segunda-feira, 26 de abril de 2010

Ibope cria sistema à prova de vazamento de audiência

Para evitar que dados sejam publicados indevidamente na internet, o Ibope desenvolveu uma tecnologia à prova de hackers. O sistema, segundo Flavio Ferrari – CEO do instituto –, será implantado ainda neste ano.

O sistema foi criado para evitar que dados prévios da medição de audiência sejam publicados em blogs e comentados no Twitter, o que hoje acontece, principalmente por meio jovens e fãs de televisão, que divulgam esses dados minuto a minuto, segundo o instituto.

Atualmente, o Ibope proíbe seus assinantes – emissoras de TV e agências de publicidade – de divulgarem as prévias de audiência. Esse dado parcelado não relata toda a medição e, por isso, não é considerado como “real”. De cordo com o Ibope, a divulgação desses números pode influenciar o comportamento do público.

Porém, mesmo com a proibição, as medições sempre acabam vazando. E uma das hipóteses para essa ocorrência é que internautas estejam interceptando os dados través de falhas na segurança do sistema de transmissão entre o Ibope e os clientes. Outra
possibilidade é que a medição esteja sendo divulgada por meio de intranet dos clientes (com ou sem consentimento do instituto) para os funcionários. De acordo com o blog do Daniel Castro, do RJ, comenta-se que o novo sistema irá restringir

drasticamente o acesso dos profissionais aos dados de audiência. Com a mudança, somente executivos teriam como consultar esses números com computadores previamente
cadastrados, acabando, por exemplo, com o acesso por smartphones.

Por se tratar de uma tecnologia de segurança, o Ibope não divulga informações sobre como funcionará o novo sistema, mas garante que os clientes continuarão com o poder de decidir quais funcionários terão acesso aos dados. (Do Portal Ad News)

Um comentário:

Marcos Lauro disse...

Boa, IBOPE. Aproveita o nome e faz uma parceria com o BOPE, para assegurar que esses números, tão importantes, não vazem.