segunda-feira, 6 de julho de 2009

Enquanto isso em Brasília.....

Aprovado projeto que elenca prioridades para transmissões da Rádio Senado

Da Agência Senado

Proposta que estabelece prioridades para as transmissões ao vivo da Rádio Senado foi aprovada nesta quarta-feira (1) pela Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT).

Do senador Expedito Júnior (PR-RO), o projeto de resolução (PRS 16/09) tem o objetivo de normatizar o funcionamento da emissora quando ocorrerem reuniões concomitantes das diversas comissões do Senado, comissões mistas e mesmo sessões do Senado e do Congresso Nacional.

Pela proposta aprovada, será a seguinte a ordem de prioridade estabelecida para as transmissões ao vivo:

1. Sessões deliberativas ordinárias e extraordinárias do Senado;

2. Sessões deliberativas do Congresso Nacional;

3. Sessões solenes do Congresso Nacional e as destinadas a homenagear chefes de estados estrangeiros;

4. Reuniões ordinárias de comissão permanente;

5. Reuniões extraordinárias de comissão permanente;

6. Reuniões de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), Comissão Parlamentar Mista de Inquérito ou do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar;

7. Sessões não-deliberativas do Senado Federal;

8. Sessões especiais do Senado Federal;

9. Sessões especiais do Congresso Nacional.

No projeto original, não estava prevista a inclusão das sessões solenes, inserida pelo relator da matéria, senador Roberto Cavalcanti (PRB-PB), por meio de emenda.

Ao justificar a necessidade do projeto, o autor afirma que a Rádio Senado é um veículo de grande importância para a formação da cidadania, como modelo de excelência na divulgação dos trabalhos legislativos, com transparência e visibilidade.

- Os desafios enfrentados pela emissora, todavia, avoluman-se a cada dia, em face da intensificação da atividade legislativa e parlamentar observada em tempos recentes - afirma Expedito Junior, que destaca em especial as várias transmissões ao vivo, quando ocorrem eventos simultâneos, como duas ou mais comissões permanentes.

O projeto foi elogiado por vários senadores. Roberto Cavalcanti explicou que a regulamentação das transmissões ao vivo da Rádio Senado era necessária "devido ao agigantamento da emissora e ao aumento dos trabalhos do Senado". Flexa Ribeiro (PSDB-PA), presidente da CCT, lembrou que caberá aos jornalistas responsáveis pela grade de programação da Rádio estabelecer a ordem de prioridade quando duas ou mais comissões permanentes estiverem funcionando simultaneamente.

Radiodifusão

A CCT também aprovou nesta quarta-feira 42 projetos de decreto legislativo para a concessão de exploração de serviço de radiodifusão em diversas cidades brasileiras.

2 comentários:

Toninho Moura disse...

Para quê serve essa rádio? Alguém desse meu querido blog poderia responder?

Marcelo Delfino disse...

Bom saber disso. Como estão prometendo há tempos a chegada da Rádio Senado ao RJ, essas notícias ajudam a separar o luxo do lixo nessa rádio.