sexta-feira, 31 de agosto de 2007

Eles não vão tocar no rádio

Goste-se ou não, o Bonde do Rolê é um dos principais produtos brasileiros de exportação musical. A exótica mistura que uniu a sonoridade do funk carioca, o rock e a música eletrônica, caiu no gosto da mídia (e, principalmente, do público) do exterior. Ainda sem previsão para lançamento no Brasil, o CD With Lasers é uma seqüência natural da fórmula que fez esse trio virar uma celebridade no MySpace, ganhando fãs e alcançando as pessoas certas como Diplo. O DJ norte-americano gostou do que ouviu e fez questão de contratá-los para seu selo. Mesmo com todo esse sucesso, o Bonde não toca das rádios daqui. E vai ser muito difícil ouvi-los no play-list das emissoras brazucas. Saiba mais lendo este texto publicado no Jornal do Brasil.




Office-boy - Bonde do Rolê

O blog Rádio Base vê TV

José Maria, da Rádio Jovem Pan e Natuza Nery, da Reuters, são os convidados do Comitê de Imprensa desta sexta-feira, 31 de agosto.

O maior julgamento da história política brasileira foi atravessado pela indiscrição das máquinas fotográficas e pelas facilidades das conversas pelo celular. A participação da imprensa na cobertura, as dificuldades na obtenção de informações e outros detalhes do trabalho dos jornalistas nos cinco dias históricos do Supremo Tribunal Federal, estão no Comitê de Imprensa desta sexta-feira, 31 de agosto às ( 23h), que recebe os jornalistas Natuza Nery, da Agência Reuters e José Maria, da Rádio Jovem Pan.

Comitê de Imprensa, a radiografia dos meios de comunicação pelos profissionais que fazem as notícias.

HORÁRIOS

O Comitê de Imprensa, apresentado pelo jornalista Paulo José Cunha, vai ao ar todas as sextas-feiras às 23h na TV Câmara. Reprises aos sábados às 9h, 13h30; domingo às 6h, 10h30, 18h30, 23h30 e segunda-feira às 7h e 11h


COMO ASSISTIR

A TV Câmara pode ser sintonizada no canal 27 em UHF no Distrito Federal e nos canais 14, da NET (no DF); 28, da Sky Net; 16, da TECSat; 235, da Direct TV; 67, da TVA (grande São Paulo) e por antena parabólica em todo o País. Na Internet, a TV Câmara pode ser assistida ao vivo pelo endereço www.camara.gov.br. Os programas também ficam armazenados no site e podem ser conferidos posteriormente.

Produção: Cida Hipólito
E-mail: comitedeimprensa@camara.gov.br


Nota do blog: O José Maria, da Jovem Pan, citado no release deve ser o José Maria Trindade, repórter da emissora em Brasília há vários anos.

quinta-feira, 30 de agosto de 2007

No ar, o seu TCC

Da Redação Portal Imprensa

Os Trabalhos de Conclusão de Curso de alunos do curso de Jornalismo podem ter um destino além das prateleiras da biblioteca. Saiba como

Entrevistas, captação de sons e imagens, horas em ilhas de edição, meses de correria e insônia. Finalmente o Trabalho de Conclusão de Curso está pronto. O vídeo-documentário ou o programa de rádio são apresentados e o trabalho de um ano inteiro acaba na prateleira da biblioteca de uma universidade? Não necessariamente.

Jornalistas recém-formados têm muitas alternativas para levar adiante os TCCs produzidos para rádio e TV. Algumas universidades têm suas próprias emissoras ou transmitem sua programação via Canal Universitário. A ex-aluna da PUC de São Paulo (Pontifícia Universidade Católica) Flavia Brunetti, conta que no último ano produziu o documentário "Cinco Caras", que aborda o dia-a-dia de três homossexuais e duas drag queens. Rico em depoimentos e imagens, foi veiculado pela TV PUC em 2002. "Levei meu vídeo para a produção da TV. Ele passou por uma triagem, foi aprovado e transmitido", conta.

Além dos canais de comunicação das universidades, anualmente a Expocom – uma exposição dos trabalhos de estudantes de comunicação de todo o Brasil – que premia os melhores projetos do ano. O vídeo-documentário "Vila Socó: dutos como vizinhos", produzido por Rafaela Cortina e quatro colegas para o TCC de jornalismo da Universidade Anhembi Morumbi (UAM), conta a história de um desastre ocorrido em 1984 na vila localizada em Cubatão. "Fomos para Cubatão quase todos os fins de semana fazer entrevistas. Fizemos um enorme trabalho de investigação e conseguimos acesso até ao processo do Ministério Público", relata Rafaela. Concorrendo com 164 trabalhos na categoria vídeo-documentário, "Vila Socó" tirou terceiro lugar. A coordenadora do curso de jornalismo da UAM, Maria da Graça Bernardes e Silva, reconhece a importância da premiação. "A Expocom abre portas, mostra ao universo acadêmico a visão crítica e criativa do aluno", explica a professora. Neste ano foram inscritos no evento 2.300 trabalhos de 43 instituições de ensino do país. Maria da Graça explica que os trabalhos com melhores notas são indicados pela coordenação do curso. "Depois entramos em contato com o aluno e ele se inscreve", conclui a coordenadora.

Julio Wainer, coordenador dos projetos de vídeo da PUC conta que é comum ouvir de seus alunos que o segmento de vídeo no TCC é a "encrenca maior". "De fato, é trabalhoso. Quando o aluno chega na edição percebe que seu projeto está só começando, mas é potencialmente a mídia que mais retorno pode dar, justamente pelo trabalho agregado ao produto", diz Wainer.

As produções para rádio podem ser veiculados no "Programa do Estudante", da rádio Cultura de São Paulo. Todos os anos, no primeiro semetre, o site da emissora põe no ar um edital com a ficha de inscrição. "Fazemos uma triagem de todo o material que chega e, durante o segundo semestre, colocamos no ar os programas que estiverem mais de acordo com a filosofia da emissora", explica o coordenador de produção da rádio Cultura AM, Eduardo Weber. O "Programa do Estudante" vai ao ar aos sábados, das 17h às 18h.

Links
Prêmio Expocom – www.intercom.org.br

Rádio Cultura – www.radiocultura.am.br

Esse tal de sistema de recompensa

Hoje é dia de Equilíbrio na Folha de S. Paulo, caderno que nos traz as novidades do mundo do bem estar, geralmente aliadas a descobertas científicas das mais diversas áreas.

Hoje apareceu por lá um artigo da neurocientista Suzana Herculano-Houzel, professora da UFRJ, sobre música e o prazer que ela nos proporciona. Seu título é “O ‘barato da música’”.

“Quanto mais músicas ouve, mais o cérebro aprende a encontrar e antecipar padrões em melodias e ritmos cada vez mais complexos e, assim, mais músicas complexas quer ouvir. O ‘barato’ da música vem do trabalho que ela dá ao cérebro.”, diz o texto, em seu último parágrafo.

Isso contradiz um pouco o que acontece com o nosso mercado, porque no dia a dia vemos justamente o contrário. As pessoas procuram para ouvir as melodias as quais já estão acostumadas, renegando os “novos” e “complexos” sons. É só reparar nas paradas de qualquer rádio do nosso dial. Podemos pegar como exemplo uma das febres mais fortes dos últimos tempos: o emocore.

Conhecido como emo, esse tipo de som ainda cresce a cada dia. Apesar da incontável quantidade de bandas que existem e surgem no mercado, as estruturas das suas músicas são muito semelhantes. Não há muita diversidade. É um som que mescla o punk rock com sua vertente mais rápida, o hardcore, e, nas letras, trata de relacionamentos, problemas sentimentais e outras dúvidas que acham lar nas mentes adolescentes mundo afora. O som não tem nada de complexo (3 acordes já bastam) e quem não acompanha a cena confunde muito facilmente as bandas.

O próprio texto afirma essa negação ao “desconhecido”: “seqüências que seguem padrões complexos demais para serem descobertos pelo cérebro, ou que não seguem padrão nenhum, são frustrantes para o sistema de recompensa - e logo são abandonadas, por não oferecerem prazer algum”, afirma a neurocientista.

Mas se o texto se contradiz nesse sentido, acerta em cheio em outro ponto, principalmente no caso de um apaixonado por música como eu. Sim, música “dá barato”.

Um careta (eu?) pode, sim, viajar ao ouvir uma música ou um som. Pode se remeter para longe, ter sensações inexplicáveis e outras conseqüências relatadas por junkies em suas viagens químicas. É o que o texto chama de sistema de recompensa: “Sim, boas músicas dão ‘barato’ ao cérebro. Por definição, a boa música é aquela que dá trabalho ao cérebro na dose certa e leva à ativação do sistema de recompensa: quanto mais intensa essa ativação, mais intensa a sensação de prazer”.

Infelizmente, a massa não conhece essa sensação. Seu sistema de recompensa já fica todo alegrinho por qualquer som que é executado à exaustão pelas rádios e programas populares da TV. É uma forma de domar a massa e anular o seu senso crítico, agora não só se resumindo ao tema música. É muito mais complexo que isso.

quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Morre diretor musical do SBT Caion Gadia

da Folha Online

O diretor musical do SBT Caion Gadia morreu, aos 64 anos, na madrugada desta quarta-feira, em São Paulo. Ele sofreu falência múltipla dos órgãos, depois de passar por cirurgia para curar uma verticulite.

Caion foi responsável por produzir trilhas sonoras para as novelas da emissora há nove anos. Ele também trabalhou nas rádios Bandeirantes e Antena 1. Há duas semanas ele sentiu fortes dores, e após exames foi constatada a doença.

O velório do diretor ocorre no Cemitério do Morumbi, na capital paulista. O sepultamento foi marcado para as 15h de hoje.

terça-feira, 28 de agosto de 2007

Milton Neves ganha concessão de rádio no Guarujá

Na edição recente do "Domingo Esportivo Bandeirantes", o apresentador Milton Neves anunciou que conseguiu a concessão de uma FM no Guarujá. Na verdade, ele herdou a mesma, por assim dizer. Ao final do liocitação,um outro grupo foi o escolhido, mas como exisiram irregularidades nos documentos, a concessão ficou para quem ficou em segundo lugar. Não é a primeira vez que Milton Neves tenta entrar para o maravilhoso mundo dos donos de rádio. Ele disputou, sem sucesso, a concessão de uma emissora em Muzambinho (MG), sua cidade natal. Durante seu programa na Bandeirantes, talvez em tom de brincadeira, que sua rádio se chamará Terceiro Tempo.

segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Polícia investiga suposto ritual satânico confessado durante culto

do Agora

A Polícia Civil investiga um suposto crime confessado por uma fiel durante um culto evangélico realizado ontem de manhã no Brás (região central de São Paulo).

Dois pastores da Igreja Universal do Reino de Deus localizada na avenida Celso Garcia foram chamados ontem ao 12º DP (Pari) para prestar depoimento sobre o suposto ritual de sacrifício cometido pela religiosa. Uma criança teria sido morta.

De acordo com os pastores, a fiel admitiu ter participado de uma "bruxaria" com a própria filha. Segundo ela, a menina foi estrangulada e o sangue da vítima, bebido pela mãe. Transmitido ao vivo por uma rádio FM, a confissão da evangélica foi ouvida por uma pessoa que resolveu acionar a Polícia Militar e denunciar o caso.

Os pastores Wanderson Dias Pereira, 34 anos, e João Barbosa de Carvalho, 50 anos, disseram à polícia que não têm como identificar a mulher porque, na hora da celebração, havia cerca de 5.000 pessoas no templo. Os pastores ficaram de entregar à polícia as gravações sonoras feitas no culto e também as imagens do circuito interno de câmeras do templo para que possam tentar identificar a investigada.

Segundo os pastores, ela é uma mulher parda, de 1,65 metro e manca de uma perna. No testemunho durante a celebração evangélica, a mulher teria dito também que é portadora de Aids e de câncer e que é ameaçada por um centro de bruxaria.

Segundo a polícia, ainda não há indícios que comprovem a ocorrência do crime, mas o caso será investigado.

O pastor Carvalho disse que a fiel estava "tomada por um espírito do mal" e que os pastores "a libertaram". Ele disse que esses testemunhos na igreja são comuns e que não passam de "encostos". O caso foi registrado como apologia ao crime.
---------------------------------------------------------
Dica para os estagiários rádio-escuta: Parece que ouvir rádio evangélica está dando mais pauta do que frequência da polícia. Vamos ouvir... e orar!

Ouvir FM em SP? Que dureza...

Uma das coisas mais difíceis de se fazer, hoje em dia em São Paulo, é ouvir rádio FM.

Só há três emissoras: a KISS, a Brasil 2000, e todas as outras.



Extraído da coluna dominical de André Kfouri, repórter da ESPN Brasil e filho do seu Juca.

domingo, 26 de agosto de 2007

“Eu ligo o rádio e jabá... jabá, jabá, eu te amo!”

Foi com um sorriso maroto nos lábios que Lobão inseriu essa frase no meio da “Rádio Blá”, um dos seus maiores sucessos, que foi regravada no Acústico MTV e tocada hoje no “Grandes Encontros 2007”!

Realizado no Shopping Anália Franco pela Rádio Eldorado, o “Grandes Encontros” é um programa que pertence a um formato que faz muita faltas nas rádios moderninhas: Os eventos ao vivo!

Hoje, o que as rádios fazem é só apoiar eventos. Colocam uns banners lá e acham que estão abalando, fazendo novos ouvintes, etc. Num evento como o Grandes Encontros, o ouvinte “vê” a sua rádio atuando e ainda confere shows dos seus artistas preferidos. E os que não podem ir, ouvem no conforto do seu lar. Além da transmissão pelos 92,9 Mhz, o show também pôde ser visto pelo portal do Estadão.

sábado, 25 de agosto de 2007

O pré-olimpico de basquete no rádio

A seleção brasileira de basquete está disputando talvez a competição mais importante de toda a história do esporte no país. É o pré-olímpico de basquete, reunindo equipes das três américas, que acontece em Las Vegas, nos EUA. Se a seleção conseguir chegar a final deste torneio, consegue o passaporte para os jogos de Pequim (2008) e volta a participar de uma Olímpiada, após ficar ausente das duas últimas: Sydney (2000) e Atenas (2004). Oito dos nove jogadores convocados atuam na NBA, a fênomenal liga profissional dos EUA, entre eles Leandrinho e Nenê Hilário.

Do ponto de vista jornalístico, são vários os motivos que justificam uma cobertura por parte de nossas emissoras de rádio, nem que seja num tubão básico. Mas, salvo engano, a única emissora do eixo Rio-São Paulo que está acompanhando a competição é a Globo, que transmitiu a partida contra a Venezuela nessa madrugada. A Bandeirantes preferiu ficar com o seu Caminho do Sol (tendo a frente um sonolento André Russo). Já a Jovem Pan manteve o Rádio Ao Vivo. Não deixa de ser estranha essa postura. A Bandeirantes, por exemplo, até que fez uma cobertura decente dos Jogos Panamericanos. E a Jovem Pan, por sua vez, mantém um prorama dedicado ao gênero nas manhãs de domingo. No entanto, as duas ignoram um evento importante e que pode ser um divisor de águas na história do basquete nacional.

A cobertura da Rádio Globo é uma boa opção para quem não tem tv a cabo e quer torcer pelo Brasil.

quinta-feira, 23 de agosto de 2007

Abrem-se as cortinas...

Conheço gente que não suporta futebol pelo rádio. Dizem que "dá nervoso", ficam impacientes... não conseguem seguir as rápidas palavras dos nossos narradores.

Eu mesmo há muito tempo que não ouço um futebolzinho pelo rádio. Mais pelo desinteresse pelo esporte do que pelas transmissões. Diferente de Fórmula 1, que não perco uma pelo AM. Deixo a TV lá, na dela, só me mostrando as imagens. Que é o que ela sabe fazer de melhor.

Achei um texto que brinca um pouco com o universo dos narradores. Nâo diferencia rádio e TV, mas é meio que um universo único. O endereço é http://www.revistapiaui.com.br/artigo.aspx?id=184. E é da revista Piauí... uma garantia de qualidade.

terça-feira, 21 de agosto de 2007

A grave situação do Rádio AM no Brasil

A grave situação do Rádio AM no Brasil

Edemar Annuseck
do site Caros Ouvintes



O rádio brasileiro em AM passa por uma grande crise de audiência e financeira. Vejam as pesquisas sobre quem ouve rádio. O site www.bastidoresdoradio.com do jornalista Adriano Barbiero de São Paulo, publicou no dia 13/08 a última pesquisa feita pelo IBOPE.

Me baseio no rádio de São Paulo, porque é para lá que se destina a maior fatia do bolo publicitário brasileiro. Vejam abaixo a comparação da quantidade de ouvintes em AM e FM.

Confira as emissoras AM mais ouvidas em SP
13/08/2007 - segunda-feira


GRANDE SAO PAULO (GSP)
MAIO / JUNHO / JULHO 2007
GSP - SEXO AMBOS
HORÁRIO 06-19
SEGUNDA A SEXTA
EMISSORA IA% IA#
TOTAL DE RÁDIOS LIGADOS 19,2 3.120.069,80
TOTAL DE FM 15,06 2.446.779,08
TOTAL DE AM 4,14 673.290,73
01 - GLOBO AM 1,16 188.456,87
02 - CAPITAL AM 0,7 114.013,07
03 - BANDEIRANTES AM 0,39 62.897,70
04 - JOVEM PAN AM 0,3 48.686,30
05 - TUPI AM 0,29 46.639,45
06 - CBN AM 0,17 27.224,68
07 - AMERICA AM 0,12 19.511,09
08 - TERRA - AM 0,12 19.294,07
09 - RECORD AM 0,12 19.165,29
10 - 9 DE JULHO CATOLICA AM 0,1 17.013,40
11 - NACIONAL GOSPEL AM 0,09 15.430,08
12 - IMACULADA CONCEICAO AM 0,08 13.101,82
13 - BOA NOVA AM 0,08 12.588,36
14 - ELDORADO AM 0,07 11.471,93
15 - OUTRAS AM 0,06 9.521,00
16 - GAZETA AM 0,05 8.679,35
17 – N/LEMBRA/NAO SABE AM 0,05 8.204,75
18 - MORADA DO SOL AM 0,05 7.483,71
19 - SAO PAULO AM 0,04 7.165,13
20 - METROPOLITANA AM 0,03 4.377,30
21 - MUNDIAL AM 0,02 2.837,61
22 - CULTURA AM 0,02 2.821,39
23 - UNIVERSO AM 0,01 1.914,80
24 - TRIANON AM 0,01 1.280,81
25 - NOVA DIFUSORA AM 0,01 922,03
26 - DACIDADE DE SP AM 0,01 914,2
27 - ABC AM 0 762,25
28 - MOGI NEWS - AM 0 196,68
29 - ATUAL AM 0,00 434,67


Ranking geral da pesquisa referente ao trimestre Maio / Junho / Julho de 2007, de segunda a sexta-feira, no horário das 06h00 às 19h00.

Notem como o rádio AM perdeu espaço; ele tem um quarto da audiência das FMs.

Vegetando

Na última década o rádio AM do Brasil começou a vegetar; passou a ser olhado como o menino feio. A chegada das emissoras em FM, copiando o que o AM sempre fez (inclusive o futebol) com melhor qualidade de som, levou os anunciantes a investir forte neste segmento. Mas, esse não é o fator fundamental. São muitos na verdade. Um deles está relacionado a conceder concessões a políticos e empresários, que não são do ramo. Existem emissoras registradas em nome de laranjas, para não configurar que um mesmo proprietário tem mais de uma, em cada cidade. Os políticos são os maiores proprietários no dia de hoje, muitas registradas em nome de laranjas.

Só com publicidade

Hoje quem não vende publicidade, tem dificuldades para sobreviver. Há meses o Sindicato de Radialistas de Curitiba, me informou que o salário de um locutor, para 5 horas diárias é de R$ 437,80. Acreditem.

Como é que o sujeito vai viver ? Uma vergonha !

Muita gente trabalha de graça, só para aparecer ou ter a carteirinha com direito a freqüentar eventos gratuitamente. Ex-jogadores, políticos, jovens sem registro profissional de radialista ou jornalista, tomam o lugar de profissionais. E tem também o aspecto da qualidade do rádio que se faz hoje. Nas fms muita música estrangeira, muita gritaria, muito barulho, muita pornografia sonora.

Faltam profissionais e programas

Nas emissoras AM faltam profissionais de qualidade; faltam programas de qualidade. E ainda sobram as igrejas invadindo, todas, ou, quase todas as rádios, algumas comprando as próprias, e, outras terceirizando os horários.

No rádio de hoje os profissionais compram o horário nas emissoras para ganhar o seu pão de cada dia. No começo do ano um colega de rádio do interior do Paraná ligou-me pedindo ajuda quanto à publicidade; “ estou comprando horário da rádio local, e preciso da sua ajuda; como consigo contatar o anunciante”. Minha cidade tem 25 a 30 mil habitantes, e, a direção da rádio não permite que eu procure os anunciantes dela, para fazer futebol”. O comércio da cidade é fraco, o que posso fazer ?

Terceirização

No ano passado liguei para a Rádio Nacional de Brasília para saber detalhes sobre a terceirização no rádio. Ouvi com espanto o pedido de um colega da rádio “por favor, não toque nesse assunto. Aqui também vivemos na base da terceirização”.

Em Junho deste ano consultei o Ministério das Comunicações.
O assunto foi passado de secretaria em secretaria até que me enviassem a resposta (??) :

De: Secretaria de Serviços de Comunicação Eletronica [mailto:ssce.atendimento@mc.gov.br]
Enviada em: sexta-feira, 29 de junho de 2007 10:05
Para: edemarannuseck@brturbo.com.br
Assunto: RES: Consulta

Senhor Edemar,

A legislação básica de radiodifusão, baixada com a Lei nº 4.117 de 1962 e alterações e o regulamento do Serviço aprovado pelo Decreto 52.795 de 1963 e alterações, não contemplam a ‘terceirização’ do serviço, mesmo porque, à época, essa figura não era usada. Quem obtinha uma outorga para executar o serviço o fazia quase que na maioria dos casos por ‘gostar da atividade’, sem utilizá-la para outros fins. Depois, desde que ficou comprovada a força da mídia, outros objetivos incentivaram o interesse pela radiodifusão. Assim, atualmente, ou por necessidade de se buscar recursos para a manutenção da emissora ou para outras finalidades, os radiodifusores passaram a ceder horários a terceiros. No entanto, como foi dito, não há proibição legal para essa prática.

Já se ocorrer cessão de todo o tempo da rádio (horário total de transmissão), este Ministério considera a transação como ‘transferência da outorga’ e instaura processo para apurar o fato.

At.
Departamento de Acompanhamento e Avaliação de Comunicação Eletrônica.
Núcleo de Atendimento SCE

Finalizando

Que se instaure processo para apurar os fatos, já que no Brasil a terceirização total de transmissão virou uma prática. Que se cassem as concessões das rádios que assim agem, o rádio ganharia com certeza mais qualidade e rentabilidade. Esta é a realidade de grande parte das rádios AM no Brasil.


*

Edemar Annuseck é jornalista e radialista profissional, vivendo uma vida de quatro décadas dedicadas à família e ao rádio. Trabalhou nas rádios Nereu Ramos, Alvorada e Unisul de Blumenau; Clube Paranaense, Cidade e Globo/CBN de Curitiba, Eldorado da Grande Curitiba, Jovem Pan, Tupi e News de São Paulo. Também atuou na TV Jovem Pan e nos jornais Cidade de Blumenau e Folha de São Bernardo do Campo. Foi assessor de imprensa da Secretaria Municipal de Esportes de São Paulo. Casado com Margot Kindermann Annuseck desde 1966, tem três filhos: Sandra Denise, bacharel em Direito e Jornalista; Cláudia Patrícia, médica Veterinária e Edemar Annuseck Junior, bacharel em Direito e design gráfico. E-mail: edemarannuseck@brturbo.com.br

O blog Rádio Base vê TV

Programa sobre erros da imprensa rende prêmio à TV Câmara‎

Programa Comitê de Imprensa em que os deputados Ibsen Pinheiro e Alceni Guerra relataram o drama de quem é acusado injustamente pela imprensa recebe menção honrosa no prêmio Confea de Jornalismo

O jornalista Paulo José Cunha, da TV Câmara, recebeu no último dia 15 de agosto/2007, no Rio de Janeiro, menção honrosa no Prêmio Confea de Jornalismo pela edição do programa Comitê de Imprensa que contou com a participação dos deputados Ibsen Pinheiro (PMDB-RS) e Alceni Guerra (DEM-PR). O programa abriu espaço para que os dois parlamentares, prejudicados por matérias publicadas pela imprensa, expusessem em público juntos, pela primeira vez, o drama pessoal, profissional e político decorrente de acusações que depois não foram comprovadas.

Alceni, ex-ministro da Saúde, e Ibsen, ex-presidente da Câmara, estiveram no topo de suas carreiras no início dos anos 90 e amargaram um longo exílio até retornarem à cena política nacional, no ano passado, quando foram eleitos deputados federais.

Ibsen era presidente da Câmara em 1992, quando foi instalada a CPI do caso PC Farias. Comandou a sessão que autorizou a abertura de processo de impeachment contra o então presidente Fernando Collor de Mello. Na ocasião, pronunciou uma frase histórica: "O que o povo quer, esta Casa acaba querendo".

No ano seguinte, a vontade da Casa se voltou contra ele. Ele foi investigado pela CPI dos Anões do Orçamento e acusado de ter movimentação financeira incompatível com seu patrimônio. A acusação foi reproduzida à exaustão pela imprensa e, em maio de 1994, Ibsen teve o mandato cassado. Em dezembro de 1999, o STF extinguiu o processo: considerou insatisfatória a consistência das denúncias. Em 2004, um dos jornalistas que escreveu matéria contra ele admitiu ter cometido erros na apuração.

Em 2003, Ibsen voltou à política como secretário de Comunicação do governo Germano Rigotto, no Rio Grande do Sul, depois de trabalhar como professor, diretor de clube de futebol, jornalista e comentarista esportivo. Em 2004, foi o vereador mais votado em Porto Alegre. No ano passado, voltou à Câmara com 76.165 votos.

A vida política de Alceni Guerra seguiu roteiro semelhante. Em dezembro de 1991, uma reportagem do jornal Correio Braziliense acusou o então ministro da Saúde do governo Collor de superfaturar a compra de 23 mil bicicletas. Alceni deixou o ministério e, um ano depois, foi inocentado pelo Tribunal de Contas da União, pelo Ministério Público Federal e pelo STF. Em 1996, foi eleito prefeito de Pato Branco (PR), com 72% dos votos. Em 2006, recebeu 69.022 votos para deputado federal.

Revelações inéditas

No Comitê de Imprensa, o programa da TV Câmara que faz uma radiografia da cobertura política do Congresso, os dois deputados fizeram revelações inéditas a respeito do drama que sofreram e analisaram o papel da mídia. Alceni lembrou com emoção a sensação que teve quando viu, na capa de um dos jornais de maior circulação do Brasil, uma charge em que seu filho, então uma criança, aparecia retratado ao seu lado com uma tarja nos olhos. E se penitenciou: "Cometi um grande erro ao não processar a imprensa". Ele contou que só conseguiu conversar sobre o assunto com a família anos depois, durante uma entrevista , em que ele, os filhos e os jornalistas presentes não conseguiram segurar as lágrimas.

Ibsen também contou sua história, mas se mostrou contrário a um endurecimento maior da legislação no que diz respeito à atuação da imprensa. Ele disse ser favorável à auto-regulamentação dos jornalistas. "É perigoso criar um conselho de jornalistas", disse, em referência a uma iniciativa do governo. Os dois fizeram um relato emocionado e, mesmo assim, irônico a respeito da atuação da imprensa. "Depois da nossa morte talvez haja uma efusiva retratação", disse Alceni.

O Comitê de Imprensa com Ibsen Pinheiro e Alceni Guerra foi ao ar no último dia 3 de agosto, ficou no ar até o dia 6, e foi reprisado de 17 a 20. O Comitê de Imprensa sempre estréia às sextas-feiras às 23h.

Produção: Shirley Farias e Cida Hipólito

Contato: comitedeimprensa@camara.gov.br

segunda-feira, 20 de agosto de 2007

Rádios comunitárias temem perda de espaço com sistema digital

Alessandra Bastos - Agência Brasil
Brasília - Associações temem que o modelo norte-americano de rádio digital inviabilize a operação das rádios comunitárias no país. A preocupação é que, pela legislação brasileira, a potência máxima permitida a uma rádio comunitária é 25 wattz. No sistema norte-americano, 25 wattz equivale à potência dos ruídos, segundo o representante da Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária (Abraço), Joaquim Carlos Carvalho.

“Estarão fora do mercado todas as rádios comunitárias, educativas e as rádios comerciais pequenas. Só vão ficar as grandes emissoras”, alertou Joaquim Carvalho, ao participar hoje (14) de uma audiência pública sobre os procedimentos de outorga, fiscalização e legislação de radiodifusão comunitária, ocorrido na Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara dos Deputados.

O modelo norte-americano, chamado de In Band on Chanel (Iboc), está em estudo pelo Ministério das Comunicações. O ministério e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) estão analisando o modelo e vão preparar um relatório, a ser encaminhado à Casa Civil e à Presidência da República para aconselhar os padrões que deverão ser implantados no Brasil.

No caso da escolha brasileira pelo padrão Iboc, as rádios comunitárias enfrentariam ainda outros problemas, segundo entidades. “Os equipamentos são extremamente caros e as rádios não têm condições de adquirir”, adianta a representante do Conselho Regional de Radiodifusão Comunitária do Rio Grande do Sul (Conrad-RS), Soraia da Rosa Mendes. “Vão simplesmente deixar de existir. E hoje, já possuem ruído, na rádio digital, não conseguirão atingir a sua faixa”, diz.

O representante da Abraço reclama que “o governo não está seguindo a mesma linha da TV digital em que foi aberto um edital, contratadas universidades que fizeram um estudo e criou-se um sistema brasileiro de TV digital”.

Para ele, no processo de digitalização da TV, “foram incorporadas inovações das nossas universidades, como o MP4 para a compressão do áudio, que todos os outros sistemas vão utilizar. O sistema brasileiro foi usado para melhorar os outros sistemas existentes no mundo”.

---------------------------------------------
É um "remédio" meio amargo, mas talvez seja a única forma de acabar com as rádios piratas de uma vez por todas. Afinal até as boas empresas de comunicação precisam de investimento publicitário sério, não é mesmo?

domingo, 19 de agosto de 2007

Rádio Base ao vivo (e se mexendo)

É turminha, nossa estará no ar ao longo deste domingão. Sintonize http://wwww.radiobase.org/radiobase/ e ouça a melhor programação musical da sua internet, com rock, alternativo, MPB, popular, etc.

sábado, 18 de agosto de 2007

Conversa entre modem e satélite

Apesar de crescer muito, e diariamente, o mercado de rádios pela internet ainda é pequeno, financeiramente falando. Não há investimentos consideráveis e nem anunciantes dispostos a gastar uma graninha com o áudio transmitido pela internet. Os profissionais que estão nesse nicho, estão por amor à arte.

Mas hoje, 18 de agosto de 2007, vamos começar mais uma etapa do nosso trabalho com rádio web. Pela primeira vez no Brasil, uma rede de rádios de alcance nacional vai transmitir conteúdo produzido por uma webradio e de forma simultânea.

A partir desse sábado, a equipe da Rádio Hype vai colocar no ar a sua parceria com a Rede Super Sucesso/American Sat e transmitir três programas via satélite.

O primeiro, às 18h, será o programa Tricotando, transmitido ao vivo pela Super Sucesso e reprisado na Rádio Hype. Trará as novidades do mundo dos famosos, mas de uma forma diferente, crítica e inteligente. Os fúteis que se preparem.

Na seqüência, às 19h, os flash backs terão seu espaço garantido no Disco Back. Apresentado pelo DJ Everton Fo, com vasta experiência na noite paulistana, trará sons antigos, independente do estilo. Do Classic Rock ao Flash House da década de 90. O Disco Back terá também uma reprise na programação online da Rádio Hype.

Às 20h, o satélite e o modem unirão suas forças. Transmitido ao vivo, simultaneamente, pelas duas rádios (Super Sucesso/Hype), o programa de humor e variedades Kizumba fechará a programação. O programa já teve uma passagem de cerca de um ano pela Super Sucesso e agora está possibilitando essa integração entre rádio aberta (e de alcance nacional) e radioweb.

Dessa forma, os dois lados saem ganhando. A Rádio Hype (e, conseqüentemente, as rádios web) ganha uma visibilidade extra e a Super Sucesso insere na sua programação um conteúdo diferente e de qualidade.

Então, nos ouvimos mais tarde. A partir das 18h na Super Sucesso, com o programa Tricotando e a partir das 20h, na transmissão simultânea Super Sucesso/Rádio Hype, com o programa Kizumba.

www.radiohype.com.br

sexta-feira, 17 de agosto de 2007

Rádio Base ao vivo:experimenta, experimenta!

É moçadinha, mais uma vez estamos entrando no ar pela net, ao vivo, em caráter experimental: Acesse até às 14h30 estes endereços e clique.
Rádio Base ao vivo para winamp e Media Player
Rádio Base ao vivo para Real Player
Rádio Base no painel de rádios

Alguém gosta de nós

Olá, Marcos e amigos da Rádio Base.

Gostaríamos de parabenizar o conteúdo do site e do blog radio base. Interessante a iniciativa. Gostaríamos que conhecesse nossa programação. 24 horas tocando só o melhor da MPB e BOSSA NOVA com destaques ao JAZZ e INSTRUMENTAL. Sem intervalos comerciais.
Acesse www.rioverdefm.com.br/index-home.htm para ouvir

Grande abraço e sucesso!
Equipe Rio Verde FM

Rio Verde FM - 106,1
Av Berenice Catão, s/n
São Cristovão - Baependi-MG
Cep: 37443-000
Tel: (35) 3343-1960
www.rioverdefm.com.br

quarta-feira, 15 de agosto de 2007

1984 ou O Ministério da Verdade

Há alguns anos, a equipe da Rádio Base (Marcos Ribeiro e eu) fomos convidados para uma coletiva de imprensa na sede do IBOPE, aqui em São Paulo. A pauta era medição de audiência em rádio.

Eu, pessoalmente, não dou a mínima para os números divulgados pelo instituto. Acho engraçado esse pessoal que fica aflito, só esperando a divulgação dos tais números. A metodologia de medição é mais distorcida do que a imagem da Philco-Hitachi P&B que eu tinha aqui em casa. O resultado não passa de uma sombra da realidade.

Para solucionar esse problema, o IBOPE, nessa coletiva, anunciou a intenção de adotar um aparelho eletrônico e, conseqüentemente, uma nova metodologia de medição de audiência em rádio. As emissoras iriam inserir em seu sinal um código sonoro que não seria ouvido por nós, mas captado por esses aparelhos, que computariam, em tempo real, o que a pessoa portadora estaria ouvindo. Esse pequeno aparelho acompanharia a pessoa durante o dia, na rua, no carro, no ônibus, etc. Se o número de aparelhos fosse grande e abrangesse uma grande área, aí sim teríamos número mais "reais" de audiência em rádio. Mas veio uma barreira.

Esse aparelho invadiria a privacidade da pessoa que o portasse. E o IBOPE saberia (quase) tudo o que essa pessoa faz durante o dia, por onde anda, etc. Então, pelo que parece, o projeto foi abortado. Tanto é que até hoje não mais se falou nessa novidade.

Mas agora surge a notícia de que carros novos sairão de fábrica com um aparelho que funcionará como uma caixa-preta. Registrará os dados de funcionamento do carro e terá GPS. Talvez o IBOPE pudesse aproveitar a oportunidade e adotar o tal aparelhinho, já que o DETRAN e outros órgãos competentes terão informações sobre os automóveis e seus usuários, o que caracteriza uma invasão de privacidade igual ou maior do que o inofensivo aparelhinho proposto pelo instituto de pesquisas. Perto do GPS do DETRAN, o aparelho do IBOPE é fichinha.

terça-feira, 14 de agosto de 2007

O que há por trás do mexe-mexe no rádio paraibano

Alguns sites da internet anunciaram com uma alegria quase indisfarçável sob um certo manto de "neutralidade jornalística" que, recentemente, a Jovem Pan teria perdido mas uma afiliada em sua rede: a partir da semana que se inicia, os 101,7 MHz da capital da Paraíba, deixaria de ser retransmissora da programação da Pan e passaria a ter programação própria baseada em uma programação musical recheada de forró, axé, pagode, sertanejo, dentre outros gêneros classificados como populares. Esses sites ainda afirmam que a nova emissora vem para concorrer com a Correio FM, líder de uma rede de rádios regionais.

Tudo isso é verdade, mas não é toda a verdade. O grupo Correio da Paraíba e o Sistema Paraibano de Comunicação pertencem a dois empresários ligados cada um a grupos políticos diferentes. O principal produto da programação das FMs naquela parte do nordeste são os jornalísticos voltados para noticiário político do estado, diferentemente do que acontece aqui em São Paulo, por exemplo.

O Correio da Paraíba é há muito tempo aliado do grupo político comandado pelo ex-governador José Maranhão. Já o Sistema Paraibano de Comunicação, pertencente aos proprietários da empresa Brazmotor, é aliado ao atual governador Cassio Cunha Lima,
que enfrenta um ruidoso preocesso de cassação de seu mandato atual, ainda em discussão na Justiça. Ouvindo alguns conhecedores da Política local, este blog apurou que, essa mexida na FM 101, 7 é para reforçar o apoio político ao atual governador no meio rádio, onde o Sistema Paraibano de Comunicação não é tão forte quanto nas demais mídias. Mas, no intuito de informar melhor o seu leitor, os editores deste blog preferiram pesquisar junto a fontes qualificadas na web, alguns indícios do panorama do rádio paraibano, e não apenas "chutar" o que está acontecendo, tal qual faz outros sites de notícias de rádio. Leia abaixo todos os lances das negociações que envolveram a "danças das cadeiras" dos principais comunicadores do rádio paraibano nos últimos dias.

Do blog Parem as Máquinas - www.claudiacarvalho.blogspot.com

Arquirivais - 7 de agosto de 2007

A Rede Paraíba de Rádio identificou no sertão um trio de apresentadores para comandar o jornalístico do meio-dia. São dois radialistas de Cajazeiras - Fabiano Gomes e Nilvan Ferreira - e um de Sousa - George Wagner. Ainda não há definição, pelo que contou uma folhinha pessoense, mas o interesse do Sistema Paraíba é grande. Parece que os comunicadores também estão seduzidos pela idéia de mudar o local de trabalho para a capital do Estado, mas falta acertar os detalhe$ primordiais.

--------------------------------------------------------
Atravessando a rua - 8 de agosto de 2007

A quarta-feira foi um dia de intensas negociações na sede da Brazmotors, em João Pessoa. Foram convocados para lá os profissionais de comunicação cotados para compor a equipe da Rede Paraíba Sat, o braço radiofônico do Sistema Paraíba de Comunicação. Uma folhinha que paquerava os veículos da concessionária garantiu que o próprio empresário Eduardo Carlos foi visto por lá e teria comandado as conversas, firmando o compromisso em cartório após selado o acordo com cada um dos convidados, todos do Sistema Arapuan.

Nesta leva estão, segundo nosso olheiro, Napoleão de Castro, Henrique Lima, Jorge Filho, Samuca Duarte e Emérson Machado, estes últimos atraídos para o programa jornalístico das 6 às 8 horas. Segundo o Parem as Máquinas! apurou, as articulações foram feitas pelo radialista Maurílio Batista. Ele foi indicado a Eduardo Carlos por um amigo em comum, Eduardo Ribeiro Coutinho, já que o empresário desconhecia os nomes fortes no segmento de rádio popular.

----------------------------------------------------------

Vai ou não vai? - 10 de agosto de 2007

A dúvida que persiste no dia de hoje em relação à Rede Paraíba Sat é se Samuca Duarte vai ou não integrar a equipe. Os complicadores são dois: o fato de Émerson Machado não ter assinado o contrato, já que saiu abruptamente da sala secreta, e a
contra-proposta de João Gregório, sinalizando, inclusive, com a multa estipulada no documento (R$ 25 mil) firmado pelo radialista acertando sua ida para o novo empreendimento de Eduardo Carlos. Hoje, em seu programa Paraíba Verdade, perguntado sobre o assunto por um ouvinte, Samuca limitou-se a responder que estava muito bem na FM Miramar.

------------------------------------------------------

Os homi fica - 10 de agosto de 2007

Alçados à condição de bam bam bans da comunicação da Paraíba, depois do assédio da Paraíba Sat, Samuca Duarte e Émerson Machado ficam no Sistema Arapuan. Pelo menos hoje é essa a cotação. Uma folhinha amiga da dupla disse ao Parem as Máquinas!
que os radialistas decidiram permanecer na mesma sintonia, após entendimentos com o empresário João Gregório (diretor-presidente do Sistema Arapuan de Comunicação).

“Nós consultamos nossas famílias, e eles nos deram apoio profissional, nos orientando para continuar na mesma emissora. Não havia nenhum motivo para deixarmos o nosso bom relacionamento com a direção da empresa e nossos colegas”, teria sido, ipsis litteris, o discurso dos rapazes.

--------------------------------------------------------

Fim do Impasse - 10 de agosto de 2007

A dramática novela da ida de Samuca Duarte e Emérson Machado para a Rede Paraíba Sat parece ter chegado ao fim por volta do meio-dia de hoje. Após uma nova conversa com os dois comunicadores na Brazmotors e a conseqüente assinatura de um contrato
com Emérson, que havia escapulido da última vez, o empresário Eduardo Carlos conduziu-os à sede do Sistema Paraíba de Comunicação, onde foram apresentados à equipe da casa como as novas e sacramentadas aquisições.

De sala em sala, Eduardo apresentou Samuca e Emérson, além do repórter policial Jorge Filho, como integrantes do time da nova 101.7 Mhz. Mais notícias, no jornal de amanhã ou a qualquer momento, em edição extraordinária.

sábado, 11 de agosto de 2007

Helio Ribeiro

Hélio Ribeiro é um dos grandes nomes da história do nosso rádio. Ele foi um fenômeno de audiência e prestígio na Bandeirantes AM da década de 70 com seu "Poder da Mensagem", sempre apresentado entre meio-dia e duas da tarde. Minha avó, Dona Martina, era uma de suas ouvintes fiéis. Sempre que eu chegava da escola a encontrava fazendo o almoço ou passando roupa com o rádio ligado no programa de Hélio. Por tabela, acabava o ouvindo também. Naquela época, eu deveria ter uns seis ou sete anos. Não tinha idade para entender muita coisa, mas ficava lá em companhia dela na audição do programa. A fórumla era simples: música e mensagens de reflexão. Ele tinha alguns bordôes também, como o "Sabe quem, sabe quem?", citado por mim há alguns posts, ou "Este programa é ouvido pela moça do Kharmanguia vermelho".

Alías todos ficavam curiosos em saber quem seria tal pessoa. O que eu curtia mesmo eram as traduções, alías, "versões livres para o português", como ele próprio fazia questão de explicar. Aliás, o Chico Anysio criou um personagem em sua homenagem por causa disso, o Roberval Taylor, alguém aí se lembra? É clássica a paródia para a música "All By Myself" e no refrão, Taylor traduzia para "Tudo eu, tudo eu".

Anos mais tarde, já adolescente, fui reencontra-lo na Gazeta AM, emissora na qual ele ficou durante todo o ano de 1985. A última passagem de Hélio Ribeiro pelo rádio foi na Globo AM, dez anos depois, em 1995. Ele morreria no ano 2000, vítima de um câncer no estômago. Estou contando todas essas histórias porque acabei de vistar novamente o site criado pelo Memorial Hélio Ribeiro. É um tributo mais que merecido. Nele, constam depoimentos de seus companheiros, além de arquivos de áudio históricos. Visita obrigatória para a molecada que está se formando em rádio e tv. Muitos profissionais que estão entrando nesse concorrido mercado não conhecem a história da categoria que escolheram para trabalhar. A culpa nem é dessa gente, mas dos currículos das faculdades de comunicação social ou dos cursos profissionalizantes. Mas graças a veículos como a Internet e alguns livros (outra hora eu falo deles), é possível compensar essa falha.

Ouça dois trechos de programa do Hélio Ribeiro em nosso podcast http://memoriadoradio.podomatic.com

Carlos Roberto Escova de volta a SP

Comediante comanda programa na rádio Clube

Do Jornal Debate On Line

OURINHOS — Carlos Alberto Escova fez dupla com Tatá Alexandre no “Perdidos da Noite”, que revelou Fausto Silva para a TV antes de emplacar na Globo

Por trás das imitações de Lula, Fernando Henrique Cardoso, Zagallo e inúmeros personagens, ouvidos na madrugada pelos 810 KHz da rádio Clube de Ourinhos (AM), está o humorista e jornalista Carlos Roberto Escova. Ele integrou a equipe do Balancê da rádio Globo de Osmar Santos e, entre 1985-1988, esteve com o humorista Tatá Alexandre no palco do “Perdidos da Noite”, que revelou Fausto Silva, o Faustão, à Rede Globo.

A maior parte dos ouvintes desconhece o locutor recém-contratado, que conta piadas na “Hora do Escova” entremeado com efeitos sonoros de mugidos de vaca e barulho de balde de água, das 5h às 7h na rádio ourinhense.

Escova é um comediante que passou pelas principais emissoras de São Paulo — na Jovem Pan foram 20 anos e pelo menos 8 anos na rádio Globo. Lá, esteve no “Balancê” comandado por Osmar Santos, o mais criativo narrador esportivo cujo estilo é até hoje copiado nas jornadas esportivas Brasil afora. Santos interrompeu sua carreira radiofônica depois de acidente em dezembro de 1994, que o deixou com parte do corpo imobilizado e com problemas na fala. Escova fez parte do “Show de Rádio” com Nelson Tatá Alexandre, Serginho Leite e Osvaldo Sangiardi, “estrelas” sagradas do humor radiofônico.

O “Balancê”, criação de Osmar Santos, foi, na verdade, a tentativa de recriar os programas de auditório no rádio. O país vivia a transição da ditadura militar para o regime civil e o programa radiofônico influenciou a criação do “Perdidos na Noite (1985-1988) na televisão, inicialmente em horário comprado na TV Gazeta, depois Record e Bandeirantes.

Tatá Alexandre e Escova improvisavam as apresentações. Fausto Silva lia a programação da concorrente, dava bronca na equipe e falava palavrões no ar — um pouco do que faz o “Pânico na TV” de Emilio Surita nos tempos atuais. Foi Goulart de Andrade quem teve a idéia de levar a dupla para esquetes no “Plantão da Madrugada”, quando o programa estava na TV Gazeta, e dali chegou ao “Perdidos da Noite”. Apesar da precariedade da produção, o programa misturava humor e números musicais, principalmente de nomes do então emergente rock brasileiro. Ia ao ar aos sábados. Fausto cunhou uma das frases, até hoje usada por ele em seu programa de auditório na Globo: “Quem sabe, faz ao vivo”.

Escova conta que o “Perdidos na Noite” foi realmente influência do Balancê. E revela: no início havia rotatividade de apresentadores (Osmar Santos, Juarez Soares, Reinaldo Costa, entre outros), até Fausto Silva, na ocasião desempregado, pedir emprego e substituir os titulares — a maior parte não podia apresentar o programa todos os sábados devido a jornadas esportivas. Fausto Silva acabou ficando no “Perdidos na Noite” até a Rede Globo contratá-lo para o programa dominical líder de audiência, após frustradas tentativas de tirar Gugu Liberato do SBT.

Escova iniciou no rádio esportivo devido à sua formação de jornalista antes de ser comediante. Osmar Santos usava as esquetes humorísticas para possibilitar o intervalo de uma entrevista ou número musical durante o programa. No “Perdidos na Noite”, Escova e Tatá Alexandre, num clima arnáquico, também exerciam essa tarefa.
Já na incursão pelo rádio, o Balancê ficou marcado nos tempos das Diretas-Já e da democracia corintiana de Sócrates e Casagrande. “O programa era um cartum pré-produzido com quatro esquetes. Havia paródia, política e besteirol”, lembra. Nesse período de abertura política começa a fase de imitações de vozes de Jânio Quadros (que se elegera prefeito de São Paulo), Paulo Maluf, Lula, entre outros.

Até hoje o “Perdidos na Noite”é lembrado como uma das inovações do humor na TV. Escova acredita que a fórmula pode ser repetida e a Rede TV! e a Record já demonstraram interesse. Embora esteja fora da mídia de São Paulo, depois de 10 anos no Rio Grande do Sul e um ano em Miami, Escova acredita que a dificuldade de o programa de humor emplacar no rádio é a falta de bons redatores. “Há grandes humoristas, mas faltam redatores”.

Depois de um período pelas rádios Gaúcha e Atlântica, da rede RBS, Escova se separou da mulher e veio para Ourinhos “esfriar a cabeça”. Seu grau de parentesco com Nilton Cesar, radialista da Itaipu-FM, abriu-lhe as portas na emissora de Ourinhos. Após alguns dias na Itaipu, a direção achou por bem apostar em Escova no horário da madrugada na AM. Num clima otimista, hora certa a todo momento, imitações de vozes de celebridades nacionais feitas ao vivo, Escova mescla na rádio Clube blocos informativos e a seleção musical de J. Amaral, que vai do pagode à tradicional música sertaneja.

Escova garante que seu repertório é de centenas de vozes. “Acho que sei imitar umas 800 vozes”, exagera. E dá a receita: “Fazer imitação não é preciso fazer igualzinha a voz. Basta lembrar os cacoetes da fala de quem você escolheu para imitar”, conta. Junto com Tatá Alexandre, Escova gravou o elepê “Perdidos no Disco” com a faixa título Melô do Sai Capeta, mas tem ainda Tarzan é Gay, Chicrinha (show de imitações), Lobo Informa, Introdução ao Sexo, Vagabunda, entre outras.


*

O texto faz uma tremenda confusão entre o "Perdidos na Noite" e o "Balancê". A tal rotatividade de apresentadores a qual Escova se refere ocorria no "Balancê", da Rádio Excelsior, não no "Perdidos". Fausto Silva foi o único comandante da atração televisiva, que era gravada durante a semana (às terças, salvo engano), para exibição posterior no sábado. Outro detalhe obscuro: não consta que Faustão estivesse desempregado. Durante algum tempo, ele chegou a acumular as funções de apresentador tanto do "Balancê", como do "Perdidos", com a de repórter de campo.

Ouça essa

Get this widget | Share | Track details



Lauro Quadros, comentarista da Rádio Gaúcha, deixa espantados seus colegas de "Sala de Redação", como Kenny Braga e Ruy Carlos Ostermann, ao lembrar de coisas do Grêmio na trajetória fracassada no Campeonato Brasileiro de 2004.

Cortesia de Eduardo Cesar, do site Papo de Bola

Quais são as sete maravilhas de São Paulo?

A BandNews FM lançou uma eleição para escolher as Sete Maravilhas Paulistanas. Quem não tem Cristo Redentor, praias, morros, apelido de "cidade maravilhosa" e nem aquele clima de bem-estar o tempo todo, também pode ter suas maravilhas. Vale votar em tudo o que, na sua opinião, é uma maravilha em São Paulo: monumentos, parques, ruas, avenidas, prédios, estádios, teatros, museus... E vale também votar em personalidades que são a cara da cidade, um time de futebol, um símbolo gastronômico, um restaurante, uma livraria, uma banca jornal, uma música... Mande a sua lista das Sete Maravilhas Paulistanas para o nosso e-mail ouvinte@bandnewsfm.com.br . No final de agosto, a BandNews vai anunciar o resultado e sortear prêmios para quem participar da eleição.

sexta-feira, 10 de agosto de 2007

E o bicho continua pegando pro Senador

Empresa de laranjas de Renan teria mais rádios
Do Jornal da Globo - Extra Online


BRASÍLIA - Laranjas atuando em favor do senador Renan Calheiros teriam a propriedade de ainda mais rádios do que já foi denunciado. Uma delas, a rádio Murici FM, teve a concessão aprovada pelo Senado no dia 2 de julho, quando Renan já era processado no Conselho de Ética por quebra de decoro parlamentar. Em documentos da junta comercial de Alagoas aos quais o "Jornal da Globo" teve acesso, o filho do presidente do Senado, Renan Calheiros Filho, figura como sócio de mais um grupo de comunicação: o sistema Costa Dourada.

Na quarta-feira, o Conselho de Ética resolveu abrir um novo processo para investigar as denúncias de que o senador Renan Calheiros usou o nome de laranjas para constituir a Empresa JR radiodifusão e comprar um jornal e rádios em Alagoas.

-Se o resultado for para encaminhamento de perda de mandato e o plenário votar dessa forma, outros processos ficam, de fato, prejudicados. Mas se o resultado for pelo arquivamento, os outros processos poderão ter seguimento - afirmou Renato Casagrande (PSB-ES), um dos relatores do processo no Conselho de Ética .

A JR radiodifusão, segundo a revista "Veja", teria sido constituída por laranja do senador Renan Calheiros e do usineiro João Lyra. A empresa passou por alterações societárias e em 2005 o filho do presidente do senado foi incorporado ao quadro de sócios. A revista "Veja" apresentou um contrato com a inclusão do nome do filho do senador. A veracidade dos documentos não foi contestada pelo senador Renan Calheiros.

No site da Anatel, Renan Calheiros filho não consta como sócio da JR radiodifusão. Lá aparecem os nomes de Carlos Ricardo Nascimento Santarrita, funcionário do gabinete do senador, e de José Carlos Pacheco Paz, que segundo a revista "Veja", seria laranja de João Llyra. A JR recebeu a concessão de quatro rádios em Alagoas. As FMs dos municípios de Água Branca e Joaquim Gomes, ainda dependem de aprovação do Congresso. As outras duas, a Murici FM e a Porto Real FM foram aprovadas.

O senado aprovou a concessão da Murici no último dia 2 de julho, quando o senador já respondia a quebra de decoro parlamentar. A matéria não precisou de votação em plenário, apenas na comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática. A nova rádio fica no município de Murici, onde o prefeito é Renan Calheiros Filho.

Outra revelação: Renan Calheiros Filho é sócio de uma outra empresa. O sistema Costa Dourada. Além dele, compõem o quadro societário da empresa, José Queiroz de Oliveira e Hildefonso Uchoa , primo de Renan. O sistema Costa Dourada é proprietário das rádios Correio AM e CBN FM de Maceió. Os senadores acham que as novas denúncias reforçam a idéia de que Renan Calheiros deveria se afastar da presidência do Senado.

- É um emaranhado tal, que se o Senado não levar isso a uma pressão legítima, para que isso se resolva, a gente está a um passo de uma desmoralização completa e total da instituição - afirmou Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE). A assessoria de imprensa do senador Renan Calheiros afirmou que ele não vai comentar a nova denúncia.

---------------------------------------------

Já que perguntar não ofende, mas vamos lá: será que a rede CBN, ao qual a rádio do Renan era afiliada, sabia de quem era a rádio?

quinta-feira, 9 de agosto de 2007

Flagrante de falso seqüestro no rádio

Armadilha
JC/CBN flagra um falso seqüestro
04/08/2007 às 16h11

Do JC OnLine

Uma das mais recentes práticas dos bandidos para extorquir dinheiro da população, o golpe do falso seqüestro foi flagrado neste sábado à tarde pela Rádio JC/CBN, no Recife - confira o áudio no link ao lado.

Preparando-se para a cobertura da rodada esportiva deste sábado, no estúdio da emissora, no bairro de Santo Amaro, o radialista Mané Queiroz foi alvo de um falso seqüestro através de um telefonema que começou às 15h08. Os bandidos ligaram para Mané Queiroz dizendo que haviam seqüestrado a filha dele. Na ligação privada e a cobrar para o celular do radialista, que durou 38 minutos, foi colocado um choro, como se fosse da filha de Mané Queiroz.

O radialista, porém, não caiu no golpe. Segundo ele, como o choro parecia de ser de um homem e sabendo que a filha estava viajando (é assessora do Náutico, que se encontra em Natal), o radialista descobriu ser um falso seqüestro. "No começo, fiquei nervoso, mas, quando notei que era um trote, resolvi colocar no ar, como prestação de serviço para as pessoas ficarem atentas a esse tipo de golpe", contou ele, ao JC.


*

Para ouvir a gravação basta clicar neste link e clicar no falante

Uma FM que tem vida

O leitor Anderson Diniz Bernardo mais uma vez vem em auxílio do Rádio Base e nos explica sobre a Vida FM:

A Vida FM é mais uma rádio gospel... E mais uma que oficialmente não é de São Paulo: a concesão é de São José dos Campos, mas a emissora tem potência pra chegar em boa parte da capital e em algumas cidades da região nordeste da Grande São Paulo (sentido do Vale do Paraíba: Guarulhos, Itaquaquecetuba, Poá).

Não sou de São José, mas não lembro dessa rádio ter sido outra coisa: já esteve com a Igreja Universal, com o R. R. Soares e agora está nessa "nova fase", definida basicamente pela troca de nome (antes se chamava Gospel FM - que é atualmente o mesmo criativo nome da rede de rádios da Igreja Renascer).

Só não sei que igreja (ou quais igrejas) estão na "administração" dessa vez!

quarta-feira, 8 de agosto de 2007

O ranking de audência das FMs em SP

E com a providencial colaboração do site Radioman, o blog Rádio Base comenta os novos números da audiência das FMs na grande São Paulo (a aferição, nunca é demais lembrar, fica sob responsabilidade do Ibope).

-Esqueçam tudo o que foi dito por aqui há quase um mês. Agora quem dá a bola na liderança é a Nativa FM, deixando para trás Tupi e Transcontinental, que ameaçavam polarizar a disputa pelo primeiro posto. Há uns 20, 25 anos, esse tipo de alternância era raro de acontecer. Uma emissora liderava durante um período de tempo, até que outra a ultrapassassee ficasse no primeiro posto por meses (e até anos).

-No segmento jovem, não temos grandes novidades. A Mix, continua na quarta colocação. A Metropolitana teve uma pequena queda e vê a Jovem Pan crescer. A 89 FM, por sua vez, também teve um aumento no número de ouvintes, mas nao o suficiente para embolar essa disputa.

-E a Band FM continua a sua recuperação. Hoje, ela se consolidou na quinta colocação, com pouco mais de 140 mil ouvintes por minuto. Fica um questionamento no ar: caso a Band cresça mais nos próximos meses, a ponto de chegar junto na disputa pela liderança, qual a emissora que o Grupo Bandeirantes vai priorizar: Band ou Nativa? Mal comparando, seria a mesma situação de um cavalheiro chamado Ron Dennis, boss da McLaren (equipe de Fórmula 1), que vai ter de decidir qual será o primeiro piloto entre as opções Lewis Hamilton e Fernando Alonso.

-A Sul-América Trânsito vai subindo timidamente, graças em grande parte ao marketing agressivo. Talvez seja a emissora de rádio mais divulgada na atualidade. Mas a só a melhora de seu sinal em São Paulo pode fazer o número de ouvintes aumentar consideravelmente

-No levantamento anterior, a Band News FM tinha a Eldorado em seus calcanhares. A diferença entre as duas aumentou consideravelmente. A grande surpresa é que finalmente a emissora all news do Grupo Bandeirantes está na cola da retransmissora em FM da programação da Bandeirantes AM (os 90,9Mhz). Em breve a Band News poderá chegar a marca de 20 mil ouvintes, o que já é um número digno.

-No mês passado, perguntei sobre a Feliz FM. Agora é a vez de questionar sobre a Vida FM, que teve um substancial aumento de ouvintes. Tinha cerca de 9 mil na outra pesquisa e agora aparece com pouco mais de 17 mil. Quase o dobro. Se alguém tiver mais informações sobre ela, basta deixar uma mensagem nos comentários do blog.

-E a Transamérica, hein? Já foi líder de audiência no começo dos anos 90, num período coberto de glórias. Hoje ela ocupa a décima-oitava posição, com cerca de 36 mil ouvintes por minuto. Será que a culpa é do futebol? Como sabemos, a equipe esportiva de Éder Luiz tem uma grande audiência. O problema é que seus índices não migram para os outros horários da programação. Provavelmente, o conteúdo das irradiações, repletas com piadas de duplo sentido, afaste o público feminino. Mas isso é papo para outro post.

segunda-feira, 6 de agosto de 2007

MTV no rádio (de novo esse papo?)

Pois é. A "Rádio MTV" não saiu do papel (ou das bocas boateiras) aqui em São Paulo. Ela Tomaria conta dos 107,3 Mhz, frequência que já abasteceu os fãs de Rock 'n' Roll e cultura pop de informações quentes, novidades e boa música.

Mas a partir de hoje, segundo Katia Nogueira de Mello, do jornal Agora, a MTV começa a comer a frequência pelas beiradas. Estréia, a partir das 18h, o programa Rádio VMB. Apresentado por Penélope Nova, fará entrevistas com os concorrentes ao VMB, Vídeo Music Brasil, festa anual da emissora televisiva. A premiação, que já foi transmitida ao vivo pela ainda Brasil 2000, acontecerá no dia 27 de setembro.

Confira a matéria completa aqui: http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u317933.shtml.

Roqueiros baianos lançam rádio podcast

Olá, amigos da Rádio Base, tudo bem??

Nós, da ACCRBA (Associação Cultural Clube do Rock da Bahia), entidade ativa há 14 anos, vimos através deste solicitar a gentileza de divulgar mais uma das nossas empreitadas. Trata-se da RÁDIO / PODCAST, que já está na sua segunda edição. Para ouvir, é só acessar nosso site no www.accrba.com.br e clicar no menu.

Há muito, as bandas reclamam e buscam espaços para tocar suas músicas. Sabemos que este é só mais um passo em busca da difusão de muitos trabalhos das bandas de Rock emergentes. Esta 2ª edição já vem mobilizando uma boa audiência. A renovação de cada programa é quinzenal. A proposta é tocar as bandas independentes da Bahia mesclando com as de todo Brasil, junto a muita informação e cunho social. Confiram as bandas da 2ª Edição: Metropolis, Desrroche, Ricardo Primata (Ritmia), Órbita Zero, Eletrotech Jazz Band, Pastel de Miolos, Replicantes, Meteora, Nomin, Aqueronte, Jolly Joker (PA), Delinquentes (PA), Playground (SP), Maldita (RJ), Levant (CE). O estilo destas bandas são muito diversificados, partindo do Doom / Death Metal, Hardcore até o Pop Rock.

Cultivamos um acervo de mais de 600 Cd's de diferentes bandas de diversos estilos vindos de todo Brasil. Com a RÁDIO / PODCAST, poderemos somar mais correspondendo ao público e bandas. O "serviço" é gratuito, e não trabalhamos com preferências de estilos. Os materiais com boa qualidade enviados à ACCRBA para inscrição no PALCO DO ROCK ou ao longo do ano serão utilizados na RÁDIO / PODCAST. Caso alguma banda que não tenha enviado material tenha interesse em participar, pode mandar pra o seguinte endereço: Ruas Dias Gomes, n.02, Sala 04, Piatã, Salvador, Bahia. Cep 41650-310

Agradecemos a atenção.
SITE: www.accrba.com.br
FOTOLOG: www.fotolog.com/accrba
ORKUT: www.orkut.com/Community.aspx?cmm=5760159
MSN: accrba@hotmail.com
SKYPE: accrba

Abraços,
Sandra de Cássia e Gabriel Amorim
Associação Cultural Clube do Rock da Bahia

Rádio Universitária FM lança "Cultura e Música"

A Rádio Universitária FM (107.9 MHz), de Fortaleza, lança na próxima segunda-feira, 6, às 16 horas, o programa Cultura & Música. O novo programa divulgará a agenda de eventos do Centro Cultural Banco do Nordeste e de outros equipamentos culturais de Fortaleza, além de entrevistas, divulgação da produção musical e difusão dos espetáculos realizados no CCBNB, no âmbito dos programas Cultura Musical e Quinta Instrumental, e sugestões de literatura musical.

Com produção de Calé Alencar e apresentação dos jornalistas Aurora Miranda Leão e Nelson Augusto, o Cultura & Música terá periodicidade semanal e duração de uma hora, com veiculação sempre às segundas-feiras, de 16 às 17 horas. Nesta primeira edição do programa, serão entrevistados os gerentes de Gestão da Cultura do BNB, Henilton Menezes, e de Comunicação Social do Banco, Maurício Lima.

Pela Internet, o Cultura & Música poderá ser sintonizado, ao vivo, nos sites da Rádio Universitária FM http://www.radiouniversitariafm.com.br e Tons de Sol www.tonsdesol.com.br . Os ouvintes também poderão conversar em tempo real com os apresentadores do programa, via MSN, bastando para isso acessar o e-mail culturaemusica@hotmail.com no horário de veiculação do Cultura & Música.

O produtor do programa, Calé Alencar, revela uma curiosidade sobre o programa: “encerraremos cada edição do Cultura & Música com uma versão diferente da canção Asa Branca, de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, clássico da MPB criado pela dupla há exatos 60 anos”. Fundada em 1981, a Rádio Universitária FM é vinculada à Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC), sociedade de apoio à Universidade Federal do Ceará (UFC) em suas ações de ensino, pesquisa, extensão e cultura.

sexta-feira, 3 de agosto de 2007

Um crédito para "O pulo do Gato"

Quero fazer um reparo neste comentário: durante toda a sua hora de duração, a edição do Pulo do Gato de ontem, que entra no ar às 6h, acompanhou minuto a minuto a movimentação de quem tentava chegar ao trabalho usando o Metrô.

O repórter Luís Carlos Gertel percorreu todas as estações da Zona Sul e constatou que os trens funcionavam precariamente e que pouca gente sabia. Na outra ponta da linha Norte-Sul, o professor Cal Francisco percorria as estações da Zona Norte e descobriu o mesmo. Na estação Barra Funda, um outro repórter, ao qual vou pedir desculpas porque o nome não me lembro, mostrava que a linha-leste oeste permanecia fechada.

Entre uma entrada e outra da reportagem, o ombudsman paulistano José Paulo de Andrade explicava o acidente no Rio Mississipi, os desdobramentos do desastre da Tam no Congresso Nacional e abordava outros assuntos importantes de uma cidade como São Paulo, que não podiam ficar para atrás. Ainda deu tempo de convidar o apresentador Amorim Filho, da Band FM, para falar um pouco da carreira de Luís Gonzaga o Rei do Baião, falecido há exatos 19 anos.

Creio que desta forma, a Bandeirantes atenuou um pouco o grave pecado de "não informar adequadamente" seus ouvintes como fizera antes de "O Pulo do gato" entrar no ar. Desta vez passa, certo?

quinta-feira, 2 de agosto de 2007

Bom dia, São Paulo. O Metrô está em greve e sua rádio não te avisou!!!

Bom dia, São Paulo. Hoje é quinta feira, são quase 5 horas da manhã, hoje o Metrô amanheceu em greve e sua rádio que dá as mesmas últimas notícias a cada meia hora ainda não te avisou. É claro que ela nem se preocupou com isso porque ela "tem certeza" de que você nem abriu os olhos ainda. A menos que você seja ouvinte assíduo da Rádio Globo no horário, ou tenha levantado cedo e sintonizado por acaso esta emissora, você não tem a menor idéia de que, daqui a algumas horas o caos do trânsito será maior ainda com a paralisação dos metroviários.

A Band News FM a esta hora prefere falar da ponte que caiu no Rio Mississipi com 50 veículos dentro - notícia, aliás, muito importante para o nosso dia-a-dia. Timidamente ela informa que o Metrô pára hoje na cidade de São Paulo. Um colega meu explicou uma vez que eles não fazem muito alarde porque é uma emissora em rede nacional e só interessa a São Paulo este assunto. Ah, bom. Engraçado, a Olimpíada era no Rio de Janeiro, né? Tá certo.

A Jovem Pan, que foi tão eficiente na cobertura do desastre aéreo da TAM, preferiu a esta hora ficar reprisando os piores momentos do jogo do Corínthians. Nem citaram a greve. Deve ser porque faxineiras, vigilantes e outras pessoas, que se levantam muito cedo para pegar no batente e são os primeiros usuários do Metrô, não ouvem a rádio, segundo um certo instituto de pesquisas. Nem vale o argumento de que, bem debaixo do prédio onde está a Jovem Pan, passa uma linha do Metrô.

A CBN, grande emissora que só se interessa pelas notícias que "vão mudar o rumo da nação", falou da greve rapidamente. Afinal, eles também estão em rede para todo o Brasil.

Na Bandeirantes, Antonio Carvalho discorre sobre seus vastos conhecimentos em exoterismo, em vez de alertar sobre a greve. Talvez, quem sabe, lá pelas 5 horas, quando o repórter Luis Carlos Gertel entrar no ar, um dos dois fale alguma coisa. Está bom assim, seu blogueiro chato?

E a Eldorado - bom esta daí sempre foi uma emissora elitizada mesmo - está reprisando um programa de cultura que foi ao ar na manhã de ontem! Eita, me esqueci que a Daniela Brusco e os outros 20 mil ouvintes da emissora só acordam depois das 6 e meia. O pessoal que está indo pro Metrô a esta hora que se lixe.

Para não dizer que só meti o pau, uma boa notícia: na Rádio Sulamérica Trânsito, uma heróica repórter - que deve ter levantado bem cedo, coitada - abriu o microfone e fez um grande favor de avisar a quem está acordado que o Metrô parou e que o bicho vai pegar mais tarde.

É depois não sabem porque o rádio está cada vez pior.