sábado, 8 de março de 2008

Efeméride

BBC Brasil festeja 70 anos da estréia em ondas curtas

por Laura Mattos
da Folha de S. Paulo


"O Senhor Hitler entrou hoje à noite em Viena, no meio de um entusiasmo formidável. De pé, em seu carro aberto, respondeu repetidamente com saudações nazi às aclamações da multidão..." Foi essa a notícia que inaugurou, em 14 de março de 1938, as transmissões da BBC para o Brasil, por meio das ondas curtas do rádio.
Setenta anos depois, as OCs são coisa do passado. Desde 2004, não há mais transmissão da BBC Brasil pelas ondas curtas. No rádio, só permaneceram os boletins produzidos para CBN, Globo e Radiobrás.
O foco do serviço em português da rede britânica passou a ser produção de conteúdo jornalístico para novas mídias, concentrada no portal www.bbcbrasil.com, que em janeiro teve 4,2 milhões de visitantes, seu recorde de acessos.
"Neste ano, vamos ampliar o número de vídeos para a internet e devemos vender conteúdo para celulares. Já fazemos reportagens para o "Jornal da Band", mas buscamos mais parcerias na TV", afirmou Rogério Simões, diretor da BBC Brasil.
Nesta semana, a comemoração do 70º aniversário terá eventos em Brasília e São Paulo, além da série de reportagens "O Gigante Vizinho - O Brasil e a América do Sul", produzida nos outros 11 países da América do Sul, a ser apresentada de segunda a sexta no portal e no "Jornal da Band". No Centro Britânico, em SP, serão realizados debates (ingressos já esgotados) com convidados como o correspondente da BBC na Venezuela, Carlos Chirinos, a correspondente da Al Jazeera em Buenos Aires, Lucia Newman, o ombudsman da Folha, Mario Magalhães, e o colunista do "La Nación" Ferman Saguier.

Império britânico
Além da BBC Brasil, a rede opera em 31 línguas estrangeiras, a maioria por meio da internet. O serviço em árabe, que concentra o maior investimento, lançará em abril um canal de TV para concorrer com a CNN em árabe e a Al Jazeera.
Inaugurado em 2006, o escritório da BBC Brasil em São Paulo conta com oito jornalistas. Em Londres, são 14, além de correspondentes em Brasília, Washington e no Cairo.

Um comentário:

Anônimo disse...

Estação de Londres da BBC BLEEMMM! São 22 horas em Londres, 19 horas, hora de Brasília. Estamos transmitindo nas faixas de 19, 25 e 31 metros. Amigos ouvintes, boa noite, ao microfone Jader de Oliveira. E damos início à transmissão de hoje com o primeiro boletim de notícias com Luquette Gondim".
Saudade de um tempo que não volta mais!
Aquilo sim era rádio bem feito.