segunda-feira, 2 de março de 2009

Site mostra quem manda nas comunicações

O site Donos da Mídia disponibiliza na internet uma pesquisa inédita e extensa, que pretende mostrar quem manda e desmanda na comunicação brasileira, em todos os seus veículos.

Utilizando-se do cruzamento de vários dados, a equipe do site enumera as redes, grupos e veículos, um por um, de todo o território nacional.

Estava dando uma olhada na área que nos compete, o rádio. Há algumas incorreções ainda, mas o site está em fase experimental e tem atualização diária. Os erros devem diminuir, então, com o tempo de trabalho.

No grupo Bandeirantes, por exemplo, a Rádio Sul América Trânsito não aparece entre as emissoras, ao contrário da Mitsubishi FM, que aparece. Em outro caso, para o site, o grupo Oi não possui nenhuma rádio no estado de São Paulo (!!!!). A metodologia não deixa claro que se a equipe contabiliza arrendamentos, o que explicaria essa falha.

Outra frente na qual o site trabalha e que é muito importante é listar os nomes dos políticos que detém veículos ou mesmo que participem societariamente ou como dirigentes. E para não ficar dúvidas, a legislação que regula as comunicações no país estão reproduzidas para consulta.

Nenhum comentário: