sábado, 27 de fevereiro de 2010

A memória sonora da Rádio Onze

Entre os anos de 1995 e 1997, eu tive uma experiência do outro lado do balcão. Explico: nesse período, fiz parte da equipe da Rádio Onze, uma rádio livre sem concessão ligada ao Centro Acadêmico XI de agôsto da Faculdade de Direito-USP. Apesar dessa ligação com os estudantes de direito, a rádio, nessa fase, teve uma ampla participação de pessoas de fora, como artistas, jornalistas, agitadores culturais, entre outros grupos. Para saber um pouco mais de sua história, leia aqui uma série de textos que eu escrevi num outro blog. O que eu quero destacar agora são as vinhetas da Rádio Onze, as quais tive acesso agora graças a ajuda de Emerson Luís, que se destacou naquela época como um de seus articuladores.

Todos os programas eram precedidos por uma vinheta especial que funcionava como uma "carta de intenções" da emissora, além de introduzir a próxima atração. A trilha sonora é de Steve Vai.



A vinheta abaixo era veiculada durante os intervalos dos programas. Era a identificação da Rádio Onze, informando inclusive o endereço onde ficavam os estúdios.




A Rádio Onze tinha espaço para editoriais e campanhas. No player abaixo, reproduzimos "Pirata é a Mãe!", cujo texto foi redigido pelo saudoso José Roberto Reder Borges, conhecido como Pato. Clique aqui e conheça um pouco mais dessa figuraça que deixou saudades.



A programação da Rádio Onze era recheada de especiais músicais. Aproveitando o lançamento da triologia Anthology, que revelou gravações inéditas dos Beatles, a emissora fez um especial que varou a madrugada. No player abaixo, é possível ouvir sua abertura.



Na sequência, vinhetas curtas identificando a Rádio Onze, com a participação de vozes conhecidas do rádio paulista.





A cobertura do terremoto no Chile pelo rádio

Por motivos óbvios, está complicado o acesso ao aúdio das emissoras de rádio do Chile pela Internet. A única que eu consegui ouvir até agora é a Rádio Paloma, da região de Talca. Neste momento, dois apresentadores estão conversando com os ouvintes que conseguem ligar para a emissora. Muitos deles buscam informações sobre conhecidos e parentes que estão na zona onde ocorreu o epicentro do tremor. Você pode ouvir essa transmissão aqui.

*

Outra rádio que transmite seu sinal pela internet sem problemas até agora é a Activa, de Santiago. A programação também está dedicada ao noticiário pós-terremoto. Clique aqui.

*

A Rádio Valparaíso 1210 AM está com programação musical neste momento. Clique aqui.

*

Outra rádio que está com cobertura extensiva sobre o terremoto é a Rádio Sago, de Osorno. Clique aqui para ouvir.

*

Nunca é demais lembrar que o streaming das emissoras indicadas aqui pode enfrentar problemas eventuais por conta de sobrecarga de servidor.

*

(Volte em instantes para acompanhar as atualizações deste post)

Rádio Web do TCE realiza 1ª transmissão ao vivo

A Rádio Web do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE) realizou sua primeira transmissão ao vivo de atividade externa, durante a solenidade de posse do procurador geral do Ministério Público Especial junto ao TCE, João Augusto Bandeira de Mello, realizada na manhã de ontem, dia 25, no plenário do TCE.

Os internautas puderam acompanhar a cerimônia em tempo real, sintonizando a emissora pelo banner existente no www.tce.se.gov.br. A iniciativa faz parte da TCE em sua política de ampliação dos canais de comunicação, diz a entidade. Com uma programação 24 horas de músicas, notícias e institucionais, a Rádio Web TCE pode ser acessada através da página da Corte de Contas.

Mundo Corporativo aborda construção da marca pessoal

O programa "Mundo Corporativo", dentro do Jornal da CBN, mostra neste sábado o tema "Como se diferenciar num cenário tão competitivo?", com o publicitário Arthur Bender, autor do livro "Personal Branding - Construindo sua marca Pessoal". Para ouvir a entrevista na íntegra, clique aqui no player abaixo. A apresentação é de Heródoto Barbeiro.

Clique aqui para entrar na página do programa.

José Silvério e o Flamengo...do Piuí

Ao anunciar a transmissão da partida entre Palmeiras e Flamengo, do Piauí, válida pela Copa do Brasil, o narrador José Silvério, da Rádio Bandeirantes, muda o lugar de onde vem esse Flamengo. (Agradecimentos ao Vieira Junior, da comundade José Silvério - o Pai do Gol, no Orkut)


sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

E amanhã tem Rádio Base Urgente na USP FM

PROGRAMA DO DIA 27 DE FEVEREIRO DE 2010

Olá, amigo ouvinte,

Conheça um pouco das bandas que vão rolar em nosso programa, amanhã, na Rede USP de Rádio:

LAVAPÉ - LOTADO
Embora a banda Lavapé tenha, em média, um ano de atividades musicais, Junior e Claudio Lima estão na estrada há quase uma década. Entre os vários projetos em que os músicos e produtores marcaram presença estiveram participações nas bandas 'Lorde In Cana' (banda revelação MTV, 2006) e Over The Hump (2007/2008).

MONJOLO - MONJOLO
O Monjolo nasceu em agosto de 2002, em São Paulo, de quem é filho de criação, pois sua mãe biológica é a velha Pernambuco, de onde vieram todos os seus integrantes; em um verdadeiro movimento migratório. Todos gatos escaldados. Aprenderam lições importantes na estrada, pois todos estão nela há algum tempo. Não diria que são veteranos, mas estão quase lá.

DESTRUIDORES DE TÓQUIO - SOPRO NO CORAÇÃO
Power trio, da cidade de Capanema interior do Pará, formada por Nazo Glins (Guitarra e voz), e os irmãos Messias Lima (Bateria) e Alex Lima (baixo e voz), os Destruidores estrearam em novembro de 2002. Os Destruidores de Tóquio fazem música como podem: gravações low-fi até o Diabo dizer chega (ele nunca diz), microfones Lesson SM58, teclados Cássio e computador. E estão modificando as coisas à sua volta.

PATRULHA 66 - NÃO DE MOLE
Grupo de punk rock alternativo de Juiz de Fora formado em 1984 com o nome original Patulha 666, modificado em 1997 para Patrulha 66. Em sua estrada o Patrulha fez mais de 3000 shows, sempre mantendo a postura filantrópica através do recolhimento de alimentos para carentes e apoio a causas sociais, sem envolvimento político ou religioso.

BLAZING DOG - BATTLE SPLENDOUR
Banda de Heavy Metal lançando seu primeiro CD, intitulado "Metallic Beast". Misturando peso, fúria e melodia de forma surpreendente, é um dos destaques da cena metálica no ano de 2009.

ALARDE - VIDA BANDIDA
No fim dos anos 90, os irmãos Luiz e Rodrigo começaram a compor suas canções em São José dos Campos, SP. A partir de 2006, na capital São Paulo, Billy se uniu aos irmãos, formando a banda Alarde, definindo a personalidade e arranjos das composições.

BLIND PIGS - AVENIDA SÃO JOÃO
Grupo de punk rock formado em 1993, em Barueri, na Grande São Paulo. Muito conhecida do chamado "Circuito Indi" de São Paulo. Rock Básico, virulento, ao tradicional estilo "77", sem perder o bom humor e a picardia paulista.

JARDIM CEFALICO - GOTA D'ÁGUA
Banda De hard rock Progressivo formada em 1996 por 4 amigos que se juntaram sem compromisso para fazer um som, eram eles: Fabio Cardoso(bateria),Danilo Zanite(guitarra)Renato de Sá (Baixo) e Luiz Manoel "Ticão"(Vocal)

COPACABANA CLUB - COME BACK
A banda curitibana Copacabana Club surgiu no final de 2007. O quinteto formado por Lulli Frank (guitarra), Tile Douglas (baixo), Alec Ventura (guitarra e vocais), Camila Cornelsen (teclado e vocais) e Claudia Bukowski (bateria) lançou seu primeiro EP King of the Night em maio de 2008. As 4 faixas foram gravadas sob a direção de Ruth Varella, do estúdio Wall to Wall (Chicago, USA) e mixadas por Rodrigo Stradiotto.

CANIVETES - AMIGO VADIO
Por volta do segundo semestre do ano de 2004, ouviu-se pela primeira vez os esparros sonoros dos Canivetes. Formado na cidade de Recife por um grupo de jovens trabalhando com bandas desde o ano de 2000, a banda se reuniu para despachar o excesso de conteúdo adquirido através de anos de experiências.

Rádio Base, Urgente! O Pop Rock Levado a Sério!
Produção e apresentação: Marco Ribeiro
Sábado, 14h,
Rádio USP FM 93,7MHz - São Paulo
Rádio USP FM 107,9MHz - Ribeirão Preto
http://www.radio.usp.br
http://www.twitter.com/radiobase

Equipe Expressão da Bola transmite jogos também pela web

A equipe Expressão da Bola, que já vem atuando pela Rádio Nova Difusora, de Osasco, passa a oferecer uma nova alternativa aos seus ouvintes: a transmissão de jogos exclusivamente pela internet. Em parceria com a empresa estúdio Sat, a equipe vai acompanhar as partidas disputadas na quarta-feira de uma forma que promete ser inovadora: a narração vibrante do rádio aliada a vídeos ao vivo (e exclusivos) dos bastidores da partida. Em princípio, as jornadas esportivas serão fechadas a convidados, durante um período experimental. Dentro em breve, o acesso será liberado a todos. A estréia da transmissão pela web ocorreu durante o confronto entre Corinthians e Racing, do Uruguai, pela Libertadores da América. O comando é do Jornalista Marçal Gomes Pato. Para acompanhar as transmissões, basta clicar aqui e entrar no portal da equipe Expressão da Bola.

"Cine Mitsubishi" entrevista o diretor Sergio Bianchi

A edição do próximo sábado do programa "Cine Mitsubishi" leva ao ar uma entrevista exclusiva com o cineasta Sergio Bianchi. A apresentadora Maria Fernanda Luvizotto conversa com o diretor de "Os Inquilinos - Os Incomodados que se Mudem", que chega neste fim de semana aos cinemas.

No filme, uma família de periferia tem sua realidade alterada com a chegada de três jovens barulhentos que alugam a casa vizinha. O longa recebeu os prêmios de roteiro e atriz coadjuvante para Cassia Kiss no Festival do Rio 2009. Já no V FestCine Goiânia 2009, "Os Inquilinos" levou os prêmios de melhor filme, direção e roteiro. No elenco estão Marat Descartes, Ana Carbatti, Humberto Magnani, Caio Blat, Leona Cavalli e Sidney Santiago.

"Os Inquilinos" é o sexto longa-metragem de Sergio Bianchi, que lançou filmes como "Cronicamente Inviável" (2000) e "Quanto Vale ou é Por Quilo?" (2005) que causaram polêmica ao retratar a realidade brasileira.

O "Cine Mitsubishi" vai ao ar todo sábado, a partir das 18h, na Mitsubishi 92,5 FM.

SulAmérica e Rádio SulAmérica Trânsito promovem evento para debater o trânsito

A SulAmérica Seguros e Previdência, em parceria com o Grupo Bandeirantes, e a Rádio SulAmérica Trânsito,92,1 FM, promovem, no dia 2 de março, o evento "Rádio SulAmérica Trânsito - Três anos de trânsito em debate". A mesa redonda reunirá os principais formadores de opinião e representantes das principais instituições de trânsito e transporte do Governo do Estado e da Prefeitura, e será mediada pelo vice-presidente de Ramos Elementares da SulAmérica, Carlos Alberto Trindade Filho, e pelo diretor de jornalismo da rádio, Felipe Bueno.

Durante o encontro, a SulAmérica e a Rádio SulAmérica Trânsito apresentarão aos convidados os resultados de uma pesquisa sobre a evolução do trânsito em São Paulo nos últimos anos e os impactos deste cenário no mercado de seguro de automóvel. Entre os pontos levantados estão os índices de acidentes, a média de congestionamento, a influência dos fenômenos naturais no trânsito, a importância e efetividade das obras municipais (transtornos causados e resultados efetivos), entre outros temas. Com base nesses dados, os presentes debaterão sobre medidas que melhorem o tráfego no futuro e responderão os questionamentos da plateia.

O encontro, que faz parte das comemorações dos três anos de existência da rádio, será no auditório da SulAmérica e contará com a participação de urbanistas, estudantes, instituições de ensino e entidades do setor que atuam nas áreas de engenharia de tráfego.

Em São Paulo, a população perde, em média, três horas do dia paradas no trânsito da cidade. Não bastasse o tempo desperdiçado, a população fica exposta à poluição e corre risco de acidentes de trânsito, que são responsáveis pela morte de cerca de quatro pessoas por dia na cidade - 44% pedestres, 18% motociclistas, 9% passageiros ou motoristas de autos e 3% ciclistas. "Com esses dados, nossa preocupação, na rádio, deixou de ser, logo cedo, a simples situação do trânsito e alternativas a congestionamentos; passamos a dar peso igual ou maior à segurança e à qualidade de vida de quem está nas ruas; o ouvinte tem de chegar mais cedo ao seu destino, mas com segurança, sem correr riscos", afirma o diretor da Rádio SulAmérica Trânsito, Felipe Bueno.

"Pensamos em promover o debate para perpetuar o conceito de prestação de serviço, que é realizado diariamente pela rádio. Com esta iniciativa conseguimos dar voz ao poder público para explicar os problemas do trânsito na cidade e ao mesmo tempo prestar informação de qualidade aos nossos ouvintes", destaca o vice-presidente de Ramos Elementares da seguradora, Carlos Alberto Trindade Filho.


SERVIÇO
Rádio SulAmérica Trânsito - Três anos de trânsito em debate
Local: auditório SulAmérica
Endereço: rua Pedro Avancine, 73 - Morumbi
Data: 2 de março, terça-feira
Horário: 9h

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Que profissionalismo?

Durante um seminiário de jornalismo esportivo organzado pelo Comunique-se, o jornalista Ricardo Capriotti se mostrou favorável à cobrança de diretos para que as emissoras de rádio transmitam jogos de futebol. Para ele, segundo o site, "isso traria profissionalismo ao mercado". A notícia não avança muito mais do que isso, mesmo assim cabe a pergunta: que profissionalismo?

Nunca é demais lembrar que em 2008, o Atlético Paranaense desejou cobrar uma taxa das emissoras do Paraná. Á época, o pacote foi fechado em R$ 486 mil e englobaria 38 partidas até o final daquele ano. Para transmitir partidas de forma individual, a taxa seria de R$ 15 mil.

Ouvida na época pelo Rádio Base, a assessoria de imprensa da Rádio Capital informou que não tinha condições de pagar o que era pretendido pelo clube. Após muita discussão, a idéia foi deixada de lado. Por enquanto.

Se uma medida como essa passasse a ser colocada em prática, haveria o risco de que muitas emissoras deixariam de ter a cobertura de futebol em sua programação, desempregando profissionais.

Se é para profissionalizar o rádio esportivo, por que não adotar medidas simples, que recuperem a credibilidade do veículo. Uma delas: abandonar a prática do off-tube. Se isso não puder ser feito, pelo menos que se transmitam as partidas onde possa ser garantida a presença de narrador e repórter no estádio. Seria honesto com o público.

Outra medida que talvez pudesse ajudar: as emissoras que disputam posições intermediárias poderiam muito bem dar enfoque ao segundo jogo em importância da rodada. Exemplo: domingo passado tivemos, ao mesmo tempo, os jogos Palmeiras x São Paulo e Mirassol x Santos. Digo sem medo de errar que 99% delas priorizaram o clássico paulista. Nenhuma ousou em fazer o jogo do Santos. "Passou na tv", podem dizer alguns, mas a transmissão pelo rádio seria uma ótima opção para quem não gosta do blábláblá de profissionais da televisão como Cléber Machado ou Neto, só para ficar nesses exemplos.

E uma vez que estamos no assunto, nunca é demais levantar outra distorção: existem emissoras ou equipes esportivas que transmitem o mesmo conteúdo nos canais de AM e FM. Nessas ocasiões em que há partidas importantes no mesmo horário por que não dividir as frequencias? Por que a Transamérica não pode transmitir uma partida, enquanto que a Record faz outra? A mesma pergunta se aplica a Bandeirantes, CBN, Jovem Pan e Eldorado/ESPN.

A vinda do tal profissionalismo para o rádio esportivo não passa pela cobrança de direitos, mas pela adoção de medidas mais simples.


*

UPDATE (25.02 - 11h00) O Ricardo Capriotti fez sua réplica no sistema de comentários do blog. Vale a pena trazer aqui pro post para dar mais visibilidade à sua resposta e ajudar no debate.

Prezado Rodney,

Permita-me fazer algumas observações no seu texto.

1) Não se deve usar o exemplo do Atlético-PR quando se fala em cobrança de direitos para emissoras de rádio. Aquela era uma tentativa isolada de um clube de tirar proveito da prática sem oferecer nenhuma contra-partida. Se a cobrança vier a acontecer, quem deve se posicionar a respeito disto é a CBF, Federaçãoes ou o Clube dos 13.

2) Quando falo em profissionalismo, digo que deve haver uma relação profissional entre os organizadores e as emissoras de rádio. Hoje, as partes acreditam que fazem um favor. As emissoras acreditam que fazem um favor ao espetáculo ao transmitir e divulgar os campeonatos. E os organizadores acreditam que o favor é da parte deles, que permitem o uso do espaço em estádios e a possibilidade de transmissão sem cobrar nada. Algumas décadas atrás, com uma mídia bem mais restrita, esta era uma relação aceitável. Porém, vivemos a era da relação comercial. Ao pagar para transmitir, as emissoras de rádio poderão exigir condições iguais ou semelhantes às da TV. Poderão determinar melhores condições nas cabines dos estádios - que são vergonhosas -, um jogo exclusivo para o rádio, entrevista exclusiva com os jogadores, etc.

3) Isto não significa dizer que as emissoras serão obrigadas a pagar a mesma coisa que as televisões. Qualquer um sabe que o poder econômico destes veículos não é igual e emisoras de rádio teriam um valor diferenciado, inclusive para emissoras dos grandes centros e squelas do interior.

4) É esta relação que existe, por exemplo, na Copa do Mundo. Quando se paga para transmitir um mundial de futebol a empresa obtém automaticamente uma série de vantagens, como posição decente de transmissão, estacionamento e som ambiente dos estádios e áudio com as entrevistas de jogadores e técnicos para poder transmitir via off-tube os jogos de outras seleções diretamente do centro de imprensa. E isso poderia ser usado por aqui também, com as emissoras recebendo o som ambiente e as entrevistas coletivas do final de todos os jogos, abrindo a possibilidade de transmitir com qualidade quantos jogos esta determinada emissora quiser, ou seja, ao invés de desemprego teríamos a chance de um aumento de trabalho para os radialistas.

5) Eu sou um apaixonado pelo rádio, minha origem no jornalismo esportivo. Esta é minha opinião. Assim como respeito aqueles que entendem o contrário do que penso, peço que compreendam que mais importante do que isto que escrevo é fomentar o debate em torno deste e de outros asuntos importantes que fazem deste veículo de comunicação a maravilha que é ao longo de tantos anos.

Abraço e sucesso.


UPDATE (28/11 - 00h00) Vou registrar aqui outras repercussões deste post. O Marcelo Soares, do blog Nas Ondas do Radio Web publicou meu comentário e a réplica de Capriotti na íntegra. Alem disso, ele comentou:

"Como postei aqui a matéria do comunique-se, achei por bem postar também a opinião do amigo Rodney Brocanelli sobre o assunto e a réplica do "pai da matéria" Ricardo capriotti. Ficam aí as opiniões, a visão de quem entende do assunto, sugestões coerentes de ambos os lados (embora defendo o argumento do Brocanelli) mesmo porque pagar para transmitir futebol aqui em minha cidade (Itabuna-Ba) e interior baiano, seria o fim das equipes esportivas do Rádio. Sem ter que desembolsar para transmitir, as emissoras de Rádio enfrentam grandes dificuldades financeiras, e tendo que pagar, seria o fim. Mas, ficam expostos os argumentos que nos fazem refletir, pensar, opinar, discutir e particulamente torcer para que isso não se torne uma realidade por amor ao radio esportivo do interior e talvez capital baiana".

O camarada Rener Lopes, de Brasília, também republicou o texto em seu blog com uma recomendação: "Reflita e pense sobre este assunto".

O comentarista Mauricio Capela, da equipe Expressão da Bola, também se manifestou sobre o post durante a jornada esportiva que acompanhou Santo André x Portuguesa, partida válida pelo campeonato paulista. Ouça no player abaixo.



UPDATE (28/11 - 16h00) O Edu Cesar, do Papo de Bola, entrou do debate e deu algumas sugestões relacionadas aos direitos de transmissão pagos pelo rádio.

Um assunto que voltou à tona nestes últimos dias foi a questão de cobrança de direitos de transmissão pelo rádio. Atualmente, isto acontece em casos pontuais: a Copa do Mundo, a Copa das Confederações, Mundial de Clubes, Liga dos Campeões da Europa, Fórmula 1 e Jogos Olímpicos. Fora isso, transmite quem quiser quando quiser. Tentando chegar a um denominador comum tanto do que li do conviva Rodney Brocanelli no Rádio Base Urgente quanto da resposta do apresentador Ricardo Capriotti ao comentário dele, digamos que eu chegaria nestes pontos que talvez tornassem válida a ideia se executada:

1) A emissora compra os direitos de competição X e paga, talvez, o equivalente a 25% (é valor chutado tão somente, como mero ilustrativo) do seu faturamento mensal com a programação esportiva, para o organizador ficar com uma porcentagem para ele e repartir a maior parte entre os participantes do evento. E os clubes ficariam comprometidos a investir este valor pelas emissoras pago em melhorias para elas mesmas, como questão de cabines ou locais para trabalhar nas partidas, para possibilitar o trabalho da rádio no local da partida. Assim, a prática do tubo poderia, se não ser abandonada, ao menos bem suavizada.

2) Pelo direito à opção do ouvinte, estipular que as rádios que cobrem prioritariamente certo número times e operarem em duas frequências simultâneas, quando dois ou mais clubes atuem simultaneamente, façam um jogo completo em cada frequência - o que, no caso de São Paulo, onde essa história renasceu nos últimos dias, afetaria emissoras como a Bandeirantes, a Jovem Pan (considerando-se que isto valesse para sua FM não apenas nos domingos, mas em dias de necessidade de tal esquema), CBN, Eldorado/ESPN e Record/Transamérica.

São apenas ideias sugestivas que me correriam à cabeça diante do assunto, para estimular um debate a respeito do mesmo. Quem quiser colaborar, dê sugestões, diga o que poderia ser feito, o que estaria certo e errado no que falei, enfim, dar seu pitaco sobre o tema - até mesmo baseado no rádio esportivo da sua região.

Morre o contrabaixista Sabá

por Toninho Spessoto, do blog Acordes

Morreu na noite desta terça-feira em São Paulo o contrabaixista Sebastião Oliveira da Paz, o Sabá, um dos maiores músicos brasileiros. Ele estava internado há algumas semanas em decorrência do agravamento do Mal de Alzheimer.
Nascido em Belém do Pará, Sabá foi integrante dos grupos Jongo Trio e Som 3 e, ao longo da carreira, trabalhou com artistas como Dick Farney, Alaíde Costa e Wilson Simonal.

Era irmão do também contrabaixista Luiz Chaves, do Zimbo Trio, igualmente vitimado pelo Mal de Alzheimer. Uma das últimas aparições do músico foi no documentário Simonal: Ninguém Sabe o Duro Que Dei, em depoimento. Sabá será sepultado nesta quinta-feira no Cemitério do Araçá, na capital paulista


Comentário: Sabá atuou também no rádio. Ele foi apresentador do Roda de Sábado, veiculado pela Rádio Jovem Pan AM. Agradeço a Flávia Durante, que confirmou esta informação. Ele também conduziu outro programa de rádio, desta vez na Trianon: o Clube da Música.

No player abaixo, vemos Sabá em ação no Som 3, acompanhando Wilson Simonal na TV Record, no final da década de 60.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

CBN comemora um ano de Cesta de Música

O quadro Cesta de Música, do programa CBN Noite Total, faz um ano de vida e terá uma grande comemoração musicada. Na próxima segunda-feira, 1º de março, das 22 às 24 horas, a âncora Fabíola Cidral sai do estúdio para fazer um programa especial ao vivo com platéia, no Bourbon Street, em São Paulo. Entre os convidados especiais estão Dominguinhos, Mallu Magalhães e Ná Ozzetti, que com seus estilos musicais bem diferentes mostram juntos a diversidade deste quadro criado há um ano.

A CBN vai distribuir 250 pares de convites, e as 30 primeiras pessoas a se inscrever serão convidadas VIP, com direito a acompanhante. Para participar, basta preencher o cadastro no site www.cbn.com.br .

Cesta de Música é exibido todas as sextas-feiras, das 23 às 24 horas. Sempre com música ao vivo no estúdio da CBN, o quadro traz também entrevistas com músicos dos mais variados estilos, desde cantores e compositores já conceituados a revelações da nova cena musical.

Rafael Colombo no Jornal Gente


José Paulo de Andrade agora apresenta a edição nacional do “Jornal Primeira Hora”, no ar às 7h. Já o “Jornal Gente”, exibido às 8h, ganha uma nova voz em sua bancada com a chegada do jornalista Rafael Colombo, que passa a apresentar a atração ao lado de José Paulo de Andrade, Salomão Ésper e Joelmir Beting. E o “Arquivo Musical” passa a ser apresentado pelo jornalista Ronald Gimenez. A atração, uma das mais tradicionais da Rádio Bandeirantes, traz aos ouvintes músicas que marcaram época. No ar todo domingo a partir das 6h.

Da esquerda para a direita: José Paulo de Andrade, Ronald Gimenez e Rafael Colombo (foto: André Rizzatto/Rádio Bandeirantes)

Os brasileiros reclamam de quê, afinal?

Texto lido agora há pouco, por José Paulo de Andrade, no "Pulo do Gato", da Rádio Bandeirantes, de São Paulo.

Os brasileiros:
- Saqueiam cargas de veículos acidentados nas estradas.
- Estacionam nas calçadas, muitas vezes debaixo de placas proibitivas.
- Estacionam em vagas exclusivas para deficientes.
- Subornam ou tentam subornar quando são pegos cometendo infração.
- Trocam votos por qualquer coisa: areia, cimento, tijolo, dentadura.
- Falam ao celular enquanto dirigem.
- Trafegam pela direita nos acostamentos num congestionamento.
- Param em filas duplas ou triplas em frente às escolas.
- Violam a lei do silêncio.
- Dirigem após consumir bebida alcoólica.
- Furam filas nos bancos, utilizando-se das mais esfarrapadas desculpas.
- Espalham mesas e churrasqueiras nas calçadas.
- Pegam atestados médicos sem estar doentes, só para faltar ao trabalho.
- Fazem gato de luz, de água e de TV a cabo.
- Registram imóveis no cartório num valor abaixo do comprado, muitas vezes irrisórios, só para pagar menos impostos.
- Compram recibos para abater na declaração de renda e assim pagar menos imposto.
- Mudam a cor da pele para ingressar na universidade através do
sistema de cotas.
- Quando viajam a serviço pela empresa, se o almoço custou 10, pede nota de 20.
- Comercializam objetos doados nessas campanhas de catástrofes.
- Adulteram o velocímetro do carro para vendê-lo como se fosse pouco
rodado.
- Compram produtos piratas com a plena consciência de que são piratas.
- Diminuem a idade do filho para que este passe por baixo da roleta
do ônibus, sem pagar passagem.
- Emplacam o carro fora do seu domicílio para pagar menos IPVA
- Frequentam os caça-níqueis e fazem uma fezinha no jogo de bicho.
- Levam das empresas onde trabalham pequenos objetos como clipes, envelopes, canetas, lápis, como se isso não fosse roubo.
- Comercializam os vales transportes e vales refeições que recebem das empresas em que trabalham.
- Falsificam tudo, tudo mesmo. Só não falsificam aquilo que ainda
não foi inventado.
- Quando voltam do exterior, nunca falam ao policial qhe lhe pergunta o que trazem na bagagem.
- Quando encontram algum objeto perdido, não devolve na maioria das vezes
- Etc, etc, etc

Querem que os políticos sejam honestos e se escandalizam com a farra das passagens aéreas. Esses políticos que aí estão saíram do meio deste mesmo povo. Ou será que não? Afinal, os brasileiros reclamam de quê?

Isso é uma boa reflexão sobre o país que queremos e nos atendo ao assunto deste nosso blog, o que queremos do rádio. Todos dizem que amam o rádio, mas quem investe nele? Todos dizem que amam e se preocupam os temas pertinentes sobre ao meio. Será?

Realmente temos que pensar sobre o quê o brasileiro reclama.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Abaixo a modernidade: Mauro Beting não está no Twitter; Claudio Zaidan não tem celular

Durante a jornada esportiva na Rádio Bandeirantes do dia 14/02, duas revelações: Mauro Beting não está no Twitter, o perfil que está lá é fake. A outra, e mais surpreendente: o genial comentarista Claudio Zaidan não tem Twitter, email e, muito menos, nem celular.


A nova campanha publicitária da Rede Transamérica de Comunicação, denominada “Ligado na Transamérica”, está no ar. Criada pela WF Propaganda, a peça conta com a presença de grandes nomes da música brasileira, como o Jota Quest, Capital Inicial e o Natiruts.

A campanha, já veiculada nos principais jornais do país, entra na segunda fase com a publicação em revistas de grande circulação nacional e internet.

De acordo com Lígia Cervone, gerente de marketing da Rede Transamérica de Comunicação, o objetivo principal da campanha é divulgar, de forma criativa, a marca atualizada da Rádio Transamérica e seus principais programas, buscando a identificação do público ouvinte da emissora com importantes artistas que fazem parte de sua programação musical.

“Esta conexão é realizada através da união das imagens dos artistas com elementos visuais muito utilizados para identificar o meio rádio, além da presença do ouvinte”, conclui.

sábado, 20 de fevereiro de 2010

RádioFX deixa registros na web

Entre os anos de 2005 e 2006, o canal FX desenvolveu um projeto que unia rádio e televisão: Rádio FX, um talk show que tinha como entrevistadores Renato Corte Real, Dani Mel (ex-locutora de FM) e o roqueiro Marcelo Nova. As edições eram diárias e veiculadas na Kiss FM, de segunda à sexta, a partir das 18h. Aos domingos, uma versão era exibida no canal FX, disponível nas operadoras de tv por assinatura. O slogan da atração era "o programa de rádio que você vê; o programa de televisão que você ouve".

O projeto não durou muito tempo, mas seus vestígios ainda podem ser encontrados na web. O site do programa nunca foi retirado do ar. E melhor: os trechos dos programas ainda estão preservados. Basta clicar aqui para acessá-lo.

No player abaixo, destacamos o trecho de uma edição da qual participou Walter Casagrande Jr. Nele, o comentarista da Rede Globo fala, entre outras coisas, de sua convivência com o narrador Galvão Bueno. Tais declarações repercutiram bastante em portais de informação, como o Terra, à época.



Em seu blog, que tem o curioso título de Ainda Bem Que Eu Não Dei, Dani Mel escreveu sobre o fim do Rádio FX.

Próximos programas da Rádio Base Urgente

Veja o que vai rolar no programa "Rádio Base Urgente" de hoje e das próximas semanas

PROGRAMA 67 - 20 DE FEVEREIRO DE 2010
01 - TED NUGENT - STRANGLEHOLD (8:22)
02 - ROD STEWART - DO YA THINK I AM SEXY (5:27)
03 - JEFF BECK E ROD STEWART - PEOPLE GET READY (4:49)
04 - JON ANDERSON AND VANGELIS - I HEAR YOU KNOW (5:09)
05 - YES - CHANGES (6:19)
06 - MARILLION - HE KNOWS YOU KNOW (5:23)
07 - PINK FLOYD - SUMMER 68 (5:29)
08 - PINK FLOYD - PIGS (11:28)

PROGRAMA 68 - 27 DE FEVEREIRO DE 2010
01 - LAVAPÉ - LOTADO (3:33)
02 - MONJOLO - MONJOLO (4:34)
03 - DESTRUIDORES DE TÓQUIO - SOPRO NO CORAÇÃO (2:41)
04 - PATRULHA 66 - NÃO DE MOLE (4:51)
05 - BLAZING DOG - BATTLE SPLENDOUR (4:41)
06 - ALARDE - VIDA BANDIDA (4:11)
07 - BLIND PIGS - AVENIDA SÃO JOÃO (1:33)
08 - OS CARAS NOVOS - QUATRO CANTOS (3:54)
09 - DEVOID - MOTHERS (4:40)
10 - MADE IN MARS - INTO OUTER SPACE (3:46)
11 - JARDIM CEFALICO - GOTA DAGUA (2:53)
12 - COPACABANA CLUB - COME BACK (5:16)
13 - CANIVETES - AMIGO VADIO (4:23)

PROGRAMA 69 - 6 DE MARÇO DE 2010
01 - AILAIKA - LEVE LEVE (5:24)
02 - JD - CITY LIGHTS (3:39)
03 - KRIZ (CAXIAS SO SUL - RS) - SAMBA HOP (4:02)
04 - VALENTINA (BA) - RASCUNHO (4:04)
05 - O TEATRO MAGICO - A PRIMEIRA SEMANA (5:16)
06 - QUARTA ESTROFE - MEU PAÍS (3:11)
07 - RADJJA - GUERREIRO VS MAGNATA (2:39)
08 - MARINA DALLA - DEBORA DEBORA (3:10)
09 - AVENIDA FUNK (CE) - SUAS INTENÇÕES (3:49)
10 - UMBILLICAL - CONHECI UMA GAROTA (3:44)
11 - TABATA CORSO - DIVISAS (3:14)
12 - FATO (PR) - BAIA RIO (2:42)
13 - TITÃS - DEUS E O DIABO (3:59)

RÁDIO BASE URGENTE - O POP ROCK LEVADO A SÉRIO
SÁBADOS - 14 H
RÁDIO USP FM 93,7MHz - São Paulo
http://www.radio.usp.br
http://www.radiobaseurgente.rg3.net

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Sambarbudo Project estreia podcast e faz festa neste sábado

Neste sábado, 20/2, Marcos Lauro e Pedro Henrique Araújo, jornalistas e colaboradores da revista Rolling Stone, comandam mais uma noite de Sambarbudo Project - Crioulo Doido Sounds no Casa Club Hostel Bar. A novidade fica por conta do podcast que a dupla estreia um dia antes, 19/2. Em http://sambarbudo.podomatic.com, o ouvinte pode conferir, semanalmente, alguns sons que rolam na festa e também outros que ficam de fora.

Na festa, o melhor do hip hop, sons pop, soul, funk e até brega... pode rolar um pouco de tudo no Sambarbudo Project.

Serviço: Sambarbudo Project, sábado, 20/2, no Casa Club Hostel Bar (Rua Mourato Coelho, 973, 3798-0051) a partir das 21h30. A entrada é R$ 5. Acompanhe no Twitter e peça seu VIP: @sambarbudo.








Rádio web fecha acordo judicial com o ECAD

Da assessoria do ECAD

A empresa Kboing Networks do Brasil, uma das mais importantes rádios web do país, acabou por firmar acordo judicial com o Ecad, de forma a quitar os direitos autorais devidos em face da execução de músicas em seu site. A atividade da Kboing traduz-se na transmissão, mediante streaming (espécie de radiodifusão na web) de obras musicais e audiovisuais - sendo campeã de acessos na web -, o que torna por si só notória a comunicação ao público de músicas, exigindo, nos termos da Lei autoral em vigor, prévia licença a ser obtida através do Ecad.

O acordo foi motivado pela recente decisão judicial, proferida pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, que determinou a imediata interrupção do uso de músicas no site, com base na Lei Federal 9.610/98. Conforme o magistrado, Oswaldo Henrique Freixinho, "a violação ao direito de autor pela demandada é configurada a cada simples visita à página virtual da mesma, em que se verifica a divulgação e transmissão de músicas sujeita, portanto, à autorização do autor." A decisão revela-se de suma importância e representa verdadeira evolução do judiciário no tocante à compreensão dos modernos conceitos e regras dispostos na atual Lei de Direito de Autor, de forma a abranger todo e qualquer tipo de comunicação ao público de músicas, por qualquer meio ou processo, inclusive no ambiente digital.

Assim como as TV'S e rádios, para que uma música seja transmitida pela internet, deve ser solicitada a autorização prévia fornecida pelo Ecad. Verificou-se, no último ano uma crescente conscientização dos usuários de novas mídias, que procuraram o Ecad para o recolhimento da justa retribuição pela utilização das obras musicais em seus sites ou plataformas, o que se acentuou com o mais recente posicionamento do Tribunal do Rio do Janeiro.

Samuel Fahel, Gerente Executivo Jurídico do Ecad, afirma que a Lei dos Direitos Autorais brasileira é uma das mais completas do mundo. "A Lei Federal 9.610/98 prevê a proteção autoral para utilização de obras musicais em execuções públicas, radiodifusão e transmissão por qualquer modalidade, contemplando assim, a internet", explica.

De acordo com o Gerente Executivo de Arrecadação do Ecad, Márcio Fernandes, as rádios e TVs na Web, sonorização ambiental de sites, podcasting, transmissões de eventos musicais por meio de sites e operadoras de celular devem efetuar retribuição autoral. "Os valores para pagamento de direitos autorais pelo uso de música na Internet são calculados com base em uma tabela de preços definida pela Assembléia Geral do Ecad, que representa milhares de titulares de música filiados, que considera a categoria (finalidade comercial, institucional/promocional ou pessoal) e a forma de utilização da música (fundo musical/ambientação de sites, webcasting, simulcasting ou podcasting)", explica o gerente, afirmando que a tabela de preços está disponível no site do Ecad, www.ecad.org.br, bem como a opção de simular o cálculo do direito autoral a ser pago.

No site do Ecad também é possível esclarecer dúvidas, que podem ser enviadas através da seção Fale Conosco.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Podcast Esquizofônicos com Roberto Maia

Um podcast semanal bizarro. Amigos bêbados falando muita groselha, mandando músicas esquisitas, insanas, diferentes, com muito ruído, gritaria, excitação e muita besteira. Essa é a descrição do podcast Esquizofônicos que, nessa semana, traz como convidado o jornalista Roberto Maia.

Durante o papo, Maia fala sobre a sua história na rádio Brasil 2000 e mostra sons, como sempre, diferentes. E, logo no início, uma revelação: não, ele não gosta do apelido "Homem Enciclopédia", inventado pelo seu ex-companheiro de emissora, Tatola.

O papo ficou grande, mas vale a pena.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Morre Murilo Antunes Alves


Geraldo Nunes e José Paulo de Andrade informam via Twitter: morreu o jornalista e radialista Murilo Antunes Alves, aos 91 anos. O enterro aconteceu ontem, terça-feira. Ainda não se sabem as causas da morte. Murilo dedicou grande parte de sua vida à Rádio e TV Record. Muitos deverão lembrar-se dele apresentando ou participando do Record em Notícias, ou o Jornal da Tosse, como é conhecido, as vezes de forma carinhosa, outras tantas, de forma pejorativa. Além de sua participação das mídias eletrônicas, Murilo Antunes Alves foi vereador em São Paulo. Ao longo do dia, vamos atualizando este tópico.

*

Segue o registro do portal R7


O jornalista Murilo Antunes Alves morreu aos 91 anos na segunda-feira (15). Ele era o colaborador mais antigo da TV Record e atualmente trabalhava como editor-chefe da emissora.

Murilo Antunes Alves foi contratado pela Rádio Record em 1º de maio de 1947, quando a televisão Record ainda não existia. Ele foi requisitado para fazer parte da equipe que colocou a TV Record no ar, em 27 de setembro de 1953.

O jornalista fez coberturas internacionais, apresentou programas e fez reportagens que o tornaram uma lenda do jornalismo. Murilo Antunes Alves apresentou o Record em Notícias, programa de ideias e debates.

O corpo do Alves foi enterrado às 17 horas da terça-feira (16) na cidade de Itapetininga, no interior de São Paulo.


Leia a nota da TV Record

"Caros Senhores:

É com muito pesar que comunicamos o falecimento na última segunda-feira - 15/02/2010, do colaborador mais antigo da emissora: o Editor Chefe MURILO ANTUNES ALVES.

Nascido aos 24 de agosto de 1919, o Sr. Murilo Alves passou por diversos veículos de comunicação até ser contratado pela RECORD em 01 de maio de 1947, sendo um dos colaboradores mais assíduos da emissora.

O sepultamento ocorreu ontem (terça-feira), na cidade de Itapetininga.

Márcio Santos
Gerente de RH"


*

Comentário: Um dos maiores feitos da longeva carreira de Murilo Antunes Alves foi, sem dúvida, a entrevista com o escritor Monteiro Lobato. Em 1948, o trabalho de assessoria de imprensa não era tão disseminado. Era mais fácil abordar as grandes personalidades da época. O máximo que se poderia ouvir era um sim ou um não. Lobato relutou em aceitar ser entrevistado. Não porque ele não tivesse nada a dizer, mas os problemas que teve com o governo de Getúlio Vargas o faziam ter uma certa cautela. Mas eis que a sorte, que sempre anda enturmada com a competência e o talento, mudou o quadro. A esposa do escritor enfrentava problemas com seu fogão. O ténico Paulo Fagundes se ofereceu para ajudar. Lobato disse que se Fagundes resolvesse o problema, ele concederia a entrevista. No player abaixo temos a sequencia da historia.

Parte 1




Parte 2



Parte 3



Essa foi a última entrevista de Monteiro Lobato. Ela aconteceu no dia 2 de julho de 1948. 36 horas depois, ele morreria, vítima de um derrame cerebral.

Um dado curioso: a entrevista foi veiculada em um programa da Rádio Record. A fita, contudo, pertence hoje ao arquivo da Rádio Jovem Pan.

*

Durante o programa Bandeirantes a Caminho do Sol, o apresentador Zancopé Simões falou sobre Murilo Antunes Alves, com quem conviveu por muito tempo na TV Record. Zancopé ainda explicou a origem do apelido Jornal da Tosse para o Record em Notícias, jornalístico do qual Murilo teve cadeira cativa entre os anos 70 e 80. Clique no player abaixo.



*

Momento histórico. Murilo Antunes Alves em rápida entrevista com Bill Halley no ano de 1958

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Blog da Rádio Banda B destaca rádio esportivo

A Rádio Banda B, de Curitiba, fez uma série de ajustes em seu site e, com isso, distribuiu blogs aos seus profissionais. Um deles é de André York, do programa Arremate Final. Neste espaço na web, ele vem destacando o seu trabalho à frente das séries Narrador e Repórter Esportivo, entrevistando profissionais das duas áreas. Você pode acompanhar o blog (que tem um layout bem diferente), clicando aqui.

Não deixe de acompanhar no player abaixo um trecho da entrevista que André York fez com o narrador Flávio Araújo, que por muitos anos narrou nas rádios Bandeirantes e Gazeta. Flávio fala de um dos grandes momentos de sua carreira, que foi a narração do milésimo gol marcado por Pelé.

Troca de comando no Arquivo Musical

Um dos mais antigos programas da Rádio Bandeirantes vinha sendo apresentado por Dimas Aguiar, que ficou interinamente no lugar de Muibo Cesar Cury. A partir do próximo domingo, o comando fica a cargo de Ronald Gimenez, que já atua no Grupo Bandeirantes, como âncora da Rádio SulAmérica Trânsito. O Arquivo Musical já teve como apresentadores Odayr Baptista e Antonio Carvalho.

O carnaval do Rio pelo rádio

Ao contrário do que ocorreu na sexta e no sábado, as emissoras de rádio que fazem cobertura extensiva do Carnaval deixam lado os desfiles de suas respectivas cidades e dão prioridade ao que acontece no Rio de Janeiro, mais precisamente da Marquês de Sapucaí. Registramos aqui três exemplos. Começamos com a Jovem Pan, de São Paulo. Wanderley Nogueira e Israel Gimpel são os âncoras.




A Rádio Gaúcha alterna a transmissão do Carnaval carioca com informações do que acontece nos desfiles de Porto Alegre.



A Band News FM faz uma "transmissão-debate", com a participação de seus comentaristas.

sábado, 13 de fevereiro de 2010

Muito além do carnaval e do futebol

Este redator que vos escreve esteve ouvindo a cobertura da Jovem Pan e realmente foi a melhor transmissão durante a madrugada. Wanderley Nogueira, Flávio Prado e toda a equipe de repórteres entrevistaram personalidades do mundo do samba, foliões e autoridades presentes como o ministro dos Esportes e o ministro do Turismo.

Durante a conversa eles não se acanharam em perguntar aos dois sobre os preparativos para a Copa do Mundo e para as Olímpíadas de 2016. Como bons jornalistas que são, foram além e os questionaram sobre a infra-estrutura que o Brasil oferece aos turistas que deverão vir a este evento. Também não se fizeram de rogados e "cobraram" explicações sobre o superfaturamento que teria ocorrido na época dos Jogos Panamericanos, em 2007, no Rio. E para coroar conversa tão produtiva, os repórteres e entrevistados discorreram sobre a situação do transporte aéreo brasileiro.

Pode ser que alguns considerem que o pessoal da Jovem Pan tenha "extrapolado" na cobertura. Não é nada disso. Reafirmo que a Jovem Pan cumpriu sua missão primordial como emissora de rádio e concessionária de serviços públicos: informar, analisar, questionar, cobrar e promover o debate de assuntos de interesse público. É provável que algum leitor diga que eles se "esqueceram do principal", que era os desfiles das escolas de samba ali no local. Mas, como ouvinte, não me senti mal informado um só instante sobre o que acontecia na passarela do samba.

Flávio Prado e Wanderley Nogueira fazem parte de uma ínfima minoria de jornalistas, que conseguem ir além do assunto que cobrem e exercem seu dever profissional de abordar assuntos mais relevantes ou abrangentes quando a situação requer. Não enxergo isso na grande maioria de seus colegas que, por questões de sobrevivência comercial, interesses não confessados ou até falta de preparo ou estudo adequado - o que é mais provável, se limitam a comentar o "esporte" dentro das quadras, das pistas, ou dos campos de competição.

É preciso compreender que o Esporte, a Cultura são assuntos que devem ser tratadas com tanta seriedade jornalística quanto os demais, ainda mais quando envolve dinheiro de nossos impostos, incentivos fiscais, construção de praças esportivas com dinheiro público ou a promoção e o incentivo à práticas esportivas de atividades culturais para crianças, adolescentes e adultos.

Ouço muito pouco isso no rádio. Apenas em emissoras como a Jovem Pan, a CBN ou a Eldorado esses assuntos são tratados pontualmente. Em outras emissoras, o que mais ouço é um desfile de palpites de "arbitragem pós-jogo", desfiles intermináveis sobre conhecimentos enciclopédicos de futebol e muito "preenchimento de tempo com comestíveis embutidos".

Mas talvez não seja culpa de quem milite no meio esportivo. O próprio esporte, sobretudo o futebol, é assim. A última vez que se promoveu um debate sério sobre o futebol foi na época da "Democracia Corintiana". Isso foi tão importante que só poderia vir mesmo do clube mais popular da maior cidade do País. Infelizmente, muitos torcedores, jornalistas, dirigentes, jogadores e pessoas interessadas em que o futebol não evoluísse, fizeram com que a idéia fosse assassinada e enterrada junto com o clamor pelas "Diretas Já", principal fonte de inspiração do "levante" corintiano.

Lá se vão 25 anos e o futebol não evoluiu. Pelo contrário, ficou mais "corrupto", mas sem graça e menos brilhante. Nem a seleção brasileira já empolga como outrora. A crônica esportiva - em sua maioria, ressalva-se sempre - discute futebol como se 90% dos atletas profissionais do Brasil não ganhasse menos de um salário mínimo; como se os grandes clubes não devessem VERDADEIRAS FORTUNAS de impostos ao fisco; como se as grandes transferências de jogadores para o exterior não fossem envoltas em mistério sobre o quanto é recolhido de imposto de renda; como se fosse natural pessoas que nunca fizeram nada pelo esporte, perpetuarem-se durante anos no comando das federações e confederações; como se os dirigentes não usassem o esporte como moeda de troca política em suas cidades ou em seus estados; como se as grandes redes de televisão não submetessem o horário dos jogos unica e exclusivamente à sua grade de programação e sim ao que fosse melhor ao torcedor.

Outro ao qual se deve elogiar o empenho em transmitir o carnaval e revelar todos os detalhes que cercam este evento é Moisés da Rocha e a equipe da USP FM. Mesmo não contando com os recursos e facilidades de emissoras maiores, eles foram ao sambódromo e mostraram o espetáculo na íntegra. Se não puderam ir além da cobertura, como a Pan, não tem o menor problema. Afinal, o grande mestre Moisés é o maior divulgador do samba e das escolas no rádio de São Paulo durante o ano inteiro, tendo uma vida dedicada a isso.

Exemplos do carnaval no rádio

Três exemplos da transmissão do carnaval pelo rádio colhidos neste início de madrugada.

Na Rádio Gaúcha, de Porto Alegre, chamou a atenção, bem no final do trecho escolhido, uma espécie de merchan de uma famosa marca de refrigerantes. No mais, entrevistas com integrantes de escolar e análises sobre a escola que estava desfilando naquele momento na avenida, a Bambas da Orgia.




Por sua vez, a Jovem Pan, em São Paulo, resolveu abrir espaço para o ouvinte interagir durante os desfiles. Um deles aproveitou a oportunidade para pedir o livro do seu Tuta. Wanderley Nogueira e Flávio Prado são os âncoras da transmissão. Flávio Prado, por sinal, aproveita para mostrar seu desagrado a um carro da Leandro de Itaquera que trazia um casal "fogoso", segundo o relato. Pena que não tinha imagem para saber do que o comentarista estava falando.




A Rádio Bandeirantes também foi na linha análise e entrevistas, talvez a mais adequada para este tipo de evento.

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Rádio Base Urgente - programação normal.....

....e o melhor do Punk Rock Nacional, neste sábado de Carnaval, a partir das 14h, para você que já quer descansado para o "reinado momesco". Somente música caaalmas, tranquiiiiilas, para você ficar com a cabeça leeeeve antes do ziriguidum da avenida. Confira:

01 - REVOLTA CIVIL - SANTA INQUISIÇÃO (1:26)
02 - TUMULTO URBANO (ES) - DECADÊNCIA SUBMISSA (2:05)
03 - TUMULTO URBANO - ÍNDIO (1:49)
04 - NECROSE 157 (BH) - ANARCOPUNK (1:18)
05 - NECROSE 157 (BH) - SHOPPING DA ILUSÃO (0:40)
06 - NECROSE 157 (BH) - MULHERES EM LUTA (1:14)
07 - BARRICAD (BH) - HERANÇA MALDITA (1:57)
08 - BARRICAD - MASSACRE NO MORRO (1:39)
09 - RESISTÊNCIA (PB) - HAITI (2:29)
10 - RESISTÊNCIA (PB) - BLABLABLA (1:53)
11 - REBELDIA - REBELDIA (4:27)
12 - RESISTÊNCIA CIVIL - POVÃO NA AVENIDA (1:24)
13 - HISTERIA 77 - TO CANSADO (2:04)
14 - HISTERIA 77 - PUNK NÃO É DEFEITO (2:02)
15 - NA CACUNDA (CE) - LAVAGEM (2:05)
16 - NAFTALENO - ARMA DE MANIPULAÇÃO (2:45)
17 - NAFTALENO - CIDADE SITIADA (2:48)
18 - ÓVULOS PODRES - MANTENHA SEU ORGULHO (1:29)
19 - GRITO CIVIL (PE) - POLÍTICOS (1:25)
20 - FLICTS - UM GRITO VINDO DAS RUAS (2:29)
21 - PÁTRIA ARMADA - SEM FUTURO (2:46)
22 - PHOBIA - PHOBIA (2:15)
23 - X GRANITO (BSB) (4:00)
24 - AGROTÓXICO - LOBOTOMIA GERAL (2:23)
25 - DZK - NÃO HAVERÁ SOBREVIVENTES (3:16)
26 - DZK - EXCLUIDOS DA SOCIEDADE (2:34)

Rádio Base Urgente
Apresentação: Marco Ribeiro
Rádio USP FM - Sábado, 14h.
http://www.radio.usp.br/programa.php?id=70

PS.: Ouça às 21h, a transmissão do segundo dia do desfile das Escolas de Samba do Grupo Especial de São Paulo, na USP FM, sob o comando de Moisés da Rocha. Como diria Juca Kfouri, Nãããão perca!!

Faltou sincronia...

..entre o comentário gravado por Marçal Gomes Pato e a atuação ao vivo do apresentador Guga Mendonça, do programa Expressão da Bola, da Rádio Difusora, de Osasco. Ouça no player abaixo.


José Paulo de Andrade no Primeira Hora

Desde que voltou de férias, no ínicio de fevereiro, o âncora José Paulo de Andrade foi conduzido à apresentação do jornal Primeira Hora, da Rádio Bandeirantes. Isto não quer dizer que ele deixou o comando do Pulo do Gato e do Jornal Gente, atrações comandadas por ele há muito tempo. Zé Paulo, como é conhecido, agora fica no ar das 05h30 até as 10h00. Jornada de locutor de FM. Haja fôlego.

No ar, percebe-se que a presença de Zé Paulo está eclipsando um pouco a atuação do sempre excelente Haisem Abaki. Como está muito no começo essa nova fase, ainda não ficou bem definido o que cada um faz no comando do jornalístico. Vamos dar um tempo. Ambos são profissionais bem experientes e cada um saberá encontrar seu espaço no mais tradicional jornal de rádio do país.

SulAmérica Trânsito comemora seu terceiro aniversário

Entre uma informação e outra sobre congestionamentos, a Rádio SulAmérica Trânsito está comemorando três anos no ar. Agora há pouco, Ronald Gimenez, um do âncoras da emissora, relembrou um trecho da estréia que ocorreu em 2007, sob o comando de Cadu Cortez. Ouça no player abaixo.




(Obs.: Gravado de um MP4)

Gilberto Lima comunicando na Globo

Gilberto Lima foi um comunicador de sucesso da Rádio Globo, do Rio, nos anos 70. Ele se tornou conhecido do público nacional por fazer narrações em off para o Fantástico, da Rede Globo. Morreu prematuramente em 17 de agosto de 1983.

No player abaixo, temos o registro quase que na íntegra de um de seus programas na Globo. Parece ser de 1982, e foi apresentado num final de tarde. Para quem acredita e curte, tem uma Hora da Ave Maria. Até os intervalos comerciais e uma edição do Globo no Ar foram preservados. Clique e tenha uma boa idéia do que era o rádio popular de qualidade no passado.


Paulista no escuro = rádios mudas

Na noite desta quinta-feira, diversas emissoras localizadas na Av. Paulista, em São Paulo, ficaram fora do ar. Por volta das 17h, cabos de energia elétrica se romperam e deixaram sem luz vários prédios localizados no trecho final da avenida.

89 FM, Nova, Scalla, Mitsubishi e Metrô, entre outras, acabaram deixando seus ouvintes no escuro, enquanto o problema não era resolvido.

Há alguns minutos, pouco depois da meia-noite, a Kiss FM, em seu Twitter, avisou que voltara a transmitir normalmente. "A KISS está no ar novamente, houve um problema com o rompimento de uma adutora, que atingiu os cabos de energia, e apagou parte da Paulista", disse via microblog.

Algumas rádios chegaram a continuar emitindo sinal, porém sem som. O estranho é notar que muitas grandes emissoras de São Paulo não estão preparadas para um corte de energia. Qual a vantagem de ter gerador para o transmissor e não ter para o estúdio?

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Carnaval no rádio

O Grupo Bandeirantes de Rádio está amplamente mobilizado para a cobertura deste Carnaval. Acompanhe na seqüência o esquema de três de suas emissoras:

Rádio Bandeirantes
A Rádio Bandeirantes cai na folia paulistana e transmite ao vivo os desfiles das escolas de samba do Grupo Especial. Os jornalistas André Russo e Ronald Gimenez comandam a transmissão sexta e sábado a partir das 23h, com comentários do cantor e compositor Denílson Benevides. Na terça-feira à tarde, a emissora transmite ao vivo a apuração que definirá a escola campeã.

BandNews FM
Na sexta e no sábado, a BandNews FM transmite os desfiles das escolas de samba do Grupo Especial de São Paulo. A partir das 22h, Sheila Magalhães ancora a transmissão, que terá comentários do carnavalesco Luis Carlos Peri e de Nelson Crecibeni Filho, especialista em história do Carnaval. No domingo e na segunda-feira, a emissora transmite os desfiles das escolas do Grupo Especial do Rio de Janeiro. Sheila Magalhães e Rodolfo Schneider comandam a transmissão a partir das 21h com comentários de Bruno Filippo, coordenador do Instituto do Carnaval e Jaime Cesário, carnavalesco da Mangueira.

Band FM
Durante todos os dias do Carnaval, a Band FM leva ao ar o quadro “Dicas de Carnaval” com informações para quem quer cair na folia ou fugir dela em São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Recife. A emissora terá flashes ao vivo ao longo da programação direto dessas cidades. No sábado e no domingo, o programa “Micareta Axé Band” será transmitido direto de Salvador trazendo a cobertura completa do carnaval baiano.


Comentário: Nunca vi nada mais anti-rádio do que o desfile da escolas de samba, que é um espetáculo amplamente visual. Apesar de todo poder descritivo dos profissionais envolvidos na cobertura, nem mesmo mil palavras irão conseguir transmitir o ouvinte o que acontece na avenida: a beleza das escolas, a empolgação da torcida, entre outras coisas.

Esse tipo de transmissão só funciona naquele velho esquema: abaixe o som da televisão e aumente o som do rádio.

*

Tem gente que gosta de aproveitar essa época do ano para assistir a filmes. Deixo aqui a dica de um que além de divertir, faz pensar: Clube da Luta.



Eu costumo gostar de obras que deixam margem a vários tipos de intrepretações, que não tentam passar enfiar apenas uma mensagem goela abaixo a quem está vendo/ouvindo/lendo. Qualquer análise a ser feita sobre Clube da Luta não está de todo errada. O filme pode ser tanto uma ácida crítica à sociedade de consumo, como pode ter um quê de homoerotismo, ou mesmo ainda ser um tratado sobre a esquizofrenia (e alías, essa é a minha leitura preferida sobre o filme). Bom carnaval a todos.

Aniversário da SulAmérica Trânsito

Amanhã a Rádio SulAmérica Trânsito completa 3 anos no ar ajudando o paulistano a enfrentar o trânsito da cidade. Durante todo o dia, a programação da emissora será transmitida de um estúdio avançado montado no Posto Boulevard Ipiranga (Av. Brigadeiro Faria Lima, 3825). Toda a equipe de reportagem rádio estará nas ruas e avenidas da cidade acompanhando a saída dos paulistanos para o litoral e o interior. Durante os dois dias de desfiles, a emissora faz uma intensa cobertura das vias que cercam o Sambódromo do Anhembi.

Globo Esportivo tem Robinho como convidado especial

O craque do Santos Robinho, o rei das pedaladas, é o convidado especial do Galeria do Esporte dessa sexta-feira a partir das 18h. Sob o comando de Oscar Ulisses, o Globo Esportivo será transmitido diretamente do centro de treinamento do peixe, em Santos.

Durante o programa os ouvintes participarão de forma interativa mandando suas perguntas sobre os mais variados temas como: a seleção brasileira, expectativas do Santos entre outras e tudo isso através do site da Rádio Globo, pelo blog Pimba na Gorduchinha.


UPDATE (13.02) do blog Pimba na Gorduchinha

por Leonardo Stamillo

Robinho avisou hoje que não daria mais a entrevista, marcada desde a semana passada. O craque santista disse que teria que comparecer a um compromisso com patrocinadores, no mesmo horário em que combinamos a participação dele no Galeria do Esporte.

Tentamos gravar a entrevista antes, mas também não foi possível. Pedimos desculpas aos mais de 600 ouvintes que escreveram perguntas a Robinho e esperamos que na sexta-feira que vem elas possam ter uma resposta.

Então está combinado: sexta-feira, dia 19, Robinho estará no Globo Esportivo. Obrigado pela participação de todos vocês!

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Cite, mas dê crédito - O outro lado

do blog da Rádio Bom Jesus FM

UM DIA TODO MUNDO ERRA.

QUERO AQUI PEDIR PROFUNDAS DESCULPAS AO PESSOAL A EQUIPE DO PAPO DE BOLA www.papodebola.com.br, pois estavamos pegando as noticias de sua coluna 24 horas e não estavamos colocando o link e dando o credito, edu, vc esta cobertissimo de razão. vc está 100% certo da sua reclamação, tanto é que estou postando aqui o que vc escreveu sobre o que a gente não estava fazendo


Cite, mas dê crédito

Eu pretendia abrir com outra manchete hoje, mas faço com um registro não muito agradável, pela dica do qual agradeço muito ao honorável Rodney Brocanelli: gente, se alguém quiser citar esta coluna, ou a "24 Horas", ou até algum texto da "Academia Esportiva" no seu blog, pode fazê-lo sem problema. Mas um único pedido, por gentileza: coloque a fonte original do texto, ou seja, o Papo de Bola - o Site e o nome do autor do texto (no caso da "24" e do "PM", este que vos fala, Edu Cesar, e nos textos da "Academia", os respectivos autores).

Uma coisa que já notei que vários blogs - geralmente "anônimos", feitos que são por pessoas que não se identificam e colocam "Equipe Tal" e coisas do gênero - é que reproduzem notas de outros lugares sem dar crédito a elas. Já vi um tantão de notícias do Flávio Ricco, do Daniel Castro, do Ricardo Feltrin e outros mais reproduzidas sem o crédito aos mesmos, dando aos leitores daqueles espaços a ideia errada de que aquele espaço é o autor original da nota, quando não é e sim outro não identificado na reprodução.

Faço esta introdução toda pois encontrei no blog da Rádio Bom Jesus FM 104,9 de Ribeirão Bonito (SP) a reprodução quase integral de diversas colunas "PM" - como esta, esta, esta, esta e outras mais que devem estar reproduzidas e não tive tempo e nem paciência para procurar - sem a identificação nem digo minha como autor dos textos (embora ela esteja sempre lá no final, depois das mensagens da audiência), mas do Papo de Bola - o Site pelo menos. O pior é que nem tem identificação do autor deste blog, que pego como exemplo para ilustrar o que falei anteriormente. Como o blog da Rádio Bom Jesus FM de Ribeirão Bonito tá reproduzindo esta coluna sem o devido crédito, quero ver se o farão da mesma forma incluindo esta citação bronqueada que faço.

Repriso: se quiser, pode reproduzir os textos que escrevo neste "PM", na "24 Horas", enfim. Não tem problema. Só identifique a mim ou, pelo menos, ao site como autor original. Exatamente como faço ao sempre citar os emissores originais das notas que destaco aqui, desde "mil novecentos e guaraná de rolha". E exatamente como respondi a alguns leitores que me pediram autorização para reproduzir textos deste site em seus blogs.

Agora que meu quase bom humor se foi nesta semana que tem sido do cão por problemas muito maiores e mais importantes (o que não faz este caso ser menos importante), vamos em frente.


fonte siter papo de bola.com.br

PAPO DE MÍDIA

http://www.papodebola.com.br/papodemidia/coluna/20100210.htm

Edu Cesar.

EDU CEZAR: QUERO DIZER AQUI QUE ESTAVAMOS COM UM SITE EMPRESTADO, PARA QUE PUDESSEMOS COLOCAR O NOSSO AUDIO DA RADIO PARA A INTERNET. QUE PUDESSEMOS SAIR DESSE SITE, FOI CRIADO ESSE BLOG. ENTÃO AQUI VAI AS NOSSAS DEVIDAS DESCULPAS, E QUERO SIM CONTINUAR ACESSANDO O PAPO DE BOLA QUE É UM BAITA SITE E O PAPO DE MIDIA QUE É UM EXECELENTE SITE, PARA QUE A GENTE QUE É DA COMUNICAÇÃO, POSSA FICAR POR DENTRO DE TUDO DO QUE ROLA POR TRAZ DE UM MICROFONE DE RADIO OU TELEVISÃO. AQUI QUEM VOZ FALA É ADRIANO RADIALISTA FORMADO EM 2005. ESTOU APREENDENDO A MEXER COM BLOG AGORA, EU TE PEÇO MIL DESCULPAS PELO FATO DE NÃO TE DAR CREDITOS, MASI PODE TER CERTEZA QUE DAQUI PRA FRENTE VAI SER DIFERENTE, COMO DIZ UM VELHO DITADO POPULAR, "ERRAR É HUMANO"
NÃO QUERO AQUI AGORA TAMPAR O SOL COM A PENEIRA, MAIS ESPERO CONTAR COM VC E COM A SUA AJUDA PARA QUE POSSAMOS JUNTOS TRABALHAR E MELHORAR O SEU BLOG E O NOSSO BLOG, QUEM TEM O O DOMINIO DO BLOG SOMENTE EU EMERSON ADRIANO FERRIRA, EU NÃO TENHO NADA A ESCONDER E AQUI EÚ PUBLICO O MEU e mail particular adrianoradialista@terra.com.br
EDU CEZAR ESPERO TER ESCLARECIDO TUDO O QUE ACONTECEU, SOU NOVO NO RAMO DA ARE DE COMUNICAÇÃO, E ENHO MUITO AINDA A APRENDER, E TOMANDO PANCADA NA CABEÇA QUE A GENTE APRENDE.QUERO VER EDU, SE OS OUTROS BLOGS VÃO FAZER ISSO UE EU ESTOU FAZENDO AQUI, RECONHECENDO EM PUBLICO O MEU ERRO.

UM FORTE ABRAÇO EDU CEZAR.


EMERSON ADRIANO FERREIRA, RADIO BJ FM

Rádio Capital arrecada doações para vítimas das enchentes em São Paulo

A Rádio Capital AM está engajada na ajuda às vítimas das enchentes nos municípios da região metropolitana de São Paulo. Através do SOS Rádio Capital, estamos recebendo doações como alimentos não-perecíveis, leite, produtos de limpeza e higiene pessoal, fraldas (bebê e geriátrica), móveis e eletrodomésticos. Essa região sofreu inundações com o maior índice de chuvas dos últimos 63 anos e ainda enfrenta as conseqüências daquelas enchentes.

Os interessados em participar desta corrente de solidariedade podem ligar para o telefone para 3057-1511, das 9 às 15 horas, ou trazer suas doações à sede da Rádio Capital, na Avenida Bernardino de Campos, esquina da Rua Tomás Carvalhal – ao lado da Estação de Metrô Paraíso.

A Rádio Capital é sintonizada em 1040 kHz AM ou, pela internet, no site www.radiocapital.am.br

Cite, mas dê crédito

por Edu Cesar, do site Papo de Bola


Eu pretendia abrir com outra manchete hoje, mas faço com um registro não muito agradável, pela dica do qual agradeço muito ao honorável Rodney Brocanelli: gente, se alguém quiser citar esta coluna, ou a "24 Horas", ou até algum texto da "Academia Esportiva" no seu blog, pode fazê-lo sem problema. Mas um único pedido, por gentileza: coloque a fonte original do texto, ou seja, o Papo de Bola - o Site e o nome do autor do texto (no caso da "24" e do "PM", este que vos fala, Edu Cesar, e nos textos da "Academia", os respectivos autores).

Uma coisa que já notei que vários blogs - geralmente "anônimos", feitos que são por pessoas que não se identificam e colocam "Equipe Tal" e coisas do gênero - é que reproduzem notas de outros lugares sem dar crédito a elas. Já vi um tantão de notícias do Flávio Ricco, do Daniel Castro, do Ricardo Feltrin e outros mais reproduzidas sem o crédito aos mesmos, dando aos leitores daqueles espaços a ideia errada de que aquele espaço é o autor original da nota, quando não é e sim outro não identificado na reprodução.

Faço esta introdução toda pois encontrei no blog da Rádio Bom Jesus FM 104,9 de Ribeirão Bonito (SP) a reprodução quase integral de diversas colunas "PM" - como esta, esta, esta, esta e outras mais que devem estar reproduzidas e não tive tempo e nem paciência para procurar - sem a identificação nem digo minha como autor dos textos (embora ela esteja sempre lá no final, depois das mensagens da audiência), mas do Papo de Bola - o Site pelo menos. O pior é que nem tem identificação do autor deste blog, que pego como exemplo para ilustrar o que falei anteriormente. Como o blog da Rádio Bom Jesus FM de Ribeirão Bonito tá reproduzindo esta coluna sem o devido crédito, quero ver se o farão da mesma forma incluindo esta citação bronqueada que faço.

Repriso: se quiser, pode reproduzir os textos que escrevo neste "PM", na "24 Horas", enfim. Não tem problema. Só identifique a mim ou, pelo menos, ao site como autor original. Exatamente como faço ao sempre citar os emissores originais das notas que destaco aqui, desde "mil novecentos e guaraná de rolha". E exatamente como respondi a alguns leitores que me pediram autorização para reproduzir textos deste site em seus blogs.

Agora que meu quase bom humor se foi nesta semana que tem sido do cão por problemas muito maiores e mais importantes (o que não faz este caso ser menos importante), vamos em frente


*

Comentário: Onde eu assino?

Record se pronuncia sobre acidente com seu helicóptero

Comunicado à Imprensa

A Rede Record vem a público lamentar o acidente com o helicóptero modelo Esquilo prefixo PT - YRE ocorrido nesta manhã.

Estavam na aeronave, o piloto Rafael Delgado Sobrinho e o operador de câmera Alexandre da Silva Moura, conhecido pelos colegas como “Borracha”.

Neste momento, nossa preocupação é confortar e oferecer toda a assistência às famílias dos colegas diante desta fatalidade.

Rafael, de 45 anos, não resistiu ao acidente e faleceu. Alexandre, 36 anos, está internado. Os dois são funcionários da Rede Record.

A aeronave estava operando normalmente, atendendo a todos os telejornais da manhã, em sobrevoo pela cidade de São Paulo, quando a equipe relatou dificuldades.

Em seguida perdemos o contato com o aparelho.

A Rede Record está empenhada junto com as autoridades para esclarecer as causas deste acidente.



Saiba mais:

Piloto do helicóptero queria fazer um pouso de emergência

Vídeo da Rede Globo sobre o ocorrido

Piloto de helicóptero da TV Record morre após queda de aeronave no Jockey Club

Rádio Cultura FM celebra bicentenário de Schumann

No ano em que os amantes da música clássica comemoram o bicentenário de Robert Schumann, o programa O Prazer da Música, da Rádio Cultura FM (103,3 mHz), põe no ar, a partir das 9h do dia 20 de fevereiro, duas obras de seu vasto repertório. São elas: Cenas Infantis, op. 15, em gravação de Martha Argerich, e Quinteto em mi bemol, op.44, com o pianista Arthur Rubinstein acompanhado pelo Quarteto Guarnieri.

Durante o programa, o apresentador Marcelo Jaffé explica como a música interferiu no romance do compositor com a jovem pianista Clara Wieck.

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Morre aos 70 anos o cantor sertanejo Pena Branca

Do site da Rádio Guaíba

Morreu nesta segunda-feira o cantor José Ramiro Sobrinho, aos 70 anos, vítima de enfarte. Ele era o Pena Branca, da ex-dupla sertaneja Pena Branca & Xavantinho. O cantor passou mal em casa, no bairro do Jaçanã, na zona norte de São Paulo, e foi encaminhado às pressas pela esposa, Maria de Lourdes, e por uma vizinha, ao pronto-socorro do São Luiz Gonzaga (PS Jaçanã), onde faleceu às 18h10min.

José Ramiro, que não teve filhos, passou um dia normal em casa e até tocou algumas músicas em sua viola. "Ele nunca apresentou sinais de que tinha problemas no coração. Foi um enfarte fulminante", disse Ricardo. O corpo de Pena Branca será encaminhado ao IML. O velório e sepultamento, com horários ainda não definidos, ocorrem no Cemitério Parque dos Pinheiros, próximo da Rodovia Fernão Dias.

Nascido em 1939 em Igarapava, interior de São Paulo, Pena Branca iniciou carreira solo em 1999 com a morte do irmão, Ranulfo Ramiro da Silva, que na época tinha 57 anos. A dupla começou a cantar em 1962; e, em 1968, mudou-se para São Paulo para tentar a vida artística. Pena Branca e Xavantinho ganharam, em 1990, o Prêmio Sharp de melhor música ("Casa de Barro", de Xavantinho e Moniz) e melhor disco ("Cantado do Mundo Afora").

Em 1992, a dupla recebeu o prêmios Sharp e APCA. Os irmãos gravaram, em 1993, "Violas e Canções" (Velas), destacando-se "Viola Quebrada" (Mário de Andrade). Nesse ano, os shows da dupla chegaram até os Estados Unidos.

Lançaram ainda "Ribeirão encheu" (Velas), em 1995, com "Luar do sertão" (João Pernambuco e Catullo da Paixão Cearense), e "Pingo d'água" (Velas), em 1996, com "Tristeza do Jeca" (Angelino de Oliveira) e "Flor do Cafezal" (Luís Carlos Paraná).

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Desabafo

O Rádio Base sempre foi um blog de análise e opinião. No entanto, isso nunca impediu de que, em determinados momentos, cada um de seus integrantes atuasse como repórter. Para que possamos levar a informação correta, base das nossas análises, é necessária um bom contato com as assessorias de imprensa. Com o tempo, temos construído uma ótima relação com muitas delas, e trago como o exemplo a da Rádio Bandeirantes, que, na figura do André Cameira, sempre nos atendeu muito bem. Outro também que sempre foi parceiro nosso é Sergio Monte Alegre, da Rádio Capital.

Pena que esse exemplo não é seguido por outras emissoras. Em dezembro passado, assim que foi divulgado oficialmente o tão falado acordo entre Éder Luiz e a Rádio Record, procuramos a assessoria de imprensa da emissora para maiores esclarecimentos. A idéia era até entrevistar o próprio Eder Luiz. Um de seus profissionais pediu para que enviassemos as perguntas via e-mail, solicitação prontamente atendida. Contudo, poucos dias depois, descobrimos, via resposta automática de e-mail, que o assessor que havíamos contratado simplesmente saiu de férias. Contatamos seu substituto, explicamos o que estava rolando e este ficou de dar andamento à solicitação. A única diferença era que em vez de acionar o Éder, ele iria falar com a direção da emissora.

Resultado: mais de um mês depois, não temos qualquer resposta. É bem verdade que muitas das perguntas contidas naquele e-mail já foram respondidas, mas faltam outras, como, por exemplo, saber como fica a situação dos integrantes da antiga equipe de esportes da Record, como Edemar Annusek, Jorge Vinicius e Dirceu Maravilha.

Sei que a assessoria de imprensa da Record toma um certo cuidado com os blogs. Muitos deles pertencem a fãs de outras redes de televisão e que, na percepção da emissora, preparam armadilhas. Não é o caso do Rádio Base. Não custa lembrar que o blog existe desde 2001 e tem alta respeitabilidade no meio. Se existe alguma dúvida sobre isso, basta se deter um pouco na extensa lista de links que compõem nosso arquivo.

Rádio digital conquista 20,9% da audiência no Reino Unido

DO IDG

Dados do 4.º trimestre de 2009 superam os de 2008 por apenas 2,6 pontos porcentuais; evolução lenta pode atrasar o fim da transmissão analógica. As plataformas digitais foram responsáveis por 20,9% de toda a audiência de rádio no Reino Unido entre outubro e dezembro de 2009.

De acordo com os números de audiência do Rajar, órgão oficial de medição de audiência em rádio do Reino Unido, a DAB (Digital Radio Broadcasting, ou transmissão de rádio digital) foi responsável por 13,7% de toda a audiência digital, enquanto 3,4% usaram suas TVs digitais para ouvir rádio e 2,1% apelaram para a internet.

O total de audiência digital, no entanto, sofreu uma leve queda se comparado aos números do trimestre anterior (julho a setembro), quando 21,1% de toda a audiência veio de plataformas digitais. Em comparação com 2008, no entanto, houve um acréscimo, já que no último trimestre daquele ano a audiência digital respondia por 18,3% do total.

Até 2015 - De acordo com o proposto pela Lei de Economia Digital, que está atualmente em discussão no parlamento britânico, o governo planeja desativar as transmissões analógicas de rádio até 2015. Após essa data, as pessoas teriam de usar um receptor digital.

Pelos dados do último trimestre de 2009, mais de 17 milhões de britânicos ouvem transmissões de rádio digital por semana, 5% a mais que no mesmo período de 2008. No entanto, para que as transmissões analógicas sejam encerradas, pelo menos metade da audiência de rádio deveria migrar para algum receptor digital em 2013. A julgar pelos números atuais, parece improvável que isso ocorra.

No Brasil, o governo federal prometeu anunciar até o final da primeira quinzena de fevereiro o sistema de rádio digital que será adotado no Brasil. Atualmente o país testa dois sistemas, o americano IBOC e o europeu DRM.
(com Redação do IDG Now!)

Polícia apreende transmissor de rádio pirata em Carapicuíba

Do jornal Bom dia

A Polícia Civil de Osasco (SP) e técnicos de fiscalização da Anatel desmantelaram no último dia 5, sexta feira, uma rádio pirata, que funcionava no prédio de uma igreja evangélica no centro de Carapicuíba.

Na igreja, além da antena externa, também foram apreendidos dois aparelhos transmissores sintonizados na frequência 103.1 FM. O estúdio,onde funcionava a emissora não foi encontrado.O dono do imóvel foi localizado e informou que o prédio estava alugado. A polícia não encontrou o representante da igreja. No entanto, foi registrado boletim de ocorrência por atividades clandestinas de telecomunicações.

Atropelo no duplex gaúcho

Já falamos aqui no Rádio Base de uma instituição do rádio esportivo gaúcho: o duplex. Para saber mais do que se trata, clique aqui e leia um post datado de maio de 2008.

Neste final de semana, ocorreu um atropelo durante a dupla transmissão da Rádio Bandeirantes, de Porto Alegre, para Universidade x Grêmio e Internacional x Avenida. Ambas as partidas, válidas pelo campeonato gaúcho, e disputadas no mesmo horário, em grande parte. No momento em que saiu um dos gols do Grêmio, saia também um gol do Internacional. O narrador Daniel Oliveira, que acompanhava a partida do colorado, teve de entrar em cima do relato de Gustavo Berton, que soltava a voz após o gol do tricolor. Acompanhe no player abaixo.


sábado, 6 de fevereiro de 2010

CBN esquece um pouco o futebol e informa sobre a chuva

Aqui em São Paulo virou rotina: sempre chove no final da tarde. E ela vem de maneira pontual: a partir das 17h, horário de Brasília, sempre cai água em algum ponto da cidade. Neste sábado, a CBN decidiu fazer um esquema diferente, segundo me informa via Twitter, Edu Cesar, do Papo de Bola. Durante o intervalo da transmissão de Corinthians x Sertãozinho, a emissora separou a rede. Os paulistanos tiveram acesso a notícias sobre a situação de momento na cidade, quanto as emissoras do restante do país acompanharam a análise da partida. Medida sensata e que resolve um problema crítico das redes de rádios nacionais: por muitas vezes, a cabeça privilegia demais assuntos de sua sede, e que não dizem respeito para os rádio-ouvintes de outras praças.

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

O que Roberto Maia faz entre 4 Paredes



O jornalista e radialista Roberto Maia teve seu nome ligado à Rádio Brasil 2000 FM (hoje 107,3FM) durante muitos anos. Sem espaço no dial atualmente, Maia apresenta seus programas pela internet, no formato podcast. O carro-chefe é Momento Maia Podcast, programa que ele já apresentou durante seu período no rádio, devidamente adaptado para o formato.

Apesar dos vários atrativos que o podcast proporciona (alcance ilimitado e liberdade na escolha do play-list, entre outros), Maia acha que falta algo: "Imagine só como isso poderia ser bem aproveitado, comercialmente falando. Estou com excelente audiência, que cresce todo mês, mas para um profissional de rádio, com mais de trinta anos de experiência, é frustrante saber que poder viver disso é, praticamente, impossível". A falta de patrocinadores impede que Maia se dedique a outros projetos na web, como o de fazer um programa ao vivo: "Quem bancaria isso? Acredito que ninguém".

Fora do rádio há quase nove anos, Maia sente saudades do meio de comunicação que o projetou: "Sinto uma falta total, principalmente pelo desperdício e de tanta bobagem que existe no dial. Eu amo rádio e as suas possibilidades, mas quando falo rádio isto significa, para mim, uma transmissão diária e ao vivo".

*

Acompanhe a seguir o que Roberto Maia gosta de fazer quando está em casa, de folga:

Internet: Na internet, não gosto de rotina, apesar de ter coisas básicas como o Facebook que eu considero a melhor opção em rede social, no You Tube tem um cara que faz um programa bem legal falando do virais da semana. Também gosto muito da turma da Pix. Um clássico para se visitar todo dia é o All Music Guide, e também adoro o http://www.huffingtonpost.com/ .

Tv aberta ou tv a cabo: Na TV aberta, ainda tenho paciência para ver o programa do Jô e adoro ver alguns programas meio toscos, mas num limite de cinco a dez minutos, zapeando sempre, isso incluiu passadas pelo Ronnie Von, que me representa o paradoxo da TV. Uma pena e um absurdo não ter uma TV Musical de respeito, ou pelo menos um programa que seja! Na TV a cabo muita coisa picada entre os diversos canais, mas irrita demais o excesso de comercias que fazem de si mesmos, um absurdo que ninguém reclama , acho que isto prova que ninguém assiste TV a cabo no Brasil! Gosto do muito Canal Brasil, não confundir com aquele absurdo que é a TV Brasil que merecia uma CPI!

Rádio: Só ouço a CBN, esta cada dia melhor, é um exemplo a convergência que ela consegue fazer,a interatividade com a internet, o resto virou piada! Em termos de web rádios, eu gosto do conceito da Blip FM

Livros: Desde adolescente, leio simultaneamente vários livros, um me leva a ler o outro, mas não tenho paciência para ficção; o livro sempre me remete a aprendizado e conhecimento; atualmente estou lendo : A Criação da Juventude, de John Savage; Dez!Nota Dez! Eu sou Carlos Imperial, de Denilson Monteiro; Alucinações Musicais, de Oliver Sacks e relendo O Segredo Judaico de Resolução de Problemas, de Nilton Bonder.

DVDs: Tenho adoração por cinema quase fui cineasta então vejo muitas coisas obscuras de todas as épocas do cinema, por exemplo, tem um filme que vejo sistematicamente, que é The Swimmer, filme de 1968, do Diretor Frank Perry, gosto deste estilo de coisas.

Games: Gostaria muito de entender de games, mas não manjo nada, sou pré histórico nessa área; adorava Flipperama, gostaria que voltassem aquelas máquinas vintage, aquelas sonoridades! Sou viciado também em Pebolim, mas não tenho mais com quem jogar.

Hobbies em geral: Adoro cozinhar e fazer experimentações culinárias com temperos e molhos exóticos e me descobri,assim como o Iggy Pop, um fanático por cães aprendi a compreendê-los e hoje consigo me relacionar muito com eles. Um cão é um grande amigo dentro das quatro paredes, sempre mostra as intenções às claras, nunca trama pelas costas: posso dizer que minha Buldogue Maggie May Bradfield já me esclareceu questões existenciais que pareciam insolucionáveis.