sábado, 28 de fevereiro de 2009

Ouça mais sobre o grande Walter Silva

Ouça Walter Silva explicando a Geraldo Nunes, em depoimento à rádio Eldorado, como aconteceu a grande rede do dia do Rádio.Direto do Rádio Base Podacast

Walter Silva e o Dia do Rádio

Walter Silva e o dia do rádio

Ouça mais em nosso podcast

Mais sobre Walter Silva

O Luis Nassif fez um registro em seu blog sobre a perda de Walter Silva. No post há um link para o blog de Laura Macedo. Destaque para os shows organizados por Silva em parceria com centros acadêmicos estudantis. Leia aqui.

*

Walter Silva mantinha na web um site pessoal. Vale destacar o texto sobre sua trajetória no rádio. Leia aqui. Há links para fotos históricas.

Locutor de futebol imita a risada do Drácula após gol de Nilmar

O Internacional vinha passando um belo aperto na partida contra o Novo Hamburgo, válida pela semi-final do Gaúchão 2009. Até que Nilmar acordou e resolveu fazer o primeiro gol da vitória por 2 a 0, colocando o time na final do primeiro turno. O narrador Marcos Couto, da Rádio Bandeirantes, de Porto Alegre, resolveu lembrar de Drácula, criação do escritor Bram Stoker. Não satisfeito, Couto imitou até o que seria a risada do personagem. Confira no player abaixo.


sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Morre o radialista e produtor musical Walter Silva

da Folha Online

O jornalista e radialista Walter Silva, 75, morreu nesta sexta-feira no Incor (Instituto do Coração do Hospital das Clínicas), às 12h05.

De acordo com o hospital, ele foi vítima de um "choque séptico, em função de abcesso pulmonar". O jornalista era cardiopata, portador de insuficiência cardíaca e renal.

Ele será velado na Câmara Municipal de São Paulo, no centro, a partir das 23h de hoje. Já o enterro será amanhã no cemitério Santo Amaro, na zona sul da cidade. O horário ainda não foi definido.

Carreira

Walter Silva iniciou sua carreira como radialista em 1952, na Rádio Piratininga. Grande fã de MPB, teve papel importante na produção musical de nomes como Gilberto Gil, Elis Regina e Secos e Molhados.

Em 1957, acabou como diretor de divulgação da RGE, em São Paulo, responsável pelo setor de divulgação fonográfica. Também naquele ano, filiou-se ao Sindicato como jornalista profissional.

Em 1960, conquistou o prêmio de melhor repórter esportivo da televisão pela TV Tupi. Foi ele o primeiro a narrar um jogo de futebol americano na América Latina.

Como produtor musical, trabalhou com Chico Buarque na produção de "Pedro Pedreiro", primeiro disco do cantor. Também foi dele a produção do disco "Dois na Bossa" com Elis Regina, Jair e Jongo Trio, o primeiro disco brasileiro a vender um milhão de cópias.

Em 1970, Walter Silva assumiu a direção artística da gravadora Continental. Já em 1975, foi dirigiu o programa "Fantástico", da Globo, e atuou como narrador de futebol.

Seu último programa de rádio foi o "Acervo Walter Silva", na Rádio Cultura, de São Paulo, no ar até dezembro de 2008.

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Tem gente que ouve rádio com o fígado

O site Bastidores do Rádio publicou um e-mail do jornalista e radialista Sergio Cursino. Nele, o profissional diz ter ficado surpreso e triste ao mesmo tempo ao ouvir a âncora de uma rádio de nóticiar tropecar quanto tentou ler uma notícia que trazia a palavra descriminalização. Cursino não aliviou no seu julgamento: "Talvez essa profissional possa ser uma excelente redatora, uma excepcional produtora, uma editora de raro talento. Mas microfone definitivamente não é o negócio dela. Sem a menor intimidade com a nossa tão querida 'latinha".

De fato, existe muita gente que não é do ramo fazendo rádio, mas Cursino erra no tom de sua crítica. Parece que é algo pessoal. Pode ser que a apresentadora em questão não estivesse num bom dia, algo comum a qualquer profissional, não apenas os de rádio.

Um ponto para o qual Cursino não se atentou: a palavra descriminalização pode ser muito bonita quando é impressa, mas complicada de se ler em voz alta.

Isso me lembra uma velha história do rádio, cujo personagem principal é o grande Heron Domingues (a voz inesquecível do Repórter Esso).

Ao se deparar com o script de um rádio-jornal que iria ler, Heron teve tempo de voltar à redação e dar um conselho ao redator que tinha escrito numa nota a expressão "boom (no sentido de explosão) da soja". Ele disse: "olha, para você que vive da palavra escrita, 'boom da soja' até que vale, mas para eu, que vivo da palavra falada, fica 'bunda soja' mesmo".

Portanto, não dá para culpar apenas a pobre apresentadora pelo tropeço. Na sua manifestação ao site, Cursino diz que "cada vez mais ouço menos Rádio. Muito CD, pouco Rádio". Se for para ouvir rádio com o fígado, e não com os ouvidos, é melhor ficar com os CDs.

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

José Nello Marques estreia na Radio Record

Amigas e amigos da Rádio Base,


Gostaria de comunicar que estréio no dia 2 de março (próxima segunda feira) no comando do programa que leva meu nome, na Rádio Record, 1000 khz AM, das 16 às 18 horas, de segunda a sexta feira.


José Nello Marques
(www.zenello.com.br)



----------------------------
Parece que a Record está levando a sério mesmo esta história de investir na rádio. Taí mais uma prova. Boa sorte, Zé!

Haroldo de Souza reclama de teste de aúdio feito no ar

Essa aconteceu na Rádio Guaíba. Um operador resolveu fazer um teste de aúdio em plena transmissão de Internacional x Ulbra, partida válida pelas quartas-de-final do campeonato gaúcho de 2009. O fato desagradou o narrador Haroldo de Souza. Confira no vídeo abaixo.


Polícia Federal fecha Rádio Muda em Campinas

Da RádioCamp

A Polícia Federal, em uma ação estranha, tomou todos os equipamentos da Rádio Livre Muda na madrugada do dia 19 de fevereiro na Unicamp-SP.

Participaram da ação doze policiais federais, 2 chaveiros e 1 delegado, que arrombaram a porta e levaram os equipamentos do patrimônio imaterial que há 18 anos proporciona comunicação livre para a cidade de Campinas.

O mais estranho de tudo foi que a ação não contou com a presença da Anatel e também pelo fato de terem levado os equipamentos, quando o recomendado é apenas lacrar.

O próprio mandado assinado pela juíza Fernanda Soraia Pacheco Costa consta que a ação deveria ser feita juntamente com técnicos da Anatel. O processo é de 2006, o mandado foi assinado redigido no dia 21 de Junho de 2007 e certificado no dia 09 de Fevereiro de 2009.

São mais de 40 programas veiculados de domingo a domingo com programação diversa onde qualquer pessoa tem seu espaço para expressa seu pensamento através de músicas, textos, falas, poesia, zumbidos, silêncio e o que aparecer na programação.

A rádio não tolera publicidade e se organiza com base nas discussões e atitudes dos indivíduos. Isso irrita alguns setores de comunicação hegemônicos de concessões comerciais de rádio, que não transmitem nada do que deveriam, emburrecendo a população com a mesmice de suas programações.

A reitoria da Unicamp manifestou apoio à Rádio Muda assim como inúmeras rádios livres e comunitárias de todo mundo.

Apesar da ignorância e falta de respeito a Muda deve continuar a manter vivo o movimento de Rádios Livres que vê neste acontecimento motivo para se fortalecer ainda mais e manter a comunicação livre por todo lugar. Procure- nos em uma freqüência da sua cidade.

Fonte: Mídia Independente target="_blank"



-------------------------------------------------------

Engraçado. Se a Unicamp manifestou apoio a Rádio Muda porque nunca brigou, na condição de instituição de ensino, para que a universidade tivesse uma concessão ou permissão para que seus alunos montassem uma rádio comunitária? Afinal estamos falando da lendária Rádio Muda que, apesar de operar ilegalmente, não servia de palanque eletrônico, não era um altar eletrônico, nem servia para outros tipos de fins. Seu intuito era puramente cultural. Fica aqui a sugestão para que eles montem uma webradio. Afinal, não importa a plataforma, o importante é fazer rádio de qualidade.

Não me venham com esta conversa de que internet é acessado por poucos, que a grande massa não tem computador em casa. Isso já é passado. Cresce cada vez mais o número de internautas sem computador, que acessam a web por lanhouses a 2 reais - ou menos - por hora. E em breve, que o diabo seja surdo. Poderemos ouvir rádios online, podcasts e webradios em tempo real pelo celular.

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Rádio paulistana inaugura portal de empregos para os ouvintes

Para os jovens, a busca do primeiro emprego não é uma tarefa fácil. Em uma situação de crise, o cenário é ainda pior. Pensando nisso, a Metropolitana FM (98,5) acaba de lançar um portal de vagas de empregos para o seu público. A partir de agora, no site, os ouvintes podem procurar por vagas nas mais diversas áreas, além de disponibilizar seus currículos para empresas interessadas. O site foi criado em parceria com a comunidade Trabalhando.com.br que fornece toda a estrutura e a base de dados para captação de vagas de emprego.

O site de empregos faz parte de uma nova fase da Metropolitana, que quer estar ainda mais próxima de seu ouvinte. "Esta iniciativa demonstra o nosso comprometimento com o jovem. Queremos estar junto dele, ajudando em todas as fases da vida, principalmente em um momento complicado como é a busca de um emprego", afirma o diretor geral da rádio, Jayr Sanzone Jr.

Esta não será a primeira iniciativa da Metropolitana FM nesse sentido, já que a rádio teve outras ações voltadas para o estudo e qualificação profissional dos ouvintes. Um exemplo é o Desafio Impacto Ambiental, game com perguntas sobre meio ambiente e saúde que está no ar desde o ano passado e já premiou os vencedores com bolsas de estudo para o ensino médio e superior e com cursos de inglês.

Busca de vagas

O site de empregos da Metropolitana FM funciona de forma simples. O interessado pode acessá-lo por meio de um banner na página da rádio ou diretamente pelo endereço. Depois, deve clicar no link "cadastrar currículo" e preencher todas as informações. Em seguida o usuário já poderá buscar vagas e se candidatar.

A parceria acontece com o site Trabalhando.com.br, que acaba de chegar ao Brasil. A empresa chilena conta hoje com 5 milhões de usuários e 80 mil empresas. O diferencial da comunidade está na busca de criar redes colaborativas com outras empresas, o que aumenta o número de oportunidade




---------

Numa crise como essa, é uma ótima!!! Ponto para a Metropolitana!!!

domingo, 22 de fevereiro de 2009

Jovem Pan FM garante a segurança do seu carnaval

A rádio Jovem Pan FM de São Paulo firmou uma parceria com o Programa Municipal de DST/AIDS e vai distribuir preservativos em seus "pedágios". Os locutores darão dicas sobre a importância da proteção contra DST.

Seguem os dias e locais de distribuição:

Data 23/02
Blitz: Carnaval Seguro
Local: Em definição (depende do movimento, talvez façamos na Praça Charles Muller)
Horário: 18h00 às 19h00

Data 24/02
Blitz: Carnaval Seguro
Local: Trio Banda do Trem Elétrico –Augusta x Luiz Coelho Consolação
Horário: 16h00 às 17h00

Data 25/02
Blitz: Carnaval Seguro
Local: Uninove – Vila Maria
Horario: 16h00 às 17h00

Data 27/02
Blitz: Pela Vida
Local: Maria Antonia Mackenzie
Horário: 16h00 às 17h00

Data 28/02
Blitz: Pela Vida
Local: Parque do Ibirapuera
Horario: 11h00 às 12h00

Data 02/03
Blitz: Pela Vida
Local: Shopping Frei Caneca
Horário: 11h00 as 12h00

Data 03/03
Blitz: Pela Vida
Local: Unip Barra Funda
Horário: 16h00 às 17h00

Data 04/03
Blitz: Pela Vida
Local: Metodista São Bernardo
Horario: 16h00 às 17h00

Data 07/03
Blitz: Pela Vida
Local: Parque do Ibirapuera
Horario: 11h00 as 12h00

Podcasts possuem audiência cativa

PODCASTS NÃO SE POPULARIZARAM TANTO QUANTO OS BLOGS E OS VÍDEOS ONLINE, MAS RESISTEM COM AUDIÊNCIA CATIVA


Do Blog da Magaly - Junte seis amigos para papear diante do microfone. A conversa descontraída pode ganhar a internet, em forma de um arquivo de áudio que pode ser baixado e ouvido por gente que nem se imagina quem é. Com o podcast Depois das 11, de Caxias do Sul, é assim.

O grupo tem mais de mil ouvintes semanais. É a prova de que essa mídia resiste, apesar de não ter atingido o sucesso imaginado – em 2005, podcast chegou a ser escohida a palavra do ano pelo New Oxford American Dictionary.

– Recentemente, recebemos um e-mail de um americano que usa nosso programa para reforçar as aulas de português que ele faz – conta o fotógrafo Gustavo Vanassi, 24 anos, que criou o podcast em 2006 como desculpa para reunir os amigos, mas também para fazer testes para a monografia no curso de publicidade, que era sobre o tema.

Para o pesquisador de cibercultura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Alex Primo, uma das hipóteses para os podcasts não terem “estourado” é a dificuldade da produção de conteúdo em áudio.

– Demanda tempo, e é mais complicado ter um podcast do que um blog – opina.

Até mesmo produzir um vídeo costuma ser mais simplificado. Nesse caso, um áudio ruim, com ruídos, não compromete tanto o material quanto em um podcast, por ter outros atrativos, como a própria imagem. O conteúdo audiovi­sual ainda tem uma distribuição facilitada pelo YouTube.

– O que faz muitas pessoas desistirem é a periodicidade. Muitos não têm tempo de atualizar e desistem – afirma o presidente da Associação Brasileira de Podcasters (ABPod), o DJ Maestro Billy.

Além disso, quando o programa se torna um sucesso de downloads, muitos podcasters têm problemas com os servidores que hospedam os arquivos, por estourar a banda, o que requer que paguem mais para ter mais espaço.

E um bom podcast toma tempo de edição. É o caso do Nerdcast, um dos mais famosos do país, com uma média de 20 mil downloads semanais.

– Entre gravação, edição e finalização são pelo menos 16 horas de trabalho. Toda semana. É normal virarmos a noite editando o podcast – relata Alexandre Ottoni, 30 anos, um dos seus editores.

Criada para organizar e divulgar o setor, a ABPod tem hoje 90 podcasters cadastrados, entre amadores e profissionais, a maioria homens entre 20 a 35 anos que gravam os podcasts como hobby.

– Com as programações de rádio cada vez mais engessadas, o podcast tornou-se uma excelente alternativa para ouvir música, bate-papo e muito mais – justifica Billy.

Primo pondera que os podcasts são programas de nicho. Mas nisso também está a força dessa mídia, a de atrair pessoas realmente interessadas em ouvir o programa sobre determinado assunto. E com uma vantagem: o de poder fazê-lo no horário e no local que bem entenderem. (por Vanessa Nunes, jornal Zero Hora)


---------------------------

Em breve, o podcast do nosso programa de rádio na USP FM está disponível para você baixar e ouvir, numa versão "off road". Não perca!!!!!!

MEC AM e Nacional Rio juntas no carnaval 2009


DO Blog da Magaly


A MEC AM e a Rádio Nacional do Rio de Janeiro unem esforços e fazem uma cobertura conjunta do carnaval carioca, com um time de grandes comunicadores. Hilton Abi Rihan, Adelzon Alvez, Dalila Villanova, Amaury Santos, Dorina, Rubem "Confetti".

Nos dias 21, 22 e 23, a partir das 20h, os narradores e comentaristas apresentam os principais lances dos desfiles do Grupo de Acesso e do Grupo Especial, ao vivo, direto da Avenida. Na reportagem estarão Cadu Freitas, Dáurea Gramático e Tiago Alves.

Na quarta-feira de cinzas, dia 25, o Almanaque Carioca acompanha a apuração dos desfiles, ao vivo, da Marquês de Sapucaí. E no sábado, dia 28, as emissoras voltam à Avenida para transmitir o Desfile das Campeãs. Leia mais.

MEC AM em ritmo de carnaval

A MEC AM 800 KHz entra na folia já a partir desta sexta-feira, dia 20, com a cobertura dos momentos iniciais do carnaval carioca. Os desfiles das escolas de samba mirim, os preparativos dos desfiles, os blocos de rua e o movimento pela cidade. Nestes quatro dias de festa, a programação musical é dedicada ao samba. Nos intervalos serão apresentadas as histórias do carnaval, com trechos de entrevistas realizadas por Hilton Abi Rihan com personalidades como João Roberto Kelly, Clovis Bornay, Ricardo Cravo Albim, Adelzon Alvez e outros.

Nos dias 22 e 23, vão ao ar 12 programas sobre os enredos das escolas de samba, com entrevistas de carnavalescos apresentadas no "Almanaque Carioca", desde o dia 5 de fevereiro. No dia 21, Dalila Villanova apresenta A Fina Flor do Samba de meio-dia às 15h, com comentários e bate-papos com integrantes das escolas. Também neste dia a Rádio Maluca faz o seu baile à fantasia com a presença da banda Chorando à Toa e Gabrielzinho do Irajá, no auditório da Rádio Nacional. (Fonte: Departamento de Comunicação e Marketing, da EBC - TV Brasil e Sistema de Rádios) (dica do João Batista)

Outra Versão #72 - Especial Easy Star All-Stars (parte II)

Segunda e última parte do especial dedicado ao Easy Star All-Stars. Banda formada pela Easy Star Records, gravadora que é de Nova Iorque e tem como especialidade o reggae e dub.

Se em 2003 eles regravaram Pink Floyd (primeira parte do especial), em agosto de 2006 eles pegaram o álbum OK Computer, do Radiohead, e repetiram a dose, regravando todas as faixas na levada do reggae. O trabalho foi lançado como Radiodread.

Episódio carnavalesco e aquecimento para o show do Radiohead:

Easy Star All-Stars – Karma Police
Easy Star All-Stars – No Surprises
Easy Star All-Stars – An Airbag Save my Dub


Para ouvir a primeira parte do especial, basta clicar no episódio no player acima ou ir direto para o site.

Para baixar o mp3, aqui (e da primeira parte do especial, aqui).

Até o próximo...

sábado, 21 de fevereiro de 2009

Polícia fecha rádio pirata que interferia no aeroporto de Cumbica

Do Portal g1

Uma operação da Polícia Civil de São Paulo tirou do ar nesta quinta-feira (19) uma rádio pirata que interferia no trabalho dos controladores de vôo do aeroporto de Guarulhos, o mais movimentado do país.

Também foi fechada nesta quinta-feira uma rádio que funcionava dentro da Unicamp. A universidade não quis comentar o fato. A Anatel informou que a fiscalização das rádios piratas é constante. O telefone para denunciar é 133.

Em Guarulhos, Durante duas semanas a reportagem gravou como a interferência dessas rádios atrapalha na comunicação entre os pilotos e a torre de controle dos principais aeroportos do país. Durante um dos diálogos, quando a rádio transmitia um funk, o piloto chega até a comentar sobre a escolha das músicas.

Os pilotos identificam a frequência da rádio que está interferindo e comunicam a torre. Os pilotos reclamam do problema que coloca em risco a segurança de milhares de pessoas.

Nesta quinta, a ação da polícia foi simultânea em dois locais onde a rádio funcionava. Um grupo de investigadores entrou em um sobrado onde funcionava a torre de transmissão. Era um imóvel alugado pelo dono da rádio pirata. O dono da casa diz que recebia R$ 200 de aluguel.

Rádio Base Urgente, daqui a pouco.

Daqui a pouquinho< ás duas da tarde rola o nosso programa Rádio Base Urgente, na USP FM, 93,7 MHZ. Agradeço se você puder ouvir. Para ouvir pela internet, acesse: http://www.radiobaseurgente.rg3.net

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Dá série "Eu já sabia"

Com a palavra, Anderson Diniz Bernardo, do blog Midia Clipping.

Quem imaginou que nunca veria a TV Tupi, se enganou. Infelizmente, não se trata da volta da pioneira, mas da consolidação de um boato relativamente antigo: a transformação da TV CBS em TV Tupi.

Leia mais aqui

Há pouco mais de um ano este Rádio Base publicava a seguinte nota:

Não satisfeita em usar o nome Tupi em duas de suas rádios aqui em São Paulo, a Rede CBS pretende utiliza-lo em suas emissoras de televisão, que nesse momento operam com o nome CBS TV. O grupo possui concessões em cidades como São Paulo (canal 52- UHF) e Pelotas (RS), que é a cabeça de rede, entre outras. Atualmente, os canais de televisão da Rede CBS exibem vídeo-clipes em grande parte de sua programação. Ainda não se sabe que tipo de programação a futura Rede Tupi irá veicular. No segmento rádio, a Tupi FM (104,1Mhz) disputa as primeiras colocações do ranking de audiência.

Teve gente que não acreditou, disse que era hoax. A resposta está aí.

UPDATE (20.02): Um dos sempre exigientes integrantes da comunidade da antiga Rede Tupi no Orkut chamou a nova Tupi de TupiNICO. O trocadilho foi bom.

Polícia Federal fecha Rádio Muda FM

do Centro de Mídia Independente

A Polícia Federal, em mais uma ação imoral, roubou todos os equipamentos da Rádio Livre Muda na madrugada do dia 19 de fevereiro na Unicamp-SP. Com ação abusiva doze policiais federais, 2 chaveiros e 1 delegado arrombaram a porta e levaram os equipamentos do patrimônio imaterial que há 18 anos proporciona comunicação livre para a cidade de campinas. Sem a presença da Anatel e o fato de terem levado os equipamentos, quando o recomendado é apenas lacrar, a ação pode também ser considerada ilegal. O próprio mandado assinado pela juíza Fernanda Soraia Pacheco Costa consta que a ação deveria ser feita juntamente com técnicos da Anatel. O processo é de 2006, o mandado foi assinado redigido no dia 21 de Junho de 2007 e certificado no dia 09 de Fevereiro de 2009.

São mais de 40 programas veiculados de domingo a domingo com programação diversa onde qualquer pessoa tem seu espaço para expressa seu pensamento através de músicas, textos, falas, poesia, zumbidos, silêncio e o que aparecer na programação. A rádio não tolera publicidade e se organiza com base nas discussões e atitudes dos indivíduos. Isso irrita os meios de comunicação hegemônicos que insistem em mentir sobre a falácia de que as rádios livres causam interferência na comunicação de aviões.

A reitoria da Unicamp manifestou apoio à Rádio Muda assim como inúmeras rádios livres e comunitárias de todo mundo. A Muda é referência na resistência contra o modelo de comunicação impregnado no Brasil onde apenas alguns grupos detém concessões públicas, muitos destes comandados por políticos como o Ministro das Comunicações Hélio Costa. Aliás, o atual governo não tem diferença nenhuma dos passados na política de comunicação, às vezes até pior.

Apesar da ignorância e falta de respeito a Muda deve continuar a manter vivo o movimento de Rádios Livres que vê neste acontecimento motivo para se fortalecer ainda mais e manter a comunicação livre por todo lugar. Procure-nos em uma freqüência da sua cidade.

A vingança de Roxanne

"Troféu Mulher Imprensa" divulga as vencedoras de sua quinta edição

Por Thaís Naldoni/Redação Portal IMPRENSA

Nesta quarta-feira (18), o "Troféu Mulher Imprensa" - realizado pela revista e portal IMPRENSA, com apoio de Maxpress e Aberje - divulga as vencedoras de sua quinta edição. A primeira fase do prêmio consistiu em um colégio eleitoral no qual jornalistas de todo o Brasil indicaram, por livre escolha, as mulheres que tiveram mais destaque em 2008, em cada uma das categorias listadas.


Categoria 1 - Âncora de rádio

1º - Roxane Ré (ex-CBN) - 32,07 %

2º - Lúcia Hippolito (CBN) - 29,57 %
3º - Fabíola Cidral (CBN) - 15,78 %


A lista completa está aqui.

Comentário: Roxane Ré foi dispensada pela CBN recentemente. Sua prêmiação não deixa de ser um certo tapa de luva de pelica na direção da emissora. Mariza Tavares, executiva da emissora, também foi premiada na categoria diretora ou editora de redação. Quero ver só no dia da entrega do troféu.

O público de Roxane é fiel e se mobilizou para elegê-la. Ambos deveriam ser respeitados pela CBN antes da tomada de qualquer decisão.

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Novo domínio .br para rádios

O Registro.br, site responsável pelo registro de domínios de sites brasileiros, tornou disponível hoje o endereço radio.br. Agora, web-rádios ou emissoras convencionais que colocam seu áudio na rede poderão ter como endereço www.nome.radio.br. Vale lembrar que tal terminação está liberada somente para pessoas jurídicas.

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Dança em áudio

A nova série da rádio do Itaú Cultural é, no mínimo, inusitada. E instigante também. Dá pra transmitir dança pelo rádio?

"Em Cena Sonora" mistura dança, teatro e rádio e, em quatro programas curtos, de 3 a 7 minutos, coloca à prova esse desafio.

Para ouvir, basta acessar o site do Itaú Cultural e baixar os episódios em mp3.

sábado, 14 de fevereiro de 2009

Descriminalização das rádios piratas irá premiar a picaretagem

O camarada Marcos Lauro deflagrou aqui o tema sobre a proposta de descriminalização das rádios piratas feita pela Polícia Federal.

Antes de mais nada, quero dizer aqui que entre os anos de 1995 e 1996 eu fiz parte da equipe da Rádio Onze, uma emissora sem concessão ligada ao Centro Acadêmico XI de agosto da Faculdade de Direito-USP. Naquela época começava a acontecer uma mudança de perfil dos radiodifusores clandestinos. Vale destacar aqui trecho de um artigo meu publicado no Observatório da Imprensa sobre o tema:

"No início era uma diversão de técnicos em eletrônica, que montavam transmissores de rádio caseiros por hobby. Nos anos 80, o movimento ganhou força. Grupos políticos de esquerda e algumas associações estudantis resolveram colocar suas emissoras no ar como forma de protesto contra o sistema oficial de concessões de rádio, que privilegiava políticos. As transmissões de muitas dessas estações aconteciam durante a noite, como forma de burlar a fiscalização. Alguns apresentadores usavam pseudônimos para não serem identificados e presos."

Nesse mesmo artigo eu aponto como um marco a absolvição do jornalista Léo Tomaz, responsável pela Rádio Reversão. Sua emissora foi fechada no começo da década de 90 e ele processado. Em casos como esse, a chance de uma condenação era muito grande, com base no Código Brasileiro de Telecomunicações. Contudo, graças à perspicacia de seu advogado, que conseguiu enxergrar brechas na lei, houve a absolvição.

A partir dessa sentença houve um ambiente melhor para que emissoras sem concessão entrassem no ar. E isso atraiu dois tipos de interessados, a saber:

-Os ligados às igrejas evangélicas.

-E Gente que encontrou nas rádios clandestinas uma bela forma de se ganhar dinheiro fácil, montanto uma emissora com fins comerciais.

A solicitação da Polícia Federal é o equivalente a premiar a picaretagem. E não preciso nomear aqui quem são os picaretas. Basta pesquisar um pouco.

Outro desastre que pode acontecer: o dial das grandes metrópoles ficará mais bagunçado do que já o é. Isso porque serão poucos aqueles que vão transmitir para um bairro ou região, como está implicito no conceito de rádio comunitária. O desejo de se ter uma abrangêncial total falará mais alto.

Aúdio da Bandeirantes pela web apresenta péssima qualidade

Virou tradição. Nas jornadas esportivas dos sábados da Rádio Bandeirantes (SP), o âncora Ricardo Capriotti entra durante a transmissão lendo nomes de internautas que acompanham a emissora pela internet e enviam e-mails. Uma pena, no entanto, que grande parte deles tenha acesso a um streaming de péssima qualidade. Faça um teste: acesse o site http://www.radiobandeirantes.com.br e ouça. Parece que alguém plugou um radinho de pilha diretamente na saída de aúdio do site. O resultado é um aúdio mono. Em um dado momento, aparece um ruído estranho, como se alguém estivesse batendo em alguma coisa. Enquanto outras emissoras como Record, Capital, Globo e Jovem Pan mandam ao ar um streaming de alta qualidade, os ouvintes fiéis da Bandeirantes tem duas alternativas: se contentam com o streaming que lhes é oferecido ou vão procurar os sites de outras emissoras pelo país que retransmitem sua programação (e com qualidade melhor de aúdio).

O blog Rádio Base procurou a assessoria de imprensa das rádios do Grupo Bandeirantes para maiores esclarecimentos, mas a resposta, desculpem a franqueza, foi decepcionante. Além de negar o fato de que o aúdio do site não é estéreo, se limitou a dizer que haveriam novidades em breve. O jeito é aguardar.

No player abaixo, é possível conferir o que foi escrito aqui.

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Descriminalização das drogas

Já faz alguns dias que vejo pipocar em vários portais de notícias o tal projeto que pretende descriminalizar a radiodifusão sem outorga. Ou, como aqui o negócio é no popular, vão liberar as rádios piratas.

Sim, porque se o sujeito sabe que não vai ser preso quando for pego falando na latinha sem autorização no Ministério das Comunicações, aí é que ele vai abusar mesmo, não? Hoje, com o risco de pegar uma cadeia, já é uma festa. Imagine depois...

A notícia publicada hoje no Portal Imprensa se encerra com:

"Segundo Pedro Abramovay, secretário de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça, o texto atende à reivindicação da Polícia Federal. A PF tem mais de mil inquéritos abertos para investigar esse tipo de denúncia".

Ou seja, a PF pediu água. E estão querendo dar. A fila está grande, eles querem esvaziar as mesas de papéis e pronto. Basta descriminalizar as rádios piratas que, aí, eles não terão mais nada a ver com isso.

Eu, particularmente, respeito muito o trabalho da PF. Creio que seja uma das únicas instituições nesse Brasil que ainda tem coerência e que faz o trabalho como deve ser feito. Tem lá seus abusos, mas são pontuais. Mas querer mudar uma regra como essa por causa de excesso de trabalho, não dá, né? Que tal descriminalizar o crack e a heroína também?

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Há 10 anos, a Musical FM abandonava a MPB

O final deste mês de maio trará uma efeméride que poucos deverão comemorar. É a transformação da Musical FM (105,7Mhz) em uma rádio com programação eminentemente religiosa. A partir de 1993, a emissora passou a ser conhecida e admirada do público por voltar a sua programação musical para a Música Popular Brasileira. Segundo reportagem publicada à época pelo jornalista Roldão Arruda no jornal O Estado de S.Paulo, a Musical FM "foi vencedora de 3 premios da Associação Paulista dos Criticos de Arte (...) Ajudou a lancar novos artistas, como Chico Cesar, Vania Abreu e Zeca Baleiro".

Ainda segundo a reportagem de Arruda, "a emissora teve em abril uma base de 30 mil ouvintes por minuto, de acordo com números do Ibope. Era uma audiencia selecionada: 68% das pessoas pertenciam 'as classe sociais A e B".

Vendo de fora, tudo era lindo e maravilhoso. Contudo, a emissora vivia uma crise interna e a venda de espaços publicitários não era suficiente para pagar as contas. Resultado: a Rede L&C de Midia, detentora da concessão, decidiu alugar seu espaço de programação a um grupo de denomiações religiosas. Segundo norícias da época, o valor do arrendamento era de R$ 3 milhões anuais, por um prazo de quatro anos. Pelo jeito, a Rede L&C não se animou em voltar a contrlolar a emissora. O acordo foi sucessivamente renovado e, caso não ocorra nenhuma surpresa, chegará ao seu décimo ano em 31 de maio.

MPB Sempre

Ao mesmo tempo em que ocorria a transição da programação, um grupo de ouvintes que participava do fórum de discussão do antigo site da Musical FM decidiu se mobilizar pela Internet. Nascia o Movimento do Sem Rádio, que conseguiu fazer algum barulho e chamar a atenção da imprensa.

O mote principal desse grupo era o slogan "Calaram a boca da MPB". O grande problema era que a tal MPB que julgavam ter sido calada era a MPB de Gil, Caetano, Milton Nascimento, Tom Jobim, Gal, Maria Betania, Adriana Calcanhoto, Ze Ramalho, Alceu valença, MPB4, Flavio Venturini, Beto Guedes, etc, que já tinham espaço generoso em outras emissoras espalhadas pelo país afora.

Os novos talentos lançados pela Musical nada mais faziam a não ser repetir fórmulas já consagradas pelos artisitas citados acima. Chico César é um belo exemplo disso, e a comparação de seu trabalho com o de Caetano Veloso pode ser muito bem explorada em outros artigos.

O Movimento dos Sem Rádio tentou contato com as direções de várias emissoras no intuito de "discutir a manutenção e ampliação da música de qualidade em todos os veículos sonoros de comunicação". Na verdade, esse grupo queria apenas a volta da Rádio Musical querida por eles, com todas as suas virtudes e defeitos (alguém aí conseguiria explicar o fato da promoção continua a vários artistas da gravadora Velas?). Se esqueciam de outras estações de rádio que eram até mais radicais na defesa da música brasileira, como a Cultura AM e a USP FM.

Em outubro daquele mesmo ano era criada a ONG MPB Sempre. Algum tempo depois, chegaram a ter um programa semanal na USP FM. Em paralelo, criavam manifestações públicas, com a intenção de obter espaço na mídia. Numa delas, chegaram a organizar uma passeata para combater a música brega. Na verdade, era apenas mais um protesto de pessoas da classe média querendo impor seu gosto musical aos outros.

Depois disso, nunca mais se ouviu falar do MPB Sempre. A lista de discussão no Yahoo Groups está parada. O site oficial da ONG está desatualizado. Talvez esses orfãos da Musical tenham se contentado com mudança ocorrida na Nova FM, que passou a se dedicar integralmente a MPB. Se esta emissora decidir mudar seu rumo, quem sabe o grupo reapareça para fazer seu barulho.

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Esporte da Rádio Capital amplia audiência no primeiro aniversário

A nova equipe de Esportes da Rádio Capital, que completou o primeiro aniversário em 17 de janeiro, tem motivos para festejar: as mais recentes pesquisas sobre audiência mostram que a Capital já é líder na região metropolitana de São Paulo, entre as emissoras AM, nas jornadas esportivas do domingo, das 14 às 20 horas. No sábado, em que as transmissões de jogos do Campeonato Paulista são precedidas do quadro “Artista da Bola” – sempre com homenagem a um ex-jogador –, a Rádio Capital também conquistou novos ouvintes e aparece em segundo lugar, firme na luta pela liderança. O coordenador de Esportes da Rádio Capital, Luiz Carlos Ramos, atribui esse sucesso ao talento, à garra e à união da equipe integrada por 10 jornalistas e apoiada por uma equipe técnica: “O público descobriu que a Rádio Capital tem um modo criativo e preciso para mostrar o futebol. Agradamos a todas as torcidas.”

A equipe conta com os narradores Reinaldo Porto, Ivo Morganti e Fausto César; com os comentaristas Dalmo Pessoa e Lombardi Júnior; com os repórteres Anderson Cheni e Rafael Esgrilis e com os produtores Bruno Filho e Joice Luciana. Esse time é reforçado por Roberto Avallone, que participa das jornadas como convidado, além de apresentar diariamente o programa “No Pique”, das 18 às 19 horas.

A Rádio Capital transmite jogos aos sábados, domingos e nos dias de semana em que atuam equipes grandes de São Paulo pelo Campeonato Paulista e pela Libertadores da América. Pode ser sintonizada em 1040 kHz AM ou, pela internet, no site www.radiocapital.am.br

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Igreja Universal compra emissoras na América Latina

Do blog da Magaly Prado

[Esta reportagem é publicada simultaneamente pelos jornais que compõem o GDA (Grupo de Diarios América): La Nación (Argentina), El Mercurio (Chile), El Tiempo (Colômbia), La Nación (Costa Rica), El Comercio (Equador), El Universal (México), El Comercio (Peru), El Nuevo Día (Porto Rico), El País (Uruguai), El Nacional (Venezuela) e O Globo (Brasil)]

-----------------------------

O rádio foi o primeiro meio de comunicação usado pela Igreja Universal para alavancar sua expansão pela América Latina. Como fez no Brasil, ao dar os seus primeiros passos, quando alugava espaços nas programações radiofônicas no final dos anos 70, a Universal deu início ao seu império multinacional em 1999, na Argentina, com a compra de uma emissora de rádio.

Por meio de Ricardo Cis, seu representante no país, a igreja comprou a rádio Buenos Aires (AM 1350) por US$ 15 milhões.

No momento de declarar a compra por esse valor, a relação de bens de Cis – que nasceu em Bahía Blanca, Argentina, e trabalhou com comunicação no Brasil – era de 28.834 pesos. Posteriormente, declarou à Asociación Fiscal de Ingresos Públicos (AFIP) que tinha, no país, 8.173.559 pesos, o que não atingia o valor da rádio.

Desde então, a Universal tem se dispersado territorialmente na América Latina com a combinação de dois fatores: o estabelecimento de templos nas principais cidades, principalmente nas áreas mais pobres, e forte presença nos meios de comunicação, com canais próprios ou aluguel de espaços.

Na Argentina, a igreja também publica um jornal gratuito, chamado El Universal, que, na edição de 2 de novembro do ano passado, indicava 186.950 exemplares.

Além da Rádio Buenos Aires, a Universal também possui, na capital, a rádio FM 106.3 MHz, que transmite seus programas 24 horas por dia.

A exemplo do que faz no Brasil, em seus programas, a Universal promove a "Terapia do Amor", na qual casais buscam soluções para seus problemas sentimentais. Um aviso estimula: "Receba, na Terapia do Amor, as unções com as essências aromáticas nos últimos nove sábados do ano", diz o apresentador.

A igreja lança campanhas constantemente; por exemplo, em 9 de novembro, promoveu uma jornada de seis domingos "pela transformação da família".

Para tanto, transmite o "Programa da família" todos os dias, de segunda a sexta-feira, das 7h às 8h e de 0h a 1h, por um canal de notícias a cabo, o América 24, e por canais abertos, que também podem ser vistos por outras duas grandes redes a cabo.

Em novembro passado, na abertura desse ciclo de "transformação", no qual 1.500 pessoas lotaram o Templo da Fé, três câmeras da organização, uma delas instalada sobre um guindaste, filmavam tudo.

No Uruguai, o processo de ocupação da mídia aconteceu na mesma época. Se os fiéis eram poucos no início, quando os pastores atravessaram a fronteira nos anos 90, o ano 2000 marca a ruptura em relação à popularidade da igreja. A partir daí, a Universal começou a ter seu próprio espaço televisivo e maior oferta de serviços religiosos.

Em 2001, já contava com 14 igrejas. Os últimos dados são de 16 no interior e seis em Montevidéu, além de 28 locais de oração chamados de anexos.

Doações para fazer jornal

O primeiro passo foi a compra de meia hora no Canal 12 (um dos três canais abertos privados da capital), logo após o fim do noticiário da meia-noite, além de espaços no rádio. A partir de 2003, dois programas de TV nacionais passaram a divulgar testemunhos e imagens que reproduzem basicamente o que acontece nos templos. Atualmente, a Igreja tem espaços no Canal 10, Canal 12, Canal 4 e na rádio Imparcial, 1090 AM.

Os fiéis também se mantêm em contato por meio de um programa na rádio Continente, todos os dias, das 14h às 19h, e pelo Canal 10, nas madrugadas a partir das 0h30, todos os dias, com exceção dos sábados.

Na Colômbia, a igreja tem um espaço televisivo arrendado no Canal Uno, de propriedade do Estado, veiculado de segunda a sexta-feira, às 11h e às 23h30m; e, aos sábados, às 23h. O programa se chama "Centro de Ajuda Espiritual" e, além de ser uma extensão dos cultos do templo, oferece assessoria para que pessoas se libertem de "enfermidades, desgraças e má sorte".

Esse espaço é conhecido popularmente como "o programa dos cristãos brasileiros".

A equipe de comunicação produz peças publicitárias sobre novenas e campanhas, assim como programas de rádio e edita um jornal. Durante os cultos, é comum o pastor avisar que, na saída, cada pessoa receberá um jornal. Um envelope estará colado a ele para que, quando voltem, o tragam com sua doação para manter o jornal. O pastor argumenta que é uma forma de massificar a fé.

O crescimento no México foi reforçado por sua presença em meios eletrônicos, principalmente no Distrito Federal e na zona metropolitana do Valle de México, Michoacán, Cuernavaca, Mérida e outras cidades de Yucatán, Toluca, Monterrey, Puebla, Guadalajara, León, Tijuana, Veracruz e Culiacán. A Universal está presente nos sistemas Sky e Cablevisión, por meio do canal 4 da Televisa.

No Equador, além de contar com seus locais de oração (até 1999, 15 templos por todo o país) e de receber dinheiro de seus seguidores, um programa de televisão noturno é retransmitido, no país, pela TC Televisión.

Nos oito países onde foi feita esta reportagem, dirigentes da Universal foram procurados e não quiseram dar entrevista. No Brasil, o presidente da Universal, Jerônimo Alves, foi procurado e não se pronunciou.

***

O crescimento na América Latina

COSTA RICA
Na Costa Rica, a Igreja celebra cultos na sua sede nacional e em outros cinco locais alugados no centro de San José, no populoso e popular Cantón de Desamparados e nas capitais das províncias de Cartago, Alajuela, Limón e Guanacaste. Também oferece cultos em salões comunitários de outras seis áreas urbanas e rurais, na maioria povoamentos pobres. Aluga horários em rádios e TVs.

MÉXICO
A Igreja Universal chegou ao México há 14 anos como uma organização civil. Em apenas três anos, aumentou o número de santuários, ou "endereços da felicidade", como são chamados, de 48 para 86 em todo o país. Estão situados nas cidades mais importantes (19 imóveis, que funcionavam como cinemas, servem de santuários e outros três foram teatros). Aluga horários em rádios e TVs.

COLÔMBIA
A Universal possui 62 sedes em todo o país. Em Bogotá, além do gigantesco templo principal, situado no bairro Restrepo, há outros 21 em diferentes pontos da cidade, principalmente em áreas populares. Aluga horários em rádios e TVs.

ARGENTINA
Na capital, a Igreja Universal tem oito templos; na província de Buenos Aires, 73; e no interior do país, outros 79, que destacam na sua entrada o lema "Jesus Cristo é o Senhor". Há, ainda, mais 20 templos em outras localidades menores. A igreja tem duas emissoras de rádio e aluga horários nas emissoras de TV.

BRASIL
Fundada em 1977 por Edir Macedo, a Igreja Universal conta com 23 emissoras de TV e 40 de rádio. Tem cerca de 4.500 templos (uma média de 10 novos por mês). É a terceira maior denominação neopentecostal do país, com 11,85% do total (quase 8 milhões de fiéis). De acordo com a própria igreja, seu patrimônio em 1995 era estimado em US$ 400 milhões.

URUGUAI
Em Montevidéu, a igreja conta com 14 pastores consagrados. Sua sede central fica no prédio do antigo cinema Trocadero. Também está presente nos departamentos de Artigas, Canelones, Cerro Largo, Colonia, Durazno, Paysandú, San José, Maldonado, Rivera, Tacuarembó e Salto.

* Reportagem de Fernan Cisnero, do El País (Uruguai); Claudio Gaete Hermosilla, do El Nuevo Día (Porto Rico); Lissette Cardona, do El Nacional (Venezuela); José Alberto Mojica Patiño, do El Tiempo (Colômbia); Mauricio Herrera, do La Nación (Costa Rica); Natalia Gómez Quintero, do El Universal (México); Jorge Rouillon, do La Nación (Argentina); Ana Minga, do El Comercio (Equador) e Chico Otavio, de O Globo.

Sobre os bons tempo da Transamérica Pop

Tenho saudades da época de ouro da transa que foi até 1997, Ruy era um excelente Dj, mas a tara por audiência matou a rádio.

Parabéns pelo blog
Black Ace (?)


---------------------------------------------------------

Concordo, Black Ace(?). As rádios ficaram tão cegas pela audiência que se esqueceram que o ouvinte tem opinião própria. Todos eles estão migrnado pra internet e nenhuma rádio está acompanhando devidamente. Nem conto aqueles ouvintes que ouvem a rádio só para ganhar prêmios. Se ele liga na Mix pra fazer isso, tmbém liga na Nativa, na Band, na 89, na Gazeta Fm, ou seja, não tem personalidade, não tem "atitude" de ouvinte.

Não sou contra que uma emissora dê brindes, prêmios, etc. Afinal é uma forma de "fidelizar" o cliente e retribui-lo - por mais simples que o prêmio seja - a sua audiência. Estes ouvintes, sim, que são imporantes. Ligam muito mais para participar, interferir, dizer que gosta. O prêmio é secundário para eles. É só um mote para se aproximar da rádio.

Há muitas bandas pop nacionais e estrangeiras de boa qualidade que você encontra na internet facilmente - tal como você pode comprovar ouvindo nosso humilde mas bem feitinho programa, Rádio Base Urgente, na Rede USP FM - e o público jovem baixa e ouve direto em seus IPODs/MP3/CELULARES. As rádios desse segmento parecem que não perceberam isso e ainda tentam impor o "sucesso" na base do "marketing promocional", seja lá o que isso for. Um abraço e obrigado pela audiência.

domingo, 8 de fevereiro de 2009

Rádio Record estreia programa na Internet

Na próxima segunda-feira, dia 09, às 19h, a emissora inicia a transmissão do primeiro programa jornalístico na Internet. O Record All News contará com a apresentação dos jornalistas Anderson França e Rogério Gama.

A atração, que terá na agilidade a sua principal característica, será pautada por muita prestação de serviço e giros constantes de informações com os repórteres Basílio Magno, Ângela Mattos, Elder Ferrari, Juliana Sever, Carol Giuliani, Gustavo Ferreira, César de Holanda e Dante Rodrigues.

O Record All News terá ainda a participação de dois correspondentes internacionais. Manolo Martins, direto de Portugal, e André Asa, da Grã-Bretanha, entram ao vivo na programação com as principais informações da Europa.

O programa, que terá uma hora de duração (das 19h às 20h), será exibido no site da Rádio Record: www.radiorecord.com.br (AD News)


------------------
Será que vai dar certo. Depende. Se eles se lembrarem de que o público da internet é diferente do que a gente imagina que seja o da rádio, pode ser que sim.

Aliás, esse é o grande desafio para quem trabalha em rádio hoje: tentar descobrir qual é a linguagem de quem ouve rádio pela internet. Não há dúvida de que o telespectador e ouvinte de rádio virou o internauta que ouvi rádio e assiste a tv (em breve) pelo computador ou pelo celular. Talvez simplesmente botar um jornal na internê, como forma de desviar a sua audiência da "Voz do Brasil" não seja a solução.

A Jovem Pan teve uma boa ideia de colocar uma programação paralela em seu site na hora da Voz do Brasil, mesmo não transmitindo esse programa às 19 horas. Há pouco tempo, a Ipanema FM de Porto Alegre tinha uma web rádio paralela às transmissões de sua própria emissora em seu site.

Taí uma boa pergunta: quem ouve podcasts e rádios pela internet precisa de uma nova linguagem ou serve para a internê o que se usa no rádio convencional? Deixe seu comentário, por favor.

sábado, 7 de fevereiro de 2009

Outra Versão #70 - Especial Nouvelle Vague

Não, não é um especial sobre o movimento do cinema e tal... é sobre a banda mesmo, especializada em versões bacanas para grandes sucessos:

Nouvelle Vague – Dancing with Myself;
Nouvelle Vague – Just Can’t Get Enough;
Nouvelle Vague – Love Will Tear us Apart.

Para pegar o mp3, sem atravessadores, clique aqui.

Caso queira ouvir pela página, o endereço é esse: http://outraversao.podomatic.com.

Até o próximo...

Ruy Balla deixa a Transamérica

A Magaly Prado publicou e linkou o blog do Ruy Balla. Sim, ele realmente deixou a Rede Transamérica.

Nessa segunda passagem pela Transamérica, Ruy ocupava o cargo de Direção Artística. De acordo com o próprio, em seu blog, "as coisas não andaram como deveriam".

Em seu lugar, assume Lui Riveglini, ex-Mix.

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

O GPS a serviço do rádio

Para os modernosos detentores do iPhone:

Um aplicativo chamado Nabbit localiza, pelo GPS do aparelho, as estações de rádio mais próximas. É possível, ainda, gravar trechos da programação e, nos casos das rádios que já transmitem no formato digital, ler as informações da emissora no visor.

O link, para quem já tem o iTunes instalado, é: http://itunes.apple.com/WebObjects/MZStore.woa/wa/viewSoftware?id=302835835&mt=8

Gustavo Berton: erudito e popular

Uma coisa que se reclama dos profissionais da imprensa esportiva é uma suposta falta de cultura. Bobagem. Muitos do que militam nela apresentam algo grau de conhecimento cultural. Um exemplo disso é o narrador Gustavo Berton, da Rádio Bandeirantes, de Porto Alegre. E ele foi muito mais além: conseguiu trafegar com desenvoltura tanto pelo popular como pelo erudito em suas narrações.

Temos aqui dois exemplos disso. Na partida entre Grêmio e Esportivo, de Bento Gonçalves, ao narrar um gol de Alex Mineiro, ele cantou um trecho da música Mineirinho, consagrada por Alexandre Pires (a relação é bem fácil de reparar).



Ainda nesse mesmo campeonato gaúcho, ao exaltar as qualidades do gol de Alex, do Internacional, na partida contra a Sapucaiense, Berton faz comparações com a Mona Lisa, famosa obra de arte, e até mesmo com o museu do Louvre.

Rádio Senado discute aplicação da Lei do Estágio

Editado da Agência Senado

Para fazer um balanço dos quatro meses desde que passou a vigorar a nova lei que regulamenta o estágio no Brasil (Lei 11.788/08), a Rádio Senado debate o assunto com o senador Osmar Dias (PDT-PR) - que propôs a lei - e com universitários, pesquisadores e representantes das empresas de integração entre estudantes, universidades e empregadores.

Dentre outras disposições, a nova Lei do Estágio diz que as empresas estão proibidas de contratar um número superior a 1/5 do total de seus funcionários efetivos. Também fica proibido atribuir aos estagiários funções incompatíveis com o curso acadêmico. Segundo levantamento recente sobre as contratações de estagiários no último mês de dezembro - período de maior surgimento de vagas, houve uma queda de 60% em relação a setembro do mesmo ano, quando a lei foi publicada. A essa queda atribui-se a dificuldade das empresas em se adaptar à nova realidade. A reportagem vai ao ar nesta sexta-feira (6), às 18h, com reprise no sábado (7), às 10h, e no domingo (8) às 17h.

Os ouvintes de Brasília (DF) podem sintonizar a Rádio Senado na estação 91,7 FM, e os de Natal (RN), na 106,9 FM. Na Internet, é possível acompanhar a programação ao vivo pelo endereço eletrônico www.senado.gov.br/radio. No mesmo site, há ainda o serviço Rádio Agência para que rádios cadastradas possam fazer o download do conteúdo escolhido e reproduzi-lo. A Rádio Senado também é transmitida em Ondas Curtas (OC), com programação diferenciada, pela freqüência 5990 KHz, na faixa de 49 metros, para as Regiões Norte e Nordeste e para alguns estados da Região Centro-Oeste.
---------------------------------
Essa Lei do Estágio não me desceu muito bem.

Alguns pontos até são positivos, como a delimitação da proporção entre estagiários/efetivados. Mas no caso da carga horária, o estagiário só tem a perder. Ainda mais na nossa área, a comunicação.

Pela lei, um estagiário pode trabalhar, no máximo, por 6h diárias. Agora, imagine a situação de um estudante que necessite do valor do salário/bolsa-auxílio para se manter. Uma vaga de 6h por dia paga, em média, R$ 500, R$ 600. Como que esse estagiário vai se virar com esse valor? Com uma vaga de 8h que paga R$ 800 (que já costuma ser o "teto"), ok, dá para se manter. Menos, difícil.

Então, a lei acaba beneficiando aquele que faz o estágio mais pela experiência do que pela necessidade. Quem tem os pais pagando a faculdade e os gastos, tudo bem ganhar R$ 500. Vai ser gasto na balada e afins. Quem precisa do estágio, pelo dinheiro, vai ter de se virar.

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Rádiojornalismo do Grupo Bandeirantes de vento em popa

Paulo Bernardo garante que confiança será restabelecida

São Paulo, 05 de fevereiro de 2009 – Em entrevista à Rádio Bandeirantes, o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, diz que o Ministro da Fazenda, Guido Mantega, estava otimista quando anunciou ontem um crescimento do Brasil em 4%.

Para Paulo Bernardo, se o Brasil não tivesse tomado nenhuma providência diante da crise, o crescimento seria inferior a 3%. Mas o governo já tomou a decisão que trabalhará fortemente para colocar a economia num ritmo mais forte de crescimento. O ministro diz que a confiança será restabelecida e os números mostram que o consumo continua.

A entrevista pode ser ouvida no site da Rádio Bandeirantes:

http://www.radiobandeirantes.com.br/audios/gente0502apaulobernardo.mp3


*

Operação Visibilidade” da CET chega ao fim

Ação foi denunciada pela Rádio SulAmérica Trânsito

São Paulo, 05 de fevereiro de 2009 – Chegou ao fim a “Operação Visibilidade” da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), denunciada pela Rádio SulAmérica Trânsito (FM 92,1 MHz) em janeiro. Nessa ação, viaturas e guinchos da companhia eram obrigados pela direção da empresa a ficar parados em grandes avenidas, para que pudessem ser vistos pela população.

O atendimento a carros quebrados, acidentes e outras ocorrências não era prioridade. O Presidente da CET voltou de férias e alterou as diretrizes. Desde o fim da semana passada, Alexandre de Moraes determinou o término da “Operação Visibilidade”. A “nova” ordem é prestar serviços, conforme depoimentos de funcionários da Companhia.

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

FM9 no ar. Digo, no telefone

Do AdNews

Clientes e fornecedores que ligarem a partir de hoje para a DM9DDB vão ouvir, em primeira mão, a FM9 – a primeira rádio-espera do mercado. Criada pela agência para entreter quem espera pelo atendimento telefônico, a FM9 traz um jingle exclusivo, músicas brasileiras, jingles históricos criados pela agência e uma entrevista.

A programação é extensa, mas a intenção é que os “ouvintes” escutem trechos pequenos já que a norma na agência é de pronto atendimento. “Temos como norma não deixar ninguém esperando no telefone, mas percebemos que podíamos entreter nossos clientes, fornecedores e amigos enquanto o telefonema é direcionado para a pessoa certa. E como nosso negócio é entreter, nós entretemos até na espera telefônica” afirma Sérgio Valente, presidente da DM9DDB.
-------------------------
Bem interessante essa idéia. Talvez a Telefônica e a Vivo, campeãs na duração das esperas, pudessem recorrer a essa idéia também. Na primeira, já encarei 1h40 de telefone na orelha para cancelar um serviço. Se tivesse um sonzinho rolando no aparelho, eu teria ficado bem menos estressado.

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Eldorado/ESPN em FM? Não era pra ter começado?

O site Midia cliping anunciou há uns 10 dias, dando como fonte o jornalista Marcelo Di Lallo, que a Eldorado/ESPN iria começar a transmitir na ex-miss Brasil 2000 FM. Alguém sabe de alguma coisa?

Leia aqui.

Olha só o delírio especulativo da cabeça deste escriba: a ESPN estaria arrendando a arrendável ex-miss Brasil 2000 FM, para fazer a ESPN FM, com o "know-how" da Rádio Eldorado. E viva a Teoria da Conspiração!!!!

Esporte da Rádio Capital festeja 1.º ano e contrata o narrador Reinaldo Porto



O experiente narrador Reinaldo Porto foi efetivado em 1.º de fevereiro como reforço da nova equipe de Esportes da Rádio Capital AM, de São Paulo, que completou o primeiro ano em 17 de janeiro. Com estilo próprio, Reinaldo já havia feito sucesso em outras emissoras, entre as quais a Bandeirantes, e agora participa das jornadas esportivas da Capital, em revezamento com dois outros narradores: Ivo Morganti e Fausto César.

Reinaldo Porto foi contratado com apoio do diretor-geral da Rádio Capital, Francisco Paes de Barros, e do coordenador de Esportes e de Jornalismo, Luiz Carlos Ramos. A equipe vem transmitindo os jogos do Campeonato Paulista e da Copa Libertadores da América e disputa com a Rádio Globo a liderança da audiência nas tardes de sábado e domingo. Os comentaristas Dalmo Pessoa e Lombardi Júnior, os repórteres Anderson Cheni, Rafael Esgrilis e Bruno Bernardi e os produtores Bruno Filho e Joice Luciana também integram a equipe.

O apresentador e comentarista Roberto Avallone, que comanda, há 11 meses, o programa diário “No Pique”, às 18 horas, na Rádio Capital, com a participação de todo o time de esportes da emissora, agora também está de volta à televisão, com um programa de debates na CNT, aos domingos.

A Rádio Capital é sintonizada em 1040 kHz AM ou, pela internet, no site www.radiocapital.am.br

Morre o radialista Candido Norberto

do Click RBS

O radialista e ex-deputado Cândido Norberto morreu às 21h30min deste domingo, no Hospital Moinhos de Vento, aos 83 anos. Ele estava internado com pneumonia e teve falência múltipla de órgãos. O velório será no Salão Júlio de Castilhos da Assembléia Legislativa, a partir das 9h, e às 17h será transferido para o Crematório Metropolitano.

Cândido deixa a mulher Oyara, e o filho, Lauro. Adoentado desde 2006, quando sofreu uma queda em casa e fraturou o fêmur, afastara-se do dia-a-dia dos estúdios e redações por onde transitou por mais de seis décadas. Desde abril, vinha se tratando de um câncer.

(...)

O criador do Sala de Redação da Rádio Gaúcha, em 1971, foi múltiplo. Foi repórter de jornal. em rádio, foi redator, locutor, ator de radioteatro, narrador de futebol, comentarista. Dirigiu rádio e TV, foi articulista de Zero Hora. Foi político. O amigo e colega deputado federal Ibsen Pinheiro o definiu como "o mestre do improviso".

Em 1949, Cândido narrou pela Gaúcha a primeira partida internacional transmitida por uma rádio do Estado, o jogo em que o Grêmio venceu o Nacional por 3 a 1, no Estado Centenário de Montevidéu. Era um locutor sem firulas, que contava o que via do jogo de forma cadenciada. Um ano depois elegeu-se deputado estadual pelo Partido Socialista Brasileiro. Presidiu a Assembléia Legislativa, comprou brigas políticas e transformou-se em desafeto do então governador Leonel Brizola, que cutucava nos comentários diários na Rádio Gaúcha e em discursos. Em 1966, seis meses antes de completar o quarto mandato como parlamentar, é cassado pelo regime militar.


Comentário: Eu lembro que ele foi um dos últimos jornalistas a entrevistar o presidente João Figueiredo, antes deste encerrar seu mandato. Um pouco antes, Figueiredo tinha dado uma entrevista à Rede Manchete (e conduzida, salvo engano, por Alexandre Garcia), que repercutiu mal por causa da frase "me esqueçam". Ao contrário do que desejava o então presidente, a declaração ficou famosa e se tornou um símbolo de sua gestão. A máquina de propaganda governista achou por bem fazer uma outra entrevista. Daí chamaram o Candido. E o papo entre os dois foi exibido em rede obrigatória nacional, como se fosse um daqueles pronunciamentos oficiais.