domingo, 27 de setembro de 2009

Por onde anda Dirceu Maravilha?

por Edu Cesar, do site Papo de Bola

Informação sobre Dirceu Maravilha: ele continua contratado da Rádio Record, mas não tem feito partidas. Estas só quem tem feito são Edemar Annuseck e Jorge Vinícius, ainda mais nestes tempos de crise no esporte dos 1000 AM (caiu uma ficha agora: o Dirceu tá com trabalho de menos, pra não dizer nenhum, e o JV tá com trabalho de mais, principalmente nos fins de semana, quando concilia a rádio com o Italiano na TV Cultura). Contatei o narrador pra saber da parte dele algo a respeito disso, já que não é normal um profissional da sua popularidade "evaporar" de tal forma, ainda que seu declínio tenha começado a partir daquela história de dirigir embriagado e o assunto dominar as manchetes. Enquanto ele não responde, me ocorreu dar-lhe um novo apelido, talvez cruel, mas verdadeiro: contratado, presumindo-se que recebendo normalmente, mas não trabalhando, o Dirceu tá o próprio "Gil da Barra Funda" (referência ao jogador do Internacional, que ficou um tempão encostado afastado do grupo principal e recebendo sua bufunfa todo mês até ser cedido ao Flamengo). E não pensem que gosto dessa situação com ele, muito ao contrário. É um dos caras que mais gosto de ouvir narrando futebol no rádio, pela alegria e descontração que transmite.

sábado, 26 de setembro de 2009

É o Zé Béttio!!!

Para quem gosta, taí mais um pouquinho do Zé Béttio. O comecinho de seu programa deste sábado, dia 26/09.


Santos x São Paulo em 1970

Mais um resgate da memória do rádio. Ouça os gols de uma partida entre Santos e São Paulo narrados por Fiori Gigliotti.

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

O dia do rádio

O dia do rádio está quase no fim, mas dá tempo de registrar a homenagem feita pela Rádio Banda B, de Curitiba. Produção e edição de André York.

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Alô Rádio Record, que tal fazer um podcast para o Zé Béttio?

Nunca imaginei que o Zé Béttio fosse tão querido do público. O vídeo abaixo, que eu postei aqui no Rádio Base há pouco mais de um ano já contabiliza quase 20 mil vizualizações nesse período. E volta e meia alguém deixa algum comentário carinhoso sobre ele. Fiquei muito comovido ao ler uma mensagem que um internauta enviou diretamente à minha página de vídeos do You Tube no dia de ontem. Vou transcreve-la na íntegra:

"Olá tudo bm? Vc não tem mais gravações do Zé Betio na rádio, se tiver manda pq eu coloco elas para a minha mãezinha ouvir, valeu abraço!!"

Taí uma sugestão para a Rádio Record: que tal colocar os aúdios dos programas do Zé Béttio em seu site? Certamente, a mãe do camarada que escreveu ficaria muito contente em ouvi-lo a qualquer hora do dia e da noite. Outros internautas também.




Clique aqui para saber os dias em que Zé Béttio comanda seus programas na Record.

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Joãozinho Caminhador na Mit FM

Da coluna Advillage, do site Cidade Biz

A apresentadora Lorena Calábria estreia no rádio na próxima terça-feira, dia 29, às 21h, na Mitsubishi FM (92,5 MHz, em São Paulo). Ela vai comandar o programa semanal "Johnnie Walker com Gigantes", conversando com personalidades sobre trajetórias de sucesso.

O programa será veiculado pela emissora todas as terças, às 21h, e terá uma hora de duração. Uma vez por mês, a atração ganha versão ao vivo, aberta ao público, transmitida a partir do Buddha Bar, na Vila Daslu.

A primeira edição ao vivo do programa será no dia 7 de outubro, uma quarta-feira. "Estou costurando uma atração internacional do mundo dos esportes para ser o entrevistado dessa noite. O clima vai ser de entrevista com auditório”, diz Lorena.

Na edição ao vivo, será oferecida ao público uma degustação de Johnnie Walker Black Label, comandada pelo escocês Colin Pritchard, embaixador da marca no Brasil. A entrada custa R$ 40.

Dois erros

O primeiro é do site OFuxico, que errou "só" o nome do livro ao fazer a cobertura da noite de autógrafos de seo Tuta:


Até concordo (em partes) com a expressão ninguém faz nada sozinho, mas o nome do livro é "Ninguém Faz Sucesso Sozinho", ok?

Agora, o segundo erro é meu mesmo.

Ao ver o preço do livro, realmente me assustei e disse que R$ 72 é muito para um livro. Errado. Da forma como esse livro foi feito, é até pouco. Capa dura, 430 páginas, formato grande e com um enorme número de fotos do arquivo, "Ninguém Faz Sucesso Sozinho" é documento histórico. Em breve falo mais sobre o conteúdo.

E, aproveitando que falamos em livros, o rádio pernambucano também estará nas livrarias, segundo matéria do site pe360graus. O lançamento de "O Rádio Pernambucano Por Quem o Viu Crescer" é hoje:

Livro resgata meio século de história do rádio em Pernambuco

O radialista José Jorge lança, nesta terça-feira, ‘O rádio pernambucano por quem o viu crescer’, no JCPM, às 18h

A história do rádio em Pernambuco é tema do livro que o escritor e radialista José Jorge lança nesta terça-feira (22). O livro "O rádio pernambucano por quem o viu crescer" resgata a história e mostra a evolução do rádio nos últimos 50 anos.

José Jorge também é autor de “A televisão pernambucana por quem a viu nascer”. O lançamento da nova obra está marcado para as 18h, no JCPM Trade Center, no bairro do Pina, zona sul do Recife.

SERVIÇO:

Lançamento de "O rádio pernambucano por quem o viu crescer", de José Jorge
Quando: terça-feira (22), às 18h
Onde: JCPM Trade Center - Pina

Difusora Jet Music

A gente aqui colocou um aúdio antigo da Rádio Excelsior, então na sua fase Máquina do Som. Nada mais justo do que lembrar da sua principal concorrente, a Difusora Jet Music, pertencente aos Diários Associados. Relembre abaixo um trecho da programação levada ao ar em 1976.



É a memória do rádio preservada pelo ouvinte. Por que se depender das emissoras de rádio...

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Jorge Ben no Balancê

Vamos continuar nossa viagem pelo passado do rádio? No player abaixo, é possível escutar trecho do programa Balancê, de algum dia do ano de 1980. O cantor Jorge Ben (então sem o Benjor) foi o convidado especial. Rolou até homenagem ao Corinthians. Apresentação de Osmar Santos.

Conta o santo, mas não conta o milagre

Duas coisas curiosas sobre o lançamento do "seu" Tuta, da Jovem Pan.

Bandeirantes, ontem, 9h50 - Salomão Esper citou o lançamento do livro do Tuta, mas não citou a Jovem Pan.

Jovem Pan, pntem, 21h19 - Durante a festa de lançamento do livro, um repórter da Pan entrevistou Rodrigo Hidalgo e Sandro Barboza, repórteres da Band.

Detalhe: o Salomão não disse que o "seu" Tuta é da Pan; o repórter da Pan também não falou que os entrevistados eram da TV Bandeirantes.

Era como se os ouvintes da Jovem Pan não conhecessem a Bandeirantes e vice-versa.

A propósito: o nome do livro é "Ninguém faz sucesso sozinho."

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Corre que ainda dá tempo - Caio Túlio Costa na CBN

Se eu fosse você, entraria correndo no site da CBN pra ouvir a sensacional entrevista do Caio Túlio Costa, professor da Faculdade Cásper Líbero, de São Paulo.

Estadão ouve rádio - pela web

Saiu ontem no Estadão uma grande matéria sobre a relação do rádio com a web. O principal gancho é a utilização da rede por parte de emissoras tradicionais, principalmente AM, como a Cultura e Eldorado. Além de entrevistas com Lia Calabre e Nair Prata, a matéria traz ainda o embrólio com o ECAD e fala sobre a facilidade de se montar uma web-rádio.

Breaking News: Davi Miranda afirma não ter interesse pela Rádio Capital

Vamos reproduzir as informações do site Bastidores do Rádio:

Sobre a "novela" Rádio Capital AM (1.040 kHz - São Paulo/SP), onde um forte boato circula no meio afirmando que a emissora já foi vendida para o missionário David Miranda (foto), conseguimos obter a seguinte informação:

"David Miranda não tem interesse na Rádio Capital".

Nossa fonte, de alta confiança, esteve recentemente, "cara a cara" com o pastor David Miranda. Como o assunto Rádio Capital está na boca dos radialistas, nossa fonte fez questão de perguntar sobre isso. Textualmente David Miranda disse: "Não estou negociando com a Rádio Capital. Não tenho interesse pois deve ser muito caro."

David Miranda, da igreja pentecostal "Deus é Amor", ainda comentou que daria preferência, se fosse o caso, por uma emissora FM.

Com essa informação, com toda convicção afirmamos que David Miranda não vai comprar ou arrendar a Rádio Capital. Nossa fonte garante que os planos dele são para outras regiões. Até porque David Miranda já tem quatro emissoras irradiando para São Paulo.


Comentário: Se não é David Martins Miranda o interessado na Rádio Capital então quem seria? Vale lembrar que em recente comunicado, Francisco Paes de Barros, o diretor-geral da emissora informou que emissários do missionário tentaram visitar o parque técnico que está instalado em Diadema no último dia 7. Foi esse episódio que desencadeou todo o zum-zum-zum em torno do possível arrendamendo da Capital por parte da igreja Deus é Amor.

domingo, 20 de setembro de 2009

O gol de mão

O grande assunto deste final de semana no futebol brasileiro foi o gol de mão marcado na partida entre Paraná x Ceará. Wellington Silva foi o responsável pela jogada. No player abaixo, registramos a narração deste gol pela Rádio Banda B, de Curtiba. Reparem na entrevista de Silva, quase no final.



O "populacho"

Estou colocando essa discussão no MSN. OS bregas da década de 70, eram muito mais interessantes que os de hoje. Havia nos anos setenta, uma música de gosto duvidoso e havia também a MPB "séria". Amado Batista, Gretchen, Ovelha, Magal, Nelson Ned, Paulo César, Originais do Samba, Sol, Dudu França, Odair José, faziam parte dessa "linha" da MPB.

Só que ninguém levava muito a sério. Curtia, cantava, dançava, mas sabia que era o populacho. E sabia que tinha uma música supostamente mais "séria", de melhor qualidade, mais bem elaborada. Tom, Vinícius, Baden, Cartola, Chico, Milton, Caetano, Gil, Tom Zé, etc.

Nem o pessoal do "populacho" se levava a sério. O que valia mais era o carisma e o carinho do público. Hoje, não. Essa música de baixa qualidade virou música importante. Axé, pagode, sertanejo, tem status de algo importante, é levada a sério, quando não deveria. Os desavisados acham que aquilo é o que há de mais importante.

E aí o que você acha? Deixe seu cometário neste post.

estou numa dúvida cruel

1 - Carlinhos Brown é o Arnaldo Antunes baiano?

2 - Arnaldo Antunes é o Carlinhos Brown paulista?

3 - Por que Marisa Monte gravou um disco com os dois?

Por favor, respondam!!!!

O livro do seo Tuta

Clique para visualizar

Amanhã tem a noite de autógrafos com Antonio Augusto Amaral de Carvalho, o Tuta, proprietário do Grupo Jovem Pan. Com certeza, deve ser um ótimo livro, com ótimas histórias de bastidores. Claro que, por ser uma espécie de autobiografia, a gente sabe que não tem isenção. Mas deve valer a leitura.

Proibitivo, infelizmente, é o preço: R$ 72, na Saraiva. Uma pena que muita gente não vai ter acesso a essa leitura.

A História das FMs, em 1990 (faz tempo.....) parte 2

Aqui está a segunda parte dessa fabulosa epopéia. Ouça:

sábado, 19 de setembro de 2009

A História das FMs, em 1990 (faz tempo.....) parte 1

Vai aqui trechos do programa Radioatividade, da USP FM, exibido em 18 de outubro de 1990. O programa era produzido e apresentado por minha amiga Magaly Prado. Nesta edição ela fala da saudosa FM 97, ainda localizada em Santo André e tocando muito rockenroll, bem antes dessa rádio "putz-putz" sem noção que existe hoje.

No meio dessa edição, ela colocou trecho de uma fita que eu fiz junto com uns colegas lá da faculdade, que falava sobre a história das FMs, coisa inédita até então no rádio.

Como a gente não tinha estúdio, gravamos em fita cassete na casa do Sinclair, que dava aulas de alemão e que morava perto do presidente Lula (uia!), em São Bernardo do Campo. Era um domingão de sol e só estava ele em casa. Os pais tinha ido pro Guarujá. Usamos o quarto dele como técnica e o do dos pais dele como estúdio porque era todo acarpetado e cheio de móveis de madeira. A gente ia gravando a loução da Geni na fita, cuja voz era mixada cos o som dos toca discos por um mesinha pebinha que inventaram na época. Parava-se a gravação pra colocar um trecho da "sonora", direto de um gravador cassete tipo tijolão que eu tinha. Tudo muito rústico. Não sei como ela teve coragem de botar aquilo no ar, dado a qualidade técnica. Por isso que eu agradeço sempre a Magaly. Se fosse outro não teria posto no ar, não. Naquele tempo, só se usava fita de rolo, cartucho ou disco e olhe lá. Cassete só com autorização dos pais...do diretor da rádio, kkkkkk. Ela deve ter quebrado o pau com meio mundo da técnica da rádio pra colocar aquilo no ar.Mas até que, no final, ficou bom.

Ouça e viaje pelo tempo.

Aprenda com Virgínia de Moraes

Atenção, garotas que um dia sonham em serem locutoras. Aprendam como se faz locução com a inesquecível Virgínia de Moraes. Gravação de 1991 na Rádio USP FM.

Assim falou o mestre,,,

De um modo geral, faz-se rádio como se fazia há pelo menos 20 anos e só se aproveitam os vícios e erros. Sua grande parceira, a indústria fonográfica, vem sofrendo pesadamente pelo fato de resistir à Nova Ordem Mundial. E está sendo golpeada duramente pelo contrabando, pela pirataria, pelos pequenos selos, pelas novas tecnologias de gravação, pela internet, etc. E o rádio? vai querer resistir ao óbvio?

Por Marcos Ribeiro, em 06 de setembro de 2002

Willian Bonner na USP FM - repeteco

Como hoje parece ser o sábado dos podcasts, resolvi repetir aquela gravação do Willian Bonner.



Para fazer download, clique aqui

A última entrevista de Hélio Ribeiro

Nessa época em que se fala muito de uma posssível extinção da Rádio Capital como a conhecemos, é oportuna a veiculação da última entrevista concecida por Helio Ribeiro, que praticamente fundou a emissora no início da década de 80. No site do memorial dedicado ao radialista não existe uma indicação de data. Apenas que ela ocorreu no programa de Sônia Abraão, então na Capital. Acompanhe clicando aqui.

Alunos da PUC dão um "giro cultural" por aí e tal.....

Esse programa explica como surgiu a música "Morena de Angola", de Chico Buarque e suas várias versões.

Ah, também tem outras notícias também, claro.


Como diria o CPM22, "o mundo dá voltas"

Quem acompanha o rádio paulistano sabe da briguinha entre Transamérica Pop e IBOPE.

Num passado recente, a emissora abriu fogo contra o instituto que mede oficialmente (e com exclusividade) a audiência de rádio em SP. Fez até spots, gravados com populares, em que perguntava "você já foi ouvido pelo IBOPE?". A resposta, é claro, era "nunca!". Com isso, a Transamérica dizia que não reconhecia aqueles números.

E não é que a coisa agora mudou de figura? Poucos meses depois da saída do coordenador, Ruy Balla (agora locutor da Jovem Pan), a Transamérica fez as pazes com o IBOPE. Nâo só passou a reconhecer os números, como encomendou uma pesquisa exclusiva, para saber o que o ouvinte pensa sobre a rádio.

Agora, o detalhe mais curioso dessa história. Mal a Transamérica fez as pazes com o IBOPE e já subiu no ranking. Será coincidência?

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Direto do Orkut - Toca Rauuuuuul!

Raul Seixas em entrevista - Rádio Excelsior AM SP, gravado no dia 4 de outubro de 1981 Tempo: 21min. 41 seg.

Com Kid Vinil, Valdir Montanari, Leopoldo Rey e André Barbosa Filho.

Raul Seixas em entrevista - Rádio Excelsior AM SP - 1981.wma

Viaje pelo som da antiga Rádio Excelsior

O aúdio abaixo é da época da Máquina do Som, especificamente de 1976. Curta os comerciais da época e um trecho do "Pediu, Tocou, Ganhou"

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Rádio Atlântida de Blumenau lança promoção para escolher o Par da Oktoberfest 2009

Via assessoria de imprensa

A Oktoberfest de Blumenau 2009 está repleta de novidades para a gurizada. Além dos seis DJs alemães que vão desembarcar em Santa Catarina para agitar as noites de festa do Parque Vila Germânica, este ano o pessoal das artes e da comunicação poderá participar ativamente da programação do evento, através de uma promoção lançada pela Rádio Atlântida de Blumenau. A partir do dia 16 de setembro, jovens acima de 18 anos, estudantes ou não, mas que gostem de se comunicar poderão se inscrever para participar do programa Par da Oktoberfest, produzindo material jornalístico para os veículos do Grupo RBS.

Para participar, é fácil. Basta imprimir e preencher a ficha de inscrição que está no blog da Rádio Atlântida de Blumenau, gravar um vídeo de cinco minutos, com conteúdo de livre escolha, mas que mostre habilidades artísticas e de comunicação, anexar uma foto 5x7 (colorida) e enviar de 16 a 27 de setembro de 2009 para "CONCURSO PAR DA OKTOBERFEST", Rua Presidente Getúlio Vargas, nº32, Centro, Blumenau - SC, CEP 89010-140.

Duas pessoas serão escolhidas por uma comissão julgadora para ser o "Par da Oktoberfest 2009". A dupla vencedora participará da produção e gravação de reportagens diárias para os veículos de rádio e televisão do programa Par da Oktoberfest, além da produção de textos para os veículos de jornal e internet do Grupo RBS.

A divulgação dos vencedores será feita no dia 28 de setembro, durante a programação da Rádio Atlântida FM, de Blumenau.

Será uma boa oportunidade para conhecer os bastidores da maior festa germânica das Américas e ver como funcionam as estruturas dos meios de comunicação, desde a criação da pauta até a edição das matérias .

Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore lança webradio

Agora quem gosta das tradições gauchescas tem uma rádio-web que só trata disso. A Rádio Tradição Web é uma iniciativa do Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore (IGTF), entidade mantida pelo governo estadual. Além de músicas, o internauta vai acompanham notícias e informativos sobre cultura, hábitos e a história do povo gaúcho. A programação é transmitida das 8h às 20h, horário de Brasília.

AVISO AOS NAVEGANTES - 003

Tá faltando um programa de Jazz no dial paulistano. Já disseram que tem o da Cultura, mas é só uma hora por dia. Tá faltando um programa de jazz, que vare a madrugada toda. Não só Jazz, mas Música Popular Brasileira de qualidade também. Ah, e um pouco de soft rock. Será difícil surgir um programa assim?

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

A Televisão em debate

A Televisão sempre é foco de atenções, de discussão e de pesquisa. A análise desse veículo pode ser comparada a de outros assuntos como, por exemplo, futebol, e tem a "agravante" de ser um assunto muito mais sério e que diz respeito à sociedade, quando fala-se do Direito à Comunicação. Ouça a palestra "Panorama Geral da Televisão Brasileira", com Jsoé Roberto Sadek, no podcast Café Cultural, no site do Radar Cultura.

Fausto Silva repórter

A geração mais nova não conheceu o trabalho de Fausto Silva como repórter esportivo de rádio. Ele atuou nas rádios Jovem Pan e Globo/Excelsior. No player abaixo, registramos o trecho do programa Balancê, da Rádio Excelsior (SP) em 20/08/1980. Fausto, então setorista do Corinthians, informa sobre a renovação de contrato de Sócrates com o clube. Ele interage (para usar uma palavra da moda) com Osmar Santos e Juarez Soares.

AVISO AOS NAVEGANTES - 002

Tá faltando um programa de Jazz no dial paulistano. Já disseram que tem o da Cultura, mas é só uma hora por dia. Tá faltando um programa de jazz, que vare a madrugada toda. Não só Jazz, mas Música Popular Brasileira de qualidade também. Será difícil surgir um programa assim?

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Cantoras do Rádio no Ensaio, da TV Cultura

Da assessoria da TV Cultura

Quem não se vê em ares de nostalgia quando escuta um trecho da canção "Nós somos as cantoras do rádio, levamos a vida a cantar..."? E é esse clima que vai tomar conta dos telespectadores na noite de quarta-feira (16/9), a partir das 22h10, durante o programa Ensaio, da TV Cultura, quando Fernando Faro conversa com Carmélia Alves, Carminha Mascarenhas e Ellen de Lima, cantoras da era de ouro do rádio brasileiro.

Num bate-papo tranquilo e cheio de histórias curiosas, o trio conta detalhes de suas trajetórias e lembra das músicas que marcaram suas carreiras. Sobre o documentário recém-lançado Cantoras do Rádio, de Ricardo Cravo Albin, Carmélia revela que “o filme é a glória da nossa trajetória, é a oportunidade de perpetuarmos nosso trabalho e passarmos para a história da música brasileira. É também um grande presente para nosso fim de carreira. Diria que é o happy end das Cantoras do Rádio”. Para elas, o roteiro veio para reafirmar o valor que as cantoras do rádio ainda possuem: "A intenção é mostrar o nosso valor, a nossa geração. É mostrar que estamos vivas, inteiras e bonitinhas", conta Carminha. E Ellen acrescenta: "Podemos não estar na ordem do dia, mas estamos em dia e em ordem".

Entre as histórias e confissões do trio, algumas se tornam públicas durante o programa. Carmélia Alves fala do período que cantava no programa de calouros de Ary Barroso e como virou rainha do baião; Ellen de Lima, que começou dessa mesma forma, conta que no início imitava Ângela Maria e que, mais tarde, adquiriu seu estilo de cantar; e Carminha Mascarenhas se emociona ao lembrar que virou cantora para conquistar o pianista Raul Mascarenhas, quando o viu tocar no clube de sua cidade.

No repertório, Carmélia canta Sabiá lá na Gaiola (Hervê Cordovil), seu primeiro sucesso; Pau de Arara (Guio de Moraes e Luiz Gonzaga); Kalu (Humberto Teixeira) e Qui nem Jiló (Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira). Ellen de Lima lembra A noite do meu bem (Dolores Duran); Orgulho (Nelson Wederkind e Waldir Rocha) e o bolero de Fernando César, Vício. Carminha Mascarenhas traz Toalha de Mesa, composta em parceria com Dora Lopes; Samba da Madrugada, de mesma autoria, e que atualmente faz sucesso na voz de sua neta, Mariana Belém; e Mensagem (Aldo Cabral e Cícero Nunes), homenageando a cantora Isaura Garcia. Para fechar, todas cantam juntas canções como: Palpite Infeliz (Noel Rosa), Eu não tenho onde morar (Dorival Caymmi) e Conto de Areia (Toninho/ Romildo Bastos).

O programa conta ainda com a presença do historiador Ricardo Cravo Albin, que fala como seu roteiro do show se transformou no documentário sobre as artistas, e traz trechos do filme, inclusive com a quarta cantora, Violeta Cavalcante, que não participa do Ensaio por problemas de saúde.

Foto: Jair Bertolucci/divulgação

AVISO AOS NAVEGANTES - 001

Está faltando uma programação de Jazz & Blues na madrugada das FMs paulistanas. Alguém se habilita?

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Moto quase causa confusão no rádio de Porto Alegre

Não convidem para andar na mesma moto o narrador Marcos Couto e o repórter Cristiano Silva, ambos da Rádio Bandeirantes, de Porto Alegre. Durante a transmissão de Naútico x Grêmio, Silva anunciou que houve o sorteio de uma moto entre os jornalistas que estavam presentes ao estádio dos Aflitos (Recife) para a cobertura da partida. O repórter disse que se ganhasse, voltaria à Porto Alegre com ela. Marcos Couto aproveitou para cantar um trecho da canção "A Moto", de Nei Van Soria. Até aí tudo bem. No entanto, em outro momento da transmissão, Couto resolveu fazer novamente a gracinha com Silva. O clima não ficou muito bom, como é possível ouvir no player abaixo:

Programas de televisão que fazem falta

Vox Populi, da TV Cultura



Duas observações: Salvo engano, o apresentador é o Chico Falcão. Por onde ele anda? Faz tempo que não o ouço na Rádio Jovem Pan. E o camarada que fez a primeira pergunta no telão (sobre o Corinthians), também salvo engano, é um jovem Pedro Luis Ronco.

Kassab confirma aumento da tarifa de ônibus para janeiro

Em entrevista exclusiva à Rádio Bandeirantes (AM 840 e FM 90,9), Gilberto Kassab confirma o aumento da tarifa de ônibus para janeiro de 2010, mas não arrisca um percentual. O Prefeito de São Paulo diz que ainda não sabe de quanto será a alta, mas afirma que se tratará de recomposição de valores.

Kassab garante que a queda na arrecadação em 2009 não vai comprometer o investimento em áreas consideradas prioritárias. Ele diz que a retração da atividade industrial imposta pela crise encolheu o orçamento municipal em mais de R$ 4 bilhões. Ainda assim, afirma que áreas como saúde, educação e infra-estrutura, lendo-se limpeza urbana e tapa buraco não serão afetadas.

Na entrevista à Rádio Bandeirantes, o prefeito paulistano também falou sobre política. Gilberto Kassab reafirmou diversas vezes que não cogita disputar a eleição ao governo do Estado. O prefeito paulistano ressalta que a aliança do DEM/PSDB será mantida para a eleição estadual, presidencial e também para outros cargos. O Prefeito defende o nome de José Serra para a sucessão presidencial em 2010, mas afirma que vai apoiar qualquer escolha do PSDB.

O Prefeito de São Paulo foi entrevistado pelos jornalistas José Paulo de Andrade, Salomão Ésper e Joelmir Beting durante a edição de hoje do "Jornal Gente". Ouça a íntegra da entrevista no site da Rádio Bandeirantes.


Comentário: Kassab escolheu o rádio para dar a má notícia ao paulistano.

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Podcast procura profissional de marketing

Recado de Conrad Rose:

Com o crescimento constante da nossa audiência ao redor do mundo, surgiu a necessidade de reestruturarmos a nossa equipe, no intuito de projetar ações promocionais concisas e viabilizar ações comerciais que nos garantam a continuidade do processo. Para tanto, procuramos profissionais ou empresas da área de Marketing Cultural, que tenham noções em Leis de Incentivo, para parceria ou sociedade.

Não se trata de oferta de emprego, pois hoje o Muqueca de Siri ainda é feito por amor à camisa e, embora isso seja lindo e romântico, todos, sem exceção, precisam municiar suas respectivas geladeiras.

Se você gosta de samba à vera, tem interesse, disponibilidade e principalmente fibra, entre em contato conosco pelo muquecadesiri@hotmail.com.

Muqueca de Siri (samba web radio) foi criado em 2006, no Rio de Janeiro, pelo escritor Conrad Rose, tendo como principal objetivo propagar a mais autêntica música brasileira ao redor do mundo.

Em 3 anos, o podcast atingiu mais de 90 países e foi premiado pela APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte) como o melhor programa de rádio via internet de 2007.

Bruno Gouveia e o rádio

Só ouço rádio no carro. Em geral, prefiro notícias como as da CBN ou Band. News. Sinto falta no Rio de uma rádio que equilibre o que a música pop e o rock estão trazendo de novo com uma boa programação de flashbacks. Radios adulto contemporâneas parecem que tem medo de tocar música barulhenta. Para ficar por dentro do que está acontecendo, ouço rádios na internet como Blip.fm, onde fiz minha programação própria calcada em covers estranhos de clássicos inesquecíveis. Através do iTunes eu também assino via RSS os últimos lançamentos.

Bruno Gouveia é vocalista do Biquini Cavadão. Ele concedeu uma entrevista ao blog 4 Paredes, do site da revista Época São Paulo, e falou sobre suas atividades de lazer dentro de casa.

Ouvintes tem participação recorde na programação da Rádio Sul-América Trânsito

Na última terça-feira quando a chuva causou grandes transtormos e prejuízos aos moradores da Grande São Paulo, a Rádio Sul-Amértica Trãsnito bateu todos os recordes de participação de ouvintes. Em apenas um dia, foram recebidas mais de 3.900 mensagens no Portal de Voz, totalizando mais de 6.000 minutos, além de 2.000 e-mails e 800 mensagens de textos (sms).

Fonte: Assessoria de Imprensa do Grupo Bandeirantes de Rádio

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Mais Rádio Capital.

Sobre o caso Rádio Capital:

-O principal interessado na emissora seria o sr. Davi Martins Miranda, da Igreja Deus é Amor.

-Francisco Paes de Barros, atual diretor da emissora, emitiu um comunicado a respeito de todo o burburinho dos últimos dias. Leia no Midia Clipping.

-Anderson Cheni, repórter esportivo da própria Capital, diz em seu blog que a Rádio Capital deve ter apenas mais um mês de vida antes de ser repassada a David Miranda.

Como o post de Cheni é do dia 09 de setembro, então ficamos assim: daqui a um mês voltaremos a falar sobre o assunto.

Pássaros cantam na web

Acho que todos já viram ou pelo menos conhecem aqueles CDs anti-estresse, com sons da natureza, certo? Você coloca no CD player e os pássaros começam a cantar na sua caixa de som. Agora, eles cantam também numa web rádio.

Foi lançada no início de setembro a Pause Radio. O conceito e a intenção são as mesmas dos CDs, com a diferença de estarem na web, com acesso gratuito. Se estressou com o chefe? A moça do telemarketing ficou te enchendo por causa de um cartão de crédito? Entrou no cheque especial? Faça uma pausa e ouça os sons da natureza!

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Dia difícil para rádios paulistas

Não foram só as ruas que sofreram com as chuvas torrenciais que caíram em São Paulo durante o dia de hoje. Algumas rádios também sentiram a força da água e dos ventos.

A 105 FM, com transmissor localizado na Serra do Japi (Jundiaí) está fora do ar tanto pelos 105,1 Mhz quanto pelo site. Outra emissora que tem antena no mesmo local, a Dumont FM, também não conseguiu ser ouvida pelo site.

A 107 FM, no momento em que escrevo este post, está com sinal, mas sem áudio. Há pouco, estava totalmente fora do ar. Mas a Tropical FM, que transmite da mesma torre, localizada na Rua Pedro Soares de Almeida, na Pompéia, transmite normalmente.

A Rádio USP chegou a sair do ar no meio da tarde, mas voltou a operar rapidamente.

E viva os independentes!!!!!!

Sobre a postagem do Rodney Brocanelli a respeito da "censura" no you tube, eu quero dizer o seguinte:

O que esse povo das moribundas gravadoras pensam da vida? Da mídia dentro da internet eles cobram. Para as rádios, dizem, eles pagam. Ou pagavam porque a fonte secou!!! Ninguém depende mais de um disquinho para ouvir música e isso os desesperam. Perdeu,playboy. Durante anos eles fizeram o joguinho de certas emissoras de "pagar para tocar seus artistas", em vez de anunciar seus produtos como outra empresa qualquer, e agora querem cobrar dos ouvintes, dos internautas, que não teve nada a ver com essa patifaria toda? Eles deveriam estar agradecidos por eu divulgar o Clash, numa emissora universitária e decente, e ainda por cima desse áudio do programa ter sido replicado na web por um amigo/ouvinte, isso sim.

Se fosse o pessoal daquela banda - os membros vivos e os mortos - eles iriam agradecer de montão a mim e a todos aqueles do terceiro mundo que divulgam suas músicas na América do Sul, tal qual fazem todas as bandas que a gente toca em nosso programa.

As grandes gravadoras deveriam agradecer também ao pessoal da internet por ainda tocarem seus artistas maravilhosos, que nada têm a ver com essa "mesquinharia". Agora a gente sabe porque estas "grandes gravadoras" estão indo para o limbo comercial e para a caixa de gordura da história da música pop. E VIVA O ARTITSA INDEPENDENTE, QUE VIVE MUITO BEM FORA DESSAS EMPRESAS!!!

PS.:Valeu,Rodney!!!!!

Gravadoras fazem pente-fino no You Tube

Há pouco mais de um ano subi o vídeo/aúdio abaixo para o You Tube. É uma entrevista do camarada Marcos Ribeiro ao programa Aúdio Papo, da Rádio Usp FM. O tema principal da conversa foram os blogs. Até aí tudo certo. No entanto, vejo agora que o You Tube colocou um aviso de que "o seu vídeo, Rádio Base no Aúdio Papo , pode incluir conteúdo que pertence ou é licenciado por estes proprietários de conteúdo (...)Sony Music Entertainment Tipo: Conteúdo de áudio". Até imagino o motivo para eu receber esse recado. No final da entrevista, o Marcão pediu para tocar Stand by Me, do Clash, e eu deixei rolar a música até o final. O que mais me intriga é que na hora de colocar as palavras-chave, nem mencionei o nome da música e o da banda. Pelo jeito, as grandes gravadoras (ou o que sobraram delas) devem contratar pessoas que passam horas e horas assistindo a todo e qualquer vídeo no site, independente do seu conteúdo, para saber se tem alguma música sendo usada ou não. Bom, acompanhem a entrevista, que foi conduzida pelo Fabio Rubira, enquanto é tempo.

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Morre o jornalista Rui Viotti

Rui Viotti passou por várias emissoras de rádio e televisão desde o ano de 1944, quando iniciou a carreira aos 15 anos. Foi um dos pioneiros da televisão brasileira. Nos últimos anos, seu nome esteve ligado mais ao tênis. Foi ele o responsável por grandes transmissões de torneios do circuito internacional em emissoras como a Record (já na fase IURD), Canal 21 e Manchete. Sobre esta última, o Anderson Diniz Bernardo lembrou no Twitter de um dado interessante: "Rui Viotti foi a primeira pessoa a anunciar o "novo nome" da Rede Manchete, em 1999. Foi numa partida em 1999 que, depois de meses sem nome, foi anunciado o nome "RedeTV!". Sem exagero, Viotti tinha uma das mais belas vozes da narrações esportivas.

Contudo, o que poucos sabem é de sua forte atuação nos bastidores. Em julho deste ano, ele contou na Rádio Jovem Pan sobre o esquema utlizado pela TV Record para não deixar Silvio Luiz de fora da cobertura da Copa da Espanha, em 1982. Silvio era o principal astro da emissora ainda na fase Machado de Carvalho. Como a Globo decidiu transmitir o evento com exclusividade, o jeito foi migrar as transmissões para as duas rádios da Record (AM e FM). Houve uma campanha publicitária com um forte apelo: "Olhos na televisão e coração na Rádio Record". O Sucesso foi incrível. No player abaixo, Silvio e Rui contaram em detalhes sobre esse marco na história do rádio.



Uma grande perda para a mídia esportiva. Na sequência, podemos acompanhar Viotti em ação na transmissão de Roland Garros em 2001

Público LGBT ganha mais uma web-rádio

Já está no ar a Rádio After.com, a mais nova web-rádio direcionada para o público LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgêneros).

A programação oficial estreia somente no dia 20 de setembro, mas já é possível ouvir alguns locutores e DJs que farão parte da equipe.

A página da rádio promete uma rádio que abre espaço para diversas vertentes musicais e vai apostar no noticiário "com o apoio de uma equipe de jornalistas, responsável pela elaboração de todas as notícias da emissora".

A princípio, não parece muito diferente de rádios como a finada Hype, mas é uma boa iniciativa.

O incerto futuro da Rádio Capital

Nesse momento, ouço o programa "Acorda São Paulo, da Rádio Capital. Ele é comandado por Adriano Barbieiro. Típico programa de rádio popular da madrugada. Só que algo me chamou a atenção. No quadro em que o ouvinte é convidado a responder "a pergunta do dia", a proposta é mais ou menos a seguinte: o que fazer caso a empresa onde está se trabalhando no momento for vendida? Coincidência ou não, tal situação parece que é vivida na prática pelos funcionários da Capital. O blog do repórter esportivo Anderson Cheni informa que a emissora pode ser arrendada a qualquer momento por um grupo religioso ou um outro grande grupo de comunicação.

Em seu site, Barbieiro informa que "realmente houve uma proposta e ela está sendo analisada pelo empresário Nelson Morizono, proprietário da Rádio Capital". Contudo, há um grande segredo em torno sobre qual seria o comprador. E toda essa situação já está criando dificuldades para o departamento comercial vender os espaços publicitários.

não muito tempo, a emissora manifestou de maneira oficial a intenção de adquirir um canal em FM para retransmitir sua programação em São Paulo. Quem sai por aí com esse tipo de interesse dá ao mercado um sinal de que as coisas estão indo bem. Talvez a proposta que esteja em análise pelo sr. Nelson Morizono, seu atual proprietário, seja irrecusável. A conferir.

Dado Dolabella na Rádio Record


Na noite desta segunda-feira (07/09), às 23h, o vencedor da primeira edição do reality show “A Fazenda” é o entrevistado de Débora Santilli no programa “Cartão de Visita”, da Rádio Record (1000kHz – AM).

Dado Dolabella revela que ser polêmico no Brasil é ser sincero. “Nem todo mundo está acostumado com sinceridade”, afirmou.

Dado também abre o jogo sobre os problemas enfrentados na adolescência: “Raspei a cabeça, pixava o muro do colégio e achava que era bandido. Morava em Santa Teresa, então, às vezes, era legal ser malandro. Mas logo depois vi que aquilo não dava certo. Mudei!”, revelou o músico e ator.

No momento mais aguardado do programa, os ouvintes da Rádio Record vão ficar sabendo para quem Dado Dolabella entregaria um “cartão de visita”.

sábado, 5 de setembro de 2009

Willy Gonser deixa Rádio Itatiaia

por Flavio Scarpelli, da comunidade Futebol de Todos os Tempos

Fim de uma era

Ícone do Rádio Mineiro despedido

Willy Gonser, locutor da rádio Itatiaia foi mandado embora. Hoje em reunião com Emanuel Carneiro, presidente da emissora, foi feita uma proposta para o mesmo passar a ser comentarista da radio, e ele não concordou, pois isso implicaria em redução salarial.

A partir de agora o locutor Mário Henrique é o narrador oficial do Galo na Rádio Itatiaia.

Fontes de dentro da Rádio Itaitaia dizem que Gonser deve ir para a Rádio Globo.

Uma lástima. Cresci ouvindo Willy Gonser. Há um bom tempo ele vem tendo dificuldades em realizar uma locução com qualidade, mas de qualquer forma essa transição deveria ter sido feita com mais tato. Confirmando-se essa notícia, a Rádio Itatiaia perde a oportunidade de reconhecer um dos grandes nomes do Rádio Esportivo Mineiro, que muito contribuiu para que a emissora tivesse o tamanha e o alcance que tem hoje.


Comentário: Acompanhe Willy Gonser em ação nos playeres abaixo





UPDATE (05.12) Saiba mais informações sobre Willy Gonser lendo os seguintes posts

O que Willy Gonser e Zé Béttio tem em comum? - 05.09.2009

Willy Gonser vai pendurar o microfone - 04.12.2009

Paulo Barboza comemora 50 anos de carreira com show em São Paulo


Na próxima segunda-feira, dia 7 de setembro, o apresentador da Rádio Record celebra seus 50 anos de carreira em um grande show no ginásio do Ibirapuera, em São Paulo. O evento, que será realizado a partir das 10h, contará com a participação de 58 artistas e cantores. Estarão presentes nomes como Fafá de Belém, Amado Batista, Angela Maria, Agnaldo Rayol, Agnaldo Timóteo, Donizetti, Fala Mansa, Gian & Giovani, Jair Rodrigues, Planta e Raiz, Pedro Leonardo & Tiago, Sidney Magal, Silvio Brito, Sula Miranda, Wanderléia, entre outros.

Além de comemorar seu cinquentenário no rádio, Paulo Barboza vai homenagear alguns comunicadores com o troféu "Paulo Barboza - 50 anos de Comunicação": Cacá Siqueira (Rádio Record), João Ferreira (Rádio Record), Cícero Augusto (Rádio Capital), Eli Correa (Rádio Capital), Cinthia (Rádio Capital), Lilian Loy (Rádio Record), Leão Lobo (Rádio Record), Paulo Lopes (Rádio Capital), Paulinho Boa Pessoa (Rádio Capital), Fabio Teruel (Rádio Tupi) e José Messias.

A Rádio Record (1000kHz - AM) transmite o evento à partir das 8h, ao vivo, no "Programa Paulo Barboza". A emissora também faz uma cobertura completa do show durante toda a programação.

Serviço:
Local: Ginásio do Ibirapuera
Endereço: R. Padre Manoel da Nóbrega, 1.361, Ibirapuera, São Paulo.
Tel. (11) 3887.5519
Idade: 5 anos
Ingresso: o ingresso será um brinquedo (para realizar a troca, é recomendado chegar ao local às 8h do dia 7 de setembro (segunda-feira) ou se dirigir às lojas Mel durante esta semana).
Mais informações nos tels. (11) 2184.4762 (das 8h às 14h) e (11) 3661.6727 (horário comercial).

Cadão Volpato fala sobre o rádio

Ouço mais as rádios de notícias, como a CBN e a Band News. Tenho um certo bode do rádio musical de hoje. Eles tocam musicas muito ruins, de umas cantoras irrelevantes. A gente dá um pontapé numa árvore e caem umas dez cantoras iguais. E a MPB atual está muito sem sangue, asséptica demais. Ela procura atender ao bom gosto da classe média. Tem essa geração da Trama que está por aí e que faz um soul sem alma. Além disso tem umas rádios, como a Kiss FM, que tocam um rock n’roll do tempo do onça.

Cadão Volpato é escritor, jornalista e vocalista da banda Fellini, a banda preferida de Marcos Ribeiro. As declarações acima foram pinçadas do blog 4 Paredes, que está no site da revista Época São Paulo. Você pode conferir quais são as atividades que ele mais gosta de fazer dentro de casa clicando aqui.

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Reestréias - no dial e na web

Nesse mês de setembro teremos a reestréia de dois programas com um grande número de fãs e um histórico no dial.

A primeira, no dia 7 de setembro, chega a surpreender. Xuxu Beleza, programete do radialista Felipe Xavier, ex-Sobrinhos do Ataíde, volta para a rede Jovem Pan. A supresa é pelo fato de Felipe já ter passado pela emissora e não ter tido boas experiências. A saída foi conturbada, com direito a desentendimentos com Tutinha, proprietário da rádio. Aliás, para quem ainda não sabe (ou não percebeu), o personagem Doutor Pimpolho, interpretado por Xavier e que fez sucesso na Mix FM, é uma caricatura do dono da Jovem Pan. É claro que, como toda boa caricatura, é exagerada, aumentada... mas o modo de falar e o bordão "Vai se f*****, meu" são do Tutinha. E mesmo depois dessa bela "homenagem", Felipe Xavier volta para a Pan.

Outra reestréia será no dia 18 de setembro, na Rádio UOL/Showlivre. O programa Garagem, famoso na finada Brasil 2000 FM, volta na web, num formato parecido com a última tentativa de retorno, na TV UOL. A diferença é que, pela falta de patrocínios, a atração não será mais ao vivo. Pela primeira vez, o programa semanal será gravado para depois ser transmitido pelo portal, numa forma mais barata. Segundo os apresentadores, na comunidade do programa no Orkut, a gravação será no ritmo do ao vivo, com participação dos ouvintes por telefone (será feito um cadastro por e-mail, em que o ouvinte enviará seu telefone para participar). Estarão presentes a dupla de apresentadores Paulo Cesar Martin e Andre Barcinski, além de ouvintes "famosos", como Fábio Nipo Luso (um nipodescendente que torce pela Portuguesa).

Os dois programa prometem e devem repetir o sucesso que já tiveram anteriormente. Ficamos de ouvido ligado.

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Fala, Jota Junior!

Quem acompanhou futebol na década de 80, com certeza assitiu o Show do Esporte, na Bandeirantes. Uma das figuras que estavam naquela equipe é o Jota Junior, que deu essa entrevista para o site Esporte e Midia.

Nela, Jota Junior fala sobre a TV (daquela época e atual) e ainda sobre a influência que sofreu do rádio. Boa leitura.

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Locutor alagoano é assaltado ao vivo

As rádios Correio e CBN de Maceió, Alagoas, foram assaltadas na tarde desta terça-feira.

Todos os funcionários tiveram objetos pessoais roubados. Coincidentemente (ou não), foi o dia do pagamento dos radialistas.

Confira no UOL Notícias o áudio do exato momento do assalto, quando o locutor Eduardo Cabral fazia uma entrevista por telefone. Ele, como não poderia deixar de ser, começa a se atrapalhar um pouco na entrevista, mas demonstra bastante sangue frio e, porque não, profissionalismo ao continuar o programa mesmo com um revólver apontado para sua cabeça.

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Rádios acusam Federação Paulista de Futebol de impedir cobertura de jogos

Izabela Vasconcelos, de São Paulo, do Portal Comunique-se

Profissionais de rádios do interior de São Paulo afirmam que fiscais da Federação Paulista de Futebol (FPF) proibiram a cobertura de quatro emissoras no jogo entre São Paulo e Palmeiras, no último domingo (30/08), no Morumbi, pela 22º rodada do Campeonato Brasileiro.

A reclamação partiu de repórteres e narradores da Rádio Globo (Presidente Prudente), Rádio Itaipu FM (Marília), Rádio Central (São José do Rio Preto), além de uma emissora da cidade de Bauru. De acordo com os profissionais, os fiscais da FPF afirmaram que, por não acompanharem todos os jogos do campeonato, os repórteres não poderiam entrar na área do campo e ter acesso aos jogadores.

“É um absurdo isso. Somos credenciados na Aceesp e desde 1994 cobrimos campeonatos. Montamos todos os equipamentos, mas não deixaram o repórter trabalhar. Não vimos nenhum jogador e tivemos que fazer a cobertura da arquibancada”, conta Cléber Lima, narrador da rádio Itaipu FM. A emissora não cobre todas as partidas da série A porque também acompanham a série C do campeonato, já que o time de Marília participa da competição.

O narrador da Rádio Globo, de Presidente Prudente, relatou o mesmo caso e afirmou que não é a primeira vez que acontece. “Sempre que tentamos, eles querem impor barreiras, não gostam das rádios do interior. Viajamos 600 km e o repórter não pode fazer seu trabalho. Não é a primeira vez que isso acontece. Até jogos na nossa própria cidade eles colocam barreiras”.

A Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo (Aceesp) disse que ainda não tinha conhecimento do fato. A FPF afirmou que obedece a critérios de credenciamento da CBF, que estabelece um limite de 25 emissoras nos jogos. Em casos de grande demanda, como do último domingo, a preferência é das emissoras que acompanham todos os jogos do campeonato, sendo elas do interior ou não.


-----------------------------------------------------

Ué,não é que a Federação Paulista de Futebol tem razão? Se é uma regra da CBF e eles estão dando preferência a quem sempre cobre jogos, conforme eles alegam, parece que eles estão certos, não? Ou será que essas emissoras não sabiam que funcionava assim e "deram uma de Migué", isto é: "vamos lá, se colar colou". Agora se a FPF inventou essas regras na hora, aí é outra história. Precisa apurar tudo isso direito.

De qualquer forma, é muita sacanagem fazer um repórter viajar 600 Km num domingão em que ele poderia estar em casa descansando, vendo o Faustão, ou qualquer outra coisa, para chegar na hora no estádio e não poder cobrir a partida. É muito humilhante.

No entanto, se essa censura é verdade, o pessoal dessas rádios tem de ter ATITUDE: não cobre mais a série A do Brasileirão e pronto!!!! Se todo mundo que foi prejudicado fizesse isso, com certeza a Federação Paulista mudaria o tratamento. Quem trabalha com comunicação, sobretudo em rádio, tem de ter consciência de que tem de ser tratado com dignidade. Se não fosse as centenas de profissionais do meio que se dedicam de corpo e alma à divulgação e à promoção dessa porcaria de futebol brasileiro, o esporte bretão não teria metade da importância que tem hoje, mesmo com o apoio da TV.

Queda da exigência do diploma extingue curso de Jornalismo da Facamp

A Facamp (Faculdades de Campinas), do interior de São Paulo, acabou com o curso de Jornalismo oferecido desde 2002 pela instituição. De acordo com a direção da faculdade, a decisão foi motivada pelo fim da exigência de diploma de jornalismo para o exercício da profissão, medida aprovada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no mês de junho.

“A recente abolição da obrigatoriedade do diploma de jornalista para o exercício dessa profissão impôs a reorientação dos cursos de jornalismo do Brasil”, afirma a nota distribuída aos alunos.

Turmas serão mantidas
A graduação em Jornalismo já foi retirada da página da instituição, que não abriu novas vagas para o vestibular 2010 na área. Apesar da decisão, as turmas atuais serão mantidas até a formação, em 2012.

No comunicado, a Facamp informou que pretende criar um curso pós-graduação em Jornalismo e ressaltou que continuará investindo na área. “A formação de jornalistas de alto nível comprometidos com o interesse público continua sendo um objetivo fundamental desta instituição de ensino”.

O curso oferecido pela faculdade chegou a obter o conceito cinco no Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) em 2006, o mais alto dado pelo Ministério da Educação. Dados divulgados pelo MEC ontem (31/08), apontam a Facamp como a 12º melhor instituição de ensino superior do Brasil.

A mensalidade da graduação em Jornalismo é de cerca de R$ 2 mil. Com o fim do curso, a faculdade continua oferecendo graduações em Administração, Design, Direito, Economia, Engenharia da Produção, Propaganda e Marketing e Relações Internacionais. (Redação Comunique-se)

Ex-empregados da Bloch devem se apressar em receber indenizações, diz comissão

Redação Portal IMPRENSA

Os ex-empregados da Bloch Editores habilitados na Justiça a receberem as indenizações referentes a créditos trabalhistas devem se apressar por conta de dois recursos que podem suspender os pagamentos a qualquer momento, segundo informou, durante reunião na última sexta-feira (28), o presidente da Comissão de Ex-Empregados de Bloch Editores, José Carlos Jesus.

"Quem ainda não recebeu e está habilitado, deve correr para pegar sua indenização. De uma hora para a outra o pagamento pode ser suspenso", advertiu José Carlos, informa o site do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro (SJPMRJ).

Os pagamentos estão sendo feitos aos ex-empregados da massa falida da Bloch Editores desde a semana passada. Dos 2500 já habilitados, cerca de 1700 já receberam as indenizações nesse período. Oitocentos ainda não retiraram os valores referentes aos créditos trabalhistas, destes, quinhentos são do grupo dos que ainda não foram habilitados judicialmente.

Sindicato organiza campanha a favor do diploma de jornalista

Redação Portal IMPRENSA

Primavera Quente. Assim foi nomeada, pelo Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina (SJSC), a série de eventos em protesto contra a decisão do Superior Tribunal Federal (STF) que tornou inconstitucional a demanda do diploma em Jornalismo para exercício da profissão e os "oligopólios" de mídia no estado.

No dia 3 de setembro, em Florianópolis, será lançado um abaixo-assinado e um texto explicativo para a população a respeito dos problemas decorrentes da concentração de meios de comunicação no estado. A ação será realizada também em outras cidades de Santa Catarina.

Esta é a segunda leva de manifestação em favor da obrigatoriedade do diploma. No começo de 2009, o procurador Celso Três, do Ministério Público Federal, e o pesquisador especializado no tema "capitalismo" e membro do Grupo Tortura Nunca Mais, Danilo Carneiro, debateram a questão dos oligopólios de mídia na região. Representando o MPF em Santa Catarina, o desembargador propôs que uma Ação Civil Pública fosse movida contra a empresa dos Sirotsky, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e a União.

De acordo com informações do site Barriga Verde, o objetivo do ato do próximo dia 3 é conseguir mais assinaturas para anexar à Ação Civil.

Músico do Jô apresenta programa de Jazz na Eldorado

Redação Portal IMPRENSA

O Jazz será a trilha das quintas-feiras no "Super Oito", da Eldorado FM (92,9 MhZ). No dia 10 de setembro, às 20h, estreia o "Jazz em Ponto", sob o comando de Derico Sciotti. No programa, ele tocará desde "standarts" de grandes nomes do jazz até os novos nomes do gênero e suas vertentes.

O "Jazz em Ponto" será um programa descontraído e alegre, que contará com dois quadros: "A Famosa Sugestão", com um artista entrevistado indicando músicas; e "A Dica do Derico", com sugestões de shows, filmes, CDs, livros e exposições de projeção nacional.

De formação erudita, Derico Sciotti obteve repercussão nacional a partir de 1974, quando ganhou vários concursos nacionais e internacionais para jovens instrumentistas. Nesta época, com 14 anos, foi "spala" (primeiro flautista) da Orquestra Jovem Municipal de São Paulo e participou do Festival de Inverno de Campos do Jordão em 1980, onde se apresentou regido pelo maestro Eleazar de Carvalho.

Em 1979, torna-se multi-instrumentista e partiu para uma carreira mais popular. Em 1990, passou a integrar o Quinteto Onze e Meia do programa de Jô Soares, ainda no SBT. Atualmente é contratado da Rede Globo e atua no Sexteto no "Programa do Jô".

O "Super Oito" traz, de segunda-feira a sábado, seis programas diferentes com uma hora de duração e informações e sons selecionados por quem sabe do que está falando, além de entretenimento, entrevistas pertinentes, histórias curiosas, dicas culturais e gastronômicas.

Programa de Música Eletrônica completa dois anos na Rádio UFSCar

Há exatos dois anos, entrava nas ondas do rádio, em São Carlos, um programa especializado em um estilo musical que atrai cada vez mais público, principalmente os jovens brasileiros: a música eletrônica. Intitulado All Massive, o programa é apresentado na Rádio UFSCar pelos DJs FLX e SYA, que selecionam diversas tendências de drum'n bass, breakbeat e dubstep.

Mais do que apenas um programa musical, All Massive também apresenta muita informação sobre a música eletrônica nacional e internacional. Além disso, um diferencial importante do programa é o destaque para a cena eletrônica de São Carlos e região, com espaço para a apresentação de DJs como ''Samuhka'', de Araraquara, e ''Acabou de Sair'', de Ribeirão Preto.

Para comemorar os dois anos em 95,3 FM, o programa All Massive realiza, no dia 12 de setembro, às 23h, uma grande festa com DJ FLX & Samuhka, Sya & Acabou de Sair, além de Nego Moçambique, um dos artistas mais tradicionais da música eletrônica brasileira. A festa acontece no bar Galeria, que fica na rua Episcopal, 1.775, no Centro. Mais informações sobre a comemoração podem ser obtidas em www.nuskool.org.
O programa All Massive é veiculado aos sábados, às 21 horas, na Rádio UFSCar. A emissora pode ser sintonizada em FM, na frequência 95,3 MHz, ou pela Internet, em www.radio.ufscar.br.