segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Rádio digital conquista 20,9% da audiência no Reino Unido

DO IDG

Dados do 4.º trimestre de 2009 superam os de 2008 por apenas 2,6 pontos porcentuais; evolução lenta pode atrasar o fim da transmissão analógica. As plataformas digitais foram responsáveis por 20,9% de toda a audiência de rádio no Reino Unido entre outubro e dezembro de 2009.

De acordo com os números de audiência do Rajar, órgão oficial de medição de audiência em rádio do Reino Unido, a DAB (Digital Radio Broadcasting, ou transmissão de rádio digital) foi responsável por 13,7% de toda a audiência digital, enquanto 3,4% usaram suas TVs digitais para ouvir rádio e 2,1% apelaram para a internet.

O total de audiência digital, no entanto, sofreu uma leve queda se comparado aos números do trimestre anterior (julho a setembro), quando 21,1% de toda a audiência veio de plataformas digitais. Em comparação com 2008, no entanto, houve um acréscimo, já que no último trimestre daquele ano a audiência digital respondia por 18,3% do total.

Até 2015 - De acordo com o proposto pela Lei de Economia Digital, que está atualmente em discussão no parlamento britânico, o governo planeja desativar as transmissões analógicas de rádio até 2015. Após essa data, as pessoas teriam de usar um receptor digital.

Pelos dados do último trimestre de 2009, mais de 17 milhões de britânicos ouvem transmissões de rádio digital por semana, 5% a mais que no mesmo período de 2008. No entanto, para que as transmissões analógicas sejam encerradas, pelo menos metade da audiência de rádio deveria migrar para algum receptor digital em 2013. A julgar pelos números atuais, parece improvável que isso ocorra.

No Brasil, o governo federal prometeu anunciar até o final da primeira quinzena de fevereiro o sistema de rádio digital que será adotado no Brasil. Atualmente o país testa dois sistemas, o americano IBOC e o europeu DRM.
(com Redação do IDG Now!)

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