sábado, 31 de março de 2007

Já está a todo vapor a mais nova rádio da internet

O consultor financeiro Claudio Boriola sempre foi apaixonado por rádio.

Há doze anos ele fundou a Boriola Consultoria, empresa sediada em São José do Rio Preto com vários representações pelo Brasil. Está acostumado a dar entrevistas aos mais diversos meios de comunicação do país, dos mais diversos segmentos, pelo seu conhecimento em economia doméstica e finanças.

Ao conhecer as possibilidades da tecnologia de streaming (transmissão de áudio da internet) não pensou duas vezes e resolveu criar a sua própria emissora: a Rádio Boriola, uma webradio musical com dicas financeiras durante a sua programação.

Fui convidado para colocar a rádio no ar e estou à frente do projeto, que transmite por 24h e tem uma programação das mais diversificadas da internet. Jazz, samba, pop, classic rock... tudo junto, como é o perfil do ouvinte brasileiro. É uma rádio boa para se ouvir a qualquer momento.

Para conferir, acesse http://www.boriola.com.br/.

domingo, 25 de março de 2007

Falta um para os mil de Romário

Notícias que a gente não poderia deixar de registrar, dado à grande importância delas. Romário está a um passo de fazer seu milésimo gol. Será que ele fará o gol de número 1000 na quarta feira? Será que a bolsa vai cair esta semana? Será que o Bush vai retirar as tropas americanas do Iraque? Será que os deputados vão aumentar seus salários? Será que o Corínthians vai sair da crise? Será que o Lula vai terminar logo sua reforma ministerial? Será que eu vou arranjar emprego esta semana?

sexta-feira, 23 de março de 2007

Mais um canal de divulgação de locutores

Já está no ar o site http://www.bancodevoz.com/.

Idealizado por quatro locutores do FM paulistano, o site divulga os seus respectivos trabalhos de locução comercial, incluindo URA (espera telefônica).

Você ouve no site Robson Ferri, ex-Metropolitana, Transamérica e atual Mix FM, Gilson Dutra, uma das mais clássicas vozes do programa "Love Songs" (Cidade/Sucesso FM), Malu Campos, também dubladora e Ana Martins, sendo as duas atuais locutoras também na Mix FM.

Inicialmente, o Banco de Voz é uma ferramenta para disponibilizar pilotos com os trabalhos dos locutores e não há a intenção de cobrar para divulgar outros profissionais.

O e-mail para contato é atendimento@bancodevoz.com.

quinta-feira, 22 de março de 2007

Os dados do Ibope na berlinda

Olá, amigos da Rádio Base,

É espantoso o que acontece no rádio em São Paulo. Na mais recente divulgação do IBOPE, foi registrado que a maior audiência do rádio AM é da Globo, com média diária de 1,05 pontos (aproximadamente 160 mil ouvintes por minuto) e no FM a liderança é da Tupi (cerca de 1,80 pontos). No futebol, a 105FM consegue alcançar a maior audiência, cerca de 100 mil ouvintes/minuto, nas tardes de domingo. Pois bem.

Ocorre que o Padre Marcelo Rossi, com seu programa diário na rádio Globo, abocanha nada mais, nada menos que 4,47 pontos, o que equivale, só na cidade de São Paulo, cerca de 800 mil ouvintes por minuto!! Reparem bem, somente na cidade de São Paulo. Levando-se em conta que o programa é transmitido em rede p/ o Rio de Janeiro, Curitiba, Campinas, Recife, etc, cidades com populações gigantescas, além de ser sintonizado no AM por milhares de pequenas cidades, não será absurdo prever que esse programa é ouvido por mais de 15 milhões de pessoas, ou seja, quase 10% da população brasileira.

Independente do conteúdo do programa, no qual prefiro não entrar nesse mérito, acredito que seria merecida uma melhor abordagem desse programa pelos demais veículos de comunicação, a fim de explicar tal fenômeno.Se no passado isso era comum, devemos lembrar que atualmente a concorrência com o rádio é enorme, o prestígio desse veículo já não é o mesmo e que as medições do ibope não eram lá muitos seguras, ainda que hoje isso também não seja 100%. Mas isso quer dizer que o rádio AM não morreu, apenas é mal cuidado pelo empresariado do meio.

abraços,

Alessandro Pereira
Jundiaí - SP

Pela democratização da cultura

Imagine um lugar onde você pudesse ler gratuitamente todas as obras de Machado de Assis, a "A Divina Comédia" de Dante ou historinhas infantis. No mesmo lugar ainda escutar ,gratuitamente ,uma música em MP3 de alta qualidade. Pois o Ministério da Educação disponibilizou tudo isso para nós. Só de Literatura em língua portuguesa há 732 obras.
Basta acessar o site: http://www.dominiopublico.gov.br

Mas estão pensando em acabar com o projeto por desuso, já que o nível de acessos é muito pequeno. Vale a pena repassar este e-mail a amigos, para que esta excelente iniciativa não pare e continue a crescer.

Este E-Mail foi enviado pelo Webmail do IPHAN
Instituto do Patrimonio Historico e Artistico Nacional
http://www.iphan.gov.br

terça-feira, 20 de março de 2007

Rádio Haroldo de Andrade agora tem TV. Obaaaaa!!!!!!

Quem quiser saber como é e o que se passa na Rádio Haroldo de Andrade é só entrar neste link aqui http://www.radioharoldodeandrade.com.br/tvharoldo.html. Neste momento, se você entrar neste endereço, você poderá ver o cantor e humorista Manhoso fazendo seu programa noturno. Obaaaaaa!!!!!! Obaaaaaaa!!!!!!

Nãooooooo perca!!!!!

Rádio Base em Real Player

Olha aí,colocamos alguns de nossos arquivos e o melhor de nosso acervo em Real Player. Clique no plugin ao lado ou neste link aqui.

http://www.radiobase.org/radio.ssm

A audiência das FM em São Paulo

Saiu nesse inicío de março mais um boletim com a audiência das FMs em São Paulo. A medição, nunca é demais lembra, está sobre responsabilidade do Ibope. Alguns comentários:

-Empate técnico na liderança. Nativa e Tupi disputam orelha a orelha a liderança da tabela. Não lembro de uma disputa tão acirrada aqui em São Paulo nos últimos 20 anos. E a terceira colocada, a Transcontinental, acompanha a tudo de luneta.

-E a antiga Brasil 2000, hein? A tendência de ascensão se manteve nos resultados apresentados agora. Na pequisa anterior, ela aparecia com cerca de 9 mil ouvintes por minuto. Hoje, ela tem 13 mil e pode encostar em breve na Eldorado FM. A mudança de nome fez muito bem. Hoje ela se chama 107 FM e vem tocando um play-list audível, trazendo músicas como "Shine On", do Jet, "Ruby", do Kasier Chiefs, "Starlight", do Muse e "This is The Song", do Magic Numbers. Como nem tudo é perfeito na vida, rolam uns emos de vez em quando, para a alegria do Marcos Ribeiro. Mesmo com tantos problemas (e a perspeciva de pintar a Rádio MTV), a equipe merece os parabéns. Faltam apenas os anúnciantes, e estes sobram na Eldorado.

-É destaque no segmento adulto a liderança da Nova Brasil FM. É o coroamento de uma aposta feita em 1999, quando a fase MPB da Rádio Musical foi descontinuada. A emissora deixou muitos orfãos e alguns deles até se mobilizaram para cirar uma ONG chamada MPB Sempre. Fizeram um barulho danado na época, conseguinto até uma certa mídia. Fizeram vários atos públicos relacionados ao que eles consideravam "a baixa qualidade das FMs". Um conceito pra lá de subjetivo. Basta perguntar ao ouvinte da Transcontinental o que ele acha das músicas tocadas lá. Enfim, era apenas mais uma forma da classe média tentar impor suas preferências à maioria. O MPB Sempre chegou até a ter um efêmero programa na USP FM. Hoje, essa ONG sumiu, ninguém sabe, ninguém viu. Um dia, quem sabe, ela possa voltar a fazer barulho. Basta mexer na Nova Brasil.

-O que são os números da Band News FM?? Ela está atrás até da retransmissora da Rádio Bandeirantes nos 90,9Mhz, que é sintonizada em péssimas condições em grande parte da cidade de São Paulo. Enquanto isso, a CBN continua impávida,muito longe de ser incomodada.

-Quem prestar atenção vai reparar num item da tabela chamado Outras. É um balaio feito pelo Ibope para colocar as rádios clandestinas (ou piratas, ou comunitárias, escolha um nome), aquelas que nosso amigo Marcos Ribeiro tanto ama. O número de ouvintes é respeitável: 166,473. Para dar inveja em muita rádio oficial.

domingo, 18 de março de 2007

Governo cria Conselho Consultivo do Rádio Digital

Com o objetivo de ajudar o ministério das Comunicações na implantação do sistema de Rádio Digital no País, foi estabelecido na quarta-feira (14/03) o Conselho Consultivo do Rádio Digital. "Vamos fazer um debate amplo dentro do governo, com todos os setores envolvidos no setor e, principalmente, com a participação da sociedade", afirmou o ministro Hélio Costa a respeito do Conselho.

De acordo com a portaria que o oficializou, o Conselho contará com representantes de diversas esferas da sociedade. Da União, estarão presentes enviados da Casa Civil, ministérios das Comunicações, Cultura, Educação, Ciência e Tecnologia e Desenvolvimento, além de Anatel e Conselho de Comunicação Social. Radiodifusores comerciais, educativos, comunitários e públicos também serão representados, bem como as indústrias de transmissão, recepção e de audiovisual. E ainda serão representados os usuários, a academia e os anunciantes.

As entidades têm até 14/04 para indicar seus representantes, que serão designados pelo ministro Hélio Costa. O Conselho, que será coordenado pelo ministério, terá seis meses para entregar um relatório final com as suas recomendações.(Comunique-se)

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Tomara que deêm preferência a pessoas que já conhecem in loco a transmissão do rádio digital, se não vira piada do Silvio Santos.

quarta-feira, 14 de março de 2007

Compra da Gauíba inicia efeito casacata no rádio de POA

Deu no site gaúcho Coletiva.net:

Record rompe contrato de transmissão com a Pampa

A direção da Rede Pampa foi surpreendida hoje com a informação de que a Rede Record está rompendo o contrato de retransmissão de seu sinal para Porto Alegre. A emissora gaúcha exibirá a programação da Record até 31 de maio para a Capital. Para o interior, o acordo continua valendo para suas três geradoras (Pelotas, Santa Maria e Carazinho) e 82 retransmissoras. Tomada de surpresa com a notícia, a direção da rede iniciou um enxugamento generalizado tanto na TV quanto na rádio.

A primeira providência foi extinguir o setor de Esportes. O espaço destinado às atrações esportivas passa a ser ocupado, imediatamente, por uma programação musical. “Ninguém gosta de demitir, pois isso é o mais difícil”, disse agora o vice-presidente da Pampa, Paulo Sérgio Pinto, a Coletiva.net. Ele também informou que a rede passa por um processo de avaliação em busca da melhor estratégia para esse momento, que Paulo Sérgio define como de “encolher para crescer”. Para a emissora de TV, a direção já está levantando alternativas de retransmissão para Porto Alegre.

segunda-feira, 12 de março de 2007

Futebol nos 100,9Mhz não é novidade

Há pelo menos duas semanas, a Jovem Pan FM (100,9Mhz) vem entrando em cadeia com a Pan AM para as transmissões de futebol. Não se trata de uma novidade na freqüência. Na década de 70, ainda na época de Osmar Santos, os 100,9Mhz eram utilizados como um canal alternativo para a transmissão de jogos. Nos anos 1980, a equipe esportiva passou a ter espaço no FM apenas durante a semana, no horário das 20h as 20h30, quando as AMs eram obrigadas a transmitir o "Projeto Minerva". Isso acabou nos anos 90. Resta saber se essa volta das jornadas esportivas vai trazer algum resultado em termos de audiência. O exemplo da Transamérica deve ser levado em consideração. Lá, o futebol costuma não puxar público para a programação normal e o inverso também acontece. Se não fosse dessa forma, a emissora sediada na Rua Pio XI estaria atualmente numa posição bem mais cômoda no ranking geral de audiência.

quarta-feira, 7 de março de 2007

Os 30 anos da USP FM e da Cultura FM

Este ano, as duas emissoras educativas públicas de São Paulo fazem 30 anos: USP FM e Cultura FM. Acompanhe os textos relativos às duas efemérides, extraído dos sites das emissoras

" A Rádio USP de São Paulo foi criada em 11 de outubro de 1977, preenchendo o espaço vazio de emissoras educativas em FM na Grande São Paulo e, ao mesmo tempo, proporcionando um canal de comunicação entre a Universidade de São Paulo e a sociedade.

Ao longo de seus 27 anos, a emissora recebeu diversos prêmios por sua linha de trabalho diferenciada. Em 2000,a Rádio USP recebeu o prêmio da APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte) como melhor programação musical. Destacam-se da mesma maneira as premiações pela melhor programação de cultura geral, melhor programa de variedades, conferidos também pela APCA, o Prêmio Jabuti da Câmara Brasileira do Livro e o Terceiro Concurso Internacional de Programas de Rádio promovido pela Rádio Cubana (vencido pelo Clip Atualidades).

A Rádio USP mantém uma programação jornalística voltada à divulgação das atividades da Universidade e um espaço aberto para debates sobre temas de interesse da sociedade e para prestação de serviços.

A programação musical vem se caracterizando como uma opção à segmentação das atuais emissoras de FM, oferecendo ao público o melhor de todos os ritmos no panorama musical brasileiro, da MPB ao Rock, do Jazz ao Samba e é uma das poucas emissoras que inclui Música Instrumental em sua programação principal. A Rádio USP difunde ainda gêneros musicais que não encontram espaços nas emissoras comerciais como, por exemplo, a Música Étnica, a Música Erudita, o Jazz e o Blues Internacionais."

Clip Especial: Aniversário de 25 anos da Rádio USP - em Media Player
Clip Especial: Aniversário de 25 anos da Rádio USP - em Real Player

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"Prestes a completar 30 anos a Rádio Cultura FM vive hoje uma nova fase. Com a reestruturação administrativa e operacional que foi realizada nos últimos dois anos, a nossa emissora adquiriu as condições necessárias para enfrentar novos desafios e ampliar ainda mais a sua abrangência e atuação. A cobertura, ao vivo, da turnê da Osesp na Europa é o primeiro grande destaque desta etapa. O sucesso internacional da nossa orquestra não poderia passar em branco.

Será a primeira vez que uma orquestra brasileira realiza uma excursão de tamanha importância, e os ouvintes da Cultura FM poderão acompanhá-la, dia a dia. Uma audição histórica do concerto realizado no Musikverein que será transmitido ao vivo, diretamente de Viena, certamente emocionará todos os ouvintes da Cultura FM.

O velho maestro Eleazar de Carvalho deve estar nos observando satisfeito. A orquestra a que ele dedicou quase 25 anos de vida está se transformando numa das grandes orquestras internacionais, sonho impensável há dez anos atrás, quando o maestro John Neschling, que o sucedeu, iniciou o processo de reestruturação que culmina com esta turnê. Quem aprecia e acompanha a música no Brasil não poderia estar mais satisfeito."

Cultura FM On line
Rádio USP FM - em Media player
Rádio USP FM - em Real Player

sexta-feira, 2 de março de 2007

Capital decide futuro de sua equipe esportiva

Do site Bastidores do Rádio

Ao Meio-Dia desta sexta-feira, a direção da Rádio Capital (1.040 kHz – São Paulo/SP) deve decidir qual será o futuro do Esporte na emissora. Tudo porque recentemente a Capital recebeu uma boa proposta de Prisco Palumbo (ex-Rádio Tupi AM – SP), que pretende assumir o Esporte da emissora. O contrato da atual equipe, comandada por Osmar Garrafa, termina exatamente nesta sexta-feira. Com isso, o Diretor Geral da Rádio Capital, Francisco Paes de Barros, aguarda uma possível contra-proposta de Osmar Garrafa. Caso Prisco Palumbo assuma a equipe de esportes da Rádio Capital, a estréia está programada para este sábado dia 3 de março. A nova equipe deve contar com Dalmo Pessoa, Ivo Morganti e Hélio Claudino. O futuro do programa “Show de Rádio”, sob o comando de Serginho Leite e Romanholli, também será decidido nesta sexta-feira.

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É lamentável ver que nem a turma do jornalismo esportivo está imune à instabilidade do rádio. Parafraseando José Armando Vannucci, da Jovem Pan, em alusão à televisão:"não adianta reinventar a roda, rádio é hábito". Como o diretor comercial quer que um determinado programa fature mais, se não dá tempo de amadurecer um projeto? Não se mexe em time que está ganhando. E por que a outra equipe está saindo da Tupi e querendo tomar o lugar da equipe de Osmar Garrafa? Se a capital tivesse investido desde sempre numa equipe esportiva fixa,tal como fez a Transamérica, à esta altura do campeonato, seria páreo para Jovem Pan, Bandeirantes ou Globo. Se quiser entrar neste jogo, dê mais uns 3 anos para a equipe atual mostrar todo o seu potencial e os patrocinadores virão com muita força, certamente. E o pior que o Chico Paes de Barros sabe disso (e como sabe!!).

quinta-feira, 1 de março de 2007

Prazo para comunitárias termina na segunda

Do Portal Imprensa

As associações responsáveis por rádios comunitárias na cidade de São Paulo têm até a próxima segunda-feira para encaminhar ao Ministério das Comunicações os documentos para solicitar a habilitação para a implantação de seus veículos.

O município batalha pela legalização da radiodifusão comunitária há nove anos, quando a Câmara dos Deputados aprovou uma lei específica, cujos artigos, por fatores diversos, não se aplicavam à cidade. Em 2003, o Ministério definiu novas regras para São Paulo; três anos depois, no segundo semestre de 2006, lançou um edital específico para a cidade e emitiu um aviso pedindo que interessados em implantar seus veículos reafirmassem seu interesse.

De um total de 335 postulantes, 96 responderam positivamente e, até o primeiro prazo definido pelo edital, apenas cinco conseguiram entregar toda a documentação exigida. A data, então, foi adiada em comum acordo com as mesas de trabalho formadas pelo escritório da Associação Mundial das Rádios Comunitárias e Cidadãs para o tema.

Para auxiliar os interessados, a AMARC e a Oboré organizaram uma força-tarefa para prestar assessoria de mapeamento e questões jurídicas, em parceria com diversas empresas, associações e faculdades. Isso porque o Ministério exige, no edital, uma longa documentação, que vai desde um registro de estatuto e obtenção de CNPJ até o preenchimento de coordenadas geográficas precisas com o alcance da rádio.

Os esforços parecem ter dado resultado e, até esta segunda-feira, dia 26, 31 entidades já haviam encaminhado toda a papelada aos responsáveis, segundo dados do Ministério cedidos pela Oboré ao Portal IMPRENSA. As demais interessadas têm apenas até a próxima segunda para remeter a solicitação para habilitação. Mais informações podem ser conseguidas no site da Oboré.

Veja abaixo as emissoras já cadastradas no Ministério:

Sociedade Amigos União e Progresso do Parque São Domingos
União de Moradores e do Comércio de Paraisópolis
Casa de Recuperação Desafio Jovem Efatá (Vila Nova Cachoeirinha)
Associação e Movimento das Rádios Comunitárias Cruz Verde do Brasil (Penha)
Associação de Comunicação Cultural do Parque Industrial (São Miguel Paulista)
Sociedade Amigos de Vila Constança
Associação Perímetro Urbano (Jardim Prudência)
Associação Cultural Comunitária de Vila Natal
Associação La Salette (Santana)
Sociedade Amigos do Jardim Nordeste
Associação e Movimento Comunitário Beneficente Educativa Cultural Saúde FM (Vila Moraes)
Associação Cultural Comunitária Pró-Desenvolvimento Infantil de Parelheiros
Conselho das Associações Amigos de Bairro de São Miguel Paulista
Associação Comunitária Beneficente Poder e Vida (Jardim Colorado)
Associação Cultural Amigos do Brooklin
Associação Comunitária Conexão Difusão Cultural Educacional e Científica de Perus
Associação Cultural Comunitária Pedra Azul (Jardim Palmares)
Assistência Social Templos de Deus (Cidade Líder)
Associação Nova Aliança (Jardim Botuquara)
Associação Casa Verde de Radiodifusão Comunitária
Associação de Radiodifusão Comunitária Resplendor FM (Jardim Alpino)
Associação Comunitária Cristã Palavra da Vida (Brás de Pina)
Associação de Comunicação Comunitária Heróis da Fé (Jardim Maia)
Associação Videomaker do Brasil (Itaquera)
Associação Comunitária Transguaianazes
Fundação Julita (Jardim São Luiz)
Associação e Movimento Comunitário Beneficente Cultural Vila Amália
Associação de Novos Cantores do Brasil (Campos Elíseos)
Associação Rádio Comunitária Vida Nova (Vila Atlântica)
Associação Comunitária de Desenvolvimento Cultural e Artístico da Moóca
Sociedade Vilas Unidas do Rio Pequeno


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Fica aqui a pergunta: será que todos os interessados foram realmente convidados e orientados para regularizarem ou abirem suas emissoras comunitárias dentro dos "conformes", ou será que foram só as afiliadas à esta tal Associação Mundial das Rádios Comunitárias e Cidadãs? Perguntar não ofende....

Governo estuda novo padrão para o rádio

Do Portal Comunique-se

Primeiro foi a TV, agora também o rádio vai se tornar digital. A nova tecnologia vai possibilitar transmissões de áudio com qualidade de CD, nada de interferências ou chiados, além da transmissão de textos e imagens para o visor do rádio. O Ministro das Comunicações, Hélio Costa, anunciou na semana passada que o Brasil deve apresentar ainda neste ano uma decisão definitiva sobre a tecnologia a ser utilizada na digitalização do rádio.

O decreto estabelecendo as bases da transição do sistema analógico para o digital pode ser publicado até dezembro. Quinze emissoras comerciais do Brasil já testam há quase um ano o padrão de rádio digital norte-americano e importam equipamentos com a autorização do governo. Mas um levantamento do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação aponta que o sistema utilizado pelas emissoras é o mais caro dos quatro disponíveis no mundo.

Podcast ganha corpo e atrai publicidade

O mercado global de publicidade começa a intensificar suas apostas em um recente formato de mídia. Ambientado no universo virtual, apenas em 2006, o formato "Podcasting", distribuição de áudio, vídeo ou fotos pela web, atraiu US$ 80 milhões em investimentos. Em 2011, a estimativa é que o número atinja US$ 400 milhões revela pesquisa realizada pela empresa eMarketer.

Para o executivo de Contas da agência Ogilvy, Marcelo Reali, embora o volume pareça expressivo, a realidade no cenário brasileiro ainda é contrária. "Pode ser que no exterior o negócio seja muito maior, porém em termos nacionais, a novidade ainda engatinha, é tudo muito novo", declara.

Segundo Reali, há duas formas mais relevantes de se pensar inserções publicitárias no formato Podcasting. "À medida que o número de produtores independentes de conteúdo aumentar, empresas patrocinarão diretamente os programas de variadas maneiras. Mas existe um outro modelo, mais utilizado, no qual anunciantes procuram o formato para divulgar seus produtos", explica. O executivo mostra otimismo com relação à aderência da novidade pelo comércio brasileiro e acredita que a tendência é o podcast disputar anúncios com outros canais de comunicação mais tradicionais, como o rádio por exemplo.

Já para o diretor geral da PodCasting Brasil, Raul Medici Ferreira, os números e previsões apontados na pesquisa norte-americana são superestimados. "É um exagero pensar em tal cifra quando se fala sobre publicidade nesse tipo de mídia", afirma.

Segundo ele, o mais plausível na atual realidade de ampliação do sistema é pensar a forma de patrocínio direcionada aos programas."A campanha tem que promover a marca ao invés do produto. Por isso prefiro pensar em canais patrocinados pelo próprio anunciante, justifica.

De acordo com Ferreira, a visibilidade da divulgação não é comparável a nenhum outro meio de veiculação. "O target é diferente. Ao se tratar de Podcast, o usuário é quem procura o conteúdo, enquanto que em outros meios, prevalece o caminho inverso".
Para o profissional, o tempo de exibição da mensagem exposta também deve ser revisto. "Sugerimos aos nossos clientes , baseados em pesquisas, que reduzissem a menos de dez segundos a mensagem, pois acima disso, o usuário tende a fugir do conteúdo", finaliza.


Sobre Podcast - Surgido em meados do ano de 2004, o conceito do Podcast é creditado ao ex-VJ da MTV Adam Curry, que criou o primeiro agregador do formato usando applescript e disponibilizou o código na internet, para que outros programadores pudessem ajudar. Pelo sistema, o usuário se cadastra por meio de assinatura e recebe as atualizações do conteúdo de maneira automática e pode reproduzi-las em tanto no computador , quanto em plataformas que suportem os arquivos de áudio. (ADnews)