quarta-feira, 31 de março de 2010

Especiais da Cultura FM na Semana Santa

A Ressurreição de Cristo de Penderecki

"Passei décadas tentando descobrir novos sons e de ser encontrado. Ao mesmo tempo eu estava trabalhando com formas, estilos e harmonias do passado. Meu trabalho atual é uma síntese." Essa frase é do próprio Kristof Penderecki, compositor nascido na Polônia em 1933 e um dos maiores expoentes de sua geração.

A síntese, que fala Penderecki, nada mais é que considerar o passado sem se afastar do presente. Para um compositor, isso pode ser traduzido em uma simples e breve linha: a linguagem musical é de longa duração. Depois da Paixão Segundo São Lucas, de Anaklasis, dos Diabos de Loudon (com texto de Aldous Huxley), Penderecki escreveu em 1971 a Ressurreição de Cristo, obra de grande luminosidade e lirismo, ainda inédita no Brasil. É essa a obra que você vai ouvir no programa de Almeida Prado nesse domingo, dia 4 de abril.

Kaleidoscópio
Domingo, 4 de abril de 2010, 22h00min.
Apresentação: Almeida Prado
Produção: Sonia Maria de Lutiis

--------------------------------------------
Músicas da Semana Santa

Do dia 31 de março até o dia 2 de abril, o programa do maestro Julio Medaglia traz até você uma programação que trata das celebrações cristãs da Semana Santa. Na quarta-feira, dia 31, é a vez das Lições Trevas de compositores como Carlo Gesualdo e Marc-Antoine Charpentier. A prática moderna de entoar essas lições ou ofícios de trevas remonta ao século XVI e normalmente, são obras escritas em linhas melódicas bastante intimistas.

Na quinta-feira, dia 1 de abril, o foco é para Antonio Vivaldi e Antonin Dvorak, com outra forma musical litúrgica: o Stabat Mater. Talvez seja essa a mais bela e sofrida forma musical das práticas cristãs, pois discursa - e faz sofrer junto - sobre a situação de Maria aos pés de Cristo durante a crucificação. A sexta-feira traz o momento da morte de Cristo, com obras de José Maurício Nunes Garcia, Jose Joaquim Emerico Lobo de Mesquita e Amaral Vieira.

Tema e Variações
Quarta-feira, 31 de março de 2010, 11h00min.
Quinta-feira, 01 de abril de 2010, 11h00min.
Sexta-feira, 02 de abril de 2010, 11h00min.
Apresentação: Maestro Julio Medaglia
Produção: Marta Fonterrada

terça-feira, 30 de março de 2010

Deixem a Rádio USP na mão dos alunos

Sem muito alarde, a Rádio USP colocou no ar o programa Recordações by Night. A atração vai ao ar aos domingos, a partir das 22h. O programa até que é bacaninha. Tem a excelente condução de Rui Monteiro, usando toda a experiência adquirida nas FMs jovens. Tem flash backs dancantes dos anos 70 e 80. Tem até um quadro em que uma carta de amor (pode ser amor de amigo, amor de mãe, de filho, etc.) é lida pelo apresentador. Parecia que eu estava ouvindo uma FM dos anos 80. É aí que reside o problema de Recordações by Night. Ele é bom e correto naquilo que se propõe, mas fica uma dúvida no ar: será que ele tem o perfil da Rádio USP?

A Rádio USP é uma emissora ligada à Univerisidade de São Paulo. Reproduzo aqui trechos de um texto publicado em seu próprio site:

A Rádio USP de São Paulo foi criada em 11 de outubro de 1977, preenchendo o espaço vazio de emissoras educativas em FM na Grande São Paulo e, ao mesmo tempo, proporcionando um canal de comunicação entre a Universidade de São Paulo e a sociedade.

Ao longo de seus 27 anos, a emissora recebeu diversos prêmios por sua linha de trabalho diferenciada.(...)

A programação musical vem se caracterizando como uma opção à segmentação das atuais emissoras de FM, oferecendo ao público o melhor de todos os ritmos no panorama musical brasileiro, da MPB ao Rock, do Jazz ao Samba e é uma das poucas emissoras que inclui Música Instrumental em sua programação principal. A Rádio USP difunde ainda gêneros musicais que não encontram espaços nas emissoras comerciais como, por exemplo, a Música Étnica, a Música Erudita, o Jazz e o Blues Internacionais.


O Recordações by Night vai justamente no caminho inverso da segmentação que a Rádio USP tanto se orgulha em seu site. Aliás, ele não está sozinho. O Non Stop Music toca flash backs que estão presentes em outras emissoras dedicadas ao estilo como a Alpha. Além disso, está num horário bastante interessante: as 19h, de segunda a sexta, pegando um público com mais de 30 anos que está voltando para casa em seus respectivos automóveis.

Reitero: nada contra o conteúdo ou os profissionais que produzem e apresentam esses programas. Contudo, é triste ver que a Rádio USP está abrindo mão dos princípios que a fizeram ter uma audiência para lá de qualificada nos anos 80 e 90.

Até se justificaria essa busca por audiência quantitiativa se a Rádio USP fosse uma emissora comercial, mas não é o caso. Ela tem espaço para errar, para acertar, mas principalmente para ousar. É o que se espera de uma rádio de universidade.

Nunca é demais lembrar do exemplo das college radios norte-americanas, que ajudaram a fomentar o rock independente como o conhecemos hoje. Nunca é demais lembrar da definição que o amigo Roberto Maia deu sobre esse tipo de rádio:

"(o conceito de college radio) varia muito, mas a questão básica é que é uma coisa para o campus. Ela tem permissão oficial para funcionamento. É tudo feito pelos próprios alunos. O modo de transmissão pouco importa, pode ser por AM e até mesmo por fios mesmo que levam a programação para ser veiculada em caixas de som dentro dos dormitórios dos estudantes, que é onde eles passam a maior parte da vida deles. Isso é uma coisa interessante até porque é um país mais frio, as pessoas lá são mais estudiosas (risos). De uma certa maneira eles levam muito a sério esse período na universidade, assim como eles levam muito a sério o lazer na universidade. Tem desde transmissão por onda eletromagnética até transmissão por cabo, mas o importante mesmo é que está todo mundo ouvindo uma mensagem, isso é dinâmico"

Fica a proposta: por não deixar de vez a Rádio USP na mão daqueles que podem voltar a fazer a emissora ter um pouco de ousadia: seus alunos. (Rodney Brocanelli)

Convocação para os radioamantes de Bauru

Essa dica foi publicada hoje, no site do Jornal da Cidade de Bauru. Assim que é bom: rádio comunitária com participação popular desde a sua criação, e não um grupinho fechado e misterioso.
------------------------------
A Associação Rádio Comunitária de Bauru convocou os moradores da zona sul da cidade para participar de uma assembleia geral com o objetivo de criar a Associação Comunitária de Inclusão Social e preencher os requisitos necessários para a instalação de uma rádio comunitária na região. O encontro está marcado para as 19h de hoje (30/3) no salão da Paróquia São Cristóvão.

De acordo com Sebastião Laerte Fabro de Camargo, presidente da Associação Rádio Comunitária, o Ministério das Comunicações emitiu aviso que oferece 45 dias para interessados se inscreverem pleiteando uma rádio comunitária.

segunda-feira, 29 de março de 2010

Morre Armando Nogueira

do portal Estadão

Faleceu nesta segunda-feira, 29, o jornalista Armando Nogueira, aos 83 anos, em seu apartamento na Lagoa, na zona sul do Rio de Janeiro, por volta das 7 horas. Ex-diretor de jornalismo da TV Globo, ele lutava contra um câncer no cérebro desde julho 2007. Nos últimos meses, estava aos sob os cuidados de uma enfermaria montada em sua residência, mas seu quadro se agravou. Seu sepultamento deve ocorrer nesta tarde, em local ainda não confirmado.

Nascido em Xapuri, no Acre, mudou-se para o Rio aos 17 anos, onde viveu até sua morte. Formado em Direito, iniciou no jornalismo em 1950, no Diário Carioca. No telejornalismo, começou em 1959, na antiga TV-Rio, canal 13. Autor de dez livros, todos relacionados ao futebol, foi no jornalismo esportivo que ele se destacou nos últimos anos.

A principal etapa de sua carreira foi na TV Globo, onde chegou em 1966. Foi um dos responsáveis pela implantação do jornalismo na emissora, com a criação do Jornal Nacional e do Globo Repórter. Dirigiu a Central Globo de Jornalismo da TV por 24 anos e, após a polêmica edição do debate entre os candidatos das eleições presidenciais de 1989, Nogueira passou a dedicar-se integralmente ao jornalismo esportivo.

Sua relação com o esporte é profunda. Esteve em todas as Copas do Mundo desde 1954 e em Olimpíadas desde 1980, até 2004. Teve colunas em diversos jornais, inclusive no O Estado de S. Paulo.

Trabalhou ainda na revista Manchete, como redator principal na gestão do lendário escritor e jornalista Otto Lara Resende. Na revista O Cruzeiro, foi repórter fotográfico de 1957 a 59. Em 1959, Nogueira entrou para o Jornal do Brasil, onde foi redator e colunista. Lá, de 1961 a 1973, assinou a coluna diária "Na Grande Área". Trabalhou ainda na Rede Bandeirantes e atualmente estava no SportTV, onde apresentava o programa Papo Com Armando Nogueira, e na Rádio CBN, participava do CBN Brasil.


*

Acompanhe no player abaixo, a homenagem prestada por Flávio Prado, especialmente para o site Jovem Pan OnLine

sábado, 27 de março de 2010

O rádio anunciado na tv (ou: não arrumei título melhor que esse)

No Brasil, os anúncios sobre programas ou emissoras de rádio não são nada criativos. Contudo, a inglesa BBC (ah a BBC) sempre faz diferente. Clique no player abaixo e assista ao comercial para a televisão de uma suas estações de rádio que transmite....futebol :D (dica no @micaelsilva)




E se você se interessou em ouvir a BBC Radio Merseyside depois de assistir ao comercial, basta clicar aqui.

Podcast Sambarbudo #6



Juliana Paes: tudo de bom, viu! Esse programa vai pra você. S2

Afinal, ela se casou com o Raj-Cigano Igor em Caminho das Índias? Bom, enfim...

Playlist desta edição:

Lilly Allen - Fuck You (Doc Fritz Fossa Nova mix);
Moraes Moreira - Lá Vem o Brasil Descendo a Ladeira;
Kevin Johansen - Logo;
Os Trapalhões - O Casamento da Filha do Faceta.


Fala, povo!

Bruno pediu Rappin' Hood - Muito Longe Daqui.

E o mp3, direto, sem intermediários, está aqui.








quinta-feira, 25 de março de 2010

Hoje foi dia de Boca x River no rádio

Na tarde desta quinta-feira, tivemos a sequência da partida entre Boca Juniores x River Plate. Ela deveria ter ocorrido no último domingo, mas as fortes chuvas que cairam em Buenos Aires (e que devem ter vindo para São Paulo) impediram sua realização. A partida até chegou a ser iniciada, mas foi interrompida com dez minutos do primeiro tempo. Como solução, o restante do jogo teve 40 minutos em cada tempo.

"Mas o que isso tudo tem a ver com o rádio?", deverão perguntar alguns. Bom, foi um ótima oportunidade para acompanhar a jornada da Rádio Mitre, de Buenos Aires. No esquema de transmissão, dois locutores: um acompanhando os ataques do Boca e outro acompanhando o River em cima do lance. Não foi possível identificar o nome dos profissionais, mas deu para perceber durante a transmissão que o narrador do Boca estava muito mais empolgado, independente do placar. Num passado não muito distante, até tentaram colocar um locutor neutro para a transmissão do clássico, mas isso não deu certo. Outra característica desta jornada esportiva: os textos comerciais são lidos por um locutor no estúdio durante a bola rolando.


Nos players abaixo, é possível acompanhar os dois gols do Boca marcados pelo jogador Mendel.



Globo não permite transmissão da Copa pela Rádio Record

O jornalista Flávio Ricco publicou há alguns dias que a recente parceria entre as rádios Transamérica e Record nas transmissões de futebol não iria valer para a Copa do Mundo que se inicia em breve. Somente a Transamérica poderá transmitir as partidas desta competição. Descobrimos que o motivo é bastante simples: um veto da detentora dos direitos de transmissão, a Rede Globo. Essa medida é apenas mais um round da eterna briga entre Globo e Record.

quarta-feira, 24 de março de 2010

Mudanças na programação da Rádio Bandeirantes

A partir da próxima segunda-feira (29/03), o programa "Na Geral" da Rádio Bandeirantes (AM 840 e FM 90,9) ganha mais meia hora de duração e passa a ser exibido das 18h às 20h. Os apresentadores Beto Hora, Zé Paulo da Glória e Lélio Teixeira terão mais 30 minutos por dia para continuar a fazer a atração mais engraçada do rádio brasileiro, misturando muito bom humor com informação e futebol.

Já o "Jornal em Três Tempos", apresentado pelos jornalistas Chiara Luzzati e Paulo Galvão, passa a ser exibido das 15h às 18h. Com a mudança, a transmissão em rede nacional do jornal ganha mais 30 minutos, sendo exibida das 17h às 18h.

O programa "Ciranda da Cidade" também ganha novo horário e vai ao ar das 14h às 15h a partir da próxima semana. A atração comandada pelo jornalista Milton Parron será um espaço para entrevistas e debates sobre os assuntos de São Paulo.

Grupo Bandeirantes de Rádio investe em inglês pelas ondas do rádio

Desde o ano passado, o Grupo Bandeirantes de Rádio vem desenvolvendo um projeto que colocará conteúdo em inglês ao longo da programação de suas emissoras em todo o país.

O objetivo da iniciativa é educar e informar o mercado de profissionais que atuam na área do turismo, como taxistas, indústria hoteleira, restaurantes, bares e comércio em geral. O conteúdo será levado ao ar em boletins diários, mantendo o foco na conversação em inglês.

O turismo de eventos e negócios é um segmento que vem apresentando crescimento significativo nos últimos anos no Brasil. Com o aumento do número de eventos no país e os preparativos para a realização da Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016, a tendência é que esse segmento cresça exponencialmente nos próximos anos.

Programa especial celebra os 50 anos de Renato Russo

Para comemorar os 50 anos de nascimento do Renato Russo, no dia 27 de março vai ao ar na Transamérica POP um tributo a um dos maiores representantes da música pop brasileira.

A partir do meio dia, os ouvintes da emissora vão acompanhar trechos do Estúdio ao Vivo Legião Urbana, em uma das apresentações mais marcantes da história do programa. Ainda no tributo da Transamérica, as bandas Capital Inicial, Charlie Brown Jr, Biquini Cavadão e Detonautas tocam versões exclusivas das músicas que fizeram sucesso na voz de Renato Russo.

Os ouvintes da Transamérica vão conferir pela primeira vez as músicas do CD “Renato Russo: Duetos”, que será lançado no sábado, com 15 faixas gravadas pelo ex-vocalista do Legião e grandes nomes da música brasileira.

Participam dessa edição comemorativa Caetano Veloso, Cássia Eller, Herbert Vianna, Paulo Ricardo e Fernanda Takai, responsável pelo primeiro single do disco, “Like a Lover”, uma versão em inglês do sucesso da bossa nova “O Cantador”. Durante o tributo, os ouvintes da Transamérica podem ligar para o 0300 789 1001 e concorrer ao CD “Renato Russo: Duetos”.

Cultura FM mostra "A Música Ocidental em Épocas e Estilos"


As quatro estações da música, de sua Radio Cultura FM, trazem neste sábado, o barroco de Marin Marais, o clacissismo de Mozart, o romantismo de Vincenzo Bellini e o pós-romantismo de Samuel Barber.

Neste programa você poderá acompanhar as transrormações na linguagem tonal que culminou com uma quase ruptura no final do seculo XIX. As afetações do barroco cederam lugar ao equilibrio dos compositpores clássicos, como Haydn, Mozart e Beethoven; o romantismo, como uma espécie de continuidade modificada do período anterior, valorizava o individualismo, como elementos marcantes nas músicas de Schumann, Schubert e outros tantos.

No programa deste sábado você ouvirá uma sinfonia de Bellini, mais conhecido como compositor de óperas. O século XX foi o século das transformações e de todas as posibilidades técnicas e de linguagem. Alguns compositores radicalizaram o conceito pré-definido de estética musical; outros, a exemplo de Samuel Barber, preferiram manter uma coerência melódico-harmônica nas estruturas da música, como no Adagio para Cordas que você ouvirá neste sábado.

Quatro Estações - A Música Ocidental em Épocas e Estilos
Sábado, 27 de março de 2010, 08h.
Apresentação: Alfredo Alves
Produção: Sonia Maria de Lutiis

terça-feira, 23 de março de 2010

Polícia fecha rádio pirata em Mogi das Cruzes

Uma rádio pirata que operava com o nome "Jesus está aqui" foi fechada ontem pela polícia em Mogi das Cruzes (SP). A emissora estaria funcionando há cerca de seis meses sob o comando do pastor Edson Carvalho do Nascimento, que reside no local com a mulher e uma filha. No momento do flagrante, somente a sua filha e uma empregada estavam na casa.

Segundo a polícia, a rádio clandestina estaria causando interferências nas comunicações das aeronaves que sobrevoam o espaço aéreo da cidade. A emissora também estaria interferindo nos sinais das algumas emissoras da capital paulista. No porão do imóvel os policiais apreenderam os equipamentos da rádio, como mesa de áudio, módulo de transmissão, monitor, gravador, etc.

Os equipamentos foram levados para a delegacia, onde foi instaurado inquérito policial. A pena para quem faz transmissões de rádio ilegalmente varia de dois a quatro anos. Também foi encontrada e lacrada no alto de uma serra nos arredores da cidade uma antena repetidora da estação ilegal. (com informações do "Diário de Mogi")

A volta da Gigante do Ar

A partir de hoje, a rádio Inconfidência AM volta a operar, depois de 20 anos, com sua potência máxima: 100 kw.

A emissora foi fundada em 3 de setembro de 1936 e tinha como apelido o "Gigante do Ar", pelo seu alcance, que passava dos limites do estado de Minas Gerais. Até hoje, ela opera em 880 Khz, frequência exclusiva em nível nacional.

Além da frequência do AM, a rádio está também nos 49m (6010Khz) e nos 19m (15.190khz).

segunda-feira, 22 de março de 2010

Rádio Eldorado é a emissora oficial do festival In Edit

Até o dia 28 de março, às 21h30, acontece em São Paulo o In Edit - Festival Internacional do Documentário Musical. O evento, que mistura música e cinema, surgiu há sete anos em Barcelona e hoje está presente em dez cidades.

Em São Paulo, a mostra terá sua segunda edição e será exibida nas salas MIS, Olido, CineSESC, Matilha Cultural e HSBC Belas Artes, com exibição de filmes nacionais e internacionais, além de intervenções e apresentações musicais de artistas relacionados aos filmes.

A Rádio Eldorado é a rádio oficial do In Edit no Brasil e, além da cobertura do evento, sorteará aos ouvintes kits com pares de ingresso - inclusive para sessões exclusivas para convidados - bolsa In Edit.(Portal da Propaganda)

Unesco outorga prêmio da comunicação rural a rádio mexicana

Da Agência Prensa Latina

Paris, 22 mar (Prensa Latina) O Prêmio UNESCO-PIDC de comunicação rural foi outorgado à emissora de rádio comunitária mexicana A Voz dos Camponeses e ao jornalista de televisão egípcio Amr Mamdouh Ellisy, assinala hoje um comunicado da Organização. Este galardão que será entregado o próximo 24 de março na sede da entidade de Nações Unidas recompensa actividades meritorias e inovadoras destinadas a melhorar a informação nas populações do campo, em particular as situadas em países em desenvolvimento.

A nota de imprensa reseña que A Voz dos Camponeses criada faz 32 anos no Estado de Veracruz, ao este de México, foi a primeira rádio comunitária indígena do país. Através da emissora impulsiona-se o intercâmbio de histórias, costumes e música entre os oyentes, ademais a rádio contribui à promoção dos direitos colectivos das comunidades indígenas do lugar, agrega a informação.

Seus programas difundem-se em espanhol e em outras três línguas indígenas (otomí, nahua e tepehua) e cobre uma audiência potencial de 100 mil pessoas que vivem em 400 povos e aldeias. A Voz dos Camponeses é membro da Associação Latinoamericana de Educação Radiofónica (ALER) e da Associação Mundial de Rádios Comunitárias (AMARC), acrescenta a UNESCO.

Por sua vez, Amr Mamdouh Ellisy, chefe de redacção do diário O-Khamis, apresenta um programa informativo semanal chamado Wahed men o-nas (Uma pessoa entre outras), na corrente privada Dream TV no qual se fala dos camponeses e seus problemas e se lhes informa sobre questões de saúde e de educação. Através de seus programas, o jornalista arrecada fundos e lança campanhas informativas para ajudar às comunidades rurais, expõe o texto.

A Unesco concede esta recompensa a cada dois anos, a partir da recomendação de um júri formado pela Mesa do Programa Internacional para o Desenvolvimento da Comunicação da organização, que celebra sua 27 reunião do 24 ao 26 de março próximos.

Promotor do caso Isabella Nardoni fala à Rádio Record


Na noite da próxima terça-feira, dia 23/03, às 22h30, a Rádio Record exibe a entrevista exclusiva que o promotor de justiça Francisco Cembranelli, responsável pela acusação contra o casal Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá, concedeu ao programa “Cartão de Visita”, apresentado por Débora Santilli.

Cembranelli revela que não gosta da fama e dispara: "Voltaria ao anonimato absoluto se pudesse devolver a garota Isabella ao convívio dos familiares". Apesar de estar diante de um julgamento de grande repercussão, o promotor afirma que atua da mesma forma em todos os casos.

Consciente da importância que o caso tem para a sociedade, o promotor revela a sua opinião sobre a cobertura da imprensa no caso e fala sobre as ameaças de morte que recebeu.

Muita polêmica e revelações inéditas sobre o caso que abalou o País.

O "Cartão de Visita" vai ao ar nesta terça-feira, dia 23/03, 22h30, pela Rádio Record.



Comentário: Com o julgamento em andamento, espera-se que a entrevsta não fique "fria".

CBN comemora aniversário da Sala de Música

O programa Sala de Música, da rádio CBN, completa cinco anos de existência e terá uma grande comemoração. No dia 29 de março, às 21 horas, o âncora João Carlos Santana sai do estúdio para gravar um programa especial com plateia, no Bourbon Street, em São Paulo. Entre os convidados especiais estão Léo Maia, Diogo Poças, Fernanda Porto, Irmandade do Blues e a banda Capital Inicial, que batem um papo descontraído e dão uma “canja” à platéia e aos ouvintes da CBN. O programa especial será transmitido ao vivo pelo site www.cbn.com.br .

A emissora vai distribuir 250 pares de convites, e as 30 primeiras pessoas a se inscrever serão convidadas VIP, com direito a acompanhante. As informações sobre como participar estão no site da CBN. Sala de Música, como o próprio nome sugere, é um espaço para música aberto a todos os estilos. O programa vai ao ar nas noites de sábado, das 21h30 às 22h30.

Rádio Bandeirantes e Band News FM chegam a Ribeirão Preto

Do Portal Comunique-se

O Grupo Bandeirantes de Rádio, em parceria com o Sistema Thathi de Comunicação, leva as rádios BandNews FM 96,7 e Bandeirantes AM 1270 para a região de Ribeirão Preto, interior de São Paulo. As emissoras entram no ar no dia 29/03 e irão ocupar as frequências que transmitiam os sinais da CBN e da Rádio Globo na cidade.

As rádios contarão com cerca de 25 profissionais, entre jornalistas, radialistas e equipes técnica e comercial, dirigidas por Daniel Batista e Valdir Pavani. Além da programação em rede, a emissora fará a cobertura dos principais fatos e notícias de Ribeirão. Os detalhes sobre a programação local ainda estão sendo definidos.

Ribeirão Preto será a nona praça da BandNews. A emissora já atua em São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Salvador, Brasília e Curitiba. Já a Rádio Bandeirantes conta com nove emissoras próprias e mais de 40 afiliadas.


---------

Não são novidades estas trocas. Já foram anunciado aqui e em outros sites. Aliás, esta troca de afiliadas é a coisa mais comum do mundo. A questão é o quanto o ouvinte perde - ou ganha - com essas trocas. Será que o avanço das redes sediadas em São Paulo é benéfico para a radiodifusão do lugar? Ainda é discutível este tipo de aspecto na era da internet? Com a palavra, os leitores.

domingo, 21 de março de 2010

A volta da Vitrola do Janja

Opa, chegando aqui mais uam edição do Vitrola do Janja - 5A. Sempre dando uma forcinha para a cena de música independente do Brasil.
Valeu!

01 - KABALLA - SENZALLA MODERNA
02 - CAPIM SECO - CASA DE NEGO
03 - JULIA SAYS - MOHAMED SAK SAK
04 - ODECASA - BEM OU MAL
05 - SEU RIBA - ESTAÇÃO
06 - ZERO BALLA - A FESTA

sábado, 20 de março de 2010

Começa votação para prêmio de melhor blog da Deutsche Welle

Já entrou para o calendário da blogosfera o prêmio The Best of The Blogs, ou simplesmente The BOBs, promovido pela Deutsche Welle. Existem várias categorias, entre elas a de melhor blog em português. Infelizmente, o Rádio Base mais uma vez não está concorrendo a esse prêmio. Não vou falar muito aqui sobre o critério usado para as indicações, mas não posso deixar de dizer, sem entrar em detalhes, que tem blog lá que é atualizado muito de vez em quando e sem conteúdo próprio. Isso posto, quero deixar aqui a minha indicação de voto para o blog português Clube do Rádio. Segundo a descrição que está no site do The BOBs, é o "blog do Clube de Rádio da Escola Secundária D. Afonso Sanches. Este projecto nasceu no ano lectivo de 2006/07, fruto da iniciativa de alguns professores da Escola Secundária D. Afonso Sanches, em Vila do Conde. O seu programa de rádio semanal é elaborado pelos alunos da escola e é emitido pela Rádio Linear de Vila do Conde". Não deixa de ser simpática a iniciativa de se dar voz e vez aos secundaristas. Aguardo por saber se existem iniciativas semelhantes a essa aqui no Brasil. O link para a votação está aqui. Nele, você poderá conhecer os indicados das outras categorias.

Publicidade recicla idéia de união em campanha para banco

Curioso notar como a publicidade recicla conceitos antigos e os vende como novos ou então como um Ovo de Colombo. A ação criada para a campanha "Juntos", do Banco Santander, nada mais é que a evolução de outra campanha realizada em 2003 chamada Junta Brasil, da Nestlê, que uniu os então maiores adversários das tardes de domingo: Gugu Liberato e Fausto Silva.



Clique aqui e saiba um pouco mais sobre o Junta Brasil.

Como o público-alvo do Santander é diferente, outras mídias foram utilizadas para divulgar o seu conceito de "juntos". Primeiramente, os assinantes da Folha de S. Paulo receberam um exemplar de O Estado de S. Paulo e vice-versa. Tudo embalado e patrocinado pelo banco.



O rádio não ficou de fora, mais especificamente o rádio "all news". Profissionais de Bandeirantes, Eldorado, Jovem Pan e Band News foram reunidos para um programete de poucos minutos a fim de falar sobre sustentabilidade.



Pena que o resultado ficou aquém daquilo que os profissionais reunidos pela campanha prometiam mostrar. Não é todo dia em que se tem juntos nomes de peso como Salomão Esper e Joseval Peixoto, secundados por Caio Camargo e Eduardo Barão.

sexta-feira, 19 de março de 2010

Narração paraguaia para gol de Ronaldo repercute na web


A narração de um locutor do Paraguai para o gol marcado por Ronaldo na vitória do Corinthians contra o Cerrto Porteño repercutiu bastante na web. O post em que divulgamos o aúdio teve até o final da tarde desta sexta-feira mais de 500 visitas (número esse que pode crescer mais no final de semana. Ao falar sobre o gol e a narração, blogs importantes citaram o Rádio Base (com direito a link), como o do jornalista Marcelo Barreto, do canal Sportv. Clique no player abaixo e ouça mais uma vez a desolação da equipe da Rádio Cardinal, de Assunção.


Rádio Bandeirantes e BandNews FM chegam a Ribeirão Preto



A região de Ribeirão Preto, interior de São Paulo, ganha duas novas emissoras de rádio. Em uma parceria com o Sistema Thathi de Comunicação, o Grupo Bandeirantes de Rádio inicia as transmissões da Rádio Bandeirantes AM 1270 e da BandNews FM 96,7 no dia 29 de março.

A Rádio Bandeirantes e a BandNews FM são duas das principais emissoras jornalísticas do rádio brasileiro, com forte atuação local e prestação de serviço. Sob direção de Daniel Batista e Valdir Pavani, as novas emissoras de Ribeirão Preto contarão com cerca de 25 profissionais, entre jornalistas, radialistas e equipes técnica e comercial. As rádios contarão com ampla cobertura local dos principais fatos e notícias da região.

O investimento do Grupo Bandeirantes de Rádio reflete a importância da cidade de Ribeirão Preto, um dos principais mercados do estado de São Paulo. O município, que conta com mais de 563 mil habitantes, é um dos mais populosos do estado e tem um PIB per capita de R$ 23 mil (IBGE 2007).

quinta-feira, 18 de março de 2010

Solange Frazão é a nova integrante do programa 2 em 1


Solange Frazão é a mais nova colaboradora do “Programa 2 em 1” da rádio Transamérica. A atração vai ao ar de segunda a sexta, das 8h às 10h, em rede nacional, com os apresentadores Gislaine Martins e Ricardo Sam.

A partir do dia 22 de março, o “Programa 2 em 1” ganhará o quadro “Minuto Saúde”. Diariamente, Solange Frazão vai dar dicas e tirar dúvidas sobre alimentação, medicina alternativa, exercícios físicos e bem estar.

Além do novo quadro, a apresentadora participa da atração uma vez por mês, diretamente dos estúdios da emissora, respondendo perguntas dos ouvintes sobre saúde, beleza e estética.

Solange Frazão trabalha como apresentadora desde 1997. Ela já teve programas na Rede Mulher, Globo, Band, Rede TV, Canal 21 e no SBT. Atualmente, ministra palestras sobre saúde e bem estar e participa de campanhas publicitárias. Apresenta o programa Em Forma na CLIC TV – UOL, que retorna ao vivo no dia 5 de abril.

O “Programa 2 em 1”, da Rádio Transamérica, é um debate sobre sexo, saúde, relacionamento e comportamento em geral com doses de humor. A cada dia da semana, são abordados temas diferentes, com convidados especiais e participações de ouvintes por email e telefone.

Participam frequentemente da atração as apresentadoras Penélope Nova e Janaína Barbosa, a sexóloga Carla Cecarello, o economista Gustavo Cerbasi, a ginecologista Drª Albertina Duarte e o consultor de moda Gustavo Sarti.

Antenados comemora 1 ano no ar com edição especial


O programa "Antenados" celebra 1 ano no ar com uma edição especial no sábado, dia 20. A atração da Rádio Bandeirantes (AM 840 e FM 90,9) será transmitida ao vivo direto do "Risadaria - Muito Além da Piada", evento que reunirá dezenas de profissionais do humor neste fim de semana na Bienal do Ibirapuera.

A apresentadora Carolina Ercolin receberá convidados especiais no estúdio avançado da emissora montado no Pavilhão da Risada. O cantor Jair Rodrigues dará uma palhinha, enquanto o chef Sergio Arno (do restaurante italiano La Vecchia Cucina) ensinará o ouvinte a preparar um prato em casa. E a presença de Lélio Teixeira, um dos apresentadores do programa "Na Geral" da Rádio Bandeirantes, garantia de muitas risadas.

O programa "Antenados" é transmitido ao vivo todo sábado, a partir do meio-dia, pela Rádio Bandeirantes.

Rede Bahia lança Rádio CBN FM em Salvador

Salvador - Max Gehringer, Miriam Leitão, Juca Kfouri, Renato Machado, Arnaldo Jabor e Carlos Sardenberg. Este time de estrelas do jornalismo brasileiro são algumas das atrações da mais nova emissora de rádio baiana: a CBN FM. A emissora, que pertence ao Sistema Globo de Rádios, chega ao dial baiano pelas mãos da Rede Bahia, maior grupo de comunicação do Norte e Nordeste.

A CBN FM vai ocupar a frequência 100.7 e contará com uma equipe local de jornalismo, comandada pelo experiente Jefferson Beltrão, que além de editor-chefe também será o apresentador local.

A estreia da CBN FM acontece no dia 18 de março. Mantendo o compromisso da Rede Bahia, a CBN FM também investirá na programação e nos profissionais locais. No primeiro momento, serão 17 horas semanais de telejornais, na faixa das 9h as 12h (segunda a sexta), e das 10h as 12h (sábado).

E para marcar a chegada da CBN FM, a Rede Bahia preparou, para convidados*, um evento que acontece no dia 18 de março, às 19h30, na sede na empresa, no bairro da Federação. A CBN FM chega ao grupo para somar com as rádios Bahia FM, Globo FM, FM Sul (Itabuna). (Jornal de Mídia)


----------------------------------------------

Nota da Redação: Segundo o site "Donos da Mídia", a Rede Bahia pertence a um grupo empresarial ligado à família do falecido Senador Antonio Carlos Magalhães, do DEM da Bahia.

Conversa sobre sustentabilidade ao pé do rádio

Quem não ouviu, pode ouvir de novo uma pequena conversa sobre Sustentabilidade, programete de 3 minutos apresntado por Joseval Peixto, da Rádio Jovem Pan, Luis Megali, da Rádio Band News, Caio Camargo, da Rádio Eldorado e Salomão Esper, da Rádio Bandeirantes. Que mais iniciativas como essa surjam sempre.

UMA PEQUENA CONVERSA SOBRE SUSTENTABILIDADE


Baixe o programa aqui - UMA PEQUENA CONVERSA SOBRE SUSTENTABILIDADE

Um papo sobre sustentabilidade pelo rádio daqui a pouco

Não perca daqui a pouco, por volta das 8h55, uma conversa sobre sustentabilidade com Joseval Peixoto, da Jovem Pan, Caio Camargo, da Eldorado e Luis Megali, da Band News FM. É sempre bom quando emissoras concorrentes se unem para discutir assuntos de grande importância como meio ambiente, trabalho, qualidade de vida, etc. Ponto para a Pan, a Eldorado e a Band News FM. Nããããão perca.

Locutor de futebol paraguaio sofre com gol de Ronaldo

O Terceiro Tempo nesta madrugada levou ao ar o aúdio da narração de um locutor paraguaio para o gol marcado por Ronaldo que decretou a vitória do Corinthians contra o Cerro Porteño, partida válida pela Copa Libertadores. A emissora não foi identificada. Dá para notar que o profissional em questão mantém a tradicional linha passional dos narradores sul-americanos de futebol. Acompanhe no player abaixo.


quarta-feira, 17 de março de 2010

Relembrando (um pouco mais) de Ciro Cesar

Falamos bastante aqui da perda de Ciro César, mas estavamos devendo um registro de sua voz. Graças a ajuda de Aloisio Mathias, ao clicar no arquivo abaixo, é possível para o internauta acompanhar uma bela homenagem de Flávio Prado, levada ao ar dentro do programa No Mundo da Bola. Dela constam algumas vinhetas produzidas pela Pan com a voz de Ciro, um pequeno depoimento dele, além de um comentário do publicitário Décio Clemente, relembrando um comercial antigo gravado pelo locutor.




Vale registrar aqui no post o depoimento do radialista e também locutor Flávio Guimarães.

A volta dos obituários da Folha se baseia, sem dúvida, nos obituários do New York Times, sucesso absoluto há muitos anos. Tratando a morte com base na dimensão de quem deixou sua marca entre nós, o jornal presta, no fundo, um tributo à própria vida. O amigo radialista e companheiro de trabalho Ciro Cesar, ao receber essa honraria, dignifica ainda mais o rádio, que defendeu em vida com extremo profissionalismo. Restam poucos como Ciro. Novos talentos rareiam cada vez mais. Quando surge algum, infelizmente, usa o rádio como ponte para chegar à deusa das vitrines, a televisão. Rádio é, essencialmente, emoção - refratário, portanto, aos amores passageiros. E de flerte em flerte, o rádio vai ficando em segundo plano. Por consequência, o ouvinte acaba sem ídolos. O rádio sempre usou a força da imaginação para cativar e Ciro Cesar foi especialista nesse mister. Não era preciso muita imaginação, ou sensibilidade, para notar que estávamos diante de um profissional diferenciado. Dono de voz singular, era pessoa simples, chegava a ser tímido. Não gostava de elogios. Menos por considerá-los truquezinhos de oportunistas, que usam palavras fáceis para alcançar objetivos pessoais (e sabemos o quanto se usa esse expediente), mais pelo fato de não saber lidar com palavras elogiosas. Mas que isso não deixe a impressão de que Ciro tinha vergonha do fazia, pelo contrário. Ciro Cesar carregava nas veias o sangue que contamina para sempre os verdadeiros profissionais do rádio: o sangue que flui somente nas veias dos apaixonados pela profissão. Ciro foi assim. Até o fim.

Rádio Base Xtra Podcast - 001

Está entrando no ar a versão Xtra da Rádio Base, em podcast. Ouça e se jogue!!!!

Rádio Base Podcast 001


Baixe o programa aqui - RÁDIO BASE PODCAST XTRA 001

Acompanhe também nosso programa na Rádio USP - RÁDIO BASE URGENTE - USP FM

01 - Suellen Luz - Na rua
02 - Suellen Luz - Pago pra ver
03 - Suellen Luz - Rio
04 - Suellen Luz - Bahia
05 - Na Roda - Mesmo que você não queira
06 - Funkacid - Nada de novo
07 - Pierina - Sabiá
08 - Pierina - Fome Esférica
09 - Paralelo - Música de Sertão
10 - Joana D'arc - Florbela Spanca
11 - Tata Alves - Amanhã de manhã
12 - Cinco em Ponto - Coco de Embalo
13 - Cinco em Ponto - Baião Carcará
14 - Luana Giampietro - Vem Swingar
15 - Zeroballa - Raimunda
16 - Invasores de cérebros - São Paulo
17 - Unidos pelo ódio - Refugiados de Guerra
18 - X Ray Spex - I can't do anything

Dono de um vozeirão, tinha sempre um livro na mão

Um dos destaques da fase atual da Folha de S. Paulo é a volta do obituário. Com textos leves e até - porque não - bem humorados, a reportagem noticia a morte de alguém contando sobre sua vida.

Infelizmente foi a vez do nosso colega radialista Ciro César, ex-Jovem Pan. Com o título acima, a Folha de S. Paulo prestou homenagem justa ao locutor na edição de hoje:

ESTÊVÃO BERTONI
DA REPORTAGEM LOCAL

Aos 12, Ciro César Silvério começou anunciando pipoca num carrinho pelas ruas de Morretes, no Paraná. No domingo (7), aos 71, ele deu as notícias no rádio pela última vez, em SP. Sua voz parecia cansada, segundo amigos que ouviram sua transmissão.

Dono de um vozeirão, ele foi ao ar primeiramente por rádios paranaenses. Com o talento descoberto, integrou o "Grande Jornal Falado Tupi", ao lado do radialista Corifeu de Azevedo Marques.


Passou pelas rádios "Difusora", "Bandeirantes" e "Eldorado". Desde 1990, estava na "Jovem Pan". Durante a carreira, fez também trabalhos de publicidade e narração de documentários.


Conta o amigo e jornalista Fernando Zamith que Ciro era um dos melhores "mancheteiros" do rádio de SP -designação dada a locutores com voz grave e forte.


Homem culto, adorava música e estava sempre com um livro na mão -era um "rato de livraria", diz o amigo.


Em 1993, perdeu a mulher num acidente de carro. A partir de então, acumulou o papel de mãe da terceira filha, então com oito anos -foi pai de outras duas meninas, mas de outro casamento.


Domingo, fez seu último plantão. Voltou para casa e, brincando com a neta Beatriz, de cinco meses de idade, sofreu um AVC (acidente vascular cerebral), que o deixou em coma até quinta, quando morreu, deixando três netos.


De acordo com a filha Rhys, a missa de sétimo dia será amanhã, às 17h30, na igreja Nossa Sra. de Fátima, em SP.

Rita Ribeiro é a convidada do RadarCultura


A cantora Rita Ribeiro estará nesta quarta-feira (17/3), às 15h, no RadarCultura, programa da Rádio Cultura Brasil (AM 1200 kHz), apresentado por Teca Lima. Com 20 anos de carreira, Rita lança seu primeiro DVD, Tecnomacumba – a tempo e ao vivo, que conta com a participação de Maria Bethânia e Caetano Veloso. O disco é um registro do bem sucedido show homônimo que, nos seis anos em que circulou pelo Brasil, foi visto por mais de 200 mil pessoas e, em 2006, virou álbum. Os ouvintes podem participar da entrevista pela sala de bate-papo do site www.radarcultura.com.br.

terça-feira, 16 de março de 2010

Rebolation é a mais pedida do Micareta Axé Band

Após um breve período de férias pós Carnaval, o apresentador Betinho voltou com gás total ao comando do programa "Micareta Axé Band" no último final de semana. Confira as músicas mais pedidas pelos ouvintes da atração transmitida pela Band FM (96,1 mHz em São Paulo).

01. Parangolé - "Rebolation"

02. Ivete Sangalo - "Na Base do Beijo"

03. O Back - "Lobo Mau"

04. Chiclete com Banana - "No Balanço do Chiclete"

05. Claudia Leitte - "As Máscaras"

06. Banda Eva - "Lugar da Alegria"

07. Cheiro de Amor - "Pense em Mim"

08. Asa de Águia - "Vale Night"

09. Jammil e uma Noites - "Ta Esperando o Quê?"

10. Tomate - "Parará"


A pesquisa reflete o pedido feito pelos ouvintes do programa pelo 0800-501313, pelo site da emissora e pelo perfil oficial no Twitter @micaretaaxeband.

No ar há 12 anos, o "Micareta Axé Band" vai ao ar todo sábado e domingo, das 12h às 14h, para as 36 emissoras que compõem a Rede Band FM em todo o Brasil.

Ministério da Saúde lança nova programação de rádio on-line

A partir de ontem (15), os internautas de todo o país contam com uma novidade que reúne boa música e uma programação toda voltada para a saúde. Trata-se da estreia da nova Web Rádio Saúde (http://www.webradiosaude.com.br/radioonline/), que vai apresentar as principais ações do Ministério da Saúde e iniciativas de secretarias estaduais, além de executar clássicos da música brasileira. Também haverá espaço para discussões sobre sexo e doenças sexualmente transmissíveis, notícias de doenças endêmicas e transmissões ao vivo de entrevistas coletivas sobre temas relevant es de saúde pública.

Com essa nova ferramenta, o Ministério da Saúde ganha mais um aliado na busca pela informação correta e na prestação de serviço à sociedade brasileira. Além do propósito informativo, a Web Rádio Saúde tem uma missão educativa na medida em que divulga padrões de vida saudável e formas de prevenir doenças comuns no país. Tudo é feito com uma linguagem clara e direta para transmitir a mensagem a todo tipo de internauta. Por essa razão, o conteúdo da Web Rádio pode ser reproduzido por escolas, postos de saúde e rádios comunitárias e educativas sem nenhum custo. O chefe da Assessoria de Comunicação Social do Ministério da Saúde, Marcier Trombiere, avalia que a Web Rádio Saúde dá uma nova dimensão às informações do setor. “Trabalhar com informações de qualidade, usar o conceito de convergência das mídias, inclusive do meio rádio para o meio web, sem sofrer as limitações de transmissão tradicionais, pode resultar em um grande na promoção à saúde“, aposta.

Além de profissionais de saúde e funcionários das secretarias, a Web Rádio Saúde tem outro público-alvo: os jornalistas. A nova programação servirá de fonte de pautas não só para quem trabalha em rádio, mas em outros veículos de comunicação, como jornais, TV e internet. A ideia é veicular uma gama de temas que podem ser aproveitados pelas redações. “A informação veiculada na Web Rádio Saúde tem o aval de especialistas, de pessoas do Ministério que entendem bem o setor. Por isso, pode pautar os grandes meios de comunicação com assuntos que ainda não foram explorados pela mídia”, destaca Marcier Trombiere. (Ministério da Saúde).


--------------------------------------------

O sistema de rádio pública no Brasil se tornou uma confusão sem tamanho: o governo tirou a rádio Mec das mãos do Ministério da Educação e agora a incorporou a EBC - Empresa Brasileira de Comunicação - , que é estatal e não pública. A Câmara e o Senado possuem emissoras de rádio, sendo que esta última está montando uma verdadeira rede de FMs. O poder judiciário, a exemplo do Exército e da Aeronáutica também tem suas emissoras de rádio e tv. Várias universidades federais possuem concessões. Da mesma forma acontece com os governos dos estados de forma direta, como é o caso da Rádio Roquete Pinto (RJ), Rádio Paraná Educativa (PR), Rádio Tabajara (PB), entre outras - ou indiretamente por meio de fundações e instituições de ensino - como a Rádio Cultura (SP), Rádio Cultura (RS) e Rádio Unesp (SP).

Além de serem emissoras financiadas com os recursos do erário, o que elas tem em comum - para a nossa sorte - é a excepcional qualidadade de programação, que faria muitos donos de rádios privadas morrerem de vergonha, caso realmente conhecessem o veículo e se importassem com o lixo sonoro que eles jogam no ar todos os dias.

A programação da webradio Saúde é simples, mas de bom gosto, tal como diz o texto acima. Deveria ter pelo menos uma emissora nesses moldes em cada estado Brasileiro. Também seria interessante, obedecidos certos parâmetros éticos, que uma emissora privada, explorasse esse tipo de programação, no intuito de educar e prestar serviço. Afinal, o principal aliado das políticas públicas de prevenção à saúde é informação, que na nossa sociedade chega através dos meios de comunicação.

Fica aqui a sugestão para o pessoal da webradio Saúde melhorar a qualidade de transmissão. Muito mais cedo do que a gente pensa, as emissoras que já transmitem ou funcionam via internet poderão ser ouvidos por todos em aparelhos celulares, mp3 e outros dispositivos móveis com uma qualidade de som superior as das estações convencionais. E sairá na frente quem já estiver preparado, não é mesmo?

Câmara aprova concessão de rádio para indígenas e quilombolas

A Comissão Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou nesta quarta-feira o direito de comunidades indígenas e quilombolas reconhecidas pelo Poder Público administrarem rádios comunitárias. O texto aprovado é o substitutivo da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática ao Projeto de Lei 2490/07, do deputado Eduardo Valverde (PT-RO).

A proposta original beneficiava apenas os indígenas. O relator, deputado Zenaldo Coutinho (PSDB-PA), defendeu a constitucionalidade da matéria. Aprovado em caráter conclusivo, o projeto seguirá para análise do Senado, caso não seja aprovado recurso para que o Plenário vote o texto (Rádio Câmara).

O texto aprovado também determina que o Poder Público promova o desenvolvimento da radiodifusão comunitária no meio rural. Para isso, poderá estabelecer rito simplificado de tramitação dos processos de concessão em comunidades comprovadamente carentes.


-----------------------

Muita justa a aprovação desta lei. Já não era sem tempo as comunidade carentes, indígenas e quilombolas terem um veículo de comunicação que atenda realmente a seus interesses. O problema agora é definir quem realmente faz jus a esse direito. Também gostaria de saber quem vai capacitá-los para operar o veículo. Seria isso dever do Estado?

Enfim, há muito por fazer para tornar a radiodifusão comunitária uma mídia tão forte quanto as demais modalidades. Pelo menos o primeiro passo já foi dado.

Lorena Calábria entrevista Nando Reis na Mitsubishi FM


O cantor e compositor Nando Reis é o convidado da jornalista Lorena Calábria na edição de hoje do programa "Johnnie Walker com Gigantes", transmitido pela Mitsubishi FM 92,5.

No descontraído bate-papo com a apresentadora, Nando Reis conta detalhes de sua trajetória de sucesso e fala sobre os projetos futuros. O cantor e compositor também faz a seleção musical do programa.

O programa "Johnnie Walker com Gigantes" vai ao ar toda terça-feira às 21h, com reprise aos domingos no mesmo horário.

A Jovem Pan e o seu direito de discordar

E incrível o poder que as algumas pessoas possuem em desqualificar o esforço legítimo de emissoras, como a Jovem Pan, em preservar o seu direito de informar e de ter opinião. Parece não se conformarem quando alguém se levanta contra o "status quo" e diz que o querido e amado "futebol", assunto que eles dizem lhe ser tão caro, está mais podre e desorganizado do que conseguimos saber por meio da Imprensa. A partir daí, começam a inventar "brigas imaginárias" entre o "contestador" e o "dono da bola". Enfim, isso é democracia. Mas vamos entender o por quê das posições tomadas pela Jovem Pan. O BLOG RÁDIO BASE se solidariza com esta postura da Rádio Jovem Pan, em defesa dos direitos do torcedor ao espetáculo e à informação, muito embora esse espaço não seja dedicado ao futebol e sim, ao Rádio.

O autor do texto abaixo diz que há por parte da Jovem Pan "excesso perigoso ao querer atingir a Globo e incentivar o Poder Público agir sobre uma relação privada ou um contrato estabelecido entre duas partes legítimas." Há de se supor que ele esteja falando da Rede Globo e a Federação Paulista de Futebol. O que ele esquece de dizer que não é um simples contrato que rege essa relação. Um espetáculo de qualquer espécie franqueado ao público, por meio de ingresso pago ou não, não é um simples "evento privado". Há as leis trabalhistas, o estatuto do torcedor e porque não, o Código de Defesa do Consumidor, que no caso do futebol, regulam a atividade. Estes dois últimos instrumentos da lei citados há pouco são sistematicamente desrespeitados pelas instituições do futebol, como diz os meios de comunicação. Nesses casos o Ministério Público tem de fiscalizar, sim.

Ele (o autor do texto) reclama que a Jovem Pan em vez de concentrar a questão no âmbito privado, até mesmo estimulando um debate aberto e democrático para a melhoria de transporte, segurança, além de tantos outros, está provocando a interferência de pessoas que só querem tirar proveito da situação porque é ano de eleição. É bom salientar que a Jovem Pan é a única emissora em São Paulo que efetivamente promove esse debate no âmbito do futebol, sugerido pelo autor do texto. As outras é que, estranhamente, se calam ou nem ao menos se levantam para rebatê-la, o que é uma pena. Mesmo assim, não são raros os profissionais mais conscientes dessas mesmas emissoras que apoiam o ponto de vista da Pan em suas tribunas, ainda que em caráter pessoal.

No final, o autor causa estranhamento ao leitor quando diz que mudar o horário dos jogos não vai diminuir a briga de torcida. Então gostaria de saber dele por que um contigente enorme de policiais militares, pagos com o nosso dinheiro, é colocado dentro dos estádios - que segundo ele mesmo é um local "privado" - para fazer segurança e não consegue evitar esses confrontos? Por que eles não estão na rua cumprindo o seu dever de garantir a ordem pública? E por que as promotoras dos jogos não contratam segurança particular? Realmente, se este tipo de problema não é para ser questionado e investigado pelo Ministério Público, para que existe Imprensa?Ppara dizer amém a tudo que os organizadores esporte decidem fazer?

Comparar o Brasil com o que acontece lá fora é louvável. Mas em jornalismo é sempre bom se tomar muito cuidado. Como bem sabe o caro leitor, o jornalismo praticado em cada lugar, ainda que seja em países livres e desenvolvidos, varia muito. É um questão intimamente ligada à cultura de cada lugar.

Não é a Pan que quer o renascimento da Censura, e sim, os organizadores do evento. Afinal, o que acontece numa coletiva? Todos os repórteres sentadinhos ficam à espera do que vão falar o técnico e um jogador escolhido pelo clube. Dessa forma, fica mais fácil saber e "controlar" o que o atleta vai dizer ou não. Digamos que é até um "direito" do clube usar esse "procedimento" para preservar sua imagem. Também é um direito - e dever - do profissional de jornalismo concordar ou não com ele, sempre se lembrando que a sua obrigação é informar a verdade a seu leitor ou ouvinte.

No campo e no vestiário há 200 repórteres entrevistando todos os jogadores. Cabe ao repórter unicamente escolher aquele que ache mais significativo entrevista naquele momento. Isso é um direito e um dever do jornalista. Não há a "tutela" da direção do clube dessa forma. O jogador é livre para expressar sua opinião, longe dos olhos de seus patrões. Isso é querer o renascimento da Censura?

De fato, as coletivas depois dos jogos organizaram e muito a "logística" do futebol e até o trabalho da Imprensa. Mas até que ponto ganhou-se na qualidade da informação? É bom salientar que o rádio é um veículo "instantâneo", que pega o que está acontecendo "no ato", sobretudo quando fala de esporte. Pode reparar que as melhores entrevistas durante a partida são aquelas feitas justamente no campo, quando os jogadores estão entrando ou saindo dele. Elas passam ao ouvinte a "temperatura" da partida e como estão os ânimos dos protagonistas; Em outros esportes coletivos, é corriqueiro o jornalista pegar algumas rápidas palavras do treinador à beira da quadra. Como disse, é da tradição do jornalismo esportivo praticado no Brasil, até mesmo pela emissora de tv aberta que transmite o Campeonato Paulista. Pelo que me lembre só no Brasil os repórteres ficam atrás do gol, durante a partida, o que é a coisa mais óbvia do mundo. É bem verdade que em competições internacionais não é possível esta liberdade toda, por problemas que vão além do futebol muitas vezes. Mas também não garante que o jornalista trabalhe melhor porque está num ambiente mais "asséptico". Afinal, o assunto acontece "lá fora" no campo.

Enfim, o papel da Imprensa, sobretudo de uma rádio como a Jovem Pan é esse: questionar, confrontar, inquirir, contestar, opinar, debater, ouvir, arguir, não se conformar com o "senso comum" ao perceber que coisas erradas estão acontecendo e cobrar das instituições do Estado que fiscalize tudo o que for do interesse de seu ouvinte. O autor se equivoca mais uma vez quando diz que "quem deseja assistir ao futebol vai porque quer". Não é bem assim que funciona. O torcedor no estádio faz parte do espetáculo. A partir do momento em que ele se dispôs a sair de casa para prestigiar um jogo, tem de ser respeitado, sim, tem de ter bons lugares, tem de ter banheiro, lugar para estacionar seu carro, acesso fácil ao transporte público, segurança, limpeza e muitos outros itens que 99% dos estádios de futebol NÃO OFERECEM. E se é dessa forma, a Pan tem que botar a boca no trombone, tem que cobrar atitude do poder público e exigir providências. Tem de fazer porta-voz do seu ouvinte que, se depender de certos "amantes do futebol", que preferem apenas badalar o "dono" da bola, vão morrer à míngua.

A perigosa briga da Pan com a TV

por Flávio Ricco

A Jovem Pan está, com todos os merecimentos, entre as emissoras de rádio mais importantes do País. Um modelo. Poucas chegam a tanto.

Mas esta sua briga, porque proibiram os repórteres de entrar no campo de futebol, já superou todos os limites do suportável.

Primeiro que no mundo inteiro é assim, inclusive aqui em disputas internacionais, e outra que há um excesso perigoso ao querer atingir a Globo e incentivar o Poder Público agir sobre uma relação privada ou um contrato estabelecido entre duas partes legítimas.

A censura nasce assim e a Pan sempre se destacou por levantar a bandeira da liberdade. Em vez de concentrar a questão no âmbito privado, até mesmo estimulando um debate aberto e democrático para a melhoria de transporte, segurança, além de tantos outros, está provocando a interferência de pessoas que só querem tirar proveito da situação. Estamos em ano de eleição.

Mudar horário dos jogos não vai acabar com briga de torcida, lotar estádios ou resolver o problema do trânsito. E sem essa, por favor, de querer implantar o "toque de recolher".

O quebra-quebra numa partida de juniores, de triste memória, aconteceu no Pacaembu num domingo, 11 da manhã.

Quem deseja assistir ao futebol vai porque quer. Tem a opção de acompanhar pelo rádio - a Pan sempre será uma excelente opção, a minha por sinal, pela TV - aberta, pay-per-view, cabo - e internet.

segunda-feira, 15 de março de 2010

Rádio Capital festeja crescimento‏

A Rádio Capital AM, de São Paulo, festeja o crescimento de sua audiência, que lhe garante o primeiro lugar em vários horários na região metropolitana e o segundo lugar em outros períodos. Na segunda-feira, 15 de março, o diretor-geral da Capital, Francisco Paes de Barros, completou cinco anos no comando da emissora lançada há 32 anos e que pertence ao empresário Nelson Morizono há mais de dez anos. Chico, como é conhecido no meio radiofônico paulistano, em que também dirigiu as Rádios Globo, Excelsior (atual CBN), Record, América e 9 de Julho, atribui o sucesso da Rádio Capital ao estilo popular/social de seus comunicadores e das equipes de Jornalismo e de Esportes, além da sintonia entre os departamentos. “Fazemos rádio com responsabilidade social. A Rádio Capital é especialista em povo, é a porta-voz do povo”, explica o diretor-geral.

Nesse contato com o povo, o microfone na Rádio Capital é ocupado pelos comunicadores Eli Corrêa, Paulinho Boa Pessoa, Paulo Lopes, Cinthia, Cícero Augusto, José Carlos Gomes, Adriano Barbiero, Antônio Aguillar, Serafim Costa Almeida e Moisés da Rocha. A equipe de Jornalismo, comandada por Luiz Carlos Ramos, entra no ar sempre que um fato exige, e produz o jornal “Verdade Capital 1040”. A Capital já apresentou entrevistas exclusivas com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com o governador José Serra e com o prefeito Gilberto Kassab, mas busca a imparcialidade na política. “Elogiamos os administradores públicos, quando merecem, mas também podemos criticá-los. Acima de tudo, a ética, o respeito ao ouvinte”, ressalta Chico Paes de Barros. “Também temos uma competitiva equipe de Esportes. E nosso site, criado há três anos, está sendo modernizado, já que a web faz parte do futuro do rádio em todo o mundo.”

O Departamento Comercial é comandado pelo experiente Américo Guzzi, que registra o crescente interesse das empresas em anunciar no veículo rádio.

A Rádio Capital é sintonizada em 1040 kHz AM ou, pela internet, no site www.radiocapital.am.br


Comentário: Fico feliz com as informações vindas da competente assessoria de imprensa da Rádio Capital. Espero que os resultados apresentados afastem qualquer ameaça de arrendamento da frequência.

Podcast reprisa duetos de samba

Conteúdo: Marina de la Riva; Chico Buarque; Zélia Duncan; Nei Lopes; Dona Neuma; Nelson Sargento; Fernanda Abreu; Roberto Silva; Paula; Rildo Hora; Mariana Aydar; Ivan Lins; Vânia Abreu; Marcelo Quintanilha; Alcione; Emílio Santiago; Márcia Freire; Bebeto; Leila Pinheiro; Walter Alfaiate; Elza Soares; Ney Matogrosso; Nilze Carvalho; Pedro Lima; Clara Nunes; Adoniran Barbosa; Mariana de Moraes; Elton Medeiros; Carmen Costa; Ataulfo Alves; Elba Ramalho; Jair Rodrigues; Beth Carvalho; Seu Jorge; Cássia Eller; e Noite Ilustrada.
Este episódio não foi reeditado! É reprodução fiel do original de 2009 (96 kbps).

Conrad Rose
Programa Muqueca di Siri
http://muquecadesiri.podOmatic.com

Ministério investirá R$ 1,5 milhão em projetos para o rádio

BRASÍLIA - O Ministério da Cultura investirá R$ 1,5 milhão em projetos de apoio à promoção da cultura por meio do rádio. A pasta lançará edital para escolha de 26 roteiros de contos e 26 de documentários sobre o tema diversidade cultural, com duração de 15 minutos cada. Trata-se do concurso Nossa Onda, que será lançado neste semestre pela Secretaria do Audiovisual da pasta, e que premiará com R$ 10 mil cada projeto aprovado. Poderão participar pessoas físicas que se apresentem como diretor ou diretor-roteirista, que tenham de 17 a 29 anos e que sejam das classes C, D e E, integrantes ou egressos de projetos sociais vinculados aos programas Territórios da Cidadania ou ProJovem.

O ministro da Cultura, Juca Ferreira, destacou que o rádio é um meio importantíssimo para a difusão cultural. "Sempre que surge um novo meio de comunicação, todos acham que o rádio vai desaparecer, caducar, mas trata-se de um veículo que sobreviveu à televisão e hoje convive muito bem com o computador, se mantendo como importante meio de comunicação", disse, em entrevista a emissoras de rádio durante o programa Bom Dia, Ministro.

"O rádio permite que as pessoas o utilizem enquanto estão ocupadas com algum trabalho, por isso precisa ser sempre valorizado como instrumento de informação, de debate e enfrentamento das questões que interessam à população", completou.

Juca Ferreira lembrou que, quando era secretário de Meio Ambiente de Salvador, nos anos 90, uma pesquisa nos bairros da cidade mostrou que 90% da população ouviam rádio durante o dia. (Agência Brasil)


-------------------------------

Só não entendi porque os candidatos precisam ter "17 a 29 anos e que sejam das classes C, D e E, integrantes ou egressos de projetos sociais vinculados aos programas Territórios da Cidadania ou ProJovem". Louve-se a iniciativa - ATÉ QUE ENFIM PARECE QUE LEMBRARAM DO RÁDIO - mas por que não fazem um projeto para quem estuda ou é profissional de rádio? Em ano de eleição fazem cada coisa.....

Rádio Senado inaugura emissora em Fortaleza

Da Agência Senado

O Senado Federal inaugurou nesta sexta - feira o seu mais novo veículo de comunicação. A Rádio Senado FM de Fortaleza, no Ceará, é a quarta emissora da rede. Na primeira transmissão para a capital cearense, o presidente do Senado, José Sarney, falou do Plenário diretamente para as autoridades presentes no estúdio da TV Ceará, emissora pública, cuja estrutura abrigará a emissora

A Rádio Senado pode ser sintonizada em Fortaleza na freqüência 103,3 MHz. Apesar do caráter experimental da transmissão, os ouvintes poderão acompanhar diariamente, direto de Brasília, a programação normal da emissora, que inclui a transmissão ao vivo dos debates e votações em Plenário e nas comissões, além de programas culturais e o noticiário sobre os principais fatos do dia.

O 1º secretário, senador Heráclito Fortes (DEM-PI), presente ao evento, representando a Mesa do Senado disse ser a inauguração da maior importância, até porque os custos aqui são diluídos. A gente aproveita a estrutura já existente da TV Ceará. Eu acho que esse é um grande tento que se marca no momento em que cada vez mais é preciso que haja transparência", afirmou o parlamentar.

O diretor de Comunicação Social do Senado, Fernando Cesar Mesquita, afirmou que o sistema de comunicação da Casa reproduz a realidade do trabalho legislativo, de grande interesse da população. "O papel da Rádio Senado é fazer o cidadão ser bem informado sobre o que acontece, e é direito do cidadão ser informado", disse Mesquita.

domingo, 14 de março de 2010

Grupo de torcedores gremistas prega boicote à Rádio Bandeirantes, de Porto Alegre

Mais um capítulo da eterna rivalidade entre Grêmio e Internacional, dois dos clubes mais imporantes do Rio Grande do Sul. E o blog Rádio Base, involuntariamente faz parte dele. O blog Grêmio Imortal decidiu levantar uma campanha de boicote à Rádio Bandeirantes, de Porto Alegre.

O texto diz: "Há um motivo natural para que o setor de esportes da Rádio Bandeirantes apóie os vermelhos: a equipe é paga por um ex-presidente vermelho e o principal comentarista é ex-dirigente deles. Passam o tempo todo sabotando o Grêmio, publicando mentiras, distorções e intrigas"

E na sequência, o blog reproduz trechos de um post antigo aqui do Rádio Base falando sobre o futebol na Rádio Bandeirantes. Nele, destacamos aqui que a atual equipe de esportes da emissora é mantida por conta de uma parceria com uma empresa de propriedade de Pedro Paulo Zachia, ex-presidente do Internacional.

Aguardemos os desdobramentos.

sábado, 13 de março de 2010

Blog do Língua de Trapo divulga entrevista com cartunista Glauco


O blog da banda Língua de Trapo, mantido por Laert Sarrumor, divulgou o aúdio de uma entrevista com o cartunista Glauco, especialmente concedida para o programa Rádio Matraca, na 97 FM, no ano de 1986. Para ouvir o papo, basta clicar aqui. Quem tiver dificuldades ao clicar no link, basta copia-lo (que tem extensão wma) para colar depois no Windows Media Player.

Glauco e seu filho Raoni foram brutalmente assassinados em Osasco (SP). Ele foi criador de vários personagens, o mais conhecido deles é Geraldão.


Podcast Sambarbudo #4



Já nos preparativos para a próxima festa, no dia 20/3, no ar mais um episódio da saga de dois caras que levariam a Gillete e a Bozzano à falência: Sambarbudo Project.

Neste programa, estreia o "Fala, Povo!", quadro em que a audiência pede sua música. Sambarbudo 2.0! Interatividade monstro!

Playlist dessa edição:

Toni Tornado - Podes Crer, Amizade
Tower of Power - You Got the Funkifize
Señor Coconut - Beat It
Grupo Geração Eletrizante - Eu Tô Firme


Fala, Povo!

Julia Zanolli pediu Talking Heads - Psycho Killer









O mp3, sem atravessadores, é este aqui.

As duas citações feitas no podcast, pra você ver e ouvir:

Jornal Meia Hora - As melhores manchetes do mundo (ou quase).
Podcast Outra Versão #11 e outra homenagem a Michael Jackson, com a banda Alien Ant Farm.

Hoje tem Rádio Base Urgente, na USP FM

Manifesto Rádio Base Urgente - 13 de março de 2010

Abertura

Muito boa tarde para você que está sintonizado nos 93,7 MHz da USP FM, em São Paulo, ou nos 107,9 MHz, de Ribeirão Preto. A gente começa o programa de hoje falando o endereço do nosso site para você entrar em contato com a gente , ver as novidades,
ouvir os links para os novos programas, etc, etc. Anota aí - www.radiobaseurgente.rg3.net - ou pelo site aqui da rádio USP - www.radio.usp.br entra lá em programas e procure a página do "Rádio Base Urgente". E lá você também pode ouvir a Rádio USP ao vivo, claro, né, visitar as páginas de todas as 58 atrações que compõe a grade de programação da USP FM.

----------------------------------------------------------------
Parte 1 -

E a gente começa o programa de hoje com a banda de Punk Rock, eu diria uma das principais bandas do gênero, Inocentes, que há algum tempo regravou um sucesso da banda 365, uma declaração de amor à São Paulo. Depois, a gente ouve Oltz. O Oltz é uma banda de Caxias do Sul, RS, que tenta fazer aí um pop rock de qualidade, bem tocado, com letras bem formuladas. E a gente ouve do Oltz, "Meio Blue", de autoria do grupo.

Depois, a gente ouve, A Cor do Som, grupo de música pop, surgida em Salvador no fim Da década de setenta, formada por Armandinho (guitarra), Dadi (baixo), Mu Carvalho (vocais) e Gustavo Schroeter (bateria). A Cor do Som criou uma linguagem instrumental pioneira, através da fusão de ritmos regionais brasileiros e rock. E a gente vai ouvir "Semente do amor", que fez muito sucesso nas rádios no começo da década de 80.

A seguir, Hyldon. Ele foi um dos grandes nomes da chamada "Black Music" nacional dos anos 70, ao lado de Cassiano, Carlos Dafé, Tim Maia e outros cantores e compositores sensacionais nessa fase. Ele é autor de vários sucessos como "As dores do mundo", "Casinha de sapê", "Na rua, na chuva, na fazenda" e que foi a canção mais conhecida de todas. Aqui a gente ouve "Na sombra de uma árvore", de sua autoria.

Na sequência, a banda carioca Brylho, formada em 1978 por Arnaldo Brandão (voz e baixo), Paulo Roquette (guitarra), Cláudio Zoli (guitarra e voz), Robério Rafael (bateria), Bolão (percussão) e Ricardo Cristaldi (teclado). Surgiu com o nome Brylho da Cidade, influenciado pelo movimento Black Rio que reunia Tim Maia, Cassiano, Carlos Dafé, Banda Black Rio, Sandra de Sá, entre outros.

Em 1983, esse grupo passou a ser chamado de Brylho, lançou pela WEA o primeiro disco, fazendo sucesso com a música "Noite do prazer" (Cláudio Zoli, Paulo Zdan e Arnaldo Brandão). E pra terminar, para provar para você que música pop de qualidade não tem estilo, a gente vai tocar aqui o Genival Lacerda, um grande artista nordestino, que sempre enveredou aí pelo bom humor, já que a alegria é a grande característica do povo nordestino.

Na década de 70, ele surgiu nas rádios de todo o Brasil com uma musiquinha, que entrou para o chamado "cancioneiro nacional". A história de uma moça humilde que abriu sua lojinha e que começou a ser cobiçada por um vagabundo local. "Severina Chique Chique" é uma crônica bem humorada do sertão brasileiro que começava a se urbanizar mais intensamente, digamos assim. Repare, aí.

------------------------------------------------------------------
Parte 2
De volta aqui com o nosso programa de todo sábado á tarde, mostrando um pouco, tentando fazer aí uma "investigação" entre aspas sobre o que é a música pop, popular, a música que o povo canta. A ideia aqui é mostrar há qualidade em todos os gêneros musicais. Afinal, a música é forma de arte mais popular do planeta, né? Tudo pode virar música, e não há que classifique conscientemente o que seja boa música ou música ruim. Tudo vai depender, claro, da compreensão, da formação e do discernimento de quem ouve.

Esse bloco a gente começa com Chiclete com Banana. O chiclete é um dos mais antigos grupos de rua de Salvador. Ele é formado por Bell Marques (voz e baixo), Wadinho Marques (teclados), Rey (bateria), Jonny (guitarra), Walter Cruz (percussão) e Deny (percussão). O Chiclete com Banana já gravou 20 álbuns em quase 30 anos de carreira. E a gente vai rolar aqui "Ele não monta na lambreta", música preferida do Kiabbo, lá da MTV.

Na sequência, Elis Regina e Adoniran Barbosa, "Tiro ao Álvaro". É sempre bom relembrar Adoniran Barbosa, cujo nascimento aconteceu há cem anos. Essa faixa é um exemplo típico das trapalhadas que a Censura na época da Ditadura Militar. "Tiro ao Álvaro" chegou a ser censurada porque o autor colocou alguns erros de português como "Tábua", "frechada", "revórver". É óbvio que o Adonirar fazia isso propositalmente. Ele queria retratar a forma como uma certa parte do povo se expressava. E depois de Adoniran, mais Adoniran Barbosa. A gente ouve "Iracema", uma das mais belas canções desse grande compositor paulistano, interpretado pelo revolucionário e maldito (no bom sentido) Jards Macalé, que infelizmente anda meio sumido do cenário artístico. E você tem que ouvir essa versão "banquinho e violão", que ficou primorosa.

Lindomar Castilho é o próximo desse segundo bloco que a gente vai ouvir. "Doida demais" é tão cult, que virou até tema de um seriado de humor da Rede Globo. Lindomar Castilho foi um artista de alta popularidade na década de 70, até se envolver infelizmente num crime passional e ele foi preso e a carreira dele desandou e tal. Mas a gente quer falar da carreira do Lindomar Castilho, cantor, de voz forte e potente, ao estilo dos antigos intépretes de outrora.

--------------------------------------------------------------------------------
Parte 3

Nesse derradeiro bloco, a gente vai ouvir Roberto Carlos e uma canção de muito sucesso dos anos 50, "A Deusa da minha rua", de Newton Teixeira e Jorge Faraj. A seguir, Fátima Guedes, com a linda "Cheiro de Mato", que foi sucesso do rádio Fm no comecinho dos anos 80. Criada na Zona Norte do Rio de Janeiro, ela começou a compor aos 15 anos. No Festival de Música de uma faculdade do Rio, classificou-se em 1º lugar com sua canção "Passional".

Fátima Guedes compôs trilhas sonoras para o teatro, como "Onze fitas", e "O dia da caça", de José Loureiro. Ela já lançou 11 álbuns, desde 1979. Para terminar duas raridades. O ator Lauro Corona, já falecido, que participou de várias novelas como a novela "Dancin Days" e "Sinhá Moça" e do primeiro filme a fazer sucesso na era do chamado Rock Brasil dos anos 80, "Beth Balanço", de Lael Rodrigues.

E aqui ele se arriscar cantando, ou tentando cantar "Não vivo sem meu rock". E depois José Eugênio Soares, vulgo Jô, esse mesmo que você está pensando, com "Planeta Doce". Essa faixa faz parte do trilha sonora do especial "Plunct Plact Zum", exibido em 1983, pela Rede Globo.

Rádio Base Urgente
Sábado, 14h
Rádio USP FM - 93,7 MHz - São Paulo
Rádio USP FM -107,9 MHz - Ribeirão Preto
Portal da Rádio USP
Ouça agora ao vivo:
Rádio USP ao vivo em Real Player
Rádio USP ao vivo em Media Player

Ouça o programa em Real Player
Rádio Base Urgente - parte 1
Rádio Base Urgente - parte 2
Rádio Base Urgente - parte 3

Locutor Ciro César morre aos 72 anos em SP

do site da Rádio Jovem Pan

O locutor e companheiro da Jovem Pan, Ciro César Silvério, morreu aos 72 anos, em São Paulo. Nascido em Morretes, no Paraná, ele foi vítima de um Acidente Vascular Cerebral na noite do último domingo.

O locutor passou pelas rádios Tupi, Bandeirantes, Eldorado e por emissoras paranaenses até chegar à Jovem Pan.

O corpo de Ciro César será velado a partir das 15h no Cemitério do Araçá, de onde sairá às 10h deste sábado para ser cremado no Cemitério da Vila Alpina. Ele deixa três filhas e três netos.

Emissoras do Grupo Bandeirantes de Rádio realizam cobertura completa da São Paulo Indy 300

A São Paulo Indy 300, primeira prova da temporada 2010 da Fórmula Indy, terá cobertura total das emissoras do Grupo Bandeirantes de Rádio neste final de semana.

As equipes da Rádio Bandeirantes AM 840 e FM 90,9 e da BandNews FM 96,9 levam para os ouvintes todas as emoções da prova que abre o campeonato 2010 da categoria. No sábado, as emissoras transmitem em cadeia os dois treinos livres (das 9h às 10h20 e das 12h20 às 13h40) e o treino classificatório (das 15h20 às 17h20). No domingo, a cobertura completa em cadeia começa às 7h direto do estúdio do Grupo Bandeirantes de Rádio no Anhembi. Às 12h, o narrador Odinei Édson abre a transmissão da prova, que tem largada marcada para às 12h55.

A Rádio SulAmérica Trânsito FM 92,1 vai contar com uma programação especial sobre as condições do trânsito nas proximidades do Circuito Anhembi, ajudando o ouvinte a encontrar o melhor caminho para fugir dos possíveis congestionamentos na região. A emissora também levará ao ar boletins bilíngües (inglês e português) para ajudar os turistas estrangeiros que estão na cidade. Esses boletins também serão veiculados pela Rádio Bandeirantes e pela BandNews FM.

Em uma campanha conjunta com o Shopping Aricanduva, a Band FM 96,9 vai levar 20 felizardos para curtir as emoções da São Paulo Indy 300 com a "Torcida Shopping Aricanduva Band FM". A emissora terá flashes ao vivo direto do Anhembi ao longo da programação.

sexta-feira, 12 de março de 2010

CBN estreia quadro voltado para direitos do consumidor


A partir deste sábado, 13 de março, a rádio CBN terá um espaço dedicado à defesa do consumidor. No quadro CBN Direitos do Consumidor, a jornalista Tania Morales vai apresentar casos e reclamações de ouvintes, buscar a solução do problema junto a empresas e orientar consumidores que passam por situações semelhantes. Exibido às 13 horas, o quadro tem parceria com o Procon de São Paulo no trabalho de orientação e esclarecimento aos consumidores sobre seus direitos.

O e-mail consumidor@cbn.com.br já está disponível para receber dúvidas e reclamações de ouvintes. CBN Direitos do Consumidor será apresentado dentro do programa Revista CBN, que vai ao ar aos finais de semana, entre 12 e 15 horas.


----------------------

Embora esse programa não seja exatamente uma novidade, é sempre bom saber que as emissoras de rádio se preocupam em bem informar o consumidor. Só assim ela saberá defender realmente seus direitos. Ponto para CBN.

Voz de Hélio Ribeiro está de volta!

do site Memorial Hélio Ribeiro

Rádio Trianon retransmite O Poder da Mensagem

O maior comunicador que o rádio brasileiro já ouviu está de volta. A partir do próximo dia 14 as mensagens de Hélio Ribeiro estarão à disposição dos ouvintes, por meio da Rádio Trianon de São Paulo (AM 740). O programa irá ao ar todos os domingos às 08hs, com 30 minutos de duração. Trata-se de edições especiais de “Seu Correspondente Musical” e de “O Poder da Mensagem”, veiculados pelas rádios Tupi, Jovem Pan, Bandeirantes e Globo, entre as décadas de 60 e 80.

Bacharel em Direito pela Universidade Mackenzie; jornalista, publicitário, pintor, escultor, compositor, professor de Comunicações da USP; redator da UPI e detentor do mais extraordinário currículo em comunicações. Este é Hélio Ribeiro, que emprestou seu talento à Rádio Tupi, Rádio Difusora, Rede Piratininga, Jovem Pan, Rádio Bandeirantes, Rede Capital de Comunicações e Radio Globo.

Nos Estados Unidos, atuou, como narrador, na Paramount Pictures, Metro Goldwyn Mayer, Twentieth Century Fox, Columbia Pictures e Universal International.

Falecido no dia dia 06 de outubro de 2000, aos 65 anos, Hélio Ribeiro também foi correspondente nos Estados Unidos do Sistema Globo-Excelsior de Jornalismo, do Jornal Propaganda & Marketing e da Rede Bandeirantes de Rádio.

Suas mensagens também estão no site www.helioribeiro.com.br, criado pelo Memorial Hélio Ribeiro, responsável pelas negociações com a Trianon, e hoje presidido pelo advogado João Bortolin.

quinta-feira, 11 de março de 2010

Centenas de ouvintes comemoram os 13 anos da Nativa FM


A Nativa FM 95,3 comemorou ontem 13 anos de sucesso com uma grande festa no Shopping Butantã (zona oeste de São Paulo).

Centenas de ouvintes compareceram para festejar o aniversário da emissora. Toda a equipe de produção e os locutores da Nativa FM receberam muitos presentes dos ouvintes, que puderam ver de perto as duplas Marcos & Belutti, Hugo & Thiago, Guto & Nando, Christian & Cristiano, Roger & Robson, Thales & Thiago e a banda Sacode a Poeira.

Artistas que não puderam comparecer à festa fizeram questão de parabenizar a emissora pelo aniversário. Por telefone, as duplas Victor & Leo, Zezé di Camargo & Luciano, Chitãozinho & Chororó, Jorge & Mateus, entre outros artistas, participaram ao vivo da programação da emissora.

Durante o evento foi realizado o último sorteio da promoção "Caminhão de Prêmios da Nativa", que recebeu mais de dois milhões e meio de cartas. Ganhadoras da promoção sortearam o 12º felizardo, o ouvinte Acácio Pires Vilar.

E a comemoração continua no próximo sábado, dia 13, quando a emissora promove uma missa exclusiva para os ouvintes da Nativa FM com o Padre Marcelo Rossi. Para concorrer aos convites, basta se inscrever pelo telefone 3771-3831. Os sorteios acontecem diariamente ao longo da programação da emissora.


Na foto ao lado, vemos o apresentador Galinha conversando com uma ouvinte.