sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Vem aí Band Electro Folia

Em novembro São Paulo vai “TREMER”, vem aí o maior evento do ano, Band Electro Folia. Serão dois dias de festa que vai combinar diversos estilos musicais e várias tribos durante dois dias -15 e 16– num único espaço. As atrações são das mais variadas para todos os gostos e idades: Jammil e Uma Noites, Latino, NX Zero, Victor & Léo, Chiclete com Banana, Capital Inicial, Edson & Hudson e muito mais ( veja a programação completa abaixo).

Os convites já estão à venda e podem ser adquiridos através da internet pela central de venda Ingresso na Web (www.ingressonaweb.com.br) ou pelo telefone (11) 2959-3032. Em São Paulo na loja Blue Beach dos shoppings Center Norte, Metrô Tatuapé, Ibirapuera, Metrô Santa Cruz e West Plaza.

A organização do Band Electro Folia espera atrair cerca de 60 mil pessoas nos dois dias de festa. A realização é da Friends Eventos e promoção da Rádio Band FM.

www.band.com.br

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

70 anos de terror no rádio

Orson Welles em estúdio

Hoje, 30 de outubro, comemoram-se 70 anos da transmissão da Guerra dos Mundos.

Na noite desta data, em 1938, a rede CBS colocou um plantão jornalístico no ar. No horário, semanalmente, era transmitida uma série de rádio novelas. Mas o tom dado pelo diretor Orson Welles foi tão realista que causou pânico em diversas cidades dos Estados Unidos, chegando até Nova Iorque.

Baseada no livro de Herbert George Wells, lançado em 1898, a peça radiofônica contava com repórteres relatando o terror causado por naves alienígenas. A produção incluia também efeitos sonoros, testemunhos e até opinião de peritos, que confirmavam a invasão.

O pânico durou uma hora. Suficiente para etenizar a história, que depois ganhou duas adaptações para o cinema e diversas citações em outros filmes.

Fica a pergunta: Hoje, é possível criar algo no rádio que seja impactante ou já ouvimos de tudo nesse mundo? Ou a realidade já choca o bastante?

Imagem: Deustche Welle

CBN participa do Salão do Automóvel

De 30 de outubro a 9 de novembro, a rádio CBN (SP: 90,5 FM e 780 AM) participa do 25º Salão Internacional do Automóvel, que acontece no Anhembi, na capital paulista. O estande da emissora, com 80 metros quadrados, abrigará um estúdio para gravação e transmissão ao vivo de programas.

Parte da programação será exibida diretamente da feira. O Futebol CBN será transmitido nos dias 30 de outubro, das 20 às 21h30 com a presença de Juca Kfouri, e 2 de novembro, das 16 às 21 horas com apresentação de Paulo Massini e presença do jornalista André Rizek, da revista Placar. No dia 4, Adalberto Piotto apresenta o CBN Total, das 14 às 17h. No dia 7, o ator Dan Stulbach e seus amigos José Godoy e Luis Gustavo Medina recebem o jornalista Renato Maurício Prado no programa Fim de Expediente (19 às 20h). Já no último dia do evento, Tânia Morales transmite o Revista CBN (12 às 15h).

A emissora vai realizar ainda dois talk shows. “Tendências do mercado automobilístico: a preocupação com o meio ambiente e a sustentabilidade no setor”, com Adalberto Piotto e convidados, será gravado no dia 1º, às 17 horas. No dia 8, no mesmo horário, João Carlos Santana comanda “Correr por prazer e saúde: os benefícios da corrida orientada”, com o preparador físico Mário Sérgio e o médico Paulo Zogaib como convidados.

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Dia do rádio (alemão)

Hoje, dia 29 de outubro, é o aniversário da primeira rádio comercial alemã, a Radiostunde Berlin, em 1923.

Confira trecho da matéria publicada no site da Deutsch Welle:

Início com improvisação

O repórter Alfred Braun foi um dos primeiros diretores de produção. Em 1949, ele contou numa entrevista como o início do rádio havia sido marcado pela improvisação:

"Foi tudo feito às pressas. Primeiro pedimos ao Departamento Imperial de Técnica de Telegrafia que nos montasse um transmissor. Em apenas dez dias, lá estava um equipamento de 250 watts no sótão do prédio."

Ele conta que uma antena bem alta foi estirada sobre os tetos da Potsdamer Strasse. No estúdio de produção, foi arrumado tudo para um programa ao vivo. Como não havia fio elétrico para a conexão de toca-discos, foi colocado um microfone diante do funil do gramofone.

Torcedores brigões acompanham o jogo pelo rádio. Na delegacia

Acabei de ler essa notícia no GloboEsporte.com.

Bela solução encontrada, não?

O tal do Fernando Capez ficou não sei quantos anos como promotor de justiça aqui em São Paulo, dizendo que "lutava contra as torcidas organizadas" e não vimos nada ser feito para resolver o problema.

Taí: Jogo pela rádio para torcedor brigão e irresponsável.

Enquanto isso, na Band News...

BandNews FM promove entrevista conjunta com Gilberto Kassab e Eduardo Paes

Prefeitos eleitos discutem os desafios para os próximos quatro anos

Em uma iniciativa inédita, a Rádio BandNews FM promove amanhã, dia 30, uma entrevista conjunta com os prefeitos eleitos de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), e do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PMDB). Em pauta, os desafios dos prefeitos nas duas maiores metrópoles do país.

O âncora Ricardo Boechat conduzirá a entrevista, que acontecerá das 9h às 10h nos estúdios da emissora em São Paulo (FM 96,9 MHz) e no Rio de Janeiro (FM 94,9 MHz). Personalidades, colunistas da BandNews FM e especialistas em gestão pública também vão participar fazendo perguntas aos prefeitos. A transmissão vai ao ar em rede nas duas cidades e também poderá ser acompanhada pela internet.

Inaugurada em 20 de maio de 2005, a BandNews FM é a primeira rede de emissoras FM com programação jornalística 24 horas. Com uma programação criativa e moderna, a emissora tem forte atuação local em cada uma das suas oito praças: São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro, Curitiba, Belo Horizonte, Porto Alegre, Salvador e Brasília.

Prestação de serviço, espaço para debate político e fiscalização dos poderes públicos regionais são características marcantes da rádio, que conta com Ricardo Boechat, Boris Casoy e Marcelo Parada em seu time de âncoras. Nomes consagrados como José Simão, Mônica Bergamo, Guilherme Barros, Dora Kramer, Ruy Castro, Barbara Gancia, Raquel Rolnik e Rosely Sayão são alguns dos colunistas da emissora.

terça-feira, 28 de outubro de 2008

Sessão Copélia - prefiro não comentar

Do Blog da Magaly Prado

MARIZA TAVARES, DIRETORA-EXECUTIVA DE JORNALISMO DO SISTEMA GLOBO DE RÁDIO, FALA DAS DEMISSÕES NA CBN. SAI SIDNEY RESENDE E ROXANE RÉ

A rede CBN de rádio está sofrendo mudanças em sua equipe. Âncoras como Roxane Ré, do “CBN Noite Total” e Sidney Rezende, com mais de 20 anos de rádio e um dos fundadores da própria CBN, foram demitidos.

Conversei com a Mariza Tavares, diretora-executiva de Jornalismo do Sistema Globo de Rádio. Perguntei quais foram os motivos das demissões da CBN, no caso da Roxane Ré, da CBN (SP), e do Sidney Rezende (RJ).

O que está acontecendo, Mariza?

Mariza- Não está acontecendo nada que não aconteça sempre nas redações.

As demissões se devem a motivos diferentes e, nos dois casos, a CBN agradece pela dedicação desses profissionais no período no qual integraram o time de âncoras da emissora.

Roxane Ré será substituída por Fabíola Cidral, a partir desta terça, porque queríamos mais dinamismo na ancoragem do CBN Noite Total. Fabíola tem sido um curinga na CBN e há dois anos substitui quase todos os âncoras que entram de férias. Além de boa apresentadora, é ótima repórter e escreve bem, tendo sido autora de inúmeras séries que veiculamos. Enfim, tem um perfil multifuncional que é indispensável hoje em dia.

Em relação à saída de Sidney Rezende, estamos enfrentando um desafio no Rio de Janeiro: a audiência do programa CBN Rio não vinha tendo um desempenho desejável. Foi uma decisão difícil, mas acreditamos que chegou a hora de renovar. Carolina Morand, gerente de jornalismo do Rio, ocupará interinamente o cargo até a estréia do novo âncora.

E sobre Luiz Motta (ex-Bandnews e Eldorado) começar hoje no lugar de Simone Queiroz, que volta ao SBT?

Simone Queiroz é ótima profissional e terá sempre as portas abertas para ela. Infelizmente, ela recebeu uma proposta do SBT que não pudemos cobrir.



--------------------

Em consideração aos bravos profissionais que lá ainda trabalham, farei como a magistral personagem de Arlete Salles, no humorístico "Toma lá, da cá": prefiro não comentar.

Lamentáveis as justificativas que a diretora de jornalismo do Sistema Globo de Rádio apresentou. "O programa da Roxanne Ré não era dinâmico". Descobriu isso depois de 10 anos no ar? Se é assim, acho que falta é dinamisno na percepção da direção da emissora. Estão meio lerdinhos, não é?

Sidney Rezende não estava dando audiência mais. Ele estava perdendo audiência com certeza para Band News FM, segundo a emissora da Globo. Então toca o cara para fora. Eu jurei até hoje que a preocupação principal da CBN era com a qualidade e não com a grande audiência. Pelo visto, fui enganado este tempo todo. E ainda chamou o Sidney Rezende de velho. Que falta de respeito!!!!

Quem deve ter ficado feliz foi a Band News FM pela direção da CBN ter dado de bandeja mais um bom motivo para ela (Band News) continuar ganhando a disputa pela audiência. "Fazer o quê? Não é do ramo, né?", como diria o bom operador de áudio que dava aulas de jornalismo prático para os estudantes iniciantes de outrora. Parece que a direção da CBN "cabulou" estas importantes aulas quando entrou na profissão.

Ih, eu disse que não comentaria nada sobre o assunto. Escapou. Desculpa, foi mal.

Com a palavra, Milton Jung:

Não há crise financeira ou editorial. Este é o período em que a CBN costuma reformular para o ano seguinte.

Via Twitter

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

O que os ouvintes escreveram sobre a penúltima cagada da CBN

Em ato de protesto contra a demissão do fundador e um dos principais mentores do projeto CBN Sidney Rezende, este blog tomou a liberdade de reproduzir todos os cometários postados no blog daquele jornalista nas últimas 6 horas. Desta forma nos solidarizamos e nos juntamos a estes ouvintes/leitores que protestam contra a penúltima cagada da direção da CBN. Obrigado.

--------------------------

Postado por:Fernanda Corrêa | 27/10/2008 17:07:53

Passei a ouvir a CBN por causa do Sidney, um dos poucos professores da PUC que realmente ensinam o que é rádio. Exemplo de mestre, exemplo de profissional. Realmente não dá para pensar na rádio sem você. Comando e humor insubstituíveis. No entanto, assim como o site srzd, projeto que cresce com sucesso, novas idéias virão certamente.

Postado por:judithmariamenezes | 27/10/2008 17:00:47

Caro Sidney, é com muita tristeza que lamento a sua saída da CBN. Assim como outros ouvintes também sairei dessa rádio que não sabe respeitar o ouvinte. Agora só vou ouvir a Band. Tudo de bom prá voce que é a alma e a cara do Rio,INTELIGENTE, ALEGRE e faz um jornalismo limpo. Judith

Postado por:MARCIO ANTONIO DE MOURA | 27/10/2008 16:54:11

SIDNEY,venho acompanhando a trajetória de sua carreira um bom tempo,quando você começou na antiga Rádio Panorama,90,3 MHZ de Nilópolis e que hoje é a Rádio MPB FM,depois na Antiga Rádio Eldorado 1180,quando na parte da manhã apresentava um programa de noticias e logo depois lançaram a Rádio CBN nas 2 frequências em 860 e 1180 e depois ficando só a 860 e agora no final também sacrificando a honrada Globo FM e colocando a CBN também em 92,5. Não sou contra a CBN em Fm,mas poderia ser em outra frequência e a GLOBO FM continuasse(e agora só na SKY,NET DIGITAL e iNTERNET). A diretoria da CBN está se esquecendo que a Audiência da CBN é bem maior do que da BAND NEWS,somem o público do AM e FM! Eles estão cuspindo no prato em que comeram,você é a referência da CBN RIO,além de ter fundado é que faz a Rádio ter o ritmo que tem...Eles poderiam lançar a tal linha editorial e manter você Sidney!... Eles vão quebrar a cara...Mas continuarei sempre sendo o seu fã. Boa Sorte!

Postado por:Mariana Tesouro | 27/10/2008 16:52:57

Hoje fui para o trabalho ouvindo cd. Minha rádio só tocava cbn. Boa sorte, sua fã Mariana

Postado por:maria luiza monteiro da costa | 27/10/2008 16:37:42

Acho que à ´partir de hoje eles vão sentir o peso da perda do Sidney: na queda da audiencia. Hoje , em protento à demissão do SR já não ouvi CBN no carro como fazia. E não vou ouvir mais. opuço música. Se a maioria fizer isso......só a familia deles vai sintonizar a CBN

Postado por:Viviane de Marcondes | 27/10/2008 16:28:21

caríssimo Amigo, Assim me permito chamá-lo, pois também sou jornalista e quando estou indo para o trabalho lhe escutava e gostava muito de seus comentários. Também o assisto na Globo News, parabéns pelo seu trabalho. Fiquei muito triste ao saber que você e a Roxane Ré saíram da CBN. Agora não tenho mais motivo para ouvir a rádio. Espero que, em breve, você e ela estejam no ar de novo e de preferência na concorrência. Por que não demitem o chato do Gilberto Dimenstein? Ou o Thiago Barbosa? Um com comentários apenas sobre a Vila Madalena e outro com voz sei lá do que. Boa sorte e, se eu fosse diretora de redação de uma emissora de rádio, lhe contrataria com o dobro do salário. Confesso que fiquei muito triste e emocionada. Boa sorte. Abraços Viviane

Postado por:Alexandro de Freitas Trombine | 27/10/2008 16:23:25

A CBN não sabe o que está perdendo.

Postado por:Sérgio de Castro | 27/10/2008 16:14:04

Que luto que nada! Pra quem conhece e tem o privilégio de trabalhar com você, Sidney, luto não existe. Quantas vezes gargalhei antes de entrar no ar, por sua causa? Além de ter aprendido a ser profissional, tenho orgulho de ter iniciado nessa profissão ao seu lado. Te observando. Aprendendo que a seriedade pode andar ao lado do humor. Que não é preciso ser carrancudo para ser sério. E, não menos importante, saber que é possível ser bem sucedido sem abrir mão do caráter. Para quem era ouvinte e já fez parte da 'família CBN', rola uma tristezinha... Aquele já foi um bom lugar. Mas, como vários disseram, bola pra frente. E a tua bola, amigo, ainda tem muito chão pra rolar. Romário que me perdoe, mas você é O CARA!

Postado por:Adriane Salomão | 27/10/2008 16:10:17

Como enfrentar a concorrência sem um profissional como você. Como profissional, como ouvinte certamente será uma enorme perda. tenho certeza que muita, muita gente dirá o mesmo. Caro, nada acontece para pior. mantenha sua alegria. Vc é um homem de sorte e ela continuará contigo. Um grande e solidário abraço. Adriane Salomão

Postado por:elson rocha | 27/10/2008 15:51:00

Fico muito triste, pois ja me acostumei tanto a ouvir as noticias por vc que nen sei o que pensar. sou solidario a vc amigo.

Postado por:Dorgival | 27/10/2008 15:43:29

O PROGRAMA HOJE FOI UMA PORCARIA !!!!! POIS É, EM 20 MINUTOS TUDO PODE MUDAR !!!!!!!!VOLTA SIDNEY !

Postado por:Trajano de Moraes | 27/10/2008 15:29:19

Sidney: Minha solidariedade e minha admiração pelo tremendo profissional que você é, para quem certamente não faltarão oportunidades. Forte abraço.

Postado por:Mônica Laplace | 27/10/2008 15:18:44

Não vejo como brigar com o concorrente com vc de fora; estratégia equivocada... Como ouvinte, sinto uma perda enorme. É difícil imaginar o programa (e a própria Rádio) sem o seu fôlego, a sua palavra e a sua inteligência. Bjo e saudade! Laplace

Postado por:carlos roberto silveira | 27/10/2008 15:16:27

bom para quem gosta de radio e para nao deixar ficar , pior VAMOS BOICOTAR A RADIO GLOBO E A CBN, PARA ELES SENTIREM COMO SE FAZ RADIO, ACHO QUE TEM MUITOS CHEFES VELHOS NESTA EMISSORA , OU NAO CONSEGUI VER COMO AS COISAS MUDAM SAO AQUELAS PESSOAS QUE TEM MEDO DE COMPUTADOR, POR EXEMPLO : AO ENTREVISTAR UNS GOIABAS, NOS PODEMOS DAR XEQUE MATE NO ENTREVISTADO , COM NOSSAS PERGUNTAS SE O JORNALISTA NAO FOR BOM PASSA VERGONHA NO AR OU NAO FAZ NOSSAS PERGUNTAS , radio com interatividade via e-mail complica um monte de gente

Postado por:carlos roberto silveira | 27/10/2008 15:12:47

bom para quem gosta de radio e para nao deixar ficar , pior VAMOS BOICOTAR A RADIO GLOBO E A CBN, PARA ELES SENTIREM COMO SE FAZ RADIO, ACHO QUE TEM MUITOS CHEFES VELHOS NESTA EMISSORA , OU NAO CONSEGUI VER COMO AS COISAS MUDAM SAO AQUELAS PESSOAS QUE TEM MEDO DE COMPUTADOR, POR EXEMPLO : AO ENTREVISTAR UNS GOIABAS, NOS PODEMOS DAR XEQUE MATE NO ENTREVISTADO , COM NOSSAS PERGUNTAS SE O JORNALISTA NAO FOR BOM PASSA VERGONHA NO AR OU NAO FAZ NOSSAS PERGUNTAS , radio com interatividade via e-mail complica um monte de gente

Postado por:Haroldo Ribeiro Gomes | 27/10/2008 15:05:29

Se eu entendi o motivo da saída, posso concluir que a melhor forma de se fortalecer na briga contra a concorrência é mandando seus profissionais competentes embora, fazendo com que seus clientes fiquem indignados. Realmente, é uma estratégia e tanto. Renova-se o quadro funcional e, consequentemente, os ouvintes. Parabéns CBN, isso sim é choque de gestão. (ou de ideologia)

Postado por:carlos roberto silveira | 27/10/2008 15:03:24

ta cada dia pior , com a sua saida vai ficar pior , os seus antigos companheiros de radiodifusao devem pensar como esta ficando o radio, a cada dia esta virando emissoras de funk, pagode, rap e evangelicas so tem isto,saber que Voltaire disse que teologo foi o primeiro esperto que encontrou uma rodinha de bobos.Este e o mal da humanidade que nao sabem ou nao querem encarar seus problemas e resolvelos, so duAS SAIDAS OU SIM OU NAO . quem perde foi os buocratas da cbn,azar deles , voce vai dar a volta por cima e para melhor tu e bom cara , vai nesta

Postado por:Carlos Alberto Teixeira | 27/10/2008 14:58:21

Lamento profundamente, meu caro Sidney. Pra mim você já era da família, falando alto as notícias e comentários dentro da minha casa. Espero ouvi-lo em breve nas ondas do rádio e na TV. Mete bronca! - c.a.t.

Postado por:Carioca revoltado | 27/10/2008 14:58:01

Quem deve ser demitido do SGR é a sua diretoria. Mariza Tavares? É uma imbecil, nojenta, metida a entender de rádio tem muitos poderes por que o marido é acionista. Não entende nada de nada . Rubens Campos? Outro palhaço!! Enfim estão querendo acabar com as rádios do SGR. A Globo AM já era e agora a CBN? Rádio é pra ser feito por gente de rádio e não por paraquedistas.

Postado por:carlos roberto silveira | 27/10/2008 14:54:26

fica numa boa , vc e um ezcelente profissional eu ja escrevi para a redacao da cbn , esta muito repetitiva , os jornalistas depois das 10 horas so repetem a noticia da parte da manha, isto anula o profissional, ja escrevi parao milton ficou meio fraquinho o horario dele, o HB esta completamente perdido com suas entrevistas de coisas banais, oque estou colocando aqui sidney e o que ja mandei ate para mariza tavarez.se eu fosse o jornalista eu pediria a conta, eu ja coloquei que a maioria das pessoas atravez de tel com radio ,mp4 e mp3 , estao ouvindo fm e nas 20 fm que pegano mp4 e3 , so tem radios evangelicas, a melhor emissora pela manhae tarde e a jovem pan, a radio globo tambem ta ruim demais. tudo que escrevo aqui ja fiz para as outras emissoras gosto de radio, mas ta ficando pior a cada dia, na cbn , colocarm o milton para ficar falando do blog e nada de noticia e comentarios sem sal ,informacao que da para confrontar as mentiras dita e nao falam nada .. depois diga para seusamigos onde vc estara no dial

Postado por:Emilton de Almeida Rocha | 27/10/2008 14:50:22

Uma perda lastimável para a CBN! Muito ruim essa notícia, pois o Sidney é um excelente profissional, além de sério e competente. Isso já o qualifica para logo logo ser chamado para uma outra empresa de comunicação. Um jornalista com o seu quilate não fica desempregado de jeito nenhum. Torço sempre por você, Sidney. Que Deus lhe abras muitas portas - e aí é só você escolher a melhor delas. Saúde!

Postado por:Vania Furtuna | 27/10/2008 14:47:05

Já está fazendo falta. Mas desejo, de coração aberto, que este seja o início de um caminho para mais crescimento, realizações e conquistas, oportunidades que só os grandes de caráter não temem, ao contrário, acreditam que são oportunidades para ser e fazer ainda melhor. Esteja onde estiver, seu profissinalismo sempre repercutirá. Avante!!!

Postado por:TV UNIVERCIDADE | 27/10/2008 14:44:11

SIDNEY, NÓS, DA EQUIPE DA TV UNIVERCIDADE, VIEMOS POR MEIO DESTE DIZER O QUANTO ADMIRAMOS O SEU TRABALHO. ESPERAMOS VOCÊ, COM TODO SEU TALENTO NUMA OUTRA EMISSORA...QUEM SABE A BAND NEWS NÃO APROVEITA UM GRANDE PROFISSIONAL? ABS E BOA SORTE EQUIPE DA TV UNIVERCIDADE

Postado por:Atila Peçanha | 27/10/2008 14:34:45

O OUVINTE NÃO VALE NADA ! Foi a impressão que tive hoje ao propositalmente sintonizar o CBN-Rio às 09.30 hs. Sequer uma explicação pela ausência do Sidney. E, se como ficou está melhor, realmente o que podemos afirmar é que quem tomou a decisão não entende nada de rádio. Como diz o outro, "rádio é para ser feito com garra". Pena que não aplicam isso.

Postado por:Sidney Waismann | 27/10/2008 14:21:02

Caro Amigo Só posso chamar assim alguém que entra na minha casa todo dia sem pedir licença, sendo muito bem-vindo. Chamar e agradecer o extraordinário trabalho profissional. Imagino-o indo para a Band News de imediato, será? Li no site do Gabeira do qual faço parte que o motivo real da demissão teria sido reportagem sobre a UPA 24 que não estava funcionando bem, aliás eu ouvi a reportagem. Isso tem algum fundo de verdade? Não gostaria que notícias mentirosas fossem usadas para criar pânico. Nem consigo acreditar que tal monstruosidade seja possível, mas sempre fui meio ingênuo. Gostaria de ser informado, mesmo que particularmente. Se isso é verdade acho que poderia até ser usado legalmente... abuso de poder. Isso se se conseguir provar. abçs Sidney

Postado por:Renato Lameiro | 27/10/2008 14:18:00

Caro Sidney, soube neste exato momento sobre a sua demisão da CBN. Lamento profundamente essa situação como amigo, admirador do profissional que você é e como ouvinte diário do CBN Rio. Imagino o sentimento de perda que você deve estar sentidno, pois sei da sua paixão pelo trabalho e pela cidade do Rio de Janeiro, que o adotou. É uma perda para o jornalismo carioca. Abraços.

Postado por:Vanessa Feitas | 27/10/2008 14:08:53

Sidney, queria agradecer os ensinamentos que tive com você durante o período que trabalhamos juntos na CBN. O tempo dará o tom certo para as coisas se acertarem e se encaixarem. Muita força! Bjs, Vanessa

Postado por:Marcelo Santos | 27/10/2008 14:06:00

Srs, Quem envia mensagem para o Site da CBN criticando a saída do jornalista recebe uma resposta padrão, assinada por Sra Mariza. Outro ouvinte postou o conteúdo e é igual ao que recebi. Sidney Rezende não pode simplesmente aceitar convite da Band News. Ele ainda trabalha nas organizações Globo, não é? Acho que sem abirir mão deste outro trabalho não daria... O que significa "grife SR", dito em mensagem abaixo por Cynthia Cruz? O mercado do Rio não tem valor para a Rede Globo/CBN se comparado a São Paulo. Poder econômico, pois não? Assim, tanto faz pra eles o Ãncora do CBN-Rio. Mas, não tem vejo outro jornalista com iguais qualidades para segurar a onda...

Postado por:Alexandre Gazé Filho | 27/10/2008 14:05:41

Prezado companheiro, fico entristecido com a notícia. Ensejo os melhores votos de sucesso na nova caminhada. É óbvio que ninguém gostou de sua saída, mas de alguma forma tem o seu motivo. Será benéfica para você, em algum momento da nova caminhada. Nada é por acaso. Vamos caminhar, olhar o horizonte, receber o vento que vem do sudoeste e arejar nossas idéias. Novos momentos, melhores dias virão. O abraço!

Postado por:Marcia | 27/10/2008 14:02:36

Um fato não se pode postergar: sua demissão é consoante à vitória do candidato do governo do Estado do Rio. É...

Postado por:Luis Nassif | 27/10/2008 13:56:48

É pena. Sempre gostei do seu estilo sóbrio, bem informado. É evidente que a razão alegada é falsa.

Postado por:Ana Luiza Moulatlet | 27/10/2008 13:54:46

Prezado Sidney Sou repórter do Portal IMPRENSA (www.portalimprensa.com.br) e gostaria de saber se podemos conversar sobre sua saída da CBN e as informações de seu post. O telefone da nossa redação é (11) 2117-5319. Agradeço a atenção.

Postado por:Danielle Lima | 27/10/2008 13:35:13

Sidney, a CBN cavou uma derrota irreparável. Nós, seus ouvintes fiéis, esperamos notícias sobre a próxima frequência... Todos os dias aprendemos muito com você, seja como meros ouvintes, seja como jornalistas (como eu). Você tem o dom de apontar questões problemáticas aos seus entrevistados sem ofendê-los (como faz a concorrência). Parabéns pelas análises construídas com argumentos e não com meras suposições. Sua saída da rádio foi mais um ciclo completado com muita credibilidade. Desejamos a vc muita força... novos desafios estão a caminho.

Postado por:Ubirajara Oliveira | 27/10/2008 13:19:12

Inacreditável. Como uma empresa de Comunicação do porte da Globo, simplesmente demite um profissional como Sidney Resende? É sério? Já não basta o que fizeram com a Globo AM? Siga em frente amigo...Que Deus continue te abençoando.

Postado por:Marcelo Moraes | 27/10/2008 13:13:36

Se o Ilmo. Sidney Rezende não preenche a amplitude de um profissional, da forma como ela é exigida hoje, já não entendo mais nada....

Postado por:Felipe Luis glod | 27/10/2008 12:56:39

Esse é poder dos meios de comunição eu como publicitario tenho nojo, quem tem voz e e ouvido pode ser perigoso para alguns. Boa sorte.

Postado por:Leonardo Peixoto Santos | 27/10/2008 12:43:14

Obrigado Mariza... facilitou muito pra nós....a casa agradece... Assinado: BandNews FM

Postado por:adriana | 27/10/2008 12:27:52

inexplicavel! tempestade quando vem, vem. Sem Sidney na CBN e com Paes na Prefeitura. Não precisamos de mais nenhuma desgraça... boa sorte Sidney, vc vai enontrar um modo de se fazer ouvir. Estamos aguardando.

Postado por:Vanessa Di Sevo | 27/10/2008 12:21:42

Sidney, a minha admiração por vc ultrapassa qualquer frequência. Eu tenho muito a agradecer pelas lições, paciência e carinho. Como eu gostava de "bater bola" com vc no Conexão Rio/SP ... rs bjs e muita força. Vanessa Di Sevo

Postado por:Isabela Guedes | 27/10/2008 12:19:33

Sydney, infelizmente o Sistema Globo de Rádio, está "cavando a sua cova", desde 2002, quando demitiu o GRANDE e SAUDOSO Haroldo de Andrade. O que nós, fans e banguenses(eu sou assumidamente torcedora "Mulatinha Rosada"), temos que fazer, é lamentar pela cabeça das pessoas que comandam hoje em dia o Sistema Globo de Rádio, e pode ter TODA A CERTEZA: desempregado você não fica! Saudações Banguenses, Isabela Guedes. http://www.blogdoradiocarioca.blogsp ot.com

Postado por:Francisco Victor Augusto | 27/10/2008 12:08:11

Cara, voce é demais. Com certeza, uma das pessoas que despertaram em mim, o interresse pela informação de um modo geral foi voce. Um abraço! Volte logo.

Postado por:Cynthia Cruz Pereira | 27/10/2008 12:02:20

Sidney, Como colega de profissão e admiradora do seu trabalho, tenho certeza que logo, logo estará novamente junto com seus fiéis ouvintes. o CBN Rio já se misturava à griffe SR, não era e não será a mesma coisa ouvir o programa com uma outra voz (já disse isso para o Laerte). Boa sorte e até breve, certamente.

sábado, 25 de outubro de 2008

Interferência - Podcast Outra Versão

E com muita honra que tenho a participação do Conrad Rose, do melhor podcast de 2007 (segundo a APCA), o Muqueca de Siri, nessa edição do Outra Versão.

Conrad caprichou na pesquisa e mandou ver nas três versões que escolheu. As originais, na ordem, são de Reginaldo Rossi, Fred 04 (Mundo Livre SA) e Paulo Tatit e Arnaldo Antunes:

Comadre Fulozinha - Desterro
Manu Chao - Minha Galera
Palavra Cantada - Cultura



Para baixar o episódio, clique aqui.

Acesse o podcast Muqueca de Siri e solte o sambista que existe dentro de você: www.muquecadesiri.podomatic.com.

A diferença entre audiocast e podcast, segundo o que a Magaly Prado me explicou no Twitter

Dica da Magaly Prado que ela me passou pelo seu Twitter. Não sabe o que é twitter? Bom,eu também não sabia direito até 20 minutos atrás. O Marcos Lauro não me falou nada. KKKK. A Magaly explica a diferença entre Podcast e Audiocast. Não entendi muito a diferença. Para mim, o funcionamento é o mesmo. Mas é melhor ouvir o que ela tem a dizer, né? Magaly: beijo, me liga.

http://www.nooradio.com.br/

Quem diria que um dia eu voltaria a pisar numa rádio de verdade


Foi semana passada, em ocasião da inauguração dos novos estúdios da Rádio USP FM de São Paulo. Coisa de cinema. Parecem os estúdios centrais da BBC de Londres. Na verdade, me senti no "Noise Factory Estúdio" (o Estúdio do Jacó - onde gravo o já lendário Rota 77, Rock da Periferia, primeiro programa de Punk Rock na internê). Tudo bem, ainda faltam alguns equipamentos, algumas mesas de mixagens, falta acertar as prateleiras para receber o enorme acervo de vinis e tal. Mas já é um começo. Do jeito que estava.....bom, como diria a Copélia do "Toma Lá, da Cá", "prefiro não comentar".

O mais fácil já foi: foram gastos cerca de 700 mil reais para obras, móveis, cabeamentos para integrar os estúdios, sala de produção. Ficou tudo "biiito". Sim, meus amigos, a maior universidade do Hemisfério Sul, não poderia fazer apenas uma "reforminha" na sua principal rádio, né? Além do mais, tem de honrar sua tradição de ter sido e melhor rádio FM dos anos 80, isto segundo a minha insuspeita opinião de ouvinte.Ah,quer saber? Foi mesmo,tá (ainda escreverei a sua radiobiografia)?

Agora,falta o mais difícil: colocar um transmissor digital,tirar a antena de transmissão do Pico do Jaraguá, levá-la para o eixo "Paraíso-Paulista-Dr.Arnaldo-Sumaré-Vila Madalena-Alto da Lapa" - para que eu possa ouvi-la commais facilidade aqui de casa - e....mandar a Anatel fechar essas amaldiçoadas rádios piratas, que infelizmente abundam perto dos 93,7 MHz.

Alguém aí conhece o governador? Se o conhecer, fala pro Serra dar uma olhadinha lá pra rede de rádio USP que, aliás, foi a primeira rede de rádio do Brasil a transmitir seu sinal pela internet, com tecnologia desenvolvida pela própria instituição, bem antes da OI FM, bem antes lá do canal (NET Cidade) (e olha que o Claudio Cabello, meu amigo,é um gênio deste negócio aí de televisão,viu?). E não é só a Rádio Cultura que faz uma boa programação. A velha Rádio USP,também. Ou será que vou ter que enumerar o por quê?

Agora tentem descobrir quem sou lá em acima. Dica: não é moça loura na parte de baixo da foto, muito menos a senhora no lado direito(risos).

P.S.: a foto é do Jornal do Campus. Nós é pobre, mas nós é chique. Tá pensando o quê? kkkk

CBN participa do Futurecom

De 28 a 30 de outubro, a rádio CBN (SP: 90,5 FM e 780 AM) participa do Futurecom, principal feira da América Latina no setor de Telecomunicações e Tecnologia da Informação. O estande instalado no Transamérica Expo Center, local onde ocorre o evento, abrigará um estúdio para gravação e transmissão ao vivo de programas. Todas as atrações promovidas pela emissora poderão ser acompanhadas em tempo real, em áudio e vídeo, pelo site www.cbn.com.br .

No primeiro dia, entre 13 e 14 horas, Heródoto Barbeiro grava edição especial do quadro Mundo Corporativo. Às 16 horas, Ethevaldo Siqueira comanda um talk show sobre o tema de seu novo livro, “Para compreender o mundo digital”, que será lançado às 17 horas com sessão de autógrafos. Nos dias 29 e 30, Carlos Alberto Sardenberg transmite ao vivo o programa CBN Brasil, entre 12 e 14 horas. Já no último dia do evento, das 16 às 17 horas, Mara Luquet e Mariza Tavares realizam o talk show “Saúde financeira da família: da mesada à herança”.

Oi?

Desde ontem, a operadora de telefonia móvel Oi opera em São Paulo. Com isso, a Oi FM ganha "acessórios" interessantes na briga pelos ouvintes paulistanos.

Agora é possível pedir uma música, dizer que odeia outra, oferecer para alguém... tudo via SMS, de forma bastante prática. Como a rádio não tem locutores, em outras praças também é possível saber a música que está tocando no momento, sem precisar entrar no site. Ainda não ouvi a chamada para essa função aqui em São Paulo, mas se ainda não tiver, devem implantar em breve.

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Sidney Rezende: "Fui demitido da CBN"

por Sidney Resende

Taí uma informação que, do fundo do coração, eu não gostaria de dar. Mas tenho o dever de cultuar o profundo amor que me liga aos ouvintes. São 23 anos de carreira radiofônica. Quase um "bom dia" diário. Uma idéia fixa martela a cabeça: preciso dizer ao ouvinte que me acompanha que quando ele ligar o rádio segunda-feira eu não estarei lá.

Aos meus amigos queridos que me ajudaram a levar informação de qualidade ao público, muito obrigado. Um carinhoso abraço ao operador de áudio Laerte Afonso. Afetuoso, afável e construtivo, mesmo quando tinha críticas fortes a fazer e que me obrigaram a corrigir. Agradeço o empenho das produtoras Carolina Quintella e Maira Menezes.

Como também a todos os outros que construíram elos profissionais éticos e decentes. O meu beijo de gratidão para as produtoras Ludmila Fróes e Fátima França; A minha melhor lembrança para a companheira Ermelinda Rita, sempre alegre. Uma craque do rádio; agradecimento à Marco Antonio Monteiro, pelo trabalho nos primórdios; ao José Augusto, Luis Nascimento, Maurício Martins...Todos, enfim!

Meu Deus, quanta gente!

Parece que foi ontem o dia que José Roberto Marinho me deu a oportunidade de participar da criação da CBN. À ele, o meu sincero agradecimento.

Agora, peço desculpas. Neste momento eu preciso respirar. Eu sei que você vai entender.

--------------------------------------------------------------------------

A razão oficial para a mudança: A CBN vai fazer uma transformação editorial no horário do CBN Rio. O objetivo desta reformulação é ajustar a programação para enfrentar a concorrente Band News.


*

Comentário do blog: Em termos de audiência, a praça da Band News que apresenta o melhor desempenho é, curiosamente, o Rio de Janeiro, casa das Organizações Globo.

CBN recebe André Midani na Sala de Música

O programa Sala de Música, da rádio CBN (SP: 90,5 FM e 780 AM), exibe no próximo sábado (25 de outubro) uma entrevista com André Midani, um dos nomes mais importantes da indústria fonográfica brasileira. O ex-executivo, responsável pelos primeiros lançamentos da Bossa Nova, da Tropicália e do Rock dos anos 80, entre outros, fala de como a guerra o trouxe para o Rio de Janeiro e sua trajetória que mudou os rumos da música brasileira.

Todas as histórias dos bastidores do mercado musical que serão contadas no programa, e muitas outras, estão na recém lançada autobiografia “Música, Ídolos e Poder: do vinil ao download”, da editora Nova Fronteira.

Apresentado pelo jornalista João Carlos Santana, Sala de Música é exibido todos os sábados às 21h, em rede nacional pela CBN.


Veja mais sobre o livro no blog de Pedro Alexandre Sanches, aqui.

Poesia pelas ondas do rádio

Editado do AdNews

A Rádio Cultura Brasil estréia neste sábado (25/10), às 10h30, a série Ondas Literárias, que focaliza a poesia brasileira contemporânea. Pertencente à Fundação Padre Anchieta, a Rádio Cultura Brasil pode ser sintonizada na freqüência 1.200 kHz, AM.

Ondas Literárias, apresentado por Lawrence Shum, busca aliar as potencialidades críticas e estéticas da poesia ao dinamismo da linguagem radiofônica. Dessa forma, cada edição é formada por três quadros principais: Viva-Voz, que traz uma entrevista com um poeta convidado; Dicas Culturais; e Sonar, que apresenta a sonorização de poemas.

No programa de estréia, os ouvintes conferem um bate-papo com o poeta maranhense, radicado em São Paulo, Celso Borges. Ele é jornalista e, entre seus livros, destacam-se Persona non grata (1990) e Nenhuma das respostas anteriores (1997). Tem dois livros-cd's: XXI, no qual seus poemas impressos vêm acompanhados pelo registro em áudio da leitura de 21 poetas maranhenses, e Música, que conta com a colaboração de vários poetas, músicos e compositores como Ademir Assunção, Vitor Ramil, Zeca Baleiro e Chico César.

Ondas Literárias conta ainda com um blog para participação dos ouvintes via internet: http://ondasliterarias.blogspot.com. Também é possível ouvir o programa pelo site www.redeculturabrasil.com.br.

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Para cair no samba

Dê um play e caia no samba com o Muqueca de Siri, ganhador do prêmio APCA como melhor podcast de 2007:

sábado, 18 de outubro de 2008

Radar Cultura agora em um horário só

Fazia tempo que eu não entrava na minha conta aberta no Radar Cultura, ambicioso projeto da Rádio Cultura que tenta unir interatividade com rádio. Só por isso que fiquei sabendo agora que ocorreu uma alteração importante nesse projeto:

"A partir de segunda-feira, dia 11, o programa passa a ser transmitido somente durantes as tardes. A mudança faz parte de reformulação de grade da emissora que na próxima semana se lança a um novo desafio: ampliar sua audiência a partir da articulação de uma rede de rádios.

Para tanto, a Rádio Cultura AM, inaugurada em 1936 e especializada em música popular brasileira a partir de 1986, passa a ser a Rede Cultura Brasil. Além de estar disponível em ondas médias, na internet e via satélite, a emissora poderá ser retransmitida por outras rádios.

O nome muda e algumas pequenas alterações abrem a nova fase. Vinhetas produzidas pelo compositor e pianista André Mehmari marcam o reposicionamento da emissora. Além disso, a grade de programação foi reorganizada e alguns antigos programas voltam ao ar, entre eles "Veredas", sobre tradição popular brasileira, e "78 rpm", que transmite gravações originais de sucessos das décadas de 30 e 40".


Vale lembrar que no início, o programa era apresentado entre 20h e 22h, diariamente. No começo do ano, ganhou a edição das 15h as 18h. Pelo jeito está indo por água abaixo a idéia de transformar toda a programação da Cultura AM num Radar Cultura.

No início, o projeto até que era interessante. Contudo, muito do que foi prometido não se cumpriu. A promessa de veiculação dos podcasts produzidos por internautas se transformou em promessa de mau político: nunca se realizou. Justiça seja feita: o menu das músicas oferecidas para votação atualmente tem mais a cara da Rádio Cultura AM.

Algo que incomodou foi o excessivo engajamento do programa no evento Campus Party, fato esse que causou estranheza até no Ombudsman do portal iG, Mario Vitor Santos.

O lançamento do Radar teve toda a devida pompa e circusntância, com convite aberto a muitos blogueiros, cujos blogs são muito lidos na web. No entanto, depois da festa, quase nenhum deles a não ser este Rádio base acompanhou o que aconteceu com o desenrolar desse projeto. Tomara que os blogueiros não fiquem com a pecha de arroz-de-festa por conta disto.

Segue uma listagem de links com posts do Rádio Base sobre o Radar Cultura:

Crossmedia na torre

A revolução começa pelo AM

Radar Cultura: boa idéia que carece de ajustes

Aberto o debate

Os mais dos mesmos no Radar Cultura

Se esqueçeram do Radar Cultura?

Radar Cultura precisa sair da fase beta

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Mancadas da Globo News

O dia de ontem foi estranho. Chuva e frio de depois de um tremendo calor na hora do almoço Polícia brigando com polícia. Seqüestrada voltando ao cativeiro...Para descontrair, nada melhor que uma compliação das gafes vividas pelos profissionais da Globo News. Fazer jornalismo ao vivo, 24 horas por dia, implica em alguns riscos.

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Mariza Tavares, a dama do dial

Dama do dial
Por Igor Ribeiro, colaborou Ana Ignácio

Diretora executiva da Rede CBN, Mariza Tavares comemora seus 30 anos de jornalismo com projetos para a rádio e lançamento de um novo livro

Neste 2008 Mariza Tavares faz, oficialmente, 30 anos de carreira jornalística. A efeméride pode transmitir uma imagem distorcida sobre a atual diretora-executiva da Central Brasileira de Notícias, rede nacional de rádio mais conhecida pela sigla CBN. Primeiro, a sólida e vitoriosa trajetória não a transformou em alguém inatingível ou prepotente. Muito pelo contrário, durante o processo que culminou nesta entrevista para a revista IMPRENSA, Mariza se mostrou acessível o tempo todo, além de esbanjar uma humildade característica dos chefes que já sublimaram o tabu da crueldade jornalística. "Temos um 'Fale Conosco' que eu mesma respondo, numa média de 20 e-mails por dia. É um feedback muito interessante, eles mandam muita coisa boa", diz a respeito do atendimento ao ouvinte, um ótimo exemplo da facilidade que é obter uma resposta da diretora nacional da CBN.

Mariza também esbanja jovialidade. Cheia de projetos, prevê para o aniversário de 17 anos da CBN, neste mês, o lançamento do programa Caminhos Alternativos" e do novo portal na internet. Estreou no microfone em agosto com o "Notícia em Foco", programa semanal que debate mídia e comunicação, do qual é âncora ao lado de Renato Machado e Roberto Nonato. É a coroação no rádio de um longo percurso no meio impresso, com início em 1978, quando era repórter da revista Amiga, até a prolífica carreira no jornal O Globo, onde chegou à gerência-geral da agência de notícias. Em 2002 foi convidada a assumir a diretoria executiva da CBN. Além de novos colunistas e programas, Mariza pôde incrementar as pautas com reportagens mais aprofundadas: "Acho que a contribuição do jornal para o rádio é mostrar que a notícia não se esgota naquele um ou dois minutos que você está no ar. Têm histórias paralelas, você também pode criar uma série com matérias encadeadas."

Em 2006, Mariza deu vazão ao seu lado literário: publicou pela Editora Jaboticaba um livro de poesia, "Fio". Lançou sua segunda aventura poética em setembro deste ano. "Privação de Sentidos" (Sete Letras) é uma obra plena de força e feminilidade, com versos como "Diariamente,/ conjugo excelência e exaustão,/ e tento expiar o pecado de ser exemplar". Este trecho do poema "Executiva" talvez sintetize o embate cotidiano de Mariza Tavares: superar com ânimo e dignidade a pressão de dirigir a maior rede de radiojornalismo do país.

Leia entrevista completa na edição 239 de IMPRENSA

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

UNESP promove debates e oficinas sobre rádio

Do Jornal da Cidade de Bauru

Será aberto hoje, às 19h30, na Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Bauru o 2.º Encontro em Comemoração do Rádio - 86 anos, que vai debater sobre “Jornalismo e Publicidade no Rádio”. O tema é resultado da convergência entre notícia, entretenimento e comerciais nos meios de comunicação, uma vez que a publicidade viabiliza financeiramente a produção de conteúdo jornalístico.

Hoje será realizado colóquio com a presença de Amauri Muniz, produtor musical e fundador do estúdio Mister REC, Pedro Vaz, que é coordenador de programação da Rádio Universitária Cásper Líbero/Gazeta, e Rafael Mainini, jornalista, apresentador e locutor da Rádio Bandeirantes. A entrada para o colóquio é gratuita e aberta à toda a população.

Amanhã, das 14h às 17h, será realizada a oficina “Técnicas de Produção Publicitária em Áudio”, por Alexandre Pittoli, radialista da rádio 94FM, apresentador de comerciais e professor do Senac. E das 19h30 às 22h30 será realizada a segunda oficina, “Locução Radiofônica”, coordenada pela professora de rádio e locução do Senac Paula Gasparini.

As inscrições para as oficinas podem ser feitas no Departamento de Ciências Humanas e custam R$ 5,00 cada uma. O evento é promovido pelo Departamento de Ciências Humanas da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (Faac) da Unesp.

terça-feira, 14 de outubro de 2008

O caso Paula Tejando

A respeito do post Paula Tejando ataca na Rádio Gaúcha, o leitor que assina como João Firmino escreveu o seguinte: "É apenas uma brincadeira inocente, pessoal, fazer rir faz bem!"

Não dá para garantir que seja apenas uma brincadeira inocente. Essas participações de Paulas Tejandos e Tomás Turbandos provavelmente sejam parte de uma ação não-declarada de marketing viral. E os principais beneficiados são aqueles programas televisivos de entretenimento que misturam humor com jornalismo. Não preciso nomeá-los. O amigo leitor há de saber quais são.

Minha opinião está baseada em algumas evidências:

1) Pequisando na web sobre a repercussão da visita da dona Paula à Rádio Gaúcha, caí numa comunidade Doentes por Futebol - OPEN BAR, no Orkut. No dia 4 de outubro, um de seus integrantes fez o seguinte comentário:

hhahahahahha

alguém viu a pergunta do internauta agora na globo?

o luis roberto ainda mandou um abraço pra Paula Tejando


Cinco mensagens depois, outro integrante da comuna responde o seguinte:

Brincou que ele fez isso?

Puta que pariu. Top five do (...), aqui vamos nós!


O nome da atração que tem o top five foi editado por mim.

2) O apresentador de outro desses programas teria solicitado à sua audiência para mandarem mensagens a programas de televisão com a assinatura de Oscar Alho. Além disso, pediu que mandassem o vídeo dessa pegadinha, caso algum apresentador ou locutor caisse nela.

Esse é o ponto. Quando mais proliferarem mensagens assinadas por nomes obscenos (e seus respectivos vídeos cairem na Internet), mais a associação com esses programas será feita. Resultado: alguns telespectadores a mais.

Embora seja tímida em muitos casos, a interatividade adotada em programas de televisão e rádio é uma conquista que não pode ser jogada pela janela.

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Outra Versão #56 - Especial Maurício Pereira e as músicas que um dia voce já assobiou

Mal aí pelo atraso, hein!!!

Mauricio Pereira e Turbilhão de Ritmos - Meu Mundo e Nada Mais
Mauricio Pereira e Turbilhão de Ritmos - Muito Estranho
Maurício Pereira e Turbilhão de Ritmos - A Praça



Para ouvir agora, acesse o podcast (E não se esqueça de votar no Outra Versão para o prêmio Podcast 2008!). Você pode também
baixar o mp3 ou ainda assinar o RSS/XML.

Morre o radialista Juraci Moreira

Faleceu hoje em Campinas, o radialista Juraci da Rádio Central AM 870. Ele comandava o programa que levava o seu nome diariamente das 15:30 às 18:00h e aos sábados das 4:00 às 7:00 da manhã.

Ele era um fenômeno de audiência, principalmente entre o público feminino correspondente ao perfil do horário.Seu sepultamento
ocorrerá hoje à tarde no Cemitério Parque das Acácias - Campinas/SP

Carla Lopes
Campinas - SP

O Especial de Cartola na Jovem Pan

Nem foi preciso ouvir para saber que o especial da Jovem Pan sobre Cartola foi no mínimo, muito bom, dada a competência e o talento de José Luís Menegatti - e seu potente vozeirão - e equipe. O único porém é que eu perdi este especial. Só vi o aviso hoje. Droga. Mas peço caridosamente que os amigos da Jovem Pan que reprisem a atração e, se possível coloquem no podcast da rádio. Que tal?

Muricy Ramalho participa de sabatina no estúdio Osmar Santos

A Rádio Globo (1100 AM) e o Diário de S. Paulo recebem na próxima terça-feira, 14 de outubro, o técnico do São Paulo, Muricy Ramalho, no recém-inaugurado estúdio Osmar Santos. Muricy será o terceiro técnico a participar de sabatina no programa “Globo Esportivo” – Mano Menezes, do Corinthians, e Wanderley Luxemburgo, do Palmeiras, participaram nas semanas anteriores. A entrevista vai ao ar entre 18h e 20 horas, com apresentação de Oscar Ulisses e participação da equipe de esportes da Rádio Globo e do Diário de S. Paulo.

A visita de Muricy acontecerá poucos dias antes do clássico entre Palmeiras e São Paulo, que está marcado para o estádio Palestra Itália no domingo, dia 19. A partida vem sendo tratada como uma final antecipada, por isso as expectativas em torno da participação do técnico no "Globo Esportivo" são grandes.

domingo, 12 de outubro de 2008

Paula Tejando ataca na Rádio Gaúcha

Virou moda. Engacadinhos e desocupados estão mandando mensagens com nomes obscenos a programas de televisão. Durante a transmissão do Futsal, o narrador Luis Roberto, da Rede Globo, leu uma mensagem assinada por Paula Tejando. E o vídeo caiu no YouTube.



Neste sábado, durante a transmissão de Goiás e Internacional, na Rádio Gaúcha, o apresentador Cleber Grabauska leu uma mensagem assinada pelo mesmo nome.



Como diz o velho ditado, cabeça vazia é a oficina do capeta...

Agradecimentos especiais ao pessoal da comunidade InterMultimídia, do Orkut, que dispinibilizou o aúdio da Rádio Gaúcha.

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

São Paulo x Rio Grande do Sul: duelo nas ondas do rádio

A reta final deste campeonato brasileiro certamente será uma das mais emocionantes desde a adoção da fórmuma dos pontos corridos. Pelo menos cinco clubes tem chances de conquistar o título. Mas atualmente, a disputa mais renhida ocorre entre Grêmio e Palmeiras. E esse enfrentamento, mais uma vez, se transferiu para o rádio esportivo. Os narradores do Rio Grande do Sul, como já é de costume, estão defendendo de forma incondicional o clube de seu estado que mais se destacam na competição. O que supreende é que narradores de São Paulo embarcaram nessa e adotaram um discurso semelhante. Rogério Assis, da Jovem Pan é o que está se destacando nesse seara. Na partida entre Palmeiras x Vasco, ele se saiu com frases do tipo: "eu quero ver o Grêmio aguentar" ou "vai, Grêmio, você não sabe o que te espera". Ouçam abaixo:




Mas os narradores gaúchos não deixaram por menos. Na partida entre Grêmio x Santos, Daniel Oliveira, da Rádio Bandeirantes, de Porto Alegre, deu o troco: "o Grêmio começa a fazer o porco tremer na base" ou "o Grêmio está calando a boca daqueles que apostaram no Palmeiras". Ouça a seguir.



Esse enfrentamento pode ser algo positivo para o rádio, desde que não ocorram excessos. Os locutores esportivos não podem se esquecer da grande responsabilidade que têm quando empunham seus microfones. Casos que ocorreram no passado não podem se repetir e nunca é demais relembrar do epísódio Jonas Greb

Leia mais:

Pedro Ernesto continua o mesmo e diz que Juventude destroçou o Grêmio

Abaixe o som da tv e aumente o som do rádio

O rádio esportivo e a última rodada do Brasileirão-07

Milton Neves recebe Cassiano Ricardo; ambos relembram personagens, jingles e histórias do rádio

Na madrugada desta quinta-feira, Milton Neves recebeu o ator e humorista Cassiano Ricardo no Terceiro Tempo, da Rádio Bandeirantes. Durante mais de uma hora, ambos relembraram jingles, histórias e personagens do rádio, com a ajuda de Mauro Beting. Foi quase uma hora e meia de papo. O Rádio Base destaca agora alguns trechos mais interessantes.

Abaixo, Milton Neves fala de seus primeiros tempos na Rádio Jovem Pan, quando tinha de pedir autorização a Candido Garcia para entrar no ar e fazer uma pergunta ao jogador que era entrevistado no Jornal de Esportes. Cassiano, por sua vez, fala de Estevan Sanrigardi e um quadro do Show de Rádio que quase tirou a Bandeirantes do ar.



Na seqüência, Milton Neves fala de Tom Brokaw, o mediador do debate televisivo que colocou em confronto os presidenciáveis norte-amercianos Barack Obama e John McCain. Milton aproveita para lembrar do apresentador Randal Juliano. E Cassiano conta que teve de substitui-lo certa vez na apresentação de um programa de auditório na TV Cultura.



Milton Neves ainda apresentou uma vinheta que ele mesmo gravou para a Rádio Continental, de Muzambinho (MG), em 1967.



O papo durou mais de uma hora e meia. Detalhe: não foi interrompido por qualquer tipo de merchan.

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Rádio Bandeirantes transmite programa Ciranda da Cidade diretamente do Planetário

Em homenagem ao Dia das Crianças, celebrado no próximo domingo, a edição de amanhã do programa Ciranda da Cidade será transmitida ao vivo diretamente do Planetário Aristóteles Orsini, localizado no Parque do Ibirapuera. A Rádio Bandeirantes sorteará 20 convites para seus ouvintes durante o programa de hoje, no ar das 14h às 16h.

Na edição especial de amanhã, o apresentador Milton Parron entrevistará o físico André Luiz da Silva, diretor dos Planetários de São Paulo, e o matemático Marcos Rogério Calil, responsável pele equipe técnica de produção científica e educação. Eles darão detalhes sobre o funcionamento dos Planetários, além de ressaltar a importância deles para a educação e a cultura das crianças.

No ar desde a década de 70, o programa Ciranda da Cidade é apresentado de segunda a sexta, das 14h às 16h, e retrata São Paulo de uma forma diferente, com notícias, análises e entrevistas do interesse de quem mora na metrópole, ouvindo especialistas e autoridades sobre os temas em questão.

terça-feira, 7 de outubro de 2008

100 anos de Cartola

Em homenagem ao centenário de Cartola, a Jovem Pan produziu um programa especial que pretente traçar um panorama sobre a obra de Angenor de Oliveira, o sambista carioca que conseguiu lançar seu primeiro disco de estúdio com 66 anos de idade.

O programa contará com sonoras de Cartola e Dona Zica colhidas no arquivo Jovem Pan, além da participação de pessoas que fizeram parte da vida do compositor, como Paulinho da Viola, Beth Carvalho, Alcione, Elton Medeiros, Nei Lopes, Hermínio Bello de Carvalho, Eli Gonçalves (Chinha, presidente da Mangueira), a neta Nilcemar Nogueira e Sérgio Cabral.

Serviço:

Rádio Ao Vivo
Um Século de Cartola
Produção, entrevistas e edição: André Graziano
Sonorização: Zezé Guimarães
Apresentação: José Luiz Menegatti
Jovem Pan AM
Sexta-feira, 10/10, 21h30

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Outra Versão #55

Na edição dessa semana, somente clássicos da música brasileira revisitados:

Syndicate feat. J Holland - Sandália de Prata;
Sergio Mendez & Brazil 66 - Mas Que Nada;
Yo-Yo Ma – Brasileirinho



Para ouvir agora, acesse www.outraversao.podomatic.com. Você pode também baixar o mp3 ou ainda assinar o RSS/XML.

O som horroso das AMs digitais

Desde que a Globo AM, CBN AM. Bandeirantes Am e Record AM de São Paulo, caíram na besteira de testar o sistema IBOC - que o Ministério das Comunicações quer empurrar goela abiaxo dos radiodifusores - a coisa só tem piorado. Como se não bastasse a dificuldade de se ouvir esta faixa de onda em vários lugares, os ouvintes cada vez menos numerosos do Am tem que aguentar o péssimo som que é transmistido por esse ridículo sistema digital.

Se o sinal da rádio fosse transmitido por telefone do estúdio para o tansmissor, seria de altíssima fidelidade, perto desta merda digital. Eu quero saber qual "engenheiro-de- obra-feita" vai me convencer que o som digital no receptor digital é coisa de outro mundo, que é um som melhor do que Cd e sei lá o quê mais. Ora, se o som é ruim no sistema analógico, como é que ele pode ser ótimo num sistema mais avançado? È o mesmo que dizer que o arroz tá uma papa, o feijão mal cozido, mas o assado de filé mignon está "di-vi-no". Se o arroz e o feijão são ruins, vai querer me dizer que o prato principal é divino? Vai beijar a tromba do elefante, vai escalar o pescoço da girafa, mas não me vem com esta pataguada ridícula, não. Está na hora de testar outro sistema - como o europeu, por exemplo.

Certa vez, fui entrevistar um diretor de uma grande rede. À certa altura da conversa perguntei-lhe sobre o sistema digital. Ele disse que era lindo, maravilhoso, que servia pra AM, FM e não sei mais o quê. Indaguei se ele já tinha ouvido este sistema de transmissão. E ele me saiu com essa.

"Ouvir, eu ainda não ouvi. Mas o dono da emissora foi a uma feira de radiodifusão na Europa e disse que o sistema é muito bom." Tive que conter o riso porque me lembrei de um certo apresentador e dono de tevê, que comprava os filmes e não via. "Mas a minha filha nº1 viu e gostou. Minha filha nº 2 viu e gostou. As faxineiras deste canal viam na hora do almoço e também gostaram. Os outros funcionários assistiram ao filme é ele é muito bom. Eu não vi, mas pode assistir porque é muuuito bom", tentava convencer esse empresário em uma de suas atrações.

Mas isso nem é o mais importante. Se este sistema feito nas pernas permancer, quem garante que o governo vai abrir o espaço para mais emissoras. E se a Globo quiser ficar com todos os canais de sua frquência? O pessoal que já está aí terá direito a outros canais? A faixa de AM, assim como a de FM comportam atualmente cerca de 100 estações uma ao lado da outra. Como não dá para ficar uma junto a outra, esse número cai para 50 canais. Vai a 25, se lemabramos que o AM precisa dar espaço para emissoras de cidades menores que Às vezes coupam a mesma frequência.

Com o novo sistema caberão no dial pelo menos 100 emissoras sossegadamente, dizem os desfensores do IBOC, sem a emissora interferir ou sofrer interferência da vizinha. Se os concessionários atuais tiverem direito a esses canais novos, não haverá abrtura para novas emissoras, penso eu. Nem a Assembléia Legislativa terá sua tão sonhada rádio AM.

É preciso ficar em cima desta questão. Parece que tudo está sendo feito para beneficiar "os amigos do poder". Independentemente do sisteam a ser adotado, o rádio digital tem que democratizar as ondas hertzianas. Bom mesmo seria do modo como funciona nos EUA: o interessado entra numa concorrência, se ele tiver competência técnica, ganha a autorização do funcionamento. Eu disse autorização e não concessão. A escolha dos permissionários é baseado em critérios absolutamente técnicos. Sem contar as normas próprias que proíbem, por exemplo, um jornal ou revista ser proprietária também de uma rádio e um canal de tevê na mesma cidade. Na Europa, abriu-se o monopólio das rádio e tevês públicas e algumas emissoras particulares se instalaram. No entanto, a RAI e BBC mantém suas audiências e seus prestígios com altos índices.

OS dois modelos adotados para veículos de comunicação são bons. No Brasil, para variar, ficou tudo distorcido. Nem é pricado como nos EUA, nem é público com alguma coisa particular como no Velho Mundo. Aqui as concessões são dadas a bel prazer de quem detém o poder. Nem oa menos se preocupam em saber se o pretendente é do ramo de rádio e tevê. Os critérios são outros e isto está todo mundo cansado de saber. Nós, profissionais de rádio e ouvintes temos que ficar no pé do poder público para que eles não sculhambem com o sistema digital, tal como fizeram com o rádio analógico. E tem que começar por esta porcaria de IBOC, que é uma merda de som. Ou fazemos isso, ou o rádio vai perder espaço para internet, este sim, um espaço livre e altamente democrático. E o fim da parceria rádio-internet pode ser desastroso para o rádio.

sábado, 4 de outubro de 2008

Silvio Luiz quase deixa entrevista no Estádio 97

O narrador Silvio Luiz foi o convidado do Estádio 97 do último dia 2 de outubro. A entrevista corria bem até que Mano, um dos integrantes da equipe, decidiu tocar em um assunto um tanto delicado para Silvio. Este não gostou, bateu boca e até ameaçou deixar o programa. Foi necessária muita conversa para demovê-lo da idéia. Ouça abaixo um trecho do programa.




Curioso que em outra entrevista, desta vez à Rádio Banda B, de Curtiba, Silvio não demonstrou irritação quando se mencionou o mesmo tema (a partir de 5min38s).

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

USP FM escolhe novo logotipo

Estudantes da FAU ganham concurso de escolha de novo Logo da Rádio USP Beatriz Flausino - 30/09/2008 16:21 - Agência USP de Notícias. Logo ganhador do concurso foi elaborado por alunos da FAU

O novo logotipo da Rádio USP FM foi escolhido. O vencedor do concurso, organizado pela Rádio para a escolha do logo, foi o projeto elaborado por três estudantes da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP: Andrea Silva Ribeiro, Leandro Lopes de Oliveira e Aline Coutinho de Araújo.

A comissão encarregada de escolher o novo logo era formada por Heliodoro Bastos Filho (Dorinho), professor do curso de Publicidade e Propaganda da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP; Cinzia de Araújo, designer da Editora da USP (EDUSP); Francisco Homem de Melo, professor FAU e Thais Helena dos Santos, da Divisão de Marketing da
Coordenadoria de Comunicação Social (CCS) da USP.

Entre mais de 100 trabalhos inscritos, a comissão optou pelo trabalho dos estudantes da FAU. "Essa é uma proposta muito contemporânea. Além disso, os designers responsáveis pensaram em muitas aplicações e conceitos interessantes para o logo", afirma Dorinho Bastos. Cinzia de Araújo explica que a comissão procurava um logo que desse uma identidade visual para a Rádio.

Outro ponto no projeto desenvolvido pelos estudantes da FAU que chamou a atenção dos membros da comissão foram os usos dados ao novo logotipo. Os estudantes aplicaram a marca em camisetas, bolsas, adesivos e outros meios de divulgação. ?Eles deram um plano futuro para o logo de forma muito criativa?, opina o professor Dorinho.

Os estudantes Andrea, Leandro e Aline decidiram participar do concurso porque têm um projeto de design juntos, o Quadradão (http://www.quadradao.com.br/), iniciado este ano. O logotipo da Rádio USP foi o primeiro trabalho desenvolvido por eles. Leandro conta que em atividades extracurriculares eles descobriram afinidades com o
design e pretendem seguir neste ramo.

Sobre a idéia do logo, Leandra diz que "o Quadradão tem uma ligação muito forte com a tipografia, então, fizemos os parênteses remetendo às ondas de rádio". Eles já sabem também o que fazer com o prêmio: investir no Projeto Quadradão.

A iniciativa do concurso partiu do diretor da Rede USP de Rádio, Lupércio Tomaz, e organização foi feita pela Divisão de Marketing da Coordenadoria de Comunicação Social (CCS) da USP.

A cerimônia de premiação do logotipo ocorrerá junto com a inauguração das novas instalações da Rádio USP, no prédio da Antiga Reitoria, na Cidade Universitária, em São Paulo, no dia 16 de outubro, às 17 horas.

CBN estréia Caminhos Alternativos

A CBN (Central Brasileira de Notícias) estréia, no dia 4 de outubro, “Caminhos Alternativos”, um programa voltado para a qualidade de vida. Com apresentação de Fabíola Cidral e Petria Chaves, também responsáveis pelas reportagens e entrevistas, será transmitido aos sábados, entre nove e dez da manhã. A proposta é que os ouvintes possam compartilhar, passo a passo, as vivências experimentadas pelas duas âncoras.

No programa de estréia, por exemplo, no quadro “Saúde Alternativa”, Petria se submete a uma limpeza orgânica, terapia da medicina ayurvédica; já Fabíola se junta aos freegans de Santo André, vegetarianos que pregam um estilo de vida anticonsumista e à margem da economia de mercado, e faz a xepa de uma feira. Depois vai para a cozinha transformar talos e partes não aproveitadas de legumes e verduras em pratos saborosos. Toda semana também estará no ar um personagem zen para revelar o que faz para driblar o estresse da vida moderna – como o jornalista Heródoto Barbeiro, que canta mantras num templo budista e explica sua técnica de meditação.

Equilíbrio, bem-estar, harmonia, saúde. Durante uma hora, os ouvintes serão convidados a refletir e buscar “Caminhos Alternativos” para alcançar mais qualidade de vida. O programa será transmitido para São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte, sendo opcional para as afiliadas da Rede CBN. Ouvintes internautas também podem conferir o programa pelo site www.cbn.com.br ou assinar o serviço de podcast para download.

Diário de S. Paulo inaugura estúdio da rádio Globo dentro da redação

Do AdNews

O Diário de S. Paulo e o Sistema Globo de Rádio firmaram uma parceria para a instalação de um estúdio de rádio dentro da redação.

A idéia é ter uma atuação constante na programação da Rádio Globo, com a participação dos repórteres do jornal em vários programas da grade, como os diários "Globo Cidade SP" e "Globo Esportivo", além de giros pela redação que vão entrar no ar ao longo da tarde.

Nas manhãs de domingo, haverá ainda o quadro "Diário da Fama", que leva o mesmo nome da coluna do jornal, e vai tratar do mundo das celebridades. A primeira transmissão acontece nesta terça-feira, dia 30 de setembro.

No dia da inauguração, parte da programação será inteiramente transmitida do estúdio no Diário de S. Paulo, com a presença de convidados e do próprio Osmar Santos. A transmissão vai começar às 17 horas, com o "Globo Cidade", comandado pelo Osvaldo Pascoal.

Das 18h às 20h, entrará no ar o "Globo Esportivo", com Oscar Ulisses e toda a equipe de esportes da Rádio, além da editoria de esporte do jornal e seu time de colunistas esportivos (Alberto Helena, Cléber Machado, Sidney Garambone, Dan Stulbach e Wagner Vilaron).

O Estúdio Osmar Santos, como foi batizado, possui 23 metros quadrados e um painel de 15 metros, que ocupa toda uma parede, com fotos de diferentes momentos da vida do radialista. O local foi adaptado para receber o equipamento que vai garantir qualidade de estúdio aos repórteres e editores que entrarem ao vivo durante a programação da Rádio Globo.

Sofá Bandeirantes

Estreou no último domingo o quadro Sofá Bandeirantes, dentro do programa Acontece. A idéia é conversar longamente com algum profissional da casa e fazer com que ele fale de sua vida profissional e conte histórias curiosas. O primeiro convidado foi José Paulo de Andrade, apresentador do Pulo do Gato e do Jornal Gente. A idéia do quadro em si é muito boa. Só que ela implica num risco muito grande: o do entrevistado repetir coisas já ditas em entrevistas anteriores. No entanto, não foi isso que aconteceu. Zé Paulo contou histórias deliciosas que eu, pelo menos, nunca tinha ouvido, como sua gafe ao entrevistar o jogador Ditão. Ou então de suas brigas no ar com um ex-governador de São Paulo e um deputado estadual já morto.

O Paulo Galvão conduziu o papo de uma forma inteligente e agradável. Acho apenas que ele poderia ter explorado mais a relação do então diretor de jornalismo Zé Paulo com o sr. João Jorge Saad, presidente eterno do Grupo Bandeirantes.

Um ajuste que poderia ser feito era no nome. Sofá Bandeirantes não cai legal. Por que não Divã Bandeirantes?

Para quem não ouviu a estréia, clique aqui. O quadro irá ao ar todo domingo, por volta das 23h.