sexta-feira, 9 de maio de 2008

Luto: jornalista Artur da Távola morre aos 72 anos

do portal Terra

O ex-senador e jornalista Paulo Alberto Monteiro de Barros, conhecido como Artur da Távola, 72 anos, morreu em casa, vítima de problemas cardíacos, no bairro do Leblon, zona sul do Rio de Janeiro. A informação foi confirmada pelo coordenador de jornalismo da rádio Roquette Pinto, Miro Ribeiro. Artur da Távola era presidente da rádio, que pertence ao governo do Estado do Rio, conhecida como 94 FM.
Nascido no dia 3 de janeiro de 1936, Autur da Távola foi senador entre 1995 e 2003, atuando também como deputado federal e estadual. Na TV Senado, o jornalista apresentava o programa Quem tem medo de música clássica?.

Távola também era escritor e publicou vários livros. Ele era formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.


*

da Folha Online

09/05/2008 - 19h14
Rádio Cultura transmite especial em homenagem a Artur da Távola

A rádio Cultura FM transmite neste sábado um programa inédito do escritor, crítico musical e político Artur da Távola sobre a Cantata Alexander Nevsky, Op. 78 de Prokofieff.

Távola, cujo nome verdadeiro é Paulo Alberto Moretzsohn Monteiro de Barros morreu aos 72 anos nesta sexta-feira no Rio de Janeiro

Ele apresentava o programa "Repertório" na rádio paulista aos sábados, às 8h, horário em que será veiculado o especial.

Artur da Távola começou sua vida parlamentar em 1960 como deputado federal. Ele foi um dos fundadores do PSDB e líder da bancada do partido na Assembléia Constituinte em 88.

Ele trabalhou como colunista nos jornais "O Globo" e "O Dia", e também na revista "Manchete".

Távola era o mais antigo funcionário em atividade da Rádio MEC, na qual estreou em 1957.

A emissora de rádio paulista enviou uma mensagem de pesar anexa às informações do especial: "Com esta audição nos despedimos deste valoroso colaborador, que nos últimos três anos encantou nossos ouvintes com sua erudição e sensibilidade musical".


*

Artur da Távola foi muito citado neste blog nas últimas semanas. Leia aqui e aqui. Além de ser crítico de televisão, Távola escreveu eventualmente sobre rádio em seu espaço no jornal O Globo. Muitos dos seus conceitos permanecem atuais.

Nenhum comentário: