segunda-feira, 19 de abril de 2010

Rádio Nacional de Brasília recebe homenagem

A Rádio Nacional de Brasília (AM 980 Khz) receberá no dia 21 de abril, no Museu da República, a Insígnia da Ordem do Mérito Brasília. A homenagem foi proposta pelo Conselho da Ordem ao Governo do Distrito Federal. Na cerimônia, 50 insígnias serão entregues para marcar o cinquentenário da cidade. A Rádio Nacional é a única instituição homenageada. Os outros 49 condecorados são pessoas físicas.

A rádio entrou no ar em 31 de maio de 1958, instalada provisoriamente em um barracão na 107 Sul. Era por meio da Nacional que os candangos se comunicavam com suas famílias, à espera de notícias em outras regiões do país.

Nestes 51 anos, a Rádio Nacional inovou e se modernizou. Abriu espaço para a informação de utilidade pública e programas de auditório. Hoje tem em sua grade programas jornalísticos, de comportamento, agricultura, economia, cultura, com a diversidade da música popular brasileira em sua programação musical. É a única emissora autorizada a funcionar na frequência de 980 KHz, com 600 KW de potência; cobrindo, à noite, todo o território nacional.

Para os 50 anos de Brasília, a Nacional preparou uma programação especial até o final de abril. São matérias especiais, radiodocumentários, debates, radionovela e entrevistas.

No dia 21 de abril, data dos 50 anos de Brasília, a programação será inteiramente dedicada ao cinquentenário, da 00h às 21h. A Rádio Nacional de Brasília vai receber 50 pessoas dos mais diferentes segmentos, com participação ao vivo.

No dia 24 de abril, sábado, o estúdio da Rádio Nacional de Brasília estará montado em praça pública, na Ceilândia, para a transmissão da final de LIBRA - Liga de Basquete de Rua - bem como as apresentações e show de Hip Hop.


--------------

Poxa vida, ela cobre todo o território nacional, é? Engraçado, nunca consegui ouvir aqui em São Paulo. Só mesmo pela internet. Por que será, hein?

2 comentários:

Jorge William disse...

600KW não é muita pot~encia para uma emissora só?

Alessandro disse...

Se ouvir algo chiado, repleto de interferências e palavras inaudíveis é cobertura nacional, então eu consegui. Mal e porcamente a frequência 980 pode ser ouvida um pouco melhor em SP ou Campinas, e apenas para quem é fã de rádio, depois da meia-noite, quando não se tem lá uma programação interessante para que não sofre de insônia.
Com uma potência dessas, me parece que essa emissora oficial é mais um elefante branco. Pena que o governo federal, seja que for o governante de plantão, pouco se importa em realmente transformar os seus veiculos de comunição em algo util para o povo. São rádios e televisões que não servem a população. Poderiam fazer uma boa rede de prestação de serviços. Rádio Nacional de Brasilia, do Rio (essa reformada há poucos anos mas que não disse a que veio até agora), por parte do governo Federal, Rádios Cultura e USP, em nível estadual, e tantas outras emissoras de municipios do interior poderiam se unir e formar uma rede de rádio, ou ao menos produzirem alguns programas em comum, de interesse da população que sustentam essas máquinas.