quinta-feira, 31 de julho de 2008

Hoje é dia de debate

As rádios Bandeirantes (AM 840 / FM 90,9) e BandNews FM (96,9) transmitem ao vivo o primeiro debate entre os candidatos à prefeitura de São Paulo, que acontece nesta quinta-feira às 22h. A transmissão conjunta - ancorada por Paulo Galvão (rádio Bandeirantes) e Eduardo Barão (BandNews FM) - começa às 21h acompanhando a chegada dos candidatos à sede da Band no Morumbi. Oito repórteres das duas emissoras levarão aos ouvintes as informações dos bastidores durante os intervalos do debate. Oito candidatos participam: Gilberto Kassab (DEM), Paulo Maluf (PP), Marta Suplicy (PT), Renato Reichmann (PMN), Ciro Moura (PTC), Geraldo Alckmin (PSDB), Ivan Valente (PSOL) e Soninha Francine (PPS).

Mediado por Boris Casoy, o debate será dividido em cinco blocos. No primeiro bloco cada candidato responde a uma mesma pergunta feita pela produção (resposta de 1 minuto). No segundo e terceiro blocos candidato pergunta para candidato (pergunta 30 segundos e resposta de 1 minuto e meio. Réplica de 1 minuto e tréplica de 1 minuto). No quarto bloco os jornalistas do Grupo Bandeirantes José Paulo de Andrade e Fernando Vieira de Mello perguntam aos candidatos de acordo com sorteio prévio e escolhem o candidato que comentará a resposta (pergunta 30 segundos e resposta de 1 minuto e meio. Comentário de 1 minuto e réplica de 1 minuto). No quinto bloco, cada candidato terá direito a um minuto e meio para as considerações finais: “As regras do debate proporcionam um intenso confronto de idéias, mas não acredito em ataques pessoais. Os candidatos entenderam que o eleitor está mais racional, menos emocional. Por isso espero um debate voltado à apresentação de soluções dos problemas da cidade”, afirma Fernando Mitre, diretor nacional de jornalismo. Mesmo assim, em caso de ofensas pessoais, as regras prevêem a concessão do direito de resposta.

Quinze câmeras serão posicionadas - no pátio da emissora e no interior do estúdio - para registrar toda a movimentação ao vivo. Uma das câmeras será instalada num helicóptero para mostrar do alto a chegada dos candidatos. Durante a transmissão será utilizado o recurso da “tela dividida”, que colocará em cena ao mesmo tempo o candidato que faz a pergunta e aquele que dá a resposta. “Isso é importante para que o telespectador não perca nenhuma reação dos candidatos”, afirma Mitre.

Além de Band, o Bandnews TV (canal por assinatura) e o site da Band (www.band.com.br) também fazem a transmissão ao vivo.

No mesmo dia e horário a Band realiza debates em cinco capitais: Curitiba, Belo Horizonte, Salvador, Porto Alegre e Manaus. Candidatos de São José dos Campos debatem na Band Vale, candidatos de Araras debatem na Band Campinas, candidatos de Chapecó estarão na TV Barriga Verde (Santa Catarina), candidatos de Niterói debatem na Band Rio. As emissoras de Barra Mansa e Maringá farão debates com os candidatos locais.

quarta-feira, 30 de julho de 2008

Especial Ultraje a Rigor

Está rolando agora na Hype MixBrasil o papo que eu tive com o Roger Moreira, do Ultraje a Rigor.

Perdeu? Amanhã, quinta-feira, 31/7, 14h, tem reprise.

domingo, 27 de julho de 2008

Outra Versão #45

Tem japonês no jazz. Taí a Black Bottom Brass Band que não me deixa mentir. Big band japonesa tocando música brasileira, só pra começar:

Black Bottom Brass Band - Brazil
Brega DJ´s - Sound of Rosa Madalena
Ella Fitzgerald - Can’t Buy me Love



O endereço direto do mp3 é esse aqui.

Já o RSS, pra ficar sabendo quando tem programa novo: http://outraversao.podomatic.com/rss2.xml.

Pronto. Mais um programa pros registros...

sábado, 26 de julho de 2008

Rádio Record: cada vez mais de volta ao passado

Se a TV Record está clonado a Globo tentar conquistas a liderânça de audiência, a Rádio Record está clonando a Rádio Record dos anos 70 e 80 para atingir o primeiro lugar no ranking do Ibope. Prova disso é a contratação do comunicador Zé Béttio para comandar o horário das 5 as 7 da manhã.

Diz o release que "a Rádio Record reforçou a equipe de apresentadores e iniciou um audacioso projeto para superar as emissoras concorrentes. O principal objetivo da direção da Rádio Record é posicionar a emissora no quarto lugar de audiência no ranking geral da capital de São Paulo e, consequentemente, chegar mais próximo da segunda colocada no ranking das rádios populares".

Mas esse audacioso projeto nada mais é que a reprodução de fórmulas do passado. Um dos pilares dessa fase da Rádio Record é Gil Gomes. Outro é o reforço da linha sertaneja nos domingos pela manhã. Com a vinda de Zé Béttio, a Record radicaliza esse processo. Vale reproduzir um comentário feito aqui mesmo neste Rádio Base, no dia 27 de março, quando a emissora relançou sua programação sertaneja:

A Rádio Record administrada pela IURD está cada vez mais parecida com a Rádio Record que foi de propriedade da família Machado de Carvalho.

Assim que foi adquirida pela Universal, a emissora perdeu seu rumo, chegando a transmitir uma programação eminentemente religiosa, como se não bastasse o fato da igreja ter a Rádio São Paulo e a Rede Aleluia (FM). O bom senso prevaleceu e a Record foi, aos poucos, voltando a ter uma programação secular. Tentou o caminho do jornalsimo, mas esse segmento já está ocupado por emissoras com ampla tradição histórica.

Com isso, nada melhor que voltar ao passado para tentar se reposicionar no mercado. A base atual da programação lembra muito aquela que fez da emissora líder de audiência nos anos 80: comunicadores populares, musica sertaneja e cobertura futebolística.
.

sexta-feira, 25 de julho de 2008

Hype MixBrasil terá representante em seminários da Criar Brasil

Ingrid Gonçalves, locutora e sonoplasta, será a representante da Hype MixBrasil nos seminários que resultaram da parceria entre a Criar Brasil e a Petrobrás dentro do projeto Rede de Cidadania nas Ondas do Rádio. O jornalismo participativo será o tema e a idéia é criar uma interação entre todas as emissoras participantes.

O encontro será na cidade do Rio de Janeiro nos dias 30 e 31 de julho e os representantes das 60 emissoras selecionadas terão suas despesas pagas pela organização do evento.

Luiz André Ferreira assume jornalismo da Roquete Pinto FM

Prezado Marcos Ribeiro. Quero te parabenizar pelo seu trabalho. Como apaixonado por rádio e estudioso do assunto, sua página tem sido muito útil para minhas pesquisasno mestrado da FGV, e para conteúdo das disciplinas em que trabalho em universidades do Rio.

Gostaria de falar que é com muita alegria que estou assumindo a direção de jornalismo da Rádio Roquete Pinto FM do Rio de Janeiro, que agora passa a ser presidido por Eliana Caruso. Minha missão será dinamizar a cobertura jornalística mantendo a tradição da emissora. A principal preocupação é adaptar a linguagem e o enfoque para uma cobertura cidadã e cultural.

Essa é a sétima rádio em que trabalho, porém uma novidade, já que o grande desafio é ,ao mesmo tempo dinamizar na dose certa, sem tirardo foco a importância histórica dessa emissora, que teve como primeirodiretor e que leva o nome do pioneiro do rádio brasileiro, Roquette Pinto. Buscamos um jornalismo mais reflexivo e cidadão- como convém a uma estaçãopública nos modelos atuais- e uma sintonia maior com a cultura, já que aemissora está num dos principais pólos do país. Além disso, no momento emque as concorrentes estão todas se organizando em rede e transformando suasprogramações em nacionais, somos a opção para a manutenção de um jornalismoe uma programação regional customizada para os fluminenses e sem nenhum tipo de influência econômica, já que não veiculamos comerciais.

Além dos assuntos da cidade, do país e do mundo, vamos dar uma atenção especial para as artes e espetáculos. Estamos preparando o que seria o nosso "segundo caderno", umaseqüência inteira de horário voltado para o jornalismo cultural, já que nasemissoras comerciais, essa é a editoria que menos encontra espaço. O jornalismo esportivo também será destaque. Além do futebol, vai abrir cada vez mais espaço para outras modalidades, principalmente por causa da cobertura das olimpíadas.

A Rádio Roquette Pinto - 94,1 pode ser sintonizada também através dosite: www.fm94.rj.gov.br Para as assessorias de imprensa e divulgadores a emissora disponibiliza os e-mails pauta@94fm.rj.gov.br ou diretamente parao diretor de jornalismo luizandre@94fm.rj.gov.br

--------------------------

O Luiz André Ferreira é Mestre em projetos Sociais e Mestre em Bens Culturais. Jornalista e professor universitário, já passou pelas Rádios CBN, Eldorado(SP), Bandeirantes (SP) - TVs Educativa, Bandeirantes Canal 21(SP) - Jornais Folha de SP, JB, Agência Reuters, entre outros. Pra ser sincero, eu o conheço mais como correspondente da Rádio Bandeirantes no Rio.

O Luiz deu sorte de ir para uma emissora que só tende a crescer. Na época de uma certa governadora, a rádio possuía uma programação para lá de popularesca, para não dizer outra coisa. Hoje, com um novo governo, uma nova mentalidade, a Rádio Roquete Pinto voltou a ser o que era: uma emissora voltada à cultura e à cidadania. Espero que, quando este governo se for, nenhum engraçadinho metido à besta acabe com a emissora atual, transformando-a no puro lixo sonoro de outrora.

No mais, gostaria de desejar boa sorte ao Luiz André e sua equipe. Se precisar de alguma ajuda, é só falar. Tentaremos ajudar com o maior prazer.

PS:Luiz, quando a Rádio Roquete Pinto AM vai voltar? A primeira emissora de rádio do País não pode simplesmente ficar fora do ar, ainda mais nessa era de internet. É um absurdo. Fala lá com os "homi" para botar a rádio de novo no ar, tá? Valeu.

quinta-feira, 24 de julho de 2008

Caixa Cultural do Paraná recebe exposição sobre rádio

Do site Paraná Online

O Paraná tem uma tradição de pioneiro no rádio brasileiro. É de Curitiba a Rádio Clube Paranaense, fundada em 1924, a terceira emissora a ser criada no Brasil. Foi aqui também o local da primeira transmissão de futebol do país, e onde foi realizada uma das primeiras radionovelas, com a adaptação da peça "A Ceia dos Cardeais", de Júlio Dantas. Para celebrar todo este pioneirismo, a CAIXA Cultural abriga a partir do dia 29 de julho a exposição "Um Paraná Ligado no Rádio". Ela aborda a história do rádio, desde a invenção deste que foi um dos primeiros veículos de comunicação de massa do mundo, até a década de 1960, quando a televisão passou a ocupar o papel central nos lares brasileiros.

A mostra, que tem curadoria de Gil Bermudes, reúne o acervo de seu pai, o radialista e homem de televisão, Osni Bermudes. Serão exibidos aparelhos rádio receptores fabricados entre 1920 a 1960, válvulas transmissoras e microfones, entre os quais o clássico RCA 44, o chamado "Jacaré". São 30 peças ao todo, além de fotos da época de ouro do rádio, que compreendeu as décadas de 1940, 50 e 60. Uma das atrações, segundo o curador, será a mesa de som da extinta Rádio Marumbi, a segunda emissora de Curitiba, fundada em 1946.

Para marcar o evento, na terça-feira (29), na abertura a exposição, será apresentado no Teatro da Caixa o programa radiofônico "No Ar". Nele, importantes nomes do rádio paranaense como Ubiratan Lustosa, Vicente Mikos, Sérgio Silva e Sinval Martins contarão um pouco da história desse importante meio de comunicação e apresentarão, junto com o ator Enéas Lour, um trecho da radionovela "Ceia dos Cardeais". Logo em seguida será exibido o documentário "Caros Ouvintes - Uma pequena história do rádio", da diretora Silvana Corona.

Exposição: "Um Paraná Ligado no Rádio"

Local: Galeria da Caixa

Data: Abertura 29/07/2008. 19h30. No dia da abertura haverá a apresentação radiofônica No Ar e a exibição do documentário Caros Ouvintes - Uma pequena história do rádio, de Silvana Corona. A exposição permanecerá aberta até o dia 17/08/2008

Horários de visitação: De terça a quinta das 10 às 19h e de sexta a domingo às 10 às 21 h

Endereço: Rua Conselheiro Laurindo, 280 - Edifício Sede II

Informações: 2118-5114

Ingresso: Entrada franca

quarta-feira, 23 de julho de 2008

Câmara quer proibir venda de transmissores de FM

Da Agência Câmara

A Câmara analisa o Projeto de Lei 3396/08, do deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que proíbe a venda de equipamentos de transmissão de radiodifusão para empresa ou entidade que não tenha outorga para a exploração desse serviço.

Segundo o projeto, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a quem compete fiscalizar estações de rádio e televisão, deverá multar em R$ 100 mil a empresa que vender equipamento de radiodifusão para emissoras ilegais.
Ainda segundo o texto, o dinheiro arrecadado com as multas será revertido para o Fundo de Fiscalização das Telecomunicações (Fistel). A proposta altera a Lei Geral de Telecomunicações (9.472/97).

Eduardo Cunha acredita que a proliferação de rádios piratas é facilitada pela livre venda de equipamentos no mercado, sem controle do poder público. O parlamentar lembra que essas rádios são nocivas ao sistema de comunicações do País, podendo causar problemas de segurança pública, ao interferir, por exemplo, nas comunicações aeroportuárias.


-------------------------------


Mas vão avisar lá na Santa Ifigênia quando proibirem, né?

segunda-feira, 21 de julho de 2008

Outra Versão #44 - Especial Seven Nation Army

Uma sequência com três versões da música que tem um dos riffs mais pop de todos os tempos: Seven Nation Army, da dupla de Detroit White Stripes.

The Dead 60’s – Seven Nation Army
Flaming Lips – Seven Nation Army
Mad – The Concert


Para baixar o mp3: http://outraversao.podomatic.com/enclosure/2008-07-20T09_42_08-07_00.mp3.

O RSS é esse aqui: http://outraversao.podomatic.com/rss2.xml.

sexta-feira, 18 de julho de 2008

Nei Costa firme e forte no rádio de Curitiba

Um dos grandes sucessos de audiência da Rádio Bandeirantes nos anos 70 era o programa "As Mais Mais", comandado por Nei Costa. Graças a uma dica no blog do Edemar Annuseck pude descobrir que ele ainda está na ativa, na Rádio Clube, de Ponta Grossa (PR).

No player abaixo, destaco a abertura de seu progrma, que também leva o nome de "As Mais Mais".

Há 28 anos, a Rede Tupi de Televisão era retirada do ar

Foi no dia 18/07/1980. Vejam o registro feito pelo Jornal Bandeirantes:

quinta-feira, 17 de julho de 2008

Fut Mídia S/A



Documentário realizado em 2005, dirigido por Carlos Pereira Jr. Jornalistas comentam assuntos como o futebol ser mais negócio do que paixão nos tempos atuais, o monopólio da Rede Globo no futebol, jornalista poder fazer propaganda ou não, entre outros. Entrevistados: Casagrande, Cléber Machado, Éder Luiz, Eduardo Affonso, Henrique Guilherme, José Calil, José Maria de Aquino, José Paulo da Glória, José Trajano, Juca Kfouri, KK Martins, Lélio Teixeira, Milton Neves, Neto, Paulo Vinícius Coelho, Sílvio Luiz e Soninha.

Acredite se puder

No site deles está escrito "São Paulo acaba de ganhar uma rádio nova. Nova mesmo. Isso porque a Oi FM é Livre pra tocar o que quiser." Quem acredita num slogan desses?

Pois é, seu anônimo, eu também não. Rádio livre? Pode até ser. Até porque as únicas emissoras que a gente tem certeza absoluta de que não cobram jabá ou algo equivalente para tocar música são a Cultura FM, USP FM, Eldorado FM. Até aí, nada de novo.

A OI FM foi a pioneira nessa história de rádio customizada, voltada para um determinado cliente de uma certa empresa. Gênio. É a única rádio que mostra "Ronca Ronca". DE resto é tudo igual. A progarmação é tão boa quanto da Mitsubishi FM, o da Eldorado. etc. Eles não dizem o nome da música, igualzinho a "vocês sabem quem". E tem muita propaganda da mantenedora, igual a Brasil 2000, à sulamérica Trânsito, à Mitusubishi FM, etc.

Só vai ficar diferente se algum dia começar a tocar Punk Rock, Hard Core, Crust, Ska - tudo feito aqui mesmo no Brasil - pode ser que eu comece a acreditar nesse slogan aí. E em coelho da Páscoa também.

Território Eldorado

Já está no ar o Território Eldorado, portal que reúne conteúdo das emissoras do Grupo Estado, as rádios Eldorado AM e FM.

Os podcasts dos colunistas, playlists com os sons da rádio e o conteúdo esportivo da premiada parceria Eldorado/ESPN estão lá.

Besteirol do Miltão

Já registramos aqui neste Rádio Base que o Terceiro Tempo, da Rádio Bandeirantes, transmitido nas madrugadas de quartas para quintas-feira deixa seu cárater jornalistico de lado, com o adiantado da hora, e passa a ter um tom mais de besteirol. Na edição mais recente, temos alguns exemplos.

No aúdio abaixo, você pode conferir uma confissão de Milton Neves: ele relata uma visita ao La Licorne, famosa boate de São Paulo, que ganhou citação num livro de Jorge Amado. MN esteve no local em 1972 ao lado de Osmar Santos, levado por Cesar Maluco, grande artilheiro do Palmeiras em épocas passadas.



E mais uma vez, Mauro Beting atacou de cantor e interpretou jingles de comerciais do passado.

Enquanto isso, no rádio de Porto Alegre...

Farid Germano Filho é demitido do Grupo Bandeirantes

do Coletiva.net

O jornalista Farid Germano Filho foi demitido do Grupo Bandeirantes nesta terça-feira, 15. De acordo com Farid, a direção da emissora alegou uma ‘quebra de relação’ para dispensá-lo. Ele havia conversado com os diretores da Rede Record João Batista e Jânio Mayer. Procurado pelo site Coletiva.Net, o diretor de Jornalismo da Rádio e TV, Renato Martins, afirmou que a Band tem como uma de suas normas internas não se manifestar sobre profissionais que deixam a emissora ou por ela são dispensados.

Farid se disse surpreso e chocado com a rescisão do seu contrato. “Acho que houve um ruído na comunicação, foi um grande mal-entendido. Só deixei amigos na Band, mas talvez o destino seja mesmo o Record”, afirma. Segundo o jornalista, a Record deve dar uma resposta sobre a proposta de trabalho até esta quinta-feira, 17. Ele comandava os programas Band News 3ª Edição, Jornal em Três Tempos e Esporte Total e também

quarta-feira, 16 de julho de 2008

Lembram da Playground FM?

Ela está no ar, mas, por ora, como radioweb.

Finalmente a Oi FM estréia em São Paulo

E foi mesmo no dia 15 de julho. A vinheta que marcou a inauguração oficial da emissora em São Paulo começou às 23h59. Ouça um trecho no player abaixo:



Confesso que esperava um pouco mais de barulho para essa inauguração. Até o presente momento, os anúncios dos relógios de rua não foram alterados e não trazem a informação da freqüência dos 94,1Mhz. Pareceu a estréia de uma rádio pirata, sem muito alarde para não chamar a atenção. Os gênios do marketing da emissora talvez achem que propaganda não é bem a alma do negócio e que a operadora de telefonia se baste por si só em termos de estratégia para divulgação.

UPDATE (16.07.2008 - 12h20) - Segundo o leitor Philippe Fernandes a Oi FM de São Paulo já tem um site especial: http://www.oifm.com.br/sp

terça-feira, 15 de julho de 2008

Sobre a Oi FM...

-Como observou o Anderson Diniz Bernardo em seu Midia Clipping, a programação dos 94,1Mhz está "bem diferente da semana passada. Liguei o rádio por volta das 12h e ouvi uma versão eletrônica de 'Corcovado', seguida por outras músicas no mesmo estilo, sem identificação do nome da rádio".

-O site Radioman diz que "A Oi FM já está no ar em São Paulo na frequência 94.1 MHz(...)A rádio iniciou suas operações ontem (13 de julho) e a inauguração oficial ocorreu hoje". O hoje a que eles se referem é o dia 14 de julho, data em que a nota foi publicada.

-Em contato com a sede da Oi FM no último dia 10 de julho, o Rádio Base obteve a informação de que a estréia se daria no dia 15 de julho. No fórum de discussão do site Tudo Rádio, um leitor fez um "copy and paste" de um mail que ele diz ter sido enviado pela própria rádio informado a data de 15 de julho.

Qual é a siutação de momento?

-A freqüência de 94,1MHz continua veiculando a programação musical "bem diferente", citada por Anderson Bernardo. Muito lounge, muita MPB e alguma eletrônica. Provavelmente, deva se tratar da programação experimental da Oi FM.

-Mas a emissora ainda não conta com identificação e vinhetas entre uma música e outra. Portanto, apesar de (repito: provavelmente) estar no ar, a Oi FM ainda não estreou oficialmente em São Paulo, como diz a nota do Radioman.

-Pelo jeito, os planos de uma estréia oficial para o dia 15 de julho foram alterados (esqueçam esse item. Saiba mais clicandoaqui.

Operação provisória de rádios e TVs em discussão na Câmara

Já está na Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI) da Câmara dos Deputados o Projeto de Lei (PL) 3337/2008, proposto pelo Deputado Federal Silas Câmara, do PSC do estado do Amazonas. O PL pretende a autorizar a operação de emissoras de rádio e TV em caráter provisório, antes da apreciação da outorga por parte do Congresso Nacional.

Hoje, o Congresso tem 90 dias para votar a outorga concedida pelo Executivo, mas esse prazo acaba se estendendo até 320 dias, o que causa prejuízo para a emissora outorgada, segundo o deputado em sua justificativa, pelo fato de a emissora não poder exercer o direito que lhe foi concedido.

Ao meu ver, é uma lei que não muda muito a realidade em que vivemos. Não me lembro de nenhum canal de TV ou emissora de rádio que tenha ficado fora do ar aguardando a renovação da sua outorga (realidade também observada pelo PL), por exemplo. Hoje, com esse mundo de liminares, não vejo este problema.

E mesmo o deputado não desvalorizando a importância da votação da outorga pelo Congresso em sua justificativa, acredito que o poder do executivo aumente ainda mais. O Presidente da República assina a outorga e ela já passa a valer imediatamente, sem a avaliação do Legislativo. E, com a emissora já funcionando, acho difícil a outorga ser barrada no Congresso.

Outro argumento utilizado por Silas Câmara é o fato de essa regra já valer para as outorgas de rádios comunitárias. Então, o direito deveria se estender também para as comerciais.

Prêmio Podcast 2008

Já está no ar o site do Prêmio Podcast 2008. Pela primeira vez, podcasts brasileiros vão concorrer a prêmios em diversas categorias, divididas entre voto popular e júri especializado.

E atenção produtores de podcast. As inscrições vão somente até o dia 17 de agosto de 2008!

Boa sorte.

segunda-feira, 14 de julho de 2008

Locutor Dirceu Maravilha é detido por dirigir embriagado

do MSN Notícias

O locutor Dirceu Benedito Marchioli, de 53 anos, conhecido na imprensa esportiva como "Dirceu Maravilha", atualmente funcionário da Rádio Record, foi detido, por volta da 2h desta madrugada, em seu Toyota Rav 4, na região de Pinheiros, zona oeste da capital paulista, por desrespeitar a Lei Seca.

De acordo com a polícia, clientes da Galeria dos Pães, padaria localizada nos Jardins, zona sul da capital paulista, ligaram para o 190, informando que o locutor estava muito alterado e discutia com a namorada. Quando os PMs chegaram ao local, a namorada de Dirceu tinha ido embora de táxi. Abordado pelos policiais sobre a suposta discussão e nervosismo, o locutor não quis saber de conversa e entrou em seu veículo. Mas, foi perseguido pelos PMs e acabou parando o carro na esquina da rua Teodoro Sampaio com a rua Capote Valente, em Pinheiros.

Segundo a polícia, Dirceu aparentava estar embriagado e recusou-se a fazer o teste do bafômetro. Multado por embriaguez ao volante e por falta de documentação do carro, o funcionário da Rádio Record foi encaminhado ao plantão do 14º Distrito Policial de Pinheiros. De lá, foi levado para o Instituto Médico Legal (IML), onde, caso se recuse a fornecer sangue para teste de dosagem alcoólica, será submetido a um exame clínico.

domingo, 13 de julho de 2008

“Dumont FM se prepara para atingir São Paulo”

Essa foi uma das manchetes da coluna da Magaly Prado no dia 21 de dezembro de 2002. Me lembro que comentamos sobre isso aqui na Rádio Base também, mas o tempo foi passando e nada aconteceu. Esquecemos do assunto.

Mas eis que desde o último dia 17 de abril, a cidade de São Paulo começou a ouvir algo de novo nos 104,3 Mhz. “A Dumont já está alcançando cerca de 40% do município de São Paulo e 50% do estado”, disse Junior, diretor da emissora de Jundiaí, distante 75 quilômetros da capital.

A torre de transmissão da Dumont FM está agora na Serra do Japi. Além da mudança de local, o transmissor está configurado em 15 mil watts, com potência irradiada de 50 mil watts. Junior afirmou que a rádio opera atualmente com metade da potência possível. Os estudos técnicos estão sendo feitos e o aumento da potência depende de questões burocráticas junto à ANATEL. Mesmo sem um prazo oficial definido, a potência máxima deve ser utilizada somente em 2009.

A Dumont FM se parece bastante com outras rádios da capital. É voltada para o público jovem e toca as tendências de forma abrangente, indo da Black Music ao Dance, passando pelo Pop e pelo Rock. “Por enquanto, não pretendemos mexer na programação”, disse Junior, que pretende antes saber com exatidão de que forma a rádio está chegando em São Paulo.

A emissora de Jundiaí conta com a coordenação artística de Robson Prado, que já atuou em outras cidades do interior, como Sorocaba.

Outra Versão #43

Topa mais três versões?

The Gossip – Careless Whisper
Dr. Zero – O Meu Sangue Ferve Por Você
Girlschool – Do You Love Me?



Faça o download aqui: http://outraversao.podomatic.com/enclosure/2008-07-13T10_12_45-07_00.mp3.

Ou ainda, inclua o feed no seu agregador favorito: http://outraversao.podomatic.com/rss2.xml.

Até semana que vem!

Por que a 105 FM (de Junidaí) não transmite os jogos do Paulista?

Edu Cesar
do site Papo de Bola

Thiago Batista pergunta se é válido a 105 FM, sendo de Jundiaí, fazer só os jogos dos times grandes de São Paulo tendo na cidade o Paulista (é que, em o sinal dela abrangendo a Capital, a idéia é competir com as rádios da Capital, o que tem dado certo, pois a audiência é enorme tanto no FM isolado quanto contando o AM no bolo), e pergunta se tem chances do Sportv e PFC mostrarem o octogonal decisivo da Série C deste ano (acho brabo, até pelo que espelha a matéria da Máquina do Esporte indicada nos destaques; PFC, então, sem chance, por vários motivos) e se a Terceirona do ano que vem pode ser mostrada (também acho brabo. É uma competição que não tem um esquema definido de transmissão fixa igual às Séries A e B, além de ainda não ter força para fins televisivos, o que é um desafio a ser vencido). Ele sugere, para terças-feiras de rodada cheia na Série B, um jogo às 16h, três às 18h10min e seis às 20h30min (discordo completamente. Sou totalmente contrário a futebol de tarde em dias úteis, pois o grosso do pessoal trabalha durante o dia. A noite contempla todo mundo. Além do mais, pra quê rodada cheia num dia só? Que se dê um jeito de dividir os jogos em dois dias, de forma a todos serem no civilizado horário das 20h30min. Se não der terça e quarta por causa da Série A, que seja segunda e terça, então).

Comentário: É o retrato atual do rádio paulistano. Se a 105 FM está em Jundiaí, nada mais natural que ela fale das coisas da cidade. O problema é que ela quer falar para São Paulo. É uma típica "rádio que anda". Uma pena que essa mentalidade de se ter audiência e faturamento a todo custo permita esse tipo de distorção.

Rádios educativas de SP estão com outorgas vencidas

Há quase um ano, o site do Observatório do Direito à Comunicação publicou um dossiê sobre a situação das FMs de São Paulo. Alguns páragrafos são dedicados à situação das emissoras que possuem outorgas educativas:

Outro flagrante caso de desrespeito aos princípios da legislação é a utilização da alcunha “educativa”. A cidade de São Paulo possui quatro emissoras com outorgas educativas, todas com as permissões vencidas. A Rádio USP (93,7 MHz) está com a outorga vencida desde 1997, as rádios Gospel FM (90,1 MHz) e a Brasil 2000 (107,3 MHz) estão irregulares desde 1998 e a Rádio Cultura FM (103,3 MHz) desde 2004.

Muito embora o conceito de outorga educativa estabelecido pela legislação brasileira afirme que a programação admitida para estas emissoras terá exclusivamente finalidades educativo-culturais, sua definição é vaga, dando margem a diferentes interpretações. Entretanto, mesmo que ampla e imprecisa, tal definição afasta, de imediato, a possibilidade de duas destas quatro emissoras serem classificadas como rádios educativas. É o caso da emissora Gospel FM, ligada à Igreja evangélica Renascer, de propriedade da "Bispa" Sônia Rodrigues e do "Apóstolo" Estevam Hernandes, com programação baseada em cultos, pregações e programas com a transparente intenção de arrecadar fundos para a Igreja Renascer.

Também flagrante é o caso da Brasil 2000. Além de possuir uma programação semelhante às tradicionais rádios FMs comerciais da cidade, a emissora tem por prática veicular anúncios publicitários. Segundo o departamento comercial da emissora, somente são vetados anúncios de cigarros e bebidas alcoólicas. Embora a legislação que trata das educativas seja focada nas emissoras de TV, o Ministério das Comunicações determina que tais rádios não têm caráter comercial, sendo vedada a veiculação remunerada de anúncios e outras práticas que configurem comercialização de intervalos, podendo somente veicular anúncios que se enquadrem no conceito de apoio cultural.


Comentário: A siutação não mudou para algumas emissoras.

Bandeirantes tem 6 rádios FM na capital paulista

do site Vermelho

Com a entrada no ar na segunda-feira (9/6) da rádio Mitsubishi FM, o Grupo Bandeirantes passa a ter seis emissoras sob seu controle no dial da capital paulista. Além da nova rádio, que tem programação voltada para os esportes radicais, o grupo da família Saad é dono das emissoras Band FM, Bandeirantes (que retransmite a programação da AM), BandNews, Nativa e Sul América Trânsito.

Em tese, o Grupo Bandeirantes responde formalmente às exigências em relação ao controle societário das empresas que detêm as concessões de todas estas emissoras, mas na prática o princípio legal que tenta evitar a concentração da propriedade dos meios é flagrantemente desrespeitado. Em seu site, a Bandeirantes apresenta-se como "o maior grupo de rádios do país".

O Código Brasileiro de Telecomunicações (Lei 4.117/62) prevê que a mesma pessoa não poderá participar da administração ou da gerência de mais de uma concessionária, permissionária ou autorizada do mesmo tipo de serviço de radiodifusão, na mesma localidade. O decreto 52.795/63 estabelece que a mesma entidade ou as pessoas que integram o seu quadro societário e diretivo não podem ser contempladas com mais de uma outorga do mesmo tipo de serviço de radiodifusão na mesma localidade.

Negócio entre grupos

A nova rádio Mitsubishi entra no ar na freqüência 92,5 FM, outorgada à empresa Rádio Sociedade Marconi Ltda. Segundo o Sistema de Acompanhamento de Controle Societário da Anatel, a empresa é de propriedade de Tais Rothschild de Abreu e Paulo Masci de Abreu.

O canal era utilizado para transmitir o sinal da Scalla FM, rebatizada oficialmente para Esporte FM em 2007. A Scalla fazia parte do Grupo CBS, de propriedade de Paulo Abreu, outro que controla um número elevado de emissoras na capital. Além do canal 92,5, são do CBS as rádios Kiss, Mundial, Tupi e Terra.

Segundo a Assessoria de Imprensa do Grupo Bandeirantes, foi feito um acordo operacional com Paulo de Abreu para que o canal 92,5 passasse a ser usado para transmitir a programação da Mitsubishi FM. "Não há arrendamento nem transferência de concessão", ressaltou a assessoria.

A explicação da Bandeirantes tenta descaracterizar a transferência da outorga de radiodifusão sem autorização da União, o que é proibido por lei.

Segundo a legislação vigente, não pode haver mudança no quadro societário das empresas concessionárias de rádio ou TV sem autorização do Ministério das Comunicações. Em muitos casos, esta exigência é burlada com contratos de gaveta.

A Mitsubishi FM é resultado de uma parceria entre a Bandeirantes, a Mitsubishi Motors e a agência de publicidade África. A Assessoria de Imprensa da Bandeirantes não deu detalhes sobre a parceria. Não se sabe, portanto, se a montadora e a agência são sócias da empresa dos Saad no empreendimento.

Confusão geográfica

Outro detalhe importante para que o Grupo Bandeirantes não assuma a transferência efetiva da outorga do canal 92,5 é que, com isso, o grupo passaria a ter três concessões de FM para o mesmo município.

Das rádios controladas pelos Saad, duas – a Band FM e BandNews FM – têm outorgas destinadas ao município de São Paulo, situação que já está flagrantemente em desacordo com as regras da radiodifusão.

As outras três rádios do grupo têm outorga para outras cidades. A Bandeirantes FM é uma outorga concedida para Itanhaém; a Nativa, para Diadema e a SulAmérica Trânsito, para Mogi das Cruzes.

Reproduzido do Observatório do Direito à Comunicação

quinta-feira, 10 de julho de 2008

Oi FM pode estrear em São Paulo no dia 15 de julho

Existe uma data fixada para a estréia da Oi FM em São Paulo nos 94,1MHz. Caso não ocorra nenhuma mudança de planos, ela entra no ar no 15 de julho, depois da meia-noite.

Leia mais no site Bastidores do Rádio

UPDATE: (11.07 - 00H30) Reproduzo aqui nota do competente site Radioman sobre o mesmo assunto:

Oi FM em preparativos finais para estrear em São Paulo

Radioman ouviu hoje fontes próximos a alta cúpula da Oi FM sobre a ida do grupo a São Paulo na frequência 94.1MHz, hoje ocupado pela Atual FM. A fonte acredita que o grupo poderá ter algumas complicações pra solucionar, uma vez que a Atual enfrenta dificuldades financeiras.

Com a estrutura e competência que a Oi tem alcançado em outras praças, a capital Paulista pode ser um trabalho de marketing a longo ou curto prazo. Tudo indica que a estréia da Oi FM poderá acontecer na próxima semana.

quarta-feira, 9 de julho de 2008

Pendência de renovação na concessão atrapalha possível arrendamento ou venda de rádio em SP

Quem acompanha não só o Rádio Base, mas os outros sites sobre rádio disponíveis na web, sabe que existe uma emissora de rádio aqui em São Paulo que tem uma placa invisível na porta de "vende-se".

Essa rádio já foi uma das mais interessantes da cidade. Depois de problemas internos em sua administração, ela entrou em processo de queda livre. Pouco a pouco, programas bacanas foram saindo do ar e apresentadores demitidos. Apesar disso, a programação musical atual tem lá uma certa qualidade.

Desde que começou esse processo de decadência, a freqüência em que essa emissora vem sendo envolvida em negociações para uma possível venda ou arrendamento aumentou consideravelmente. Três grupos fortes (e um de porte médio) de comunicação demonstraram interesse. Depois de muita conversa, nenhum deles se transformou em assinatura de contrato.

O blog Rádio Base apurou que o principal entrave para o não fechamento de negócio é que, até agora, a renovação da concessão ainda não foi homologada pelo Congresso Nacional. Numa das mais recentes sondagens de arrendamento, a proposta dos mantenedores foi um contrato de um ano, justamente por conta dessa pendência. Isso torna a rádio pouco atraente para os possíveis compradores, que não que preferem não arriscar.

Com isso, quem ganha são os poucos, mas fiéis ouvintes dessa emissora (bastante ativos numa comunidade do Orkut), que ainda tem chance de curtir sua programação musical.

terça-feira, 8 de julho de 2008

Minha Rádio Cidade

Um belo dia, na mais absoluta falta do que fazer, acabei criando um podcast chamado "Minha Rádio Cidade". E as postagens ficaram assim:

http://radiocidadefm.podomatic.com

Confira e diga se gostou. Eu adorei.

segunda-feira, 7 de julho de 2008

O quinto sinal - Fim do mistério

No dia 2 de novembro de 2007, o Marco Ribeiro escreveu sobre o quinto sinal da Bandeirantes e deixou no ar algumas perguntas sobre a origem e como funciona o dispositivo.

Dias depois, o leitor Silvio (de sobrenome não revelado) disse que perguntou para o pessoal da técnica numa visita em 2002, mas não teve uma resposta lá muito esclarecedora.

Eis que agora, Haisem Abaki, apresentador do jornal matutino Primeira Hora, nos dá uma luz sobre o segredo da pontualidade do quinto sinal:

"O quinto sinal é um dispositivo eletrônico sincronizado com o horário oficial (GMT) de Brasília. Ele chega via satélite e é disparado para uma espécie de temporizador, que o coloca no ar".

Pois é! Eu notei que o quinto sinal é exatamente sincronizado com o relógio do meu celular, que segue o horário da rede da operadora Vivo, e perguntei para o Haisem se ele podia me tirar essa curiosidade.

Está aí. É via satélite. Que chique.

Série que mistura reportagem com leitura dramática estréia na Eldorado

A partir do dia 19 de julho, o programa Pesquisa Brasil, parceria da Eldorado AM com a revista Pesquisa Fapesp, mostra um especial que pretende homenagear os maiores escritores do Brasil.

As damas têm prioridade. Então, o primeiro programa será sobre Clarice Lispector. Além da leitura de um conto da escritora, o programa mostrará também um médico que é "especialista" na autora de "A Hora da Estrela". A duração é de 10 minutos e entre os próximos homenageados estão Monteiro Lobato, Jorge Amado e o centenário Machado de Assis.


Serviço:

Programa Pesquisa Brasil
Rádio Eldorado AM
Primeiro programa da série - Sábado, 19 de julho, às 11h,

Ficha Técnica:

Texto: Clarice Lispector - trechos do conto "O crime do professor de matemática", dentro da coletânea "Laços de Família"

Locução: Francisco Carvalho

Entrevistado: Moacyr Vergara de Godoy Moreira, médico e escritor. Defendeu sua dissertação de mestrado:"Linguagem e melancolia em 'Laços de Família': histórias feitas de muitas histórias" na Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP em agosto de 2007.

Edição: Letícia Konishi

Oi!

Meu amigo Rafael Marinari mandou avisar que a Oi FM já está em São Paulo. Mas não no rádio (ainda).

Os relógios de rua da Av. Paulista e alguns outros na região do bairro do Butantã já trazem anúncios da Oi FM paulistana, mas sem a frequência que vai ocupar. É só um "aviso"...

domingo, 6 de julho de 2008

Grandes Momentos do Futebol...e do rádio

Fiori Gigliotti narra, pela Rádio Bandeirantes, gol de Dario (o Dadá Maravilha) na decisão do campeonato brasileiro de 1976. Se enfretaram Internacional x Corinthians e o colorado levou a melhor. A partida foi disputada em Porto Alegre, no dia 12 de dezembro.


Aumenta o número de ouvintes de rádio via internet (e o ECAD vem aí...)

Do site português de mídia Jornal Briefing:

Marina Chiavegatto

O número de ouvintes de rádio online, bem como de podcasts, aumentou desde Novembro, revelou um estudo realizado pela Rajar (Radio Joint Audience Research).

O estudo, que contempla apenas o Reino Unido, concluiu que 14,5 milhões de cibernautas ouvem rádio a partir da internet, mais 2,5 milhões que em Novembro. O podcast também se tornou mais popular, sendo que o número de downloads aumentou de 4,3 milhões para 6 milhões.

Outro dado interessante da pesquisa foi o facto de 53% dos inquiridos mostrar-se aberto a fazer o download de podcasts com publicidade, caso estes fossem disponibilizados gratuitamente.

------------------------------------

Tentei pegar mais detalhes dessa pesquisa, mas não consegui acessar seu conteúdo sem fazer a assinatura do site. Apesar de serem dados referentes ao Reino Unido, acho que é uma boa referência para saber o que se passa com a internet e o movimento dos seus usuários.

Não é sem motivos que o ECAD acaba de criar o setor de "Novas Mídias". O Escritório já vem entrando em contato com as web-rádios, a fim de dialogar sobre como se dará a contribuição de direitos autorais na internet. Em outras palavras, cobrar. O valor mensal, para web-rádios, vai variar aproximadamente entre R$ 180 e R$ 600.

Mas aí temos dúvidas. E uma rádio convencional que também transmite pela internet, pagará duas vezes? Se não, porque uma web-rádio tem de pagar? Só algumas perguntas, de leve... depois a discute de forma mais aprofundada.

Outra Versão #42

Beatles brasileiro tocando versão dos Rolling Stones? Confira no destaque de hoje:

The Clash – Louie Louie
The Killers – Somebody Told Me (remix Mylo)
The Bazilian Bitles – Não tem Jeito


Para fazer o download e ouvir depois, eis o arquivo.

O feed, para usar no seu agregador preferido, é http://outraversao.podomatic.com/rss2.xml.

Você também pode ouvir o Outra Versão espalhado na programação da Hype MixBrasil, www.radiomixbrasil.com.br.

Até semana que vem!

sexta-feira, 4 de julho de 2008

Homenagem tardia a um companheiro


Tou devendo um post pra Mimi sobre um amigo meu que é a cara do Lester Bangs, o crítico musical que está sendo "hypado" pelo pessoal da revista Zero. Eu conhecia o trabalho de Bangs, mas não tinha visto ainda a sua foto. Quando li a reportagem que saiu na primeira edição tomei um susto. Parecia que eu estava vendo meu grande amigo e parceiro de Rádio Onze: José Roberto Reder Borges.

(Antes de prosseguir, devo informar que a Onze era uma rádio livre que operava nos 98,9Mhz do dial entre os anos de 1995 e 1997. Era ligada ao Centro Acadêmico XI de agôsto da Faculdade de Direito da USP)

Quem aí lembra de uns cartazes que volta e meia apareciam colados nas paredes de São Paulo com frases de efeito contra os políticos assinados por um certo Partido Abstrato Tropical Onírico (Pato)? Reder Borges, proprietário de uma modesta gráfica de lambes-lambes na Av. São João, era o responsável por eles. Dono de um senso de humor bastante apurado e com uma agilidade mental ímpar, ele preenchia os muros da cidade com a sua visão bastante peculiar das coisas. Anarquista convicto, ele encontrou nos cartazes uma forma de uma forma de protesto contra o então governo Collor, em 1991.

A idéia deu tão certo que o amigo do PC Farias deixou de ser alvo preferencial e outros políticos de diferentes tendências também entraram na dança. Luiza Erundina, Orestes Quercia, Paulo Maluf, FHC, Itamar Franco, nenhum deles foi poupado pela irônia de Reder Borges. O forte estava nas frases de efeito: "O Brasil tá uma Mesbla" (citação ao estado falimentar da prestigaida loja de departamentos), "Adib, aqui Jatene imposto demais" (contra o contra o IPMF, que depois se transformou em CPMF), "Itamar, a burrice ofusca" e "Votou no PT, tomou no IPTU". "Reder exerce sua cidadania através do riso", observou bem o jornalista Alceu Luis Castilho num perfil publicado no tradicional "O Estado de S. Paulo", em 21 de setembro de 1996.

Reder Borges fez parte do quadro de apresentadores da Onze e foi um de seus integrantes mais ativos. Levado para lá por Chico Lobo, conquistou a todos com sua simpatia. A sua parceiria com a Onze trouxe grandes frutos para ambas as partes. Ele quem deu a idéia de fazermos uma campanha contra a reabertura do Elevado Costa e Silva, o Minhocão, ao trafego noturno, isso em 1996. Na época, o então prefeito Paulo Maluf tinha desse desejo, o que causaria mais transtornos aos moradores do prédio que circundam o viaduto. A resposta veio através da campanha "Maluf, deixe-nos dormir em paz". Além dos cartazes de Reder, foram incluidas vinhetas na programação da Rádio Onze explicando o que queriamos e quais seriam os malefícios de tal decisão do prefeito.

Reder era o rei das terças-feiras da Onze, as 19h, o horário nobre da emissora, no mesmo horário da "Voz do Brasil". Em vez de ir para a faculdade, lá estava eu nos estúdios para ajuda-lo no comando do programa. Fazia a mesa de som e dava uns palpites também. Em meio a várias músicas de Led Zeppelin, Bread, Elton John, eu e Reder tentavamos analisar a conjuntura política do país, sempre com muito bom humor. Ele foi um dos que ficou na emissora até o seu final.

Hoje, Reder mora em Barueri e eu estou lhe devendo uma ligação telefônica. Ainda não tive a oportunidade de dizer que ele é a cara do Lester Bangs.

Ah, para conhecer um pouco mais do Pato, visite o espaço cedido a ele na página da Rádio Onze. Clique aqui.


*

O texto acima (com algumas adaptações) eu publiquei no blog Onzenet em 17 de agosto de 2002. Consegui falar com o Zé Roberto e dizer que ele era a cara do Lester Bangs. Porém, depois de algum tempo perdemos contato. E por causa disso, apenas hoje eu fiquei sabendo que ele morreu em janeiro deste ano, vítima de um infarto. Ele tinha parado com a gráfica e com o rádio, mas estava trabalhando com a música. Era o letrista principal de uma banda chamada The Pocotós, que tocou em vários locais da cidade, mas não chegou a se lançar comercialmente. Além disso, era uma figura muito querida dos professores, funcionários e alunos da escola municipal Dep. Agenor Lino de Matos, que fica em frente ao local onde morava.

No arquvio de aúdio abaixo, é possível ouvir a música Pato, uma das últimas composições de José Roberto Reder Borges. É uma homenagem a Alexandre Pato, atacante que saiu do Internacional para atua no Milan. Gaúcho de Canoas, o Zé tinha como paixão no futebol: o colorado. Depois de se mudar para São Paulo, incluiu no seu coração de torcedor o alviverde Palmeiras.




Para quem gosta, tem uma versão no You Tube, com direito a uma coletânea dos gols de Alexandre Pato.

quinta-feira, 3 de julho de 2008

Helicóptero que presta serviço para Rádio Bandeirantes pousa em cemitério de SP

da Folha OnLine

Um helicóptero que presta serviços para a Rádio Bandeirantes fez um pouso forçado no cemitério São Paulo, na zona oeste de São Paulo, no início da noite desta quinta-feira.

De acordo com a assessoria do Grupo Bandeirantes de Rádio, a aeronave, modelo R 22, conduzida pelo piloto Marcelo Pachalian, sobrevoava São Paulo havia uma hora, quando perdeu potência na altura da avenida Sumaré, por volta das 18h.

O piloto seguiu o procedimento padrão e pousou no cemitério, que fica na rua Cardeal Arcoverde. O piloto e o repórter Pedro Campos nada sofreram. O helicóptero é locado pelo Grupo Bandeirantes junto à empresa Helifly, que fica no Campo de Marte.

Bons Amigos do Rádio revivem Balancê

Nascido em 1977 na Excelsior, o programa Balancê foi ícone de uma era do rádio, misturando futebol e entretenimento e reunindo grandes nomes do esporte e do jornalismo brasileiros. Foi também o embrião dos programas Perdidos da Noite e Domingão do Faustão.

Comandado pelo “garotinho” Osmar Santos, com as participações de Juarez Soares, Jorge de Souza, Braga Junior, Reynaldo Costa, reportagens de Fausto Silve e Castilho de Andrade, o Balancê ainda contava com o humor da dupla Nelson Tatá Alexandre e Carlos Roberto Escova. A produção ficava por conta de Paulo Matiussi e Yara Peres, além da sonoplastia do Johnny Black.

Lembrou? Boa parte deste time já está com presença confirmada em mais um encontro do B.A.R – Bons Amigos do Rádio, um clube com o objetivo de reunir pessoas que amam o rádio e que querem preservar o mais democrático veículo de comunicação que existe.

Desta vez, o encontro será no restaurante Villa Távola, no Bexiga, que abre suas portas para amigos de longa data se encontrarem e para os jovens poderem conhecer um pouco da história de personagens que estão hoje na televisão mas que já navegaram nas ondas do rádio.

Como aconteceu no encontro de maio, que contou com as presenças de Inezita Barroso; Muibo Cury, autor do clássico João de Barro; Odayr Baptista, dublador e criador da impagável rádio Camanducaia, o encontro será filmado e fará parte do acervo de temas que contarão a história do rádio através de seus personagens atuais e passados.

Encontro do B.A.R – Programa Balancê
Onde: Restaurante Villa Távola – Rua Treze de Maio, 848 - Bixiga - SP Quando: 07 de julho, segunda-feira
Horário: a partir das 19 horas

Morre Samir Achoa

Samir Achôa morre aos 74 anos em São Paulo

Do site do Estadão

SÃO PAULO - O ex-deputado Federal Constituinte e ex-presidente da Câmara Municipal de São Paulo, Samir Achôa (PMDB/SP), faleceu no início da madrugada desta quinta-feira, 3, em São Paulo, aos 74 anos. O advogado e radialista estava internado no Hospital Sírio Libanês desde a semana passada e lutava contra um câncer no pulmão há oito anos.

O velório será realizado no Hospital Albert Einstein e o sepultamento acontecerá no cemitério Getsêmani às 16 horas desta quinta feira.

Samir Achôa nasceu em 6 de setembro de 1933 e era advogado e radialista. Exerceu três mandatos na Câmara dos deputados federais: 1979-1983, 1983-1987 e 1987-1991, participando inclusive da Assembléia Constituinte, onde sua atuação foi importante para retirada de um artigo da Constituiçao que acabava com a terceirização no país.

No início de 1998, Achôa entrou com pedido de afastamento do prefeito Celso Pitta por falta de pagamento de precatório, referente a uma dívida com a Silcon Engenharia Ltda vencida no final de 1997. Atualmente ele mantinha o programa "Falando Francamente" na Rádio Trianon e ainda advogava.

---------------------
O que as agências de notícias não comentaram:

No final dos anos 70, qaundo as FMs ainda era emissoras longe da audiência que hoje tem, as AMs populares dominavam o dial. Nesta época, a Rádio Record, ainda sob o comando da Família de Paulo Machado de Carvalho e do Grupo Silvio Santos, tinha os comunicadoes de maior audiência da época: Zé Bétio, Osvaldo Betio, Barros de Alencar, Eli Correia, Altieris Barbieiro, Gil Gomes,João Carlos Maciel e, claro, Silvio Santos.

Em seu programa de 3 horas de duração - antes do Barros de Alencar e depois das notícias policiais de Gil Gomes, O homem do Baú focava com Nelson Rubens, fazia consultas astrológicas para Zora Ionara e tocava músicas do rei Roberto Carlos.

Na última hora, ele apresentava um programa de debates políticos chamado francamente. Quem não viveu esta época nem faz noção do que era um programa político na mídia em pleno governo Geisel. Tanto que no rádio só havia dois: "Falando Francamente" e o "Trabuco", de Vicente Leporace, na Rádio Bandeirantes (depois da morte de seu titular, o "Trabuco" saiu do ar e foi substituído pelo "Jornal Gente", que está no ar até hoje.

O "Falando Francamente" era simples: Silvio Santos lia as notícias e os debatedores comentavam. Samir Achoa, que na época era suplente do então Senador Orestes Quércia, era um dos mais destacados debatedores. Sempre rendia boas discussões que mantinha com o jornalista Moisés Weltman, o advogado Clécio Ribeiro, a atriz Consuelo Leandro (já falecida) e jornalista Décio Piccinnini. Estes 3 últimos também faziam parte do jurado do programa "Shows de calouros", também apresentado por Silvio Santos na tv.

O programa era uma tribuna aberta à críticas aos governos, ás prefeituras e aos parlamentares. É bem possível que eles tenham de ter ido várias vezes à Polícia Federal prestar esclarecimentos sobre "o que fora dito", coisa bem comum à época, segundo dizem os radialistas mais antigos.

Era o meu programa favorito que sempre ouvia antes de ir à escola, enquanto tomava banho e almoçava. Não havia nenhum outro assim. Pode se dizer que ele foi o precursor dos "Debates Populares", aqui em São Paulo.

Com o tempo, Silvio Santos foi abandonando a apresentação do programa. Em pouco tempo, ele saiu do ar. Na década de oitenta "Falando Francamente" foi ressuscitado por Samir Achôa, que o produziu e o apresentou até às vésperas de sua morte.

Doutor Adolfo Carvalho, amigo meu, e também amigo e contemporâneo de Samir Achoa, disse que ele talvez seja o último de uma geração de grandes políticos brasileiro do século 20, que tiveram sua tragetória atropelada pela ditadura militar. Concordo com ele. Infelizmente hoje só temos a escória da escória política por aí. Os grandes políticos com P maiúsculo se foram e parece que não deixaram herdeiros: Leonel Brizola, Tancredo Neves, Teotônio Vilela, Mário Covas, Luís Carlos Prestes, Franco Montoro, Severo Gomes, Ulisses Guimarães, Freitas Nobre, Juscelino Kubistcheck, Florestan Fernandes, Carlos Lacerda, Jefferson Perez, e agora, Samir Achoa.

Tentando ser otimista, talvez daqui a 50 anos, com muita sorte teremos uam geração de políticos decentes comandando este país. Só com muita sorte.

Mais informações sobre Samir Achoa. http://blogandofrancamente.blogspot.com