quarta-feira, 31 de janeiro de 2007

Chame as crianças!!!! Rádio Base Online está no ar

A Jukebox online mais popular da internet está no ar. Rádio Base Online. Clique nos links ao lado, ou clique nestes links aqui:

Para Media player, clique aqui
Para Real player, clique aqui
Para MP3 Player, clique aqui

Dica: se você usar o Winamp ou o Real Player poderá ver o nome das músicas, ok?

Bomba! Mix inaugura filial carioca amanhã

Alô, gente boa do outro lado da Via Dutra, tirem as crianças da sala! O bicho vai pegar!!! A Rádio Mix FM estréia na próxima quinta-feira, dia 1º de fevereiro, no Rio de Janeiro. A emissora vai ocupar o dial 102,1 FM, no lugar da Jovem Pan. Resultado de uma associação entre a Dial Brasil, dos empresários Alexandre Accioly, Luis Calainho, Luciano Huck e Meyer Cohen, e a Rede Mix, pertencente à família Di Gênio, a Mix Rio FM é a 20º emissora do grupo e tem como foco o público formado por adolescentes e jovens entre 13 e 25 anos. A programação vai misturar música, informação, programas interativos e promoções. No line-up, rock, pop rock, reggae e black music. Segundo a assessoria de imprensa da rede Mix, a expectativa é que no primeiro ano de funcionamento da Mix FM no Rio haja um crescimento de cerca de 20% no número de ouvintes que sintonizam a frequência 102,1 FM, hoje com 1,4 milhão de ouvintes.

Atualmente a Rede Mix é formada por dezesseis afiliadas, em oito estados brasileiros. Para Lui Riveglini, coordenador da rede, a entrada da Mix no Rio de Janeiro é fundamental pela importância econômica do estado e por sua tradição de pólo gerador de fatos culturais. “Uma rádio com nosso perfil artístico encontrará um bom espaço para desenvolvimento no Rio. As expectativas são as melhores, tanto no que se refere a audiência, quanto no que se refere ao potencial de faturamento”, diz Riveglini.

É impressão minha ou a Jovem Pan está perdendo fôlego? Há muito tempo os nossos espertísssimos leitores vem alertando apra a falta de vigor na programação da Pan. Os mais radicais dizem até que a Pan só está viva por causa do Pânico. Convoco os redatores e leitores deste blog para esta discussão: quem vai ganhar a hegemonia das redes de rádio jovens? Será que a Mix suplantará a Transamérica e a Jovem Pan? E a mídia alternativa na internet, vai enterrar de vez as "pop radios" e afins? Será a Venenosa a grande rede de rádio rock sonhada pelos fundadores e amantes da saudosa Fluminense FM? Façam suas apostas e mandem suas cartas, ops, mensagens para a nossa redação. Não fique de fora!!!!!!!!

terça-feira, 30 de janeiro de 2007

Assustou, foi?

A gente não vive reclamando aqui que as rádios não surpreendem seus ouvintes? Então... quando a CBN "resolve" tocar Ivete Sangalo ficam reclamando.

Isso não é inédito, já aconteceu e ainda acontece em outras rádios. Talvez seja a primeira vez em uma all news...

A banda paulistana Funk como le Gusta já teve a música "Vem" tocada nas rádios com o oferecimento da Kaiser. Ao invés do refrão original "Vem, comigo vem", Reginaldo 16 cantava "Vem, vem Kaiser vem". Ouví na Nova FM e a música foi trilha sonora da campanha na TV também.

Depois foi a vez do Seu Jorge se render à Sagatiba. Já há alguns meses, sua música toca no bloco comercial da Jovem Pan FM, com direito à locução de abertura e encerramento. A marca Sagatiba aparece durante a música.

Agora, a toda poderosa Ivete Sangalo ataca, de forma mais subliminar, na rede CBN. A marca não aparece em nenhum momento da música... apenas a palavra "completo" bem colocada no refrão. Como todos sabem, "completo" é parte do slogan do gigante Bradesco.

Nâo caracterizo esse tipo de ação exatamente como jabá. E se for, pelo menos é honesto. Sabemos que estamos ouvindo determinada música com o "oferecimento" de uma marca. Isso poderia ser utilizado também pelas gravadoras, para divulgar seus novos contratados, lançamentos, etc. Por que não um "com o oferecimento da Warner Music do Brasil, a nova música do..." e aí toca a nova música do fulano ou fulana contratada?

Sem contar que é muito criativo, diferente. Isso chama a atenção do ouvinte para a rádio, para o artista e para o produto anunciado... eu mesmo, que não gosto de Seu Jorge, já me peguei cantarolando "sagatiba" por aí...

O Marcos Ribeiro me disse que se lembra de "causos" mais antigos. Eu, no momento, só me lembro desses três, bem recentes. Que ações como essa continuem aparecendo no nosso rádio, que clama por inovação e criatividade.



Minha aventura/é a sagatibaaaaa...

"Novidade" na 89: Iplay. Novidade?

A 89FM, de São Paulo, estréia o programa “iPlay” no dia 5. Trata-se de disponibilizar o banco de músicas da rádio para que o ouvinte que estiver conectado à internet possa escolher qual música quer ouvir. Vinhetas de intervalo, locução de abertura e de encerramento e ainda os quadros de humor também poderão ser escolhidos. Equipe da 89FM convida o ouvinte para participar da novidade. “Acesse o site da 89 e monte a sua programação.”Com o slogan: “iPLAY – A 89 É SUA”, Alexandre Gutiérrez,coordenador Web da emissora, explica como funciona:

“É só acessar o hotsite, 24 horas no ar, se cadastrar, e você estará dentro do sistema de programação da 89 FM, podendo acessar o banco musical da rádio através de uma janela totalmente interativa. Ao escolher um dos intérpretes, automaticamente surge na tela informações sobre aquele cantor ou banda e sobre a música que acabou de ser escolhida. Você ainda poderá ouvir um trecho da mesma antes de inseri-la na sua grade de programação musical. Funciona da mesma maneira para escolher a vinheta, os quadrinhos de humor e até mesmo a locução de abertura e encerramento do programa iPlay.

Ao definir toda a sua programação, com apenas um clique, você poderá ouvir na íntegra, como ficará a sua programação montada antes de enviá-la para a 89 FM. Se a programação for escolhida você ganha uma camiseta exclusiva 89 Cavalera e passa a concorrer na melhor seqüência da semana, valendo 1 (um) iPod Shuffle.” (Blog da Magaly Prado)


------------------------------------

Ô, Magali, odeio te informar, nega, mas fala pros caras da 89 que se eles queriam ser pioneiros, chegaram atrsados. A Ipanema FM, de Porto Alegre, que por sinal é do grupo Bandeirantes, já faz isso faz tempo.......

Pelo menos o playlist da Ipanema é muito mais palatável do que essa gororoba que a 89 toca. Arghhh!!!!! Se for pra colocar esse trem de madrugada com as musiquinhas que eles tocam de dia, é melhor desligar os transmissores. Assim o Johnny Saad economiza um pouco de energia e ainda conserva os equipamentos. Beijos.

Jabá na CBN?

Bom dia, Marcos!

Cara, estou trabalhando na redação do Terra, em Porto Alegre. Entre minhas funções está a rádio-escuta, sendo que as minhas selecionadas são a CBN e a Gaúcha. Ouvindo a emissora paulistana hoje pela manhã notei algo muito novo, ao menos para mim: a nova música de Ivete Sangalo, tocada não em trechos, mas por completo. Não peguei o nome da gravadora (Som Livre???), mas achei ainda mais interessante a mensagem no final: "Você acabou de ouvir a nova música de Ivete Sangalo. Para adquirí-la, basta ligar para..." Trata-se de uma nova forma de jabá, a do AM?

Um abraço,
TOBIAS JUNG
Porto Alegre - RS

-------------------------------------------------------

Essa propaganda, caro Tobias, deve estar passando em rede. Eu também ouvi aqui na CBN. Portanto se for jabá, deve ser um jabaculê multiondas, eheheheheheeh

Vai ver que é uma ação diferenciada de marketing de um certo grande banco famoso. Mas não deixa de ser interessante: a rádio que só toca notícia abre espaço para tocar música paga. E deve ter sido caro porque 30 segundos de inserção no jornal da CBN sai por uns 2500 reais. Essa quantia vezes 3.....Musiquinha cara, hein?

Um grande abraço.

segunda-feira, 29 de janeiro de 2007

ABCD Maior no ar

O jornal de esquerda ABCD Maior ganhou uma versão radiofônica: é o programa ABCD Maior no ar. O programa é transmitido de segunda à sexta-feira, das 18h30 às 19h pela Rádio ABC AM 1570 KHZ, de Santo André - SP. O programa, a exemplo do jornal, pretende "expressar os interessespopulares e quer se colocar como alternativa de fato à midia do ABC Paulista", segundo seus editores. Fazem parte da equipe do programa os jornalistas Celso Horta, Marcelo Moreira, Walter Beringani, Rossana Lana, Julyana Rosa e Ana Haertel.

http://www.radioabc.com.br
http://www.abcdmaior.com.br

Bandas Punks de Brasília no Rota 77

Olá, amigos da Rádio Base,

O Programa Rota 77, número 94, traz um miniespecial com as novas bandas Punks de Brasília. Veja o nosso playlist.

DZK - Nação sem Futuro
DZK - Vida de cão
Mercenárias - Me perco
Mercenárias - Honra
Calamidade Pública - Liberdade, Igualdade (versão exclusiva Rota 77)
Excomungados - Vida de operário
Hino Mortal - Campos Religiosos (coletânea Aviso Final)
Resistência Punk - A máskara da Hipocrisia
Disritmia - Liberdade
Garotos Podres - Aos fuzilados da CSN (ao vivo)
Menstruação Anarkika - Petróleo ou religião
Esgoto - Morrer e apodrecer
Má Postura - Bomba Nuclear

Canibais - Fim de semana (Detrito Federal)
X granito - Quiemando bandeiras
X granito - Viver bem
Alarme -Alarme
Alarme - Flagelo Social
ARD - Maggie
ARD - Conflito
ARD - Drogado

No BG; Trilha sonora do documentário "Botinada", LP "Tente mudar o amanhã", Cólera, CD "Fui Punk" do DZK.

Acessem, acessem, Acessem
Programa Rota 77, número 94, miniespecial com as novas bandas Punks de Brasília

DZK - Nação sem Futuro
DZK - Vida de cão
Mercenárias - Me perco
Mercenárias - Honra
Calamidade Pública - Liberdade, Igualdade (versão exclusiva Rota 77)
Excomungados - Vida de operário
Hino Mortal - Campos Religiosos (coletânea Aviso Final)
Resistência Punk - A máskara da Hipocrisia
Disritmia - Liberdade
Garotos Podres - Aos fuzilados da CSN (ao vivo)
Menstruação Anarkika - Petróleo ou religião
Esgoto - Morrer e apodrecer
Má Postura - Bomba Nuclear

Canibais - Fim de semana (Detrito Federal)
X granito - Quiemando bandeiras
X granito - Viver bem
Alarme -Alarme
Alarme - Flagelo Social
ARD - Maggie
ARD - Conflito
ARD - Drogado

No BG; Trilha sonora do documentário "Botinada", LP "Tente mudar o amanhã", Cólera, CD "Fui Punk" do DZK

No áudio extra, uma entrevista com as bandas do Distrito Federal: ARD, Alarme, X granito e Canibais.

Acessem, acessem, acessem: www.programarota77.com

Manoel Barata
Programa Rota 77 - Rock da Periferia - O podcast mais punk rock da internet

Nota musical

Mesmo sem estar oficialmente em atividade, a banda Fellini ainda é notícia. O músico e jornalista Thomas Pappon, um de seus integrantes, está colocando em um site no MySpace material inédito, que não saiu nos álbuns oficiais. Saiba mais acompanhando esta matéria do site Rock Press.

quinta-feira, 25 de janeiro de 2007

A volta da TV Tupi

Não satisfeita em usar o nome Tupi em duas de suas rádios aqui em São Paulo, a Rede CBS pretende utiliza-lo em suas emissoras de televisão, que nesse momento operam com o nome CBS TV. O grupo possui concessões em cidades como São Paulo (canal 52- UHF) e Pelotas (RS), que é a cabeça de rede, entre outras. Atualmente, os canais de televisão da Rede CBS exibem vídeo-clipes em grande parte de sua programação. Ainda não se sabe que tipo de programação a futura Rede Tupi irá veicular. No segmento rádio, a Tupi FM (104,1Mhz) disputa as primeiras colocações do ranking de audiência.

quarta-feira, 24 de janeiro de 2007

Agora é para valer!

A casa da Brasil 2000, sede da emissora paulistana que ocupa do 107,3 Mhz, está passando por uma grande reforma para receber a parceria com a MTV, Music Television Brasileira.
MTV e Brasil 2000 (ou 107 FM, o seu nome atual) trabalharão juntas a partir de março.
Mais detalhes, em breve, nesse blog.

segunda-feira, 22 de janeiro de 2007

Enquanto isso no Rio de Janeiro

Houve acontecimentos radiofônicos importantes:

- Saída da Cidinha Campos e Ricardo Campello(Robertólogo, porque ele sabe tudo do Roberto Carlos, cantor) da Rádio Haroldo de Andrade(AM 1060);

- A entrada da Mix que está prevista para fevereiro, no lugar da Jovem Pan 2, nos 102,1.

- Desde o meio de 2006, com a Rádio Bandeirantes, do Rio de Janeiro (AM 1360), que tem a equipe esportiva. No comando: Rui Fernando (ex-Rádio Globo Rio 1220KHz), Mário Morango (ex-Rádio Livre 1440 KHz), Wellington Campos (ex-Nacional, 1130KHz e ex-Rádio Livre 1440 KHz), Bruno Giacobbo (ex-Rádio Livre, 1440KHz), Edilson Silva, Carlos de Souza (ex-Carioca 710KHz e ex-Rádio Livre 1440KHz) e cia. Transmissões esportivas serão no sistema digital a partir da 1ªrodada do campeonato carioca de 2007, que começarão nesta quarta-feira, dia 24/01.

A Manchete AM 760 KHz voltou com uma programação (quase) decente e vamos torcer para a equipe esportiva dar certo. Por enquanto a rádio ainda não tem site, nem link ao vivo, mas vamos torcer para que ela tenha.

Mais para frente vamos saber quais serão as próximas novidades do rádio carioca.

Há quem diga que a Progressiva FM possa entrar nos 107,9, da Gospel FM, da Renascer;

Há quem diga que a Pan 2, a Band, a Nova Brasil, a Globo FM e a Venenosa, por exemplo estejam procurando uma freqüência para o RJ no FM: pode ser nos 89,3, da Nossa Rádio; pode ser nos 104,5 da IURD; isso só o tempo dirá.

Abração de:
André Luis Alves de Amorim
Penha Circular
Rio-RJ

domingo, 21 de janeiro de 2007

Envenenando o ar

Os amantes do rock pelo rádio podem comemorar. Uma nova rede de rádios dedicada ao gênero vem se articulando no país. Lançada no início de setembro, a Venenosa FM pretende conquistar os ouvintes que estão sem opções. A estréia aconteceu na cidade do Rio Bonito. Na seqüência, entrou no ar a emissora de Parati. Goiânia é a próxima da lista. E até o fim do ano, o sinal chega aos municípios fluminenses de Búzios e Bom Jesus, além de Uberlândia (MG). Faltam apenas ajustes na transmissão via satélite. Uma página na web (http://www.venenosafm.com.br/) atende a quem não mora nesses lugares. Com relação ao play-list, a ordem é agradar a todos. "Tocamos Rock N' Roll sem distinção e sem segregação. Os clássicos terão tanto espaço na programação quanto os alternativos", diz a produtora Camille Furtado. Impossível não lembrar da antiga Fluminense FM, conhecida como "a Maldita," que marcou época nos anos 80. Outro aspecto que aproxima as duas emissoras é o fato da Venenosa FM ter locução feminina. A equipe conta com Claudia Diniz (ex-Cidade), Selma Boiron e Lia Easter (ex-vozes da Flu). No Orkut existe um movimento de internautas para tentar levar a emissora ao dial de outras grandes capitais. Contudo, os planos são outros. "Nossa prioridade é simplesmente tocar rock e fazer uma rádio diferente das que existem. O resto a gente vê com o tempo", afirma Camille. A intenção é completar a grade com programas especiais. Um deles, já confirmado, terá a participação de bandas ao vivo, o Venenosa Live.

*

Essa é a versão original de un texto que eu publiquei na Bizz 207 (novembro 2006) falando sobre a Venenosa FM. Demorou um pouco para que a emissora ultrapassasse os limites fluminenses. Somente agora, em janeiro, é que ela estreiou em Goiânia e Uberlândia, de acordo com alguns outros sites de rádio. Só falta mesmo a cidade do Rio de Janeiro. Mas nesse caso, o grupo Salgado de Oliveira, proprietária das emissoras, precisa adquirir uma freqüência no muncípio.

Melhora no som das externas da Record AM

O Eduardo Cesar informa em seu ótimo blog Papo de Mídia que a Record AM finalmente vai entrar na era das transmissões digitais de futebol, graças a compra de um equipamento chamado Tie Line, que irá otimizar as externas. Já não era sem tempo essa aquisição. O grande problema da Record no futebol era a qualidade do aúdio. Talvez seja por isso que a equipe comandada por Dirceu Maravilha ainda não caiu no gosto dos ouvintes. Não adianta nada ter bons profissionais, se a qualidade técnica deixa a desejar.

sábado, 20 de janeiro de 2007

Lúcio Ribeiro e Fábio Massari juntos em webradio

O jornalista Lúcio Ribeiro vem anunciando (sem entrar em detalhes como a data de estréia) em seu blog a criação de um programa de rádio via web a ser comandado por ele e ex-MTV Fábio Massari. Deverá ser uma opção para os orfãos do Garagem. Lúcio pediu sugestões de nomes aos seus leitores. É aguardar.

sexta-feira, 19 de janeiro de 2007

Rádio demite responsáveis por concurso que causou uma morte

San Francisco (EUA), 17 jan (EFE).- A emissora de rádio "KDND", de Sacramento (Califórnia) despediu os seus 10 funcionários que organizaram um concurso para ver quem conseguia beber mais água sem ir ao banheiro, e que causou a morte de uma participante, segundo informa hoje o jornal "Sacramento Bee".

O programa "Morning Rave" foi suspenso. Os diretores da emissora investigam a morte de Jennifer Lea Strange, de 28 anos, que na sexta-feira passada participou do concurso. O prêmio seria um console de videogames Nintendo Wii.

Strange, que terminou em segundo lugar entre 20 participantes, foi para casa com uma forte dor de cabeça, e morreu cinco horas depois. De acordo com os resultados preliminares da autópsia, ela morreu a causa do consumo excessivo de água. Foram mais de 7,5 litros, num curto intervalo.

John McGinness, chefe de Polícia de Sacramento, disse inicialmente que não se tratava de um caso criminal, já que Strange participou do concurso voluntariamente. Mas mudou de opinião após ouvir as mais de quatro horas de gravação do programa. Entre outras coisas, Strange, mãe de três filhos, para quem queria dar o videogame, falava da forte dor de cabeça que sofria. (Portal Comunique-se)

quarta-feira, 17 de janeiro de 2007

Baladinha em Jundiaí!

No próximo dia 27 de janeiro, a partir das 22h, a Dumont FM realiza o Dumont Dance Festival.

A balada, que acontecerá na o campo do Jundiaiense, contará com os show de Double You, Kasino, Ramada e mais uma atração surpresa, além dos DJs que farão o som na pista Dumont Dance.

Para mais informações, ligue 4521-5000.

Dois ouvintes serão sorteados para ir, com acompanhante, conhecer os bastidores do festival.

Jornal Eldorado entra no ar mais cedo

Desde segunda feira passada, a Rádio Eldorado está iniciando o seu Jornal Eldorado Primeira Edição às 5 e meia da manhã. Na primeira meia hora, o ouvinte será informado sobre as manchetes dos principais jornais do país, o conteúdo dos sites de informação e os principais destaques dos portais internacionais de notícias.

Na Eldorado FM, o Jornal Eldorado irá até às 9h da manhã e na seqüência estréia o programa Reserva Eldorado, com uma hora de clássicos da música pop contemporânea onde serão apresentados sucessos memoráveis de nomes como Stevie Wonder, Beatles, Rolling Stones, Marvin Gaye, Bob Dylan e outros. O ouvinte também poderá continuar acompanhando as informações do Jornal Eldorado até às 10h na AM 700 Khz.(AD News)

-------------------------------------------------

Este é um dos resultados da briga pela audiência a qualquer custo. Transformam-se as FMs em meras repetidoras do AM, no horário nobre do rádio. Daqui a pouco os jornais matinais começarão no meio da madrugada. A única coisa boa nesta história do Jornal da Eldorado foi que a FM recuperou uma hora de programação musical. Ou seja, estão descobrindo que não é todo mundo que aguenta ouvir notícia o dia todo.

Rádio demite 10 por causa de promoção de mau gosto

Do site Radioman

Dez funcionários da equipe do show da manhã da rádio americana "The End"(KDND, 107.9 FM) foram demitidos ontem por causa de uma promoção de profundo mau gosto que resultou na morte de uma participante.

A promoção estava dando um aparelho de videogame Wii ao ganhador que tomasse 3 galões d'água, sem urinar depois. A vítima, Jennifer Lea Strange, disse aos colegas de trabalho que participaria da gincana a fim de ganhar o prêmio para seus 3 filhos.

Na última sexta-feira, ele tomou meio galão de água pela manhã e ficou sem urinar até o começo da noite. Ela teve uma infecção na bexiga, foi internada num hospital próximo à sua casa e veio a falecer.

------------------------------------------------------

É, está na hora de alguns sacripantas, que se dizem "radialistas", serem mandados embora com justa causa aqui no Brasil. O que tem de promoção e programa de extremo mau gosto circulando por aí, não está no gibi.

Descoberto o mentor intelectual da Daniela Cicarelli!!!!!

Lembram da Daniela Cicarelli? Aquela que queria proibir que os internautas vissem o you tube do namorado entrando no seu orkut? Pois é, descobrimos quem é o seu mentor intelectual: Carlos Nuzman, marido da Márcia Peltier, apresentadora da Rádio Haroldo de Andrade. Olha só a lambança que este senhor, presidente do Comitê Olímpico Brasileiro está aprontando para os jogos Pan Rio 2007.

COB proíbe transmissão ao vivo dos Jogos Pan-Americanos pela Internet
Comitê do Rio-2007 vai na contramão da história, impõe limites para os sites, veta transmissões ao vivo pelo computador e centraliza distribuição de conteúdo multimídia em seu portal, imitando o COI. Para Abranet e UOL, a decisão é "absurda

Da Redação do UOL
Em São Paulo

O COB (Comitê Olímpico Brasileiro) e o CO-Rio (Comitê Organizador dos Jogos Pan-Americanos do Rio 2007) anunciaram que os veículos de Internet não terão direito à produção ou transmissão ao vivo de conteúdo próprio que inclua vídeo ou áudio captado em áreas oficiais do evento, que será realizado entre 13 e 29 de julho.

A decisão do CO-Rio vai contra a postura adotada por dirigentes de grandes eventos esportivos (veja o quadro abaixo). Também renega a natureza e o crescimento consistente da Internet, que hoje já é a segunda fonte de informação mais procurada pelos brasileiros segundo o Ibobe/NetRatings.

O diretor de marketing do comitê, Leonardo Gryner, afirma que a medida visa a defender os interesses dos veículos de TV. "A preocupação do CO-Rio é respeitar os contratos de direito de transmissão firmados com as emissoras de TV brasileiras que irão garantir o amplo alcance de público na distribuição de sua produção durante os Jogos."

Hoje, os detentores dos direitos do Pan-Americano no Brasil são três canais abertos de TV (Band, Globo e Record), três canais por assinatura (BandSports, ESPN-Brasil e SporTV) e três emissoras de rádio (Rádio Bandeirantes, Rádio Itatiaia e Sistema Globo de Rádio). O UOL contatou o COB para comprar os direitos, mas a entidade informou que não haverá comercialização dos mesmos para a Internet. A empresa espanhola ISB (International Sports Broadcasting) é a responsável pela geração dos sinais de transmissão.

Para a Abranet (Associação Brasileira dos Provedores de Acesso), a decisão é inaceitável. "É claro que não conhecemos os contratos que foram feitos para a divulgação do evento ou mesmo dos de patrocínio, que costumam ser muito rígidos, mas isso parece algo absurdo", afirmou Antonio Tavares, presidente da entidade.

Segundo a diretora de conteúdo do UOL, Márion Strecker, "o COB assume mais uma vez posição anacrônica. Nas últimas Olimpíadas, em 2004, o COB simplesmente se recusou a credenciar jornalistas de Internet. Este ano, quer impedir os veículos online de cobrirem apropriadamente o Pan. Só no Brasil, há mais de 21 milhões de pessoas em seus domicílios acompanhando informações pela Internet . Não faz o menor sentido privar o público de uma cobertura profissional. O próprio público vai tratar de burlar esse anacronismo postando imagens na Internet".

Atraso de seis horas

Apesar de "reconhecer a Internet como importante meio de comunicação e promoção do esporte" em sua diretriz à imprensa, o CO-Rio impôs fortes restrições: essa mídia não poderá apresentar nenhuma reportagem com imagens da competição, entrevistas exclusivas e até mesmo treinos em locações oficiais.

Para não privar os sites de transmitir ao menos imagens de pódio, linhas de chegada, gols ou disputas de pontos importantes, o CO-Rio afirmou que "buscará atender às suas demandas". Para o comitê, isso significaria disponibilizar arquivos em seu site "sem custos para reprodução", mas "desde que seis horas após a realização da competição". Isso significa que o usuário que planejava dar uma espiada na competição pelo computador foi barrado pela determinação dos organizadores do Pan. De acordo com Gryner, "os sites terão acesso aos resumos de 15 minutos diários com imagens em movimento."

As seis horas de atraso que a entidade determina para a divulgação das imagens nos portais noticiosos são um "exagero", na avaliação do presidente da Abranet, principalmente após o efeito YouTube, maior site de compartilhamento de vídeo da Internet.

"Mesmo porque isso não é algo fácil de segurar. No evento, vão aparecer muitos espectadores com seus celulares, suas câmeras digitais que logo poderão entrar num YouTube qualquer e postá-las", disse Tavares, da Abranet, em referência ao portal que abre espaço para a publicação de vídeos diversos para os internautas.

Na avaliação de Tavares, esse é um tema que deveria "ser colocado em discussão pública". "Acredito que é uma posição que pode ser mudada, já que a Internet não é feita para ser bloqueada ou limitada", disse.

Segundo o instituto de pesquisa Ibope/NetRatings, o Brasil possui cerca de 35 milhões de usuários de Internet. Deste total, 14,4 milhões são ativos residenciais, o que faz o país ficar na nona colocação no ranking mundial, à frente de Espanha, Rússia, Holanda e Austrália, entre outros. Esse segundo número apresenta um crescimento de 7,3 milhões de pessoas em relação ao mesmo período em 2003, ano da realização do último Pan-Americano, em Santo Domingo, na República Dominicana.

As estatísticas também mostram um aumento significativo, de mais de 100%, na presença da conexão via banda larga (que facilita o acesso a conteúdos multimídia na rede mundial) na vida do internauta brasileiro. Se no início de 2004 a proporção de usuários de banda larga contra os de linha discada era de 36,6% para 63,4%, a última medição mostrou 74% contra 26%.

O crescimento acelerado, ainda segundo o instituto, faz que o país ocupe a liderança no índice de tempo de navegação residencial no mundo, com cerca de 20h04 de média mensal em novembro, à frente de França, Japão e Estados Unidos.

-------------------------------------

São as pequenas ditaduras que tentam se instalar na internet deste país tropical. E toda ditaudra é burra por natureza. Será que seu Nuzman vai proibir as rádios autorizadas a fazerem sutas transmissões pela internet na hora dos jogos e competições do Pan? Ou vão pedir a algum juiz que tirem todos os sites de rádio e pod casts do ar durante o evento? Não duvide, tem louco sem noção pra tudo pela web afora. Mas para garantir seu direito à informação, proteste, envie sua missiva de indignação para cob@cob.org.br

Bandeirantes é críticada no Orkut

As comunidades no Orkut dedicadas a emissoras de rádio são um território livre para a crítica. Uma forma de tornar publicas opiniões que certamente não teriam espaço durante as programações. Da comunidade da Rádio Bandeirantes (SP), pinçamos a indignação de um anônimo ouvinte (ou mais) em relação a não cobertura do sul-americano sub-20 de futebol, disputado no Paraguai:

Eu acomapnho a Bandeirantes há uns 30 anos, mesmo assim não consigo entender certas coisas. Agora em Janeiro a bola está rolando no sul-americano sub-20. Esta edição tem um componente a mais: os melhores se classificam para o torneio olímpico de futebol em Pequim. Mas esse fator parece não ter sensibilizado a emissora. No último sábado, quando jogaram Brasil e Bolívia, ela fez um posto mequetrefe com o Dirceu Cabral (amado por esta comunidade) em meio ao programa "Porque Hoje é Sábado". Não dava para rolar um tubão. O mais constrangedor foi a reprodução do áudio da Band. Lá o narrador era o Téo José, que faz a Fórmula 1 pela concorrente Jovem Pan. Por falar na sua principal concorrente, a Pan tem feito cobertura dos jogos do Brasil, inclusive com repórter "in loco", o Ricardo Setyon. (...) A Bandeirantes tem até colocado sonoras dos atletas do Brasil, mas se trata de uma reprodução das entrevistas da Band TV. É ou não um vexame total? Acho que nos temos do Tio Fiori, isso não aconteceria.
(...)
E tem mais......a Bandeirantes tem sorte de contar em seus quadros com profissionais excelentes, com carisma e que têm público, casos do Silvério, Zaidan, Zé Paulo de Andrade e até mesmo Milton Parron. É isso que tem sustentado a emissora. Quero ver o que vai acontecer no dia em que esses profissionais passarem.
(...)
No Caminho do Sol de hoje, o Sergio Patrick resolveu atacar a Conmebol. Disse que eles decidiram na última hora que o sul-americano sub-20 valeria classificação para a Olimpíada. desculpa esfarrapada para justificar o fato da Bandeirantes nunca ter ligado para as competições das categorias juniores do continente.


*

A se lamentar apenas o fato das opiniões trazerem assinatura. No mais, o anônimo (ou os anônimos) tem razão. A Rádio Bandeirantes poderia marcar alguma presença nesta importante competição que não fosse apenas com as reproduções de sonoras da televisão. A Jovem Pan, sua principal concorrente na cidade, tem uma postura diferente. Colocaram até o seu principal narrador, o Nilson César, para fazer as narrações. É bem verdade que ele não se deslocou até o vizinho país para a cobertura, mas o fato de ter um repórter por lá já é um tremendo diferencial.

terça-feira, 16 de janeiro de 2007

Kiss FM

Um leitor que se indentifica apenas como lontes deixou um comentário no post sobre audiência do FM em São Paulo nos perguntando sobre a Kiss. Ela vai bem, obrigado, com quase 50 mil ouvintes por minuto e chamando a atenção de alguns grandes anúnciantes (Brhama, Bavária, McDonalds). Já é a segunda rádio importante do Grupo CBS, ficando apenas atrás da Tupi FM. O segredo? Ter dado tempo para os profissionais da emissora trabalharem, criando assim uma identidade. As freqüências da CBS nunca primaram pela estabilidade, mas bastou deixar a Kiss sossegada nos 102,1Mhz que os resultados apareceram. Simples assim.

segunda-feira, 15 de janeiro de 2007

89 FM é lembrada em prêmio da Bizz

A Adnews deu com destaque e o Rádio Agência resumiu:

89 FM e Lobão dividem título do Prêmio Bizz

Desde ontem, quinta-feira, 11 de janeiro, a BIZZ 209 circula por todo País apresentando os vencedores do "Prêmio BIZZ 2007" - premiação anual da revista que elege os destaques da música sob o ponto de vista tanto da crítica quanto do público. Entre as dez categorias, Coisinha Ridícula chama a atenção por sua irreverência em ressaltar as trapalhadas do mundo da música que marcaram o ano de 2006. Na votação popular, a 89FM de São Paulo faturou o título por ter mudado seu estilo "para ficar igual à concorrência".

*

Vale lembrar que o jornalista Ricardo Alexandre, editor-chefe da Bizz, tem um livro inédito sobre a história da 89 FM. Seu lançamento estava previsto para as comemorações dos 20 anos e era um projeto oficial da emissora, mas atrasou. Com as mudanças de rumo, a obra parece que foi deixada de lado. Nunca mais se tocou mais neste assunto deste então. Em janeiro do ano passado, em entrevista ao Observatório da Imprensa, ele falou um pouco do livro e chegou a fazer um paralelo entre os dois veículos:

Um dos atuais projetos paralelos de Ricardo é um livro que conta a história da Rádio 89 FM, de São Paulo, cujo slogan é "a rádio rock". A emissora comemorou 20 anos em 2005. Previsto para ser lançado junto com as comemorações, o livro deve chegar às lojas este ano. "Tive momentos de grande reflexão enquanto escrevia o livro porque, de certa forma, os dilemas da 89 são muito parecidos com os da Bizz – a começar que surgiram no mesmo ano, 1985. Uma das grandes epifanias foi quando o coordenador, Luis Antonio Alper, falava sobre seus ‘ouvintes xiitas’, aqueles que vão pichar as paredes da rádio se ela tocar Bon Jovi, ameaçar de morte se tocarem Skank ou mandar bombas se rolar Jota Quest. Alper defende que existe um ponto se fazer o jogo dessas pessoas. Elas são importantes, são respeitadas e devem ser valorizadas. Mas, a partir desse limite, a gente passa a agradar apenas aos xiitas e começa a desagradar a todas as outras pessoas, que numericamente são muito mais interessantes, mas que são infinitamente menos barulhentas". Qual é o ponto de equilíbrio? "Cada veículo sabe o seu", entende. "E só com o tempo se chega a ele. Estamos sempre ajustando os nossos pontos de equilíbrio".

---------------------------------------

Se vocês aceitam uma opinião, eu acho que o Ricardo Alexandre que escapou de pagar um mega mico. Afinal, não existe coisa mais chata e mais suspeita do que esse papo de "biografias autorizadas", "projetos oficiais" ou coisa que o valha. Não entendo muito desta história de mercado editorial, mas, se fosse ele, tentaria publicar esta obra por outros meios. É claro que daria uma revisada e atualizada antes, uma vez que teria mais liberdade de expor todos os fatos relevantes da história de 89 FM. (Marcos Ribeiro)

Claudio Zaidan volta das férias

O apresentador do "Bandeirantes a Caminho do Sol" retomou o comando do programa nesta virada de domingo para segunda. Zaidan é hoje um dos profissionais mais ecléticos de sua geração. Ele pode comentar tanto sobre futbol, como a respeito de um tema árido como a política internacional. Um dos pontos altos da atração acontece quando o apresentador bate-bola com os ouvintes que mandam e-mails sobre o mais variados assuntos.
As férias de Zaidan são tema recorrente na comunidade do "Caminho do Sol" no Orkut. Os participantes sentem (e muito) a falta do apresentador titular. Mas desta vez, até que esse período foi bem coberto pelo experiente Zancopé Simões, que vem comandando o "Grande Sampa".
Zancopé comandou entrevistas interessantes na madrugada, entre elas com o radialista e humorista Odair Batista, conhecido pelo antológico quadro "Rádio Camanducaia", que fez parte de humorísticos como o "Show de Rádio" e "Largo da Matriz 54".
O "Caminho do Sol" vai ao ar de segunda a sábado, a partir da meia noite. No domingo entra uma programação musical pré-gravada.

domingo, 14 de janeiro de 2007

A audiência nas FMs paulistanas

Vamos ver o que temos a analisar sobre estes dados do site Radio Man.

É curioso notar que as três primeiras do ranking são emissoras que estão tecnicamente empatadas, muito embora o site não esclareça o que sejam os tais números absolutos. Seriam o número de ouvintes ou de ouvintes por minuto, critério esse que nenhum instituto conseguiu explicar com precisão até hoje?

Nos quarto e quinto lugares estão a Mix e a Metropolitana. Uma produz programação digna de jukebox da internet - música atrás de música. A outra é uma colcha de retalhos - copia quase tudo - e mal - o que existe na concorrência. Considerando que a Jovem Pan está tecnicamente empatada com ambas, cai por terra a tese de que o ouvinte do segmento jovem quer ligar o rádio para ouvir apenas música, como apregoam os produtores e diretores da Mix FM.

As emissoras do segmento adulto estão bem à frente das rádios jornalísticas. Levando em conta que este levantamento pode ter sido feito por meio de uma média estatística de audiência ao longo do dia, a diferença é significativa. No caso da CBN, cuja audiência se concentra das 6h às 10h e cai vertiginosamente No resto do dia, é de se espantar que a diferença entre ela e a Alpha, Nova e Antena 1 seja tão acentuado. é provável que a audiência destas três se distribua melhor ao longo do dia.

A Band News possui apenas um quarto da audiência da sua concorrente direta, a CBN. É sinal de que a rádio ainda não "emplacou" em termos de quantidade. O sistema de notícias em jornais a cada 20 minutos não colou. A programação ainda é um pouco inflexível, em se tratando de rádio. A Band News só transmitiu eventos esportivos de grande vulto (fórmula 1 e Copa do Mundo) apenas como mera repetidora da Rádio Bandeirantes AM.

Está na hora da Band News FM investir mais em reportagens, ter uma equipe própria de repórteres, com pauta própria. Até o momento a caçula "saadiana" (gostei do neologismo!)se limita a reproduzir e recozinhar material da Rádio Bandeirantes AM, da Band TV, da Band News TV e se bobear até da Bandsport TV. Com tantos colunistas, corre o risco de virar um veículo de "Colunas e Ruínas", como gosta de frisar o jornalista Elio Gaspari. quem sabe assim eles alcançam a CBN?

A Imprensa FM, especializada em forró, patina lá pelo 17° lugar, quase pau a pau com a outrora líder Transamérica. Pela lógica, essa estação popular era para estar numa posição melhor. Não está porque a antena é antiga, pequena e de baixa potência, totalmente em oposição à sua "vizinha" de ranking, que possui uma antena moderníssima, alta e com 300 mil watts nos transmissores. Ainda sim, a Transamérica está longe das suas concorrentes diretas. O ouvinte paulistano é cruel.

Boa notícia: a Cultura FM, emissora educativa mantida com o dinheiro do contribuinte paulista está em 26°lugar, à frente de emissoras de igual qualidade como Eldorado e USP, e também de algumas estações "que andam" da Rede CBS como Melodia, Mundial, Scalla, Atual e 92 FM. Para uma emissora com um público tão específico, tão qualificado e tão exigente, até que a Cultura está "bem na foto." Em alguns programas de ponta, chega atingir 30 mil ouvintes por minuto. Justifica os investimentos que a Fundação Padre Anchieta fez e faz em seu conteúdo.

A USP ainda amarga o antepenúltimo lugar. Parte dessa baixíssima audiência se explica pela grande interferência que sofre das malditas rádios piratas em muitos pontos da cidade. Sua antena ainda está no Pico do Jaraguá, que ficou longe demais do crescimento urbano e dos ouvintes. A pirataria continua sendo um grande mal que NINGUÉM QUER COMBATER, ou finge que combate. É por essas e outras que, apesar dos vistosos número indicados pelo site Radioman, a audiência de rádio parece estar "involuindo". Isto é preocupante.

Também deixo aqui meu protesto sobre o desinteresse de outros sites de rádio e dos institutos de pesquisa de opinião em divulgar a audiência das rádios AM. Sem querer partir para a "Teoria da Conspiração", dá a impressão de que há um plano arquitetado para se acabar com as emissoras de ondas médias por falta de audiência e divulgação.

Mix inaugura nova filial em São Paulo

A Rede Mix de Rádio tem nova afiliada no interior paulista, desta vez na região de Araçatuba. A Mix Andradina, com sede em Andradina, pode ser ouvida na freqüência 100.7 FM. A emissora deixou de ser Rádio Clube FM para integrar-se à Rede Mix.

Esta é a oitava afiliada da Mix no estado de São Paulo, onde já existem a Mix São Paulo, Mix Campinas, Mix Avaré, Mix Guaratinguetá, Mix Ribeirão Preto, Mix Centro Paulista e Mix Litoral.

Lui Riveglini, coordenador da Rede Mix de Rádio, afirma que em breve a Mix chegará a novas praças onde já há negociações avançadas. “No Rio de Janeiro a Mix estreará em fevereiro”, diz Riveglini. Em breve divulgaremos mais detalhes.

Por enquanto a Rede Mix fica assim:
Mix São Paulo (106.3 FM) - SP
Mix Campinas (97.5 FM) - SP
Mix Avaré (90.3 FM) - SP
Mix Guaratinguetá (106.7 FM) - SP
Mix Ribeirão Preto (106.7 FM) - SP
Mix Centro Paulista (107.7 FM) - SP
Mix Litoral (90.1) - SP
Mix João Pessoa (93.7 FM) - PB
Mix Fortaleza (95.5 FM) - CE
Mix Curitiba (92.9 FM) - PR
Mix Brasília (88.3 FM) - DF
Mix Petrópolis (106.3 FM) - RJ
Mix Passos (90.1 FM) - MG
Mix Belo Horizonte (91.7 FM) – MG
Mix Manaus (100.7 FM) – AM
Mix Andradina (100.7 FM)- SP

------------------------------------------------------------

Está sendo interessante acompanhar a expansão da rede Mix. Até onde este rede conseguirá chegar? A programação da Mix é tão simplória em termos de conteúdo que, perto dela, Jovem Pan e Transamérica chegam a ser "complexas intelectualmente". Para o tipo ouvintes que Mix possui, o esquema comercial funciona eficientemente. O duro é saber quando os "fiéis ouvintes" suportaram programação tão pífia e começarão a exigir mais. O será que eles simplesmente abandonarão a emissora quando o esquema não atender mais à demanda? Será que a Mix terá a flexibilidade que a Jovem Pan teve até hoje para mudar conforme o rumo da boiada? E Jovem Pan está mesmo superada? Vamos aguardar novos lances desta briga!!!!

A audência em SP

Alguns comentários sobre a audiência trazida pelo site Radioman

-Parece que a mudança de nome fez bem a antiga Brasil 2000 FM. Agora, com o nome de 107 FM, ela está quase atingindo a marca dos 10 mil ouvintes, o que a igualaria com emissoras do porte da Eldorado FM. Nada mau para quem estava patinando nos 5 mil em pesquisas anteriores.

-O que falta para a Bandnews FM encostar nos calcanhares de sua principal concorrente no FM, a CBN? A diferença ainda é muito grande. Não é a toa que a FM saadina (peguei emprestado esta terminologia do chapa Eduardo Cesar) vem investindo em anúncios na mídia exterior (ônibus, táxis e outdoors -pelo menos aqueles que não foram derrubados pela prefeitura de SP).

-Curioso notar que as emissoras que estão entre o primeiro e o oitavo lugares têm mais de 100 mil ouvintes por minuto. A líder Transcontinental está beirando os 200 mil. Alguém aí ainda duvida da força do rádio?

-Demorou, mas a 89 FM subiu depois das mudanças em sua programação. Mesmo assim, ela está longe das rádios que disputam o segmento jovem em São Paulo.

-Não é preciso ser nenhum bidu para sacar que o crescimento da Pan nos últimos anos esteve diretamente ligado ao sucesso do "Pânico na TV". A atual tendência de queda pode ter alguma relação com o desgaste da fórmula apresentada pela atração televisiva.

-A reitoria da USP precisa decidir o que fazer com a Rádio USP. Ela é da comunidade ou da comunidade acadêmica? Se optarem pela segunda alternativa, seria melhor que suas transmissões acontecessem em circuito fechado. Saudades da USP FM nos anos 80, quando tinha como locutores Eduardo Fortunato e William Bonner (aquele mesmo que as vezes dá "boa noite" antes da hora no Jornal Nacional).

-Pena que nenhum site dê destaque aos números do AM.

Os ranking de audiência das FMs paulistanas

Foi publicado no site Radio Man, o ranking de audiência das FMs paulistanas no trimestre outubro/dezembro de 2006. Como o texto não identifica o instituto ou empresa responsável pelo levantamento, suponho que o ranking deve ter sido elaborado pela equipe do site. O ranking de audiência geral pode ser visto neste link aqui.

Mais tarde, nossos editores se debruçarão na análise desses dados. leia e mande já sua opinião.

sábado, 13 de janeiro de 2007

Chat da Rádio Base, sábado, 21 horas

Olá, amigo leitor. Participe hoje, sábado, a partir das 21h, do nosso chat. Entre no seu msn messenger e adicione o contato blogradiobase@hotmail.com. Se você ainda não tem o hotmail, crie gratuitamente uma conta no site http://br.msn.com/.

sexta-feira, 12 de janeiro de 2007

Quem é bom, tem de ser lembrado. Sempre.

Todas as segundas, ao meio-dia, a Rádio Metodista Online, vencedora do prêmio APCA 2006 de melhor emissora de rádio pela internet, apresenta um programa com os melhores textos de Hélio Ribeiro, interpretados por ele mesmo. Não é à toa que o programa se chama "O Poder da Mensagem", atração que o radialista comandava na Rádio Bandeirantes na hora do almoço, ao longo da década de 70.

Se você chegou me Plutão ontem e nunca pisou na face da Terra, tampouco ouviu o rádio paulista nos últimos 35 anos, então saiba mais sobre Hélio Ribeiro no site tributo no endereço: http://www.helioribeiro.com.br

O endereço da Rádio Metodista é http://www.metodista.br/radio/

A última FM...

Ultimamente, tenho ouvido pouco as rádios de São Paulo. É um confidência que quem escreve num site SOBRE rádio não deveria fazer, mas é a verdade.

O motivo já está explícito nas discussões que temos publicado aqui nesse espaço. Nada que dez minutinhos de leitura nessa página e no histórico não resolva, para se atualizar.

Meu mp3 player nunca consumiu tanta pilha. Meu Winamp nunca foi tão utilizado. A sua função "shuffle" me surpreende mais do que a programação de muita rádio por aí.

Por esses dias, resolví experimentar um serviço de que já tinha ouvido falar há um certo tempo: A Last FM.

Pelo nome parece ser apenas uma webradio que disputa espaço com os outras milhares de rádios que transmitem pela web. Mas é bem mais que isso.

Funciona assim: Você instala um programa no seu computador que vai trabalhar em conjunto com seus tocadores de mp3 (na instalação você escolhe entre Winamp, WMP, iTunes, etc). Você cria também um perfil, uma página pessoal, que vai ser a sua porta de entrada para o site.

A partir daí, a Last FM "lê" todas as músicas que você ouvir no computador e marca no site, fazendo um ranking com as músicas e os artistas mais tocados, e vai criando vínculos com outros usuários que ouvem o mesmo estilo de música com a mesma frequência. O software da Last FM também vai mostrando a biografia do artista que está tocando naquele momento, com direito a lista de outros artistas relacionados e usuários que mais ouvem. É um Orkut, só que mais útil. Sem espaço para encheções e brincadeirinhas de gente que não tem o que fazer. Mas isso é só o começo.

Existem as "tags", ou palavras-chave, por onde você pode ouvir as músicas de que mais gosta em qualquer computador que tenha o Flash Player.

Ou seja, é a última palavra em termos de inteligência artificial a serviço da música. Além de "saber" o tipo de música de que você gosta, dá dicas de outros artistas relacionados, apresenta outros usuários que também gostam dele e ainda serve como uma webradio, com a programação montada por você?

Quer mais que isso?

www.last.fm

You Tube resgata também a memória do rádio

O site do momento não serve apenas para estorvar a vida da modelo Daniela Cicarelli. Ele tem servido como fonte para o cultivo da memória da televisão. A grande novidade é que o YouTube também tem arquivos que resgatam momentos do rádio. Os links abaixo apresentam uma entrevista histórica com Arnaldo Baptista, que hoje participa ativamente da reunião dos mitológicos Mutantes. O papo rolou na Bandeirantes, provavelmente no ano de 1981, mas não é possível precisar se foi no AM ou no FM. É quase certo que aconteceu antes do acidente que vitimou o músico. Por outro lado, o entrevistador é facilmente indentificável: Antonio Celso. A primeira parte traz uma introção musical antes da entrevista própriamente dita. Só estão disponíveis duas partes, e a segunda é cortada pela metade. Mesmo assim, trata-se de um precioso documento sonoro.

Arnaldo Baptista - Parte 1

Arnaldo Baptista - Parte 2

Música e interatividade

No post sobre o My Player, da Rádio Ipanema FM (RS), disse que não havia uma iniciativa nas rádios do eixo Rio-SP semelhante. Pois bem, a Eldorado FM tem o Empório 929 (lê-se nove, dois, nove). No hot site do programa, são colocadas 20 opções de música. O internauta pode escolher 12. As mais votadas tocam durante a atração, que é levada ao ar de segunda a sexta, às 13h. Não é uma experiência tão radical no que diz respeito a interferência do ouvinte no play-list, mas já é alguma coisa.

O site do Empório 929 está aqui.

quinta-feira, 11 de janeiro de 2007

Programa Bloko K, em nova rádio

Olá, amigos da Rádio Base, eu sou o Karioka Punk e este é o Bloko K.
O nosso podcast começou apenas como um quadro dentro de um programa em outra webrádio, e depois de algumas edições, tomou vida própria e passou a fazer edições completas. Com um certo sarcasmo e muita atitude o programa mantém o espírito 'do it youself', sempre apoiando bandas que pipocam a todo momento no cenário underground. Bloko K: ouça o kaos com muito barulho, entrevistas com bandas ou pessoas que fazem parte da cena underground, cobertura de gigs e lançamentos exclusivos. Não deixe de participar das promoções promovidas pelo programa com o apoio da Absurd Records e Lixeira Humana Zine.

http://punkradio.com.br/blokok/
BLOKO K # 01 2007 08/01
01- Ocho Bolas - Voy pal baron
02- I.R.A. - Explotados
03- I.R.A. - Funk facist
04- Dispepsia - Feliz Aniversario
05- Dispepsia - Rejeito o seu sucesso
06- Social Chaos - Incuravel, Progressivo e fatal
07- Sick terror- Inimigos por natureza
08- Sick terror - Peste catolica
09- Demian - O pacto
10- Demian - Quebrando a maquina
11- Black fleg - My Rules
12- Disorder - Bullshit everyone
13- The KLF e Extreme Noise Terror - 3 a.m eternal
14- DRI - The five year plan
15- Repudio CxGx - Explicar e aceitar
16- Discarga Violenta - Faça você mesmo
17- Discatga Violenta - Fama
18- Skarnio - Novo nome
19- Cambio Negro HC - Psicopatas de deus

Programa Crash Rock, número 23

O programa Crash Rock, número 23, com apresentação de Carlos Mattos e Kevin (vocalista da banda Tribunallº), vai ao ar nesta Sexta-Feira dia 12 de Janeiro!!! Para ouvir é simples. Basta acessar a Rádio Mundo Rock no endereço www.radiomundorock.net às 22h toda Sexta-feira e ouvir o programa. E se caso você perder o programa, é só clicar no link "Ouça os Programas" no site da rádio e ouvir o programa que fica disponível por uma semana!

Se você tem MP3 Player, você pode baixar também para ouvir depois,
no endereço http://crashrock.podomatic.com

Confira a Playlist desse programa:
Tribunall - Cor do Homem
Cabeçativa - Catador de Papelão
Lipstick - Cada segundo que eu tinha
Tribunall - Hoje a noite virou dia
Hevo 84 - A vida é minha
Efeito Garage - O Barraco
Tribunall - Câmera Lenta
Corvo Branco - Use e abuse
Longitude - Gabriela
Tontera - Roleta Russa
Véio do Saco - Homem de Tempestades

Não deixe de participar do programa, mandando seu pedido musical, sua sugestão, crítica ou material da sua banda no e-mail: programacrashrock@gmail.com

E para divulgar a agenda de shows da sua banda no programa, mande seu e-mail
para: programacrashrock@gmail.com

Aguardo vocês por lá!!!
Abraços,
Carlos Mattos - Programa Crash Rock
http://crashrock.podomatic.com - Crash Rock no seu MP3 Player
www.radiomundorock.net - Sexta - feira ás 22h
MSN messenger: carlos.eduardo.mattos@hotmail.com

Assista a TV e leve uma rádio de brinde

A partir do dia 25 de janeiro, aniversário da cidade, São Paulo terá mais uma emissora de TV em operação. Sob a marca TiViu será transmitida por um canal UHF para a capital e região metropolitana. Significa investimento inicial declarado de U$ 2,5 milhões das empresas Btools, Climatempo, Fractal e TVCanalInternet. Com i, a TiViu declara público-alvo os C, D e E. Pretende estar na rua "captando a diversidade da cultura brasileira". O projeto inclui como 2o passo uma emissora de rádio, a Ti-O-Vi, e uma revista mensal batizada Ti-Li.

Olha, a gente já ouviu tanta coisa, que o sertão vai virar mar e que o mar vai virar sertão, que nem sabe se acredita ou não nas histórias mirabolantes que surgem de todos os lado da web. Mas, se o prognóstico é verdadeiro, esta rádio NÃO VIRA.

Jovem Pan troca de diretor. Tá, e daí?

Luiz Augusto Alper volta a dirigir a Jovem Pan FM. Alper, que foi o responsável por colocar a Pan em primeiro lugar no segmento jovem, em 2005, costumava dizer que não era apenas por causa do sucesso do Pânico na TV, afirmava que a programação musical estava renovada e de acordo com o gosto de seu ouvinte. Concordo, acho que era mesmo um pouco dos dois fatores. Muita black music, pop, e o humor escrachado do pessoal do Pânico com audiência reforçada. Alper, que entra no lugar de Nivaldo Fernandes, ja dirigiu a Eldorado FM e a 89FM. (Blog Magaly Prado)

Xiii, molecada, vamos parar de insensar algumas "vacas sagradas" do rádio? A gente coloca o Zé Rolha na direção e aí a rádio vai melhorar. Não acho que seja assim que funcione. Ainda mais na Jovem Pan em que a gente sabe que, quem manda é o Tutinha e ponto final. Ao menor sinal de dor de barriga de Mister Tuta Jr, ou a uma eventual queda de faturamento, o diretor roda.

Certa vez, um leitor nosso disse que a Jovem Pan perdeu o bonde da história, como acontecera com a Rádio Cidade. A julgar pela última entrevista do seu proprietário na Playboy, a Pan FM vive no século passado, ou seja, está fadada a sumir junto com as demais se não se reciclar. Acho pouco provável que o senhor Alper aponte o caminho certo a seguir. Será que ele vai transformar a Pan numa rádio chinfrim de róqui? Não, este rótulo, na Pan, não cola, nem que seja para tocar daquele róqui mais sem-vergonha que existe.

De qualquer forma, o senhor Alper vai ter muito trabalho para por a casa da Pan "em forma" e fazê-la recuperar a "credibilidade".

Comando da Madrugada

Nem sempre as emissoras de rádio usam as possibilidades de interatividade com os ouvintes que a Internet proporciona. A Ipanema FM decidiu ir mais longe nessa questão e deixou a cargo de seus ouvintes a responsabilidade de fazer a programação musical das madrugadas. Para isso, ela incluiu em seu site o My Player (http://www2.uol.com.br/ipanema/myplayer/). Por meio dele, qualquer pessoa cadastrada poderá programar músicas e vinhetas a partir de uma lista com mais de 2800 músicas. “Essa lista está sempre aumentando, uma vez que os ouvintes nos mandam MP3″, explica Edu Santos, diretor da emissora. O cardápio eclético traz artistas dos mais variados estilos, característica da própria Ipanema. Convivem em harmonia nomes como Adoniram Barbosa, Depeche Mode, Bob Marley, Walverdes e Cachorro Grande, entre outros. Edu diz não ter encontrado uma proposta semelhante a essa em rádios do Brasil e de outros países. “Pesquisei muito e não vi nada paralelo ao que fazemos”. Do ponto de vista técnico, o processo não é trabalhoso. “Nós pegamos o programa V7 usado por muitas estações e criamos um jeito nosso e simples de colocar isso a disposição de nosso público”, afirma. No ar, o My Player consiste em blocos musicais com uma hora de duração cada e sempre com uma vinheta institucional separando cada música. Há sempre a possibilidade de entrar um bloco a mais, às 06H, o que pode ocorrer em casos de emergência. Quem estiver a fim de ajudar o projeto My Player a aumentar seu acervo pode mandar MP3 para: edusantos@ipanema.com.br

*

Esse é um texto meu que saiu na revista Bizz de setembro/06 (a que tem o John Lennon na capa). A sua publicação aqui serve para relembrar uma das grandes inciativas do ano passado naquilo que se convencionou chamar de "cross-media". Com um pouco de inteligência, o rádio pode usar a Internet como aliada, conseguindo dessa maneira fidelizar (só para usar um termo da moda) seu público. Pena que as emissoras do eixo Rio-São Paulo não pensem dessa forma.

quarta-feira, 10 de janeiro de 2007

Estréia

Olá para todos. É com grande prazer que atendo ao convite do chapa Marcos Ribeiro para postar aqui no Rádio Base. Para quem não me conhece, sou colaborador eventual de diversas publicações on-line, entre elas o Observatório da Imprensa. Escrevo também para as revistas Laboratório Pop e Bizz (aliás, tenho um blog solo no LabPop). Já participei deste espaço como leitor, mas agora como integrante fixo minha responsabilidade aumenta. De cara, posso antecipar que minhas participações por aqui terão três pilares de sustentação: informação, opinião e memória. Chega de papo furado e vamos ao que interessa.

terça-feira, 9 de janeiro de 2007

Os melhores podcasts estão aqui

Clique, ouça e conheça os melhores podcasts da internet. Acesse http://www.radiobase.org/radio/ e escute:

*Hélio Ribeiro, Banco Itaú e Frank Sinatra (Peças Raras);
*As últimas da Enchente, com José Simão, (Band News FM);
*You Tube: O tiro saiu pela culatra, com Barbara Gância, (Band News FM);
*As últimas da Bluebus (Band News FM);
*Ricardo Schott fala sobre os anos selvagens de Gal Costa (Revista Bizz);
*Magaly Prado explica o que é podcast;

segunda-feira, 8 de janeiro de 2007

Sem recursos, Rádio Haroldo de Andrade perde Cidinha Campos

Uma grande perda para o rádio do Rio e para a própria Haroldo de Andrade AM 1060: a radialista Cidinha Campos deixou a emissora na virada para 2007. Recebemos este depoimento de um funcionário que trabalha com ela: "Eu trabalho com a Cidinha Campos e posso falar o que aconteceu! Bom, ela realmente estava muito cansada, já que a rádio não dava a estrutura que ela precisava para o seu programa, ela queria um redator há um bom tempo e por problemas financeiros a rádio não podia contratar o redator. E com isso ela estava acumulando trabalho e assim se cansou muito! É isso ai gente! As nossas manhãs ficarão mais vazias. Assim que eu souber de alguma novidade irei falar com vocês. Obrigado. Abraços a todos."

Ainda sobre a Cidinha, pode ser que ela retorne à recém-reativada Manchete AM 760.
Vamos torcer pelo retorno de Cidinha Campos. Mesmo ocupada com seu novo mandato de deputada estadual pelo PDT, ela não quer deixar tão cedo o rádio.

Quanto à Haroldo de Andrade AM, sabemos das dificuldades que o Mestre Haroldo ainda tem com sua emissora. É mesmo difícil manter uma rádio dessas, enfrentando a burocracia estatal sem ter alianças com a direita reacionária ou a esquerda demagógica, e enfrentando ainda a pressão das rádios concorrentes. E o sinal da Haroldo AM continua abaixo do sofrível. Mesmo assim, continuemos dando um voto de confiança ao Mestre Haroldo. (Sítio Tributo ao Rádio do Rio de Janeiro)

--------------------------------------------

E a história se repete: mais uma vez, um grande nome do rádio é obrigado a deixar seu precioso espaço porque a emissora em que trabalha não tem condições de contratar um profissional à sua altura para ajudá-lo, tão pouco pode fornecer uma infra-estrutura decente. E que não seja por falta de gente talentosa para ocupar essas vagas lá no Rio ou em qualquer outro grande mercado. O que não falta por aí são ótimos Profissionais de Rádio desempregados. Esperamos, sinceramente, que a tal nova Manchete dê o que a Cidinha tanto merece e precisa e que a Rádio Haroldo de Andrade não perca mais profissionais por motivo tão "fútil".

Congresso autorizou 1.081 rádios comunitárias desde 2003

Por Laura Schenkel em 30/12/2006

Reproduzido do boletim e-Fórum nº 134, de 23/12/2006, do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação

Levantamento revela dados anuais sobre concessões, permissões, autorizações e renovações de outorgas de 1999 a 2006. A aprovação de rádios comunitárias representou 63,68% dos novos veículos licenciados neste período. As 174 novas emissoras de TV aprovadas quase duplicaram o número existente em 1998.

A análise do levantamento realizado pelo Epcom – Instituto de Estudos e Pesquisas em Comunicação, associado ao FNDC, indica que o predomínio das autorizações de rádios de baixa potência está relacionada a três fatores: popularização da lei da radiodifusão comunitária, promulgada em 1998, a exaustão do modelo de exploração da radiodifusão comercial, que arrecada menos de 5% do bolo publicitário brasileiro, e a existência de prefeitos e deputados que utilizam o rádio para manutenção de sua base eleitoral.

O comparativo de aprovação de outorgas pelo Congresso Nacional entre os governos de Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva evidenciam que no primeiro mandato de Lula foram autorizadas mais rádios comunitárias – 1.081 no governo petista ante 709 do presidente tucano; ao mesmo tempo a renovação de outorgas e concessões de veículos comerciais quase duplicou, passando de 171 para 352.
De acordo com levantamento do Epcom, o número de outorgas aprovadas no governo Lula representou 60% das 2.811 concessões, permissões e autorizações liberadas nos últimos oito anos. O aumento se deu tanto no número de rádios comunitárias, quanto FMs, AMs, OCs e OTs. Somente os decretos legislativos relativos a emissoras de TV diminuíram neste governo. Das 174 novas geradoras de sons e imagens, 77 foram aprovadas de 2003 a 2006.

Para Clementino Lopes, da coordenação nacional da Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária (Abraço), os números relativos às rádios comunitárias não são animadores. "Pode-se dizer que há um avanço, porque já temos 2,5 mil rádios comunitárias autorizadas", afirma. O advogado reitera, entretanto, que as reivindicações do movimento são pouco atendidas lembrando que existem mais de 13 mil pedidos de rádios de baixa potência tramitando no Ministério das Comunicações.

Moeda de governabilidade - Os critérios para aprovação são diferentes para as rádios comunitárias e para as emissoras comerciais. "Muitas rádios recebem aprovação por critérios eleitorais ou políticos", lembra o integrante da Abraço. Conforme o levantamento do Epcom, um número expressivo de emissoras foram aprovadas nos dois anos finais do segundo mandato de FHC, enquanto se percebe o inverso no governo Lula.

A distribuição de outorgas é tradicionalmente vista como uma moeda de troca na política. Na análise do Epcom, no caso de FHC a liberação em massa de emissoras entre 2001 e 2002 pode ter sido provocada por necessidades eleitorais, repetindo o padrão verificado ao final do governo de José Sarney, que distribuiu 1.028 concessões e permissões de 1985 a 1988. No caso de Lula, a distribuição de outorgas no início do mandato pode ter servido como garantia de governabilidade.

Na contramão - Pressionandos pela opinião pública, o Parlamento parece estar revendo suas posições em relação à liberação desenfreada de emissoras. Durante a última sessão da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara, nesta semana, ocorreu um fato inédito. Os deputados rejeitaram em bloco pedidos de novas outorgas e renovação de 83 emissoras de radiodifusão. De acordo com a imprensa, a atitude dos parlamentares foi uma demonstração de força em relação ao ministro das Comunicações, Hélio Costa, que retirou da Comissão 225 processos de renovação. Agora, o plenário do Câmara terá que votar os projetos individualmente, em votação nominal. Para rejeição, terá que haver o voto de dois quintos dos deputados.

Pergunta: haverá tantos ouvintes para ouvirem tantas emissoras novas de rádio?

Quem disse que o "beija-mão" é só privilégio da direita, hein?

A consolidação do mito no segundo mandato

A festa da posse parecia preparada para reforçar a imagem mitológica do líder adorado pelo povo porque conhece a realidade da pobreza e da exclusão social. Ficou aquém do planejado, mas deixou o projeto alinhavado.

Não é fácil mudar as tradições do poder. Mas a segunda posse do presidente indicou um esforço nesse sentido, observado em alguns detalhes. Em uma bancada no mezaninho do terceiro andar do Palácio, encaixada entre a equipe da Radiobrás, que trabalhava na edição das imagens de TV geradas, e a equipe da Rádio Bandeirantes, uma dupla de ativistas do movimento pela democratização das comunicações transmitia a posse para uma rede de mil rádios comunitárias, inclusive da Espanha e de Moçambique.

“É a primeira vez que as rádios comunitárias participam da cobertura da posse do presidente da República”, comentou Joaquim Carvalho, diretor jurídico da Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária (Abraço), que fazia o papel de âncora da transmissão. Eis a permeabilidade do Palácio conclamada por Lula. (Blog Magaly Prado / Agência Carta Maior Notícias)


Curioso, não é? Será que esta rede de "Rádios comunitárias" estiveram presentes nas duas posses do presidente Fernando Henrique, o príncipe? Tenho a impressão de que não. Se estiveram, não fizeram mais do que a obrigação. Afinal, são concessões públicas. Do contrário, creio que tal iniciativa não passa de mero expediente do "beija-mão", prática corrente da direita tupiniquim e execrada por seus detratores.

Agora que me lembrei de um detalhe: no mesmo dia e hora, tomavam posse também alguns governadores de partidos que fazem oposição ao governo neo Lulalá. Será que alguma rádio comunitária se interessou em cobri-los ou este privilégio foi só para detém ou se alinha ao "poder central" ? E se o próximo presidente não for de um partido progressista de tendência "popular"? Essa "cadeia verde-amarela alternativa" estará na posse?

Não entendi o que o excelso rdator da agência Carta Maior quis dizer com "não é fácil mudar as tradições do poder. Mas a segunda posse do presidente indicou um esforço nesse sentido, observado em alguns detalhes." Isso significa dizer que os chamados "movimentos populares" que se dedicam à radiodifusão estão mudando de postura, ou seja, vamos fazer igual ao que os nossos "adversários" sempre fizeram e que nós sempre criticamos? Por favor, se alguém puder desenhar pra mim....

A nova rádio do governo Lulalá

Olá, Marcos,

Começando o ano novo, o governo brasileiro parece disposto a explorar melhor a mídia rádio, que tão bem ajudou o presidente Lula em sua caminhada pela reeleição (dentre as poucas entrevistas coletivas que deu, o presidente falou muito mais p/ as rádios do que para os jornais). Vejam a nota publicada no jornal Estado de São Paulo, dia 04 de janeiro. O que acham? Parece interessante.

Abraço,
Alessandro Pereira
Jundiaí - SP


Hélio Costa quer criar rede de rádio estatal no País
Projeto pode acabar com ´A Voz do Brasil´, segundo ministro das Comunicações

Por Gerusa Marques

SÃO PAULO - O governo estuda criar um sistema público nacional de rádio, que alcance todo o País, informou o Estado. Os detalhes do projeto serão apresentados ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no início de fevereiro, pelo ministro das Comunicações, Hélio Costa. A idéia é ampliar a estrutura federal já existente na Rádio Nacional, que pertence ao Sistema Radiobrás.

"Acho que, no momento em que se criar essa estrutura do rádio nacional, você pode começar a conversar sobre a possibilidade de acabar com A Voz do Brasil", disse o ministro. Todas as emissoras de rádio do País são obrigadas por lei a transmitir, diariamente, o programa radiofônico A Voz do Brasil, que divulga notícias do governo federal, do Congresso e do Judiciário.

Para alcançar todos os municípios brasileiros, segundo o ministro, a intenção é fazer convênios com prefeituras, câmaras de vereadores, governos estaduais ou entidades. Costa disse que esse projeto já é tecnicamente possível, mas terá melhores condições de ser implantado com o lançamento do rádio digital, previsto para este ano.

A proposta deverá acompanhar o detalhamento da criação da rede pública de TV digital, prevista no decreto que definiu regras para a implantação do novo sistema de televisão.

domingo, 7 de janeiro de 2007

Banda Calypso, não dá!!!!!!!!

Para quem diz que é mentira que rádio pirata causa interferências nas comunicações entre aviões e torres de controle, o Fantástico acabou de mostrar uma reportagem com gravações exclusivas das interferências.
Um avião vem chegando no aeroporto de Guarulhos, quando de repente tem o seu sistema de comunicação invadido pela música da Banda Calypso, tocada por uma rádio pirata da região.
Faltou, por parte da reportagem, uma crítica à Anatel e à Polícia Federal, que não fiscaliza esse tipo de problema. Chegou-se a mostrar até relatórios com as interferências, com frequência, data e hora, mas... e aí? O que se faz? Ter isso somente no papel não resolve o problema.
Agora, fico imaginando o piloto ouvindo Banda Calypso na cabine... isso tira a concentração de qualquer um!

sábado, 6 de janeiro de 2007

Mais uma rede estatal vem aí

Governo pode criar rede estatal de rádio
Marcelo Tavela, do Portal Comunique-se

O Ministério das Comunicações pretende criar uma rede estatal de rádio que alcançará todo o território nacional. A proposta, que será encaminhada ao presidente Lula pelo ministro Hélio Costa em fevereiro, foi antecipada na edição de quinta-feira (04/01) dos jornais Folha de S. Paulo, O Globo, O Estado de S. Paulo e Valor, e pretende ampliar a estrutura já existente da Rádio Nacional, que pertence à Radiobrás. Um das conseqüências seria o fim do programa “A Voz do Brasil”.

“Acho que, no momento em que se cria essa estrutura, você pode começar a conversar sobre a possibilidade de acabar com A Voz do Brasil”, afirmou Hélio Costa, segundo O Estadão. Atualmente, todas as rádios do País têm que transmitir o programa criado por Getúlio Vargas em 1935 entre 19h e 20h, de segunda a sexta-feira.

O ministro garantiu que o projeto já é tecnicamente viável, e que seria feito através de convênios com prefeituras, governos estaduais e outras entidades, inclusive privadas. No entanto, Costa pretende lançar rede de rádios após o lançamento do rádio digital, que deve acontecer ainda este ano. Os recursos necessários seriam provenientes do orçamento da União.

Radiobrás - O presidente da Radiobrás, Eugênio Bucci, afirmou que a empresa ainda não foi oficialmente comunicada sobre o plano, e que não pode opinar, mas disse que são necessárias novas emissoras para que se possa cobrir todo o Brasil. “Já encaminhamos pedidos para novas emissoras ao Ministério das Comunicações há três anos”, informa. Sobre a substituição de “A Voz do Brasil”, Bucci crê que seja algo necessário. “Pessoalmente, acho o formato do programa antiquado, que já foi superado”, opina.

TV - Outro objetivo do Ministério é a criação de uma rede de TV pública, também atingindo todo o Brasil. Segundo O Globo, o decreto presidencial que determinou o padrão japonês para a TV digital reservou as freqüências 60 a 69 para a televisão pública. A criação de um sistema nacional público de jornalismo foi uma das sugestões do jornalista e professor Bernardo Kucinski em texto publicado no ano passado, criticando a Radiobrás.

"Ação promocional" virtual. Será que cola?

Mais uma vez, a Warner Music Brasil sai na frente. Em parceria com a Rádio Mix, a gravadora vai produzir uma Tour Virtual de Seis shows do Canto dos Malditos na Terra do Nunca, que serão transmitidos ao vivo pela internet. Serão seis apresentações diferentes do grupo baiano, feitas nos dias 13 a 18 de janeiro especialmente para a transmissão diária na rede mundial de computadores. Os shows serão exibidos sempre às 20hs. É a primeira vez que um artista brasileiro se lança numa empreitada deste tipo, uma atitude pioneira que certamente se transformará em referência no mercado fonográfico nacional. A transmissão ficará a cargo da TV Ao Vivo .

Os shows terão a duração de 40 minutos a 1 hora e poderão ser acessados de quatro "lugares" diferentes - os sites do Canto (http://cantodosmalditos.com.br ), da Warner Music Brasil ( www.warnermusic.com.br ), da Mix FM (www.mix.fm.br ) e do Imusica ( www.imusica.com.br ). O público poderá interagir bastante, já que um Lap Top e um celular ficarão à disposição do Canto dos Malditos para o grupo receber - durante a apresentação - e-mails, Torpedos, comunicação via Skype e através de ferramentas de mensagens instantâneas como o MSN Messenger. Assim, os ouvintes poderão pedir as músicas que preferirem. Os ouvintes poderão ainda escolher o repertório que o Canto dos Malditos vai apresentar nas aberturas dos shows do Simple Plan, além de decidir, através de enquête nos sites acima, qual música do CD do Canto vai entrar na programação da Rádio Mix a partir do dia 22 de janeiro.

Como parte da estratégia promocional, o clipe e a música de "Olha minha cara" estarão disponíveis para download grátis no site da Mix. Lá, o internauta também terá acesso a cinco músicas, na integra, do Canto dos Malditos em streaming para degustação. Quem assistir às transmissões poderá ainda concorrer a ingressos para o show do Canto dos Malditos na Terra do Nunca e do Simple Plan em São Paulo ( 20/01). Na verdade, mais do que um ingresso: o internauta assistirá o show do palco com direito a visita ao camarim da banda. Os shows serão feitos em São Paulo e a transmissão suporta cerca de 50 mil acessos simultâneos. (Warner Music Home Page)

--------------------------------

Será que esta ação promocional vai colar, hein, rapaziada? De qualquer maneira, seria bom que desse certo, porque o rádio precisa se reinventar urgentemente. Aguardemos os resultados.

Quem diria: o Jabá quer atacar a blogsfera!!!!

Blogs começam a atrair a atenção de empresas

Refletindo a consolidação dos blogs como veículos de comunicação, diversas empresas começam a perceber seu potencial mercadológico e a investir na blogosfera mundial. Além de acordos com sites de compra, como Mercado Livre e Submarino, e com o Google, que paga para quem ostentar links de patrocinadores, agora os próprios blogueiros estão sendo alvo de ações de relações públicas e uma prática que acompanha o jornalismo desde sua gênese já começa a dar as caras no mundo virtual: o jabá.

Grandes empresas já reconhecem o peso desses formadores de opinião e investem em ações de relacionamento diretamente com os blogueiros. Carlos Merigo, responsável pelo Brainstorm #9, que cobre a publicidade, foi um dos que recebeu no final do ano passado um computador equipado com o Core 2 Duo, novo processador da Intel, sem que a empresa exigisse que ele publicasse qualquer texto sobre o tema. Merigo teve 30 dias para testar a máquina e nesse período escreveu em seu blog que sentiria saudades do computador quando voltasse a usar seu “velho e surrado PC”.

Sem exigir nada em troca e com um custo muito inferior ao da publicidade tradicional, as empresas fortalecem suas marcas através da avaliação dos blogueiros presenteados. A credibilidade de uma análise independente agrega valor ao produto que está sendo divulgado. “Um blogueiro conhece o publico que tem, ele fala para nichos bem específicos, para o publico que a empresa quer atingir. Além disso, ele passa mais credibilidade para seus leitores, porque possui, por meio da janela de comentários, um contato direto com seu público”, afirmou Alexandre Inagaki, do Pensar Enlouquece.

Pela culatra
Porém, para a estratégia ser bem sucedida, o produto deve cumprir com suas expectativas ou é certo que a resposta da blogosfera, que ainda não demonstra indícios de rabo preso, será proporcional ao resultado obtido. Fazendo a divulgação do filme “Serenity”, a Universal convidou blogueiros para a pré-estréia do filme, com a condição de que os que aceitassem deveriam publicar um parágrafo já elaborado sobre a obra, contendo inclusive um link para o site oficial.

Segundo o Brainstorm #9, na semana de estréia de “Serenity” foram computados 14 mil posts sobre o tema, sendo que grande parte deles criticavam não só o filme como também a política da empresa de vincular a entrada na pré-estréia à publicação de conteúdo produzido pela agência de relações públicas da Universal.

Em dezembro de 2006, a Microsoft presenteou 90 blogueiros dos EUA com um laptop vermelho, que possuía escudos da Ferrari, desempenho altíssimo e o Vista, o sistema operacional que deve substituir o Windows. As suspeitas de que a generosidade da Microsoft seria para comprar a opinião de seus agraciados gerou tantas críticas que no dia seguinte a empresa entrou novamente em contato com os blogueiros, aconselhando-os que devolvessem ou doassem o computador.

A emenda terminou pior do que o soneto e muitos blogueiros acabaram atacando duramente a empresa por sua atitude. Marshall Kirkpatrick, responsável pelo blog homônimo, escreveu um post indignado retratando a mudança de postura da Microsoft. “E pensar que eu quase joguei o meu no meio da rua 10 minutos depois de começar a tentar usá-lo”, escreveu. E concluiu demonstrando a consolidação do poder que os blogs já alcançaram em seu país: “Não posso acreditar que eles estão me pedindo para não ficar com ele [o computador]. Que tipo de reação da blogosfera eles estão esperando?”.

Transparência e credibilidade
Alexandre Inagaki aponta que, para manter sua credibilidade, um blogueiro deve expor as condições em que o post foi escrito, deixando claro qualquer tipo interferência que possa influir em seu texto. O autor do Pensar Enlouquece disse ainda que não devolveria o computador para a Microsoft e que provavelmente realizaria um concurso entre seus leitores para repassar o regalo.

Wagner Martins, o Mr. Manson do humorístico Cocadaboa, faz coro sobre a necessidade de clareza nesse tipo de interferência material no processo de redação de um post. Martins foi convidado para fazer parte de uma ação promocional de uma marca de desodorante, que consistia em participar de um jogo online e oferecer suas colocações a respeito. No texto, Martins opina sobre sua participação e também afirma, ainda que de forma velada, que recebeu dinheiro para participar daquilo, escrevendo que “finalmente a minha fama de ser um dos blogueiros mais fedorentos do Brasil trouxe dividendos”.

Fonte: Portal Comunique-se

terça-feira, 2 de janeiro de 2007

Interrompemos a retrospectiva 2006 da Rádio Base para...

... indicar mais um podcast!
Guarde mais um espacinho no seu HD ou no seu mp3 player para os arquivos da Marcia Bechara.
O samba também pede passagem nesse podcast, mas também cede espaço para outros ritmos, brasileiros ou não.
Destaco o programa 3 e o 8. No terceiro, Marcia conta a história do compositor Assis Valente e aproveita para mostrar uma música de sua autoria, gravado por Aracy de Almeida. Na sequência, João Gilberto e o polêmico Bonde do Rolê, o grupo curitibano que faz funk carioca. Ou você ama ou odeia.
No oitavo programa, Marcia Bechara coloca no moedor Carmen Miranda e Preta Gil, entre outros. Pra fechar, o finado mais boa praça dos últimos tempos, James Brown.
A questão técnica deixa um pouco a desejar. O áudio, aparentemente gravado com microfone de computador, apresenta ruído. Mas o conteúdo compensa.
Acesse e ouça: http://marciabechara.podomatic.com/.
E um ótimo 2007 a todos.

Resumo da ópera - Junho

Esta é mais uma parte do Resumo da Ópera - Retrospectiva no rádio em 2006. Vamos ao mês de junho.

Morre, aos 77 anos, o radialista Fiori Giglioti - Ricardo Valota, da Agência Estado

SÃO PAULO - Dono do famoso bordão "Agüeeeenta coração!!!", morreu no início da madrugada desta quinta-feira, aos 77 anos, em São Paulo, Fiori Giglioti, um dos mais importantes narradores esportivos da história do rádio brasileiro. Fiori estava internado desde sexta-feira passada no Hospital Alvorada, em Moema, na zona sul da cidade, onde passou por uma cirurgia de intestino em decorrências de complicações de um câncer de próstata. Na segunda-feira, Fiori foi transferido para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e morreu à 0h40 desta madrugada.

Afinal, a Alemanha está no clima da Copa ou não está? - Enquanto as redes de televisão que vão transmitir os jogos da Copa da Alemanha se esmeram em passar um clima de festa - e até de "já ganhou" da seleção canarinho - eis que a repórter Mariana Ferrão, recém chegada àquele país, confessa ao âncora Ricardo Boechat, da Band News FM, que não sentiu esse alvoroço todo por parte dos alemães, pelo menos nas ruas de Frankfurt.

O Jabá está ameaçado! (nos EUA) - EMI pagará US$ 3,75 mi em investigação sobre "jabás"
da Efe, em Nova York

A gravadora EMI pagará US$ 3,75 milhões e revisará suas táticas promocionais em virtude de uma investigação sobre pagamentos ilegais a emissoras de rádio --popularmente conhecidos como "jabás"--, informou hoje a promotoria de Nova York. O escritório do promotor Eliot Spitzer chegou a um acordo extrajudicial com a EMI Music North America em que esta se compromete a suspender pagamentos e outras compensações para que emissoras de rádio tocassem com mais freqüência músicas de alguns artistas.

Cobertura da Copa - Band AM - O que importa é fugir do Galvão. Mesmo com o pequeno delay que há entre as transmissões da TV e do rádio, eu ví pela Globo e ouví pela Bandeirantes AM. E foi muito bom. A equipe da Band está redondinha, com o grande Jose Silverio (que esses dias participou até d'A Praça é Nossa!) narrando brilhantemente e Mauro Betting com seus comentários precisos.

"O Brasil não vai ganhar a Copa" - Lembro-me como se fosse hoje. O humorista Beto Hora profetizou no programa Na Geral, quando esta atarção ainda passava na Brasil 2000 FM, que o Brasil seria pentacampeão no Japão. Porém, na copa seguinte, a da Alemanha, o Brasil não levaria o hexa campeonato. Talvez o campeão seja um país da Europa.

Globo FM inicia transmissões em Curitiba - Bia Moraes, de Curitiba - portal Comunique-se - Um show do grupo Paralamas do Sucesso, para cerca de 2 mil convidados, no teatro Guaíra, em Curitiba, na noite desta quarta-feira (28), marcou o lançamento da mais nova rádio a entrar no dial na capital paranaense. A Globo FM inicia as transmissões à zero hora deste sábado (01) pela freqüência 93,9 Mhz com uma programação prioritariamente musical.

Nova webradio gay na área! - A Rádio Hype está transmitindo, ainda em caráter experimental e de testes, a partir de seu site: http://www.radiohype.com.br/. A emissora é voltada ao público GLBT (Gays, Lésbicas, Bissexuais e Transgêneros) mas pretende não excluir os ouvintes que não abracem essa causa.

Resumo da ópera - Maio

Esta é mais uma parte do Resumo da Ópera - Retrospectiva no rádio em 2006. Vamos ao mês de maio.

Independentes no rádio - Hoje pela manhã ouvi na Rádio Globo que representantes de bandas e artistas independentes se encontraram com o Ministro Gilberto Gil para protestar (mais uma vez!) contra o jabá e cobrarem mais espaço nas rádios. Ainda segundo a Rádio Globo, Gil afirmou que não teria muito o que fazer, já que as rádios têm fins comerciais, mesmo sendo concessões públicas. O Ministro disse que, o que ele pode fazer é instituir uma espécie de “cota para independentes” na programação das rádios. Solução um pouco estranha essa, não?

Bob Dylan ataca no rádio - Bob Dylan estréia hoje, dia 3, em uma rádio via satélite dos EUA. O tema de estréia da série "Theme Time Radio Hour With Your Host Bob Dylan" é clima. Ele vai receber convidados como Elvis Costello. Saiba mais lendo a matéria de Bernardo Araujo, de O Globo, no Globo Online. (Magaly Prado, no Uol)

Alto Falante ganha versão radiofônica - A partir do dia 30 de abril às 22h, a versão radiofônica do programa Alto-falante passa a ser veiculada na rádio 98 FM, de Belo Horizonte (98,3). O programa terá uma hora de duração e será apresentado aos domingos. O projeto da versão radiofônica do Alto-falante começou em junho de 2005 na webradio Pelo Mundo, onde continua até hoje em dois horários na sexta-feira (9h30 e 21h30).

A nova programação da Gazeta AM - Começou hoje a nova programação da Gazeta AM (890). Zé Bétio, querido por legião de ouvintes, estreou das 5h às 8h. Seu irmão Oswaldo Betio veio para comandar das 14h às 16h.

Rádios poderão escolher horário da Voz do Brasil - A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta feira, dia 10, um projeto de lei que permite às emissoras de rádio escolher o horário em que transmitirão 'A Voz do Brasil'. O programa, que hoje tem veiculação obrigatória entre as 19h e às 20h, poderá ser transmitido entre as 19h e às 22h.

Globo FM de volta ao dial - A Globo FM está de volta ao dial. Na próxima segunda-feira, dia 15, a rádio estréia em Maringá, na freqüência 97,9 FM. A novidade faz parte da estratégia do Sistema Globo de Rádio de estabelecer uma nova rede nacional, seguindo o modelo bem sucedido da CBN, presente em 24 cidades.

Aniversário da Rádio Bandnews FM - No próximo sábado, 20 de maio, a rádio BandNews FM completa 1 ano no ar. Apesar de um começo difícil, a data merece ser comemorada. Afinal muito do apresentando inicialmente foi modificado e o esquema de um novo jornal a cada 20 minutos parece ter encontrado o seu espaço no dial.

Pânico em SP!!!!!! - Vendo e vivenciando os últimos acontecimentos em São Paulo, lembrei-me de uma antiga página do cancioneiro nacional denominada "Pânico em SP", gravada em 1986, pela profética banda Punk Inocentes. Em caso de a 89, ou a Brasil 2000 ou a Kiss não tocarem esta canção, eis a aqui a letra.

Inocentes
"Pânico em SP"
Do LP - Pânico em SP
©1986 Warner Music

As sirenes tocaram
As rádio avisaram
Que era pra correr
As pessoas assustadas
mal informadas
Puseram a fugir... sem saber do quê
Pânico em SP, pânico em SP, pânico em SP

Radiodifusores preparam nova associação - Um grupo de radiodifusores se reuniu na semana passada para lançar as bases de uma associação em prol do rádio digital. A idéia é trocar experiências, manter contato com os fabricantes nacionais de receptores (para incentivá-los a produzir aparelhos capazes de captar os sinais digitais) e até com bancos, a fim de conseguir linhas de crédito para o financiamento da digitalização das emissoras menores.

Resumo da ópera - Abril

Esta é mais uma parte do Resumo da Ópera - Retrospectiva no rádio em 2006. Vamos ao mês de abril.

Programa "Agora Vai" estréia na Rádio Nação - Este mês estréia do Programa “Agora Vai”, o Programa de Rádio do site www.mp3magazine.com.br!!! A partir de agora, você vai ficar por dentro dos lançamentos, novidades, curiosidades e tudo o que cerca a rica e fascinante cena musical independente brasileira, além, é claro, de ouvir a melhor música do país, totalmente livre de jabás!!! Toda segunda-feira, às 22h, o programa será transmitido pela Rádio Nação, de Recife-PE, no endereço http://www.radionacao.cjb.net

Rádio quer mudar horário da Voz do Brasil - O presidente da Câmara dos Deputados, Aldo Rebelo (PCdoB-SP), se encontrou com representantes de emissoras de rádio nesta segunda, dia 3, em São Paulo, para discutir a flexibilização do horário de transmissão da Voz do Brasil. "O programa cumpriu um papel importante, de informar a população sobre fatos de interesse dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, mas hoje os três poderes dispõe de outros meios, como canais de televisão, rádios e jornais", lembrou Rebelo, que participou de almoço oferecido pela Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e Televisão (Abert)

Livro dos 50 anos da APCA - A APCA lança no Teatro Municipal de São Paulo, o livro APCA 50 Anos de Arte Brasileira que resgata a história da entidade e todas as premiações. Com 168 páginas, editado em parceria com a Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, o livro é fruto de um árduo trabalho de pesquisa. O registro histórico do mais prestigiado prêmio brasileiro reúne mais 2.500 premiados, entre artistas, companhias, produtores, curadores, além de relacionar todos os jornalistas que os distinguiram.

Ricardo Noblat estréia na Rádio Eldorado AM - O jornalista Ricardo Noblat estréia na Rádio Eldorado AM para fortalecer ainda mais o quadro de colunistas da emissora. A partir desta terça-feira, dia 4, os ouvintes poderão acompanhar os informativos diários do Noblat durante o Jornal Eldorado 1ª edição, que vai ao ar de segunda a sábado, das 6h às 10h, na Eldorado AM (700 kHz).

Das raquetadas para as ondas do rádio - Na ficção ele já viveu, entre outros, um doido que dava raquetadas na mulher e um ex-seminarista que apanhava do pai. Agora, o ator Dan Stulbach aguarda ansioso a hora de mostrar-se sem personagens, como fará em sua estréia no universo radiofônico. "Fiquei em pânico quando vi que teria de ser eu mesmo em público", diz. A partir do dia 21, Stulbach e três amigos não famosos ocuparão uma horinha toda sexta na programação da CBN. Eles vão comentar os assuntos mais quentes da semana no programa de variedades Fim de Expediente. (Veja São Paulo, abril de 2006)

Os manos dão duplo expediente no grupo Band - Ouça o "Forró da Nativa", na Nativa FM, das 0h às 4h com Mano Véio e Mano Novo. Ouça o "Forró da Band", na Band FM, das 4h às 6h com Mano Véio e Mano Novo. Não, eu não me enganei. É isso mesmo que você leu. A dupla de paraibanos dá expediente duplo de segunda a sábado nos estúdios da Rede Bandeirantes de Rádio. Tudo culpa das últimas aquisições do grupo Bandeirantes de Comunicação. Além de pertecerem ao mesmo dono e serem vizinhas do dial, Band e Nativa possuem o mesmo perfil de programação e os estúdio ficam lado a lado, pelo menos no mesmo prédio.

Nova sede da Mix FM - A Rádio Mix FM tem um novo endereço. A nova sede da emissora está localizada na Rua Vergueiro, 1211, no Paraíso. Em seu novo prédio, a Mix construiu instalações e estúdios ultramodernos com o que de melhor a tecnologia pode proporcionar ao meio hoje. Entre projetos e toda a obra, a nova sede da Mix levou 12 meses para ser finalizada. São seis estúdios, sendo um para a Mix São Paulo, um para a Rede Mix, e os demais para produção, todos equipados com mesas e equipamentos totalmente digitais.

O sucesso da Transamérica em Minas - A rede de rádios Transamérica Pop chegou a uma das maiores e mais importantes cidades do país: Belo Horizonte, em Minas Gerais. Desde o dia 16 de abril, a capital mineira passou a receber o sinal da Transamérica Pop no dial FM, na freqüência 88,7 MHz.

Desligue a TV e vá ouvir rádio! - Não sei se você já viu por aí, mas estamos na Semana do Desligue a TV, acontecimento anual que sugere a retirada da televisão do cotidiano das pessoas. Até o dia 30 de abril, o site http://www.desligueatv.org.br/ sugere diversas atividades para substituírem tão sedentário hábito. E, por incrível que pareça, a primeira solução lembrada pelos editores do site é OUVIR RÁDIO!

Brasil 2000 prepara nova programação - Após quase um ano de transmissão simultânea da programação matinal da Rádio Bandeirantes AM/FM, a Brasil 2000 desfaz o acordo operacional e desde da semana passada voltou a ter programação própria no horário das 6 às 10h, de segunda à sábado. Este blog apurou que sua instituição mantenedora pretende mudar o perfil da programação, tornando-a um pouco mais pop, a fim de conquistar uma parcela maior do seu público alvo - ouvintes da classe A, B e até C, com idade entre 15 e 29 anos.

segunda-feira, 1 de janeiro de 2007

Resumo da ópera - Março

Esta é mais uma parte do Resumo da Ópera - Retrospectiva no rádio em 2006. Vamos ao mês de março.

Radialista é esfaqueado em Campinas - O dono da Rádio Líder de Campinas Euclides Pexe foi esfaqueado na sede da emissora na manhã desta sexta-feira, dia 10 de março. Pexe, que é pai do vereador Rivail Pexe, estava ao telefone quando foi supreendido por um funcionário, que trabalha há muito tempo na rádio. A polícia ainda não divulgou o motivo do crime.

A entrevista de Tutinha para a Playboy - Se você não comprou, vá correndo até a banca mais próxima para adquirir a Playboy, de fevereiro. Leia a entrevista com Tutinha, o todo poderoso da Jovem Pan e do programa "Pânico na TV". Surpreenda-se com as revelações que ele faz sobre o mundo do rádio. http://www.playboy.com.br

The Big Boy Show - esse é da pesada! - Tutinha e Milton Neves em entrevistas para a Playboy, webradios na TV Gazeta... e agora é a vez do (sem trocadilhos) grande Big Boy na edição deste mês da revista Bizz (com o Oasis na capa)! Num texto didático e esclarecedor, Ayrton Mugnaini Jr traça um perfil rico em detalhes do precursor das rádios rock do Brasil. Newton Duarte (o nome verdadeiro do Grande Garoto) foi programador e locutor da Mundial, era a figura por trás da Eldopop, escrevia sobre Rock n'O Globo, fazia aparições no Fantástico e no Jornal Hoje e promovia os Bailes da Pesada, evento itinerante que levava o Rock, o Soul e o Funk (do bom!) para as massas da periferia do Rio de Janeiro.

Zona FM, a Rádio das Prostitutas - Depois da Daspu -grife de roupas lançada por prostitutas cariocas-, as profissionais do sexo ganharam um veículo de comunicação para expor suas idéias. A Aprosba (Associação das Prostitutas da Bahia) anunciou ontem à noite que vai explorar uma rádio FM, cuja concessão foi obtida por um convênio com o Ministério da Cultura. A emissora, que deve entrar em operação até o fim de abril, será a primeira rádio dirigida por uma associação de prostitutas no Brasil, diz a coordenadora-geral da entidade, Fátima Medeiros, 38. (Folha de São Paulo)

Lançada agência de podcasts - Roberto Miller Maia lançou no mercado a Agência Pode!, especializada na produção de podcasts e videocasts. Explorando todas as possibilidades desse formato, a agência pretende trabalhar para os mais diversos tipos de público, desde o que quer pura e simplesmente ouvir um podcast musical como forma de entretenimento até aquele que procura um curso de idiomas.

Rádio Transamérica amplia seu sinal no Ceará - A Rede Transamérica de Comunicação está expandindo seu raio de alcance e agora está disponível também para a cidade de Crateús, no Ceará. O sinal da Transamérica Hits, a vertente “popular” da rádio, está disponível na freqüência 93,3 MHz desde 20 de março.

Zé Béttio sai da Rádio Capital - Olá, Marcos, Havia feito uma pergunta algum tempo atrás e você me responde, ok, agradeço de coração. Só que hoje estava ouvindo o Zé Béttio e ele anunciou que estará deixando a rádio capital no próximo dia 31 de março. Disse ainda que está indo para outra emissora. Qual é esta emissora, você já sabe o prefixo? Gostaria de receber a resposta aqui se possível. Um abraço, Cleomar Jason S. de Souza

Repórter é homenageado pela Força Aérea Brasileira - O repórter aéreo Geraldo Nunes, da Rádio Eldorado AM, foi homenageado na sexta feira, dia 24, pelo IV Comando Aéreo Regional (Comar) com o título de membro honorário da Força Aérea Brasileira, em solenidade alusiva ao 64º aniversário da FAB. O ato comemorava os 16 anos em que Nunes, diariamente, sobrevoa a cidade de São Paulo de helicóptero para fornecer informações sobre o trânsito, serviço prestado aos ouvintes no qual a Rádio Eldorado é pioneira.

Resumo da ópera - Fevereiro

Esta é mais uma parte do Resumo da Ópera - Retrospectiva no rádio em 2006. Vamos ao mês de fevereiro

Anatel libera mais uma emissora para teste digital - A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) concedeu mais uma autorização para execução de testes para radiodifusão sonora digital. A liberação para o "serviço especial para fins científicos ou experimentais" foi publicada no Diário Oficial da União e concedida ao Sistema Atual de Radiodifusão Ltda., concessionária do Serviço de Radiodifusão Sonora em Onda Média em Itapevi (SP).

Resumo da Ópera - O Calil Bassit, diretor da Jovem Pan Sat me disse que participou de várias feiras no exterior, mas que não chegou a ouvir nenhuma rádio transmitindo em sistema digital> Mas ele garante que o Tuta, dono da Jovem Pan, disse que ouvir e achou muito bom!! Se o sistema digital for esse que a Bandeirantes implantou no sua emissora AM, um tremendo de um som horrível, é melhor deixar analógico mesmo!!!!!!

--------------------------------------------

Morre Nicolau Tuma - A última vez que conversei com Nicolau Tuma foi na festa dos 80 anos do rádio promovida pela rádio Bandeirantes. Um amor de pessoa, simpático e cativante. Quando eu estava descendo os elevadores, calhou dele descer também, tive o privilégio de trocar mais umas palavrinhas com primeiro narrador esportivo, na época, ele passava dos 90 anos. Era um narrador com espírito de repórter, dizia ele. (Magaly Prado, do blog de rádio do Uol)

--------------------------------------------
Morre o jornalista Jorge de Faria Vieira Ferreira - Vítima de câncer, o jornalista Jorge de Faria Vieira Ferreira, de 52 anos, faleceu na manhã do dia 20,no Hospital das Clínicas, na cidade de Niterói. Formado em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense, Jorge Ferreira trabalhou nas rádios Nacional e Tupi; nos jornais O Globo, Jornal do Brasil, O Dia e no jornal do Banco Nacional; nas revistas Brasil Sempre, Ecologia e Desenvolvimento, Revista da Feema e Cadernos do Terceiro Mundo. Defensor do meio ambiente, escreveu também o livro “Meditações sobre a Guanabara”. (Blog de Rádio do Uol)
21/2/2006

------------------------------------------------
Municípios podem retransmitir a rádio Câmara - Prefeitos de todo o país têm agora a possibilidade de retransmitir a TV Câmara, em sinal aberto, em seus municípios. O presidente da Câmara Aldo Rebelo enviou correspondência a mais de 5 mil prefeitos com a oferta. Na carta, ele informa como os executivos locais devem proceder para obter o canal e coloca à disposição deles equipe especializada para esclarecer as dúvidas sobre o assunto. A correspondência também está sendo enviada aos 513 deputados federais.

Resumo da Ópera - A Câmara não fez mais do que a obrigação. Afinal, estão lidando com dinheiro público e éo mínimo que eles podem oferecer em termos de comunicação radiofônica.

------------------------------------------------

Confirmado: Rádio Cidade vai pro saco mesmo!!!!

RÁDIO CIDADE VAI VIRAR OI FM
Jornal O Globo - 17/02/2006

Operadora de celular lançará sua emissora no Rio

A Rádio Cidade FM, do Rio, vai dar lugar no dial à Oi FM. Será a sexta emissora de rádio da rede controlada pela operadora de celulares do Grupo Telemar. O contrato foi assinado esta semana e a troca deve acontecer em março, mas ainda faltam detalhes operacionais para a estréia. O dono da Cidade FM, José Antônio Nascimento Brito — que arrendou a marca “Jornal do Brasil” para a Docas Investimentos — manterá no ar a JB FM.

A rede Oi FM é gerada a partir de Belo Horizonte, em uma parceria entre a Oi e o Grupo Bel, de Minas Gerais, que transmite a MTV fora do eixo Rio-São Paulo. A rede não usa satélite, mas a própria linha de fibra ótica da Telemar, para transmitir sua programação para Belo Horizonte, Uberlândia, Recife, Fortaleza e Vitória. A transmissão é adequada às características de cada cidade, com alguns programas locais e música adaptada ao público-alvo regional.

Resumo da Ópera - A Cidade foi por saco (ainda bem)e a OI FM ocupou o seu lugar. Será que melhorou? Aparentemente, sim. mas tenh minhas dúvidas.

--------------------------------------------------------------

Será o fim do Jabá? - Da coluna Gente Boa, do O Globo - A Assembléia do Rio vai tentar acabar com o jabá das rádios por decreto. O deputado Gilberto Palmares apresentou projeto que, se aprovado, proíbe “o pagamento de benefício em dinheiro ou benefício direto ou indireto para veiculação de determinadas músicas”. Curiosamente, o projeto não estabelece sanções. (Magaly Prado, do Uol)

Resumo da Ópera - Apesar de ser um esquema que prejudica o artista, muita rádio insiste em se fartar nos banquetes de carne seca das gravadoras. Felizmente o ouvinte está começando a reagir.

---------------------------------------------------------------

Cidade Web Rock vem aí - Nosso amigo e leitor André Alves Amorim, do RIo de Janeiro está sempre ligado. Ele descobriu que a Oi, operadora de telefonia que agora é dona dos 102,9 MHz carioca, vai abrir um site para abrigar os órfãos da recém-afundada Rádio Cidade Carioca. O endereço é http://www.cidadewebrock.com.br.

Fica a sugestão para turma da Oi: já que é para relembrar os bons tempos, porque não reeditar algo parecido com o que a rádio fazia entre 1977 e 1990, em seus tempos áureos?

----------------------------------------------------------------
Parceria entre Bandeirantes e Nativa caminha para o fim - A sociedade entre a Rede Bandeirantes de Rádio e a família Camargo, controladora de 12 emissoras - entre elas Nativa, 89 e Alpha FM -, pode estar chegando ao fim. Distintas fontes ouvidas por Meio & Mensagem apontam para um desgaste na relação dos Saad com os Camargo, especialmente com José Ernesto (Neneto) Camargo, promovido à vice-presidência das rádios da Band por ocasião do estabelecimento do acordo operacional, há um ano. Na época, foi divulgado que o objetivo da associação era "reduzir custos". Segundo as fontes, as iniciativas do empresário recém-chegado ao negócio estariam sendo sistematicamente "boicotadas". Paulo Saad, vice-presidente do Grupo Bandeirantes, negou veementemente a informação.

---------------------------------------------------------------
Gazeta AM volta a transmitir futebol em dose dupla - A Rádio Gazeta AM de São Paulo, emissora da Fundação Cásper Líbero,depois de 10 anos retransmitindo a programação da Rede Católica Canção Nova, volta as transmissões das partidas de futebol em cadeia. A equipe, que é comandada por Osmar Garraffa, está fazendo as transmissões dos jogos do campeonato paulista e Taça Libertadores, desde janeiro.

Resumo da òpera - Infelizmente, mais uma vez, a Gazeta abandonou um projeto que se revelava promissor.A equipe então formada se transferiu para a Rádio Capital.

------------------------------------------------------------------