domingo, 9 de dezembro de 2007

Programa A Voz Popular, da rádio Cultura AM, homenageia o centenário do inovador do canto brasileiro, Mário Reis‏

O programa A Voz Popular, da rádio Cultura 1200 AM (www.radiocultura.am.br) homenageia o cantor Mário Reis (1907-1908) no mês do seu centenário. Serão quatro programas, que percorrerão a discografia do artista, com 291 gravações realizadas entre 1928 e 1971. Vida e obra de Mário Reis serão comentadas por amigos e especialistas. O programa também mostrará trechos da lendária gravação da entrevista que o cantor concedeu em 1971 ao repórter Sílio Boccanera.

Mário Reis foi um divisor de águas e um divisor de sílabas no canto coloquial tipicamente brasileiro. Suas marcas estão até hoje, na maneira como se canta a música brasileira. Esse novo canto surgiu nos anos 20 justamente em contraposição ao estilo lírico italiano - até então dominante na música nacional. Mário Reis foi o revolucionário do canto - e o criador do canto moderno popular brasileiro.

Programas:

1. A revolução: 1929-1930. O início da carreira discográfica de Mário Reis e seus precursores: Sinhô, Fernando e os cantores-atores, como Eduardo das Neves e Otília Amorim. O primeiro êxito, com Jura e Dorinha, meu amor. Discípulos imediatos: Januário de Oliveira, Jonjoca, Luiz Barbosa, Cyro Monteiro.

2. A consolidação: 1931-1932: os duetos com Francisco Alves e o nascimento do samba do Estácio. A influência nas duplas Noel Rosa-João Petra de Barros; Jonjoca e Castro Barbosa etc.

3. Sucesso e adeus súbito: 1933-1936 a fase Victor, os primeiros musicais brasileiros que Mário Reis estrelou e seu adeus à carreira artística em 1936. Marchas e sambas que brilharam no Carnaval e no meio do ano, na época em que Mário Reis trocou de gravadora e contracenou com Carmen Miranda.

4. Os três retornos: 1951, 1960, 1971: Os LPs lendários de Mário Reis para a Odeon, a consagração pela Bossa Nova. Os novos discípulos: João Gilberto, Orlandivo e Miltinho.

Nas quatro edições a carreira de Mário Reis e sua importância terão comentários de historiadores, escritores e críticos musicais como Ricardo Cravo Albin, João Máximo, Carlos Didier, Sérgio Cabral, José Ramos Tinhorão, Humberto Franceschi, Tárik de Souza, Nirez e Maria Lúcia Rangel.

O programa A Voz Popular, da rádio Cultura 1200 AM (www.radiocultura.am.br), vai ao ar aos domingos, às 11 horas da manhã, com reapresentação às quintas-feiras, às 18 horas. A série de quatro edições sobre o cantor Mário Reis vai ao ar nos dias: 09/12, 16/12, 23/12 e 30/12. Com reapresentação respectivamente em: 13/12, 20/12, 27/12, 03/12.

A Voz Popular mostra a história e o presente da música popular brasileira "escrita" por suas vozes. É uma nova maneira de contar a evolução dos gêneros no Brasil, pois habitualmente ela é mostrada por meio dos compositores. No Brasil, curiosamente, a voz popular recebeu a missão de praticar modificações no jeito de interpretar e até de pensar a música. Basta lembrar dos exemplos de João Gilberto, Carmen Miranda, Mário Reis e Gal Costa para entender o quanto esses artistas provocaram mutações na MPB.

O programa mostra que a linha evolutiva de nossa música se deu no fio das vozes. Não é um programa no estilo "esta é a sua vida". Traçamos o percurso das experiências de cada intérprete com depoimentos deles e músicos que fizeram parte de sua carreira, além de especialistas. As vozes contam uma "outra" história.

Apresentação, textos e comentários: Luís Antonio Giron
Direção e produção: Lia Machado Alvim

Nenhum comentário: