quinta-feira, 18 de junho de 2009

Cai a exigência do diploma de jornalismo - 8

Para Globo, queda do diploma é "bem-vinda"

Da Redação do Comunique-se

As Organizações Globo se manifestaram favoravelmente à decisão do Supremo Tribunal Federal de revogar a exigência do diploma para o exercício do jornalismo. Um comunicado divulgado na tarde desta quinta-feira (18/06) informa que o fim do diploma "apenas ratifica uma prática da organização".

"A decisão do Supremo Tribunal Federal sobre o diploma de jornalista é bem-vinda. Ela atesta como legal situação vivida por órgãos de imprensa, que, há anos, têm na sua equipe especialistas de outras áreas, com talento reconhecido, mas que não se formaram na profissão. A decisão do STF apenas ratifica uma prática que sempre foi nossa”, diz o comunicado, assinado pelo vice-presidente João Roberto Marinho.

Os veículos de comunicação ligados à corporação mantêm em seus quadros de jornalismo profissionais que não são graduados nessa área. Na visão da empresa, essa prática não conflita com a contratação de jornalistas formados. No comunicado, as Organizações Globo reconhecem os cursos de Jornalismo como fundamentais e afirmam que continuarão a buscar neles seus profissionais.

Um comentário:

Renato Dias disse...

Sou contra!
A imprensa brasileira já anda sob uma onda de sensacionalismo voltada para o lucro, se a existência dos diplomas não regula os tipos de profissionais colhidos pelo "mercado", sua retirada não causará efeito melhor.O ministro Carlos Aires Brito comparou a diplomação jornalística aos cozinheiros, nada contra eles claro mas, segundo o ministro o jornalismo seria uma vocação natural de quem-o pratica, ora se fosse assim não precisariamos de formação superior para nenhuma espécie de profissão, inclusive nos valeríamos de professores não formados.Em última instância me parece uma espécie de retaliação do STF contra a imprensa brasileira, a retirada do diploma entupirá a imprensa nacional de espécies próximas de um Datena por exemplo, e o apoio da Globo ao caso enriquece ainda mais a decisão do Supremo...