terça-feira, 3 de novembro de 2009

Podcast na academia

Pela quantidade (e pela qualidade), pode-se dizer que o formato podcast – ou audiocast – está ganhando cada vez mais adeptos no país, tanto da parte de cá do microfone (quem fala), quanto da parte de lá (quem ouve).

Mas a coisa corre de forma empírica, ou seja, aprende-se fazendo, observando podcasters de fora ou mesmo os brasileiros que abraçaram a causa logo no começo da história. E a academia (do conhecimento, não a de ginástica), aos poucos, vai produzindo material sobre o tema.

Na Universidade Federal de Santa Catarina, a formanda em jornalismo Déborah Salves está terminando sua colaboração para o tema. Seu TCC é sobre podcast e, o mais interessante, no formato de podcast. “A ideia é fazer um levantamento sobre como vêm sendo produzidos os podcasts brasileiros. O roteiro aborda questões como erros e acertos, dificuldades superadas, difusão do podcast no Brasil, relação com redes sociais, etc”, diz Déborah.

Filipe Speck, já formado em jornalismo, dá uma força para Déborah na realização do Podcast Imediato, que, mesmo depois do TCC, continuará no ar com periodicidade quinzenal.

O tema da quinta edição do Podcast Imediato foi “podcasts de música”. Os entrevistados foram Roberto Miller Maia, do Momento Maia Podcast, Fernando Castro, do Urbanação e eu, que falei sobre o meu podcast, o Outra Versão, ganhador do prêmio de melhor podcast musical de 2008, segundo o júri do Prêmio Podcast, que realizou sua primeira edição no ano passado.

O papo foi muito interessante e espero que eu tenha contribuído com o trabalho da Déborah. Aliás, foi até a forcinha de que eu estava precisando para tentar retomar o Outra Versão, que parei no meio de 2009 e não consegui mais retomar, por falta de tempo.

Então, confira o TCC de Déborah Salves, o Podcast Imediato.

Nenhum comentário: