junto que reunir tudo isso em parceria com a Coca-Cola na torcida pelo Brasil na Copa”, afirma o diretor geral da emissora, Jayr Sanzone Jr. No evento, haverá uma programação definida de acordo com o horário de cada partida, possibilitando aos visitantes a oportunidade de verem o jogo, o show e ainda utilizar toda a estrutura do parque, incluindo os brinquedos.

A primeira Arena Coca-Cola acontece no dia de estreia do Brasil na Copa do Mundo, 15 de junho. No data, além de acompanhar a partida de um telão, os torcedores vêm o show da cantora baiana Pitty. Na partida seguinte, conta a Costa do Marfim, no dia 20, é a vez da apresentação de Marcelo D2. Já o clássico contra Portugal contará com show de Jammil e Uma Noites, no dia 25.