sábado, 22 de março de 2008

Rua Augusta é personagem de longa-metragem

Essa notícia deve interessar aos fãs do rock independente paulistano dos anos 80/90.

*

Baseado em “A Estratégia de Lilith”, livro cult do jornalista Alex Antunes, AUGUSTAS marca a estréia do premiado documentarista Francisco Cesar Filho na direção de longas-metragens e tem suas filmagens de 25 de março a 20 de abril em São Paulo.

O filme narra momentos da vida de um jornalista morador da Rua Augusta, que demitido de seu emprego e de seu relacionamento com a chefe e amante, se embrenha em inusitados universos urbanos: o da prostituição e o dos rituais neo-xamânicos de transe. Em busca das respostas para suas angústias, ele desperta uma voz feminina que passa a aconselhá-lo. E, de quebra, desestrutura completamente seu modo masculino e oportunista de ver o mundo, levando-o a procurar outro tipo de compromisso, mágico e espiritual.

Retratando personagens que transitam, vivem e/ou trabalham na Rua Augusta, o longa é rodado majoritariamente naquela via paulistana.

Na trilha sonora estão clássicos do underground paulistano dos anos 1980/1990 (de autoria de Akira S e As Garotas Que Erraram, Fellini, Voluntários da Pátria, Mercenárias e Harry) em releituras feitas especialmente para o filme por grupos como Vanguart, Montage, Los Porongas, Macaco Bong, Madame Sataan e Lucas santana, entre outros.

Alex, o protagonista de AUGUSTAS, é interpretado pelo dramaturgo e ator Mário Bortolotto, vencedor do prêmio APCA pelo conjunto da obra e do Prêmio Shell de melhor autor pelo texto "Nossa Vida Não Vale um Chevrolet".

O elenco de AUGUSTAS é composto pela geração do teatro e do cinema paulista, como Caroline Abras (considerada a “Chlôe Sevigny brasileira”, duplamente premiada como melhor atriz no Festival Gramado, pelos curtas “Perto de Qualquer Lugar” e “Alguma Coisa Assim”), Georgina Castro (do longa “O Céu de Suely” e da peça “Porão”), Guta Ruiz (da série televisiva “Alice” e dos longas "Fim da Linha" e "Nossa Vida Não Cabe Num Opala") e Maíra Chasseraux (do filme “Onde Andará Dulce Veiga”).

O premiado Milhem Cortaz (dos filmes “Tropa de Elite” e “Carandiru”) e a veterana Selma Egrei (musa dos filmes de Walter Hugo Khouri) são atores especialmente convidados do filme, que conta também com Henrique Schafer (indicado ao Prêmio Shell de melhor ator em 2005 por seu papel na peça “O Porco”), Juliano Cazarré (dos filmes”Meu Mundo em Perigo”, “O Magnata” e "A Festa da Menina Morta"), Ziza Brisola (criadora da Cia. Linhas Aéreas) e Phedra de Córdoba, um famoso travesti cubano, naturalizado brasileiro, que atua no teatro paulistano.

"Augustas" conta ainda com participações espaciais do badalado grupo musical Montage, do DJ Goos (do projeto New Rave Kids On The Block), do vocalisata Ricardo Carneiro (da banda cult Mickey Junkies, que recentemente voltou à ativa), da escritora Clarah Averbuck e do jornalista Alex Antunes, autor do livro "A Estratégia Lilith", fonte do roteiro do filme.

O diretor Francisco Cesar Filho é responsável por curtas-metragens documentais que tiveram premiações internacionais e foram exibidos em prestigiosos festivais, como Roterdã, Locarno e Nova York (veja mais abaixo).

“Augustas” tem direção de fotografia de Aloysio Raulino (do filmes “O Prisioneiro da Grade de Ferro”, “Serras da Desordem” e “FilmeFobia”), direção de arte de Rafael Ronconi (dos longas “Antônia” e “Cidade dos Homens”) e produção executiva de Eliane Bandeira (de “A Concepção” e “Meu Mundo em Perigo”).

O filme é realizado pela Anhangabaú Produções, empresa responsável por “Meu Mundo em Perigo” (de José Eduardo Belmonte), vencedor de três prêmios no último Festival de Brasília, pelos curtas “Carmem e Leão” e “O Sonho de Tilden” (este selecionado para o É Tudo Verdade 2008) e pelos longas em finalização “Se Nada Mais Der Certo” (também de Belmonte) e “Dom Quixote do Araguaia”, de Erika Bauer. A produtora roda no segundo semestre deste ano “Tropicália “, longa de Ana Oliveira e Francisco Cesar Filho.

Nenhum comentário: