domingo, 31 de agosto de 2008

Outra Versão #50 - Especial Marina de la Riva

E aí, gente! Beleza?

Marina de la Riva lançou o seu primeiro CD em 2007, gravado em Havana, com músicos cubanos, que no início estranharam um pouco aquela branca brasileira querendo cantar como uma negra cubana. Com o tempo de estúdio e a voz de Marina, os músicos se convenceram do talento. Uma belíssima mistura de samba e forró com músicas cubanas.

Marina De La Riva - Ta-Hi (Pra Voce Gostar De Mim)
Marina De La Riva - Sonho Meu
Marina De La Riva - Adeus Maria Fulo/La Mulata Chancletera

Para ouvir, aqueles links doidos de sempre:



Ouça depois: http://outraversao.podomatic.com/enclosure/2008-08-30T09_41_59-07_00.mp3

Salve no seu leitor de RSS: http://outraversao.podomatic.com/rss2.xml

Até...
Nota retirada da newsletter da vereadora Soninha:

RÁDIOS COMUNITÁRIAS


No próximo dia 8 de setembro, segunda-feira, às 19h, no auditório da Ação Educativa, à Rua General Jardim, 660, na Vila Buarque, haverá um evento de avaliação do processo do Aviso de habilitação para as Rádios Comunitárias de São Paulo, onde serão debatidas as perspectivas futuras e as propostas a serem encaminhadas para os candidatos e candidatas à Prefeitura e à Câmara Municipal.

sábado, 30 de agosto de 2008

Futebol no rádio com imagem

Rádio vai usar “streaming” de alta velocidade para transmitir futebol
Roseli Lara, do Jornal de Uberaba

Em casa, on-line, ouvintes vão se transformar também em telespectadores. Dentro de quatro meses, a Superdifusora FM, emissora de Uberaba que já está na Internet, pretende transmitir os jogos de futebol da cidade e da região, gerando áudio e imagens com mais qualidade.

De acordo com o diretor da emissora, Celso Borges, a rádio foi uma das primeiras do Brasil a gerar imagens por WebTV. "Chegamos a mais de quatro mil cidades do Brasil e 170 países. Estamos nos adequando agora também para transmitir futebol usando avançada tecnologia, com câmeras especiais. Vai ser possível ver até a cor dos olhos do jogador, assegura".

Chegar ao mundo inteiro em tempo real e receber até 50 e-mails por dia de vários países. Foi o que, segundo Celso Borges, a Superdifusora conseguiu ao transmitir pela Internet desde 2002.

Segundo ele, as transmissões dependem ainda de autorização do município. "Vamos aumentar a capacidade de hospedagem no site para isso, mas desde que não soframos nenhum impedimento do município, conforme temos enfrentado constantemente. O poder público local tem barrado muito a Superdifusora, é claro que em decorrência da franqueza da emissora", garante.

Conforme o proprietário, a rádio continua proibida de transmitir jogos no Estádio Uberabão, cerceamento que segundo ele está sendo questionado judicialmente pela emissora.

A emissora deve passar a operar com novos equipamentos dentro de quatro meses. O site www.difusora.jor.br, que atualmente tem 500 acessos por dia, com novo "streaming" deve alcançar cerca de 50 mil acessos simultâneos.
---------------------------------------------
Interessante a iniciativa. É o rádio se adaptando à internet e aos novos tempos.

Só não precisa exagerar, né? Ver a cor dos olhos dos jogadores foi demais...

O Metallica gostou da coisa...

Não contente com sua prória rádio na rede via satélite XM, a banda Metallica fará transmissões também pela internet, em seu site oficial.

No dia 4 de setembro, às 22h (horário de Brasília), a banda receberá dois integrantes do Foo Fighters, Dave Grohl e Taylor Hawkins, vocalista/guitarrista e baterista, respectivamente, para um bate papo.

Rádios interessadas em reproduzir o programa podem entrar em contato com a produção da banda pelo site oficial.

sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Minhas férias

Estou passando alguns dias das minhas férias em Goiãnia. Mesmo estando por aqui, não consigo esquecer São Paulo quando eu vejo os noticiários locais na tv. Algumas coisas são as mesmas, como chacinas, caos no setor de saúde pública e dificuldades no trânsito.

Com relação ao rádio, a grande briga aqui é pela audiência das transmissões de futebol. AM 730 (a antiga Rádio K do Brasil, de Jorge Kajuru), Brasil Central (do governo do estado), CBN Anhanguera (da Organização Jaime Câmara, que é o braço da Rede Globo no estado) e Difusora (ligada a algum setor da Igreja Católica que não sei como identificar) ganharam duas concorrentes de peso: a 820 AM e a Companhia FM. Todas elas fazem uma cobertura extensiva dos clubes goianienses que estão em ação nas três divisões do futebol brasileiro: Goiás na série A, Vila Nova na série B e Atlético-GO na série C. O time esmeraldino faz campanha modesta e luta para não ser rebaixado. Enquanto isso, Vila e Atlético são grandes candidatos a subirem de divisão em seus respectivos campeonatos. Acho que a tarefa do Vila é mais fácil. Difícil mesmo é saber qual emissora de rádio está em primeiro lugar na preferência do público durante as jornadas esportivas. Cada uma se autoproclama como líder.

O que eu sinto falta no rádio de Goiânia é de emissoras que tenham programação jornalística na madrugada. A CBN Anhanguera sai do ar a meia-noite. A Difusora e AM 820 transmitem programação religiosa. A Brasil Central pega muito fraco no local onde eu estou, mas até onde eu sei, entra no ar uma programação musical. O que me impressionou foi a AM 730, pelo seu passado, também ter um play-list no mesmo período. Imagino que a emissora deve estar esperando alguma proposta para aluguel de horário. Se não for o caso, por que não investir em reprises dos programas veiculados durante o dia.

Não fiquei animado a ouvir com mais atenção o FM de Goiânia, mas posso dizer que a situação não difere muito do que temos nas duas principais capitais do país. É isso. Deixem-me continuar curtindo as minhas férias. Vou expulsar o sogrão da rede agora.

Os Sem Rádio

por Leandro S. Maior
do site Laboratório Pop


Outro dia o Zeca Baleiro disse de um programa de rádio em Florianópolis muito interessante, onde o artista vai lá e pode tocar coisas diferentes, no esquema ao vivo mesmo. Daí que ele cantou numa dessas um som do Luiz Ayrão que não era do seu repertório usual, só de onda, e que ficou tão legal que a rádio passou a tocar normalmente em sua programação e o som virou um hit. O resultado é que ele sacou o potencial da música e acabou a gravando oficialmente em sua discografia.

Os Beatles participaram de zilhões desses programas de rádio, e - é sabido - tocavam muitos covers, de Chuck berry e outros ídolos (sim, os maiores ídolos do mundo também tinham os seus!). Esses sons também foram registrados e viraram pérolas de colecionador - até serem lançados oficialmente, aquele velho lance do underground ser absorvido pelo mainstream.

Daí que esses programas de rádio eram mesmo um barato, com esses registros que eram exclusivos e acabavam dando a cara de cada emissora. Coisa que não tem mais. Rádio com cérebro e sensibilidade é coisa que não tem mais, pelo menos aqui no Rio. LSM

Rádio USP estréia programa de rock nacional

PROGRAMA DO REGIS TADEU NA USP FM (93,7)
Momento jabaculê...

Só para falar da estréia de meu programa na Rádio USP, Rock Brazuca (93,7) que aconteceu na semana passada e vai rolar toda terça-feira, à meia-noite, com uma hora de duração, só com rock brasileiro...

1º programa:
1º BLOCO
BARANGA – “Tudo o que Eu Tenho na Vida”
TITÃS – “Tudo em Dia”
PLEBE RUDE – “Johnny Vai à Guerra”
CASA DAS MÁQUINAS – “Casa de Rock”
RITA LEE - Dançar Pra Não Dançar

2º BLOCO
MUTANTES – “Não Vá se Perder por Aí”
MADE IN BRAZIL – “Menina Pare de Gritar”
BARÃO VERMELHO – “Jardins da Babilônia”
INOCENTES – “Lisa”
CARRO BOMBA - Carro Bomba's Rollin'

3º Bloco
PEDRA – “Misturo Tudo e Aplico”
ERASMO CARLOS – “O Homem da Motocicleta”
SOM NOSSO DE CADA DIA – “Sinal da Paranóia”
PATRULHA DO ESPAÇO – “Columbia”
O TERÇO - "Volte na Próxima Semana Pra Ver"


--------------------------------------------------

Pois é. Foi o que eu sempre disse: as FMs comerciais pecam porque não chamam pessoas que conhecem música pop para produzir programas. Elas simplesmente acabaram com a figura do produtor, que era o especialista em desenvolver o conteúdo da programação, que dava "contexto" ao que estava sendo tocado.
Preferem se nivelar pela mediocridade em vigor, transformando o espaço da programação musical em simples espaço para divulgação de produtos fonográficos de pouco conteúdo e de promoções sem nenhum cunho cultural. A qualidade é tão baixa que eles nem ao menos se dão mais ao trabalho de anunciar e desanunciar as músicas. Pra que, não mesmo? Quem programa é um idiota analfabeto musical. E certamente eles devem considerar seus ouvintes da mesma forma.

As grandes emissoras do passado - Excelsior AM, Bandeirantes FM, Gazeta FM, Nova Excelsior FM, Fluminense FM, Ipanema FM, Federal AM, Difusora AM, AM, Nacional FM, Globo FM e tantas outras, contavam om músicos, estudiosos, jornalistas e amantes da música, produzindo programas específicos e enriquecendo a programação destas estações. Hoje, infelizmente, até onde eu tenho conhecimento, só a Cultura FM de São Paulo e a Roquete Pinto FM, do Rio, tem essa preocupação de trazer especialistas para auxiliar na produção da emissora. No passado, a USP tinha este perfil, que de certa forma ainda se mantém.

A contar pela criatividade e pela garra da nova direção, em breve, a USP FM voltará a seus dias de glória. Régis Tadeu - o crítico de música pop do programa de Luciana Gimenez na TV - entende do riscado. A julgar pelo set list acima, deverá ser um grande programa, talvez digno de um Kid Vinil, de um Marcelo Nova ou de um Leopoldo Rey. Boa sorte pra ele e pro pessoal da USP.

terça-feira, 26 de agosto de 2008

Verdade Capital

O jornal "Verdade Capital 1040", da Rádio Capital AM, completa dois anos de vida alcançando o primeiro lugar de audiência em rádio AM de São Paulo na madrugada. Vai ao ar diariamente das 4:00 às 5h30, apresentado por José Maria Scachetti, com toda a equipe de Jornalismo da Rádio Capital e com dois colaboradores: Maria Faiock, que dá explicações sobre Previdência Social, e professor Fernando Altemeyer, teólogo, que fala sobre o combate à pobreza. O noticiário é sobre assuntos gerais, cidades, polícia, economia, política, internacional, cultura e lazer. Logo depois do jornal, vai ao ar o programa do comunicador popular Eli Corrêa.

A idéia do jornal foi do diretor-geral da Rádio Capital, Francisco Paes de Barros, levando em conta a necessidade de informar as pessoas que levantam cedo em São Paulo e em outros Estados. Está em primeiro lugar no horário há mais de três meses. A Rádio Capital tendo como coordenador de jornalismo Luiz Carlos Ramos pode ser sintonizada em 1040 kHz AM ou, pela internet, no site www.radiocapital.am.br

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Rádio Real

Entra no ar em outubro a rádio do clube espanhol Real Madrid.

Resultado de uma parceria entre o time e a Universidade Européia de Madrid, a rádio estará presente tanto no dial madrilenho quanto na internet.

Atualmente, os madridistas, como são chamados os torcedores do Real, já podem acompanhar seu time pela RMTV, que transmite de forma digital e codificada para as antenas parabólicas.

sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Rádio Bandeirantes oferece podcasting do Jornal Primeira Hora

Ferramenta é opção para quem não quiser ouvir o horário político

A Rádio Bandeirantes oferece a partir de hoje mais um serviço aos seus ouvintes: um podcasting com uma versão especial da edição do Jornal Primeira Hora.

De segunda a sexta, a partir das 6h30m, o ouvinte pode acessar o site da Rádio Bandeirantes (http://radiobandeirantes.terra.com.br/podcasting.asp), baixar o áudio do jornal e transferi-lo para um tocador de MP3. O jornal, com as principais notícias do dia, é fornecido em uma versão de meia hora, com apresentação do jornalista Haisem Abaki – que também ancora o Jornal Primeira Hora ao vivo na RB.

Com isso, o ouvinte da Rádio Bandeirantes pode ficar bem informado mesmo durante o período do horário eleitoral gratuito, das 7h às 7h30. “A Bandeirantes, uma rádio que tem 71 anos de tradição, sai à frente nesse serviço”, lembra o diretor de jornalismo, José Carlos Carboni. “E mostra que a tecnologia pode ser uma grande aliada do ouvinte na busca de informação de qualidade”, completa.

Sobre o Primeira Hora

Apresentado por Haisem Abaki e no ar há 45 anos, o Jornal Primeira Hora é um noticiário completo, que leva aos ouvintes os principais assuntos do mundo, do País, do Estado e da capital paulista. Além das informações mais quentes sobre política, economia e transformações sociais, o Primeira Hora ainda proporciona para os moradores de São Paulo previsão do tempo, índices do mercado financeiro, condições dos aeroportos, do trânsito e das estradas, com participação ao vivo dos repórteres que circulam pelas ruas e sobrevoam a cidade. Duranta o período de transmissão do horário político obrigatório, o jornal vai ao ar das 7h30 às 8h30, em AM 840 e FM 90,9.

Dica de blog

Não deixem de visitar o blog do amigo Carlos Cereto, ex-repórter da Sportv, e que hoje é apresentador da Rádio Globo (SP):

http://cereto.wordpress.com/

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Histórias do rádio

Durante a edição de 17 de agosto do Domingo Esportivo, da Rádio Bandeirantes, Milton Neves falou um pouco da relação entre dois craques da narração esportiva brasileira: Osmar Santos e José Silvério.

terça-feira, 19 de agosto de 2008

Arrigo Barnabé - Suspeito

Resolvi postar aqui um podcast produzido por mim há algum tempo para o Radar Cultura, projeto de mídia colaborativa da Rádio Cultura AM, de São Paulo. Nunca soube se foi ao ar. Nele, eu toco algumas músicas de Arrigo Barnabé. A prioridade foi dada para o álbum Suspeito, de 1987, atualmente fora de catálogo.

Você pode baixar diretamente clicando aqui.

Ou então clicando nesta URL: http://rodneybrocanelli.podOmatic.com

Causa própria

Post em causa própria!

Se você ouve, acessa ou pelo menos já ouviu falar no meu podcast, o Outra Versão, você pode clicar no banner abaixo e votar:

Prêmio Podcast 2008

Valeu, hein!

É cada uma...

Rádios Comunitárias ilegais não poderão transmitir horário eleitoral em MT
Carlos Eduardo Lemos
24HorasNews


As rádios Comunitárias ilegais não poderão transmitir horário eleitoral. a informação é do Juiz da 41ª Zona Eleitoral da Comarca de Araputanga, Dr. Jorge Alexandre Martins Ferreira. "Sendo ilegais, as rádios comunitárias nao poderão receber o programa eleitoral", explicou.
-----------------------------
Nossa, mais eu jurava que rádios ilegais simplesmente não poderiam TRANSMITIR. NADA. Quanto mais horário político.

Mas, enfim. No link há a relação completa (ou quase) de rádios que operam ilegalmente em Cuiabá.

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Ajuda internacional

Recebi nesta segunda, o seguinte e-mail.

I found your blog - I have listened in to Radio Record de Uberlandia on 1290 kHz AM Band here in Norway.

I have tried to mail them by ordinary mai - but no answer - could youhelp me with an email.

Tore B Vik - Norway


Para quem não entendeu, o Tore sintonizou em seu país a Rádio Record, de Uberlândia, que opera em 1290KHz no AM. Ele tentou entrar em contato com a emissora (uma tradição dos dexistas, também conhecidos como rádio-escutas), via e-mail, mas não teve resposta. Quem tiver algum contato alternativo dessa emissora, por favor, deixe uma mensagem aqui na caixa de comentários.

domingo, 17 de agosto de 2008

José Silvério bravo

O que acabou de acontecer, o blog Rádio Base traz para você. Durante a abertura da transmissão da Rádio Bandeirantes de Palmeiras x Coritiba, partida válida pelo campeonato brasileiro de 2008, houve um desacerto que fez uma vinheta entrar antes da hora. Isso desagradou ao narrador José Silvério, que não escondeu seu sentimento. Confira no vídeo abaixo:


Outra Versão #48

Agite antes de ouvir:

Flaming Lips – Bohemian Rhapsody
Franz Ferdinand vs Run DMC vs The Knack – Do you Wanna Cuz it
Apoptygma Berzerk – Fade To Black

Agora, o esqueminha de praxe:


http://outraversao.podomatic.com/enclosure/2008-08-16T07_38_45-07_00.mp3 - Você baixa o mp3, pôe no seu iPod (ou iPobre) e ouve amanhã, indo pro trabalho. Pode ser?

http://outraversao.podomatic.com/rss2.xml - Ah, esse endereço é mais complicado. É pra colocar em algum programa leitor de RSS. Se você não sabe o que é RSS, NÃO TOQUE NESSE LINK!!!
---------------------------------------

PodVotar

O Outra Versão agora está indexado no portal PodVotar (
http://www.podvotar.com.br). Ou seja, você pode votar (sacou o trocadilho?) no meu podcast e fazer com que eu ganhe alguma coisa com isso (nem que seja somente fama, dinheiro e mulheres.... ops, mulheres não. Mal aí, patroa).

O endereço direto é:
http://www.podvotar.com.br/story.php?title=Podcast_Outra_Vers%E3o.

Um forte abraço e fique agora com Luciana Gimenez e o Superpop [Marcelo Rezende mode off]

O primeiro DX a gente nunca esquece

Essa matéria de ontem, 16/8, do Jornal da Cidade de Bauru, mostra que as ondas curtas ainda fazem parte do cotidiano de algumas pessoas.

O DX acontece quando consegue se ouvir uma rádio que não seja local. Aí pode ser de outro estado, país, continente... e por aí vai. Ou quando se é rádio-amador, o DX é quando se consegue falar com outro "macanudo" que está longe. Nos meus tempos de PX, meu primeiro DX foi com um rádio-amador da Argentina.

sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Fone de ouvido 2

Clique na imagem abaixo e acompanhe as notícias do Grupo Bandeirantes de Rádio:

Sem muitas palavras...

Yamandu Costa e Dominguinhos estarão juntos no próximo "Grandes Encontros", da Rádio Eldorado. Acho que nem precisa de muitas palavras, não? Imperdível.

O show começa às 12h30, com transmissão ao vivo pela Eldorado FM (kHz 92,9). Na internet, você pode acompanhar pelo www.territorioeldorado.com.br ou pelo www.estadao.com.br.

quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Rádio Bandeirantes transmite programas direto da 20º Bienal do Livro de São Paulo

O estúdio móvel da Rádio Bandeirantes (AM 840 / FM 90,9) está na 20º Bienal Internacional do Livro de São Paulo. Direto do Pavilhão do Anhembi, a rádio transmite programas como Ciranda da Cidade, Manhã Bandeirantes, Jornal em Três Tempos, Na Geral e Concentração.

Na próxima segunda-feira, o apresentador Milton Parron recebe o escritor Ignácio de Loyola Brandão no Ciranda da Cidade a partir das 14h.

Confira a programação completa da Rádio Bandeirantes na Bienal:


Quinta-feira, dia 14
10h00 até 11h30 – Manhã Bandeirantes
16h00 até 18h30 – Jornal em Três Tempos
18h30 as 20h00 – Na Geral


Sexta-feira, dia 15
10h00 até 11h30 – Manhã Bandeirantes
16h00 até 18h30 – Jornal em Três Tempos


Segunda-feira, dia 18
14h00 as 16h00 – Ciranda da Cidade
16h00 as 18h30 – Jornal em Três Tempos
18h30 as 20h00 – Na Geral


Terça-feira, dia 19
16h00 as 18h30 – Jornal em Três Tempos
20h00 as 22h00 – Esporte em Debate


Quarta-feira, dia 20
16h00 as 18h30 – Jornal em Três Tempos
20h00 as 21h15 – Concentração


Quinta-feira, dia 21
14h00 as 16h00 – Ciranda da Cidade
16h00 as 18h30 – Jornal em Três Tempos


Sexta-feira, dia 22
16h00 as 18h30 – Jornal em Três Tempos
18h30 as 20h00 – Na Geral
20h00 as 22h00 – Esporte em Debate


Sábado, dia 23
13h00 as 14h00 – Pole Position

terça-feira, 12 de agosto de 2008

Rádio 5.1: prepare-se para ouvir rádio digital com qualidade surround

Redação do Site Inovação Tecnológica

DAB Surround®: esta é a mais nova sigla da tecnologia e que estará nas paradas de sucesso quando chegar a transmissão de rádio totalmente digital. DAB é uma sigla para Digital Audio Broadcasting.

Rádio com qualidade surround

Os engenheiros alemães do Instituto Fraunhofer, criadores da nova tecnologia, acabam de demonstrar o funcionamento dessa nova forma de transmissão digital de rádio, que está para as atuais transmissões de FM assim como o CD está para o antigo LP.

"Quando você ouvir uma música pelo rádio, ela irá soar como se você estivesse numa sala de concertos e não na sua mesa da sala," diz o engenheiro Matthias Rose, um dos responsáveis pelo desenvolvimento das técnicas necessárias para o processamento e a compressão dos arquivos de áudio a serem transmitidos.

MPEG surround

A compressão dos dados fez com que as transmissões do rádio digital surround pudessem ser feitas com a mesma taxa de transmissão hoje utilizada pelas emissoras que transmitem em qualidade estéreo. Só que com uma qualidade de som muitíssimo superior.

O padrão utilizado é o MPEG surround, que comprime os seis canais (5.1) da música com qualidade surround em arquivos do mesmo tamanho dos atuais arquivos com qualidade apenas estéreo.

Aparelhos de rádio digitais

Outra vantagem do DAB surround® é que as emissoras de rádio poderão fazer a transmissão simultânea no novo padrão e na atual qualidade estéreo. Os receptores tradicionais irão simplesmente ignorar os dados extras que descrevem o som surround e executar o som de forma normal, enquanto os futuros aparelhos utilizarão esses dados para reproduzir o som 5.1 original com qualidade perfeita.

--------------------------------

Pois é. As novidades já acontecem (aos poucos) lá fora.

Mas o Brasil tem mercado para uma novidade dessas, por exemplo?

Que emissora se prontificaria a transmitir em 5.1, sem a garantia do retorno dos ouvintes?

Quem bancaria essa tecnologia toda?

Perguntas são o que eu tenho agora, somente.

Show de Aniversário Alpha FM 2008

Há anos a ALPHA FM se mantém líder absoluta em seu segmento, surpreendendo seus ouvintes com uma programação que combina música de qualidade com informação relevante e cultura. O estilo sofisticado continua mesclando o melhor da música nacional e internacional, entre flash-back e sucessos da atualidade.

Uma trajetória marcada por grandes realizações: shows com grandes artistas da MPB que participam ativamente de nossa programação e consagram todas as nossas comemorações.

Seguindo a trilha de sucessos das comemorações dos anos anteriores, onde estiveram no palco nomes da música brasileira como Maria Rita e Paralamas do Sucesso (2006) e Lulu Santos e Paula Toller (2007), a ALPHA FM preparou para este ano uma grande festa com os principais artistas da música pop brasileira.

O HSBC Brasil servirá de palco para um dos maiores eventos da música contemporânea brasileira: uma única banda em um show de mais de uma hora e meia para você curtir, cantar e dançar com artistas como Roger (Ultraje a Rigor), George Israel e Leoni (Kid Abelha), Teddy (Nenhum de Nós), Léo Jaime, Kiko Zambianchi e Ritchie.

O show acontece dia 04 de setembro, em apresentação única no HSBC Brasil. Uma noite para ficar na memória de todos e festejar em grande estilo o aniversário da ALPHA FM.

Serviço:
Local: HSBC Brasil
Endereço: Rua Bragança Paulista, 1281
Horário: 21h30
Telefone para informações de ingresso: 4003 1212

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Retrô Gol relembra os grandes narradores do passado

É uma ótima idéia da equipe de esportes da Rádio Transamérica, de Jataí (GO): veicular gols narrados pelas grandes feras da história do rádio esportivo. E o começo não poderia ser melhor. Flávio Araújo, então pela Rádio Bandeirantes, narrando o miléslimo gol de Pelé, marcado em 1969 em partida contra o Vasco:

Zé Béttio, um ícone do rádio

Ouçam aqui a abertura de seu programa na Rádio Record do dia 9 de agosto último.


domingo, 10 de agosto de 2008

Olimpíada restringe transmissões de rádio pela web

...mas só até a página 2. Afiliadas das grandes redes de rádio que detém os direitos de transmissão dos Jogos Olímpicos não estão interrompendo suas transmissões. Veremos se na segunda-feira o panorama muda. Abaixo, o simpático (mas equivocado) recado deixado no site da Rádio Bandeirantes de Porto Alegre.


Rádio Metálica

A exemplo do que fez com o Coldplay, a rede de rádios por satélite XM vai dedicar um canal exclusivo aos integrantes da banda Metallica, que lançará seu nono álbum de estúdio em setembro, o "Death Magnetic".

De 16 de agosto à 30 de setembro, James Hetfield (vocal e guitarra), Lars Ulrich (bateria), Kirk Hammett (guitarra) e Robert Trujillo (baixo) vão apresentar todas as músicas já gravadas pela banda, incluindo aí materiais raros e inéditos e entrevistas. O nome da rádio será XM Mandatory Metallica.


Obs.: O título desse post é em homenagem a uma fita cassete que vi para vender uma vez na Galeria do Rock, em que o vendedor escreveu "Metálica". Esse manjava...

Outra Versão #47

E aí gente olímpica do meu Brasil!

No ar, um quase-especial do Roberto Carlos:

Chico Science & Nação Zumbi – Todos Estão Surdos
DJ Ramilson Maia – Eu Quero Apenas
Madonna – Papa Don't Preach




Para baixar: http://outraversao.podomatic.com/enclosure/2008-08-09T08_46_46-07_00.mp3;

Para gravar no seu leitor de RSS: http://outraversao.podomatic.com/rss2.xml.

-----------------------------
Sounds of Rosa Madalena

O camarada Rynaldo Papoy fez um clipe para a música dos Brega DJ's que está no Outra Versão #45. A arte já está no You Tube e ficou bem bacana: http://www.youtube.com/watch?v=71MrGN0lL5c.

Até mais ver.

Marcos Lauro

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Organização de repórteres invade Pequim com rádio pirata

da Folha OnLine, com informações da France Presse

A organização RSF (Repórteres Sem Fronteiras) pirateou na manhã desta sexta-feira uma freqüência de rádio FM em Pequim para fazer campanha pela liberdade de expressão na China, horas antes do início oficial dos Jogos Olímpicos.

Às 8h08 local, uma voz falando em francês e dublada em inglês enviou uma mensagem dirigida às autoridades chinesas: "Pouco importam as medidas tomadas, vocês nunca poderão abolir a liberdade de expressão".

As freqüências de rádio são controladas com rigor na China, mas segundo a RSF, a FM pirata de Pequim foi ao ar "graças a pequenos transmissores e antenas móveis".

"Bem-vindo à rádio Sem Fronteiras de Pequim, uma emissora criada pela organização de defesa da imprensa Repórteres Sem Fronteiras para informar sobre a liberdade de expressão na China", disse a organização.

Em seguida, o secretário-geral da RSF, Robert Ménard, leu uma mensagem em francês, reproduzida em inglês e chinês.

Ménard explicou que a rádio é "a melhor brincadeira que se pode fazer com as autoridades chinesas, que mantêm dezenas e dezenas de jornalistas e internautas presos".

"Apesar de tudo, há pessoas que podem dizer o que vocês querem ouvir, em pleno coração de Pequim, pacificamente, sem violência. Isto é uma maneira de dizer que a censura não funciona".

"Fomos proibidos de vir a Pequim, fomos expulsos da China, mas apesar de tudo, estamos aqui para nos fazer ouvir, pacificamente, sem violência".

Posteriormente, vários defensores chineses dos direitos humanos refugiados no exterior deram seu depoimento, em chinês.

Ménard fez um apelo às autoridades chinesas para que libertem os prisioneiros políticos e parem de interferir nas frequências das emissões de rádios internacionais em chinês.

A RSF também festejou o fato de ter criado brevemente a "única emissora FM livre da China" e "a primeira rádio não estatal a funcionar no país desde a chegada do Partido Comunista ao poder, em 1949".

A cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos começará nesta sexta-feira, às 20h08 (9h08 Brasília).

domingo, 3 de agosto de 2008

Outra Versão #46 - Especial Plágio

Hoje, um crime: plágio!

O caso é até manjado, mas é interessante ouvir as músicas na sequência, com direito a mais uma versão depois:

Jorge Ben – Taj Mahal
Rod Stewart – Do You Think I'm Sexy
Queen of Japan - Do You Think I'm Sexy




Para ouvir agora: www.outraversao.podomatic.com.

Para baixar e ouvir depois: http://outraversao.podomatic.com/enclosure/2008-08-02T08_01_34-07_00.mp3.

Para assinar o RSS/XML: http://outraversao.podomatic.com/rss2.xml.

Até...

sábado, 2 de agosto de 2008

Mídia é tema de novo programa da CBN

A rádio CBN estréia na próxima segunda-feira, dia 4 de agosto, “Notícia em Foco”, um fórum de discussão sobre o que acontece na mídia. Com apresentação de Renato Machado, Mariza Tavares e Roberto Nonato – substituído no primeiro programa por Fabíola Cidral – “Notícia em Foco” será transmitido todas as segundas-feiras, entre 19 e 20 horas. Na estréia, os apresentadores aproveitam a semana de abertura das Olimpíadas para discutir os desafios da cobertura jornalística na China. Estarão presentes os jornalistas Pedro Bassan, correspondente da TV Globo em Pequim, e Leonardo Stamillo, coordenador da equipe da CBN nos Jogos Olímpicos.

Sempre com participação de um ou mais convidados, o objetivo do programa é abrir espaço para a reflexão, privilegiando a liberdade de expressão. Renato Machado e Mariza Tavares, no Rio de Janeiro, e Roberto Nonato, em São Paulo, colocarão em pauta o debate sobre como se faz notícia.

“Notícia em Foco” será transmitido para São Paulo (90,5 FM e 780 AM) e Porto Alegre (1340 AM), cidades que não veiculam a “A Voz do Brasil” neste horário. Ouvintes de outros locais podem conferir o programa pelo site www.cbn.com.br, ao vivo ou on demand.


Fonte: Sistema Globo de Rádio

Saiba mais sobre o mundo do rádio-amadorismo

Navegando pelo Podomatic, um dos servidores mais conhecidos e utilizados por produtores de podcasts, descobri um programa muito interessante para quem se interessa por rádio-amador.

Produzido e apresentado por Juan Carlos Montalvo, o “Entrevistas de Radioaficion” tem o nome auto-explicativo: traz entrevistas com radio-amadores, que falam sobre assuntos técnicos do meio. A página traz também vídeos didáticos que ensinam desde como soldar um conector até montar uma antena dipolo.

As entrevistas (bem produzidas e gravadas, por sinal) são em espanhol e podem ser ouvidas em http://radioaficion.podomatic.com/.

sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Fone de ouvido

Clique na imagem abaixo e acompanhe o boletim informativo que traz as novidades do Grupo Bandeirantes de Rádio.