quinta-feira, 1 de julho de 2010

CBN lança conteúdo para deficientes auditivos

A rádio CBN dá início, no dia 9 de julho, ao projeto Rádio em Libras, criado a partir de uma parceria inovadora com a ONG Vez da Voz. A emissora vai disponibilizar parte de seu conteúdo em Libras, a linguagem brasileira de sinais, tornando o rádio acessível aos cerca de seis milhões de brasileiros com deficiência auditiva. O material será exibido no site da CBN – www.cbn.com.br . “Esta ação é inédita no Brasil porque uma mídia que só era útil aos ouvintes, agora também passa a ser acessível aos surdos, por meio da Internet”, afirma Cláudia Cotes, presidente da Vez da Voz.

Na primeira fase do projeto, o site da CBN vai receber, além de conteúdos recentes já traduzidos pelos intérpretes de Libras da ONG, o boletim “Cidade Inclusiva”, apresentado por Cid Torquato. O comentário vai ao ar às segundas-feiras e estará disponível em Libras sempre às sextas-feiras. A parceria prevê ainda a criação de noticiários especiais com informações sobre política, economia, meio-ambiente, ciência, cultura e esportes.

De acordo com Cláudia, a mídia brasileira ainda não é acessível aos deficientes auditivos. “A pessoa surda se comunica em Libras. Somente 30% dos surdos entendem a língua portuguesa”, explica. O projeto Rádio em Libras é um passo fundamental para a prática da acessibilidade na comunicação.

Nenhum comentário: