quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Professor Pasquale e Globo se calam diante da "reforma ortográfica" e realizam série sobre o assunto

A reforma ortográfica assinada este ano pelo presidente Lula entra em vigor no dia 1º de janeiro de 2009 e prevê a unificação dos registros escritos do Brasil, de Portugal e de mais seis países de língua portuguesa. Mudar a grafia de palavras certamente vai causar muitas dúvidas num primeiro momento; por isso, haverá um período de transição até 2012.

Mas o ouvinte da Rádio Globo não precisa esperar todo esse tempo. Em dez lições simples e didáticas, o professor Pasquale Cipro Neto vai provar que essa mudança não é um bicho-de-sete-cabeças. A série especial do boletim "Com a palavra, o professor Pasquale", que a Rádio Globo apresenta a partir do próximo dia 1º, será uma oportunidade única para quem quer se adiantar e ficar por dentro das novas regras. As edições vão ao ar de segunda a sexta, às 11h05min, com reprises às 15h45min. Uma aula imperdível para quem ama a língua portuguesa.


---------

É incrível como as pessoas aceitaram alegre e passivamente estas mudanças sem propósito. Como se não bastasse o brasileiro mal dominar o idioma, ainda temos a arrogância de querer ensinar a escrever aos portugueses o idioma que eles inventaram e nós recriamos. Nossa idioma é outro idioma. Nada tem a ver com o falado em Portugal e em outras paragens.

Fico triste em saber que só o radialista Jose Paulo de Andrade - até onde pude ouvir - questionou estas mudanças, em algum casos, sem propósito. Para que tirar o acento da jibóia? Para falarmos "jibôia"? Mais um pouco o Presidente Lula convenceria os lusitanos a acabar com a concordância verbal e com a concordância nominal. Por que não dizer "nóis vai" e "nóis fica" como infelizmente já é comum se ouvir nas ruas? Por que precisamos escrever " Os portugueses criaram o idioma", se é "mólegal" falar "Os portuga balaram esse lance de língua portuguesa", como bem diria o chefe de estado deste iletrado país.

Aliás, o presidente é um hipócrita vernacular. Ele sabe conversar num nível coloquial como poucos, dado a seus anos de política. No entanto, ele insiste em usar uma língua tosca, que envergonha os demais falantes da última flor do Lácio. Pensa ele, na mente perversa de político no poder que assim o povão o entenderá. Em suma: nivelar por baixo ao invés de melhorar o que já é tão ruim. Cada povo tem o governante que merece. Eu, não.

terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Carlos Cereto deixa Rádio Globo

por Carlos Cereto

Aos amigos do Blog, os sinceros votos de um ótimo 2009, com muita paz, saúde e sucesso para todos.

Estarei fora do ar até o ano novo.

A notícia triste é que por motivos contrários à minha vontade, mas, por total responsabilidade minha, desliguei-me da Rádio Globo, onde fiquei por seis meses, nessa segunda passagem.

Período em que fiz grandes amigos e aprendi muito com todos eles.

A boa notícia é que estou de volta ao Sportv, onde em espírito jamais saí, pelo menos em Janeiro, e em nova função, para os comentários da Copa São Paulo de Futebol Junior.

Abraços e até lá.

O blog Rádio Base revisita o telejornalismo norte-americano

Fim-de-ano é um período pouco em que as notícias rareiam um pouco. Portanto, nada melhor do que aproveitar a época para fazer uma retrospectiva. Desta vez, o foco será outro. Em alguns posts, vamos procurar relembrar o melhor (e o pior) do telejornalismo norte-americano. Sua influência no telejornalismo brasileiro é muito grande, pena que seja apena na forma e não no conteúdo, se é que o amigo leitor nos entende.

Vamos começar com uma noite do ano de 1977 em a edição do CBS Evening News começou de forma atabalhoada. Uma falha na paginação deixou perdido o âncora Bob Schieffer, que nada mais teve a fazer senão solicitar a entrada do bloco comercial. Resolvidos os problemas, a edição do telejornal seguiu seu curso normal. Mas o constragimento foi evidente na expresssão de Schieffer.


Sei lá, mil coisas 1 e 2

por Mário Marona

Band News FM de São Paulo.

A cidade debaixo dágua.

No ar, ao vivo, um diretor da DM9DBB é entrevistado num programa sobre propaganda.

A pergunta é uma pérola:

"Como está a pegada criativa da DM9?"

Da resposta, só consegui extrair três frases, todas encerradas com exclamação porque é assim que publicitário conclui qualquer manifestação verbal:

"Hoje em dia tá tudo muito ONOFF!"

"Isso acabou, e vai acabar cada vez mais!"

"Rádio é um veículo que eu a-do-ro!"

"É um mundo de possibilidades!"


*

CBN de São Paulo, 4 e meia da tarde de ontem.

A cidade debaixo dágua.

A prefeitura acabara de declarar "estado de atenção". Já havia 32 pontos de alagamento que paralisavam o trânsito da cidade inteira.

Um apresentador chamado Kioto, ou algo parecido, conversa animadamente com um entrevistado sobre... Truman Capote.

Logo depois, o assunto é futebol e discute-se, mais uma vez animadamente, se o nome do time inglês deve ser pronunciado Mânchester ou Manchéster.


*

Mário Marona é Sócio da empresa de assessoria, produção e consultoria de comunicação Mrmarona Produções Jornalísticas Ltda. Tem 53 anos. É gaúcho. Jornalista há 35 anos. Uma enorme lista de 'ex-funções': diretor de jornalismo da Band-Rio, editor-chefe do Jornal do Brasil, diretor de jornalismo da TV Globo em Brasília, editor-chefe do Jornal Nacional (TV Globo),editor-chefe adjunto do Globo, editor-executivo, editor de política, editor de cidade, editor de esportes e chefe de reportagem do Globo.

*

Comentário: O Kioto a que Mário Marona se refere é, na verdade, o Adalberto Piotto, que comanda as tardes da CBN.

segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Mais um pitaco sobre o fracasso do projeto de Rádio Digital no Brasil

Com o fracasso da introdução do rádio digital no Brasil, começa-se a questionar noveamente sobre o futuro do rádio AM no Brasil. Esperava-se que a introdução da nova tecnologia pudesse revitalizar a frequência. O quadro atual é preocupante. No eixo Rio-São Paulo, muitas emissoras disponibilizaram para aluguel vários de seus horários na grade de programação. Por outro lado, as estações de rádio que tem mais prestígio vem buscando frequencias no FM que retransmitam integralmente sua programação. Nos últimos anos, essa é uma tendência que veio ganhando corpo. A Rádio Gaúcha, de Porto Alegre, foi mais uma que conseguiu uma frequencia no FM, apenas para ficar neste exemplo.

Novela "O Rádio Digital no Brasil" - Mais um capítulo

Abaixo, postada pelo Marcos Ribeiro, a matéria do jornal O Estado de S. Paulo em que o ministro das comunicações Helio Costa tira o corpo da briga e desiste do padrão IBOC, que defendia tão arduamente até então.

Esse projeto, desde o início, causou polêmica e aqui no Rádio Base acompanhamos muitas delas. Para ser sincero, eu, particulamente, não levei nada disso a sério, nem quando os testes começaram em diversas emissoras aqui de São Paulo. Sempre foi tudo muito nebuloso e com aquela cara de "vai levar anos". E a notícia reproduzida abaixo prova isso. Os argumentos pró-IBOC não passavam de colóquios flácidos para acalentar bovinos (o famoso "papo pra boi dormir").

Leia e tire suas conclusões.

Hélio Costa abandona projeto de rádio digital

A mudança de posição foi radical. Depois de ter defendido abertamente durante quase três anos e meio o padrão de rádio digital norte-americano (Iboc ou HD), apresentando-o como o único aceitável para o Brasil, o ministro das Comunicações, Hélio Costa, acaba de retirar seu apoio àquela tecnologia, também preferida pela Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert).

O ministro reconhece agora o que todos os técnicos independentes vinham afirmando desde 2006: em todo o mundo, a tecnologia de rádio digital ainda tem muitos problemas que não permitem sua adoção no Brasil.

O recuo de Hélio Costa, embora tardio, é um fato positivo, pois seria muito pior se o País adotasse o padrão Iboc. O maior prejuízo ficaria com as 5 mil emissoras de rádio brasileiras, que seriam levadas a investir numa tecnologia que aindafunciona precariamente.

O que mais estranhou os observadores nesse episódio foi a posição da Abert, ao defender apaixonadamente o padrão norte-americano, mesmo diante da comprovação de seus problemas.

MARCHA A RÉ

Hélio Costa anunciou sua nova posição no domingo passado, em artigo no jornal O Estado de Minas (leia-o no site Caros Ouvintes), em resposta à jornalista e professora Nair Prata, que havia cobrado do ministro, no início de dezembro, o cumprimento de suas promessas quanto ao rádio digital.

Entre as diversas opiniões citadas no artigo de Hélio Costa, uma das mais convincentes foi a de Sarah McBride, editora de tecnologia do Wall Street Journal.

Na realidade, o jornal norte-americano apenas confirmou a conclusão já conhecida havia muito tempo: depois de quase 5 anos de introdução nos Estados Unidos, a nova tecnologia digital não conta hoje sequer com 10% da adesão das emissoras.

Para se ter idéia da baixa penetração do rádio digital nos Estados Unidos, basta lembrar que, do lado dos ouvintes, mesmo com preços subsidiados, apenas 0,15% da população norte-americana adquiriu seu receptor digital.

PROBLEMAS

Uma das características do padrão conhecido pelo nome de In Band on Channel (Iboc) ou HD Radio, criado pela empresa Ibiquity, é utilizar o mesmo canal de freqüência para transmitir um único programa, simultaneamente, tanto no modo analógico quanto no digital. A idéia é excelente, mas, até agora, o sistema não tem funcionado de forma satisfatória.

Nas transmissões em AM e FM, o padrão Iboc apresenta, entre outros, o problema do atraso (delay) de 8 segundos do sinal digital, em relação ao analógico. Como o alcance do sinal digital é menor do que o analógico, nos limites de sua propagação, a sintonia oscila entre um e outro, com grande desconforto para o ouvinte.

Embora pareça ser a grande saída, a idéia de usar o mesmo canal para transmissões analógicas e digitais, adotada pela empresa Ibiquity, não tem tido sucesso na prática. O fato indiscutível é que essa tecnologia ainda não está madura e apresenta diversos problemas sérios, como a impossibilidade de se utilizarem receptores portáteis - pois o consumo de energia é tão elevado que as baterias se descarregam em poucas horas.

Na Europa, outras tecnologias têm sido propostas em faixas de freqüências exclusivas para o rádio digital, o que, no entanto, obrigaria à troca de todos os receptores. Conclusão: ainda temos que esperar que o mundo desenvolva uma solução melhor para a digitalização do rádio.

ANÚNCIOS PRECOCES

O ministro Hélio Costa, desde que tomou posse no Ministério das Comunicações, em julho de 2005, tem anunciado numerosos projetos puramente imaginários que nunca se concretizam ou que se revelam inviáveis.

Na abertura do evento internacional Américas Telecom, em outubro de 2005, em Salvador (Bahia), ele anunciou que o Brasil já vivia "a era do rádio digital" (quando apenas algumas emissoras iniciavam os primeiros testes com o padrão norte-americano HD Radio ou Iboc). Na mesma ocasião, anunciou ao auditório que a Grande São Paulo veria as imagens da Copa do Mundo de 2006 com imagens da TV digital, que só entrou no ar em 2 dezembro de 2007.

Entrevistado no programa Roda Viva, da TV Cultura, em 2005, afirmou categoricamente que o Ministério das Comunicações iria investir não apenas o montante de R$ 600 milhões anuais dos recursos do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust), bem como o saldo acumulado então superior a R$ 4 bilhões.

Até hoje o Brasil não utilizou praticamente nada do Fust. No ano de 2006, o ministro garantiu que o Japão havia concordado em instalar uma indústria de semicondutores (circuitos microeletrônicos) no Brasil, em contrapartida à escolha do padrão de TV digital nipo-brasileiro. Na verdade, o Japão jamais prometeu essa fábrica.

Ethevaldo Siqueira - O Estado de S.Paulo


-------------------------------------------

Foi preciso um especialista americano dizer que esse negócio de rádio digital é um mico para o senhor ministro achar isso também? Será que ele não tem rádio em casa, não? Qualquer ouvinte mais atento de rádio AM descobriu desde o primeiro dia em que "implantaram" esta trolha de rádio digital no ar, que este sistema é uma porcaria. O som de emissoras como Bandeirantes, CBN e Record simplesmente ficou uma m*, sem contar que a chiadeira que deveria sumir não desapareceu.

Um colega meu que trabalha em rádio disse que o Tuta, diretor todo poderoso da Jovem Pan, mandou chamar um engenheiro que estava implantando o sistema digital na concorrência. Ele veio demonstrou o sistema e o velho homem do rádio ouviu. Ouviu e não gostou do som. Preferiu ficar com o bom e velho analógico. Jovem Pan, Capital e Eldorado são únicas emissoras grandes de São Paulo que ainda podem ser ouvidas decentemente em São Paulo. Alguém conhece algum ouvinte que ouça a CBN pelo AM? E a FM digital? Fez alguma diferença? Não, não fez.

Esses políticos de Brasília não aprendem que - e olha que o Hélio Costa é do ramo - um sistema ou tecnologia só suplanta a outra se o consmuidor perceber que há vantagens em adotar algo mais novo do que o convencional. Mais avançado e barato. O governo não incentivou (ainda bem!) que os fabricantes de aparelhos de rádio produzissem essa iguaria no Brasil. Se tivesse incentivado a venda dos novos aparelhos a 50 reais cada, eu pegaria uns três. Os Mp3, Mp4, Mp5, Mp10 tão populares hoje em dia já viriam com o novo sistema.

A derrapada pior foi com o sistema digital da TV. O governo saiu dizendo por aí que iria subsidiar a venda de aparelhos conversores digitais a no máximo 200 reais para o consumidor. Só se esqueceram de combinar com os fabricantes. O interesse das fábrica é fazer TV maiores a mais caras, e não conversores. O preço do aparelhinho é quase o mesmo de uma boa TV analógica grande. Não compensa o investimento. Nem a compra de uma TV digital de plasma e tal vale a pena. Ainda. O consumidor está esperando o preço destes produtos baixar. Além do mais, na televisão digital há muitos problemas a se resolver. Quem já viu sabe que a qualidade da imagem precisa melhorar bastante. Os produtores de conteúdo precisam se adaptar ao sistema. Ainda não é a imagem que "parece um cinema", como costumava dizer meu finado pai, quando a TV lá de casa pegava muito bem.

Por ora, fazendo coro aos amantes do vinil, que o odeiam o MP3, só me resta dizer: "VIDA LONGA AO SISTEMA ANALÓGICO".

domingo, 28 de dezembro de 2008

Outra Versão #64 - Especial Lulu Santos/Mashup

Muito antes da onda do mashup, Lulu Santos já somava duas músicas para resultar numa terceira, inédita. Juntou os riffs dos Doobie Brothers com a letra da música de Roberto Carlos e fez a sua própria versão. Isso em 1995. Ficou assim:

The Doobie Brothers – Long Train Runnin’
+ Roberto Carlos – Se Você Pensa
---------------------------------
Lulu Santos – Se Você Pensa


Para pegar só o mp3, clique aqui.

Para ouvir os episódios anteriores, basta usar o player acima ou acessar a página do Outra Versão.

Até a próxima equação.

sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Rádio Base Urgente está no ar, neste exato instante!!!!!!

Corre que ainda dá tempo de pegar o bloco 2 e 3


RÁDIO BASE URGENTE – 08 – 26 DE DEZEMBRO DE 2008 – PÁG. 01
Tec- Vinheta abertura
TEC\ Bg\CD>\ TEC>
LOC> Começando mais um programa Rádio Base Urgente!!, aqui pela Rede USP de Rádio. São Paulo e Ribeirão Preto. E a gente começa com uma música que praticamente foi uma das primeiras músicas a fazer sucesso pela Internet, quase 10 anos atrás: “U2, Discotheque”.
TEC> 0801_U2_Discotheque.mp3
0802 Inocentes – Pânico em SP
0803 Ação Direto – Reféns do medo
0804 Adrede Eu sei bem o que quero
0805 Arame Farpado – Debaixo da Ponte

LOC> Você ouviu (desanuncia). E não se esqueça para entrar em contato com a nossa produção, para enviar sua música entre no nosso site – www.radiobase urgente.rg3.net ou na nossa comunidade no orkut, ta certo. Agora e gente faz um pequeno intervalo e volta logo em seguida.
TEC> vinheta estamos apresentando

----------------------------------------------------
RÁDIO BASE URGENTE – 08 – 26 DE DEZEMBRO DE 2008 – PÁG. 02
TEC> vinheta voltamos a apresentar
LOC> De volta Rádio Base Urgente
TEC>
0806 Gerson king Kombo - Mandamentos Black
0807 Galo Canto - Fina Batucada
0808 Molottov Attack – Acorde
0809 Pedra – Sou Mais feliz
0810 Placa Luminosa – Mapa da Mina
LOC> Você ouviu aqui na Rádio Base (desanuncia)
A gente faz mais uma pausa e volta daqui a pouco.
TEC> vinheta estamos apresentando

--------------------------------------------------------------
TEC> vinheta voltamos a apresentar - parte 3
LOC> De volta Rádio Base Urgente
TEC>
0811 365 – Grandola Vila Morena
0812 The Fratellis – chelsea dagger
0813 Retaliacao PB – Pão e circo
0814 88 Não – Punk Rock
0815 TV on the Radio - Crying

quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

Competição dentro da competição

Duas rádios paulistanas vão competir pela liderança na cobertura do Rally Dakar, ex-Paris Dakar, que acontece desta vez na América do Sul.

A Rádio Eldorado aposta na tradição: Cobre a competição há 21 anos. Quem passará as informações será um dos pilotos, o André Azevedo. Já a Mitsubishi FM aposta na presença de um repórter nos locais dos acontecimentos. A largada está programada para o dia 2 de janeiro, em Buenos Aires, com chegada no dia 18 do mesmo mês, na mesma cidade. Nesses 16 dias, os pilotos percorrerão cerca de 9 mil quilômetros, incluindo regiões inóspitas, como o Deserto do Atacama, no Chile.

Morre o radialista Oldemar Kramer

da Gazeta do Povo

O rádio esportivo paranaense perdeu Oldemar Kramer. O eterno plantonista da Rádio Clube Paranaense estava internado na UTI da Santa Casa de Curitiba desde a última segunda-feira e não resistiu, falecendo às 12h desta quarta-feira. Aos 73 anos, Kramer já vinha com a saúde debilitada, e alimentava o sonho de se recuperar e voltar a atuar na profissão que amava.

Apaixonado por futebol, o plantonista trabalhou mais de 50 anos no rádio paranaense e era considerado uma lenda por quem acompanha o futebol do Paraná. Passou pelas rádios Clube Paranaense e Independência e estas foram as suas duas únicas emissoras na carreira. Apesar dos problemas médicos, Oldemar Kramer esteve na ativa até o fechamento da Clube, em setembro deste ano. Este fato, segundo amigos, teria feito a saúde do radialista se deteriorar rapidamente.

“Ele já estava doente, mas o fechamento da Rádio Clube foi o golpe de misericórdia na saúde dele. Ele passou por uma cirurgia cardíaca há alguns dias, ocorreram complicações, mas ainda assim ele chegou a deixar a UTI, porém piorou e acabou nos deixando. Ele entrou em depressão com o fim da Clube, era uma figura maravilhosa, um grande amigo, muito correto e leal”, lamentou o cronista e colunista da Gazeta do Povo, Airton Cordeiro.

O corpo de Oldemar Kramer será velado a partir das 18h desta quarta no Cemitério Água Verde, em Curitiba, e será sepultado às 10h desta quinta-feira. O platonista deixa a esposa, Maria de Lourdes, três filhos, cinco netos e três bisnetos.


*

Oldemar Kramer, uma lenda do plantão esportivo

da Gazeta do Povo

Ele é provavelmente o mais antigo plantonista do rádio esportivo brasileiro. Mas, golpeado pelo fim das transmissões locais da Clube-B2, emissora à qual emprestou a voz por 46 anos, o curitibano Oldemar Kramer espera desde setembro de 2007 para voltar à atividade que o consagrou.

Com a voz e a saúde firmes aos 73 anos de idade, o coxa-branca Kramer quer estar na ativa até 1.º de novembro, data em completará nada menos que 50 anos de rádio. E desde o primeiro dia como plantonista - aquele profissional responsável por informar os resultados da rodada.

A prova desta disposição está nas pastinhas surradas onde guarda os resultados dos principais campeonatos nacionais e internacionais, atualizados a caneta. “Se precisarem de mim hoje, estou pronto”, diz o “Professor”, como ficou conhecido pelos amigos pela mania de sempre corrigir o que julga incorreto.

Kramer recebeu a reportagem do Paraná-Online no escritório da empresa de terraplenagem que mantém com os filhos Fernando e Fabiano, no bairro Água Verde, e contou histórias sobre a longa carreira, o problema da Rádio Clube, que agora transmite em rede com a Eldorado de São Paulo, e os planos para o futuro.

O começo de tudo

“Nos anos 50s, tinha um equipamento de som e apresentava eventos culturais e esportivos. Fiz um teste na Rádio Colombo, e justo naquele dia o plantonista Edmar Baroni faltou. Era uma transmissão de Ferroviário x Britânia e me colocaram na fogueira. Fui bem e me fixaram no lugar do Baroni.”

Dedicação ao plantonismo

“A maioria começa no plantão e depois migra para outras áreas. Mas fiquei na função quando vi que seria o melhor. Diversifiquei a atividade do plantonista. Estudei regras do futebol, me envolvi com arbitragem, briguei com FPF, CBF, enchi o saco de todos (risos).”

O plantão dos bons tempos


“A equipe da Clube tinha cinco ou seis pessoas, era um timaço. E ainda desenvolvi um sistema em que cada um escutava duas rádios ao mesmo tempo. Na época, só se sabia dos resultados de momento por rádio de ondas curtas ou telefone. Acabamos até aprendendo um pouco de outras línguas. Tínhamos alguns informantes no interior que ligavam a cobrar. Também chegamos a usar o rádio da polícia, que ficava meio ocioso aos domingos, para falar com outras cidades.”

O plantão atual

“Tenho pena do ouvinte, hoje. Mesmo com a facilidade da internet, nossas rádios apostaram numa gurizada fraca. O único bom é o (Carlos) Kleina, mas não o colocam no plantão.”

Histórias

“O Coritiba fazia jogo sem importância em Bandeirantes. Só uma rádio concorrente enviou repórter, mas faltavam 10 minutos pro fim e ele dizia que estava 0 a 0. Achei estranho. Descobrimos que já estava 1 a 0 para o Coxa desde o começo do 2.º tempo. Anunciamos o gol e imediatamente o repórter repetiu - quer dizer, ele não tinha ido pra Bandeirantes. Pregamos uma peça: anunciei renda e público, chutando um número qualquer. E bucha! - o repórter repetiu o mesmo número. Virou piada por muito tempo.”

O fim da Rádio Clube

“Foi por pura incompetência da nova direção. Não eram do ramo. O último bom diretor-geral foi o Euclides Cardoso, que saiu em 95. De lá pra cá a Clube só decaiu. O Dom Pedro Fedalto (ex-arcebispo de Curitiba) ainda fez um força e não deixou a rádio ser incorporada pela Jovem Pan de São Paulo. O governo do Estado poderia ajudar e trocar a concessão, mas também foi omisso.”

O futuro

“Ainda tenho pique e vontade. Mas quero ir para uma rádio grande, e séria. A Bandeirantes e a Record de São Paulo me convidaram, mas eu e a família decidimos não sair de Curitiba. E continuo por dentro, passo horas do domingo atualizando todos os resultados à mão. Minha mulher diz que estou ficando maluco... (risos).”

quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Dica para os programadores da Alpha FM

Caro Marcos Lauro.

Eu sei que os programadores da Alpha são pessoas atarefadas e tal. Mas se eles reservarem 60 minutos do sábado do tempo deles para ouvir a programação da USP FM a partir do meio dia, quem sabe eles não se atualizam em termos de música, não é mesmo?

Então aproveita que o Rádio Base Urgente vai mudar-se para o sabadão e ouve sua última edição noturna, na quinta-feira, meia noite.

Playlist
0801_U2_Discotheque.mp3
0802 Inocentes – Pânico em SP
0803 Ação Direto – Reféns do medo
0804 Adrede Eu sei bem o que quero
0805 Arame Farpado – Debaixo da Ponte
0806 Gerson king Kombo - Mandamentos Black
0807 Galo Canto - Fina Batucada
0808 Molottov Attack – Acorde
0809 Pedra – Sou Mais feliz
0810 Placa Luminosa – Mapa da Mina
0811 365 – Grandola Vila Morena
0812 The Fratellis – chelsea dagger
0813 Retaliacao PB – Pão e circo
0814 88 Não – Punk Rock
0815 TV on the Radio - Crying

Rádio Base Urgente - Sábado, a partir de 3 de janeiro, 14h, USP FM 93,7MHz, São Paulo, 107,9MHz, Ribeirão Preto.

Produção e apresentação Marco Ribeiro

http://www.radio.usp.br/programa.php?id=70

terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Estava a avó no seu lugaaaaar...

Já está no ar a Rádio Rá Tim Bum. Na verdade, é uma playlist com 69 músicas, daquelas que podem deixar tocando pra criançada sem medo e ainda garantir uma diversão de qualidade.

Apesar de levar o nome de "rádio", não tem vinhetas, só as músicas na seqüência. Mas, em compensação, o player apresenta o nome da música, do artista e ainda traz a letra do lado direito.

Na mesma página, existem outros links, como o da Rádio Cocoricó.

Tchubaruba na Alpha

Hoje estava aqui na tranqüilidade do lar, ouvindo a Alpha FM, e flagrei algo inesperado (pelo menos para mim, foi inesperado). Mallu Magalhães, a adolescente, tem uma música no playlist da rádio!

Deixando de lado as questões mais polêmicas, como a importância da jovem artista para a música brasileira ou ainda a qualidade das suas músicas, achei interessante uma rádio como a Alpha FM tocar o hit (virtual/internético) "Tchubaruba". Afasta um pouco essa visão que muitos têm da Alpha, como uma rádio de "soft rock/70's/80's" ou ainda "rádio de tiozão/rádio de escritório". É uma renovação necessária. Alguém tem mais alguma sugestão do que a Alpha pode tocar para dar aquela chachoalhada na playlist sem fugir do seu estilo "suave"?

Confira os especiais de fim de ano do Grupo Bandeirantes de Rádio

Tem para todos os gostos, segundo sua assessoria de imprensa:

Especial Roberto Carlos

Na véspera de Natal, das 22h às 23h, a Nativa apresentará um especial com músicas do rei Roberto Carlos apresentado pelo filho dele, Dudu Braga. Nesse programa especial, vários artistas sertanejos prestarão uma homenagem ao rei cantando seus maiores sucessos. Entre os artistas que participarão do especial estão os cantores Daniel e Eduardo Costa, e as duplas Zezé di Camargo e Luciano, Guilherme e Santiago, Chitãozinho e Xororó e Edson e Hudson. “Amor Perfeito”, “Como Vai Você”, “Nossa Senhora” e “A Distância” são apenas algumas das músicas que os ouvintes poderão ouvir em versões exclusivas produzidas pela Nativa FM. O especial será reapresentado no dia 25 ao meio-dia.

*

“Outlander Live” tem especiais do U2 e dos Beatles no Natal

Apresentada por Edu Mello, a atração da Mitsubishi FM traz versões ao vivo dos maiores sucessos da música e neste final de ano vão ao ar edições especiais com músicas de grandes artistas. O programa do dia 24 terá versões ao vivo dos maiores sucessos do U2 e, no dia 25, clássicos do Beatles recheiam o programa. Rádio Mitsubishi FM 92,5 MHz, Outlander Live, todos os dias, das 17h às 18h. www.mitfm.com.br

*

Retrospectiva 2008

Os principais acontecimentos do ano serão relembrados durante a “Retrospectiva 2008” da Rádio Bandeirantes. Os jornalistas Rafael Colombo e Sérgio Patrick comandam a atração de quatro horas de duração que destaca os principais fatos do Brasil e do mundo na política, economia, cultura e esporte. Rádio Bandeirantes AM, 840 KHz, e FM, 90,9 MHz, Retrospectiva 2008, domingo (28) das 16 às 20h. www.radiobandeirantes.com.br

domingo, 21 de dezembro de 2008

Outra Versão #63

Mais uma edição do nosso premiado Outra Versão.

Antes, uma errata: No programa dessa semana, me refiro ao Gilberto Gil como ministro pelo fato de eu ter gravado essa locução quando ele ainda ocupava o cargo de Ministro da Cultura. Todos sabem que ele já saiu, não é?

Seguem as músicas de hoje:

Queen of Japan – I Was Made for Loving You;
Los Hermanos – Eu Vou Tirar Você desse Lugar;
Gilberto Gil e Rita Lee – De Leve.


Para baixar o mp3, sem atravessadores, clique aqui.

Até o próximo Outra Versão (sem férias, hein!).

sábado, 20 de dezembro de 2008

Coisas estranhas acontecem num sábado à noite...

Terminou há pouco a transmissão ao vivo do show da Madonna pela 89 FM. A Metrô também estava com sons da jovem senhora no ar, mas não exatamente ao vivo. Eram "melhores momentos", segundo a locutora.

Enquanto o áudio da Metrô estava ótimo, algo estranho acontecia na transmissão da 89. A impressão que me deu (e ao Marcos Ribeiro também) é que o som não vinha da mesa ou de alguma saída "oficial". Era, aparentemente, mono. Igual quando colocamos um microfone para captar ambiente ou então na frente de uma caixa de som. Será que deram um "brazilian little way" (ou "jeitinho brasileiro", na língua da Madonna)?

Depois, fui dar uma passeada pelo dial e parei na USP, que nesse horário apresenta o "Nonstop Music", um programa de 3h de duração. O nome parece meio datado, lembra a época em que as vinhetas em inglês/estéreo da Jovem Pan eram o máximo da modernidade no rádio. A locução do Celso Filho, por melhor que seja (e é!), parece que não "casa" muito bem com a proposta do programa. Um estilo mais jovem, conversado, seria interessante. Mas musicalmente, o "Nonstop Music" não deixa a desejar. Em poucos minutos, ouvi Lobão, Guilherme Arantes, Gilberto Gil e até Fagner. Rolam até algumas versões remixadas, da época do remix feito à Gillete que vinha no final do vinil. O programa é um bom concorrente para o Iraí Campos e sua disco music na Alpha FM.

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Até que enfim se lembraram do AM!

Finalmente o AM voltará a ser ouvido nas ruas.

A Sony Ericsson lançou o R306, celular que tem recepção de rádios em AM e FM. A faixa tinha perdido muitos ouvintes pelo fato de celulares e mp3 players com recepção de rádio não a contemplar. Eu mesmo deixei de ouvir o Na Geral quando ele saiu da Band FM (não tenho como sintonizar a Band AM na rua).

Tentei localizar o aparelho em alguns sites, mas ele ainda não aparece nas buscas. Em breve.

Aguardamos também os próximos modelos com a novidade.
------------------
Update: Já tem nas Lojas Americanas.


segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Band FM dá ingressos para o show de Madonna em São Paulo

A Band FM (96,1 MHz) vai distribuir pares de ingressos para o show da Madonna. Amanhã, dia 16, a rádio vai espalhar centenas de caixas pelas ruas e avenidas da Grande São Paulo.

Durante todo o dia, a partir das 10h, os locutores darão dicas de onde as caixas poderão ser encontradas. Além dos ingressos, os ouvintes poderão ganhar kits da Band FM contendo MP4, camiseta e o mais recente CD da rainha do pop, “Hard Candy”.

sábado, 13 de dezembro de 2008

Outra Versão #62 - Especial Campeão

Bom, resolvi não fazer discurso de agradecimento nem nada do tipo. O Outra Versão foi escolhido como melhor podcast musical do ano pela comissão julgadora do Prêmio Podcast 2008.

Para mim, é muito legal e importante esse prêmio, já que faço esse programa por puro prazer, sem compromisso profissional algum. É um reconhecimento muito grande, mesmo.

Então, para comemorar esse prêmio, fiz o "Especial Campeão", que é um Outra Versão com covers do Rei Elvis, o número um do Rock 'n' Roll (mal aí, Beatles!). As músicas:

Elvis Presley – Johnny B. Goode;
Elvis Presley – My Way;
Elvis Presley – Blue Moon.


Para baixar o episódio e ouvir depois, clique aqui.

Seguimos aqui nessa nossa caminhada semanal. E um aviso: Sem férias no Natal/Ano Novo, ok? Pode aparecer por aqui, semanalmente, que você ouvirá um episódio novo.

Abraço e até o próximo.

Agora é oficial: Edemar Annuseck na Record

por Edemar Annuseck

Comunico aos amigos, aos que tem enviado e-mails e postado comentários em meu blog que estarei na RÁDIO RECORD a partir de Janeiro. Serei mais um profissional a integrar a equipe esportiva comandada por Paulo Roberto Martins. Na quarta-feira (10) fui apresentado a Cássio Lima (Diretor Geral) e Roberto Forster (Diretor Comercial) da emissora, na presença do Diretor de Esportes Paulo Roberto Martins. A reunião definiu o meu ingresso na Equipe de Esportes da Rádio Record. Estou muito feliz com a oportunidade que a Rádio Record está me oferecendo. Cássio Lima e Paulo Roberto Martins afirmaram que muitas novidades deverão surgir em 2009 com a formação da Rede Record de Rádio com aproximadamente 100 emissoras. Agradeço a DEUS em primeiro lugar e a direção da Rádio Record pela confiança depositada. Espero honrar o compromisso assumido com muita dedicação e profissionalismo.

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Documento histórico na Rádio Senado

Rádio Senado relembra edição do AI-5

Da Agência Senado

No próximo dia 13 completam-se 40 anos desde a edição do Ato Institucional n° 5 - o quinto e mais contundente dos decretos emitidos no período da ditadura militar no Brasil (1964-1985). A Rádio Senado relembra ess fato histórico levando ao ar o especial 40 Anos do AI-5, com veiculação inédita do áudio do encontro entre o então presidente Costa e Silva com ministros de Estado para a apresentação do AI-5.

Essa edição do programa Reportagem Especial - produzido pelo repórter Cezar Motta, da Rádio Senado - é pontuada por canções da época que manifestavam o sentimento de protesto da classe artística à censura, por meio de expressões e versos metafóricos. O programa apresenta ainda depoimento do então líder do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) na Câmara dos Deputados, Alencar Furtado - cassado pelo presidente Ernesto Geisel em 1977 por fazer uso, ao discursar na TV, de expressões associadas às práticas da ditadura militar.

O programa Reportagem Especial vai ao ar nesta sexta-feira (12) às 18h, com reprise no sábado (13), às 10h, e no domingo, às 17h.
------------------------
Não sei porque, mas nunca consegui ouvir a Rádio Senado pela internet. Sempre dá erro na conexão. Mas deixo a dica para quem conseguir ouvir. É documento histórico e importante, para entendermos um pouquinho mais sobre a história deste país.

Por falar em Rádio Senado, a emissora deve receber nova equipe em 2009. O concurso público, aplicado pela FGV, foi finalizado e os candidatos já aguardam a convocação. Para os locutores, o teste prático foi realizado na segunda semana de dezembro (isso se seguiram o cronograma!).

Campanha de Natal da Mix incentiva a doação de brinquedos

De 28 de novembro a 19 de dezembro, a Rádio Mix FM (São Paulo – 106.3 FM) vai incentivar os ouvintes a doarem um brinquedo novo ou em bom estado para que as crianças carentes de São Paulo tenham um Natal mais feliz. A emissora de rádio também receberá doações de roupas, cobertores e alimentos enlatados que serão destinados aos desabrigados de Santa Catarina.

A campanha contará com o apoio de artistas de destaque na música. Na próxima quarta-feira, 03 de dezembro, a partir das 10h00, e durante todo o dia, quem passar pela sede da Mix FM – Rua Vergueiro, 1211, Paraíso – poderá deixar um brinquedo e pegar autógrafos dos integrantes das bandas NX Zero, Fresno e do rapper Túlio Dek, num cartão desenvolvido para a ação (anexo neste e-mail).

Até 19 de dezembro a Rádio Mix promoverá outras sessões de autógrafos com mais artistas. Durante todo o período da campanha a emissora de rádio receberá as doações em sua sede e também nas Blitz Mix, ações promocionais realizadas nas ruas de São Paulo.

Os brinquedos serão enviados ao “Projeto Parábola” e “Casa André Luiz”. As doações para as vítimas das chuvas em Santa Catarina serão entregues à Cruz Vermelha Brasileira.

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Rádio Globo estreía quadro sobre decoração

Estréia, na próxima segunda-feira, dia 15, o "De Coração pra você", novo quadro da Rádio Globo, em parceria com a produtora A Voz do Brasil. A atração será apresentada pelo designer Marcelo Rosenbaum. A proposta é levar aos ouvintes dicas de decoração e design, de uma forma didática, simpática e dinâmica, em inserções de até 2 minutos.

Exibido de segunda a sexta-feira, o quadro é integrante do programa "Manhã da Globo", um dos destaques em audiência na programação da emissora. Marcelo Rosenbaum já está no ar, um sábado por mês, na TV Globo no "Caldeirão do Huck', apresentando o "Lar Doce Lar", com Luciano Huck. Com o programa "De Coração pra Você", ele promete agora ampliar sua proposta de democratizar o design pela informação e elevar a auto-estima do brasileiro através do cuidado com a casa com dicas simples e interessantes.
------------------------------------

Como diz aquele ator participante de reality show: "Ae, mermão quem gosta de beleza interior é decorador, valeu?

Aúdio Post

Foi-se o tempo em que o blog era apenas texto. Por isso, resolvi estrear aqui no Rádio Base o Aúdio Post. Nesta primeira edição, eu falo sobre as perspectivas para o rádio esportivo paulistano em 2009



O blog do Anderson Cheni, citado por mim no aúdio post, é http://cheninocampo.blogspot.com/

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Retrospectiva dos prêmios de rádio concedidos pela APCA

Vale a pena relembrar os prêmios concedidos pela APCA na categoria rádio desde o ano 2000.

======

2007

Grande Prêmio da Crítica: Rádio Eldorado AM – Ingresso no setor esportivo em parceria com a ESPN Brasil
Musical: Sala de Professores/Eldorado FM
Variedades: Fim de Expediente/CBN
Cultura: Noites Paulistanas/CBN
Internet: Podcast Muqueca de Siri/www.muquecadesiri.podomatic.com
Humor: Energia na Véia/Radio Energia 97
Programa: Plug Eldorado/Eldorado AM


======

2006

Grande Prêmio da Crítica: Arnaldo Jabor - CBN
Musical: Solano Ribeiro e a Nova Música do Brasil - Rádio Cultura AM
Cultura Geral: A Voz Popular - Luis Antonio Giron - Rádio Cultura AM/FM
Rádio Web: www.universidademetodista.br
Humor: Buemba Buemba - José Simão - Band News
Iniciativa: Rádio Pára-choque - Eldorado AM/FM

======

2005

Grande Prêmio da Crítica – Quadrante – Paulo Autran (Band News)
Musical – O Samba pede Passagem (Capital FM)
Produção Universitária – Programa do Estudante (Cultura AM)
Humor – Porteiro Zé (89 FM)
Variedades – Trip (Eldorado FM)
Cultura Geral – Você é Curioso (Bandeirantes AM)
Revelação – Chic - Glória Kalil (Eldorado AM)

======

2004

Cultura Geral - Nossa Língua Portuguesa, da Cultura AM
Musical - Jazz Masters, da Eldorado FM
Variedades - Rádio ao Vivo, da Jovem Pan AM
Revelação - Supertônica, da Cultura FM
Humor - Debate Boca, da Record AM
Infantil - Ciranda da Criança, da América AM

======

2003

Jornalismo - Bandeirantes
Jornalista Esportivo - Juca Kfouri - CBN
Âncora/Comunicador - José Paulo de Andrade - Bandeirantes
Cultura/Variedades - São Paulo de Todos os Tempos - Eldorado AM - apresentado por Geraldo Nunes
Humorístico - Na Geral - Bandeirantes - Beto Hora, Lélio Teixeira e Zé Paulo da Glória
Comentarista - Gilberto Dimenstein - CBN
Ação Social - Jovem Pan pela vida, contra as Drogas - Jovem Pan - Izilda Alvez

======

2002

Variedades - No Mundo da Bola - Jovem Pan
Cultura - Letra e Música - Pasquale Cipro Neto - Cultura AM
Jornalismo - Bandeirantes AM
Esportivo - Bandeirantes AM
Âncora/ Comunicador - Heródoto Barbeiro - CBN
Ação Social - Rádio Heliópolis, pela promoção da cidadania
Destaque - Rádio USP, pela criação da Rede Universitária de Rádio


======

2001

Musical - Nova Brasil FM
Variedades - Marilu Cabañas - Reportagens Cultura AM
Cultura - De Palavra em Palavra - Eldorado AM
Jornalismo - Eldorado AM
Esportivo - Bandeirantes AM
Âncora/ Comunicador - Miguel Dias - Globo AM
Destaque - De Olho no Mundo - Eldorado AM/BBC de Londres

=====

2000

Apresentadora – Patrícia Palumbo (Vozes do Brasil e Hora do Rush, Eldorado FM)
Variedades – Espaço Informal (Eldorado AM)
Jornalismo - Bandeirantes AM
Esportes – Rádio Globo
Programação musical – Rádio USP
Destaque – Rádio Nova FM
Iniciativa cultural – Procura Radioator, da Cultura FM, em parceria com o Senac, pelas adaptações de contos de Machado de Assis

======

Comentário: Quando o Marcos Lauro, ilustre integrante do júri deste ano, me informou os premiados deste ano, não pude deixar de notar que continua uma certa hegemonia nos prêmios de um eixo de emissoras formadas por Eldorado (AM/FM), CBN, Cultura (AM/FM,) USP FM e Bandeirantes. E a culpa, nesse caso, não é do jurados.

Noto um certo esforço para lembrar de produções de outras emissoras. Lembro alguns exemplos: em 2005, a Rádio Capital foi agraciada pelo programa O Samba Pede Passagem. Dois anos depois, a Energia 97 ganhou um prêmio pelo seu Energia na Véia. Isso sem falar da lembrança, em 2004, de um programa da Record que nem está mais no ar: o Debate Boca.

Tomara que alguma emissora fora desse eixo consiga surpreender e emplacar alguma de suas atrações na lista dos melhores de 2009.

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

APCA - Os melhores de 2008 no rádio

Aconteceu na noite de ontem a reunião que definiu os melhores da APCA, segundo seus jurados, nas mais diversas categorias.

No que compete ao rádio, os escolhidos foram:

Programa ao vivo – Grandes Encontros (Eldorado FM)

Revelação – Pajero Sport Specials (Mitsubishi FM)

Internet – Rádio Heineken

Humor – Rádio Matraca (USP FM)

Musical – Sala de Música (CBN)

Variedades – Caminhos Alternativos (CBN)

Grande Prêmio da Crítica – Escola Voluntária (Rádio Bandeirantes AM)


A festa da entrega dos prêmios deve ter sua data divulgada em breve.

O fim da Venenosa FM

"Desejo do fundo da ALMA que toda a má sorte do mundo recaia sobre as cabeças dos desgraçados, aliás, DES-GRA-ÇA-DOS que acabaram com a VENENOSA! Por causa da venenosa eu deixei de carregar CDs no carro, todos os botões do FM1 do meu CD Player eram pré ajustados pra sintonizar a venenosa! As locutoras eram super engraçadas e dava muito espaço para as bandas, tinha as news do mundo do ROCK... putz foi a melhor rádio que já tocou em GOIÂNIA nos últimos 30 anos!
Aqui em GOIÂNIA ROCK CITY todo mundo ama essa rádio! Quando eu sintonizei e tava tocando pagode eu quase morri! SORTE PRA TODOS OS ROQUEIROS E GALERA QUE TRAMPAVA AÍ E DESEJO QUE O FDP que fechou a VENENOSA SE FODA PELO RESTO DA VIDA, ELE E OS PAGODEIROS! Desabafei mesmo e se quiser apagar que apague!
"

"Acabei de apagar da memória do rádio do meu carro os 88,9 MHZ ! Agora é só CD, rádio de notícias e uma ou outra rádio adulto ou Pop daqui da região Sul Fluminense, para quando esquecer os Cd´s... fazer o que..."

"mais uma vez......O SONHO ACABOU!!!!!!!!!"

"A rádio venenosa não era uma rádio comercial e sim cultural, mas infelizmente mais uma vez a verdinha ganhou a cultura, afinal de contas o que e cultura sem dinheiro? A sua própria faculdade oferece cultura as pessoas em troco de lucros, no mundo capitalista a cultura não e tão importante, então vamos cantar....
chão chão chão ...
vai sentando vai sentando ...
a filha da puta trabalha pelada ...

"É outras tosquices mais ... Se não pode vencer o inimigo junte-se a ele, mas nesse caso eu morro mas não me junto ao inimigo, prefiro a morte do que me vender as tosqueiras dessa sociedade escrota. Infelizmente vc prefiriu ficar vivo."

Infelizmente não adiantará nada enviarmos email's, fazermos abaixo assinado e coisas parecidas, pois a população e principalmente aqui do Rio, não tende a evoluir e si regredir, pelo menos em gosto musical. Como essa aioria está longe da evolução, talvez em um futuro bem distante nossos netos poderão ter a oortunidade de ouvirem novamente no dial uma rádio rock descente.

Abraço a todos.
"

As mensagens acima foram extraídas da comunidade da Venenosa FM, no Orkut. A emissora deixou o dial para dar lugar à Mania FM, com um perfil de programação diferente. Ela estava no ar desde o dia 09/09/2006. Transmitia para quatro cidades: Rio Bonito (RJ) 90,9 MHz (região dos Lagos), Paraty (RJ) 88,9 MHz (Litoral Sul Fluminense, Zona Oeste do Rio, Litoral Norte de SP, Vale do Paraíba (SP) e Sul de MG), Uberlândia (MG) 89,7 MHz (Triângulo Mineiro) e Goiânia (GO) 106,1 MHz (grande Goiânia).

sábado, 6 de dezembro de 2008

A confusão que envolve a útlima rodada do brasileirão-08

O sábado que antecede a rodada final do campeonato brasileiro foi marcado pelo afastamento do árbitro Wagner Tardelli da escala que o indicava para trabalhar na partida entre Goiás e São Paulo.

Em entrevista a Rádio Bandeirantes, de Porto Alegre, Tardelli falou em corrupção, escuta telefônica e citou uma investigação do Ministério Público. Confira no vídeo abaixo:



Milton Neves, em depoimento à mesma emissora, falou sobre a história e sustentou a versão publicada em seu blog sobre a questão dos convites oferecidos ao show da Madonna



O que temos de fato? Uma real tentativa de corrupção ou um verdadeiro mal-entendido?

Prêmio Podcast 2008

Meu podcast, o Outra Versão, está concorrendo como melhor podcast musical do ano no Prêmio Podcast. A divulgação da escolha, feita por críticos, deve acontecer daqui a pouco, por volta das 18h30.

Será que eu ganho? Os concorrentes são brabos...
--------------------
Update: Ganhei. O Outra Versão foi escolhido como Melhor Podcast Musical de 2008.

Foto do troféu em breve! :)

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Rádio SP 2009

por Anderson Cheni

Depois de Edemar Annuseck, o comentário na Rádio Record é que um novo comentarista já estaria contratado para a próxima temporada.
Paulo Roberto Martins além de comandar a equipe de esportes é também o principal comentarista da emissora que conta também com Joarez Soares (China) e Fábio Sormani.

**

O plano de uma grande emissora do AM em retransmitir sua programação no FM não deve emplacar esse ano como estava previsto. A crise financeira no mundo afetou diretamente esse plano, que por enquanto segue no planejamento para 2009.

**

A Rádio Globo terá a volta de Gustavo Villani como adiantou esse Blog.
Aguardem (até que enfim) uma boa novidade na emissora ou até mesmo no SGR para 2009.

**

O vai-e-vem das emissoras de rádio e tv, que também é comum ao término da temporada, pode tirar mais um repórter da Globo am em 2009. Obs: Ele não está e nem vai entrar de férias.

**

A crise financeira no mundo esta fazendo tradicionais emissoras do dial rever a planilha de investimentos para o próximo ano.
Se a situação não melhorar a gravação do som ambiente dos estádios será mais frequente nas transmissões em 2009.
O Off-tub , popular "TUBÃO" será uma constante para narradores e comentaristas, que já estão acostumados e agora também para os repórteres.
Não se assustem com um tubo em Ribeirão Preto no Paulistão por exemplo.

**

A Rádio Jovem Pan ( Na minha opinião uma das poucas que repeita e prestigia seus profissionais) foi a mais completa na penúltima rodada do Brasileirão.
Ótima cobertura com profissionais nos estádios e principalmente nos TUBOS.
Quem estava buscando imediatismo e boa jornada, ficou por lá.
JP - COMPLETÍSSIMA

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Polícia descobre rádio pirata na Zona Sul de SP

Do G1, em São Paulo

A polícia fechou uma rádio pirata na Zona Sul de São Paulo na tarde desta segunda-feira (1). A emissora transmitia músicas evangélicas em uma freqüência de FM. Foram apreendidos uma antena de 10 metros de altura e equipamentos para a transmissão.

Segundo o delegado responsável, Marco Antonio Bernardino Santos, da 5ª Seccional da Zona Leste, a polícia acredita que o estúdio onde os programas eram gravados esteja localizado em um raio de 300 metros do local.

Apesar das buscas, o local não foi encontrado. “É como procurar agulha em um palheiro. São muitas casas na região, e a antena que fica no estúdio e emite o sinal para a antena maior [localizada nesta segunda-feira] é muito pequena, não é visível”, afirma. Um homem que disse apenas alugar a casa onde foi instalada a antena foi detido. Segundo a polícia, ele é pastor evangélico, e há suspeitas de que ele esteja envolvido. “A voz dele é igual à do locutor que aparece nas gravações que temos. Acreditamos que ele tenha um envolvimento maior do que alugar a casa”, diz Santos.

A antena clandestina estava instalada próximo a uma antena de telefonia celular. Vizinhos da rádio disseram à polícia que a emissora prejudicava a cobertura telefônica e o sinal de televisão.
---------------------------------------
Já vimos que o negócio agora é chique. As rádios piratas usam links de FM, ou seja, o estúdio não fica junto à antena transmissora. O sinal sai de uma antena localizada no estúdio e vai para a antena. E de lá, para os nossos ouvidos já tão sofridos.

E a Santa Ifigênia continua cheia...

Reportagem a distância

por Luiz Weis
do Observatório da Imprensa


Não vai dar certo. E se der certo é porque algo está errado.

Um dia desses, James Macpherson, dono do jornal online Pasadena Now – da cidade do mesmo nome, com 140 mil habitantes, a menos de 20 quilômetros do centro de Los Angeles – demitiu os seus sete empregados americanos, entre eles cinco repórteres a quem pagava cerca de US$ 2.800 mensais, e os substituiu por seis indianos.

Que moram na Índia.

É isso mesmo. Ele terceirizou para o outro lado do mundo, a 10 mil quilômetros de distância, a cobertura de sua cidade.

Os free-lancers indianos, que aceitam trabalhar pela miséria de US$ 7,50 por mil palavras de texto, foram contratados a partir de anúncios – na internet, claro. Um deles, no caso uma mulher de Mysore, no sul da Índia, nem se considera jornalista. “Eu tento fazer o melhor, mas nem sempre acerto”, admitiu ela à colunista Maureen Dowd, do New York Times, que conta a história no jornal deste domingo, 30.

A “repórter”, por exemplo, imaginou que Rose Bowl fosse um evento gastronômico (Bowl é terrina, prato fundo) e não um importante acontecimento esportivo em Pasadena (Bowl é também estádio).

Mas como é que funciona?

Pautados por Macpherson e sua mulher, os terceirizados apuram o que se lhes pede, falando com as fontes por telefone, skype e e-mail, depois de mergulhar nos sites e blogues de Pasadena. Na internet eles também pegam press-releases, dados e entrevistas, além de acompanhar as transmissões ao vivo da Câmara Municipal.

Com isso eles acompanham desde o trivial variado, como a inauguração da árvore de Natal da cidade, aos assuntos mais quentes, como os debates na Câmara sobre a proibição do uso de sacolas plásticas por lojas e supermercados.

Todos, naturalmente, falam e escrevem inglês fluentemente. Nenhum jamais pôs os pés em Pasadena.

Para Macpherson, tanto faz como tanto fez. Ele diz que o seu jornalismo é “g-local”. O gê é de global. Reconhece que o seu jornalismo a distância é menos acurado que o tradicional, em papel ou online. “Alguma coisa se perde”, concede, mas acha que isso é detalhe. A propósito, ele está convencido de que muitos jornais impressos são cadáveres ambulantes e que o negócio é investir em alternativas menores, mais ágeis e “internetcêntricas”. “Precisamos todos nos preparar para o inevitável”, profetiza.

É o que parece achar também o presidente do conglomerado de comunicação MediaNews Group, Dean Singleton, dono de 54 diários americanos, entre eles um de Pasadena e o mais conhecido Denver Post, do Colorado. Ele disse numa conferência que a idéia da empresa é terceirizar praticamente todas as atividades relacionadas à produção jornalística.

“E se tiver que terceirizar para o estrangeiro, que seja”, deu de ombros. “No mundo computadorizado de hoje, se a sua mesa fica no fim do corredor ou do outro lado do planeta, isso não tem a menor importância”.

Para o que essa gente deve entender por jornalismo, claro que não tem.


Comentário: Acho melhor tentar esconder essa notícia dos donos de rádios do interior. Vai que eles se animam com a idéia e resolvem fazer a mesma coisa nos seus respectivos departamentos de jornalismo...

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Futebol é com a Bandeirantes?

Houve um tempo que o slogan que dá título a este post não vinha com um ponto de interrogação. A Bandeirantes era a principal referência para os amantes do futebol, especialmente na época do "Escrete do Rádio". Aos poucos, ela veio perdendo essa característica e espaço para outras emissoras de rádio. O que aconteceu na última rodada do Brasileirão-08 serve como exemplo para isso.

A título de comparação, a Rádio Jovem Pan, teve São Paulo x Fluminense como partida principal. Além disso, a emissora colocou vários de seus profissionais para acompanhar as principais partidas da rodada Muitas delas valiam posições importantes nas duas partes importantes da tabela de classificação. Cada gol que saia era informado quase em tempo real pelo respnsável pelo posto, assim como a definição da tabela. Esquema bem profissional.

O que fez a Bandeirantes? Transmitiu a partida entre os dois tricolores, com narração de José Silvério, e um posto apenas para Portuguesa x Sport, com José Maia (!!!!!). As informações dos outros jogos vieram por Sergio Patrick, que atuou no plantão esportivo. Ulisses Costa devia estar de folga, pois não se ouviu sua voz durante a jornada. E olha que tinha jogo importante nessa rodada para ele fazer: bastava escolher entre Vitória x Palmeiras ou Atlético-MG x Santos.

Por causa de decisões editoriais como as descritas aqui é que não se pode concordar com o prêmio da Aceesp dado à Bandeirantes como melhor equipe de produção. Já escrevi aqui e em vários lugares: a emissora do Morumbi vive do carisma de seus profissionais, como Silvério, Milton Neves, Claudio Zaidan e Mauro Beting. Quero ver o que vai acontecer quando eles resolverem se aposentar.