segunda-feira, 22 de março de 2010

Unesco outorga prêmio da comunicação rural a rádio mexicana

Da Agência Prensa Latina

Paris, 22 mar (Prensa Latina) O Prêmio UNESCO-PIDC de comunicação rural foi outorgado à emissora de rádio comunitária mexicana A Voz dos Camponeses e ao jornalista de televisão egípcio Amr Mamdouh Ellisy, assinala hoje um comunicado da Organização. Este galardão que será entregado o próximo 24 de março na sede da entidade de Nações Unidas recompensa actividades meritorias e inovadoras destinadas a melhorar a informação nas populações do campo, em particular as situadas em países em desenvolvimento.

A nota de imprensa reseña que A Voz dos Camponeses criada faz 32 anos no Estado de Veracruz, ao este de México, foi a primeira rádio comunitária indígena do país. Através da emissora impulsiona-se o intercâmbio de histórias, costumes e música entre os oyentes, ademais a rádio contribui à promoção dos direitos colectivos das comunidades indígenas do lugar, agrega a informação.

Seus programas difundem-se em espanhol e em outras três línguas indígenas (otomí, nahua e tepehua) e cobre uma audiência potencial de 100 mil pessoas que vivem em 400 povos e aldeias. A Voz dos Camponeses é membro da Associação Latinoamericana de Educação Radiofónica (ALER) e da Associação Mundial de Rádios Comunitárias (AMARC), acrescenta a UNESCO.

Por sua vez, Amr Mamdouh Ellisy, chefe de redacção do diário O-Khamis, apresenta um programa informativo semanal chamado Wahed men o-nas (Uma pessoa entre outras), na corrente privada Dream TV no qual se fala dos camponeses e seus problemas e se lhes informa sobre questões de saúde e de educação. Através de seus programas, o jornalista arrecada fundos e lança campanhas informativas para ajudar às comunidades rurais, expõe o texto.

A Unesco concede esta recompensa a cada dois anos, a partir da recomendação de um júri formado pela Mesa do Programa Internacional para o Desenvolvimento da Comunicação da organização, que celebra sua 27 reunião do 24 ao 26 de março próximos.

Nenhum comentário: