domingo, 30 de setembro de 2007

Adeus ao nosso querido locutor Expiritu

O apresentador da Rádio Fenix, Humberto “Mitsuo” Kuwamoto, de 28 anos, mais conhecido como “Expiritu”, faleceu às 11h da manhã deste sábado, 29 de setembro, no hospital Mario Covas, em Santo André – SP.

Famoso pela sua irreverência e bom humor frente ao microfone da Rádio Fenix, onde atuou desde a fase inicial da emissora, “Expiritu” estava sob tratamento de combate ao câncer, identificado no início do ano. Ele que trabalhou nos estúdios da Rádio Fenix no Japão durante 4 anos, retornou ao Brasil em abril para intensificar o tratamento.

Neste momento de profunda comoção, a Rádio Banzai agradece ao querido amigo “Expiritu” pelo seu grande companheirismo e apoio dedicado a cada um dos profissionais da nossa equipe. Ele foi um grande incentivador na idealização da Rádio Banzai e prestou importante contribuição para a consolidação da nossa emissora.

Até breve, Amigão...

Essa não vai tocar no rádio

O web hit do momento: Tihuana - "Tropa de Elite". Claro que você não vai ouvi na Mix, ou na Jovem Pan ou na Transamérica. Seria pedir demais para eles, né? Mais fácil ver no You Tube ou em algum podcast (des)credenciado. Ou aqui na Rádio Base.

Tropa de Elite - você ainda não viu?

Então, vá ver, caro leitor, é muito bom. Eu também não vi, mas Marcos Lauro viu e disse que é muito bom, ooooi!!!!! Mas antes, veja mais uma aventura do nosso amigo Homem-Aranha.

Veja o trailer de "O homem que desafiou o diabo"

sábado, 29 de setembro de 2007

Promoção na Rádio Base???? Ueba!!!

Prestigiando o cinema nacional:

A Rádio Hype, em conjunto com os blogs Futuro do Jornalismo e Rádio Base, coloca o desafio à mesa: Qual motivo levaria você a desafiar o cão miúdo?

As cinco melhores respostas ganharão um kit com camiseta, boné e um par de ingressos para o filme “O Homem que Desafiou o Diabo”, com Marcos Palmeira, Fernanda Paes Leme, Flavia Alessandra e grande elenco.

Envie sua resposta para ouvinte@radiohype.com.br.

O resultado você confere sábado, dia seis de outubro, ao vivo, no programa Kizumba.

Clique aqui e ouça o spot da companha!

-----------------------------------------------------
Mais sobre o filme "O Homem que Desafiou o Diabo":

Uma produção LC BARRETO & FILMES DO EQUADOR

Diretor: MOACYR GÓES
Produtores: LUIZ CARLOS BARRETO & PAULA BARRETO
Roteiro: BRÁULIO TAVARES & MOACYR GÓES
Adaptado do romance As Pelejas de Ojuara, de NEI LEANDRO DE CASTRO

SINOPSE

José Araújo (Marcos Palmeira), um caixeiro viajante alegre e sedutor, chega à cidadezinha de Jardim dos Caiacós onde conhece “Turco” (Renato Consorte), dono de armazém e pai de Dualiba (Lívia Falcão), quarentona fogosa e virgem. Entusiasmado pela bela balzaquiana, Zé Araújo faz o que nenhum homem até então tinha ousado. Dualiba conta a façanha para o pai, que procura Zé Araújo com uma proposta irrecusável: vai ter que casar.

Do dia pra noite, o inquieto Zé Araújo passa a se submeter ao sogro autoritário e às manhas da mulher. Anos depois, aparentemente conformado com o destino, Zé Araújo descobre ser motivo de piada na cidade. De forma inesperada, ocorre uma transformação: o pacato cidadão “vira bicho”, destrói o armazém do sogro, dá uma surra na mulher e procura o tabelião para registrar um nascimento - o seu próprio - desta vez como Ojuara (Araújo ao contrário). Nasce assim um caboclo destemido, vestido com roupa de couro, pronto para desbravar o sertão em defesa dos desfavorecidos e buscar o próprio destino.

Em sua longa jornada, Ojuara confrontará Cão Miúdo (Helder Vasconcelos), um dos muitos disfarces do “coisa ruim”, se apaixonará pela jovem prostituta Genifer (Fernanda Paes Leme), conhecerá exus e um Preto Velho (Antônio Pitanga), um corcunda ameaçador (Leon Góes), a devoradora de homens Mãe de Pantanha (Flávia Alessandra), o violento Zé Tabacão (Otto Ferreira). Vencerá também um desafio proposto pelo velho fazendeiro Coronel Ruzivelte (Sérgio Mamberti) que, como prêmio, lhe impõe casamento com a filha Eleonor (Giselle Lima).

Sertão adentro, este herói atemporal e tipicamente nordestino, viverá aventuras, prazeres e desafios, perseguindo o sonho de chegar a São Saruê – a terra de fartura que sempre buscou.

Em cartaz desde 28 de setembro, em grande circuito.

Alô, Jorge Ribeiro, aquele abraço!!!

Quero mandar um salve para o nosso querido e um dos mais antigos leitores, Jorge Ribeiro, locutor da Mix FM de São Paulo, emissora líder de audiência, segundo alguns institutos de pesquisa. Apesar da emissora ter uma programação abaixo de qualquer crítica, sou obrigado a admitir que é o melhor "case" de rádio dos últimos tempos. Eles descobriram um nicho de mercado, constataram as falhas da concorrência, trabalharam em cima e estão entre as mais ouvidas de fato. Não é à toa que eles estão expandindo sua rede a olhos vistos, para desespero de quem gosta do bom rádio.

É duro, galera do contra, mas os caras, apesar de botarem um produto sofrível na praça que só a molecada consegue ouvir e gostar, são campeões de audiência e faturamento. E sem estes dois quesitos, nenhuma rádio comercial vai pra frente. Nem podcast sobrevive, vide o ROTA 77, o CRASH ROCK e DJ SOULFLYER. Sem contar as lendárias FLUMINENSE FM, BANDEIRANTES FM e tantas outras, campeãs de qualidade, com audiência qualificada, e que no entanto não tiveram o suporte financeiro para continuar no ar, por incompetência comercial ou falta de visão de seus proprietários.

A menos que seja uma emissora que viva de subvenção pública, nenhuma rádio sobrevive se não faturar, mesmo que tenha a melhor programação do dial. Talvez seja este o grande drama brasileiro.

Para quem acha que estou falando bobagem, recomendo que leia "A Onda Maldita", de Luis Antonio Mello, da Xamã Editora, do Rio de Janeiro.

sexta-feira, 28 de setembro de 2007

85 anos de rádio no Brasil pelos leitores do Rádio Base

O blog Rádio Base perguntou se existe algo para se comemorar no aniversário que marca os 85 anos de rádio no Brasil. Chegaram as primeiras respostas.

*

Marcelo -Sorocaba-SP

Caro Rodney, apesar da pindaíba geral do Rádio, acho que podemos (e devemos) comemorar sim. Muita coisa boa aconteceu nesses 85 anos. E mesmo com muitos querendo exterminar a magia do Rádio tornando-o moeda de troca política, palanque e igreja eletrônica, ele será sempre muito querido. Um companheiro especial que agrada a todos. Quem nunca se emocionou com uma música, com um gol de seu time querido, com uma notícia importante, com um recado especial dado pelo locutor? Nós radialistas (que já vimos a felicidade e o brilho nos olhos do ouvinte que foi conhecer a Rádio para agradecer aquela mensagem ou aquela música, ou até mesmo pegar seu prêmio) sabemos como o Rádio é importante para as pessoas. Por isso, devemos comemorar sim. E lutar para que ele melhore sempre. No dia do Rádio, graças a um programa especial feito em uma rádio aqui de Sorocaba, me emocionei quando ouvi novamente o aúdio do último Repórter Esso, programa que foi ao ar por quase 30 anos. O áudio me fez lembrar a importância desse veículo para todos nós. Radialistas e ouvintes. Um grande abraço!

*

MUTUMUTUM (?!)

Beeem... tá certo que rádio se tornou um veículo de comunicação meio obsoleto, mas mtas donas de casa têm esse aparelhinho com um grande amigo. Minha mãe, por exemplo, está sempre escutando as notícias e programações enquanto lava a casa. Meu pai se amarra no radinho, enquanto se prepara pra ir ao trampo... qto a mim, bem... curto internet mesmo o/
Mas, sim... acho que 85 anos de rádio merece grandes comemorações, e que venham mais 85 anos de vida o/ Long Live Radio o/
Abraços o/


*

Você pode deixar sua análise no nosso sistema de comentários. Fique a vontade.

Notícias da Ipanema FM (POA)

ANIVERSÁRIO DE 24 ANOS DA IPANEMA FM

No dia 07 de outubro, às 14h, rola a festa de aniversário de 24 anos da Ipanema FM no Anfiteatro Pôr do Sol. Os shows ficam por conta das bandas: Lica; Da Guedes; Pedrada Afu; Wander Wildner; Chimarruts; Nei Lisboa; Jupiter Maçã; Ultramen; Cachorro Grande e Afroreggae. Ainda terão participações especiais e a galera dos programas da Ipanema FM.
A entrada é franca.

3º Passeio Ciclístico Ciclotur

Será realizado no dia 30 de setembro, às 10h, o “3º Ciclotur”, passeio ciclístico tradicional da “Semana da Bicicleta”. O trajeto começara na Pista de ciclismo do Parque Marinha do Brasil e terá 12km, passando pelos parques de Porto Alegre (Marinha, Harmonia, Redenção.
O evento é organizado pela ACZS em parceria com a Prefeitura Muncipal de Porto Alegre.


Ntv

Agora você pode ver no site da Ipanema FM imagens das suas bandas preferidas e tudo o que acontece na rádio.
Chegou a NTV, o player onde você pode assistir clipes de bandas, cenas inéditas e curiosidades do mundo musical, além dos comerciais e vídeos da Ipanema.
Entre no ipanema.com.br, link NTV e assista os vídeos.


NOVO PLAYER DA IPANEMA


Agora você conta com mais uma facilidade na hora de escutar a Ipanema pela Internet. É o novo Player da Ipanema, onde além de sintonizar a rádio, você pode alterar o volume e dar “stop” e “play” na hora que desejar.


AFROREGGAE NA IPANEMA

Dia 08 de Outubro, 22h, estréia o “Conexões Urbanas”, programa da banda Afroreggae na Ipanema FM. O projeto já acontece no Rio de Janeiro, pela MPB Fm – 90,3 MHz, levando entretenimento, lazer, cultura e exemplos artístico-sociais que possam ser utilizados como modelos para os ouvintes.

quarta-feira, 26 de setembro de 2007

segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Aviso rápido!

Resolvi aposentar o DJ Soulflyer e, a partir de hoje, estou com um novo podcast: www.outraversao.podomatic.com.

Dessa vez, o podcast será especializado em versões, covers interessantes. Sempre três músicas por programa, sendo uma com destaque.

Então, te vejo por lá: www.outraversao.podomatic.com.

Invista em rádio - Plug 700

Invista em rádio - Plug 700

Semanalmente, os professores Tarcísio de Carvalho e Pierluigi Piazzi dão dicas e esclarecem dúvidas sobre o seu computador doméstico e o mundo da informática e da Internet. Este programa é o único do gênero no rádio paulistano
Programa: "Plug 700"
Apresentação: Tarcísio de Carvalho e Pierluigi Piazzi
Dia e hora: sábado, 14h; domingo, 21h; terça, 2h; quinta, 1h; ao vivo, terça, 16h dentro do "Observatório Eldorado"; 4 drops diários ao longo da programação.
Audiência*: 30 mil ouvintes por minuto
Emissora: Rádio Eldorado AM - 700 KHz - São Paulo
Valor do investimento mensal por cota de patrocínio*: R$ 40.000,00
Custo por mil*: R$ 16,33
Patrocinadores e apoiadores atuais: Semp Toshiba
Mais informações: http://www.radioeldorado.com.br
Contato: tel. (11) 2188 6772 ramal 3151 - comercial@radioeldorado.com.br

*valores estimados pelo mercado

Invista em rádio - Reserva Eldorado

"Reserva Eldorado" traz os maiores sucessos da "boa safra" da música pop brasileira e internacional de todos os tempos, em blocos de meia hora, sem interrupções e sem papo furado.

Programa: "Reserva Eldorado"
Apresentação: Rose de Oliveira
Dia e hora: De segunda a sábado, das 9h às 10h e domingo às 22h
Audiência*: 45 mil ouvintes por minuto
Emissora: Rádio Eldorado FM - 92,9 MHz - São Paulo
Valor do investimento mensal por cota de patrocínio*: R$ 52.200,00
Custo por mil*: R$ 19,33
Patrocinadores e apoiadores atuais: Grande Hotel São Pedro
Mais informações: http://www.radioeldoradofm.com.br
Contato: tel. (11) 2188 6772 ramal 3151 - comercial@radioeldorado.com.br

*valores estimados pelo mercado

Invista em rádio - Diário da Manhã

O programa "Diário da Manhã" traz as principais notícias do mundo da política, dos negócios, e do entretenimento junto com as análises, comentários e reflexões do jornalista Salomão Schvartzman.

Programa: "Diário da Manhã"
Produção e apresentação: Salomão Schvartzman
Dia e hora: De segunda a sexta, das 8h às 9h
Audiência*: 40 mil ouvintes por minuto
Emissora: Rádio Scalla FM - 92,5 MHz - São Paulo
Valor do investimento mensal por cota de patrocínio*: R$ 49.500,00
Custo por mil*: R$ 21,00
Patrocinadores atuais: Nestlê, Chevrolet e Bradesco Prime
Mais informações: http://www.scallafm.com.br
Contato: tel. (11) 3016-5999 ramal 3151 - comcercial@scallafm.com.br

*valores estimados pelo mercado

sábado, 22 de setembro de 2007

Não perca no programa Bossa Moderna deste mês

Dia 20 de setembro - Janela dos Novos
Discos de alta qualidade recém-lançados no mercado de artistas recentes e veteranos. Entre eles, estão os novos títulos de Luis Melodia (“Estação Melodia”), devotado ao samba, e do grupo vocal Boca Livre de elaboradas harmonizações vocais para temas como “Cruzada” e “Caravana”. Cantoras como a potiguar Roberta Sá em seu segundo CD (“Belo estranho dia de amanhã”) após uma estréia consagradora e Bebel Gilberto já no terceiro título (“Momento”) de uma carreira internacional consagradora.

Dia 27 de setembro - Nordeste
O sotaque étnico da música nordestina fornece inesgotável combustível para os renovadores da MPB. Uma nova leva de gravações remodelando ritmos e gêneros da região movimenta o programa. Do gaitista Gabriel Grossi (“Forró da penha”, “Arapuca”) à dupla Ceumar e Dante Ozetti (“Achou”), passando por Simone Guimarães (“Piracema”, “Baião de Câmara”, com Milton Nascimento) a Rodrigo Maranhão (“Bordado”, “Interior”), Léa Freire (“Vento em madeira”), Juarez Moreira (“Baião barroco”) e raridades de Alceu Valença (“Retrato em 3 X 4”) e Elizeth Cardoso (“Capoeira 3”).

Programa onde o crítico musical Tárik de Souza enfoca principalmente a Bossa Nova, mostrando as influências e a continuidade do movimento tão importante que contribuiu para os novos rumos da música brasileira.

Horário
Toda quinta, às 23h.
Às terças-feiras, na MEC AM 800KHZ, às 22h (reapresentação)
Produção e a presentação
Tárik de Souza
http://www.radiomec.com.br/


PS: Infelizmente este programa também era veiculado pela Rádio Cultura de São Paulo, até pouquíssimo tempo atrás. Mas meu amigo Paulinho Água Branca, aconselhado por algum gênio da "reengenharia do marketingue", resolveu tirar do ar porque achou os arranjos meio "demodê" para a nova programação, hehehehehehe

Acervo Walter Silva enfoca o Dia do Rádio


Dia 25 de setembro é o dia do rádio. O Acervo Walter Silva lembra a data com um programa especial com registros representativos de personalidades do rádio paulista ao longo da história. Nesta edição há gravações raras, como a de Nhô Tôtico, um dos mais brilhantes humoristas da história do rádio. Nhô Tôtico fazia tudo de improviso, emprestando sua voz para diversos personagens que ele criou na Escolinha de Dona Olinda e na Vila do Arrelia.

Walter Silva também mostra trechos de programas jornalísticos, como a última apresentação de O Trabuco, programa apresentado por Vicente Leporace na Rádio Bandeirantes. As grandes vozes do rádio também são lembradas nesta edição, com homenagens a César Ladeira, Hélio Ribeiro, Humberto Marçal e Fausto Canova. Entre outros destaques, locuções esportivas de Pedro Luiz e Fiori Gigliotti e trechos de programas que marcaram época, como História das Malocas, escrito por Osvaldo Moles e protagonizado por Adoniran Barbosa.

Acervo Walter Silva, sábado, 14h, Rádio Cultura AM 1200 KHz - São Paulo
Ouça pela Internet
http://www.tvcultura.com.br/radioam 

Ouça também em nosso podcast, Walter Silva falando sobre o "Dia do Rádio" em depoimento a Geraldo Nunes, da Rádio Eldorado AM
http://radiobase.podomatic.com/

Quando o debate pega fogo no rádio

Engana-se quem acha que o rádio nordestino vive apenas de tocar Axé outros gêneros de gostos duvidosos. É comum em algumas grandes capitais da região atrações que tenham como foco principal o debate político.

É o caso do "Correio Debate", programa que vai ao ar de segunda a sexta, do meio dia às 3 da tarde, pela Rádio Correio 98 FM, de João Pessoa. Nesta radiorrevista, os apresentadores Rui Dantas e Gutemberg Cardoso "administram" um verdadeiro tiroteio de reportagens policiais, críticas ao poder público local, denúncias e reclamações de ouvintes e entrevistas de celebridades políticas da Paraíba.

Como se não bastasse, a ousadia radiofônica vai ao ar em uma rede de 25 emissoras retransmissoras no Estado, via satélite, o que é pouco comum em termos de Brasil. Mesmo por vezes resvalando no limiar entre o proselitismo político e a responsabilidade da informação, o "Debate" ao menos garante o mais raro na radiodifusão nacional: a liberdade de expressão de quem não detém um veículo de comunicação eletrônico.

No fundo, é preciso ser muito macho para sustentar um programa com esse grau de politização. A maioria das grandes emissoras de rádio do Sul do País não têm a coragem de fazê-lo. Não com a veemência e sinceridade típica do cidadão nordestino. O mais impressionante de tudo é que esse modelo de programa, se é que podemos chamá-lo assim, é copiado por emissoras menores do interior, ao menos na Paraíba, o que é salutar do meu ponto de vista. O melhor de tudo é que, além de liderar a audiência, o programa da Correio FM possui uma grande clientela de anunciantes e patrocinadores, o que é um grande feito, em se tratando de um programa jornalístico não-esportivo. E ainda por cima, parece ter resolvido a questão dos comerciais que devem entrar em rede e os locais. Nem a Jovem Pan, nem a Bandeirantes, nem a CBN, nem a Mix conseguiram resolver este problema satisfatoriamente, pelo que a gente têm conhecimento.

Eddie Vedder solo nas rádios daqui?

O Pearl Jam é uma banda muito querida aqui no Brasil e, como poderia deixar de ser, seus fãs são muito fiés. Será que alguma rádio vai levar esse fator em consideração e tocar as músicas de seu trabalho-solo lançado recentemente? É a trilha sonora de Into The Wild, filme dirigido por Sean Penn (que deixou para trás um passado não muito glorioso como esposo da cantora Madonna e hoje é dono de uma respeitável carreira em Hollywood). Em breve, a película deverá chegar no país, seja nas salas, em dvd (pirata ou não) ou até mesmo via download. Voltando a falar da música de Vedder, o primeiro single deste novo trabalho é Hard Sun´(cujo vídeo o amigo leitor pode acompanhar na seqüência). Uma canção bem acessível, que deverá agradar ao público que gosta do Pearl Jam. Saiba mais sobre o CD lendo esta matéria no Jornal do Brasil.

sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Rock 'n' Roll Radio

Quer matar a saudade dos bons tempos de Rock 'n' Roll no rádio?

Em 1997 eu era apenas um auxiliar de escritório que levava meu walkman pro serviço e, à tarde, ouvia Maia e Tatola. Escondido do chefe, lógico.

Aposto que tem muita gente que gostaria de ouvir isso novamente no rádio.

Morre Ary Rego, o radialista gaúcho que descobriu Elis Regina

Do Portal IMPRENSA

Faleceu, na última quinta-feira (20/9), aos 89 anos - cinco dias antes de seu aniversário -, em Porto Alegre (RS), o radialista gaúcho Ary Rego. Conhecido pelo programa "Clube do Guri", que revelou a cantora Elis Regina, morreu vítima de câncer no aparelho digestivo.

Sua carreia, iniciada em 1942 quando ingressou na Rádio Pelotense, foi bastante tranqüila. Após sua inserção na rádio, assumiu mais tarde a direção da programação e, cinco anos depois, passou a atuar como locutor na Rádio Farroupilha.

Em 1950, Ary propôs o programa de auditório "Clube do Guri" para uma fábrica de chocolates que queria promover um de seus produtos. Começava assim uma atração célebre da radiodifusão gaúcha que, até o seu final, em 1966, revelaria grandes artistas.

O corpo do radialista foi velado na manhã desta sexta-feira (21/9), na capela do cemitério São Miguel e Almas, em Porto Alegre (RS).

Esporte em Discussão na Pan

A Jovem Pan está com um programa de debates esportivos na sua programação: o Esporte em Discussão. Desculpem o clichê, mas é um típico caso de boa idéia e realização mais ou menos. O problema é a bagunça que se instala durante o programa. Muita gente falando ao mesmo tempo e não há uma divisão de temas. E o pobre do Wanderley Nogueira tem que se desdobrar para tentar organizar o caos. Uma medida básica poderia melhorar muito a qualidade do programa: diminuir o número de participantes. Na reprise da edição que está rolando nesta madrugada eu contei sete. Três ou quatro está mais que bom. Debate esportivo bacana ainda é o Sala de Redação, da Rádio Gaúcha.

quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Plug 700, não tem nada igual!!!!


Eu sei que eles não gostam que a gente faça isso, mas... que se dane. O Plug 700 é o melhor programa de tecnologia do rádio brasileiro e ponto final. Quem quiser pode entrar na comunidade do programa no Orkut, clicando no endereço a seguir:http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=928609. Ou se preferir entra no site da Rádio Eldorado. www.radioeldoradoam.com.br

Tá contado.

"Calma, não é o que você está pensando!!!"



Diria o aquele marido pego com a boca na botija!!! Não é uma foto de Renan Calheiros ao lado do senhor Madruga, pai dos punks e amigo do Chavez (aquele do SBT, claro).

Trata-se uma foto que nosso velho amigo e colaborador Beto Silva tirou ao lado do "inespugnável" senador Renan Calheiros (ele mesmo, em carne, osso e o resto do segredo) durante um congresso Interlegis, em Maceió, Alagoas. Aliás, o Beto está nos devendo umas fotos dos glorioso estádio do Asa de Arapiraca, de um grande valor sentimental para os palmeirenses de plantão!!!!

A estabilidade do AM em São Paulo

Outro dia eu comentei aqui neste Rádio Base sobre a variação que ocorre nas pesquisas de audiência do FM da Grande São Paulo. A alternância de líderes vem sendo muito contante. Hoje, a Mix está na primeira colocação, mas volta e meia aparecem a Tupi, a Nativa e a Transcontinental nessa posição.

No AM, o panorama é bem diferente. Há um bom tempo, as quatro primeiras colocações estão bem estabilizadas. A Globo é líder absoluta. Há quem diga que seus índices são anabolizados pela generosa participação do Padre Marcelo Rossi em sua programação. Em seguida, vem a Capital, calçada na comunicação de grandes nomes do rádio como Paulo Lopes, Eli Corrêa e Nélson Rubens.

A seguir, temos Bandeirantes e Jovem Pan nas respectivas colocações seguintes. O curioso aqui é que a vantagem que separa uma da outra é muito pequena e oscila muito. Mesmo assim, a emissora do Morumbi sempre se manteve firme e forte na terceira posição. Não dá para dizer se os números do AM levam em conta as retransmissões que as duas têm rádios no FM. A Bandeirantes ocupa uma freqüência nos 90,9Mhz. Por sua vez, a Jovem Pan FM retransmite o tradicional Jornal da Manhã, entre 06h e 09h.

Pelo jeito, esse quadro não terá grandes alterações até mesmo nos próximos anos. Num exercício de futurologia barata, pode-se dizer que somente depois que o rádio digital estiver devidamente entronizado é que poderemos ter novidades, até porque as outras estações poderão investir mais em suas programações. Gazeta, Trianon e Cultura, entre outras, (tomara) não ficarão paradas.

segunda-feira, 17 de setembro de 2007

O blog Rádio Base vê comerciais de tv

Acho que o camarada Marco Ribeiro irá curitr esse comercial. É de uma linha de roupas íntimas para adolescentes da Austrália. Muito bem coreografado. A trilha sonora é do Bonde do Rolê, banda brasileira que é atual sensação no exterior (já falamos deles aqui). Esse filme é a prova viva de que nossa publicidade ainda precisa comer muito arroz com feijão para atingir o nível das produções internacionais.

sexta-feira, 14 de setembro de 2007

Hoje eu desafio o mundo sem sair da minha casa (Marcelo Yuka)

Mobilizações virtuais já acontecem desde que o mundo paralelo (de chips e transistores) é mundo. E é lógico que os últimos acontecimentos no senado provocariam mais uma. Parece besteira, mas não é.

Vá até o famigerado Google. Digite “vergonha nacional” (com ou sem aspas, tanto faz). Clique em “estou com sorte” (ou o correspondente em inglês, se o seu Google for metido a besta). Você cairá na página de um lugar muito interessante, que foi muito falado e discutido essa semana.

Aí você me pergunta: “Ta. Legal. Gostei. Mas como eu posso ajudar nessa mobilização?”.

Aí eu te respondo: Se você tem um blog, site, podcast... qualquer coisa que aceite links, coloque a frase “vergonha nacional” lá, com o link apontando para http://www.senado.gov.br. Super fácil, rápido e não requer habilidades. Só nesse texto, eu já fiz duas vezes...

quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Carta aberta ao meu amigo Paulinho Água Branca

Caro Paulinho da Água Branca, o que está havendo?

Li a reportagem do Comunique-se sobre o chute no traseiro que o senhor deu na colega Salete Lemos aí da TV Cultura. Que é isso Paulinho!!!! Só porque ela disse umas verdades sobre os bancos que patrocinavam o programa dela e não aceitou pressão deles para se retratar porque falava a verdade?

Pô, Markum, eu era seu fã, cara. O que é que tá rolando, véio? Já fez aquela puta lambança na Cultura FM - que ninguém engoliu até agora - e resolveu detonar com a credibilidade da TV também? Não tô entendendo. Justo você, que passou os piores anos da ditadura aí dentro, sofrendo pressão dos militares e vendo colegas morrerem na mão do Estado?

Menos, Markum, menos, o patrocinador sou eu. O dinheiro que paga seu salário vem do meu bolso, se me permite lembrar. E olha que eu estou desempregado há um tempão. Mais respeito com o contribuinte, né, Paulinho? Cara, vê se faz a lição de casa direito, porra. Parece que desaprendeu tudo de legal que ensinou para a gente? Juízo daqui pra frente, ô!!!! Força na peruca aí, meu!!!!

Leia reportagem sobre a demissão de Salete Lemos da TV Cultura em www.comunique-se.com.br

Sessão Ronaldo Esper - agulhadas nos colegas

Saiu publicado no site Rádio AGência: "Energia 97 com novidades na programação" Reformulando sua programação, a rádio Energia 97 (FM 97,7 MHz - São Paulo/SP) está trazendo 3 novidades para sua grade: "Energia Premium", "A Energética da Semana" e "Top 3 da Energia"."

Até aí, tudo bem. No parágrafo seguinte a gente lê: "Sempre com um DJ convidado, o "Energia Premium" vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 10h30 e às 16h30, trazendo os 3 maiores hits nas principais pistas do mundo." Ué, onde estão as novidades? Eles não fazem isso sempre?

Mais abaixo é lido:Já o "A Energética da Semana" será transmitido diariamente em diversos horários, de duas em duas horas, apresentando o lançamento de maior expressão na semana, além de informações sobre o single. Tem certea de que eles não falavam da Jovem Pan ou da Mix?

"Finalizando as novidades, o "Top 3 da Energia" será transmitido de segunda a sexta-feira, às 17h45, mostrando as 3 músicas mais pedidas durante todo o dia na programação da rádio." De fato, a novidade é pra botar fim em qualquer argumento de "novidade. Tá contado.

Difusora e Excelsior

Estava eu "fuçando" no Google sobre rádios e locutores quando encontrei esse blog interessante. Como já estou na faixa etária dos 50, relembro com muita saudade as Rádios Difusora e Excelsior. Aí eu pergunto: por onde andam as vozes, que me faziam suspirar, de Antonio Celso e Dárcio Arruda? Li semanas atrás sobre o saudoso Henrique Régis, outra voz maravilhosa!Portanto,se alguém souber sobre o paradeiro deles, me contem. A última vez que ouvi falar do Antonio Celso é que ele estava na Voz da América. Abraços!!!

Vânia Amélia Dellapasi
vdellapasi@yahoo.com.br

-----------------------------

Cara Vânia,
Dárcio Arruda é diretor de jornalismo e comanda um talk show diário na Rede TV Mais de Santo André. Não sei por onde andam os demais. Se alguém souber, mande um sinal de fumaça para cá. Um abraço, Vânia e continue na nossa sintonia.

Bom Dia! Bom dia por quê?

Depois da lambança de ontem no vestusto Senado Federal, o que falar da classe política? Ainda mais depois da declaração deste senador, cujo nome nem me darei ao trabalho de citar, que diz representar os interesses de seu Estado, defender o indefensável, vou falar o quê?

Senador ""Xongas" defende o indefensável - veja em Real Player

Bom dia, cidadão!!! Bom dia por quê?

Essa não toca nas rádios "jovens"

Se as nossas rádios jovens não fossem tão medrosas, elas poderiam ter em seus play-lists "Made up love song # 43", da banda multinacional Guillemots. A música faz parte do álbum "Through the windowpane", lançado em 2006, e ganhou edição nacional neste 2007. Um dado que une o Guillemots ao Brasil é o fato de ter um brasileiro, o guitarrista MC Lord Magrão, em sua formação, que conta ainda com um inglês e uma canadense. Mas isso srve apenas como cartão de visita, até porque o grupo é muito mais que isso. Ousadia é uma palavra-chave básica para se entender sua proposta musical. O resultado é um pop experimental inventivo e com alta qualidade.
Dentro dessa proposta, "Made up love song # 43" é totalmente acessível e, digamos "radiofônica". Poderia muito bem figurar entre as "7 melhores" da Jovem Pan FM. Confira na seqüência.



*

Por outro lado, as músicas do {Des}concerto da Pitty, gravado ao vivo em São Paulo, deverão ser tocadas, retocadas e massacradas até a exaustão. Leia a crítica desse CD/DVD, assinada por mim, no Jornal do Brasil.

quarta-feira, 12 de setembro de 2007

A liderança da Mix FM

E não é que uma emissora do segmento jovem finalmente ocupa o primeiro lugar entre as rádios da Grande São Paulo? Não tenho certeza (e nossos participativos leitores podem nos ajudar nessa), mas algo do tipo não acontece desde a fase aúrea da Transamérica, nos anos 90.

Ainda é cedo para se falar em ocaso do segmento popular ou coisa parecida. Acompanhando os levantamentos feitos há algum tempo, é perceptível a variação nas primeiras colocações. É uma pena que o instituto responsável não abra para os interessados qual é a metodologia utilizada. Tenho enorme curiosidade de saber como é feita a distribuição de questionários por região da cidade, se existe algum cuidado nisso até porque sabe-se muito bem que algumas emissoras têm uma melhor penentração em determinadas zonas do município.

Há uns 20 anos, a liderança não alternava tanto. Lembro de longos períodos em que a Jovem Pan ficou um tempo na primeira colocação. Depois foi a vez da Cidade e, mais adiante, a Transamérica teve sua chance. Nos dias de hoje, a tabela da audiência das FMs traz mais emoções que o campeonato brasileiro de futebol.

Tive a oportunidade de acompanhar (de forma involuntária) a Mix durante alguns dias. O excesso de repetições no play-list é uma marca registrada. Quanto a essa questão, recorro ao sábio diagnóstico do radialista Roberto Maia, entrevistado certa vez por mim: "O ouvinte, por incrível que pareça, compactua com esse tipo de coisa. Se é tocada uma coisa muito diferente, ele troca de estação e vai buscar uma emissora que tenha alguma música conhecida na qual ele possa cantar junto, tem muito isso. É uma coisa difícil de equacionar, mas é verdade".

A Mix conseguiu essa liderança por dar o muito mais do mesmo aos seus ouvintes.

terça-feira, 11 de setembro de 2007

FMs: dá para piorar um pouco mais ou ainda não está bom pra ficar ruim de vez?

Atenção, atenção, nova pesquisa de audiência vinda do site Radioman. Como de costume, o site dá aquela badalada nos coleguinhas de plantão na ponta do ranking (nota do editor: é incrível como que no "mundinho rádio" todo mundo é amigo, competente, eficiente, sincero,etc. Nem parece que aqui é a França, hehehehehehe), mas isso não me dá o direito de perde o foco sobre o que realmente está acontecendo.

Segundo a pesquisa divulgada pelo Radio Man, A Mix é a mais nova líder de audiência entre as FMs de São Paulo. Isso significa que, na média, a emissora do senhor Di Gênio tem mais audiência ao longo do dia do que as outras. Agora vamos ao que eles não dizem: tecnicamente, a MIX FM é a quem tem o melhor e mais forte sinal entre todas as estações de rádio, ou seja, seu sinal chega firme e forte a qualquer ponto de São Paulo. Pena que ele não sai lá de Diadema, que é a onde a emissora deveria estar. No entanto, ela andou, antes mesmo de entrar no ar e agora está no mais alto prédio da Rua Vergueiro, próximo à Avenida Paulista. Sou obrigado a admitir que os caras da equipe técnica da MIX sabem mesmo levar o som bem longe.

Segundo fato: a MIX toca música, música, música, música,música, música, música, música e música. Pena que seja de baixa qualidade, mas pelo menos não tem nenhum locutor fazendo gracinha ou imitando apresentador de AM. Em entrevista a este blog há um tempo atrás, Lui Riveglini, então coordenador da rede, disse que numa pesquisa eles descobriram que o público quer ouvir é música, não quer saber de besteirol ou programas de "humor" na hora do almoço. Por isso que a Mix só tem programetes ao longo do dia. Ele revelou também que o alvo da emissora é a molecada de 15 a 24 anos e, apesar de internet, MP3 e tudo mais, eles querem ouvir o que rola de hit parade em todo o mundo. É a calcificação do "moto-perpétuo", como diria Luis Antonio Giron.

Na verdade, ouvir a MIX é quase uma lavagem cerebral para quem curte música de verdade. Não há silêncio na emissora. É ruído e som atrás de ruído e som. As música com alguma possível "pausa para reflexão" são limadas da programação. Tudo é em ritmo alucinante. A informação é em ritmo alucinante. É uma rádio em forma de vídeo clipe.

Não sei como os ouvintes não se estressam. Outro dia, um taxista amigo meu confessou que ouve a Mix porque de madrugada a barulheira da rádio é tão grande que ele nem precisa de estimulantes químicos para se manter acordado. Nunca é demais lembrar que, os mentores da Rede Mix são os mesmos que fizeram aquela coisa pavorosa no início dos anos 90, que foi a Transamérica de então. O mesmo ritmo estressante, com uns locutores que berravam ao microfone e uma programação musical um pouco menos pior do que hoje. Aí de repente, algum gênio de lá surtou e disse: "tá tudo errado, vamos mudar esta merda!!!!" Mudou e mudou errado. Hoje eles (os da Transamérica) se queixam do baixo índice de audiência nas pesquisas.

Outra comemoração do site Radioman é a subida da Kiss FM, agora em 13° lugar. É uma rádio de rock que toca MP3 de rock, mas não tem atitude condizente com o seu público, nem "ideologicamente", nem comercialmente. A emissora tem uma programação muito capenga pra quem pretende tocar "Classic Rock". Poderia ser melhor, mas ali isto é uma missão quase impossível. Porém é a única coisa que toca algo parecido com Rock em São Paulo.

Agora quem tomou na cabeça foi a 89, que perdeu o público que tinha, cobiçando um segmento difícil que não ganhou. Nas suas fazes em que a progamação de rock era realmente boa, ela chegava fácil fácil ao 4 lugar; hoje, imitando a Metropolitana, que imita a Jovem Pan, que imita a MIX (hã?), mal chega ao nono lugar e, se o ouvinte for inteligente como eu acredito que o seja, vai cair ainda mais (força na peruca, molecada!!!).

A mesma pesquisa aponta que as emissoras populares estão perdendo um pouco de fôlego. Mas não se iludam. Como dizia o poeta, "não há bem que sem dure...." Concomitantemente, a CBN é a melhor classificada entre as "jornalísticas", o que quer dizer que seu faturamento é um dos mais altos do mercado. Afinal, não são todas que podem cobrar cerca de 2500 reais por inserção comercial.

Outra curiosidade: a Energia 97 está atrás de duas emissoras que fazem proselitismo religioso. Isto é castigo!!!! A 97 foi outra que abandonou o público certo e fiel do rock e se meteu a tocar dance. Bem feito!!!!!!! Tem mais é que tomar na cabeça também!!!!! Nem piorando a programação, a Cultura e a FM 107 - ex-Brasil 2000 - conseguem alavancar seu bibope. Estão lá na ponta de baixo da tabela. A Eldorado, que se meteu a assanhadinha nos últimos tempos, continua lá em baixo também. Agora ela deu uma penteada na programação para ver se recupera o ouvinte fiel perdido, que a contragosto engrossa as fileiras da Alpha, da Antena 1, e da Scalla.

Resumo da ópera: de que ri o animalzinho mesmo? É triste ver que emissoras que poderiam ser referência de qualidade, cada qual em seu segmento, insistem em achar que basta escolher uma alvo específico e empurrar-lhe qualquer coisa goela abaixo. Será que eles não sabm que trabalhar com um público mais segmentado exige um trabalho bem feito? Outro dia um amigo meu que trabalha num desses institutos de pesquisa disse que, a coisa tá tão feia, que seria melhor fazer uma pesquisa pra saber quem NÃO OUVE rádio porque tá ruim demais. O negócio é sentar e rezar para que as coisas melhorem.

1 -MIX FM 106.3 FM
2 -TUPI FM 104.1 FM
3 -NATIVA FM 95.3
4 - TRANSCONT. 104.7 FM
5 - METRO FM 98.5
6 - BAND FM 96.1
7 - JOVEM PAN 2 FM 100.9
8 - GAZETA FM 88.1
9 - 89 FM 89.1
10 - 105 FM 105.1
11 - ALPHA FM 101.7
12 - NOVA BRASIL FM 89.7
13 - KISS FM 102.5
14 - ANTENA 1 FM 94.5
15 - CBN FM 90.5
16 - REDE ALELUIA FM 99.3
17 - TRANSAM. FM 100.1
18 - IMPRENSA FM 102.5
19 - VIDA FM
20 - TROPICAL FM 107.9
21 - NOSSA RADIO FM
22 - ENERGIA 97 FM 97.7
23 - MUSICAL FM
24 - BANDEIRANTES FM 90.9
25 - TERRA - FM
26 - BANDNEWS FM 96.9
27 - ELDORADO FM 92.9
28 - SCALLA FM 92.5
29 - CULTURA FM 103.3
30 - 107 FM
31 - OMEGA FM 106.9
32 - ATUAL FM 94.1
33 - SUL AMERICA TRANSITO 92.1 FM
34 - USP FM 93.7
35 - MUNDIAL FM 95.7
36 - MAIS FM
37 - APOLLO FM
38 - FELIZ FM 88.5

Sessão Elio Gaspari - Colunas e ruínas

*Apesar de eu não aprovar a atitude de quem monta em mantém rádios ilegais no ar, sou obrigado a reconhecer que a programação da Rádio Muda está muito além do que as demais do gênero "não" conseguem fazer. A programação musical vai de Frank Zappa, alto repertório erudito, mutantes e bolerões, entremeados de samba canção. Se todas as rádios ilegais fossem assim, o mundo ao menos seria mais bonito de se ouvir.

*Só de sacanagem vou caguetar as emissoras piratas que atuam aqui na Zona Sul de São Paulo. Anote aí, Anatel: 87,5 - 91,7 - 93,9 - 96,7 - 97,5 - 98,9 - 103,7MHz.

*Atenção , ouvintes de outrora: a Eldorado Fm resolveu viver seu "Momento Antena 1". Deixou de ser assanhadinha , tocando toda a sorte de popices e resolveu tocar músicas calmas para pessoas nervosas, saca? Vai ver que sentiu a concorrência da vizinha Scalla, do seu Abreu, roubar-lhe algns milhares de ouvintes por minutos.

*Quer aprender a fazer rádio? Se ligue na programação deste blog. Novidades hão de surgir por aí......

* Minha tia Izabel acessou nosso portal e agora ouve direto a Rádio Tabajara FM, de João pessoa, enquanto navega. E já espalhou a nossa boa nova para seus colegas de trabalho. Detalhe: ela mora em João Pessoa. Como diria Martinho da Vila: alô, Tia Izabeeeel, aquele axé......."

" O que adianta a gente ficar discutindo se a taxa selic é de 11% ou 11,5% ao ano, se o meu cartão de crédito cobra 265% anos ano de juros?" (Joelmir Beting, comentarista da Rádio Bandeirantes de São Paulo)

* Minhas saudações corintianas para o coríntianíssimo Haisen Abaki, companheiro de insones madrugadas nos primórdios da Rádio CBN.

*Não deixem de ouvir a nova programação da Rádio Roquete Pinto FM 94, 1 MHz. Sintonize em nosso painel de rádios.

* Agora vou pra churrascaria bater um rango. Flagra uma xuleta, excelência?

*Puta preguiça, tenho de ir até o Taboão receber meu dindindin. E a coragem? Vou ficar por aqui mesmo ouvindo rádio. Até mais....

segunda-feira, 10 de setembro de 2007

Jornal André Amorim - O jornal cheio de notícias até o fim.

Olá, pessoal!

Chegou o mais novo, ou senão um dos mais novos blogs do Blogspot.

JORNAL ANDRÉ AMORIM

O link é esse. Clique em:

http://jornalandreamorim.blogspot.com

Vc vai ficar bem informado vendo os vídeos do JAA direto do YouTube, além de se divertir e dar boas risadas. Tem até música no final do jornal (isto é, nas últimas edições do jornal).

JORNAL ANDRÉ AMORIM - O jornal cheio de notícias até o fim.

E mudando de assunto:

A Rádio Carioca está com uma programação nova. Curtam os 710 da Carioca AM.

A Rádio Haroldo de Andrade está com um programação boa. Sou fã da rádio do mestre.
A programação é a seguinte:

Segunda a sexta: 3h-Madrugada 1060(com Alex de Souza)/6h-Programa Haroldo Jr./9h-Programa Haroldo de Andrade(com o mestre Haroldão e o outro filho dele, Wilson Andrade)/12h-A Luz da Psicologia(com Dr. Luiz Ainbinder)/13h-Ondas 1060(com Mário Esteves)/15h-Som e Riso(com Hélio Júnior, do Plantão de Notícias)/17h-Fim de Tarde(com Áureo Ameno)/19h-A Voz do Brasil/20h-Brasilzão e seu Povão(com o cantor Manhoso)/23h-Novo Dia(com Frei Neylor)/0h-Programação musical

Sábado: 3h-Madrugada 1060/6h-Programa Haroldo Jr./9h-Programa Haroldo de Andrade/12h-A Luz da Psicologia/13h-Ondas 1060/15h-Som e Riso/17h-Jornada Esportiva(com a equipe de Sidnei Marinho)/20h-Você Pede, Mário Lúcio Atende/0h-Programação musical

Domingo: 5h-Você Pede, Mário Lúcio Atende/6h-Programa Wilson Andrade/9h-De Coração Aberto(com Frei Neylor)/10h-Parece que Foi Ontem(com João Roberto Kelly)/12h-Rio Beleza(com Eliete Beleza Dias)/14h-Programa Áureo Ameno/15:30(?)-Jornada Esportiva(com a equipe de Sidnei Marinho)/20h-Carlos Bianchini Show/0h-Programação musical

Rádio Haroldo de Andrade - Pra quem tem opinião - 1060 AM no seu dial
http://www.radioharoldodeandrade.com.br

Como diria o Gaguinho(do Looney Tunes, da Warner), "É isso aí, pe-pe-pessoal!"

Abração de:
André Luis Alves de Amorim
Penha Circular
Rio de Janeiro-RJ

Acompanhe o nosso podcast

ouça um pouco dos melhores momentos do rádio do Brasi ouvindo nosso podcast

http://radiobase.podomatic.com


Click here to get your own player.

domingo, 9 de setembro de 2007

Universal distribui carnê para ampliar rede de rádios

Valor é de R$ 20 por mês; ato reuniu 650 mil no Rio

ITALO NOGUEIRA
DA SUCURSAL DO RIO - FOLHA DE S. PAULO

A Igreja Universal do Reino de Deus (Iurd) distribuiu anteontem, durante "a maior sessão de descarrego do mundo", segundo a organização, carnês bancários para que seus fiéis contribuam na ampliação da rede de rádio da igreja no país. O valor mínimo proposto a ser pago mensalmente é de R$ 20.

O evento, na praia de Botafogo, zona sul do Rio, contou com a presença de 650 mil pessoas, disse a PM. O carnê -com 12 boletos, além da capa e contracapa- traz uma explicação aos fiéis sobre a importância do papel do rádio na evangelização.

"A mídia é um canal valioso que a Iurd tem usado na propagação da Palavra de Deus, e o rádio é a principal ferramenta capaz de alcançar aqueles que moram nas mais distantes regiões", diz o texto na contra-capa do "carnê dos Auxiliares".

A Iurd já controla uma rede nacional de rádios em FM, a Rede Aleluia, além de várias emissoras locais, em AM e FM.A recompensa pela colaboração seria a inclusão do nome do contribuinte à "lista dos auxiliares do bispo Edir Macedo". "Logo após você pagar, e entregar o comprovante na igreja, seu nome chega aos nossos computadores. Aí estaremos orando por você toda a madrugada. (...) Então tem de ser feito mensalmente", disse Macedo.

O valor proposto é de R$ 20. Macedo, fundador da igreja, pediu valores maiores. "Quem puder doar R$ 50 doe R$ 50, R$ 100." Antes, havia ocorrido a contribuição de dízimo.

Macedo, que foi preso em 1992, sob acusação de charlatanismo, curandeirismo e estelionato, começou a erguer o império de comunicação da Universal no final dos anos 80, quando comprou as três emissoras de TV da Record de São Paulo. O grande salto de expansão neste setor se deu nos anos 90. Até 94, a Record tinha seis geradoras próprias de TV. Em 95, foram acrescidas mais oito. Ainda nos anos 90, a Universal investiu em duas novas redes de TV -Rede Mulher e Rede Família. Neste ano, foram compradas a TV e rádios Guaíba.

-----------------------------------------

Mais um capítulo do já tão discutido caso das rádios que pregam.

Reforço aqui que não tenho nada contra essas emissoras. A situação já foi bem pior. Até há pouco tempo, essas rádios colocavam qualquer pastor para locutar. Era só ter uma boa dicção e fazer parte da igreja que estava dentro. Hoje não. Muitas dessas rádios cristãs contam com uma equipe de locutores profissionais (entre outros profissionais, tanto da área de promoção quanto comercial), que garante ao menos uma qualidade ao que está sendo transmitido. Já é uma melhoria...

Mas dar uma regulamentada não faria mal a ninguém...

O blog Rádio Base lê revistas

Fazia muito tempo que eu não comprava a revista Imprensa. Por um acaso desses, entrei no site deles, vi alguns destaques da edição e me animei a comprar. Pude constatar que a publicação teve uma melhora sensível na qualidade.

Seu lançamento ocorreu em 1987 (20 anos, caramba!! - essa data me persegue), e a proposta era cobrir os bastidores da imprensa com o olhar de uma revista semanal de informação. Um de seus sócios era o jornalista Paulo Markun, hoje presidente da Fundação Padre Anchieta. A primeira edição trazia entrevistas com Victor Civita, fundador da editora Abril, e Otavio Frias Filho, diretor de redação da Folha de S. Paulo.

Os primeiros anos da revista foram excelentes, com entrevistas e textos idem. À medida em que os sócios foram saindo, a qualidade caiu, quando o alvo se voltou para o público acadêmico. Ainda assim, ela não deixou de circular, numa atitude corajosa (pelo menos para quem acompanha a uma certa distância). Hoje, voltando ao hard-news, ela partiu em busca do prestígio que ficou perdido no passado. Tarefa nada fácil devido a competição com veículos de Internet. Sites como Comunique-se (caso típico de uma idéia boa, mas péssimo nível de execução) e Observatório da Imprensa se tornaram referência no que diz respeito ao jornalismo sobre jornalismo.

*

O preâmbulo ficou um pouco longo, mas achei que valia a pena gastar mais linhas para contextualizar a trajetória da revista Imprensa.

*

A edição que eu comprei trazia o escritor Ruy Castro na capa, personagem de uma entrevista de fôlego. Ele trouxe um enfoque no mínimo original sobre a polêmica proibição do livro "Roberto Carlos em Detalhes": "Não sei se para uma editora estrangeira, a defesa da liberdade de expressão no Brasil é uma coisa importante. Não é...O que eles têm aqui é um investimento. É melhor não criar caso. Se isso vai abrir um precedente perigoso para a liberdade de expressão perigoso no Brasil, não é problema deles". Outro destaque é uma reportagem sobre a adoção da figura do ombudsman nos portais UOL e iG.

*

Mas o que de fato me fez adquirir esta edição foi a seção Degustação, que, como o próprio nome já deixa entendido, é uma degustação editorial de revistas segmentadas. Nas edições anteriores, revistas de psicologia e história foram avaliadas por especialistas convidados pela revista Imprensa. Agora, a vez foi das publicações sobre música.

Dentro de um critério pré-estabelecido, foram escolhidas nesse teste a Bizz (recém-finada), a Outra Coisa, a Rolling Stone Brasil e a Revista da MTV. E para a formação do "júri", alguns músicos: João Marcelo Boscoli, Fabiano Carelli, Rosana Padial, Alexandre Grooves e Paulinho Pereira. Com base em edições recentes das publicações, cada integrante deu suas opiniões à reportagem da Imprensa, que, por sua vez, condensou as impressões em textos separados.

Pode parecer estranha, à primeira vista, a seleção de nomes pouco conhecidos do grande público, com exceção de João Marcelo Boscoli, responsável pela Trama. Mas foi uma decisão correta. Em princípio nenhum deles tem ou teve trabalhos musicais resenhados pelas revistas em questão. Com isso, a análise se deu de forma mais isenta. O resultado poderia ser outro, caso tivessem convidado, por exemplo, algum músico que tivesse problemas com a Bizz no passado.

Não houve uma revista de música que se destacasse nas avaliações. Um dado curioso é que alguns jurados acharam a Bizz e a Revista da MTV muito parecidas, embora os públicos-alvo declarados sejam (ou era, no caso da Bizz) opostos. A primeira tentou falar com um público acima dos 30 anos, enquanto que a segunda é voltada para o jovem entre os 18 e 24. Talvez o ruído estivesse no visual da Bizz, que não casava com o target perseguido. Um design mais sóbrio poderia não ter causado tanta confusão.

Junto com os depoimentos dos convidados, os responsáveis pelas revistas de música puderam comentar as opiniões do júri. Fez feio a Rolling Stone Brasil, que não quis se manifestar a respeito. A alegação: "a proposta do magazine drive não se adequava ao perfil da publicação".

*

A Imprensa traz ainda uma reportagem sobre rádios comunitárias. Comento a seu respeito em um post à parte.

*

O post ficou mais longo do que eu previa, mas estamos num domingo e o dia é propício para leituras mais aprofundadas. Vamos em frente.

*

Trouxe para casa tambem a Piauí. Já falei dela aqui em outra ocasião. Acho seu formato um pouco desconfortável para leituras dentro de coletivos. Como os ônibus de São Paulo estão diminuindo cada vez mais o espaço dos bancos, fica complicada uma leitura mais atenta, especialmente quando a outra vaga está preenchida.

Outro senão é o projeto gráfico, que julgo ser árido demais. Não sei se a revista Brasileiros seria uma concorrente direta, mas num confronto entre os dois, este título leva muito mais vantagem, pois seu visual é bem mais agradável e arejado. Se a inspiração da Piauí é a New Yorker, penso que seu formato poderia ser o mesmo.

Compro atualmente a Piauí apenas quando algum texto me interessa muito. Nesse caso, foi o de Sandro Vaia, contando sua experiência como diretor de redação do jornal Estado de S. Paulo entre 2000 e 2006. Numa palavra, diria que é imperdível tanto para leitores, estudantes de jornalismo e jornalistas.

Uma outra Piauí que me interessou muito tinha um texto de Cadão Volpato (da banda Fellini) falando sobre seu contato com Renato Russo, muito antes da explosão da Legião Urbana. Russo veio passar um tempo em São Paulo e se hospedou no apartamento de Cadão, no centro.

Um ponto positivo da Piauí são os tijolinhos laterais de anúncios. A maioria ocupada por pequenos comércios, cursos de línguas etc. Um deles é de uma locadora de carruagens para casamentos, em São Paulo. Outro é de uma chapelaria, no Rio. Não basta a revista ser, hã, cult. Os anunciantes tambem têm que ser.

*


Texto originalmente publicado (e transcito aqui com alguns acréscimos) no site Laboratório Pop.

sábado, 8 de setembro de 2007

Projeto de estágio é tema de programa de rádio

O programa Conexão Senado, da Rádio Senado (91,7 FM), terá como tema nesta segunda-feira (10) o projeto de lei (PLC 44/07) que atualiza as regras de estágio. O projeto, já aprovado pela Câmara dos Deputados, deve ser votado pelo Senado na próxima sessão deliberativa. A matéria, apresentada pelo Executivo, vai afetar diretamente cerca de um milhão de estagiários que atuam no país e mais 10 milhões de estudantes que aguardam uma oportunidade de estágio.

Os convidados vão discutir questões como o aperfeiçoamento da formação profissional dos estudantes, o uso dos futuros profissionais como mão-de-obra barata, os direitos e deveres de empresas e estagiários, o limite de carga horária e o valor da bolsa de estágio. Conexão Senado vai ao ar às 12h.

Ainda na segunda-feira, a Rádio Senado apresenta no programa Senado Economia entrevista com o senador Neuto de Conto (PMDB-AC), vice-presidente da Subcomissão de Reforma Tributária do Senado, para falar sobre a nova proposta de Reforma Tributária que o governo deve enviar ao Congresso neste mês. Na opinião de Neuto do Conto, essa reforma só deve entrar em vigor no próximo governo, porque já tramita no Congresso o projeto de Orçamento de 2008 e o Plano Plurianual de Investimentos. Senado Economia vai ao ar às 8h30.

Da Redação / Agência Senado

Rádio Muda estréia programa de samba e choro

Neste sábado, dia 8, estréia o programa A Vez do Samba, com apresentação de Alfredo Castro, na Rádio Muda FM (105,7) em Campinas, interior de São Paulo. A Rádio Muda (www.muda.radiolivre.org) é uma rádio livre situada no campus da Universidade de Campinas onde qualquer um pode ser programador. O programa irá ao ar todos os sábados com uma seleção de sambas de todos os tempos, em especial o Samba de Partido Alto e o Samba de Terreiro. Também terá conteúdo informativo, divulgando a programação de samba e choro que acontece aos fins de semana por todo o Brasil.

Para ouvir a Rádio pela Internet, clique em: http://www.radiobase.org/index5.html

Jack White é convidado de Dylan em programa de rádio

Intitula-se Theme Time Radio Hour e é o programa de rádio de Bob Dylan. Nele, o artista passa música e conversa com convidados. Jack White figura entre os próximos, avança o Yahoo! Music.

Mas também estão previstas outras figuras conhecidas, como John Cusack, Ellen Barkin, Luke Wilson, Amy Sedaris ou Richard Lewis. Cada programa responde a um tema, e o primeiro tema da segunda temporada vai ser “Hello” (olá), o que abre a via para Dylan passar canções como “Hello In There”, de John Prine, ou “Hello Trouble”, de Buck Owens.

Bob Dylan já tem outros temas definidos, entre os quais “Nothing” (nada), “Dreams” (sonhos), “Streets” (ruas) ou “Mail” (correio). O programa de Dylan vai para o ar a partir de dia 19, na rádio por satélite norte-americana XM.


Fonte:Blitz.aeiou.pt

Rádios pela internet

PAULO SILVA
Especial para a Gazeta de Ribeirão

Rádios com transmissão pelo computador estão conquistando cada vez mais adeptos em Ribeirão Preto devido ao baixo custo de operacionalidade e da liberdade de manifestação pela rede mundial de computadores, a internet. Atualmente, este segmento conta com duas emissoras e cursos para alunos que tenham interesse em investir na divulgação de áudio e vídeo na rede.

O funcionário público federal aposentado Gilberto Aparecido Arcêncio, de 58 anos, resolveu desde abril deste ano investir em uma das carreiras que mais gosta, mas só agora teve tempo para expressa-la: a de locutor e programador de rádio. Os equipamentos para iniciar a transmissão custaram cerca de R$ 3 mil e logo a rádioweb Dinâmica estava no ar no. Hoje, com uma programação que tem início às 6 da manhã e se estende até a meia-noite, Arcêncio interage com ouvintes de todo o país e do exterior.

"Já recebi mensagens do Japão, Inglaterra e outros lugares. São brasileiros que estão vivendo fora do país e acabam encontrando a rádio que é hospedada em um site norte-americano por onde os ouvintes descobrem a nossa programação", disse. O custo para manter a rádio no ar é pequeno e as propagandas se restringem a atividade do filho, que tem uma produtora de áudio e vídeo, e da esposa, que trabalha com um ateliê. Quando alguma coisa quebra, a manutenção é dada por um dos filhos do aposentado que é técnico em eletrônica e informática.

O locutor diz que o estilo eclético da rádio também conquista a fidelidade dos ouvintes a partir dos trinta anos. "De manhã eu toco um estilo sertanejo, depois as músicas são variadas, mas o flash-back é predominante. Temos programas destinados ao rei Roberto Carlos, entre outros especiais", destaca Arcêncio, com orgulho. O repertório é feito a partir de um arquivo com quase quatro mil músicas que se alternam na programação, mas o importante, segundo o proprietário/locutor, é manter-se sempre atualizado encontrando músicas também na internet. Para acessar a rádio Dinâmica é preciso entrar no blog do proprietário, dinamicafm.zip.net e clicar no ícone.

O locutor Luiz Lourenço, de 38 anos, conhecido no ramo pelo nome artístico de "MC Lú", usa o trabalho em rádio como terapia para um tratamento de saúde. Há três anos, tentou montar uma rádio comunitária legalizada, mas a burocracia e as condições financeiras o impediram. As tentativas em vão o frustraram e, então, resolveu encerrar as transmissões em FM, passando a trabalhar somente com uma rádio na internet voltada para o público eclético, a Difusão.

Dois meses atrás, o locutor resolveu juntar forças com outros companheiros para apresentar um programa em uma rádio pela net com melhor estrutura e mais tempo no ar.
A audiência é medida por um programa de computador que mostra quantas pessoas estão conectadas. No momento da entrevista, o programa tinha cerca de 80 ouvintes.

O contato é feito por MSN (programa de troca de mensagens instantâneas), um mural de recados no site, e-mail e telefone. "A tendência é termos uma quantidade cada vez maior de ouvintes porque a internet está cada vez mais popular e os investimentos estão deixando as rádios com mais qualidade e de acesso fácil", disse.

Os atuais proprietários da rádioweb não permitiram a divulgação do site, mas Lourenço faz questão de dizer que a audiência é conquistada muitas vezes pela propaganda que ele mesmo faz pela rede mundial de computadores e nas ruas. "Propaganda é a alma do negócio", finalizou.

Hospedagem cara

O maior empecilho para quem deseja montar uma rádio na internet é o preço da hospedagem do site, por isso a opção para o webdesigner é a hospedar em sites fora do país. A revelação foi feita pelo professor Luiz Paulo Tupynambá, que dá aulas gratuitas para alunos matriculados em cursos promovidos por uma ONG (Organização Não-Governamental) de áudio e vídeo pela net.

"Essa barreira está sendo difícil de quebrar, por isso muitos buscam hospedar o site nos Estados Unidos, onde a diferença de preço é escandalosa", falou. Para manter a hospedagem de um site que contém muitos arquivos, como os que transmitem rádios, o preço no Brasil chega a ser de R$ 400 por mês, enquanto, segundo Tupynambá, nos Estados Unidos, a mesma quantia garante hospedagem por cerca de dois anos.

Para o professor, a internet significa hoje a democracia em todos os sentidos, inclusive da comunicação em vídeo e áudio. "As rádios piratas não sobreviveram porque a normatização dos órgãos de fiscalização, como a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), sufocaram as transmissões. Na internet não é assim e as pessoas podem transmitir de acordo com o estilo que elas gostam". Interessados no curso podem procurar informações na agência cultural Banco Ribeirão Preto, pelo telefone (16) 3637 0356.

Prostitutas inauguram rádio em Salvador

Por Nivaldo Ramos
Do portal Minha Notícia


Começou a funcionar no último dia 31 a Rádio Zona FM, em Salvador. A inauguração da emissora poderia passar despercebida, não fosse o fato de pertencer à Associação das Prostitutas da Bahia (Aprosba). O projeto de instalação da FM contou com investimento de R$ 180 mil do Ministério da Cultura.

A rádio Zona FM pretende rechear a sua programação com muitas notícias. Terá como prioridade informar como se previnir de doenças sexualmente transmissíveis, passar dicas para as prostitutas de como aprender a trabalhar com os "clientes", entre outros. A entidade que administra a rádio pretende com a iniciativa valorizar e diminuir a discriminação sofrida pelas garotas de programa.

A rádio funciona na rua das Vassouras, nº 45, final de linha da Praça da Sé e prestará o mesmo serviço aos travestis. Tudo numa linguagem bem popular e objetiva. A rádio tem um slogan bem sugestivo:"Bem-Vindo à Zona!". A rádio pode ser acessada pelo endereço eletrônico :www.radiozona.org.br

sexta-feira, 7 de setembro de 2007

Fresno no Privê 89

Na próxima segunda-feira, dia 10/09, a banda porto alegrense Fresno participa do programa Privê 89, da 89 FM.

Sem vergonha, sem regras e sem censura, o Privê 89 é o espaço para falar de sexo como você fala com os seus amigos. Durante uma hora ao vivo, Rafinha Bastos e Daniele Taranha apresentam matérias e entrevistas inusitadas com gente que entende do assunto, enquetes e ainda contam com a participação do ouvinte por e-mail e telefone.

E nesta segunda o Privê 89 tem convidados especiais: Fresno. A banda, que sempre tocou um som que definitivamente está em alta e teve uma forte presença no cenário underground e independente, já tem três discos gravados e tem sido apontada com uma das maiores revelações do rock nacional. A música Pólo, do terceiro cd Ciano, já é uma das mais pedidas na 89 FM.

Privê 89. Toda segunda-feira, a partir das 23h59.

O blog Rádio Base vê TV

TV Câmara entrevista Luís Nassif

Jornalista econômico é o convidado do Comitê de Imprensa desta sexta-feira (7)

Um dos mais experientes jornalistas econômicos do país, autor do livro "Os cabeças-de-planilha", o jornalista Luis Nassif, é o convidado da edição especial do Comitê de Imprensa desta semana. Nassif é comentarista econômico da TV Cultura, membro do Conselho do Instituto de Estudos Avançados da USP, do Conselho de Economia da FIESP e do Conselho da Escola Livre de Música Tom Jobim. Ele foi vencedor do Prêmio de Melhor Jornalista de Economia da Imprensa Escrita do site Comunique-se em 2003 e 2005, em eleição direta da categoria.

Nassif conversa com o apresentador Paulo José Cunha sobre a competência da imprensa no tratamento dos temas econômicos; dos efeitos da chegada das novas mídias; do pensamento ortodoxo na economia. Ele também fala de quem realmente se beneficia com as reformas econômicas, todas elas feitas, segundo seus autores, em benefício do interesse público. Luis Nassif no Comitê de Imprensa, desta sexta-feira, 07 de setembro , às 23h.

Comitê de Imprensa, a radiografia dos meios de comunicação pelos profissionais que fazem as notícias.


Horários

O Comitê de Imprensa, apresentado pelo jornalista Paulo José Cunha, vai ao ar todas as sextas-feiras às 23h na TV Câmara. Reprises aos sábados às 9h, 13h30; domingo às 6h, 10h30, 18h30, 23h30 e segunda-feira às 7h e 11h


Como Assistir

A TV Câmara pode ser sintonizada no canal 27 em UHF no Distrito Federal e nos canais 14, da NET (no DF); 28, da Sky Net; 16, da TECSat; 235, da Direct TV; 67, da TVA (grande São Paulo) e por antena parabólica em todo o País. Na Internet, a TV Câmara pode ser assistida ao vivo pelo endereço www.camara.gov.br. Os programas também ficam armazenados no site e podem ser conferidos posteriormente.


Produção: Cida Hipólito
comitedeimprensa@camara.gov.br


*

Nota do blog: Nassif tem uma carreira jornalística ligada mais à imprensa escrita e a televisão. Em rádio, se limitou a fazer algumas participações no Jornal Gente, da Bandeirantes. É um profissional que faz falta ao veículo.

quinta-feira, 6 de setembro de 2007

O homem vai falar pela rádio

Corre que ainda dá tempo: o Presidente da República deste país Luís Inácio Lula da Silva concede entrevista coletiva para uma rede de emissoras de rádio de todo o Brasil, como a Bandeirantes, Band News, CBN, Eldorado, Gaúcha, Guaíba entre muitas outras. Entre em nosso painel de rádios e sintonize a sua emissora favorita.

quarta-feira, 5 de setembro de 2007

Intocáveis - Isso sim é hardcore, o resto é emo!!!!!

Mais um clipe da série "intocáveis", só aqui na Rádio Base. Isso sim é hardcore. O resto é sabão emo!!!!!!

Ação Direta
"Escória Pura Razão" (Gepeto/Gil/Galo/Marcão)
Massacre Humano
Ação Direta Records
adgepeto@hotmail.com

Intocáveis - Tudo começou em 77

Mais uma banda que você jamais ouvirá no rádio. Pelo menos nestas rádios de rock que estão aí.

Anota aí e vê se assiste seu Zé Mané:

Deserdados
1977
Deserdados
www.deserdados.com.br

Essa você não vai ouvir nem nas rádios de rap

Contrariando o senso comum, tem dois branquelos que fazem Rap du Bom. Ela é Lady Lourdes da Luz; ele, Rodrigo, ex-Vj da MTV. A banda: Mamelo Sound System. Distribuição: TramaVirtual. A música: "Mamãe sempre diz".

Essa você também não vai ouvir no rádio

A não ser que você sintonize na www.radiohype.com.br, especializada no público GLBT. Gravação original de 1986. Do Àlbum "Grande Coisa", 4º LP do grupo paulistano Premê (sim,vinil, molecada), composição de Mário Manga, interpretação do próprio grupo, você assiste a faixa "Rubens (será que dá?)".

segunda-feira, 3 de setembro de 2007

Outra que não vai tocar no rádio...

...mas desta vez pela pura falta de boa vontade dos programadores das emissoras FMs, mesmo aquelas que se dizem (ou se fazem de) inteligentes. É uma versão da banda paulistana Gianoukas Papoulas para "Teu Inglês", do Fellini (chegou a ser um hit na 89FM há vinte anos - repito: vinte anos).

domingo, 2 de setembro de 2007

Bom Dia, madrugada fria!!!!

São 3 e meia da manhã na cidade que não pode parar. Do alto do décimo andar de meu apartamento aprecio o silêncio e a falta de movimento da rodoviária em frente, ora quebrados por um ou outro solitário trólebus que surge no horizonte do Jabaquara e some a caminho de Bernô City. Ruído mesmo, só o do "cooler" de meu computador. Ligo o "rádio" do meu PC nao Painel da Rádio Base e sintonizo a Rádio Roquete Pinto. Depois de 5 meses de transformação a emissora está em definitivo no ar, sob o comando de Paulo Alberto Moretzsohn Monteiro de Barros. Poucos de seus conterrâneos o conhecem por esse nome, mas o Brasil toda sabe de quem se trata quando lembra-se o nome de Artur da Távola. O nosso senador Artur da Távola, não o lendário monarca anglo-saxão.

Coube a ele a árdua tarefa de reformular a programação da emissora pública estadual do Rio de Janeiro, que leva o nome do pioneiro da radiodifusão brasileira. E põe árdua nisso. Nos últimos 8 anos, a Roquete Pinto FM foi transformada numa rádio popularesca, de baixo nível, que concorria com o que havia de pior no rádio. Arrepia-me só de me lembrar.

A atual Roquete Pinto é totalmente diferente: cada hora de programação são 60 minutos de informação com entretenimeto sadio, para qualquer idade. No meio da madrugada, por exemplo, pode-se ouvir Metre Paulo Moreira e seus auxiliares convocando para trocar se uma fonte )não são omizad...................