sexta-feira, 25 de julho de 2008

Luiz André Ferreira assume jornalismo da Roquete Pinto FM

Prezado Marcos Ribeiro. Quero te parabenizar pelo seu trabalho. Como apaixonado por rádio e estudioso do assunto, sua página tem sido muito útil para minhas pesquisasno mestrado da FGV, e para conteúdo das disciplinas em que trabalho em universidades do Rio.

Gostaria de falar que é com muita alegria que estou assumindo a direção de jornalismo da Rádio Roquete Pinto FM do Rio de Janeiro, que agora passa a ser presidido por Eliana Caruso. Minha missão será dinamizar a cobertura jornalística mantendo a tradição da emissora. A principal preocupação é adaptar a linguagem e o enfoque para uma cobertura cidadã e cultural.

Essa é a sétima rádio em que trabalho, porém uma novidade, já que o grande desafio é ,ao mesmo tempo dinamizar na dose certa, sem tirardo foco a importância histórica dessa emissora, que teve como primeirodiretor e que leva o nome do pioneiro do rádio brasileiro, Roquette Pinto. Buscamos um jornalismo mais reflexivo e cidadão- como convém a uma estaçãopública nos modelos atuais- e uma sintonia maior com a cultura, já que aemissora está num dos principais pólos do país. Além disso, no momento emque as concorrentes estão todas se organizando em rede e transformando suasprogramações em nacionais, somos a opção para a manutenção de um jornalismoe uma programação regional customizada para os fluminenses e sem nenhum tipo de influência econômica, já que não veiculamos comerciais.

Além dos assuntos da cidade, do país e do mundo, vamos dar uma atenção especial para as artes e espetáculos. Estamos preparando o que seria o nosso "segundo caderno", umaseqüência inteira de horário voltado para o jornalismo cultural, já que nasemissoras comerciais, essa é a editoria que menos encontra espaço. O jornalismo esportivo também será destaque. Além do futebol, vai abrir cada vez mais espaço para outras modalidades, principalmente por causa da cobertura das olimpíadas.

A Rádio Roquette Pinto - 94,1 pode ser sintonizada também através dosite: www.fm94.rj.gov.br Para as assessorias de imprensa e divulgadores a emissora disponibiliza os e-mails pauta@94fm.rj.gov.br ou diretamente parao diretor de jornalismo luizandre@94fm.rj.gov.br

--------------------------

O Luiz André Ferreira é Mestre em projetos Sociais e Mestre em Bens Culturais. Jornalista e professor universitário, já passou pelas Rádios CBN, Eldorado(SP), Bandeirantes (SP) - TVs Educativa, Bandeirantes Canal 21(SP) - Jornais Folha de SP, JB, Agência Reuters, entre outros. Pra ser sincero, eu o conheço mais como correspondente da Rádio Bandeirantes no Rio.

O Luiz deu sorte de ir para uma emissora que só tende a crescer. Na época de uma certa governadora, a rádio possuía uma programação para lá de popularesca, para não dizer outra coisa. Hoje, com um novo governo, uma nova mentalidade, a Rádio Roquete Pinto voltou a ser o que era: uma emissora voltada à cultura e à cidadania. Espero que, quando este governo se for, nenhum engraçadinho metido à besta acabe com a emissora atual, transformando-a no puro lixo sonoro de outrora.

No mais, gostaria de desejar boa sorte ao Luiz André e sua equipe. Se precisar de alguma ajuda, é só falar. Tentaremos ajudar com o maior prazer.

PS:Luiz, quando a Rádio Roquete Pinto AM vai voltar? A primeira emissora de rádio do País não pode simplesmente ficar fora do ar, ainda mais nessa era de internet. É um absurdo. Fala lá com os "homi" para botar a rádio de novo no ar, tá? Valeu.

Nenhum comentário: