sábado, 31 de outubro de 2009

Cólera faz 30 anos. Nãããããão Perca!

CÓLERA FAZ SHOW DE 30 ANOS NO ABC PAULISTA

Sábado, 31 de outubro, em São Caetano do Sul

CÓLERA
Abertura de show: DZK, Menstruação Anárkika e 88 não!

O evento começa às 15h e vai até às 23h30
16h: Palestra "Faça Você Mesmo!" com Redson, guitarrista e vocalista do Cólera.
Exposição de imagens, fotos, cartazes históricos dos 30 anos.

Local: Projeto Cidadão do Mundo
Rua Rio Grande do Sul, 73 (uma quadra da estação de trem de São Caetano do Sul, atrás da sede das "Casas Bahia")

Ingressos: Antecipados limitados = R$ 7,00 na Galeria do Rock, Meduza Records, 1º andar, loja 279
Na porta = R$ 10,00


A galera da produção do programa Rádio Base Urgente estará lá na porta, fazendo o quê, eu não sei, mas eles dizem que vão.

Rádio Base Urgente, sábado no arrr....

E a gente continua comemorando o primeiro aninho de vida do nosso programa de rádio, com os melhores do rock brasileiro e gringo.

PROGRAMA 31 DE OUTUBRO DE 2009

01 - GOLPE DE ESTADO - UNDERGROUND (4:27)
02 - PAUL McCARTNEY - BLACK BIRD (UNPLUGGED) (2:09)
03 - YO LA TENGO - AUTUM SWEATER (5:18)
04 - SONIC YOUTH - SUNDAY (4:52)
05 - KSIS - EXPERIMENTO (3:01)
06 - TALKING HEADS - ONCE A LIFE TIME 77 (4:21)
07 - MOODY BLUES - NIGHTS IN WHITE SATIN (4:26)
08 - PATO FU - QUALQUER BOBAGEM (3:34)
09 - AÇÃO DIRETA - REFÉNS DO MEDO (2:11)
10 - FOO FIGHTERS - MY HERO (4:20)
11 - ROCKZ - HARE HARE (3:00)
12 - DAVID BOWIE & MICK JAGGER - DANCING IN THE STREET (3:16)
13 - MUTANTES - RITA LEE (3:04)
14 - RAGE AGAINST THE MACHINE - BULLS ON PARADE (3:51)


Programa Rádio Base Urgente, o pop rock levado a sério
Sábado, 14h, Rede USP de Rádio,
São Paulo, 93,7 MHz - Ribeirão Preto, 107,9 MHz
Ouça os nosso podcast no site da Rádio USP

O rádio nas ondas da TV

Mais um trabalho e reportagem, desta vez da TV Justiça, falando sobre o poder e a importância do Rádio;

Via Legal discute o poder do rádio
Rádio pirata

Não é de hoje que as rádios comerciais brigam para tirar do ar as rádios piratas. Elas são muitas e ainda desafiam a fiscalização. De acordo com a Constituição, cabe ao governo federal autorizar o funcionamento de uma rádio. No entanto, a prefeitura de Olinda, em Pernambuco, interpretou a norma de forma diferente e passou a conceder as licenças. Juliano Domingues conta o caso chegou a Justiça Federal que proibiu a liberação dos documentos.





Voz do Brasil

No ar há 74 anos, a Voz do Brasil é, não só o programa de rádio mais antigo como também o mais questionado do país. Pra se ter uma ideia, ele é tema de mais de 60 projetos de lei no Congresso Nacional. Há quem encare o programa como um resquício da ditadura. Para outros, é uma forma justa de divulgar informações dos órgãos públicos. Viviane Rosa conta que uma rádio do Rio de Janeiro briga na Justiça para não ter que interromper o horário nobre da programação para transmitir as notícias oficiais.




Informação e serviço

Da periferia do Recife, vem um bom exemplo de como o rádio pode ajudar uma comunidade inteira. O Via Legal foi conhecer de perto a Rádio Alto Falante, uma emissora pequena e que, apesar de funcionar de forma precária, segue à risca o dever de incentivar e divulgar a cultura local.




Faça como ele

Normalmente, quem está à frente de uma rádio pirata atribui o funcionamento irregular à demora do governo para analisar os pedidos de licença. Quando isso acontece, é possível buscar ajuda nos tribunais. Foi o que fez o diretor da Rádio Sorriso, que funciona na cidade de Novo Hamburgo, no sul do país.


sexta-feira, 30 de outubro de 2009

730 AM, a antiga rádio de Jorge Kajuru, ameaçada?

Na última segunda-feira (26), o jornalista Jorge Kajuru fez uma longa participação na Rádio 730 AM, emissora que era de sua propriedade, com o nome de Rádio K do Brasil. A motivação para tal fato foi a relação entre o técnico Hélio dos Anjos, que dirige atualmente o Goiás, e a imprensa goianiense. Segundo Kajuru, o treinador teria hostilizado o repórter Edson Junior, da Rádio 730 AM, durante uma viagem ao Paraguai, onde o Goiás foi enfrentar o Cerro Porteño, pela Sul-Americana. Atualmente, Hélio vem tendo seu trabalho contestado, após uma queda de rendimento da equipe, que teve um bom início de campeonato brasileiro.

Como não tem qualquer tipo de participação na 730 AM atualmente, Jorge Kajuru passou o controle para seu amigo, o também jornalista José Luis Datena. Este, por sua vez, colocou o filho Joel na sua administração. Durante sua manifestação, Kajuru relatou uma conversa que teve com Datena pai sobre esses acontecimentos. Ele teria lhe dito que não vai largar de Goiás, lugar em que planeja viver com os netos, mas que estaria se lixando para a rádio. Pode ser que seja apenas uma declaração com a cabeça quente, e quem vê Datena comandando seus programas sabe que ele se estressa com facilidade. Contudo, a possibilidade dele abrir mão da rádio também não pode ser descartada.

Durante seu longo manifesto, Kajuru também defendeu o jogador Fernandão, do Goiás, das críticas feitas por Milton Neves.

Ouça abaixo as três partes da fala de Kajuru, extraídas do site da Rádio 730.

Parte 1

Parte 2

Parte 3

Devido ao sucesso, Kiss Yourself se torna programa definitivo na Kiss FM

Durante este mês de outubro, a Kiss FM (102,1 MHz), tradicional emissora 100% rock and roll, realizou a promoção “Kiss Yourself”, que contemplou quatro ouvintes com a chance de serem produtores e locutores por uma oportunidade. Devido ao enorme sucesso, com mais de duas mil inscrições, a emissora decidiu fixar essa iniciativa na grade de programação da emissora. “A relação próxima que temos com os ouvintes ficou mais evidente nesta promoção e decidimos, a partir dos números tanto de inscrições como de pedidos, que eles deveriam continuar a ter esse espaço conosco”, comenta Tais Abreu, diretora geral da Kiss FM.

Os ouvintes que quiserem ter seu momento de fama terão que produzir um programa de 30 minutos, ou seja, desenvolver o conteúdo e o repertório com as características da rádio, e inscrever essas ideias no site www.kissfm.com.br. O escolhido, acompanhado de um locutor da emissora, gravará seu trabalho no estúdio da Kiss FM. O programa Kiss Yourself permanecerá no mesmo dia e horário: aos sábados, às 15h.


Comentário: Impossível não esquecer de um programa que a ex-Brasil 2000 FM (hoje 107,3 FM) levou ao ar logo quando começou as suas transmissões (falo de 1986): A Sua Discoteca Está no Ar. Era diário, sempre as 09h, quase com as mesmas características do programa da Kiss. Um ouvinte levava seus discos para a emissora e montava uma programação musical de duas horas a partir disso. Eu até tentei partcipar desse programa, mas nunca obtive retorno da minha inscrição

71 anos de Guerra dos Mundos

Está aí um acontecimento que deve ser lembrado todos os anos. Hoje, 30 de novembro, faz 71 anos que Orson Welles ligou aquele bendito microfone e transformou o livro Guerra dos Mundos, de H.G. Wells, num programa de rádio. A partir desta data, o rádio não foi o mais o mesmo.

Se quiser ler mais sobre o programa, sugiro a matéria da Deutche Welle e ainda este texto, do site A Minha Rádio. O verbete da Wikipedia, em inglês, é bastante completo.

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Integrantes do Lira Paulistana estão no Radar Cultura

Na próxima sexta, dia 30, a partir das 15h30, o Radar Cultura lembra os 30 anos do Lira Paulistan,a batendo um papo com Wilson Souto Júnior e Chico Pardal, sócios-fundadores da vanguarda artística. Mário Manga, integrante do grupo musical Premeditando o Breque, também participa da conversa. A jornalista Luíza Alcântara e Silva, uma das autoras da monografia Teodoro, 1091 – A História do Teatro Lira Paulista, conclui a lista de convidados.

Além de ser transmitido na página do Radar (www.radarcultura.com.br), o programa vai ao ar também na Rádio Cultura Brasil (AM 1200 kHz). O Lira Paulistana nasceu em 1979, dentro de um porão na praça Benedito Calixto, no bairro de Pinheiros (SP). No pequeno espaço, que reunia teatro, música e outras manifestações culturais, estudantes universitários e novos artistas se encontravam para pensar, discutir e desenvolver arte.

O movimento, além de colocar no palco artistas da cena alternativa, tornou-se um dos primeiros selos de música independente do país, lançando nomes de destaque no cenário musical, como Itamar Assumpção, Arrigo Barnabé, Vânia Bastos, Tetê Espíndola, Ná Ozzetti, Premeditando o Breque, Rumo e Língua de Trapo. Os ouvintes podem assistir a entrevista, gravada por uma webcam, no site da IPTV Cultura (www.iptvcultura.com.br/radarcultura). E podem também enviar perguntas para os convidados; é só entrar na sala de bate-papo do Radar e escrever pelo chat.

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Milton Jung no blog 4 Paredes


Nesta semana, o blog 4 Paredes tem como convidado o jornalista Milton Jung, que apresenta o CBN São Paulo, de segunda a sexta, a partir das 09h30. Clique aqui e descubra, entre outras coisas, que Milton é um grande fã das séries Monk e House.

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

O aniversário de um sábio do rádio

Hoje, dia 26 de outubro, o sábio Salomão Esper, comemora 80 anos. O que podemos dizer além dos nossos parabéns e votos de muitas felicidades e mais 80 anos de vida? Apenas desejar que ele continue ainda derramando sua sabedoria pelas ondas do rádio. São profissionais íntegros e criativos como ele é que fazem nos apaixonarmos e acreditarmos no Rádio de verdade!

Congratulações, sábio Salomão!

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Roberto Avallone deixa Rádio Capital

Já não é mais novidade que o jornalista deixou a emissora nesta semana. Porém, tal fato não surpreende. Vale lembrar que o programa apresentado por Roberto Avallone, o "No Pique" tinha uma hora de duração quando estreou. Contudo, a atração perdeu meia hora (começando as 18h30) para adequar o espaço do comunicador Cícero Augusto. Era um evidente desperdício deixar um grande nome como Avallone (goste-se de seu estilo ou não) limitado a apenas 30 minutos de sua programação.

Para o lugar de "No Pique", a Capital colocou no lugar o "Show de Bola", com ampla participação da equipe esportiva da emissora.

Pholhas no programa Cartão de Visita na Record AM


Na noite da próxima segunda-feira, dia 26/10, às 23h, a apresentadora do programa “Cartão de Visita” entrevista os integrantes da banda Pholhas, que comemoram 40 anos de carreira este ano.

Paulinho, Bitão e João Alberto falam sobre a data comemorativa, as maiores dificuldades da carreira, as principais alegrias, as curiosidades da banda e o cenário atual da música brasileira e internacional.

“Sempre gostamos bastante dos Bee Gees, Stones e lógico, dos Beatles. Não tinha como montar uma banda sem pensar em tocar essas coisas. Aliás, os Beatles sempre foram nossa maior referência. O apelido Bitão, inclusive vem dessa loucura pelo quarteto inglês.”, revela o vocalista.

Em um dos momentos mais aguardados da atração, os integrantes da banda revelam para quem eles entregariam um ‘cartão de visita’ e o ‘cartão de visita’ de qual personalidade eles gostariam de receber.

Apresentado por Débora Santilli, o programa “Cartão de Visita” vai ao ar na segunda-feira (26), às 23h, pela Rádio Record.

Piratas atacam Cultura FM em minha casa

Eis que nos últimos 3 dias tento ouvir em vão o boletim do Observatório da Imprensa na Cultura FM. Não consegui por motivos alheios à minha vontade e a da rádio. Tudo porque duas emissoras "evangélica$", "comunitártia$", aqui do meu bairro estavam transmitindo em cima da frequência da Rádio Cultura FM. Como o bairro aqui é de gente de uma classe baixa, esses bandidos devem ter julgados que ninguém ouviria a emissora da Fundação Padre Anchieta só porque ela toca música erudita, jazz, música de qualidade. Ledo engano, como já ensinara Lu´si Antonio Mello em seu livro " A Onda Maldita - quem criou e quem assassinou a Fluminense FM." Teve que me contentar em ouvir os boletins pelos site do programa. Menos mal. Mas não acho isso justo.

Eu vou reclamar mais uma vez para Anatel sobre essas duas emissoras "Comunitárias". "Comunitárias", não, ilegal mesmo. Se não tem concessão, está fora da lei e ponto final. Não interessa se é evangélica, com fins de aliciamento de fiéi$, se transmite música pop de qualidade, com o melhor das intenções, ou que diabo for. É pirata e acabou. Quer fazer rádio e não tem uma concessão, monta uma webrádio e NÃO ME ENCHE O SACO! Quero ouvir minha rádio sem interferência e ponto.

Acho estranho até hoje a timidez das estações regularizadas em combater a pirataria tão timidamente essa prática hedionda. Parece até que o fazem constrangidas. Posso ouvir a maioria delas das rádios legais pela internet, mas quero meus direitos de ouvinte garantidos. O brasileiro tem que começar a criar vergonha na cara e exigir do poder público o que é justo. Tem que deixar o "jeitinho brasileiro" de lado.


Enquanto a gente vai deixando passar batido, os párias desta República vão dominando tudo e arrancando a nossa dignidade. Já conseguiram acabar com muitos valores culturais, com o apoio de nossa passividade. Quando dominarem os meios de comunicação de vez, com a nossa beneplácida conivência, será tarde para reagir. A gente tem que começar a cobrar dos poderes da república que zelem pelos nossos direitos ou do contrário o Estado estará pronto pra ser conivente com a escória do país.

Rádio 9 de Julho comemora 10 anos de retorno ao dial

Parece que foi ontem, mas foi num dia 23 de outubro de 1.999, que a Rádio 9 de Julho, emissora pertencente á Cúria Metropolina de São Paulo, voltou a funcionar, depois de longos 26 anos fora do ar, silenciada pela Ditadura Militar de 64.

A Rádio 9 de Julho nasceu em 1953 com autorização temporária para preparar e comemorar o 4º Centenário em 1954 da Cidade de São Paulo. Operava a freqüência de 540 kHz em Ondas Médias e 49 metros em Ondas Curtas, com a potência de 10 kilowatts, cobrindo todo o Estado de São Paulo, a maioria dos Estados do Brasil e muitos paises latinoamericanos.

Quando terminaram os festejos, o Presidente da República em exercício, Café Filho, ofereceu as duas emissoras em OM e OC para a instituição religiosa.

Para receber a concessão, foi fundada a Sociedade Comercial Rádio 9 de Julho Ltda. Composta pelo arcebispo Cardeal Motta, quatro bispos auxiliares e dois padres, em 1955.

A concessão da Rádio 9 de Julho para a Arquidiocese de São Paulo foi feita pelo então Presidente da República, Juscelino Kubitschek. Após a instalação no prédio da rua Wenceslau Brás, no centro da cidade, a emissora da arquidiocese entrou oficialmente no ar a 2 de março de 1956.

Seis anos depois, a ‘sociedade comercial’ se transformou na Fundação Metropolitana Paulista, mantenedora da rádio e do jornal "O São Paulo", substituto de "A Gazeta do Povo", de 1905, 1º jornal da arquidiocese de São Paulo.

Por suas posições contra o regime autoritário, pela defesa dos direitos humanos, denunciando a supressão das garantias individuais, as prisões políticas arbitrárias, as torturas nas prisões e o desaparecimento de pessoas, a Igreja Católica teve a concessão da emissora cassada pelo Governo Médici, em 1973. "O São Paulo" foi censurado durante todo o período em que o AI-5 esteve em vigor (1968 -1978).

Vinte anos depois da cassação, o presidente Itamar Franco dá início ao processo da concessão da rádio, anulando o decreto da cassação e estipulando a frequência de 1600 kHz para a operação. Depois de um longo processo jurídico-técnico", somente em 1999, a Rádio 9 julho foi reinaugurada.

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Sai (aparentemente) a parceria entre Record AM e o radialista Éder Luiz

Está no recém-criado blog do narrador Antonio Edson:

PONTO FINAL:

A equipe esportiva da Transamérica acertou parceria com a Record AM. Em dezembro a atual equipe da emissora do bispo Macedo encerra suas atividades e entra no ar o timaço de Eder Luis. O canal 1.000 da Record é exclusivo e cobre todo o Brasil.


A postagem é do dia 16 de outubro.

Oscar Ulisses no 4 Paredes


Nessa semana, o blog 4 Paredes, que é parte integrante do sita da revista Época São Paulo, traz como convidado o narrador esportivo Oscar Ulisses, da Rádio Globo (SP). Ele fala sobre campeonato brasileiro, Copa do Mundo e sobre o que gosta de fazer quando está dentro de casa. Acompanhe aqui.

Quem é o melhor? CBN, BAND OU PAN?

Muito bem, quem faz o melhor jornalismo do rádio atualmente? CBN, Bandeirantes ou Jovem Pan?

Eu tenho certeza que a maioria vai dizer que é a Bandeirantes ou a Jovem Pan porque eles tem mais de 40 anos nesse ramo e que elas tem posição sobre diversos assuntos - ao contrário da CBN e sua "isenção" -, que a maioria dos melhores apresentadores estão nestas duas emissoras, que elas falam muito mais pra São Paulo do que a CBN - que é uma rede de rádio, mas não conseguimos identificar ao certo de onde ela á, qual sotaque ela fala -, que ela já tem uma tradição muito grande na cobertura esportiva, diferente da CBN - que só pôs esporte na programação porque demorou a sacar que não dá pra fazer uma emissora "ALL NEWS" 24 horas por dia, sem falar de futebol -, e otras cositas más...

Mesmo assim, se você acha que a minha "opinião altamente abalizada" está equivocada, escreva pra cá. Convença-me de que estou errado (se é que você vai conseguir)!

Ouça "Back to Black", com Sergio Scarpelli, na Eldorado FM


O programa "Back to Black" traz o melhor da música negra adulta contemporânea nos EUA e na Europa, todos os sábados, das 20h às 22h, agora na Eldorado FM 107,3 MHz, de São Paulo. A atração também é um podcast que pode ser ouvido a qualquer hora no site www.backtoblack.com.br

"Back to Black" ainda continua sendo produzido e apresentado por Sérgio Scarpelli, ex-colaborador de outro programa do gênero, "Jazz Masters", hoje na Alpha FM. Entretanto, a atração da Eldorado é muito mais completa por ter duas horas de duração e traz muitos sucessos do passado. Destaca-se também por falar apenas o essencial, sem muito blá blá blá, relatando apenas o que é importante para o ouvinte / internauta saber.

Ouça os últimos programas que foram ao ar pela Eldorado FM, entrando no site do Back To Black. (Atualizado em 25 de fevereiro de 2015)

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Texto original, escrito em 21 de outubro de 2009:

Muito bom esse programa de Black Music, "Back to Black", produzido e apresentado pelo Sérgio Scarpelli, na OI FM. Nele você ouve um panorama da música "Black Dançante" em todo o mundo e relembra hits das décadas anteriores.

O programa é exibido na "faixa nobre" da emissora, às quartas-feiras, 22h. A grande sacada da OI FM foi colocar uma reprise aos sábados, 20h, bem no horário em que a Eldorado FM põe no ar o "Jazz Masters", programa que também aborda aquele gênero musical. "Jazz Masters", até pouco tempo atrás, foi produzido e apresentado pelo próprio Scarpelli, que saiu da Eldorado para montar o "Black to Back", até onde a gente sabe, claro. Além do mais, a grande vantagem é que o "Black to Black" tem duas horas de duração.

P.S.: Pelo menos nas horas dos programas semanais, a OI FM deixa aquele hábito idiota de não dizer o nome das músicas e quem quiser, que vá lê-las na internet. A propósito, qual jegue do marketingue da OI inventou essa bobagem? Me dê o endereço dele, que é pra eu passar bem longe. Burrice pega e é contagiosa, sabiam?

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Rádio interativa começa a funcionar com transmissão na web e em FM

Do IDG Now

A emissora Jelli.net permite ao público controlar que músicas são veiculadas por meio de um sistema de votações ao vivo no site.

A rádio online interativa Jelli entrou em sua versão beta na segunda-feira (19/10), após cerca de sete meses em fase de testes internos. O sistema da página permite ao ouvinte ter total controle ao vivo sobre a programação e as músicas que tocam na rádio.

O programa é transmitido ao vivo enquanto os internautas podem votar no que gostam ou não. Se uma música recebe muitas votações negativas, ela é tirada do ar imediatamente e a lista segue. É possível também votar nas próximas músicas, além de interagir com os outros usuários.

O serviço surgiu em março, com transmissões feitas unicamente pela internet, 24 horas por dia. A partir de junho, a Jelli passou a transmitir um programa semanal de duas horas na rádio Live 105 KITS, de São Francisco, Califórnia, nos Estados Unidos.

No caso da transmissão do programa na rádio FM, a lista de músicas é trocada dez minutos antes de entrar no ar, para uma mais comum ao formato com versões editadas ou censuradas.

O destaque da novidade são os recursos de interação social. "O aspecto social da rádio é tão importante quanto as músicas que tocam nela", afirmou um usuário do serviço, conhecido pelo apelido HanSolo. No site, é possível conversar com os outros visitantes, procurar por usuários, enviar mensagens particulares, entre outros.

A Jelli está negociando com empresas de mídia para ampliar o serviço ao território nacional e internacional. Um negócio já foi fechado com a empresa de transmissões Austereo para que o programa vá ao ar na Austrália. Em todos os casos, o controle da programação ainda fica a critério dos internautas do mundo inteiro que acessam o site.
-----------------------------------
Bela iniciativa da Jelli. Mas aqui no Brasil isso não é novidade, certo? Apesar de não termos ainda uma rádio 24h com tamanha interatividade, já (ou)vimos diversas experiências que chegaram perto. Algumas estão no ar até hoje:

- Em 2007, a 89 FM de São Paulo lançou o iPlay, faixa de horário em que o ouvinte/internauta podia escolher desde as músicas até as vinhetas executadas.
- Antes disso, em 2006, a Ipanema FM deixou a madrugada inteira aos cuidados do ouvinte, no programa chamado My Player.
- No dia 17 de dezembro de 2007, o Rádio Base esteve no lançamento do Radar Cultura, projeto da Rádio e TV Cultura de São Paulo. O Radar acabou não alcançando o público da maneira desejada e, depois da fase inicial, deu uma murchada. Mas continua.

Enfim, só alguns exemplos de que nem só lá fora os profissionais de comunicação colocam a cabeça para funcionar. Aqui no Brasil, ô ô, também se faz crossmedia. E dos bons.

Rádio Base Urgente, sábado no arrr....

Se liga só no que vai rolar no primeiro especial de aniversário de uma ano do programa Rádio Base Urgente!

01 - ZZTOP - BLACK BETTY (2:32)
02 - CANTO DOS MALDITOS NA TERRA DO NUNCA - ANTES QUE EU ME ESQUEÇA DE MIM (2:56)
03 - DONOVAN - THERE IS A MONTAIN (2:33)
04 - VAN MORRISON - WILD NIGHTS (3:32)
05 - BRAIA - JURAS PROMESSAS (3:47)
06 - PAUL McCARTNEY - GOOD NIGHT TONIGHT (4:19)
07 - MOODY BLUES - TALKING OUT OF TO TURN (5:01)
08 - CHARLIE BROWN - O CORO VAI COMÊ (2:21)
09 - TORMENTA - DESPREZO E GANÂNCIA (5:01)
10 - BELLE AND SEBASTIAN - PIAZZA NEW YORK CATCHER (3:01)
11 - CHICANOS - ZÉ DA SILVA (2:33)
12 - STOOGES - NO FUN (5:15)
13 - CÓLERA - DEIXA A TERRA EM PAZ (3:22)
14 - LOU REED - VICIOUS (2:58)

Rádio Base, Urgente! O pop rock levado a sério
Sábado, 14h,
Rádio USP FM 93,7MHz - São Paulo
Rádio USP FM 107,9Mhz - Ribeirão Preto
Pela internet - www.radio.usp.br
E no nosso blog - http://programaradiobaseurgente.blogspot.com

Rádio Bandeirantes lança chat durante transmissão esportiva

Os internautas que ouvem as transmissões esportivas da Rádio Bandeirantes (AM 840 e FM 90,9) pelo site da emissora na internet (www.radiobandeirantes.com.br) agora têm à disposição uma sala de bate-papo. A estreia aconteceu no último domingo durante a transmissão do Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 e foi um sucesso: mais de 4 mil internautas participaram.

O objetivo dessa iniciativa é aproximar ainda mais os ouvintes dos apresentadores e comentaristas da emissora e, também, promover um debate entre os próprios ouvintes da Rádio Bandeirantes. "Quando lemos e-mails ou torpedos, a comunicação é só entre estúdio e ouvintes. No chat, os próprios ouvintes formam uma comunidade e passam a discutir os principais assuntos do esporte de forma muito dinâmica com base nas nossas transmissões e nas informações que vão ao ar", afirma Sergio Patrick, coordenador de esportes da emissora.

Para entrar na sala de bate-papo, basta acessar o site da emissora e clicar no player localizado no canto superior direito da página. A transmissão ao vivo começa imediatamente e o ouvinte pode participar do chat clicando em "aceitar". Na mesma janela, o internauta participa do bate-papo e ouve a transmissão.

O chat estará no ar amanhã, a partir das 21h15, durante a partida entre Santo André e Palmeiras O jogo terá narração de José Silvério e comentários de Mauro Beting.

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

O que Willy Gonser e Zé Béttio tem em comum?

Além dessa dupla ser histórica no rádio brasileiro, cada qual em seu ramo de atividade, nós aqui do Rádio Base descobrimos que os dois nomes são os que mais trazem leitores para o nosso blog via mecanismos de busca.

A procura por Willy Gonser se justifica: ele deixou recentemente a Rádio Itatiaia, após atuar na emissora por muitos anos como narrador esportivo.

No player abaixo, é possível acompanhar uma entrevista de Gonser ao radialista André York, da Rádio Banda B, de Curitiba, em que os detalhes de sua saída são devidamente explixado.





*

Por sua vez, Zé Béttio continha firme e forte pela Rádio Record, de São Paulo. Seu programa começa as 05h, todos os dias. Acompanhe um pequeno trecho.

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Juca de Oliveira: dos palcos para o rádio

A BandNews FM (96,9) traz para o rádio um dos grandes nomes dos palcos, do cinema e da teledramaturgia. A partir da próxima segunda-feira (19/10), Juca de Oliveira, um dos maiores atores da história do país, passa a integrar o melhor time de colunistas do Brasil.

A voz inconfundível do ator estará presente de segunda a sexta na programação da emissora com a coluna "Devaneio". Juca de Oliveira fará a leitura e a interpretação de textos da literatura mundial, desde os mais consagrados àqueles mais contemporâneos, incluindo alguns de autoria do próprio ator.

O objetivo da nova coluna é levar mais cultura a um público de um veículo amplo e popular como o rádio. "O rádio é da maior importância, ele está cada vez mais vivo. Vamos levar o devaneio e o apaziguamento para os ouvintes através da poesia e da literatura universal", afirma o ator.

A coluna "Devaneio" irá ao ar de segunda a sexta às 9h10 e às 17h17.

RTP reabre museu do rádio em Lisboa

A partir do próximo fim de semana, o museu de rádio e televisão da RTP, rede pública portuguesa, estará aberto para visitação. São 350 metros quadrados, com 170 peças (100 sobre rário e 70 sobre 70). Outras 2500 peças (!!!) ficarão disponíveis apenas para pesquisadores.

E quem não puder dar uma passadinha em Lisboa, pode acessar o RTP Museu Virtual.

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Uma visão sobre o rádio

"Se direcionada adequadamente pelas editoras, a transmissão radiofônica de uma canção não vai matar suas vendas. Pelo contrário, ela pode ser benéfica e estimulante para o negócio de discos e partituras"

Frase veiculada na revista note-americana Billboard de 10 de janeiro de 1925.

Roberto Maia fala ao 4 Paredes sobre o que gosta de fazer dentro de casa


Nesta semana, o blog 4 Paredes entrevistou o jornalista e radialista Roberto Maia. Ex-Brasil 2000 FM (a atual 107,3 FM), hoje ele se aventura pelo maravilhoso mundo dos podcasts. Clique aqui e saiba o que ele gosta de fazer quando está em casa.

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Rádio SulAmérica Trânsito ajuda turistas estrangeiros durante o GP Brasil de F-1

A Rádio SulAmérica Trânsito prepara uma cobertura especial neste sábado e domingo, quando a cidade de São Paulo sedia o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 e recebe milhares de turistas estrangeiros.

Pelo terceiro ano consecutivo, a emissora ajudará os visitantes a enfrentar o trânsito da cidade durante o evento com boletins em inglês, francês e espanhol. Os ouvintes ficarão por dentro das melhores rotas, as condições do tempo e as melhores alternativas para estacionar.

Cruzeiro da Véia

A revista Viagem e Turismo testou o cruzeiro que o programa Energia na Véia, da Energia 97, realiza anualmente. Confira o povo perdendo o controle em alto mar.

Tá no Inferno? Abraça o Capeta!!!!

O Garagem finalmente chegou ao site Show Livre que, ao que parece, pertence a operadora de celulares Oi, que possui atualmente uma rede de rádios. E fica a pergunta: por que o Garagem não vai logo de vez para a OI FM?

Um interlocutor me informou que, corre por aí, que o Garagem teria sido rejeitado por seu estilo politicamente incorreto, quando resolver quebrar CD de grupos e artistas que eles consideram insuportáveis. Não raro esses artistas fazem parte da programação da emissora.

O meu interlocutor pôs-se a defender a emissora dizendo que a operadora estava certa e que aquilo era um negócio, que o tmepo do Garagem na ex- Brasil 2000 tinha passado e tal.... Eu, por meu turno, disse qu era burrice tanta frescura politicamente correta para com o programa, uma vez que a OI FM é a ÚLTIMA COLOCADA no ranking de audiência, segundo os institutos de pesquisas.

Meu pensamento é "tá no inferno? abraça o capeta!!!". Se a rádio está em último lugar, então tem que bolar alguma atração ou atrações para alavancar a audiência ou chamar a atenção de seu público-alvo - os assinantes da OI. Meu caro "exa adversus" discorda.

Depois dessa peleja intelectual, me surgiu horas depois porque o Garagem não poderia ser veiculado pela OI FM, ao menos em rede:"o programa tem sotaque paulista demais, segundo seria o pensamento da galera do marketing da operadora. Tudo no Garagem tem sotaque paulista: o humor, a forma de condução do programa, as piadas, as brincadeiras,etc. não dá pra negar.

Se essa for a resposta à "suposta" tese, chego à conclusão de que eles estão sendo injustos e bairristas, uma vez que o excelente "Ronca Ronca", de Maurício Valadares, tem forte cacoete e sotaque cariocas, às vezes um pouco demais da conta para os ouvidos paulistas. Nem por isso o programa é ruim. Pelo contrário.

Portanto, senhores "gênios do marquetingue" da Oi, se essas especulações forem reais, deixem de frescura e escalem já o Garagem para salvar a vossa audiência em São Paulo, que anda de dar pena.

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Promoções das emissoras de FM

A 89 FM vai levar 15 ouvintes com acompanhante para passar o dia com o Charlie Brown Jr, em Santos. Eles vão andar de skate na pista do Chorão, conhecer o estúdio da banda e assistir um show exclusivo, só para a galera 89.

Para concorrer, os ouvintes devem ligar para 3016-0089 ou acessar o site www.89fm.com.br e se inscrever. O sorteio acontece no dia 31 de outubro.


*

A Transamérica POP vai levar um ouvinte com acompanhante para conferir um dos principais eventos do Nordeste, o Sauípe Fest. E o escolhido vai aproveitar toda a mordomia dos resorts da região e passar três noites assistindo apresentações de grandes nomes da música brasileira.

Além disso, vai curtir companhia da galera mais animada da Transamérica. A galera do Transalouca, Rodrigo On, Rudy, Fuzil e Fernanda Brosco, e Gislaine Martins, apresentadora do ‘Dois em Um’, vão embarcar nessa e curtir a programação musical junto com os premiados.

O Sauípe Fest começa na sexta-feira, dia 30 de outubro, com shows de Alexandre Peixe e da banda Negra Cor. No sábado, 31, tem Cláudia Leitte e Timbalada. E para encerrar, no domingo, dia 1º de novembro, vai rolar um super show com o Jammil e O Rappa.

Para participar, é só entrar no transanet.com.br, fazer o cadastro, e responder: “Qual é a melhor desculpa para não perder um carnaval fora de época?”. O autor da resposta mais criativa vai embarcar com tudo pago para curtir o sol e muita música na Bahia. As inscrições vão até o dia 22 de outubro, às 23h59, e o resultado sai dia 23 de outubro no Transalouca.


*

Escolha a sua promoção preferida e participe.

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Sintonizador de rádios online chega ao Brasil

Do Olhar Digital

Chega ao Brasil o Myine Ira, um sintonizador de rádio FM que, conectado a internet por meio de uma rede sem fio, é capaz de tocar mais de 11 mil rádios online. Fabricado pela Mobimax, o aparelho deve ser lançado no país no fim de setembro.

O sintonizador não possui caixas de som, dessa forma, para o Ira funcionar o usuário deve ligá-lo ao aparelho de som normal ou a um conjunto de caixas amplificadas. Os cabos necessários e controle remoto acompanham o equipamento.

De acordo com o fabricante, basta possuir um roteador wireless que, em apenas três minutos, todas as estações já estarão disponíveis. O aparelho armazena até 40 estações e ainda seleciona as rádios por gênero ou localização.

O Myine Ira tem preço sugerido de R$1 mil.

Milton Neves fala sobre sua gafe

No programa Domingo Esportivo Bandeirantes deste último domingo, Milton Neves falou um pouco sobre a sua gafe mais recente e ainda revelou outra de seus tempos de Jovem Pan. Acompanhe abaixo


sábado, 10 de outubro de 2009

Repórteres de campo comemoram gol do Flamengo

Vendo os melhores momentos de Flamengo x São Paulo no SportsCenter, da ESPN Brasil, reparei na vibração dos repórteres de campo que estavam acompanhando o ataque do time da casa. Infelizmente, alguns não separam o lado torcedor do lado profissional. Pelo Twitter, o jornalista Maurício Stycer disse que não é de hoje que ocorrem coisas como essa. Ele enviou o link para uma reportagem de sua autoria falando sobre a falta de modos dos jornalistas nas dependências do Maracanã. Leia aqui.

No player abaixo, é possivel acompanhar os gols da partida. Preste atenção em especial no gol de empate do Flamengo, marcado por Petkovic.


Alcione paga a sua conta de luz

...mas isso só se você morar no Rio de Janeiro. A promoção é da Rádio Costa Verde FM (91,7Mhz). O ouvinte deve ligar para um determinado número e dizer o dia e hora em que ouviu a música "Acesa". Tudo a ver. O sorteio acontece no dia 25

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Vem aí a Billboard Brasil

Ouçam no player abaixo a esclarecedora entrevista que o colega Fábio Rubira fez com Antônio Camarotti, publisher da edição nacional da revista Billboard, que chega às bancas logo após o feriado. A conversa foi veiculada no programa Aúdio Papo, da Rádio USP FM.




O mercado editoral vê também o lançamento de novos títulos de revistas sobre cinema. Leia mais aqui, em reportagem assinada por Ricardo Schott para o portal Cinema.

Corre que ainda dá tempo

Programa Radar Cultura na IPTV Cultura - http://www.iptvcultura.com.br/radarcultura. Tem webcam no estúdio e tudo mais. Chique no úrtimo.

Agora, vamos combinar: o sonzinho picotado do cacete da IPTV Cultura, hein? Enche o saco!

Mauro Betting e Ricardo Capriotti repercutem gafe de Milton Neves

Não demorou muito para a gafe mais recente de Milton Neves repercutir na Rádio Bandeirantes. No player abaixo, é possível ouvir Ricardo Capriotti e Mauro Beting se divertindo à beça com a mancada do ilustre colega.


quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Milton Neves é traído pelo vídeotape

E Milton Neves consegue se superar cada vez mais nas mancadas. Desta vez, ele anunciou o resultado de uma partida de futebol que aconteceu há vários dias. Explicando melhor: durante o Terceiro Tempo de 08/10/2009, na Rádio Bandeirantes, Milton divulgou o resultado de Bragantino e Vasco, como se o jogo estivesse acontecendo naquele momento. Contudo, o confronto aconteceu no sábado passado e era válido pela série B do brasileirão. Milton Neves deve ter sido traido por algum vídeo tape que estava sendo exibido em algum canal de tv por assinatura na ocasião. Acho que foi a primeira vez que se ouviu a risada do circunspecto e competente Claudio Zaidan no ar. Acompanhe no player abaixo.

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Como não fazer um jingle

Atenção estudantes de publicidade. No player abaixo vocês podem ouvir um belo exemplo de como não fazer um jingle para rádio. O "criativo" que bolou a peça em questão pegou uma música já conhecida (Modern Love, do David Bowie - será que pagaram os direitos autorais?), fez uma versão em português para lá de chinfrim e emabou tudo isso com um arranjo de churrascaria. Gravado da Rádio Bandeirantes, de Porto Alegre.




UPDATE (09.10.2009) Eu escrevi que era arranjo de churrascaria, mas, pensando melhor, não seria um arranjo de karaokê?

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Rádio Bandeirantes, de Porto Alegre, antecipou queda de Tite e nome do novo treinador do Inter

do site da Rádio Bandeirantes (POA)

A Rádio Bandeirantes AM 640 teve uma segunda-feira de grandes furos jornalísticos na área esportiva. A emissora anunciou, em primeira mão, todas as informações sobre as mudanças no comando técnico do Internacional no dia de hoje. O repórter Sérgio Couto, ainda em Curitiba, onde o time jogou neste final de semana, informou às duas e meia da madrugada a queda do técnico Tite, durante o programa "Bandeirantes a Caminho do Sol". Sérgio continuou acompanhando os contatos e reuniões feitas durante o restante da madrugada e a redação já abriu seus programas da manhã com a completa repercussão da queda, tanto na Band AM quanto na BandNews FM.

No início da tarde de hoje, o repórter Vagner Martins, acompanhando as reuniões no Estádio Beira-Rio, obteve a informação também em primeira mão, e informou, na Bandeirantes, o nome do novo técnico colorado: a contratação de Mário Sérgio aconteceu hoje mesmo e seria anunciada em instantes pelo clube. Uma vez confirmada a aquisição, a equipe da Band tratou de localizar Mário Sérgio, o que aconteceu rapidamente: o produtor Carlos Guimarães encontrou o ex-jogador e ex-comentarista de futebol no estado do Mato Grosso, onde estava pescando. A partir das 15h30, o novo técnico concedeu sua primeira entrevista ao Rio Grande do Sul no programa "Ciranda da Cidade", comandado pelo jornalista Felipe Vieira que, junto com os colegas do esporte, conversou com Mário Sérgio por cerca de 30 minutos. O novo técnico confirmou inclusive que já está à disposição do clube colorado e amanhã mesmo já chega a Porto Alegre para treinar o time para o jogo de quarta, contra o Náutico, no Beira-Rio.

Uma conversa com Tuta

De filho do dono da empresa a dono que tem filhos (e netos) na empresa. Antonio Augusto Amaral de Carvalho (A. A. A. de Carvalho ou simplesmente Tuta), conta sua trajetória no recém-lançado “Ninguém Faz Sucesso Sozinho”, livro ditado por ele e com texto final/edição do jornalista José Nêumanne Pinto.

E, logo de cara, digo que a missão foi cumprida. Se a intenção foi publicar um bate papo com Tuta, foi isso que saiu. Por vezes, temos a impressão de estarmos no sofá com o radialista, ouvindo suas histórias pessoais e profissionais, os erros e os acertos e os companheiros que participaram da sua história. Para reforçar essa impressão, a ordem da história não é exatamente cronológica. Até segue um esqueleto, uma estrutura que vem lá da TV Record de seu pai, Paulo Machado de Carvalho (o Marechal da Vitória) e termina na Jovem Pan Online, mas como uma história puxa outra, os acontecimentos vão surgindo conforme as lembranças. Afinal, é uma conversa, certo?

Quem vê Tuta somente como aquele senhorzinho pacato, pode até se surpreender com o livro. Sobram farpas para o Barão, Wilson Fittipaldi, que saiu da Pan após uma briga “por dinheiro”. Já o subcapítulo “Descrédito no ser humano” é dedicado ao jornalista Milton Neves. Acho que, só pelo título, não é preciso explicar. Mas quem leva as principais e mais ferrenhas críticas é o empresário João Carlos Di Gênio.

Seu parceiro no projeto da TV Jovem Pan, uma concessão UHF obtida por Tuta, Di Gênio é criticado por ter acabado com o empreendimento da pior forma possível: colocando os funcionários contra Tuta, com reclamações trabalhistas indevidas. No livro, obviamente, só há a versão do radialista, na qual ele sai como o grande injustiçado. E a versão é reforçada por um de seus filhos, Marcelo Leopoldo e Silva de Carvalho, em depoimento. O curioso é que, de parceiro, Di Gênio se tornou um dos principais concorrentes de Tuta com a Mix FM.

E por falar em filhos, todos eles estão na Pan com o Pai. Talvez o mais “famoso” seja Tutinha, que é o responsável pela Jovem Pan FM e criador e programas e personagens como Djalma Jorge e Pânico. Nos depoimentos dos filhos, conhecemos um Tuta ciumento e bastante bravo com a prole, muito diferente do que é com os netos (alguns já na Pan também).

Ao final do livro, listas para os curiosos. Todos os profissionais que já passaram ou que estão na Jovem Pan e seu tempo de permanência. Assim, sabemos que Cláudio Carsughi já presta bons serviços à emissora há 39 anos. Elpídio Reali Junior, há 40. José Nêumanne Pinto (o editor desta obra), há 12. E assim por diante.

Tuta não para quieto. Praticamente não ocupa sua sala, fica circulando pelos corredores da emissora, vendo o que está acontecendo, opinando e, sim, dando ordens. É uma das suas funções. E, com esse livro, podemos perceber que se cada rádio tivesse um Tuta pelos corredores, o nosso meio não estaria assim, tão abandonado e tão desvalorizado.

Trancontinental comemora 28 anos com três festas simultâneas

A Transcontinental FM (104,7 Mhz) comemora seus 28 anos de existência com três festas simultâneas.

Elas vão acontecer no dia 7 de novembro, um sábado, e serão um prato cheio para os ouvintes da emissora, adeptos à música popular.

Na festa do Expresso Brasil (Av. Aricanduva), estarão no palco o cantor Belo, além de Leci Brandão e grupos como Revelação e Sorriso Maroto. No Hangar 8 (em Guarulhos), Art Popular, Natiruts e Nuwance, entre outros, farão o som. Já o Estância Alto da Serra (Estrada Velha de Santos), receberá mais atrações de peso. Entre elas, Molejo, Alexandre Pires, Inimigos da HP e Exaltasamba.

Os ingressos já estão à venda. Mais informações, no site da Transcontinental FM.

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Lorena Calábria no blog 4 Paredes


Nessa semana, entrevistei a Lorena Calábria para o blog 4 Paredes, que faz parte do site da revista Época São Paulo. Ela fala de sua estréia no rádio (na Mit FM), do que ela gosta de fazer em casa e até sobrou uma crítica para a imprensa especializada em televisão.

Clique aqui para ler.

As imitações de Mauro Beting

O comentarista Mauro Beting continua cada vez mais versátil. Além de comentar os grandes jogos do futebol brasileiro na Rádio Bandeirantes, ele faz imitações de personalidades no pós-jogo Terceiro Tempo. No player abaixo, Mauro imita o político Armando Corrêa, candidato a presidência da República em 1989 por um partido nanico, e D. Paulo Evaristo Arns, ex-arcebispo da cidade de São Paulo


A Rádio Globo (do Brasil) cobre a definição da sede olímpica de 2016

Até o dia D, a Rádio Globo fará ampla cobertura do assunto, com programas especiais, reportagens, entrevistas, depoimentos e presença ao vivo, durante todo o dia, no local onde haverá a maior torcida pela Rio 2016: a Praia de Copacabana, cartão-postal que está sendo preparado para uma festa inesquecível. Essa é a nossa torcida. O Globomóvel, estúdio móvel da Rádio Globo, estará presente na área próxima ao Copacabana Palace, hotel símbolo da orla carioca, com a apresentação de programa ao vivo e movimentação de repórteres em meio à torcida.

Mas a cobertura da Rádio Globo já começou, com o assunto Rio 2016 sendo destaque na programação e com mensagens institucionais de apoio à candidatura do Rio de Janeiro. Na sexta-feira decisiva, dois de outubro, desde as primeiras horas do dia o repórter Felipe Rocha, enviado especial da emissora à Dinamarca, acompanhará a extensa programação do congresso do COI.

O dia em que a Rádio Globo saiu do ar...em Honduras

Cada um tem a sua opinião sobre a crise hondurenha, da qual o Brasil faz parte de forma intencional ou não. O que nos interesse é o registro da retirada do ar da Rádio Globo, de Honduras, emissora que faz oposição ao atual regime.