domingo, 16 de novembro de 2008

Hélio Ribeiro

Hélio Ribeiro é um dos grandes nomes da história do nosso rádio. Ele foi um fenômeno de audiência e prestígio na Bandeirantes AM da década de 70 com seu "Poder da Mensagem", sempre apresentado entre meio-dia e duas da tarde. Minha avó, Dona Martina, era uma de suas ouvintes fiéis. Sempre que eu chegava da escola a encontrava fazendo o almoço ou passando roupa com o rádio ligado no programa de Hélio. Por tabela, acabava o ouvindo também. Naquela época, eu deveria ter uns seis ou sete anos. Não tinha idade para entender muita coisa, mas ficava em companhia dela na audição do programa. A fórumla era simples: música e mensagens de reflexão.

Ele tinha alguns bordões também, como o "Sabe quem, sabe quem?" ou "Este programa é ouvido pela moça do Kharmanguia vermelho". Alías todos ficavam curiosos em saber quem seria tal pessoa. Mesmo com a pouca idade, o que eu curtia mesmo eram as traduções de grandes sucessos internacionais, alías, "versões livres para o português", como ele próprio fazia questão de explicar. O humorista Chico Anysio criou um personagem em sua homenagem (embora o próprio Hélio não entendesse dessa maneira), o Roberval Taylor. É clássica a paródia de Chico/Roberval para a música "All By Myself", cujo refrão era traduzido para "tudo eu, tudo eu".

Anos mais tarde, já adolescente, fui reencontra-lo na Gazeta AM, emissora na qual ele ficou durante todo o ano de 1985. A última passagem de Hélio Ribeiro pelo rádio foi na Globo AM, dez anos depois, em 1995. Ele morreria no ano 2000, vítima de um câncer no estômago.

Sobre essa sua passagem pela Globo, tenho uma histórinha para contar. Minha avó não ficou sabendo da estréia de HR na emissora da Rua das Palmeiras. Naquela época, eu trabalhava perto de casa e todo dia ia lá para almoçar. Num dia, quando cheguei lá, ela estava ouvindo o Jornal do Meio Dia, na Bandeirantes num velho radinho na cozinha. Pedi licença para mudar de estação e coloquei na Globo a fim de ouvir um pouco do programa de Hélio Ribeiro.

Almocei e quando me levantava para ir embora, fiz menção de voltar a sintonia para a Bandieriantes. Ela disse que não precisava. Desde aquele dia, passou a acompanhar essa fase derradeira de Hélio no rádio paulistano. Sei que ela sentiu muito sua saída da Globo. Fez até minha mãe ligar lá para perguntar o que tinha acontecido. Quem atendeu, informou que Hélio decidiu voltar para os EUA.

Um texto do radialista Pedro Villela publicado aqui no Rádio Base em fevereiro de 2004 tratou de colocar as coisas nos seus devidos lugares. Hélio Ribeiro foi vítima da ciumeira de um poderoso colega de microfone.

*

No vídeo abaixo, é possível acompanhar Hélio Ribeiro traduzindo para o português "Bridge Over Trouble Water", de Simon & Garfunkel

Nenhum comentário: