segunda-feira, 24 de maio de 2010

BBC anuncia falsa morte de monarca

Do Jornal de Notícias

Um animador de rádio da BBC anunciou em directo que a rainha de Inglaterra estaria morta, sendo de imediato interrompido por um superior. A BBC lamentou o sucedido e informou que vão ser tomadas medidas.

A empresa pública de comunicação social britânica BBC viu-se a braços com um escândalo após um dos seus animadores ter anunciado, em directo, a morte da rainha Isabel II.
Danny Kelly, a trabalhar há 10 anos na redacção das West Midlands da BBC, disse aos ouvintes ter um anúncio importante a fazer. "Peço desculpa pela interrupção da emissão, mas a rainha Isabel II morreu", disse o animador, ao mesmo tempo que se ouvia o hino nacional inglês.

O anúncio da morte da monarca inglesa foi imediatamente interrompido por um produtor da BBC, que alertou Kelly para a situação incorrecta que a frase gerara. "Não podes anunciar uma coisa dessas!", disse Mark Newman.

Só então Danny Kelly terá contextualizado a afirmação, dizendo que se referia a um seguidor do seu perfil no Facebook que teria adoptado o nome de Isabel II. Mais tarde, Mark Newman brincou com o mal-entendido. "Príncipe Carlos, pára de ligar para aqui, desimpeça a linha!", disse o produtor.

As reacções em Inglaterra fizeram-se sentir de imediato. De acordo com o jornal "Daily Telegraph", a directora do grupo supervisor de comunicação social MediaWatch classificou a situação como sendo de extremo mau gosto. "O facto de ter sido a rainha e de terem feito aquela afirmação com toda a pompa e circunstância torna tudo muito pior. A emissora nacional passou dos limites", explicou Vivianne Patterson.

Já Charlie Jacoby, um conhecido perito em assuntos da família real britânica, afirmou ao "Daily Mirror" que Danny Kelly não tem noção das proporções que a brincadeira pode atingir. "Os ouvintes tiveram o choque da vida deles e esta brincadeira de mau gosto vai, com certeza, voltar-se contra este animador parvo".

O Palácio de Buckingham não fez comentários sobre a situação. No entanto, face à onda de indignação, a BBC já fez saber que lamenta o sucedido.

"Confirmamos que Danny Kelly fez um comentário indecoroso sobre a rainha durante o seu programa de rádio na BBC WM", declarou um porta-voz do grupo de comunicação social. "Ainda que fazendo parte de um fait-divers sobre uma rede social na Internet, e contextualizada prontamente em directo, a afirmação foi totalmente inapropriada e a BBC pede desculpas pelo sucedido. Não houve quaisquer intenções de ofensa. A BBC WM leva este assunto muito a sério e estão a ser tomadas medidas".


--------------------------

Para o leitor ver que até a melhor emissora de rádio do mundo pode cometer erros como esse. No mínimo é preocupante tal episódio, mas faz parte da profissão de comunicador. Afinal, só erra quem faz.

Nenhum comentário: